quarta-feira, 17 de maio de 2017

Hebreus 10:11

Hebreus 10:11 - E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados.
E ASSIM TODO O SACERDOTE. Grande parte dos comentaristas do Novo Testamento defendem que, quando esta carta foi escrita, o templo de Jerusalém ainda estava de pé. Portanto, se assim for, esta carta foi então escrita antes do ano setenta, quando Jerusalém foi destruída e com ela o templo que foi construído por Herodes para os judeus. Este sacerdote sobre o qual fala o autor era da tribo de Levi, mas não era sumo sacerdote que linhagem de Arão. Isso porque o escritor fala do lugar santo.

APARECE CADA DIA. No caso do sumo sacerdote, que era da linhagem de Arão, ele só ministrava no santo dos santos, que ficava depois do segundo véu, uma vez no ano, que era chamado de dia da expiação. Mas no lugar santo, em que os sacerdotes comuns serviam, eles ministravam todos os dias, servindo nos rituais de ofertas de manjares, oblações, holocaustos e outros serviços que envolviam a gratidão do povo a Deus.

MINISTRANDO E OFERECENDO. A palavra ministrando, se refere aos serviços prestados pelos muitos sacerdotes comuns da tribo de Levi, que no lugar santo, também serviam de serviçais também do povo, além dos muitos que apresentavam os louvores ao Senhor. O fato de que eles ofereciam alguma coisa, nos ensina sobre tudo aquilo que o povo levava até ao templo em gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas, em ações de graças.

MUITAS VEZES. Essas repetições citadas pelo escritor falam a respeito da necessidade de se renovar os votos de gratidão a Deus, quando o povo era beneficiado pelo Senhor de Israel. Como também, no caso da novilha vermelha que era sacrificada, se referia à purificação daquelas pessoas que tocavam em algum morto, bem como eram sacrifícios de purificações por outros tipos de contaminações menos graves que o povo cometia.

OS MESMOS SACRIFÍCIOS. Neste ponto, o autor volta a falar sobre o sacrifício pelos pecados, que não eram celebrados pelos sacerdotes comuns da tribo de Levi, mas sim pelos sumos sacerdotes da linhagem de Arão. A não ser que no tempo em que esta carta foi escrita, as coisas haviam mudado e os sacerdotes comuns também ofereciam sacrifícios pelos pecados do mundo, se assim o era, não estava de acordo com a lei.

QUE NUNCA PODEM TIRAR. No caso dos sumos sacerdotes que entravam no santo dos santos uma vez no ano, especificamente no dia da expiação, no dia dez do sétimo mês, do calendário judaico. Da forma que era feito este ritual, nunca serviu para tirar os pecados do povo, porque segundo o que nos declara o evangelho, estes sacrifícios apenas cobriam os pecados do povo, por isso a necessidade de sua repetição sempre.

OS PECADOS. Até porque, a finalidade não era tirar o pedado do sumo sacerdote, nem de seus familiares, muito menos do povo de Israel, isso porque apenas cobria os pecados do povo. Por isso que, no momento, havia o alívio da consciência da culpa de pecado, mas logo depois rebentava, porque as marcas da desobediência estavam cravadas na alma de cada um daqueles que supostamente haviam oferecido seus sacrifícios. Com Cristo é diferente, ele tira o pecado do homem e remove a culpa da consciência dos seus remidos.

Hebreus 10:9-10

Hebreus 10:9-10 - Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
ENTÃO DISSE: EIS AQUI VENHO. Esta é uma palavra que encontra paralelo em Isaías 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim! Já era prometido por Deus e pelo próprio Cristo, mediante o Espirito Santo, que o Messias de Deus haveria de vir ao mundo, e essa promessa se cumpriu na pessoa bendita de Cristo Jesus, ele que era o enviado de Deus.

PARA FAZER, Ó DEUS A TUA VONTADE. Por isso que, o evangelho diz que, Cristo foi o fiel Sumo Sacerdote, porque ele fez e executou a vontade do Pai em tudo. Quando o Messias prometido nasceu no planeta terra ele já sabia dos projetos e planejamentos que o Pai tinha para ele executar, e o Filho de Deus não fez a sua própria vontade, mas se esforçou em tudo para agradar ao Deus eterno. Cristo é um modelo de obediência em tudo.

