sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:14

Gálatas 5:14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
PORQUE. Paulo vem dando explicações convincentes de que a liberdade do evangelho é bem melhor do que a servidão da lei, e que não há como conciliar o judaísmo com o cristianismo, como estavam fazendo os cristãos legalistas de Jerusalém. O fato é que as lideranças de Jerusalém entenderam que Cristo veio apenas fazer uma reforma do judaísmo, e que até meados dos anos setenta, quando Jerusalém foi destruída, eles buscaram adaptar o cristianismo ao judaísmo. Porem, no mundo gentílico era diferente.

TODA A LEI. Certamente o escritor se reporta a toda à lei de Moisés, que serviu aos filhos de Israel por um determinado tempo, até que viesse o tempo da nova dispensação da graça de Deus pela fé em Jesus Cristo. Com a chegada do Messias de Deus, o próprio Jesus falou: A lei e os profetas duraram até João Batista, desde então, o reino de Deus é tomado por força. Durante o tempo em que vigorou a legislação de Moisés ficou claro e patente de que a lei não ajudou ao homem, se não a mostrar-lhe o quanto é pecador.

SE CUMPRE. De forma que, os filhos de Israel não tiveram condições de cumprir toda a lei, como era de foto o seu propósito, porque não adiantava cumprir os mais importantes dos mandamentos e tropeçar nos mais insignificantes. No entanto, uma nova luz raiou no mundo, com a manifestação do Messias de Deus, que criou um novo sistema, de se fazer a vontade de Deus, com a implantação da dispensação da graça de Deus e fé em Jesus.

NUMA SÓ PALAVRA. Na legislação de Moisés, os escribas contavam trezentos e sessenta e cinco proibições expressas, sem contar que a lei de Moisés tinha mandamentos, estatutos e juízos, porque não era apenas uma lei de cunho religioso, mas também cível e social. Já a legislação de Cristo, por meio das boas novas do evangelho, com sua mensagem simples, se resume em uma palavra, voltada para o nosso semelhante.

NESTA. Essa é uma citação que pode ser vista em Levítico 19:18 - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. O Senhor Jesus resumiu a sua legislação em dois mandamentos, em que um deles é: Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes, amor fraternal.

AMARÁS AO TEU PRÓXIMO. Podemos dizer que a legislação de Cristo, conforme o seu evangelho, está posicionado em duas direções, horizontal e vertical. Vertical, quando devemos dedicar todo o nosso amor para com o nosso Deus, e horizontal, porque foi mandamento do Cristo de Deus, que amemos o nosso semelhante como a nós mesmos, destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas, e isto é o que Cristo quer.

COMO A TI MESMO. Quem tem uma saúde normal, naturalmente busca o seu bem pessoal, por isso que as pessoas se gastam em suas atividades do dia a dia para tentar conseguir uma vida melhor. As mesmas diligências e esforços Cristo pede que nos dediquemos para proporcionar o bem-estar do nosso próximo. Ninguém de sã consciência faz o mal a se próprio, devemos evitar em fazer o mal ao nosso semelhante.

Gálatas 5:13

Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
PORQUE VÓS, IRMÃOS. Neste texto, o autor muda o foco de suas palavras para os irmãos das igrejas da Galácia, isso porque, no texto anterior ele faz um ataque forte contra os seus opositores, aqueles que estavam invadindo os campos missionários conquistados pelo apóstolo para por meio de suas heresias tornarem os seguidores de Cristo presas fáceis do judaísmo. Tratar uns aos outros de irmãos era um costume comum entre todos aqueles que receberam a Cristo como Senhor e Salvador, é o que diz (João 1:11).

FOSTES CHAMADOS. Todos aqueles que fazem parte da igreja remida de Cristo Jesus foram chamados pelo Senhor para fazerem parte do seu reino que é o reino da luz e da verdade. A chamada cristã tem tudo a ver com a escolha e nomeação de Cristo na vida de todos aqueles que fazem a sua vontade (João 16:15). Como também esta mesma chamada se identifica com a predestinação apontada por Paulo em (Efésios 1:4-6). Ao mesmo tempo esta chamada passa pela justificação e glorificação dos escolhidos de Deus.

À LIBERDADE. Aqueles que faziam parte do judaísmo não contavam com a mesma liberdade com que os seguidores do cristianismo desfrutavam, nem desfrutam. Isso porque, aqueles que eram circuncidados, conforme o pacto Abraâmico, ficavam na obrigação de cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, o que para o apóstolo dos gentios, se tornava um fardo pesado e difícil de suportar. Isso é fato.

