sábado, 18 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:17-18

Gálatas 4:17-18 - Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
ELES TÊM ZELO POR VÓS. “Eles” se referem aos cristãos legalistas, que faziam parte da igreja mãe de Jerusalém, que estavam invadindo os campos missionários conquistados por Paulo. Esse zelo citado por Paulo era uma falsa preocupação que os opositores de Paulo e do evangelho da graça demostravam pelos leitores do apóstolo dos gentios, com o objetivo de conquistarem a confiança dos gálatas, mas por traz de tal zelo havia a nítida intenção de os deslocarem do evangelho pregado por Paulo, para a lei mosaica.

NÃO COMO CONVÉM. Paulo percebe que os cristãos legalistas de Jerusalém estavam agindo em seus campos missionários com segundas intenções. Eles se mostravam dissimulados, lobos com pele de ovelhas, quando distorciam as pregações de Paulo e seus ensinos. No capítulo dois desta epístola, ficou acertado que Paulo ficava com a evangelização dos gentios, enquanto que, os líderes de Jerusalém com os judeus.

MAS QUEREM EXCLUIR-VOS. A intenção dos representantes legalistas da igreja de Jerusalém era justamente tirar os seguidores de Cristo das igrejas da Galácia dos caminhos do evangelho de Cristo. Quando lhes ensinavam de que, mesmo tendo se convertido ao cristianismo, eles teriam a obrigação de guardarem todos os preceitos da legislação de Moisés, coisa que, segundo Paulo ensinava e pregava, não era necessário.

PARA QUE VÓS TENHAIS ZELO POR ELES. Tanto os judaizantes quanto as lideranças cristã legalistas de Jerusalém queriam mesmo era fazer prosélitos para si mesmos. Eles não tinham a intenção de levarem seus discípulos a Cristo, mas sim, conquistarem a confiança dos leitores de Paulo, a fim de que seguissem tais líderes, e não a Cristo Jesus. Diferente de Paulo, que havia trabalhado e muito para ganhar vidas para Cristo Jesus.

É BOM SER ZELOSO. Paulo até elogia que os seus leitores fossem zelosos pelas coisas de Deus, vivendo uma vida de santidade, dedicados inteiramente ao reino de Deus e de Cristo. Foi efetivamente para isso que o grande apóstolo dos gentios havia feito suas campanhas evangelísticas naquela região, pregando e ensinando como viver uma vida digna perante a sociedade e principalmente diante de Deus, que tudo vê e conhece.

MAS SEMPRE DO BEM. Ser zeloso do bem, neste caso, para o escritor era permanecer nos caminhos de Cristo, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Só que, em vez de seguirem tal orientação do apóstolo, os seus leitores estavam era seguindo o caminho inverso, e que eles não tinham condições de cumprirem com as regras impostas pela legislação de Moisés, que os legalistas queriam.

MAS NÃO SOMENTE QUANDO ESTOU PRESENTE CONVOSCO. Ao que tudo indica, os leitores de Paulo estavam agindo com dupla personalidade e comportamento dúbio. Quando Paulo estava presente, eles faziam conforme o apóstolo havia lhes ensinado, mas quando ausente, os cristãos legalistas lhes influenciavam a que agissem como se judeus fossem e seguidores do judaísmo. Paulo pede sinceridade dos seus leitores.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J6zOKn6UZmQ

Gálatas 4:15-16

Gálatas 4:15-16 - Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?
QUAL É LOGO, A VOSSA BEM-AVENTURANÇA? Decepção total é o que descreve o estado emocional em que o apóstolo dos gentios expressa pela situação vexatória em que se encontravam os cristãos da Galácia. O escritor não ver nada de positivo em saber das condições espirituais em que as igrejas daquela região se encontravam. Os judaizantes, e mais provável os cristãos legalistas de Jerusalém chegaram naquele lugar e bagunçaram a mente dos filhos na fé de Paulo, ao ponto de deixarem a fé cristã pela fé judaica.

PORQUE DOU TESTEMUNHO DE QUE. Podemos afirmar que, quando o missionário de Cristo esteve em outras vezes naquela região para pregar o evangelho das boas novas aos seus leitores, se deu de corpo e alma pelos seus filhos na fé e a obra da igreja. Agora, mesmo ausente, mas não se negava a testemunhava aos seus leitores de que estavam entrando em um caminho escorregadio, o caminho da lei e não do evangelho.