TIRA O PRIMEIRO. Este primeiro, diz respeito ao pacto ou aliança estabelecida entre Deus e os filhos de Israel, por meio da legislação de Moisés, e diz respeito a tudo que envolvia as determinações da velha dispensação da lei, principalmente no que diz respeito aos rituais e cerimônias que envolviam os sacrifícios de animais. Tirar o primeiro era remover a antiga dispensação, porque ela já havia cumprido os seus propósitos para com Israel.

PARA ESTABELECER O SEGUNDO. Já este segundo, diz respeito ao segundo pacto ou nova aliança de Deus com a sua igreja remida, por meio do evangelho das boas novas de Cristo e as doutrinas cristãs. Estabelecer o segundo é a mesma coisa que Deus tratar com a humanidade sob um novo prisma, em que a redenção de Cristo criou um vínculo perfeito de comunhão do Criador com suas criaturas, isso porque, a expiação realizada por Cristo e a propiciação do Cordeiro de Deus, criou um ambiente de reconciliação.

NA QUAL VONTADE. Esta vontade é tudo que Cristo realizou em sua vida e ministério, quanto ao programa de Deus em redimir a humanidade dos seus pecados. Todo ser humano que vem a terra é como uma carta branca a ser escrita. Todavia com Cristo foi deferente, porque havia muitas profecias a seu respeito, sinalizando a vontade de Deus para sua história. Profecias estas que demarcaram sua vida e ministério na terra.

TEMOS SIDO SANTIFICADOS. Os sacrifícios feitos de animais na antiga dispensação tinham efeitos purificadores dos pecados já praticados pelos hebreus. No entanto, a expiação realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, tem efeitos santificadores, o que implica em perdão dos erros já praticados, mas principalmente de transformação de vida, pelo poder regenerador do Espírito Santo de Deus.

PELA OBLAÇÃO DO CORPO DE JESUS CRISTO, FEITA UMA VEZ. O escritor nos ensina sobre a encarnação do Verbo de Deus ou Logos Divino, em que ele levou sobre seu corpo as nossas dores e as nossas transgressões levou sobre si, porque o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. Uma só vez, porque foi a propiciação perfeita e suficiente para estabelecer a reconciliação do homem com Deus.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Hebreus 10:8

Hebreus 10:8 - Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
COMO ACIMA DIZ. Este texto é uma repetição exata do que o autor já tinha escrito antes, e isso ele faz para segurança dos seus leitores, a fim de que fique bem clara sua opinião sobre estes assuntos. Efetivamente para os leitores desta carta, estes assuntos eram por demais fortes, e faz cair por terra todo um sistema de celebrações e rituais que os judeus ainda persistiam em praticar, mesmo dentro do tempo da nova dispensação.

SACRIFÍCIO E OFERTA. Já nos tempos dos profetas, Deus não suportava mais sacrifícios e ofertas. Oséias 6:6 - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Deus estava enjoado com aquela hipocrisia religiosa, Amos 5:22 - E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.

E HOLOCAUSTO E OBLAÇÕES. Os holocaustos que eram ofertas de manjares queimados, já não agradavam ao coração de Deus. As oblações enjoavam as narinas do Todo-poderoso. As celebrações dos filhos de Israel não passavam de rituais vazios sem efeitos de purificação. O Senhor exigia algo mais verdadeiro e não sobra ou símbolo. Os holocaustos e oblações representava a gratidão do povo, mas nem isso mais agradava a Deus. O Senhor não mais recebia de bom grado, nem mesmo o que determinava a lei.

PELO PECADO. Certamente que, conforme se sabe, pelo pecado eram oferecidos os sacrifícios sangrentos, como o sacrifício de um bezerro para purificação dos sumos sacerdotes, bem como de seus familiares. E por fim, o sacrifício de um cordeiro para remissão dos pecados do povo. Há quem diga que, no tempo em que esta carta foi escrita, as coisas estavam sendo misturadas na ministração no templo em Jerusalém e que não mais se fazia como determinava a lei, até porque os tempos já eram outros.

NÃO QUISESTE. Deus estava dando as costas para os sacrifícios de animais, ele não aceitava as ofertas de manjares que no princípio eram oferecidos pelos sacerdotes no lugar santo. Não adiantava fazer festa para se oferecer os holocaustos de cereais queimados no altar nem as oblações, porque isso em vez de agradar a Deus, lhe provocava fastio, até porque o Senhor já havia implantado a nova dispensação da graça.

