terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:2

Gálatas 3:2 - Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
SÓ QUISERA SABER. O apóstolo estava realmente estarrecido por ver que, os seus filhos na fé tão depressa se deixassem mover da firmeza do evangelho da graça, por uma outra filosofia religiosa que não era adequada para o povo gentílico. Cheio de dúvidas o escritor faz perguntas em busca de respostas, porque ele próprio não estava entendendo nada do que estava acontecendo com os seguidores do evangelho de toda uma região, que havias se convertido por meio da pregação da fé, e não pelas exigências da lei de Moisés.

ISSO DE VÓS. A lei mosaica de início mostrou sua eficácia para o Israel de Deus, mas não demorou muito tempo para cair no desuso, prova disto era de que, em muitos momentos da história dos filhos de Israel, eles abandonaram a legislação de Moisés. Diferente do evangelho da graça de Deus e da pregação da fé que o apóstolo dos gentios se envolvia com dedicação, alcançando todas as nações do mundo. Para o autor desta carta era algo estarrecedor saber que os seus leitores estavam regredindo, em vez de avançarem na fé.

RECEBESTES. Tendo Paulo e os seus companheiros de ministério pregado o evangelho das boas novas de Cristo nas cidades da Galácia, prontamente o povo recebeu a mensagem e Deus fez maravilhas no meio dos seguidores de Cristo. As igrejas começaram muito bem recebendo da parte de Deus virtudes, muita alegria e o derramamento abundante do Espírito Santo, com os dons espirituais e ministeriais. Mas, não demorou muito tempo.

O ESPÍRITO. A promessa antiga se cumpria no meio daquele povo, conforme Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Muitos foram cheios do Espírito Santo de Deus em cumprimento das promessas.

PELAS OBRAS DA LEI. No entanto, não foi por cumprirem os requisitos exigidos pela legislação de Moisés, que os convertidos ao cristianismo receberam a presença maravilhosa do Espírito de Deus. Até porque a promessa da fusão do Espírito na vida dos servos e servas de Deus, não era para o tempo da lei, mas sim, para o momento já dentro da nova dispensação da graça, coisa que só veio acontecer depois do dia de pentecostes.

OU PELA PREGAÇÃO. Enquanto os judaizantes exortavam os gentios convertidos ao cristianismo, de que eles deveriam cumprir as exigências da lei de Moisés, nada acontecia espiritualmente com os seus ouvintes. Mas, quando os missionários cristãos pregavam sobre a nova proposta de Deus para os gentios, Deus fazia acontecer coisas grandes, com o derramamento do Espírito Santo no meio do seu povo, e isso era maravilhoso.

DA FÉ? O escritor queria saber dos seus leitores, se eles receberam o poder de Deus, pela presença do Espírito Santo, pelas obras da lei ou pela pregação da fé? É óbvio que pelas obras da lei, nada mais acontecia, porque um novo tempo estava sendo proposto por Deus em Cristo Jesus, pela presença poderosa do Espírito Santo. A pregação da fé é a mensagem do evangelho glorioso do Senhor Jesus sobre a nova dispensação da graça.

Gálatas 3:1

Gálatas 3:1 - Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Ó INSENSATOS. O apóstolo dos gentios inicia este capítulo três de sua carta, de maneira dura contra os seguidores do cristianismo da Galácia. Prontamente se verifica a decepção do apóstolo com seus leitores, eles que foram convertidos por meio das atividades evangelísticas de Paulo, mas que neste momento estavam se deixando levar por outras doutrinas, que não eram aquelas ensinadas pelo apóstolo. O escritor lhes classificam de insanos, sem nenhum entendimento, por deixarem a graça de Cristo pela lei de Moisés.

GÁLATAS. O autor não esta se referindo a uma só comunidade cristã de uma cidade, até porque a Galácia era uma região que ficava do Centro Norte da Ásia Menor, onde hoje fica a Turquia Asiática. Ao que tudo indica, não foi somente na igreja da Antioquia, que as doutrinas legalistas da igreja de Jerusalém haviam chegado, mas segundo podemos deduzir dos relatos deste texto, as lideranças de Jerusalém estavam atuando em toda região. O acordo que foi celebrado entre Paulo e os líderes de Jerusalém, foi quebrado.

QUEM VOS FASCINOU. Paulo usa uma linguagem que para os dias de hoje seria o seguinte: Quem vos enfeitiçou? Ou quem vos hipnotizou? Ao ponto de vos tornarem incessíveis as verdades do evangelho? A verdade é que os gentios convertidos ao cristianismo por meio das atividades evangelísticas de Paulo, se deixaram levar pela dissimulação dos legalistas de Jerusalém, ao ponto de se tornarem judaizantes.

