quarta-feira, 21 de maio de 2014

Filemom 1:4-5

Filemom 1:4-5 - Graças dou ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti nas minhas orações. Ouvindo do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo, e para com todos os santos.
GRAÇAS DOU AO MEU DEUS. O apóstolo rende ações de graças por ter Filemom como seu cooperador e por saber de sua dedicação para com o Senhor Jesus e para com a sua igreja na cidade de Colossos. Como Paulo tinha uma fé monoteísta e não politeísta, ele dirige suas ações de graças ao Deus único e verdadeiro, por saber que dele é que procedem todas as coisas boas que lhe aconteciam. Sempre foi costume dos cristãos verdadeiros renderem suas ações de graças ao Deus da misericórdia, isso porque quem serve ao Criador de todas as coisas, tem a certeza de que o Senhor trabalha em prol daqueles que nele esperam. Ao que tudo indica, Filemom foi consagrado ao ministério pelo apóstolo, e tendo conhecimento do seu desempenho pelo evangelho de Cristo em Colossos, se sente satisfeito e feliz com o seu cooperador.

LEMBRANDO-ME SEMPRE DE TI, NAS MINHAS ORAÇÕES. Neste particular, o apóstolo era amoroso e cuidadoso para com os seus cooperadores consagrados por ele. Até porque o apóstolo tinha um zelo especial pela igreja do Senhor Jesus, principalmente aquelas que foram por ele fundadas, diretas ou indiretamente. De forma que ele se preocupava com o bem-estar da igreja e dos líderes que eram encarregados de administrarem as comunidades cristãs. Razão porque ele não se esquecia de fazer suas orações de forma permanente pelos obreiros para que eles recebessem a proteção divina e para que desempenhassem suas funções ministeriais da melhor forma possível. Paulo sabia que as mesmas coisas que ele já havia passado por conta de defender e pregar o evangelho de Cristo, Filemom também estava sujeito a passar.

OUVINDO DO TEU AMOR E DA FÉ QUE TENS. O apóstolo e missionário Paulo tinha por costume acompanhar as notícias sobre as igrejas por ele fundadas e supervisionadas. Mesmo em viagens para pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido ou visitando as igrejas já existentes, ele se preocupara em saber o estado de cada uma das igrejas e de seus líderes. Certamente ele estava bem informado de como Filemom estava desempenhando suas atividades na igreja de Colossos. E destaca duas características desde líder cristão: O seu amor e a sua fé depositada no Senhor Jesus Cristo. Características estas indispensáveis na vida de todos aqueles que fazem a obra do reino de Deus e de Cristo Jesus, o Rei da glória.

PARA COM O SENHOR JESUS CRISTO. A fé e o amor de Filemom estavam primeiros depositados no Senhor Jesus Cristo e depois o seu amor distribuído para com a igreja do Senhor Jesus Cristo. Em toda a extensão do Novo Testamente se verifica o senhorio de Cristo Jesus. E mais especificamente em (Filipenses 2:9-11). Jesus é o nome próprio do filho de Deus, que ficou sendo conhecido como Jesus de Nazaré. Cristo fala sobre a missão do Messias e quer dizer: o enviado e ungido de Deus Pai.

E PARA COM TODOS OS SANTOS. Nesta parte é o amor de Filemom que estava derramado abundantemente sobre todos os que faziam parte da igreja de Cristo em Colossos. A palavra “santos” neste texto fala dos cristãos vivos e não de mortos canonizados. Filemom fazia a obra de Deus com empenho e amor à igreja de Cristo.

Filemom 1:2-3

Filemom 1:2-3 - E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa. Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
E A NOSSA AMADA ÁFIA. Há quem diga que Áfia seria a esposa de Filemom, mas a maioria dos comentaristas concordam de que ela era mesmo a esposa de Arquipo. E conforme as tradições cristãs mais antigas era na sua casa onde se reunia a igreja de Colossos. De acordo com o judaísmo, havia uma certa dose de descriminação no tocante as mulheres, principalmente no que diz respeito a religião. Já no cristianismo este preconceito foi removido, por isso que no Novo Testamento se ver várias mulheres sendo destacadas como lideranças no meio cristão. Áfia era uma delas, que foi classificada pelo grande apóstolo Paulo como amada, certamente pelo apoio que ela dava a igreja cristã em Colossos. Tem versão que substitui a palavra amada por irmã.

