Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 15 de junho de 2021
Atos 16:7-8
Atos 16:7-8 - E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
E, QUANDO CHEGARAM A MÍSIA. Paulo, Silas e Timóteo estavam seguindo a direção do Espírito Santo e buscando semear as boas novas do evangelho de Cristo por onde passavam, porque como missionários do reino de Cristo desejavam alcançar muitas vidas para Cristo Jesus. A Mísia era na realidade uma região que ficava na Ásia, com cidades muito conhecidas daquela época, tais como: Assôs, Tróia, Adramítio, e a mais importante delas que era Trôade. Não sabemos quais delas foram evangelizadas.
INTENTARAM IR PARA. Nesta região haviam muitos judeus da dispersão, que por conta das perseguições do império político de Roma se espalharam pela Ásia para escaparem dos seus perseguidores. Como nesta época os seguidores do judaísmo eram carrascos opositores do cristianismo, então conjectura-se que por conta dos judeus os missionários não puderam chegar na cidade de Bitínia com as boas novas.
BITÍNIA. A pergunta que não quer calar é: Porque o Espírito de Jesus impediu dos missionários pregar o evangelho da graça de Deus em Bitínia? Deus que conhece todas as coisas sabia que Paulo e seus companheiros de missão tinham uma missão muito importante na Europa e o Espírito de Deus tinha presa em levar os missionários a desbravar aquele continente, que era carente das boas novas de Cristo, o Redentor.
MAS O ESPÍRITO DE JESUS. Já temos comentado em outras partes deste livro que o Espírito Santo estava mantendo o controle da direção dos líderes da igreja primitiva, no sentido de que o nome de Cristo se tornasse conhecido em todas as partes do mundo. Falar sobre o Espírito de Jesus é a mesma coisa que falar do Espírito Santo de Deus, a terceira pessoa da trindade santa, que estava orientando os missionários cristãos no que eles deveriam pregar e ensinar, e quais os lugares que deveriam visitar.
NÃO LHOS PERMITIU. Os próprios missionários devem ter ficado sem compreender porque essa ação do Espírito de Jesus não lhes permitiu plantar a semente do evangelho das boas novas da graça de Deus naquele lugar. É possível que o apóstolo Pedro quem tenha pregado o evangelho em Bitínia, 1 Pedro 1:1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
E TENDO PASSADO POR MÍSIA. Mísia novamente é mencionada porque era uma região importante da Ásia menor como rota que o Espírito de Cristo estava guiado a Paulo, Silas e Timóteo. Provavelmente os missionários tenham chegado às cidades de Assôs, Tróia e Adramítio com as boas novas de Cristo. Não temos como saber se a equipe de Paulo apenas passava ou exercia atividades ou campanhas nestas cidades.
DESCERAM A TRÔADE. Já a cidade de Trôade era a mais importante da Mísia, porque ela tinha um valor expressivo para o império político de Roma. Trôade era uma cidade portuária que servia de porta de entrada para quem vinha da Macedônia. Esta cidade era tão importante para o império político de Roma, que alguns imperadores de Roma pensaram em transformar Trôade na capital do império. As tradições mais antigas do cristianismo nos informam que o cristianismo se desenvolveu muito em Trôade.
Atos 16:5-6
Atos 16:5-6 - De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
DE SORTE QUE AS IGREJAS. Verdade é que neste tempo não havia templos dedicados ao cristianismo como temos nos dias de hoje, porque naquela época não era permitido pelo império político de Roma a construção de templos dedicados ao cristianismo, mas isso só veio a ser permitido depois do ano trezentos e doze de nossa era cristã. Mas estas igrejas sobre as quais fala o texto dizem respeito às comunidades cristãs dos salvos em Cristo Jesus, todos quantos confessavam a fé em Jesus Cristo, o Salvador.
ERAM CONFIRMADAS NA FÉ. Quando Paulo conversou com Barnabé sobre a sua segunda viagem missionária, um dos objetivos era para justamente visitar os novos convertidos e ver como estavam nos caminhos do Senhor. Desta vez, o apóstolo dos gentios, juntamente com Silas e Timóteo tinham a oportunidade de aplicarem um mais profundo discipulado cristão, com a finalidade que os irmãos se firmassem na fé.
E CADA DIA CRESCIAM EM NÚMERO. Além de se dedicarem as atividades do discipulado cristão com a aplicação dos ensinos da palavra de Deus para os já convertidos ao cristianismo, os missionários tinham a oportunidade de pregar as boas novas do evangelho da graça de Deus em que mais pessoas se achegavam aos caminhos do reino de Cristo, por isso que cada vez mais o rebanho crescia em número.
