terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tiago 3:15-16

Tiago 3:15-16 - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
ESSA NÃO É A SABEDORIA. O autor continua com suas críticas contra aqueles que alimentavam o ódio contra os judeus, até porque ele era um judeu, e além do mais ele estava escrevendo para os judeus da dispersão. A defesa do escritor era para que não houvesse um racha entre os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios que agora faziam parte da igreja de Cristo. Na leitura do escritor, não haviam duas igrejas, mas sim, uma só, compostas de judeus e gentios convertidos pelo evangelho de Cristo.

QUE VEM DO ALTO. O sentimento de facção que norteava alguns dos que faziam parte do judaísmo e do cristianismo, não estava de acordo com a sabedoria que vem de Deus, porque sua origem vem de outas fontes, sobre as quais o autor expõe logo em seguida. Para o apóstolo, dividir a igreja em dois seguimentos do cristianismo, não representava a vontade de Deus, mais sim dos homens, que defendiam seus próprios interesses e não os interesses do reino dos céus, nem do coração do Pai.

MAS É TERRENA, ANIMAL. Durante o ministério do Senhor Jesus, os judeus alimentaram o ódio contra o Messias de Deus e, portanto, contra o reino de Deus, porque não aceitaram Jesus de Nazaré como sendo o Emanuel de Deus. Se agora, os líderes do cristianismo fossem revidar contra os judeus estavam agindo, não com a sabedoria que vem do alto, mas sim, com a sabedoria humana, seguindo simplesmente a intuição e os sentimentos do homem terreno e com a irracionalidade.

E DIABÓLICA. No entendimento de Tiago, essa guerra religiosa que havia entre os seguidores do judaísmo e do cristianismo, não era de Deus, mas sim humana, por questões de interesses de grupos dominantes, era também irracional, porque não levava a nada de positivo, senão de negativo, e por fim era influenciada pelo diabo. Para o autor, o racha só podia ter uma origem maléfica, porque naquela época as pessoas viviam se digladiando umas contra as outras, por questões religiosas.

PORQUE ONDE HÁ INVEJA. Por um lado, os seguidores da legislação mosaica se vangloriavam de pertencerem à antiga aliança de Deus com Abraão, Isaque e Jacó, e com isso se achavam as pessoas melhores do mundo, desprezando os demais povos. Por outro lado, os que se convertiam ao cristianismo, menosprezavam os judeus porque se diziam fazer parte do novo Israel de Deus, e que a nova dispensação era superior à antiga. E isso inflamava o sentimento de inveja entre os dois grupos.

E ESPÍRITO FACCIOSO. A falta da sabedoria que vem do alto, e a prevalência das atitudes meramente humanas, irracionais e diabólicas, não contribuíam em nada para unirem judeus e cristãos, pelo contrário os dividia cada vez mais, por meio de facções.

AÍ HÁ PERTURBAÇÃO E TODA A OBRA PERVERSA. O cristianismo nasceu, cresceu e se desenvolveu em um ambiente de muita pressão. Os cristãos anunciavam uma nova religião fundada por Cristo, enquanto que, os judeus tentavam manter o judaísmo de pé a qualquer preço, mesmo que para tanto, perseguissem e matassem pessoas.

Tiago 3:14

Tiago 3:14 - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
MAS. O escritor Tiago, juntamente com a maioria dos apóstolos de Jerusalém, concentraram suas atividades em Israel até os anos setenta, quando o imperador romano Tito mandou incendiar a cidade de Jerusalém expressando o seu ódio contra os judeus e os cristãos. Já o apóstolo Pedro, ficou meio que dividido entre a igreja mãe de Jerusalém o as igrejas gentílicas. No entanto, o apóstolo Paulo, que foi classificado e reconhecido como o apóstolo dos gentios, trabalhou mais nos campos missionários transculturais.

SE TENDES AMARGA INVEJA. No tempo em que essa epístola foi escrita havia efetivamente verdadeiros embates entre os vários grupos religiosos da época, em que os judaizantes lutavam para deter o crescimento do cristianismo. E dentro do próprio cristianismo haviam as várias correntes teológicas que se confrontavam entre si, pelos pontos de vistas dos seus líderes. Tiago defendia a ortodoxia, Paulo defendia uma teologia mais liberal, e Pedro, ora estava de um lado, ora do outro.

E SENTIMENTO FACCIOSO. De forma que, por conta dos pontos de vistas conflitantes, sentimentos facciosos estavam sendo pulverizados no seio das comunidades religiosas. Pelo contexto da epístola de Tiago se percebe que este escritor buscava conciliar os elementos comuns entre o judaísmo e o cristianismo. Já Paulo desassociava uma religião da outra, pregando que a velha dispensação era coisa do passado, e que uma nova dispensação da graça estava em vigor, tendo sido implantada por Cristo Jesus.