E A ARQUIPO, NOSSO CAMARADA. Provavelmente, o esposo de Áfia, eles que tinham uma grande importância para a igreja de Colossos. Alguém pergunta: Porque não colocou o nome de Arquipo, antes do nome de Áfia? A resposta mais provável é que, ela seria mais dedicada do que ele a causa da igreja de Cristo naquela cidade. Especula-se que Arquipo era de Laudicéia e não de Colossos, seja de onde for, o certo é que ele tinha muita influencia onde morava, uma vez que protegia os cristãos dos ataques das autoridades romanas, permitindo que a igreja se reunisse em sua casa. Há quem diga que ele era um homem rico e influente, por isso que usava dos seus prestígios junto às autoridades para que os cristãos buscassem a Cristo em sua casa.

E À IGREJA QUE ESTÁ EM SUA CASA. Até os começos do terceiro século de nossa era cristã, não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo. Isso porque nem os Judeus, nem os romanos, aceitaram ser Jesus de Nazaré o Messias prometido por Deus nas Sagradas Escrituras. Com isso condenaram e mataram o Cristo de Deus e depois disto passaram a perseguir a todos aqueles que confessavam a Cristo como seu salvador. Como o cristianismo não foi reconhecido pelo império romano, os cristãos para se reunirem faziam isso nas residências dos mais influentes da sociedade. Era uma forma de amenizarem as perseguições contra a igreja, uma vez que, as autoridades romanas ficavam temerosas de atacar tais casas.

GRAÇA A VÓS E PAZ DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI. Graça, essa palavra foi incrementada na saudação da igreja primitiva para expressar o favor não merecido que os gentios passaram a desfrutar com a implantação da nova aliança de Deus com a humanidade, mediante a obra salvífica realizada pelo Senhor Jesus. Paz, essa palavra já fazia parte da saudação judaica dos filhos de Israel, mas que também representa para a igreja a reconciliação entre o Criador e as suas criaturas. O sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi justamente para estabelecer esta paz entre Deus e a humanidade e porque não dizer com o cosmo inteiro?

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Em toda a extensão do Novo Testamento se verifica o senhorio de Cristo Jesus. E mais especificamente em (Filipenses 2:9-11). Jesus é o nome próprio do filho de Deus, que ficou sendo conhecido como Jesus de Nazaré. Cristo fala sobre a missão do Messias e quer dizer: o enviado e ungido de Deus Pai.

Filemom 1:1

Filemom 1:1 - Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador.
PAULO. O significado do seu nome é: Pequeno. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios. Mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem em Atos e nas suas epístolas. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11 - 21.39 - 22.3). Foi o maior missionário da igreja primitiva, ocupando significativo espaço no livro de Atos. Também foi um dos mais importante fundador de igrejas no mundo gentílico, por isso que a tradição cristã o classifica de apóstolo de Jesus Cristo aos gentios.

PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO. Antes de ter um encontro pessoal com o Jesus ressurreto ele era zeloso pelo judaísmo, mas tendo se convertido ao cristianismo passou a viver completamente em torno de sua missão em levar o evangelho de Cristo aos gentios. Metaforicamente falando pode-se dizer que ele era um prisioneiro de Cristo, porque não fazia mais o seu próprio querer, no entanto, se dedicava inteiramente ao serviço de Cristo e do seu reino, por isso que ele diz que era servo de Jesus Cristo. E literalmente falando podemos assegurar de que ele já havia passado por vários aprisionamentos por conta de anunciar as boas novas do evangelho de Cristo, e no momento estava preso em Roma de onde escreveu esta epístola pastoral.

E O IRMÃO TIMÓTEO. Timóteo era filho de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas sagradas escrituras dos Judeus, desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmarem. Ao se tornar um pouco mais maduro foi consagrado ao ministério por se notabilizar como pregador do evangelho. Além de ter o dom profético, ao que tudo indica se tornou uma das principais lideranças em Éfeso. Paulo cita o nome de Timóteo neste começo de seu escrito porque em algumas de suas cartas o apóstolo usa seu filho na fé como amanuense de seus escritos, ou seja, Paulo falava e Timóteo escrevia o que ele ia citando.

AO AMADO FILEMOM. Primeiro Paulo o chama de amado, porque assim o era pelo apóstolo. Há quem diga que ele era mais um dos filhos na fé do apóstolo dos gentios, e Paulo tinha uma amizade real com este seu amigo e cooperador. Filemom se tornou a principal liderança da igreja de Colossos, certamente consagrado por Paulo para o ministério, provavelmente esta consagração deva se ter dado em Éfeso, onde Paulo passou cerca de três anos, porque Éfeso era uma das principais cidades da Ásia Menor.