E PASSANDO PELA FRÍGIA. Não temos como saber se esta passagem de Paulo pela Frígia incluíam atividades de ensino aos cristãos já existentes naquela região, como também se ele aproveitou para pregar o evangelho das boas novas de Cristo, ou ainda, se ele apenas passou rapidamente naquele lugar de caminho a Trôade. Lucas nos diz que no dia de Pentecostes haviam pessoas da Frígia que ouviram a palavra (Atos 2:10).
E PELA PROVÍNCIA DA GALÁCIA. Quando se fala da Galácia como província é porque esta era uma região estratégica para o império romano, tanto em termos econômicos bem como em importância militar. A Galácia era uma grande região formada por comunidades e aldeias rurais, em que Paulo fez um grande trabalho de evangelização, que por sua vez, vieram a surgir muitas igrejas, para as quais ele escreveu uma de suas primeiras epístolas, preocupado com a vida espiritual dos irmãos e com a apostasia.
FORAM IMPEDIDOS PELO ESPÍRITO SANTO. Esta colocação feita pelo escritor deste livro histórico do Novo Testamento é importante, mas também bastante curiosa, porque em primeiro lugar nos faz ver o controle do Espírito Santo nas atividades dos missionários de Cristo, mas que em segundo lugar, nos faz perceber que às vezes é o mesmo Espírito Santo que nos fecha a porta para que não preguemos o evangelho.
DE ANUNCIAR A PALAVRA NA ÁSIA. Biblicamente falando, a Ásia nos fala da conhecida de Ásia Menor, porem, esta Ásia a que se refere o texto que estamos comentando, conforme os estudiosos do Novo Testamento era um distrito da grande região da Ásia Menor. Pela rota que Paulo pretendia percorrer, este distrito corresponde às cidades de Éfeso, Esmirna e Pérgamo, citadas no livro do Apocalipse.
Atos 16:4
Atos 16:4 - E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
E, QUANDO IAM PASSANDO PELAS CIDADES. De princípio esta segunda viagem missionária de Paulo e seus companheiros de ministério era para confirmar as comunidades cristãs que ele é Barnabé haviam pregado o evangelho, ganhando vidas para o reino de Cristo. Atos 15:36 - E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. Neste caso, se aplicava o discipulado cristão.
LHES ENTREGAVAM. A viagem que Paulo fez juntamente com Barnabé de Antioquia da Síria para Jerusalém tive uma importância fundamental para as igrejas gentílicas, porque conseguiu trazer da igreja matriz e de suas lideranças principais, um documento que dissipava todas as dúvidas quanto a vida dos gentios convertidos ao cristianismo. As determinações do concílio de Jerusalém serviam de prova para Paulo.
PARA SEREM OBSERVADOS. A presença de Silas, que era um representante direto dos líderes e da igreja de Jerusalém, era muito importante, porque Paulo se utilizava do testemunho de Silas para autenticar tais afirmativas de que as recomendações do documento eram verdadeiras. Então, chegando nas comunidades cristãs mostrava o documento redigido pelos apóstolos, pelos anciãos, pela igreja e assinado por Tiago.
OS DECRETOS. Que decretos eram estes, sobre os quais fala o texto? Atos 15:28-29 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Este era um documento oficial das lideranças da igreja-mãe.
QUE HAVIAM SIDO ESTABELECIDOS. Com esta carta em mãos, e com o testemunho dos demais companheiros de ministério, principalmente de Silas, Paulo conseguia apaziguar os confrontos que havia nas comunidades cristãs, entre os judeus convertidos ao cristianismo e dos gentios que agora faziam parte da igreja de Cristo. Com este documento assinado pelas principais lideranças de Jerusalém, os cristãos legalistas não tinham mais forças para imporem mais a circuncisão e a lei de Moisés.
PELOS APÓSTOLSO E ANCIÃOS. Os apóstolos continuavam sendo o grupo de maior autoridade quanto às determinações estabelecidas para a igreja de Cristo, porque eles eram os representantes legais e oficiais diretos de Cristo para sua igreja na terra. Os anciãos eram as lideranças locais de cada comunidade cristã e que representavam os apóstolos de Cristo. Há quem diga que estes eram os setenta discípulos de Cristo.
EM JERUSALÉM. Não temos como saber até quando Jerusalém continuou como o centro das lideranças do cristianismo, porque as igrejas gentílicas se desenvolveram mais do que as igrejas no próprio país de Israel. O que podemos dizer com certeza é que depois do ano setenta de nossa era cristã Jerusalém deixou de ser o centro do cristianismo, porque a capital, Jerusalém foi destruída pelo império político de Roma.