PARA NÃO OBEDECERDES A VERDADE. Paulo, como missionário de Cristo enviado aos gentios de todo o mundo da sua época, quando chegava a uma nova cidade para pregar o evangelho da graça de Deus e a fé em Cristo Jesus, enquanto não fundava uma nova comunidade cristã, de tal cidade não saia, enquanto não doutrinasse os novos convertidos, até que se tornassem maduros na fé, como foi o caso das igrejas da Galácia.

A VÓS, PERANTE OS OLHOS DE QUEM. Os leitores do apóstolo eram conhecedores das doutrinas ensinadas pelo escritor, mas que estavam desobedecendo aquilo que haviam aprendido. Foram todos bem instruídos sobre a nova aliança de Deus, implantada por Cristo Jesus, como sendo o pacto da graça de Deus com os gentios, para formar um novo Israel espiritual, que é a igreja remida de Cristo, com todas as nações do mundo.

JESUS CRISTO FOI EVIDENCIADO. Desde os primeiros momentos da presença de Paulo e os seus amigos de ministério naquela região, que os missionários haviam ensinado sobre o valor da morte de Cristo Jesus, no tocante a aliança da graça com os gentios. Principalmente em suas campanhas evangelísticas, o autor buscou frisar bem que, a morte expiatória de Cristo, foi justamente para libertar as pessoas da lei de Moisés.

CRUCIFICADO, ENTRE VÓS? Não que o Cristo de Deus tivesse sido crucificado lá na região da Galácia, porque de fato ele foi crucificado na cruz do Calvário. Mas, o que Paulo desejava explicar era de que, ele expos com riqueza de detalhes para os seus leitores o valor real da propiciação feita pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em prol de sua igreja remida. Desprezar isso era uma questão de insensatez e loucura.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Gálatas 2:21

Gálatas 2:21 - Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu vão.
NÃO ANIQUILO. Anteriormente o autor afirma ter se esforçado para destruir a lei, isso mesmo, mas agora, ele declara que não aniquila a graça de Deus, isso porque, ele diz dentro dos seus escritos que foi um dos grandes beneficiários desta multiforme graça de Deus. No pensamento de Paulo, os cristãos legalistas de Jerusalém, que procuravam aplicar as exigências da legislação de Moisés na vida dos seguidores do cristianismo, estavam trabalhando contra a aliança da fé em Cristo e o pacto da graça de Deus.

A GRAÇA. Conforme o que se aprende com o evangelho de Cristo, a graça de Deus é um favor não merecido que o Criador dispensa em prol de todos aqueles que aceitam os parâmetros da nova aliança de Deus. De fato, quando a humanidade merecia a ira, o furor e o castigo de Deus, o Criador agiu doutro modo, derramando sobre os remidos de Cristo, sua bondade sem limites, suas misericórdias que se renovam a cada manhã e o seu perdão. Deus em Cristo Jesus, estava reconciliando o mundo consigo mesmo.

DE DEUS. Essa graça vem de Deus, porque a iniciativa de salvar a humanidade partiu do coração do Pai. Desde a queda da raça humana lá no Jardim do Éden, que o Senhor prometeu enviar uma solução para o problema do pecado dos seres humanos e suas consequências, quando ele diz que vai providenciar para que a semente da mulher vença o inimigo. São muitas as promessas messiânicas que Deus fez pelos seus profetas.

PORQUE SE A JUSTIÇA. O que funcionava nas igrejas compostas de judeus convertidos ao cristianismo em Israel e na Palestina era apenas um judaísmo reformado, em que os apóstolos ensinavam aos seguidores de Cristo que eles tinham que guardar a lei. Porque o que devia prevalecer era a obediência aos mandamentos da legislação de Moisés. Para o grupo apostólico, praticar a justiça era se submeter às exigências da lei de Moisés.

VEM DA LEI. Para os apóstolos de Jerusalém, Cristo veio e não mudou nada quanto à legislação de Moisés, porque para eles, Jesus apenas fez uma reforma no judaísmo. Os apóstolos de Jerusalém interpretavam que, Jesus não veio para destruir a lei, mas para cumpri-la, e se Cristo cumpriu, em suas teologias, os cristãos também deveriam cumprir tudo que estava escrito na legislação de Moisés. Porem, Cristo cumpriu em nosso lugar.

