terça-feira, 15 de junho de 2021

Atos 16:1-2

Atos 16:1-2 - E chegando a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego. Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
E CHEGANDO A DERBE E LISTRA. Um dos objetivos desta missão, que foi chamada de segunda viagem missionária de Paulo, desta vez com Silas e não com Barnabé, como foi na primeira viagem missionária do apóstolo era justamente visitar novamente aqueles campos missionários que os homens de Deus haviam evangelizado algum tempo atrás. Paulo e Barnabé estiveram pregando em Icônio, mas os judeus e os principais da cidade os perseguiram, e eles fugiram para Derbe e Listra (Atos 14:6). EIS QUE ESTAVA ALI UM CERTO DISCÍPULO. Não temos como saber se Timóteo havia se convertido da primeira vez que Paulo e Barnabé haviam pregado as boas novas do evangelho de Cristo naquela região. O que podemos perceber é que este homem muito jovem era um seguir do Senhor Jesus, porque discípulo que dizer justamente isto, no que diz respeito à fé cristã. Ser religioso é uma coisa, ser discípulo é outra. POR NOME TIMÓTEO. Este é um nome grego, posto certamente por seu pai que era gentio e não por sua mãe que era judia. O Nome Timóteo quer dizer: Aquele que honra a Deus. Este jovem caiu na graça de Paulo, assim como Paulo caiu na graça de Barnabé, a fim de que Paulo o tomasse como companheiro de ministério durante o resto de sua vida. Podemos observar dentro do Novo Testamente que ele o representava sempre. FILHO DE UMA JUDIA QUE ERA CRENTE, MAS DE PAI GREGO. Estas informações nos permitem saber que a mãe de Timóteo, Eunice, já havia a algum tempo do o tradicional judaísmo, porque ele se casara com o grego ou gentio, o que os chefes das sinagogas judaicas não permitiam. Foi em Antioquia da Síria que os discípulos foram chamados de Cristãos enquanto que em Listra ou Derbe eles são chamados de crentes. DO QUAL DAVAM BOM TESTEMUNHO. Apesar de ser ainda muito jovem, contava com dezoito ou vinte anos, mas Timóteo tinha uma vida que servia de Luz do mundo e sal da terra para todos que lhe conhecia. Somos informados pela palavra de Deus que Timóteo vinha sendo preparado por sua mãe Eunice e por sua Avó Loide desde a mais tenra idade para que pudesse ser um bom cidadão, e um servo fiel a Cristo Jesus. OS IMÃOS QUE ESTAVAM. Não somente para seus familiares, como também para seus vizinhos e conhecidos, mas principalmente perante a igreja de Cristo o jovem Timóteo era um espelho como discípulo de Cristo Jesus, um exemplo de cristão que dava motivos para outras pessoas seguirem o seu exemplo de vida cristã. O que nós aprendemos com Timóteo é que ele além de ser discípulo, também era discipulador. EM LISTRA E EM ICÔNIO. É mais provável que Timóteo morasse realmente em Listra e não em Derbe ou Icônio. Como também podemos conjecturar que este jovem era um pregador da palavra de Deus e que já vinha pregando e visitando as igrejas daquela região. Derbe, Listra e Icônio eram cidades vizinhas que serviam de espaços para que Timóteo exercesse o seu papel de pregador do evangelho das boas novas de Cristo, o que fez com que Paulo o chamasse para ser um companheiro de ministério logo cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...