NÃO USEIS ENTÃO DA LIBERDADE. Os cristãos verdadeiros estavam livres das amarras da lei, mas para o escritor não podiam usar de tal liberdade para fazerem o que desse na teia. O fato de alguém fazer parte do cristianismo isso não o torna imune às práticas do pecado e da desobediência. A liberdade cristã deve ser usada para render glórias ao nome do Senhor, isso porque, tudo que um servo de Cristo faz, é para glórias de Deus.

PARA DAR OCASIÃO A CARNE. Uma das provas evidentes de que realmente alguém nasceu de novo, conforme a regeneração espiritual é quando tal pessoa renuncia as obras da carne para ser guiado pelo Espírito de Deus. Dar ocasião à carne é deixar de fazer a vontade de Deus para realizar os prazeres desta vida. O seguidor do evangelho está livre da servidão da lei, mas isso não quer dizer que ele deve fazer o que o mundo oferece.

MAS SERVI-VOS UNS AOS OUTROS. A igreja primitiva precisava em muito se unir para vencer as dificuldades daquela época, até porque, muitos dos seguidores de Cristo quando se convertiam ao cristianismo tinham seus bens confiscados pelo estado romano, e com isso ficavam de repente pobres economicamente. Portanto, a união de esforços, no sentido de se ajudarem mutuamente seria mais que necessário neste momento.

PELO AMOR. A igreja do primeiro século ainda respirava o cheiro suave dos ensinamentos de Cristo, que estavam sendo repassados pelos seus apóstolos e líderes da igreja amada de Cristo. O Senhor Jesus pediu aos seus seguidores, que os seus discípulos amassem uns aos outros como se ama a si próprio. A medida do amor fraternal é algo que preenche a vida da igreja do Senhor Jesus, como quem segue seu próprio exemplo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:11-12

Gálatas 5:11-12 - Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado. Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
EU, POREM, IRMÃOS. O “eu” usado por Paulo é Enfático, no sentido de destacar sua posição quanto aos assuntos que ele estava expondo nesta carta, bem como para se defender das acusações dos seus opositores. O fato do escritor chamar seus leitores de irmãos, isso era uma características de humildade do apóstolo, e ao mesmo tempo para destacar que estava dirigindo suas exortações a quem realmente importava que eram os seguidores de Cristo, nas igrejas que estavam situadas na região da grande Galácia.

SE PREGO AINDA A CIRCUNCISÃO. Percebe-se o ataque diretivo do apóstolo dos gentios aos seus opositores naquelas igrejas, até porque, aqueles que estavam pregando o retorno dos cristãos a legislação de Moisés, chegavam a acusar a Paulo de defender que os cristão precisavam ser circuncidados. Mas, tanto as pregações de Paulo, quanto os seus escritos provam o contrário. Quem defendia a circuncisão eram os legalistas.

PORQUE SOU, POIS, PERSEGUIDO? O contrário do que os opositores de Paulo testemunhavam a respeito dele, o apóstolo dos gentios pregava era contra a circuncisão dos gentios que se convertiam ao cristianismo. E por conta disto é que o apóstolo dos gentios era duramente perseguido pelos judaizantes ou defensores do judaísmo, como também pelos cristãos legalistas de Jerusalém, invasores de suas igrejas.

LOGO O ESCÂNDALO DA CRUZ. Para os seguidores do judaísmo, o foto de Cristo ter morrido pendurado em uma cruz era uma maldição, conforme a legislação de Moisés. Já para os gregos, a crucificação de Jesus de Nazaré era um escândalo. Mas para os verdadeiros líderes do cristianismo primitivo, a crucificação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, era um ato perfeito de expiação, propiciação e redenção.

ESTÁ ANIQUILADO. Aqueles que andavam pregando na região da Galácia que os seguidores de Cristo, mesmo tendo se convertido ao cristianismo precisavam ser circuncidados e com isso guardarem a legislação de Moisés. Eles com isso buscavam anular o sacrifício expiatório de Cristo, que resultou na reconciliação da humanidade com Deus. Porque para Paulo, o homem escolhe; ou a lei, ou a redenção feita por Cristo.

EU QUERERIA QUE FOSSE CORTADO. Um estudo panorâmico dos escritos de Paulo nos passa a ideia de que ele era de fato amoroso com os seguidores de Cristo Jesus, porem, implacável com aqueles que tentavam prejudicar o andamento da igreja de Cristo. Neste ponto, ele deseja que os seus opositores sejam decepados do meio do povo de Deus, fosse quem fosse. Cortado, neste caso, seria nos dias de hoje, excluído mesmo.