SEGUE-SE QUE CRISTO. Só que, na teologia de Paulo, que era a teologia da fé em Cristo e em sua perfeita obra de redenção já realizada e na graça de Deus que salva o pecador por pura misericórdia, e não pelas obras da lei, era tudo diferente. Para Paulo, se alguém optasse pela lei de Moisés, estava renunciando a fé em Cristo e aniquilando a graça de Deus. Para o apóstolo dos gentios não tinha como reconciliar a lei com a graça.

MORREU EM VÃO. Aceitar a lei de Moisés como meio de justificação era a mesma coisa que rejeitar a Cristo e sua obra preciosa de reconciliação do homem com o seu Criador. Voltar a guardar a lei de Moisés era a mesma coisa que dizer que, o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, não vale nada. Ou a lei de Moisés ou a morte propiciatória de Cristo. Paulo não via como conciliar, viver para Cristo e guardar a lei.

Gálatas 2:20

Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo no corpo, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
JÁ ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO. Para que o Cristo de Deus foi crucificado na cruz do Calvário? Dentro deste tema que o escritor vem desenvolvendo, foi justamente para libertar a sua igreja, composta de judeus e gentios, da lei. Quando o apóstolo diz que já está crucificado com Cristo, ele quer dizer que, foi liberto das amarras e das ordenanças de uma lei que, no tempo da nova dispensação, se tornou obsoleta, para dar lugar ao evangelho da paz, em que traz uma mensagem de fé em Cristo pela graça de Deus.

E VIVO, NÃO MAIS EU. A morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi para produzir vida, e vida com abundância para os seus discípulos. A lei, no caso de Paulo, gerou morte para ele, Todavia, a propiciação de Cristo lhe trouxe a ressurreição espiritual. O que antes era morte, condenação e maldição foram desfeitas para dar lugar a vida, salvação e bênção, tudo isso em Cristo Jesus que remiu o seu povo.

MAS CRISTO VIVE EM MIM. Os defensores do judaísmo, e, portanto, da legislação de Moisés, usados pelo diabo com os seus demônios, crucificaram o Cristo de Deus, matando-o no madeiro, por morte de Cruz. Porem, ele ressuscitou, subiu ao céu para se assentar a destra de Deus, e fundou a sua igreja, que ele remiu com o seu sacrifício de amor. Para essa dimensão de vida, Cristo vive por meio dos seus remidos, que é a igreja.

E A VIDA QUE AGORA VIVO NO CORPO. O Messias veio ao planeta terra, prodigalizou a obra perfeita de redenção, implantou a nova dispensação da graça, em que por meio do evangelho das boas novas estabeleceu uma nova ordem mundial, em que os seus seguidores não mais vivem para si mesmo, isso porque, todos aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, não mais fazem suas próprias vontades, mas a de Cristo.

VIVO-A NA FÉ DO FILHO DE DEUS. De acordo com a dispensação da graça, de Deus por Cristo Jesus, e pela igreja remida, o justo viverá pela fé no Filho de Deus. Viver pela fé no Filho de Deus é renunciar tudo o que o mundo oferece, mas que não agrada a Deus, bem como crer no nome do Filho de Deus, Jesus Cristo, e na obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que fez a reconciliação.

O QUAL ME AMOU. A lei, ou a letra no papel, não tem sentimento, porque é algo morto, que só estabelece regras e exigências. Mas o Verbo encarnado demostrou na prática o verdadeiro amor pela sua igreja amada, que ele comprou com seu sacrifício de amor. A lei, não passava de teoria, mas o Cristo de Deus foi, na prática, a essência do mais forte e ilimitado amor pela humanidade, sua vida e ministério foi uma prova do mais puro amor.

E SE ENTREGOU A SI MESMO POR MIM. No tempo da mudança, da velha dispensação da lei, pela nova dispensação da graça, o Criador estava no seu limite de tolerância, alguma coisa precisava ser feita, ou destruição ou salvação da humanidade. Foi quando o Filho de Deus se dispôs a vir para servir de propiciação, e com isso aplacar a ira e o furor de Deus contra a humanidade. Cristo Jesus construiu um ambiente de paz pela reconciliação.

Gálatas 2:18-19

Gálatas 2:18-19 - Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
PORQUE SE TORNO A EDIFICAR. No caso de Paulo, que de princípio exerceu um ministério independente, da igreja mãe de Jerusalém, ele passou a anunciar um evangelho da graça, com diferencial do que era pregado pelos apóstolos originais, porque Paulo transmitia o evangelho para os gentios. Desta forma, com a chegada de Pedro e os emissários de Tiago, se Paulo fosse aplicar o evangelho da circuncisão, teria que desmontar toda a estrutura de suas mensagens e doutrinas já estabelecidas por ele.