NOSSO COOPERADOR. Essa palavra “cooperador” no Novo Testamento é comumente usada por Paulo para descrever aqueles que eram de seu círculo de confiança. E diz respeito aqueles que ajudavam a Paulo em seu ministério, como lideranças das igrejas por ele fundadas, e ou como acompanhantes em suas viagens missionárias.

segunda-feira, 17 de março de 2014

1 Coríntios 15:58

1 Coríntios 15:58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS. Paulo foi um homem de Deus a quem o Senhor Jesus revelou e desvendou muita coisa a respeito do reino de Deus. Ele recebeu bastante luz no que concerne às coisas que o Senhor ainda tinha a fazer com sua igreja. Portanto, como missionário cristão ele andava pregando as boas novas de Cristo e ensinando nas igrejas por onde fundava e passava muitas coisas sobre a escatologia. O fato de Paulo chamar os cristãos de Corinto de meus irmãos, isso fala da sua simplicidade diante da igreja de Cristo. Ele não se considerava melhor que ninguém.

SEDE FIRMES. Depois de ensinar por carta aos cristãos de Corinto sobre a parousia de Cristo e que seremos transformados no dia do arrebatamento. Paulo agora envia o seu conselho em como se devem comportar os seguidores de Cristo, enquanto aguardam o retorno do mestre. Sedes firmes, esta é a recomendação do grande apóstolo de Cristo para os seus leitores. Ele conhecia bem a fé dos cristãos daquele lugar, e certamente sabia de que eles viviam para Cristo e o seu reino. A recomendação é para que permaneçam naquilo que eles aprenderam, sem se desviarem do evangelho de Cristo.

E CONSTANTES. Sedes firmem e constantes. Além de continuarem nos caminhos do reino de Deus e firmes na fé, eles deveriam continuar crescendo no conhecimento do evangelho do Senhor Jesus. Pensamentos dúbios não poderia ter lugar na mente dos cristãos de Corinto, até porque a vida do Senhor era uma realidade, e como a igreja primitiva esperava Cristo nos seus próprios dias, o apóstolo lhes recomenda que sejam constantes em buscarem o reino de Deus em primeiro lugar, e as coisas que são de cima. O mais importante é seguir em frente, vencendo os obstáculos.

SEMPRE ABUNDANTES. Aquilo que já haviam feito em prol do reino de Cristo deviam manter firmes e constantes, com o intuito de avançar o máximo que puderem. Não era momento de estagnação, pelo contrário a palavra de ordem era desenvolvimento e crescimento no labor pelo reino de Deus. Os Judeus tentavam de todos os modos impedir o progresso do evangelho, e muito mais o império romano. No entanto, Paulo recomenda que nada deve impedir a expansão do evangelho de Cristo, dentro e fora da comunidade cristã que estava na cidade de Corinto.

NA OBRA DO SENHOR. Como Paulo desempenhou o seu trabalho missionário. Ele executava suas atividades na propagação do evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. Chegando a uma cidade procurava fazer discípulos para o reino de Cristo. Quando percebia que já havia um bom número de convertidos, preparava lideranças locais para darem continuidade aos trabalhos de ensino da palavra de Deus, e quando isso já era realidade, ele partia para outra cidade em busca de mais convertidos para o cristianismo. Este deve ser o verdadeiro papel de um missionário cristão.

SABENDO QUE O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO NO SENHOR. A volta de Cristo tem a função de recompensar aos que fazem por amor a obra do reino de Deus (Apocalipse 22:12). Cristo vai galardoar a cada um segundo a sua obra (2 Coríntios 5:10).

sábado, 15 de março de 2014

1 Coríntios 15:57

1 Coríntios 15:57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.
MAS. A conjunção “mas”, porem, todavia e etc. faz uma ligação entre o texto anterior e o que se pretende escrever em seguida. E em muitos casos dando um destaque especial ao que pode ser acrescentado ao conteúdo já escrito. Porque efetivamente o assunto abordado pelo escritor desta carta sobre o momento da parousia de Cristo tem uma importância suprema para a igreja do Senhor. Mas, a conclusão deste assunto com o versículo que estamos comentando faz a supervalorização do arrebatamento da igreja na volta de Cristo para buscar os remidos.