NEM TE AGRADARAM. Durante o tempo em que durou o tabernáculo sobre a terra, é provável que os sacrifícios, as ofertas de manjares, os holocaustos e as oblações fossem aceitos diante do coração de Deus. Mas, os hebreus tinham que entender que, agora, com a vida do Messias de Deus, nada disto agradava mais ao Criador, até porque o que estava funcionando era a graça de Deus e a fé no poderoso nome de Cristo Jesus.

OS QUAIS SE OFERECEM SEGUNDO A LEI. Observa-se que, estas coisas até que funcionavam, mas somente no tempo da lei. Porque Moisés escreveu sobre estas coisas e que enquanto durasse a velha dispensação da lei, que fossem celebradas. Porem, já não mais estava no tempo da lei, mas sim no tempo da graça. E neste mesmo tempo da graça, o que foi aceito e bem agradável diante de Deus, foi à redenção feita por Cristo Jesus.

Hebreus 10:5-7

Hebreus 10:5-7 - Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste. Mas corpo me preparaste. Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (no rolo do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
POR ISSO, ENTRANDO NO MUNDO, DIZ. Esta é uma citação extraída de Salmos 40:6-8 - Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Os hebreus consideravam esta parte do salmos como uma profecia messiânica.

SACRIFÍCIOS E OFERTAS NÃO QUISESTES. Já nos tempos dos profetas, Deus não suportava mais sacrifícios e ofertas. Oséias 6:6 - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Deus estava enjoado, Amos 5:22 - E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.

MAS CORPO ME PREPARASTE. Certamente a profecia se refere à humanidade do Filho de Deus, porque ele se fez homem. Filipenses 5:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. O Verbo se fez carne.

HOLOCAUSTOS E OBLAÇÕES PELO PECADO NÃO TE AGRADARAM. Os holocaustos que eram ofertas de manjares queimados já não agradavam ao coração de Deus. As oblações enjoavam as narinas do Todo-poderoso. As celebrações dos filhos de Israel não passavam de rituais vazios sem efeitos de purificação. O Senhor exigia algo mais verdadeiro e não sobra ou símbolo. Tinha que ser um único sacrifício perfeito, o de Cristo Jesus.

EIS AQUI VENHO. Esta é uma palavra que encontra paralelo em Isaías 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Já era prometido por Deus e pelo próprio Cristo, mediante o Espirito Santo, que o Messias de Deus haveria de vir ao mundo, e essa promessa se cumpriu na pessoa bendita de Cristo Jesus, ele que era o enviado de Deus.

NO ROLO DO LIVRO ESTÁ ESCRITO DE MIM. É certo dizer que esta expressão se refere às Escrituras dos hebreus, contendo todas as profecias messiânicas que prometiam a vinda do Messias de Deus. Provavelmente os hebreus, leitores desta carta se lembravam das muitas citações do Velho Testamento sobre estas benditas palavras. Tudo que aconteceu com a vida e ministério do Senhor Jesus já estava no cronograma de Deus.

PARA FAZER Ó DEUS A TUA VONTADE. Por isso que, o evangelho diz que Cristo foi o fiel Sumo Sacerdote, porque ele fez e executou a vontade do Pai em tudo. Quando o Messias prometido nasceu no planeta terra ele já sabia dos projetos e planejamentos que o Pai tinha para ele executar, e o Filho de Deus não fez a sua própria vontade, mas se esforçou em tudo para agradar ao Deus eterno. Cristo é um modelo de obediência em tudo.

Hebreus 10:3-4

Hebreus 10:3-4 - Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados. Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
NESSES SACRIFÍCIOS. O autor esta se reportando aos sacrifícios sangrentos de animais que os sumos sacerdotes tinham que praticar para executar os serviços concernentes ao dia da expiação, em que um bezerro era sacrificado, e com seu sangue ele entrava no santo dos santos para fazer expiação pelos seus próprios pecados e de seus familiares, bem como um cordeiro também era sacrificado para que o sumo sacerdote oferecesse seu sangue no propiciatório, esse sim, pelos pecados dos filhos de Israel e pela nação.

POREM, CADA ANO. Quando se fala uma vez no ano, se refere ao dia da expiação, mas isso não quer dizer que neste dia o sumo sacerdote só entrava uma vez no santo dos santos. Segundo as tradições judaicas, pelo menos quatro vezes neste dia o sumo sacerdote adentrava no santo dos santos para realizar os seus serviços naquele lugar, isso com relação ao tabernáculo, porque no templo feito por Herodes tudo mudou.