SE POSSÍVEL FORA. Paulo acha tão difícil a situação em que se encontravam os cristãos da Galácia, ao ponto de enxergar a possibilidade de se concertarem, no sentido de voltarem ao evangelho que eles receberam no início da fé deles. O fato é que as heresias plantadas pelos falsos líderes religiosos têm raízes mais profundas do que a simplicidade do evangelho, muitas vezes, por isso é tão difícil convencer alguém que apostatou da fé.

ARRANCARÍEIS OS VOSSOS OLHOS. Essa é uma metáfora que expressa uma atitude radical ao extremo para tentar solucionar um problema mais que complicado. Era como se o escritor desejasse arrancar da cabeça dos seus leitores toda a visão deles, da forma como estavam agora vendo as coisas. Ao que tudo indica, o legalismo judaico-cristãos havia feito uma lavagem cerebral naqueles que outrora seguiam apenas o evangelho.

E MOS DARÍEIS. Os olhos, neste caso, fala de como os leitores de Paulo estavam vendo e enxergando a nova realidade religiosa. Quando o escritor fala em arrancar os olhos dos que faziam parte das igrejas na Galácia para depois lhes darem novamente, é que ele desejava e testemunhava de que se possível fosse faria tudo de novo, no tocante a evangelizar novamente toda aquela região, para ganha-los novamente para Cristo.

FIZ-ME ACASO VOSSO INIMIGO. Não temos como precisar se o escritor fala de quando esteve presente em suas campanhas evangelísticas ou se ele se refere ao que ele estava escrevendo nesta sua epístola. Seja como for, tanto antes como agora, o apóstolo dos gentios já havia dado provas suficiente de que queria sempre o melhor para os seus leitores e não o pior, até porque ele era amigo de todos eles, e os tinha como filhos na fé.

DIZENDO A VERDADE? Quem não conhece a celebre frase do Pastor Luther King? Que diz: Quem quiser fazer inimigos, basta falar a verdade. O apóstolo Pulo fala a verdade para que os seus leitores tirassem as escamas dos seus olhos, e passagem a enxergar de que estavam entrando por um caminho escorregadio, abandonando os caminhos do evangelho pelas veredas tortuosas do legalismo cristão ou das exigências do judaísmo.

Gálatas 4:14

Gálatas 4:14 - E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
E NÃO REJEITASTES. O apóstolo fala sobre a sua fraqueza que era uma enfermidade, em que demonstrava sua fragilidade naquele momento de sua vida. E que por conta de tal doença, os cidadãos da Galácia poderiam reputá-lo como indigno de pregar o evangelho, quando ele mesmo estava sendo contrariado por aquilo que pregava. Certamente Paulo pregava que o seu Cristo curava as enfermidades das pessoas, quando ele próprio se encontrava doente, por aquela época, e isso seria um contra censo.

NEM DESPREZASTES ISSO. Em vez de rejeitarem o evangelho transmitido pelo apóstolo dos gentios, eles mais e mais apoiavam os trabalhos do missionário, porque sabiam de que qualquer um, mesmo sendo um grande homem de Deus pode ficar enfermo. Como também não desprezaram a Paulo pelo fato de neste momento ele se encontrar enfermo, muito menos desprezaram o evangelho por ele anunciado, mas antes receberam com muita alegria a palavra de salvação pregada por Paulo e seus amigos de ministério.

QUE ERA UMA TENTAÇÃO. Há muitas especulações sobre o que viria a ser esta enfermidade que acometia o apóstolo dos gentios, neste momento delicado de seu ministério. Falam em febre amarela, que era muito comum naquela região, como também falam em uma enfermidade que atacava a Paulo em seus olhos, que em determinado tempo do ano, o tornava quase que impossibilitado de enxergar ou ver.

NA MINHA CARNE. Em outra parte dos seus escritos Paulo fala sobre este problema, conforme 2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Nas duas referências ele afirma que era o problema de enfermidade na carne ou no seu corpo, para que ele não se exaltasse.

ANTES ME RECEBESTES. Mesmo que os cidadãos da Galácia soubessem do problema que atacava o corpo do apóstolo Paulo, eles não rejeitaram nem desprezaram o apóstolo nem sua mensagem, mas o receberam de bom grado, porque sabiam de que ele trazia consigo uma mensagem de Deus, que poderia os tirar das trevas e os transportarem para o reino da luz. Os cidadãos daquele lugar recebem bem e trataram bem o apóstolo dos gentios.

COMO UM ANJO DE DEUS. Neste caso, “anjo” se refere não a um ser espiritual da ordem dos espíritos desencarnados, mas sim, como mensageiro do reino de Deus e de Cristo. O que o apóstolo dos gentios quis dizer neste particular era de que os seus leitores quando de suas visitas naquele lugar, não tiveram dúvida de que o apóstolo Paulo trazia consigo a mensagem de que eles precisavam para se encontrarem com Cristo Jesus, o Salvador.