Atos 16:3
Atos 16:3 - Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
PAULO QUIS QUE ESTE. Deus colocou no coração de Paulo uma graça muito grande por Timóteo, porque as informações eram positivas a respeito de um jovem cristão que tinha um desejo muito grande de servir ao reino de Cristo, pregando o evangelho da libertação e alcançando vidas com a graça de Deus. O apóstolo Paulo viu em Timóteo as mesmas diligências que estava nele próprio de quando se converteu ao cristianismo, tendo um encontro com o Salvador, Cristo Jesus, na estrada de Damasco.
FOSSE COM ELES. O Espírito Santo deve ter revelado alguma coisa para Paulo a respeito do quanto Timóteo lhe poderia ser útil por todo o seu ministério, o que de fato a história subsequente comprovou que assim o era. Paulo era um gigante na obra de evangelização, Silas concordava com seu jeito de pregar o evangelho da incircuncisão, e agora, com a presença de Timóteo em sua equipe tudo ia dá certo.
E TOMANDO-O. Há quem defenda que Timóteo era filho na fé do grande apóstolo dos gentios, por isso que Paulo tinha tanto apreço por este jovem pregador da palavra de Deus, e como tal, Paulo via um grande potencial em Timóteo que bem lapidado poderia ser um grande obreiro na ceara do Mestre. A colocação feita por Lucas nos dá a entender que este negócio foi como se Paulo realmente adotasse a Timóteo.
O CIRCUNCIDOU. Paulo era circuncidado ao oitavo dia, provavelmente Silas também era, porque ele antes de fazer parte da equipe de Paulo tinha vindo de Jerusalém, agora, só faltava Timóteo ser circuncidado para resolver um problema e calar a boca dos judeus. Nos primeiros anos do cristianismo era de acordo entre os líderes do cristianismo que os judeus convertidos ao cristianismo fossem circuncidados também.
POR CAUSA DOS JUDEUS. O escritor Lucas nos faz saber nesta frase o porquê que Paulo tomou a decisão de circuncidar a Timóteo. Geralmente, quando os missionários cristãos chegavam em um novo campo missionário, eles costumavam procurar uma sinagoga judaica para primeiro pregar o evangelho da circuncisão para os judeus. Portanto, para que os judeus pudessem recebê-los tinham que ser circuncidados.
QUE ESTAVAM NAQUELES LUGARES. Paulo tinha uma profunda compreensão de que sua chamado era para pregar o evangelho da incircuncisão para os gentios ou pagãos, pessoas que ainda não conheciam a Cristo Jesus, o Filho de Deus, mas nem por isso, ele deixava de transmitir o evangelho da circuncisão para seu compatriotas judeus. Assim sendo, ele sempre procurava as sinagogas dos judeus para pregar a palavra.
PORQUE SABIAM QUE SEU PAI ERA GREGO. De acordo com a cultura daquela época, era o pai quem efetivamente comandava a todos que faziam parte de sua família. A mãe de Timóteo era judia, mas não exercia sua fé no tradicional judaísmo, com isso, os judeus entendiam que Timóteo não era seguidor do judaísmo, e por questões religiosas seria descriminado e barrado nas sinagogas dos judeus. Além de que dentro das comunidades cristãs haviam os cristãos legalistas que acusariam a Paulo por isso.
Atos 16:1-2
Atos 16:1-2 - E chegando a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego. Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
E CHEGANDO A DERBE E LISTRA. Um dos objetivos desta missão, que foi chamada de segunda viagem missionária de Paulo, desta vez com Silas e não com Barnabé, como foi na primeira viagem missionária do apóstolo era justamente visitar novamente aqueles campos missionários que os homens de Deus haviam evangelizado algum tempo atrás. Paulo e Barnabé estiveram pregando em Icônio, mas os judeus e os principais da cidade os perseguiram, e eles fugiram para Derbe e Listra (Atos 14:6).
EIS QUE ESTAVA ALI UM CERTO DISCÍPULO. Não temos como saber se Timóteo havia se convertido da primeira vez que Paulo e Barnabé haviam pregado as boas novas do evangelho de Cristo naquela região. O que podemos perceber é que este homem muito jovem era um seguir do Senhor Jesus, porque discípulo que dizer justamente isto, no que diz respeito à fé cristã. Ser religioso é uma coisa, ser discípulo é outra.