SE FAZ COMEMORAÇÃO DOS PECADOS. A finalidade das celebrações concernente ao dia da expiação, que se comemorava no dia dez do sétimo mês, conforme o calendário judaico, era justamente para se comemorar o dia de expiação ou dia de perdão da parte de Deus aos pecados do seu povo. Quanto mais o povo hebreu pecava contra Deus e a sua lei, mais se fazia necessário o ritual deste dia, para aliviar a consciência do povo.

PORQUE É IMPOSSÍVEL QUE. No entanto, chegou-se à um tempo em que, os sacrifícios não mais aliviava o peso da consciência dos hebreus, porque os seus pecados mais e mais se multiplicavam. Quando não mais o tabernáculo estava de pé, e as celebrações começaram a ser realizadas no templo de Jerusalém, as coisas foram mais e mais piorando, e os cativeiros foram provas cabais de que o povo estava longe de Deus.

O SANGUE. Quando se fala de sangue está se falando da própria vida, porque desde tempos antigos que se acreditava que a vida estava no sangue. No tocante ao envolvimento de sangue em rituais de religiosidade, os pagãos sempre se utilizaram de sangue de animais e até de gente em suas celebrações. No judaísmo não foi diferente, e até certo ponto, as cerimônias envolvendo o tabernáculo se assemelhava aos outros povos, com o uso de sacrifícios sangrentos e matanças de animais em holocaustos.

DOS TOUROS E DOS BODES. O escritor se refere aos serviços concernentes ao dia da expiação, em que um bezerro era sacrificado, e com seu sangue o sumo sacerdote entrava no santo dos santos para fazer expiação pelos seus próprios pecados e de seus familiares, bem como um cordeiro também era sacrificado para que ele oferecesse seu sangue no propiciatório, esse sim, pelos pecados dos filhos de Israel e pela nação.

TIRE OS PECADOS. É impossível que o sangue de touros e de bodes tire os pecados do povo, é isso que o nosso escritor aos Hebreus tem a dizer aos seus leitores. Eis a razão porque Deus enviou seu Filho, o Messias, que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, para que com o sacrifício de si mesmo, executando a expiação e a propiciação fizesse o resgate da humanidade com o seu preciosa sangue, que ele deu pala sua igreja.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Hebreus 10:2

Hebreus 10:2 - Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
DOUTRA MANEIRA. Os sacrifícios de animais, as ofertas de manjares, os rituais, as celebrações, os objetos sagrados, os próprios ministrantes, os serviços por eles realizados e o próprio tabernáculo, não resolviam o problema do pecado do povo. Até porque tudo isso era apenas sombra das realidades futuras, em que apontavam para Cristo e sua expiação, que resultou na redenção da humanidade, bem como nos efeitos de sua propiciação, em que por meio dela, Deus estava reconciliando consigo todas as coisas.

TERIAM DEIXADO DE OFERECER. Para nós, os gentios convertidos do paganismo ao cristianismo, todos estes assuntos que o autor persiste em explicar em seus detalhes, parece um tanto sem sentido. Mas para o próprio escritor, que certamente era um seguidor do judaísmo que se converteu ao cristianismo, tinha uma importância fundamental, bem como para seus leitores que eram hebreus, e que agora eram cristãos.

PORQUE, PURIFICADOS. Se a consciência dos participantes dos rituais de purificação se sentisse melhor, com o alívio de seus pensamentos e não sentissem mais peso em suas consciências, certamente teriam cessado de oferecer os mesmos sacrifícios. Porque uma vez purificados, não sentiriam mais remorso dos seus pecados praticados, como que precisando de contínuas repetições dos mesmos sacrifícios ano após ano no tabernáculo.

UMA VEZ. A repetição dos mesmos sacrifícios todos os anos, no dia da propiciação, pelos sumos sacerdotes já sinalizava de que, os participantes destes rituais e celebrações não estavam libertos da culpa dos seus pecados. Diferente do que acontece com os remidos de Cristo, que são conscientes de que, o sacrifício perfeito de Cristo, como ato de expiação é suficiente para alcançarmos o perdão de Deus e o acesso a ele com confiança.

OS MINISTRANTES. Os historiadores nos contam de que houve tempo em Israel que a ofertas de manjares e o sacrifício de animais eram tantos, que os sacerdotes e principalmente o sumo sacerdote não davam conta de suas atividades. E isso foi assim, porque o povo se sentia tão culpado, e o peso na consciência era tão grande, que os hebreus lutavam para se livrarem de seus remorsos. O livro de lamentações representa muito bem este tempo de angustia do povo judeu, por conta dos seus muitos pecados.