AQUELE QUE VOS ANDAM INQUIETANDO. É notório que o apóstolo dos gentios estava furioso neste momento, contra quem estava invadindo seus campos missionários, levando ideias contrárias a tudo aquilo que ele havia ensinado nas igrejas por ele fundadas. O que podemos conjecturar é que eram pessoas que representavam a igreja legalista de Jerusalém. Esse legalismo durou até os anos setenta ou um pouco mais.

Gálatas 5:10

Gálatas 5:10 - Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
CONFIO DE VÓS. Apesar dos pesares, ainda há esperança, e é por ela que o apóstolo tinha o caminho rumo a uma luz no fim deste túnel. O escritor conhecia os seus leitores, porque esteve pessoalmente em atividades evangelísticas naquela região, e por conhecer a todos eles, sabe que nem tudo está perdido. O apóstolo entende que os seus filhos na fé estavam sendo enganados pelos cristãos legalistas de Jerusalém, mas que com a chegada desta carta, eles poderiam acordar para a realidade que já conheciam.

NO SENHOR. Mas, acima de tudo, Paulo confia mesmo de verdade é no Senhor, de que aquela situação seria revertida em favor do cristianismo, que estava sendo atacado por defensores do judaísmo. O interesse maior era do Senhor Jesus em lutar juntamente com o apóstolo dos gentios em prol do reino de Deus. Assim como antes, o Senhor havia ajudado a Paulo a levar aquele povo a luz do evangelho, não seria diferente neste momento, até porque as igrejas da Galácia pertencia a Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE NENHUMA OUTRA COISA SENTIREIS. O que o autor mais deseja neste momento era de que os seus leitores retomassem a fé que antes tinham em Cristo Jesus, tendo a certeza de que a graça de Deus era muito melhor para eles, do que se arriscarem a tentar se justificar pelos mandamentos da lei. Verdade é que os destinatários desta carta estavam duvidosos, mas se voltassem aos ensinos de Paulo, dava tudo certo no final.

MAS AQUELE. Não se sabe ao certo quem era este herege que havia chegado naquela região, pregando uma outra maneira de servir a Cristo. O fato é que alguém tinha chegado às igrejas da Galácia espalhando as ideias de que, mesmo as pessoas se convertendo ao cristianismo, tinham que ser circuncidadas e guardarem a legislação de Moisés, coisa esta, que era totalmente contrária a teologia ensinada por Paulo.

QUE VOS INQUIETA. Uma verdadeira confusão estava instalada na cabeça de cada um dos seguidores de Cristo naquele lugar. Porque eram pessoas que vieram do paganismo, se converteram ao cristianismo, e agora estavam sendo persuadidas a seguirem o judaísmo. Como se diz aqui em nossa região, a fé do povo estava pra lá de Bagdá. O que sabemos é que esta carta chegou em boa hora como luz na escuridão deste túnel.

SEJA QUEM FOR. Paulo estava neste momento, furioso contra aquele que estava invadindo seus campos missionários e tentando desfazer seus trabalhos em prol do evangelho de Cristo e da nova dispensação da graça. Mesmo que fosse um dos apóstolos de Jerusalém, não tinha o direito de distorcer o que o apóstolo dos gentios havia feito em toda aquela região, levando os gentios a aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador.

SOFRERÁ A CONDENAÇÃO. Alguns comentaristas do Novo Testamento tentam amortecer esta expressão do apóstolo afirmando que, o autor deseja que realmente aquele que estava atrapalhando seus trabalhos na Galácia sofreria um castigo, por semear suas heresias entre o povo de Deus. Efetivamente, desviar uma vida dos caminhos do Senhor tem um alto preso, imagine desviar o rebanho do Senhor do evangelho da verdade.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:7-9

Gálatas 5:7-9 - Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.
CORRÍEIS BEM. O autor usa uma metáfora esportiva para representar o estado decaído dos seus leitores que estavam se desviando do verdadeiro evangelho de Cristo para o retrocesso da lei de Moisés. Antes da chegada dos cristãos legalistas de Jerusalém, os seguidores de Cristo em todas as igrejas da Galácia estavam indo muito bem, conforme o que tinham ouvido dos ensinos transmitidos por Paulo e seus companheiros de ministério. Todavia, neste momento, já não mais andavam conforme a graça de Deus.