POR NOME TIMÓTEO. Este é um nome grego, posto certamente por seu pai que era gentio e não por sua mãe que era judia. O Nome Timóteo quer dizer: Aquele que honra a Deus. Este jovem caiu na graça de Paulo, assim como Paulo caiu na graça de Barnabé, a fim de que Paulo o tomasse como companheiro de ministério durante o resto de sua vida. Podemos observar dentro do Novo Testamente que ele o representava sempre.
FILHO DE UMA JUDIA QUE ERA CRENTE, MAS DE PAI GREGO. Estas informações nos permitem saber que a mãe de Timóteo, Eunice, já havia a algum tempo do o tradicional judaísmo, porque ele se casara com o grego ou gentio, o que os chefes das sinagogas judaicas não permitiam. Foi em Antioquia da Síria que os discípulos foram chamados de Cristãos enquanto que em Listra ou Derbe eles são chamados de crentes.
DO QUAL DAVAM BOM TESTEMUNHO. Apesar de ser ainda muito jovem, contava com dezoito ou vinte anos, mas Timóteo tinha uma vida que servia de Luz do mundo e sal da terra para todos que lhe conhecia. Somos informados pela palavra de Deus que Timóteo vinha sendo preparado por sua mãe Eunice e por sua Avó Loide desde a mais tenra idade para que pudesse ser um bom cidadão, e um servo fiel a Cristo Jesus.
OS IMÃOS QUE ESTAVAM. Não somente para seus familiares, como também para seus vizinhos e conhecidos, mas principalmente perante a igreja de Cristo o jovem Timóteo era um espelho como discípulo de Cristo Jesus, um exemplo de cristão que dava motivos para outras pessoas seguirem o seu exemplo de vida cristã. O que nós aprendemos com Timóteo é que ele além de ser discípulo, também era discipulador.
EM LISTRA E EM ICÔNIO. É mais provável que Timóteo morasse realmente em Listra e não em Derbe ou Icônio. Como também podemos conjecturar que este jovem era um pregador da palavra de Deus e que já vinha pregando e visitando as igrejas daquela região. Derbe, Listra e Icônio eram cidades vizinhas que serviam de espaços para que Timóteo exercesse o seu papel de pregador do evangelho das boas novas de Cristo, o que fez com que Paulo o chamasse para ser um companheiro de ministério logo cedo.
segunda-feira, 14 de junho de 2021
Atos 15:40-41
Atos 15:40-41 - E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.
E PAULO. Este era um verdadeiro apóstolo dos gentios, que a cada dia se confirmava por Deus seu chamado a pregar o evangelho da incircuncisão, ou seja, anunciar o evangelho das boas novas de Cristo aos não judeus, ou aos povos que não faziam parte do judaísmo. A partir de agora, Paulo assumia de forma independente seu ministério sem qualquer vínculo com as lideranças de Jerusalém, apesar de estar sendo enviado com o apoio da igreja de Antioquia e ser acompanhado por Silas, um líder mais liberal.
TENDO ESCOLHIDO. Já temos defendido que a separação entre Paulo e Barnabé foi uma permissão de Deus para que a missão de ambos pudessem se confirmar em proveito do reino dos céus. Já quanto a João Marcos, ele pensava completamente diferente de Paulo quanto ao modo de evangelização, porque Marcos achava que o evangelho deveria ser pregado para os judeus, mas Paulo era o apóstolo dos gentios.
A SILAS. Silas foi escolhido pelos apóstolos, pelos anciãos e pela igreja de Jerusalém juntamente com Judas, chamado Barsabás para acompanharem a Barnabé e a Paulo até a igreja de Antioquia, levando consigo a carta escrita pelos líderes de Jerusalém. Judas, chamado Barsabás era um representante dos líderes legalista, enquanto que Silas era mais liberal, defendendo que o evangelho devia ser pregado a todos os povos.
PARTIU, RECOMENDADO PELOS IRMÃOS. Este era um bom costume das igrejas do tempo dos apóstolos que quando um missionário ou emissário estava sendo enviado a outra comunidade cristã, os líderes locais, juntamente com a igreja de Cristo desse todo apoio ao enviado pelo Senhor. Geralmente, uma comissão era escolhida pela igreja, dentre as principais lideranças locais para acompanhar o enviado até a próxima cidade. Não temos como saber se houve apoio financeiro, acreditamos que não.