EM VOSSOS CORAÇÕES. Há quem diga que o escritor Tiago desabafa neste ponto, em criticar aqueles que pregavam total desapego as tradições do judaísmo, por defenderem que a antiga aliança de Deus com os judeus era coisa do passado. De fato, a legislação mosaica não mais precisava ser guardada pela igreja de Cristo, mas, nem por isso ela deixou de existir para os judeus, que não se converteram ao cristianismo. Até os dias de hoje, existem aqueles que vivem de acordo com a lei de Moisés.

NÃO VOS GLORIEIS. Na época da antiga dispensação da lei, os judeus se vangloriavam de serem a única nação do mundo em que mantinha aliança de fidelidade com o Deus Criador, e isso era fato, com exceção de alguns prosélitos gentios que se convertiam ao judaísmo. Na nova dispensação da graça, implantada por Cristo eram os cristãos ou a igreja de Cristo quem tinha agora, este privilégio. Porem, para o autor, não era motivo de se gloriar, em detrimento dos demais, principalmente contra os judeus.

NEM MINTAIS. Como se sabe, Tiago era o líder da igreja cristã em Jerusalém, e como tal, ele seguia mais uma linha de pensamento mais ortodoxa do cristianismo, não se sabe ao certo se para manter a paz com os judaizantes ou por convicção pessoal. O certo é que, ele não aceitava que os cristãos atacassem as tradições religiosas do judaísmo.

CONTRA A VERDADE. Para o autor desta epístola, a verdade é que o cristianismo é filho do judaísmo, a nova dispensação depende da antiga, o Novo Testamento é a continuidade do Velho Testamento e que ambas as religiões estão ligadas uma a outra. E negar estas verdades é ir contra as realidades das santas Escrituras do ponto de vista de Tiago.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tiago 3:13

Tiago 3:13 - Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
QUEM DENTRE VÓS É SÁBIO. O apóstolo começa uma nova seção mostrando aos seus leitores de que é falta de sabedoria, quem age de forma desbocada em palavras vãs e torpes, mas que a verdadeira sabedoria vem do alto, descendo do Pai das luzes, ele que é a própria sabedoria em essência. O escritor não fala sobre nomes, mas aponta sobre quem dentre os seus leitores eram os verdadeiros sábios, e podemos fazer uma leitura do pensamento do apóstolo de que o sábio é aquele que fala o que é certo.

E ENTENDIDO. Uma pessoa pode acumular enorme quantidade de conhecimentos e ter na vida muitas experiências por já ter passado por muitas situações, mas isso não quer dizer que essa pessoa tenha o verdadeiro entendimento das coisas. Faz-se necessário juntar a sabedoria e o bom entendimento para agir corretamente por meio das ações, pensamentos e palavras. O entendido é aquele que pensa e medita no que vai falar, e não aquele que só vai pensar depois de falar, isso é falta de entendimento.

MOSTRE. Verdade é que existem muitas pessoas esforçada em estudar, pesquisar sobre as coisas mais significantes e até certo ponto acumular muito conhecimento e experiência, porem, quando se trata de transmitir seus conhecimentos adquiridos, usa isso de forma erra, para tirar proveito próprio, e não para o bem do seu próximo. Como si diz: falar bem e de forma correta é o dom, e somente aquele que tem o Espírito de Deus e que fala pela sabedoria que vem do alto é que acerta no seu falar.

PELO SEU BOM TRATO. Não adiante ter um bom discurso, e na prática demonstrar o contrário do que se diz, porque simplesmente conhecimento sem fazer o que se diz. Os pregadores que fazem seus discursos carregados de frases emocionais precisam descer do púlpito e por meio de suas ações demonstrarem que ama de verdade os seus ouvintes. Simplesmente a eloquência em demonstração de sabedoria humana ou científica, não significa nada, se estas palavras não puderem ser postas em prática.

SUAS OBRAS. Mais uma vez em sua carta, o autor traz a toma a questão polêmica das obras da lei, pondo um contra ponto entre a antiga dispensação e na nova, inaugurada pelo evangelho da graça de Deus. Os judeus acusavam os cristãos de serem mais teóricos do que práticos, enquanto que os cristãos rechaçavam os judaizantes de que eles precisavam abandonar as obras da lei e seguir a fé. Como Tiago era um mediador entre uns e outros, ele precisava reconciliar uma e outra coisa.