AQUILO QUE DESTRUÍ. O que o escritor quis dizer com essas palavras era de que, ele pregou um evangelho que trazia em sua mensagem conteúdos totalmente diferentes do que estavam contidos na legislação de Moisés. Assim sendo, o evangelho da graça pregado por Paulo funcionava na vida das pessoas com efeitos contrários de tudo aquilo que fazia parte na lei de Moisés. O apóstolo dos gentios ensinava aos judeus e gentios convertidos ao cristianismo, que eles não eram obrigados a guardarem a lei de Moisés.

CONSTITUO-ME A MIM MESMO. Digamos que, com a chegada de Pedro e dos emissários de Tiago nas igrejas gentílicas, então, Paulo se sentisse constrangido a voltar a guardar a lei de Moisés, como também ensinar para que os seus filhos na fé fizessem o mesmo. Se ele fizesse isso, estava sendo transgressor dos seus próprios ensinos, coisa que não combinava com o grande apóstolos dos gentios, ele que repreendeu a Pedro por isso.

TRANSGRESSOR. Desde que Paulo rompeu definitivamente com o judaísmo, que procurou implementar uma nova teologia da libertação, por meio do evangelho da graça de Deus. Mas, se de repente ele abandonasse a mensagem da salvação pela graça e buscasse cumprir as exigências da legislação de Moisés, os seus filhos na fé, e os seus opositores nas igrejas do mundo gentílico, iriam taxa-lo de transgressor de sua teologia.

PORQUE EU, PELA LEI. O “eu” é enfático dentro do texto, porque o autor chama a se a responsabilidade daquilo que ele estava transmitindo e escrevendo para seus leitores. Pelo evangelho da fé e da graça pregado e ensinado pelo apóstolo dos gentios, então, ele trabalhou para anular a lei na vida dos seus filhos na fé, e em todas as igrejas por ele fundadas. Assim sendo, a própria lei de Moisés traçava um veredito sobre Paulo.

ESTOU MORTO PARA A LEI. A sentença forense sobre o apóstolo dos gentios é que para a legislação de Moisés, ele era um homem morto, condenado pela própria lei e amaldiçoado pelos seus mandamentos. Apesar de ser um judeu por natureza, mais Paulo não era mais um seguidor do judaísmo, o que o tornava igual a um gentio, como qualquer um outro, uma vez que, ele havia se tornado um herege para os judaizantes.

PARA VIVER PARA DEUS. Morto para a lei, mas vivo para Deus. De que modo isso funcionava para Paulo? O fato é que, o próprio Deus se encarregou de por meio do seu Filho Jesus, implantar uma nova ordem mundial, com a chegada da nova dispensação da graça. A lei de Moisés cumpriu seu papel para os filhos de Israel, mas para a igreja remida de Cristo, o que vale é o evangelho das boas novas e as doutrinas cristãs.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Gálatas 2:17

Gálatas 2:17 - Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
POIS, SE NÓS. O escritor fala sobre ele próprio, como também se refere aos apóstolos de Cristo, e neste caso específico sobre Pedro e os emissários de Tiago, que estavam presentes na igreja de Cristo que estava na cidade da Antioquia da Síria. Estes mesmos e outros tantos, que antes eram seguidores do judaísmo, mas que se converteram ao cristianismo, ou por terem conhecido a Cristo pessoalmente ou por terem ouvido as boas novas do evangelho de Cristo Jesus. Inclusive o apóstolo se inclui entre os tais.

QUE PROCURAMOS. No caso de Paulo, não havia sido nada fácil ter que deixar sua antiga religião para aceitar e servir ao cristianismo, até porque, humanamente falando, de princípio ele teve a perda de muitos privilégios, pois tinha acesso direto aos sacerdotes e por ser fariseu possuía muitas vantagens. Também não era nada fácil para os demais apóstolos, que com o passar do tempo, foram todos perseguidos e mortos.

SER JUSTIFICADOS. Verdade era de que, os judeus de sangue, que faziam parte do judaísmo, e que se converteram ao cristianismo, continuavam quase que cumprindo completamente a lei de Moisés, com algumas modificações dos ensinos deixados por Cristo. Mas no caso de Paulo, que era o apóstolo dos gentios, ele buscava absolutamente se justificar pela sua fé suficiente em Cristo, baseado na multiforme graça de Deus.