COMO JESUS CRISTO MESMO. Já nesta conclusão do versículo, o autor fala de representatividade e não da personificação do próprio Cristo na pessoa de Paulo. Um pouco antes, o escritor declara ser um embaixador do reino de Deus e de Cristo, o que concorda com esta colocação feita pelo apóstolo. Havia da parte dos leitores de Paulo uma credibilidade irredutível, de que ele era de fato um legítimo apóstolo de Cristo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:12-13

Gálatas 4:12-13 - Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne.
IRMÃOS, ROGO-VOS. Apesar de ser, nesta época, uma das mais expressivas das lideranças do cristianismo, o apóstolo dos gentios usa de humildade para com os seus leitores, no sentido de que, pretendia tratar destes assuntos em pé de igualdade, se bem que poderia usar da autoridade de apóstolo. Além do mais, em vez de ordenar sobre suas exortações, ele mais uma vez com simplicidade roga, pede e suplica para que os seguidores de Cristo na Galácia dessem valor e atenção aos seus edificantes conselhos.

QUE SEJAIS COMO EU. Como fundador de igrejas cristãs na região da Galácia, Paulo era bem conhecido dos seus leitores. Ele que era judeu da tribo de Benjamim e por tradição religiosa fariseu, mas isso, antes de ter um encontro com Cristo e ter se convertido ao cristianismo. Agora, como servo de Cristo, não mais seguia os ditames da legislação de Moisés, nem muito menos os rituais pagãs, porem vivia de acordo com o evangelho.

PORQUE TAMBÉM EU SOU COMO VÓS. Agora, vivendo no tempo da graça e pela fé em Cristo Jesus, Paulo não mais seguia as exigências da lei de Moisés, porem, procurava viver de acordo com as novas regras estabelecidas pela nova dispensação da graça de Deus, e pelos parâmetros do evangelho e das doutrinas cristãs. Não mais vivia o apóstolo dos gentios como os judaizantes nem como os cristãos legalistas de Jerusalém.

NENHUM MAL ME FIZESTES. Certamente o apóstolo Paulo se deixa lembrar dos momentos em que, por aquela região anunciava as boas novas do evangelho de Cristo e o quanto foi bem recebido por aqueles que se converteram pela pregação do evangelho. Antes, nenhum mal lhe fizeram, mas, é como se Paulo quisesse dizer que agora estavam lhe prejudicando, porque estavam desconsiderando o seu trabalho naquela região.

E VÓS SABEIS QUE PRIMEIRO VOS ANUNCIEI. Há quem diga que o apóstolo esteve fazendo excursões evangelísticas naquela região por três vezes, quando de suas viagens missionárias. Como também podemos conjecturar que o escritor se refira a sua primeira vez em que esteve pregando o evangelho naquela região e fundando comunidades cristãs. Mas, não temos nem ideia de quanto tempo ele se demorou naquele lugar.

O EVANGELHO. O autor, entre linhas, também deixa-nos transparecer que ele foi o primeiro a pregar o evangelho de Jesus Cristo naquela região. Mas os indicativos nos faz entender que nesta época em que Paulo escrevia aos gálatas, os cristãos legalistas de Jerusalém estavam invadindo aquela região, tentando influenciar os seguidores de Cristo a que voltassem a praticar as exigências e as muitas regras da lei de Moisés.

ESTANDO EM FRAQUEZA DA CARNE. Na realidade, quando Paulo esteve pela primeira vez pregando o evangelho de Cristo na Galácia, ele estava enfermo, o que fez com que ele não tivesse condições de sair para outros campos missionários, e com isso se demorou um pouco mais naquela região. Aprendemos também neste ponto que, mesmo que alguém seja o grande homem de Deus, está da mesma forma, sujeito a ficar doente.

Gálatas 4:10-11

Gálatas 4:10-11 - Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
GUARDAIS DIAS. De acordo com os ensinos transmitidos por Paulo nesta passagem do evangelho, todos os dias, meses tempos e anos são iguais entre si, sem que se dê lugar para as superstições das datas. Os chamados dias santos, isso não existe, porque tais dias especiais para algumas religiões, são iguais a qualquer outro. No tocante aos judaizantes ou aos cristãos legalistas, é bem provável que o escritor esteja lançando sua crítica sobre o dia de Sábado, que eles estavam querendo que os cristãos guardassem.