À GRAÇA DE DEUS. Uma nova missão se despontava, principalmente para o grande apóstolo Paulo, que pela direção de Deus passou a partir de então, a fundar novas comunidades cristãs ainda mais distantes de Jerusalém. Quanto a serem os missionários recomendados a graça de Deus, essa era uma forma da igreja assumir o compromisso de orar ao Senhor para que o Deus das provisões ajudasse aos enviados.
E PASSOU PELA SÍRIA E CILÍCIA. Antioquia, de onde estavam partindo Paulo e Silas era a principal cidade da Síria. Mas o que o texto cita como a Síria que os missionários passaram a evangelizar diz respeito a uma região muito grande. Já no que diz respeito à Cilícia, que também era uma região, ela se estende ao longo da costa mediterrânea a partir da Panfília, que está a oeste, até os Montes Amano, que a separava da Síria.
CONFIRMANDO AS IGREJAS. Com essa declaração o escritor Lucas afirma que já existiam igrejas em todas aquelas regiões da Síria e da Cilícia. Quando houve a perseguição em Jerusalém por causa da morte de Estêvão, os cristãos da Judéia fugiram para a Síria, onde passaram a pregar o evangelho. Sobre a evangelização da Cilícia, este foi um trabalho realizado por Paulo, de quando ele se converteu para Cristo, ficou alguns anos em sua cidade natal, Tarso de onde evangelizou a Cilícia.
Atos 15:39
Atos 15:39 - E tal discórdia houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E TAL DISCÓRDIA. Este versículo da palavra de Deus nos mostra que até os grandes homens de Deus podem em dado momento discordarem um do outro, sem, no entanto, permitirem que a obra de Deus seja prejudicada por conta das opiniões divergentes que hajam entre o povo de Deus. Cada um é cada um e o próprio Deus considera o jeito de ser de cada um dos seus servos. Pelo fato de discordarmos do modo de trabalhar de um líder da igreja, isso não quer dizer que somos inimigos.
HOUVE ENTRE ELES. Barnabé e Paulo de Tarso eram grandes amigos e companheiros de ministério, certamente Paulo era muito grato a Barnabé por tudo que o servo de Deus já havia feito em seu favor. Mas nem por isso, Paulo poderia concordar com tudo que fazia o seu companheiro de missão. Acreditamos que Deus estava permitindo essa desavença de opinião entre Eles para que a missão fosse muito mais abrangente.
QUE SE APARTARAM. Já aprendemos que João Marcos discordava de Paulo pelo fato que o apóstolos dos gentios carregava consigo o lema de pregar mais o evangelho para os gentios do que para os Judeus. Há quem diga que Barnabé também discordava deste jeito de Paulo Trabalhar na pregação do evangelho, o que era o modo de Deus trabalhar na vida de Paulo e a prova disto é que ele era o grande apóstolo dos gentios.
UM DO OUTRO. Enquanto durou a parceria entre Barnabé e Paulo foi muito bom, porque fizeram um grande trabalho juntos de missão para glória no nome de Cristo. Mas pela permissão de Deus era o momento de cada um seguir o seu próprio caminho, e o mais importante é que a obra de Deus não sofreu tipo de perda por isso. Paulo tinha uma missão muito abrangente e partiu para um trabalho independente, levando o evangelho de Cristo a muitas partes do mundo gentílico e fundando muitas igrejas.
BARNABÉ. Em sua carta aos Gálatas, Paulo fala sobre um momento posterior de Barnabé em que ele mostrou certa fraqueza no tocante ao seu modo dúbio de praticar as regras do cristianismo. Gálata 2:13 - E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Este fato nos mostra que Barnabé tinha uma certa queda pelo legalismo, muito diferente de Paulo.
LEVANDO CONSIGO A MARCOS. Barnabé então forma uma nova dupla em sua missão que poderia dar muito certo, até porque eles eram parentes, e em muitas coisas pensavam da mesma forma, principalmente no que diz respeito a alguns elementos do judaísmo que perdurou por algum tempo dentro do cristianismo. Barnabé era um bom mestre das coisas do reino de Deus e seria instrutor de Marcos, que era inexperiente.
NAVEGOU PARA CHIPRE. Esta ilha chamada Chipre era a cidade natal de Barnabé, onde ele havia estava anteriormente com Paulo para pregar o evangelho do Senhor Jesus (Atos 13:4). A tradição do cristianismo afirma que Barnabé ficou trabalhando em sua cidade natal até que foi martirizado pelo evangelho e pelo nome de Cristo. Já quanto a João Marcos, ele continuou trabalhando na obra de Deus como missionário, em que mais tarde fez trabalho com Pedro e depois foi útil a Paulo na prisão em Roma.
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