EM MANSIDÃO. Para o escritor, o mais importante mesmo era uma boa convivência entre os seguidores do judaísmo e do cristianismo, e para tanto, ambas as partes precisavam se comportar com mansidão, a fim de não se destruírem uns aos outros. O cristianismo é de fato a religião da reconciliação e não da retaliação ou da guerra.

DE SABEDORIA. O bom censo e a boa convivência se estabelecem pela mansidão de sabedoria. Os seguidores do judaísmo precisavam compreender que o cristianismo já fazia parte das promessas de Deus antes mesmo do Messias aparecer. E ao mesmo tempo, os cristãos precisavam igualmente entender que a lei sérvio de aio.

Tiago 3:12

Tiago 3:12 - Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira produzir figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
MEUS IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos, por crerem que encontram um tronco comum na arvore genealógica da raça humana em Adão e Eva. Já os judeus se consideravam irmãos uns dos outros, porque eles se diziam serem filhos dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e até certo ponto se orgulhavam disto. No que concerne aos cristãos, todos se consideram irmãos uns dos outros, em Cristo Jesus, nosso irmão mais velho.

PODE TAMBÉM A FIGUEIRA. Esta era uma arvore comum no Oriente Médio, de onde se atribui a sua origem, das figueiras se colhe o figo para se comer, apesar de existirem também figueiras bravas, que não são recomendáveis para os seres humanos comerem dos seus frutos, porque são tóxicos, mas apenas os animais podem se alimentarem dos seus frutos. Esta é a primeira arvore citada na bíblia, em que suas folhas foram utilizadas por Adão para se cobrir, ao perceber que estava nu.

PRODUZIR AZEITONA. É bem provável que o autor esteja falando de caráter, de personalidade e de estilo de vida das pessoas, em que o dia a dia de quem serve a Deus não tem lugar para dupla personalidade, e que as pessoas não devem falar uma coisa e viver doutra maneira. A azeitona é o fruto da oliveira e não da figueira. Como pode alguém dizer que é uma pessoa do bem e suas palavras o denunciar como alguém que vive a mentir, enganar e só vive a denegrir a vida do seu próximo?

OU A VIDEIRA PRODUZIR FIGOS? A videira logicamente produz uvas, que por sua fez produz vinhos, por isso que é chamada de videira. Já o figo é produzido pela figueira, que é uma planta que se tem em larga escala no Oriente Médio, e, portanto, bem conhecida dos leitores. Usando a interpretação alegórica, podemos dizer que, a maioria dos que fazem seus discursos e que pregam, estão indo contra o curso normal da natureza, porque o certo seria falar somente a verdade e tudo aquilo que é bom.

ASSIM TAMPOUCO PODE. E continua o nosso autor com suas ilustrações para fazer os seus leitores entenderem o perigo de se usar a faculdade da fala de forma errada, porque isso desagrada a Deus e pode também prejudicar a vida do seu próximo. Os judeus eram especialistas em usarem as fábulas para tentarem explicar suas ideias religiosas para os seus ouvintes. Assim como o Senhor Jesus em muitas ocasiões se utilizou da aplicação de parábolas para falar e explicar a respeito do reino de Deus.

UMA FONTE DAR. O escritor está falando sobre o que em nosso país se chama de olho d´agua, ou poço, cacimba, que por sua vez são alimentados por algum manancial, como um rio, um açude ou barragem e ainda por um reservatório de água subterrâneo. A pessoa diz aquilo que está no seu coração, que é a fonte de sua fala.

ÁGUA SALGADA E DOCE. De uma fonte jorra somente água, doce ou salgada, conforme a qualidade de seu manancial que a alimenta. Se o seu manancial for de água doce, da fonte jorra água doce, se salgado o manancial, da fonte jorra água salgada. Se alguém é de Deus deve falar a verdade, se não é de Deus fala mentiras.

Tiago 3:10-11

Tiago 3:10-11 - De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
DE UMA MESMA BOCA. O apóstolo começa falando sobre aqueles que usam sua boca para falar das coisas de Deus e ao mesmo tempo deixam que dela também procedam mensagens negativas e que só tendem a prejudicar aos outros. É lamentável que os que se dizem ser mensageiros das doutrinas cristãs utilizem do expediente da enganação e por meio dos seus discursos embutem mensagens subliminares que só atendem aos seus interesses pessoas ou de grupos religiosos.