E MESES. Podemos conjecturar que os cristãos legalistas de Jerusalém haviam invadido os campos missionários de Paulo na Galácia, impondo aos cristãos os costumes judaicos da legislação de Moisés. Os judeus costumavam dedicar determinados meses do ano para as celebrações religiosas e a prática de Jejum. Já as religiões pagas procuravam impor aos governantes determinados meses do ano em dedicação as suas falsas divindades, o que na babilônia misteriosa do apocalipse chamam de santos ou mortos canonizados.

E TEMPOS. Os judeus, por exemplo, comemoravam três tipos de festas, sobre as quais o escritor se reporta, que eram de tempos em tempos, entre elas estavam a festa da páscoa, a festa dos tabernáculos e a festa do pentecoste. Durante estes períodos, praticamente todos os judeus tinham que comparecer em Jerusalém para participarem de tais festividades religiosas, como acontecem hoje com algumas religiões pagas.

E ANOS. Por fim, também os judeus guardavam certos anos como dadas especiais tais como: o ano sabático, e o ano do jubileu. No ano sabático, os proprietários de terras que faziam parte do judaísmo não cultivavam suas terras porque esta era uma determinação da lei para os filhos de Israel. Já no ano do jubileu, todos os escravos eram libertos e todas as dívidas eram perdoadas aos devedores, conforme a legislação de Moisés.

RECEIO DE VÓS. Paulo, neste momento, já não tinha mais certeza de que os cristãos da Galácia fossem de fato seguidores do evangelho de Cristo, porque pelo que se percebe em suas colocações, os seus filhos na fé, estavam como que voltando ao legalismo do judaísmo e aos costumes pagãos das falsas religiões. E para o apóstolo dos gentios, o que estava acontecendo com os seus leitores, podia significar a apostasia da fé cristã.

QUE NÃO HAJA TRABALHADO. Depois da sua conversão para o cristianismo, Paulo se dedicou inteiramente aos trabalhos missionários de pregar o evangelho de Cristo nos campos missionários transculturais. E suas muitas atividades de modo incansável foram justamente para semear as boas novas do evangelho nas cidades da Galácia, onde fundou muitas igrejas cristãs, além de ter cuidado pessoalmente destas igrejas fundadas.

EM VÃO PARA CONVOSCO. Mas, no caso em foco, nota-se o desânimo do apóstolo, quanto ao recuo dos seus leitores, no que diz respeito a se desviarem das verdades do evangelho. Era como se todos os labores e atividades do apóstolo fossem de água abaixo, pelo fato de que os cristãos da Galácia não davam valor aos seus trabalhos em prol deles e em defesa do evangelho. Paulo se sentia decepcionado com o comportamento deles.

Gálatas 4:9

Gálatas 4:9 - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
MAS AGORA. O antes seria o tempo da lei, em que os judeus eram obrigados a guardarem listas intermináveis e impraticáveis de regras do judaísmo, como também os gentios que antes pertenciam ao paganismo da mesma forma eram obrigados a cumprirem os rituais e cerimônias dedicados aos que não eram deuses. Mas agora, se refere ao novo tempo em que tanto judeus quanto gentios faziam parte da igreja de Cristo e que não eram mais submetidos à servidão das seitas heréticas do paganismo.

CONHECENDO A DEUS. Esse Deus sobre o qual se refere o apóstolo diz respeito ao Deus Pai, mas que dentro do Novo Testamento pode ser o Deus Filho, que como o Emanuel era Deus conosco, e ele próprio confessou ser Deus, ao declarar: Eu e o Pai somos um (João 10:30) O apóstolo dos gentios, por meio do evangelho por ele pregado, tornou Deus conhecido dos seus leitores, e assim sendo, eles todos sabiam de quem era Deus.

OU, ANTES SENDO CONHECIDOS POR DEUS. No entanto, muito mais do que conhecer a Deus era o fato de que Deus também conhecia os leitores de Paulo. E isso nos ensina sobre a comunhão que havia de Deus para com os cristãos da Galácia. Como também nos fala da importância que o grande Deus estava dando, pelo fato de que os leitores de Paulo tiveram o privilégio de serem escolhidos de Deus e conviverem com o Senhor.

COMO TORNAIS OUTRA VEZ. O fundador das igrejas na Galácia percebia que os seus filhos na fé estavam tendo uma tendência a apostatarem de sua fé. E apostatar é o abandono consciente das convicções e conhecimentos adquiridos das verdades do evangelho. Era triste para o apóstolo dos gentios ver que os seus trabalhos e labutas em prol dos seus filhos na fé, estava a ponto de se tornarem em vão, por se desviarem da fé.