GRAÇAS. Este versículo funciona como a doxologia de todo o capítulo quinze da primeira epístola aos Coríntios. E Paulo em um sentimento de adoração faz sua ação de graças do Todo-poderoso por ter a esperança de que os salvos em Cristo não passarão pela morte física, uma vez que serão transformados, quando o incorruptível se revestir da incorruptibilidade e o que é mortal se revestir da imortalidade. Certamente esta gratidão do escritor ao Deus da vida se dar pelo fato de que a morte e o inferno foram vencidos no pelos remidos no dia da parousia de Cristo.

A DEUS. Como um homem de Deus que era e alguém que depositava inteiramente sua esperança em Deus, o apóstolo dirige sua ação de graças ao Deus Criador e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo por todas as vitórias já conquistadas e por outras maiores que virão para a igreja de Cristo, principalmente no momento do arrebatamento daqueles que foram comprados pelo sacrifício do Cristo de Deus. Ele sabe que os que irão participar do arrebatamento não é por mérito próprio, mas sim pela graça de Deus e pela sua grande misericórdia em nos reconciliar consigo mesmo.

QUE NOS DÁ. Na verdade, ninguém merece a totalidade das bênçãos advindas da parte de Deus por Cristo. Fazer parte do reino de Deus e de Cristo é uma dádiva do Senhor para conosco. É ele “que nos dá” o privilégio de fazermos parte da família divina como filhos por adoção em seu Filho Jesus. O que temos recebido da parte de Deus já nesta vida como presente é muita coisa, todavia, o que o Senhor nos tem reservado para a vida eterna é algo que a mente humana não tem como avaliar. Por isso que não temos outra coisa a fazer senão render glórias e honra e louvor a ele.

A VITÓRIA. Mas, graças a Deus, que nos dá a vitória. Este é um dos muitos textos do novo testamento mais citado em mensagens de vitória para o povo de Deus e tem paralelo em Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas, somos mais que vendedores por aquele que nos amou. A nossa vitória sobre o pecado, sobre a morte e sobre o inferno vem da parte de Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. E a parousia de Cristo é a consagração desta grande vitória do povo de Deus sobre a morte. Isto porque o arrebatamento dos remidos os livrará de passarem pela morte física.

POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Cristo é o Senhor da igreja e em toda a extensão do novo testamento é confirmado seu Senhorio. Jesus quer dizer: Aquele que salva, e é o nome próprio do Filho de Deus. Cristo quer dizer: O ungido de Deus para implantar a nova dispensação ou enviado de Deus. Cristo fala da missão de Jesus e quem ele é.

1 Coríntios 15:55-56

1 Coríntios 15:55-56 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
ONDE ESTÁ, Ó MORTE. A morte passou a existir para a raça humana a partir da desobediência de Adão e Eva ao mandamento de Deus. Gênesis 2:16-17 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Em termos teológicos a morte é a separação ou alienação de Deus. Humanamente falando é a separação da alma e do espírito do corpo. Existe a morte física ou orgânica e a segunda morte.

O TEU AGUILHÃO? Esta é uma citação feita do Paulo do trecho de Oséias 13:14, em que o escritor dar a sua própria interpretação. Neste caso a morte é comparada a um escorpião com seu ferrão, o que aqui é chamado de aguilhão. Mas, na realidade o aguilhão fala sobre uma arma de ataque em que se usa o veneno para atingir a vítima. A parousia de Cristo vai desarmar a marte do sua arma de destruição, porque os que estiverem vivos na vinda de Cristo e que serão transformados, não passarão pelo ataque da morte. Por isso que Paulo afirma que nem todos “dormiremos”.

ONDE ESTÁ O INFERNO. O inferno neste caso a que se refere o nosso texto em foco diz respeito às forças infernais. Conforme se ver em Gênesis no seu terceiro capítulo, o Diabo foi o indutor da queda da raça humana. E os demônios e os espíritos maus que na presente era estão a serviço do Diabo vivem a influenciarem os seres humanos a prática do pecado e da rebelião contra Deus, que é a vida. O veneno mortal que a morte se utiliza para destruir a vida dos seres humanos é justamente a força do inferno. Mas, na parousia, este veneno será neutralizado por Cristo na vida dos salvos.