EM CRISTO. Buscar ser justificado em Cristo é a mesma coisa que exercer plenamente a fé, confiança e esperança de que em Cristo Jesus, somos considerados inocentes diante da justiça de Deus. Isso porque, a obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é suficiente para proporcionar a reconciliação com o Criador. Ser justificado em Cristo é ser beneficiado com a propiciação de Cristo.

NÓS MESMOS TAMBÉM SOMOS ACHADOS PECADORES. Ninguém na época em que foi implantada a nova dispensação da graça de Deus tinha condições de cumprir totalmente as exigências da lei (somente Cristo cumpriu a lei). Se Paulo e os demais apóstolos tentassem voltar ao tempo da lei, não teriam condições de ser fieis totalmente as exigências da legislação de Moisés, e, portanto, seriam também transgressores da lei.

É PORVENTURA CRISTO MINISTRO DO PECADO? Neste caso, Paulo mostra aos seus oponentes da igreja de Cristo que estavam na Galácia, que Cristo veio para ser ministro de um novo tempo, em que as pessoas não mais seriam obrigadas a cumprirem as exigências da legislação de Moisés. Mas que, sua nova proposta era baseada no evangelho das boas novas, com promessa de libertação dos escravos da lei judaica.

DE MANEIRA NENHUMA. Cristo veio, cumpriu a lei em lugar dos seus seguidores para que os seus discípulos fossem libertos das exigências da lei, e não para estabelecer mais leis impraticáveis. O Messias veio justamente para ser ministro de um evangelho que promete liberdade e não escravidão. As leis estabelecidas por Cristo são normas espirituais e não um código rígido de mandamentos, que não se podem praticar.

Gálatas 2:16

Gálatas 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
SABENDO QUE O HOMEM NÃO É JUSTIFICADO. Para a justiça, um homem que é acusado de um crime, ele é justificado perante a lei, se provar a sua inocência ou quando quitar sua dívida perante a justiça, pagando pelo crime que cometeu. Dentro do aspecto religioso, a que se refere o autor, ser justificado, neste caso, é o homem não ser condenado pela justiça divina. Havia um novo modus operante em ação no mundo.

PELAS OBRAS DA LEI. No tempo da velha dispensação, para que os filhos de Israel fossem achados justificado perante a legislação de Moisés, cada um individualmente e com responsabilidade e obrigação tinha que cumprir todos os mandamentos da lei, sejam eles, importantes ou menos significantes. Agora, já dentro do novo tempo da aliança da graça de Deus por Cristo, isso já não funcionava assim como dantes, como determinava a lei.

MAS PELA FÉ EM JESUS CRISTO. Romanos 3:24-25 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Nesta aliança, o homem entra apenas com a sua fé, e Deus em Cristo Jesus entra com o seu perdão e a sua graça.

TEMOS TAMBÉM CRIDO EM JESUS CRISTO. Ser justificado, conforme a nova aliança da graça de Deus em Cristo Jesus é ser salvo ou ter direito a vida eterna. A parte humana nesta aliança de paz com Deus, o ser humano entra com a sua fé plena no nome poderoso de Cristo e em sua obra perfeita de redenção. Esta fé que precisamos exercer em Cristo é a entrega total aos seus cuidados, de que ele nos justifica diante de Deus.

PARA SERMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ EM CRISTO. Efésios 2:8-10 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Cada um dos remidos em Cristo deve crer, de que a propiciação de Cristo nos reconcilia com Deus Pai, pela paz.

E NÃO PELAS OBRAS DA LEI. A legislação de Moisés cumpriu o seu papel na organização do povo de Israel para tomarem posse da terra prometida, mas não demorou muito até que o povo de Deus se tornasse desobedientes aos seus mandamentos. Já na época de Cristo, a lei de Moisés se encontrava obsoleta para o povo judeu. Assim sendo, ninguém mais poderia se justificar diante da justiça de Deus, pelas obras da legislação de Moisés.

PORQUANTO PELAS OBRAS DA LEI NENHUMA CARNE SERÁ JUSTIFICADA. O Messias de Deus veio justamente implantar uma nova ordem mundial, por meio da nova dispensação da graça. Neste novo jeito de Deus tratar com a humanidade, ninguém está obrigado a cumprir as ordenanças da lei de Moisés, porque agora, o que deve prevalecer é o que consta no evangelho das boas novas de Cristo para judeus e gentios, a igreja de Cristo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...