A ESSES RUDIMENTOS. Que tipos de rudimentos são esses que o autor se refere? Certamente o escritor se reporta sobre aqueles que vieram do judaísmo, se converteram ao cristianismo, e que agora estava voltando às fábulas da lei de Moisés. Como também ele se dirige aos gentios que antes pertenciam ao paganismo, chegaram a se converter ao cristianismo e que outra vez estavam se desviando para o legalista judaico.

FRACOS E POBRES. Paulo chama a legislação de Moisés de rudimentos fracos e pobres, porque ela não teve condições de melhorar a condição dos seguidores do judaísmo, pelo contrário, pelas suas regras impraticáveis mostrou o quanto o ser humano é fraco e falho. Da mesma forma, o autor chama os elementos religiosos do paganismo de fracos e pobres, porque em vez de levarem as pessoas a Deus, os afastavam cada vez mais.

AOS QUAIS DE NOVO QUEREIS SERVIR. Este “servir” ao qual Paulo se reporta, diz respeito à vida religiosa em que as pessoas buscavam levar. A apostasia dos seus leitores deixava o escritor atônito, porque em vez de progredirem na fé do evangelho, eles estavam recuando para rudimentos fracos e pobres, que só levavam os seus seguidores a serem submergidos na destruição, na degradação e na condenação eterna.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:7-8

Gálatas 4:7-8 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
ASSIM QUE JÁ NÃO ÉS MAIS SERVO. O escritor volta a falar sobre o filho que era colocado pelo seu pai sob a tutela de um escravo ou servo dele, até que se completasse sua maioridade. O que acontecia também em uma metáfora comparativa com aqueles que estavam debaixo da tutela da lei de Moisés, até que veio o tempo da dispensação da graça de Deus, por Jesus Cristo. Depois da vinda do descendente de Abrão, Jesus Cristo, a quem foi feita a promessa, os que são de Cristo, são filhos de Deus e herdeiros de Deus.

MAS FILHO. Como se tornar um filho de Deus, conforme a sua palavra? Mesmo cumprindo as exigências da legislação de Moisés, os judeus não tinham a garantia de que eram filhos de Deus, poderiam dizer que eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Agora, já no tempo da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, quem aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, tem a garantia de que é filho de Deus (João 1:11).

E SE ÉS FILHO. Por que o autor condiciona “se” és filho? Porque somente os que se enquadram nos parâmetros da nova legislação de Cristo é que podem dizer que são filhos de Deus. Em termos gerais, todos são filhos de Adão, os judeus são filhos de Abraão por descendência, mas os filhos de Deus, de acordo com o evangelho da verdade, são aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, conforme (Romanos 8:14,16).

ÉS TAMBÉM HERDEIRO DE DEUS. Como os judeus se achavam descendentes de Abraão, e com isso herdeiros das promessas que Deus fez ao patriarca, da mesma forma, os que por meio de Cristo se tornam filhos por adoção de Deus, são herdeiros de todas as promessas do Pai. E estas promessas conforme o evangelho das boas novas de Cristo é a salvação, vida eterna em Deus por Cristo Jesus e todas as promessas eternas feitas à igreja.

POR CRISTO. Cristo é o elo de cumprimento de todas as promessas presentes e futuras de Deus para a igreja remida. Primeiro, porque conforme as explicações que o autor vem dando, Cristo é o descendente de Abraão, em que as promessas se cumprem. Depois, em Cristo é que Deus fez se cumprir a nova aliança da graça divina. Portanto, como Moisés foi um dos mediadores da lei para Israel, Cristo é o único Mediador da nova aliança.

MAS, QUANDO NÃO CONHECÍEIS A DEUS. Tendo escrito de forma ostensiva para os judaizantes e também para os cristãos legalistas, que queriam harmonizar o cristianismo com o judaísmo. Agora Paulo se volta para os gentios que haviam se convertido ao cristianismo. Eles que não conheciam a Deus, porque não seguiam o judaísmo, mais sim, ao paganismo, fazendo parte das seitas heréticas e das religiões pagãs.

SERVÍEIS AOS QUE POR NATUREZA NÃO SÃO DEUSES. Essa palavra não é dirigida aos judeus, porque eles não adoravam nem serviam aos ídolos nem as imagens de esculturas, porque sempre foram monoteístas. Mas, esta mensagem é dirigida aos gentios que se converteram ao cristianismo, mas que antes serviam aos falsos deuses. O cristão verdadeiro não pode nem deve adorar ou servir aos ídolos e as imagens de escultura.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...