NUNCA MAIS. Na realidade os sacrifícios de animais pelo derramamento de muito sangue eram apenas rituais religiosos, que em determinado momento não chegavam como cheiro suave diante das narinas de Deus. Se os rituais resolvessem o problema do pecado do povo, nunca mais seria necessário se repetir os mesos sacrifícios, isso porque, o povo estaria com suas mentes aliviadas de qualquer culpa, e não sentiriam mais remorso.

TERIAM CONSCIÊNCIA DE PECADOS. Desde o começo, quando Adão e Eva pecaram contra o Senhor, que o pecado passou a ser um espinho no calcanhar dos seres humanos. Porque quando o homem peca contra o seu Criador, sua consciência é prontamente afetada. Assim sendo, o ser humano sente o desejo de aliviar o peso de sua consciência, o que os sacrifícios de animais impostos pela legislação de Moisés não pode resolver.

sábado, 13 de maio de 2017

Hebreus 10:1

Hebreus 10:1 - Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
PORQUE TENDO A LEI. É claro que o autor se refere à lei de Moisés, que fora dada pelo Senhor e escrita pelo grande legislador Moisés para os filhos de Israel. Deus prometeu ao patriarca Abraão que de seus descendentes faria uma grande nação, no momento certo os introduzindo em uma terra que manava leite e mel, Canaã. Assim fez o Senhor, e para que Israel fosse uma nação independente, precisava de leis boas para que o povo convivesse em sociedade. A lei de Moisés não era só religiosa, mas ela era cível também.

A SOMBRA DOS BENS FUTUROS. Prevendo Deus coisas melhores e bênçãos maiores para o seu povo, ele enviou a lei de Moisés que serviu de aio, aos verdadeiros herdeiros das promessas do Deus eterno, a igreja de Cristo. Entende-se com isso que, a lei não representava o plano total de Deus para os filhos dos homens, mas que ela apenas era uma sombra das realidades melhores, e do que o Criador planejava para a humanidade.

E NÃO A IMAGEM EXATA DAS COISAS. As Escrituras falam sobre a lei, já dentro das páginas do Novo Testamento, como algo que representa apenas uma sombra daquilo que vinha a ser real, o evangelho, como também chama apenas de imagem da realidade. E ainda como algo que se tornou velho e que logo haveria de passar, coisa obsoleta que não mais tinha validade, isso porque o evangelho suplantou a legislação de Moisés.

NUNCA, PELOS MESMOS SACRIFÍCIOS. De forma que, as celebrações feitas pelos filhos de Israel, os serviços prestados pelos sacerdotes e pelos próprios sumos sacerdotes, os holocaustos e sacrifícios de animais, as ofertas de manjares, o dia da expiação e o próprio tabernáculo não representavam a verdade última sobre os projetos de Deus para o homem. Tudo isso eram apenas representações simbólicas do que haveria de vir depois.

QUE CONTINUAMENTE SE OFERECEM CADA ANO. Neste ponto, o escritor se reporta ao dia da expiação que era celebrado no dia dez do sétimo mês, do calendário dos judeus. Este dia era importante para o povo judeu, porque nem mesmo a rigidez da legislação de Moisés tinha aperfeiçoado os filhos de Israel para que não pecasse. E por conta dos muitos erros e transgressões dos judeus, havia a necessidade da expiação pelo pecado.

PODEM APERFEIÇOAR. A própria lei de Moisés foi dada aos filhos de Israel com o objetivo de corrigir as imperfeições dos hebreus, o que não ocorreu. Portanto, a expiação surgiu com o intuito de purificar o povo, que se encontrava manchado, por causa dos seus muitos pecados. Não demorou muito, até que o próprio tabernáculo desaparecesse da face da terra, sendo substituído pelos templos, totalmente diferentes do tabernáculo.

OS QUE A ELES SE CHEGAM. Quanto mais o tempo avançava, mais o povo se tornava cheio de falhas, sendo levado pela desobediência, a legislação de Moisés, isso porque, os muitos sacrifícios não aperfeiçoava o povo. Os sacerdotes da tribo de Levi viviam de forma frenética oferecendo sacrifícios e não se aperfeiçoavam quanto à lei. Os próprios sumos sacerdotes iam de mal a pior. Ninguém conseguia a santificação pelos rituais.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...