terça-feira, 15 de junho de 2021

Atos 16:3

Atos 16:3 - Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
PAULO QUIS QUE ESTE. Deus colocou no coração de Paulo uma graça muito grande por Timóteo, porque as informações eram positivas a respeito de um jovem cristão que tinha um desejo muito grande de servir ao reino de Cristo, pregando o evangelho da libertação e alcançando vidas com a graça de Deus. O apóstolo Paulo viu em Timóteo as mesmas diligências que estava nele próprio de quando se converteu ao cristianismo, tendo um encontro com o Salvador, Cristo Jesus, na estrada de Damasco. FOSSE COM ELES. O Espírito Santo deve ter revelado alguma coisa para Paulo a respeito do quanto Timóteo lhe poderia ser útil por todo o seu ministério, o que de fato a história subsequente comprovou que assim o era. Paulo era um gigante na obra de evangelização, Silas concordava com seu jeito de pregar o evangelho da incircuncisão, e agora, com a presença de Timóteo em sua equipe tudo ia dá certo. E TOMANDO-O. Há quem defenda que Timóteo era filho na fé do grande apóstolo dos gentios, por isso que Paulo tinha tanto apreço por este jovem pregador da palavra de Deus, e como tal, Paulo via um grande potencial em Timóteo que bem lapidado poderia ser um grande obreiro na ceara do Mestre. A colocação feita por Lucas nos dá a entender que este negócio foi como se Paulo realmente adotasse a Timóteo. O CIRCUNCIDOU. Paulo era circuncidado ao oitavo dia, provavelmente Silas também era, porque ele antes de fazer parte da equipe de Paulo tinha vindo de Jerusalém, agora, só faltava Timóteo ser circuncidado para resolver um problema e calar a boca dos judeus. Nos primeiros anos do cristianismo era de acordo entre os líderes do cristianismo que os judeus convertidos ao cristianismo fossem circuncidados também. POR CAUSA DOS JUDEUS. O escritor Lucas nos faz saber nesta frase o porquê que Paulo tomou a decisão de circuncidar a Timóteo. Geralmente, quando os missionários cristãos chegavam em um novo campo missionário, eles costumavam procurar uma sinagoga judaica para primeiro pregar o evangelho da circuncisão para os judeus. Portanto, para que os judeus pudessem recebê-los tinham que ser circuncidados. QUE ESTAVAM NAQUELES LUGARES. Paulo tinha uma profunda compreensão de que sua chamado era para pregar o evangelho da incircuncisão para os gentios ou pagãos, pessoas que ainda não conheciam a Cristo Jesus, o Filho de Deus, mas nem por isso, ele deixava de transmitir o evangelho da circuncisão para seu compatriotas judeus. Assim sendo, ele sempre procurava as sinagogas dos judeus para pregar a palavra. PORQUE SABIAM QUE SEU PAI ERA GREGO. De acordo com a cultura daquela época, era o pai quem efetivamente comandava a todos que faziam parte de sua família. A mãe de Timóteo era judia, mas não exercia sua fé no tradicional judaísmo, com isso, os judeus entendiam que Timóteo não era seguidor do judaísmo, e por questões religiosas seria descriminado e barrado nas sinagogas dos judeus. Além de que dentro das comunidades cristãs haviam os cristãos legalistas que acusariam a Paulo por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...