PROCEDE BENÇÃO. Os verdadeiros mensageiros do reino de Cristo foram chamados para abençoar as pessoas e não amaldiçoarem os homens, que foram feitos a imagem de Deus. Os pregadores das boas novas do evangelho de Deus se utilizam de sua voz para mostrar aos homens o caminho da salvação que há em Cristo Jesus, mediante a nova dispensação da graça, e para isso, sempre transmitem suas mensagens Cristocêntricas, revelando os benefícios da obra de Cristo em prol de todos os homens.

E MALDIÇÃO. Certamente o escritor se lembra do caso de Balaão e Balaque, em que Balaque rei dos moabitas mandou em busca de Balaque para que este amaldiçoasse os filhos de Israel. O profeta, até certo ponto, tomado de interesses pessoas cedeu à tentação, mas que por fim, teve que responder: Não poderás amaldiçoar este povo, porque é povo bendito (Números 22:12) e outra vez: Eis que recebi mandado de abençoar, pois Deus tem abençoado, e eu não posso revogar (Números 22:20).

MEUS IRMÃOS. O fato de o autor chamar os seus leitores de “meus irmãos”, em primeiro lugar nos fala da sua forma carinhosa com que busca tratar os destinatários desta carta, e até certo ponto, o líder da igreja de Jerusalém estava demonstrando sua humildade. Depois, ele estava escrevendo para os Judeus, que se consideravam irmãos, por pertencerem à mesma arvore genealógica dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Por fim, todos os cristãos se consideravam irmãos em Cristo.

NÃO CONVÉM QUE ISSO SE FAÇA ASSIM. Há da parte do escritor uma reprovação expressa ao comportamento dúbio dos mensageiros da palavra de Deus, sejam eles os defensores do judaísmo ortodoxo, sejam eles os pregadores do evangelho das boas novas. Pelas santas Escrituras, ninguém está autorizado a ter dupla personalidade na sua forma de ensinar ou pregar a palavra de Deus. Isso não convém, é o que tenta explicar para seus leitores, o líder da igreja de Jerusalém, Tiago.

PORVENTURA DEITA ALGUMA FONTE DE UM MESMO MANANCIAL. Essa expressão era bem conhecida de todos os moradores da Palestina e de Israel, até porque aquela era uma região bastante árida com enormes áreas desérticas, onde as fontes de água tinham uma importância fundamental para sobrevivência das famílias, bem como dos animais, além de servirem para regar as plantações daqueles povos.

ÁGUA DOCE E ÁGUA SALGADA. Essas fontes ou mananciais citados pelo apóstolo, não podiam manar água doce e água salvada ao mesmo tempo. As fontes das quais ele se refere ou eram de água doce ou de água salgada, como também os mananciais que alimentavam essas fontes, sistematicamente ou forneciam água doce ou salgada. De uma mesma boca, não pode sair palavras de benção e de maldição ao mesmo tempo.

Tiago 3:8-9

Tiago 3:8-9 – Mas, nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
MAS, NENHUM HOMEM PODE DOMAR A LÍNGUA. Nos textos anteriores o escritor demonstra aos seus leitores que o homem recebeu da parte de Deus o privilégio de participar da administração do governo da terra, e com isso ele tem o poder de domar e dominar os mais ferozes animais da natureza e dos mares também. Recebeu igualmente da parte do Criador o livre arbítrio para controlar as suas ações, porem tem demonstrado falta de controle sobre as suas faculdades da fala e da voz.

É UM MAL QUE. A língua é chamada de um mal incontrolável pelo próprio homem, que deveria ter controle sobre o que diz e o que fala para o seu próximo. Percebe-se que até mesmo as pregações ditas da “palavra de Deus” estão carregadas de segundas intenções, porque na sua grande maioria são para, de maneira subliminar defenderem interesses pessoas ou de grupos e sistemas religiosos, que mais representam impérios dos humanos, do que o reino de Deus. Infelizmente esta é uma dura realidade.

NÃO SE PODE REFREAR. O homem doma e exerce controle sobre os animais mais ferozes da natureza, governa sobre grandes nações, dirige enormes impérios e empresas econômicas, manipula imensos complexos de modernos sistemas computadorizados, pilota grandes aviões e gigantescos navios de cargas. Mas, não tem a capacidade de ter controle sobre suas palavras, por isso que, os discursos ou pregações tem sidos modulados pela malícia e pelo engano dos mentirosos.

ESTÁ CHEIA DE PEÇONHA MORTAL. Anteriormente o escritor declara que a língua está inflamada pelos poderes do inferno, e agora, ele afirma que ela é igual a uma serpente venenosa, que fica a espreita de suas vítimas para lhes tirar a vida. Na queda da raça humana, satanás usou uma serpente para enganar o homem e o fazer se afastar do seu Criador, e na história religiosa da humanidade não é diferente, no que tange a língua, o inimigo usa a faculdade da fala do homem para o mesmo fim.