QUEM VOS IMPEDIU. Os esportistas, tanto romanos quanto gregos, que disputavam as olimpíadas daquela época eram submetidos aos vários obstáculos na trajetória até chegar ao ponto final da corrida. No caso dos seguidores de Cristo na Galácia, algo parecido estava acontecendo, onde os judaizantes procuravam atrapalhar a marcha da igreja de Cristo, que de início transcorria bem, mas que agora estava apostatando da fé.

PARA QUE NÃO OBEDEÇAIS. Nas corridas esportivas haviam muitas regras a serem obedecidas pelos atletas participantes, e a quebra de tais regras levava o participante a ser eliminado, mesmo que chegasse em primeiro lugar. Quando Paulo esteve pregando o evangelho de Cristo naquela região, ele passou para seus filhos na fé as regras do evangelho de Cristo, que eram segundo a graça de Deus e não de acordo com a lei.

A VERDADE? Esta verdade sobre a qual se reporta o apóstolo dos gentios, diz respeito a tudo que está envolvido na nova dispensação da graça de Deus com a humanidade por meio da nova aliança implantada por Cristo Jesus. A verdade é que na nova dispensação, o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus, confiança na sua obra perfeita de redenção, enquanto que Deus entra com a sua graça, que é um favor não merecido.

ESSA PERSUASÃO NÃO VEM DAQUELE. Daquele que vos chamou, diz respeito ao Deus eterno, Deus de amor, bondade e misericórdia, que por sua graça mudou o seu jeito de lidar com a humanidade, onde por meio da propiciação de Cristo, estabeleceu a paz com os homens. A persuasão a que o escritor cita, diz respeito ao modo como os cristãos legalistas convenceram aos Gálatas que eles eram obrigados a guardarem a lei de Moisés.

QUE VOS CHAMOU. O próprio Paulo dava testemunho por onde passava da forma graciosa com que foi chamado por Deus. A chamada a que o apóstolo faz menção envolve a eleição, a escolha e até a predestinação dos remidos de Cristo. Paulo faz lembrar aos seus leitores de que eles foram chamados por Deus para uma vida de fé, e não para se sujeitarem ao código da letra, que nem os judeus foram capazes de cumprir.

UM POUCO DE FERMENTO LEVEDA TODA A MASSA. O que o apóstolo estava tentando dizer aos seus leitores era de que, os ensinos heréticos transmitidos pelos cristãos legalistas de Jerusalém, que invadiram os campos missionários conquistados por Paulo, mesmo que fossem tais ensinos inofensíveis, terminava por destruir a fé que uma vez foi dada aos santos. As heresias têm efeitos destruidores que contaminam a fé cristã.

Gálatas 5:6

Gálatas 5:6 - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
PORQUE EM JESUS CRISTO. Com a manifestação do Messias de Deus, tudo mudou em termos de legislação, porque Moisés instituiu a lei, mas em Cristo Jesus, Deus estabeleceu a nova dispensação da graça, por meio do evangelho. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer Salvador, ou aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo, nos fala da missão do Messias de Deus, que veio realizar a redenção da humanidade, como sendo o ungido e enviado de Deus Pai.

NEM A CIRCUNCISÃO. Essa circuncisão tipifica um pacto de Abraão com Deus em que todo judeu do sexo masculino devia ser circuncidado ao oitavo dia do seu nascimento, como compromisso de que tal pessoa deveria ser um seguidor do judaísmo durante toda a vida. Era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino, que perdurava para a vida toda. Conforme a teologia defendida por Paulo este pacto Abraâmico dos filhos de Israel tinha dada de validade, porque só foi válido até a chegada de Cristo Jesus, o Messias de Deus.

NEM A INCIRCUNCISÃO. Se a circuncisão só teve sua validade até a chegada do Emanuel de Deus, Cristo Jesus, imagina a incircuncisão? A incircuncisão caracterizava aqueles que não faziam parte da nação de Israel, o que os judeus chamavam de incircuncisos ou gentios, pagãos e outros adjetivos. Com a chegada do Cristo de Deus, nem uma coisa nem outra era mais importante, porque um novo modus operante de Deus passou a reinar.

TEM VALOR ALGUM. No caso dos judeus, eles guardavam intermináveis listas de nomes dos seus antepassados ou listas genealógicas para provarem de que eram descendentes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. No que diz respeito aos incircuncisos gentios, eles se sentiam excluídos das alianças de Deus com Israel, por isso, que não procuravam o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, como protesto de que o Criador não se importava com eles.