A TUA VITÓRIA? A vitória do inferno é justamente a morte e a destruição da vida das pessoas. No momento do arrebatamento da igreja o inferno não vai ter vitória sobre a vida dos remidos por Cristo, porque em vez de passarem pela morte, como é o processo natural de todo ser humano, os salvos serão transformados. Para que se cumpra esta palavra: O que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade e o que é mortal se revestirá da imortalidade. Por isso que se diz, a morte foi tradada na vitória.

ORA, O AGUILHÃO DA MORTE É O PECADO. O aguilhão da morte é o pecado. A morte é pintada nas esculturas mais antigas como uma caveira vestida de preto com uma foice na mão atacando os pecadores e lhes tirando a vitalidade e a vida. O veneno utilizado pela morte para destruir a vida dos seres humanos é justamente aquele produzido pelo próprio homem, que é o seu pecado. Deus não criou o homem para morrer, mas para ter vida e vida abundante. Porem, a transgressão e a rebelião dos seres humanos contra o seu Criador trouxe como consequência a morte.

E A FORÇA DO PECADO É A LEI. A lei é quem aponta o pecado dos seres humanos. A lei é quem acusa o homem de suas transgressões. A lei é quem mostra a iniquidade da raça humana. O pecado encontra força contra o homem justamente na lei. Quando se diz que Cristo nos libertou da lei é porque depois da dispensação da graça vivemos pelo favor de Deus e não pela legislação mosaica. Viver pela lei é um retrocesso.

1 Coríntios 15:54

1 Coríntios 15:54 - E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
E QUANDO. Esta é uma expressão temporal que aponta para algo de grande importância na história do cristianismo e da igreja de Cristo. Até porque diz respeito ao dia do cumprimento da promessa de Cristo para os seus seguidores, conforme está escrito em João 14:3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. “Quando” se refere ao dia da parousia de Cristo em que ele vira outra vez ao planeta terra para buscar os que lhe pertence, como também diz respeito ao dia do arrebatamento.

ISTO QUE É CORRUPTÍVEL. O nosso corpo é corruptível. Cheio de fraquezas e sujeito as interferências das doenças e das enfermidades. Quanto à composição orgânica do nosso corpo não há ninguém forte o suficiente para não ser submetido à degradação. O ser humano nasce frágil demais, os mais fortes até certo ponto se tornam robustos, mais com o passar dos anos, as células vão se decompondo e o que era bonito se torna gasto e, portanto, velho e frágil novamente. Por fim, ao ser submetido à morte física, tudo termina como começou pó e cinza como diz as sagradas escrituras. Esta é a trajetória natural de todo ser humano na terra.

SE REVESTIR DA INCORRUPTIBILIDADE. O que é corruptível convém que seja revestido da incorruptibilidade. O corpo humano que é composto de material degradável e perecível será transformado em uma outra composição que resistirá ao tempo e a qualquer outro tipo de coisa que desgasta e corrói a tudo e a todos. Este estado de ser incorruptível que vai revestir aos salvos e remidos por Cristo os tornará perfeito para habitarem na luz de Deus por uma eternidade sem fim. Porque na realidade foi para isso que Deus criou o ser humano, para ser eterno, e existir para todo o sempre.

E ISTO QUE É MORTAL. Com a queda da raça humana veio como consequência à morte. E a morte passou a reinar e dominar sobre a vida dos seres humanos que passaram a ser mortais. O texto um pouco mais a frente deste mesmo capítulo nos afirma que o aguilhão da morte é o pecado, ou seja, o veneno da morte que mata os seres humanos é o pecado. Como não há quem peque todos tem que passar pela morte, como estar escrito: Está determinado ao homem morrer. Não têm grande nem pequeno, nem rico nem pobre, todos estão sujeitos a morte física ou orgânica.

SE REVESTIR DA IMORTALIDADE. O arrebatamento da igreja vai dar como herança aos remidos por Cristo o prêmio da imortalidade. Esta imortalidade se dará pela transformação do corpo do pecado em um corpo glorificado pela absolvição da imortalidade. A imortalidade é sinônima de: salvação e vida eterna em Cristo Jesus.

ENTÃO CUMPRIR-SE A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA TRAGADA FOI A MORTE NA VITÓRIA. Esta é uma interpretação livre de (Isaías 25:8). Na sua ressurreição dentre os mortos Cristo deu sua primeira pancada na morte. No arrebatamento será mais um golpe fatal contra a morte. E o milênio com a inauguração da eternidade será um golpe mortal na morte. A morte e o inferno serão lançados no lado de fogo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...