COM ELA BENDIZEMOS A DEUS PAI. Nesta parte, o autor se dirige aos pregadores e ensinadores da palavra de Deus e aos seguidores de Cristo de um modo geral, que usam da sua voz para glorificarem, honrarem e bendizerem ao Deus Criador. Essa é a forma mais correta de se utilizar da faculdade da fala, para pregar o verdadeiro evangelho de Cristo, falar bem das pessoas para contribuir para a edificação de vidas e além do mais anunciar as virtudes do nosso Deus e Pai, ele que deve ser glorificado.

E COM ELA AMALDIÇOAMOS OS HOMENS. Por outro lado, os homens ímpios e incrédulos utilizam-se da sua fala para mentirem contra o seu próximo, para denegrirem a imagem alheia e enganarem o seu semelhante em todo tipo de negócio. Além dos falsos testemunhos que são inventados para destruir a reputação do outro.

FEITOS À SEMELHANÇA DE DEUS. Em linhas gerais, não há respeito de um ser humano para com o seu próximo. Quando na verdade deveria haver consideração de uns para com os outros, até porque o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus.

Tiago 3:7

Tiago 3:7 - Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana.
PORQUE TODA A NATUREZA. E continua o escritor com suas comparações e ilustrações da faculdade da fala com a natureza, e dessa vez com os animais irracionais, desprovidos de inteligências e controle próprio. Com isso, o autor demonstra que o homem, em suas palavras, não tem controle sobre suas mensagens, e isso porque em muitos casos, a língua do ser humano está efetivamente sendo influenciada por tudo aquilo que é maléfico e negativo em sua essência própria.

TANTO DE BESTAS FERAS. Foi dado ao homem o domínio sobre os animais mais ferozes da natureza, até mesmo aqueles que podem ser chamados de bestas feras, que estão dentre os mais perigosos de todos. No entanto, há um membro do corpo do homem que ele perde totalmente o controle sobre ele, que é a língua. Por isso que, o contexto geral desta passagem nos deixa transparecer que, aquele que consegue por freios nas suas palavras, falar pouco e ouvir mais é bem-aventurado.

COMO DE AVES. Existe uma variedade enorme de tipos de aves na natureza, incluindo aquelas que vivem na terra, outras na face das águas e no ar, porque a maioria voam. Como no princípio da criação deu Deus ao homem poder sobre estes seres vivos, em que os seres humanos buscam de todas as formas exercerem domínio sobre o universo das aves. Mas os homens ainda não tem a capacidade de dominar e ter controle sobre suas palavras que voam por todas as partes prejudicando o próximo.

TANTO DE RÉPTEIS. Já os répteis são animais que na sua grande maioria se arrastam pela terra. Podemos citar os jacarés, as cobras, tartarugas, os lagartos de todas as espécies, sapos e rãs, pinguins, e até mesmo os antigos dinossauros pré-históricos, sem falar em outras tantas variedades desses animais menos conhecidos. Nem mesmo essas espécies de seres vivos fogem do controle dos seres humanos que exercem suas influencias dominadora sobre as coisas da terra e dos mares também.

COMO DE ANIMAIS DO MAR. Assim como na terra, os mares e os oceanos contêm uma quantidade enorme de animais com seus mais diferentes tamanhos e formas. É grande a quantidade de peixes que habitam as águas dos mares e oceanos em que até mesmo a ciência moderna tem dificuldade de catalogar suas diversidades. No entanto, em sua grande maioria já são conhecidos e dominados pela raça humana.

SE AMANSA E FOI DOMADA. Sejam os mais selvagens das floretas, como os tigres e leões e grandes elefantes, Sejam os répteis, como os temidos jacarés, sejam as aves mais poderosas, como as águias ou os animais de grande porte dos mares e oceanos, como as baleias e os tubarões, tudo pode ser domesticado pelos seres humanos. Lá no princípio da criação, deu Deus ao homem o privilégio de ser coparticipante do governo da terra, por isso que se percebe a superioridade do homem sobre os animais.

PELA NATUREZA HUMANA. O autor quer dizer: Pela inteligência do ser humano que, diga-se de passagem, o homem é a imagem e semelhança do seu Criador, e a palavra diz que o homem é a coroa da criação de Deus. O homem tem a capacidade de dominar sobres, os animais selvagens, sobre as aves, sobre os animais dos mares, sobre os répteis, mas não tem a habilidade de controlar a sua própria língua.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...