MAS SIM A FÉ. Paulo declara que, com a vinda do Cristo de Deus, já não importa se alguém é descendente de Abraão, Isaque e Jacó ou pertence as demais nações do mundo, chamados gentios ou pagãos. Porque na verdade, o que importa na nova dispensação é a fé pura e verdadeira que a pessoa exerce em Cristo Jesus, o enviado de Deus para implantar a nova dispensação da graça, ele que também é o ungido de Deus Pai.

QUE OPERA. Esta fé cristã no nome bendito de Cristo Jesus e na sua obra perfeita e completa de redenção é que quebra a barreira de separação, nos levando aos braços de Deus. Esta mesma fé provoca o verdadeiro arrependimento, que por sua vez produz o novo nascimento, quando se chega à regeneração espiritual ou transformação de vida. Esta fé genuína em Cristo opera a comunhão necessária com Deus pela reconciliação.

PELO AMOR. Falar deste amor é descrever sobre o amor ágape de Deus e de Cristo por cada um dos remidos do Senhor. Deus amou o mundo de uma tal maneira, Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8). É deste amor que depende toda a legislação de Cristo, pois ele ensinou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nos mesmos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:4-5

Gálatas 5:4-5 - Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
SEPARADOS. Essa é uma colocação feita pelo escritor para descrever sobre aqueles que haviam se desviado da fé em Cristo Jesus. A invasão dos campos missionários de Paulo pelos cristãos legalistas de Jerusalém estava provocando uma onda de apostasia na vida daqueles que antes serviam e seguiam ao evangelho da graça de Deus. O apóstolo dos gentios em suas atividades evangelísticas naquela região havia trazido muitas pessoas para o reino de Cristo, mas com a chegada dos legalistas muitos apostataram da fé.

ESTAIS DE CRISTO. Todos aqueles que haviam se deixado dissimular pelos cristãos legalistas e que neste momento estavam seguindo as exigências da lei de Moisés, deixaram a Cristo por algo que nem os judeus tiveram condições de fazer, quanto mais os gentios, que era cumprir a lei. De acordo com o evangelho da graça de Deus, e pelos parâmetros da nova dispensação, quem estiver separado de Cristo, corre o risco de ter prejuízos eternos, até porque, vida eterna, somente há para quem está em Cristo.

VÓS OS QUE JUSTIFICAIS PELA LEI. Foi assim com os judeus desde que entraram na terra de Canaã, eles de princípio se agarraram com a legislação de Moisés com unhas e dentes, na tentativa de se justificarem diante de Deus, porem, com o passar do tempo, desprezaram a lei, porque perceberam de que não havia como guardar todas as exigências da própria lei. Paulo quer dizer aos seus leitores que pior seria para eles.

DA GRAÇA TENDES CAÍDO. Imagine alguém dizer que é um cristão, mas que está separado de Cristo e ainda por cima tendo caído da graça. O que se pode ver nisto é a desgraça total. As atividades dos cristãos legalistas tinham provocado prejuízos terríveis na vida dos que antes eram seguidores da simplicidade do evangelho e da graça de Deus. Cair da graça é fechar a porta diante da misericórdia de Deus e desprezar a Cristo.

PORQUE NÓS PELO ESPÍRITO. Depois da vinda do Messias de Deus, um novo tempo se desponta para judeus e gentios, em que Jesus realizou a redenção e pelo Espírito Santo regenera o homem para ser conforme a imagem de Deus, de acordo com sua semelhança. Pela lei, o homem buscava pelos seus próprios esforços se justificar diante de Deus, pela graça de Deus, o Espírito de Cristo é quem nos leva aos braços do Pai.

DA FÉ. A lei exigia do homem plena obediência a todos os mandamentos da legislação de Moisés e a quebra de um dos mais pequenos dos mandamentos, era a mesma coisa que a transgressão a todos. Mas no tempo da graça de Deus, só precisa o homem exercer sua fé absoluta em Cristo e confiar que sua obra de redenção é suficiente para que o homem seja justificado diante da justiça de Deus. Basta o homem crer em Jesus Cristo.

AGUARDAMOS A ESPERANÇA DA JUSTIÇA. Quando exercemos a nossa fé e confiança em Cristo Jesus, o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e, portanto, pertencentes à família de Deus. Com isso, a nossa alma e espírito se enche de esperança de que, a expiação e a propiciação realizada pelo Cordeiro de Deus é suficiente para nos conduzir em paz ao Criador, que nos recebe de braços abertos. Aleluias.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...