terça-feira, 15 de junho de 2021

Atos 16:5-6

Atos 16:5-6 - De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
DE SORTE QUE AS IGREJAS. Verdade é que neste tempo não havia templos dedicados ao cristianismo como temos nos dias de hoje, porque naquela época não era permitido pelo império político de Roma a construção de templos dedicados ao cristianismo, mas isso só veio a ser permitido depois do ano trezentos e doze de nossa era cristã. Mas estas igrejas sobre as quais fala o texto dizem respeito às comunidades cristãs dos salvos em Cristo Jesus, todos quantos confessavam a fé em Jesus Cristo, o Salvador. ERAM CONFIRMADAS NA FÉ. Quando Paulo conversou com Barnabé sobre a sua segunda viagem missionária, um dos objetivos era para justamente visitar os novos convertidos e ver como estavam nos caminhos do Senhor. Desta vez, o apóstolo dos gentios, juntamente com Silas e Timóteo tinham a oportunidade de aplicarem um mais profundo discipulado cristão, com a finalidade que os irmãos se firmassem na fé. E CADA DIA CRESCIAM EM NÚMERO. Além de se dedicarem as atividades do discipulado cristão com a aplicação dos ensinos da palavra de Deus para os já convertidos ao cristianismo, os missionários tinham a oportunidade de pregar as boas novas do evangelho da graça de Deus em que mais pessoas se achegavam aos caminhos do reino de Cristo, por isso que cada vez mais o rebanho crescia em número. E PASSANDO PELA FRÍGIA. Não temos como saber se esta passagem de Paulo pela Frígia incluíam atividades de ensino aos cristãos já existentes naquela região, como também se ele aproveitou para pregar o evangelho das boas novas de Cristo, ou ainda, se ele apenas passou rapidamente naquele lugar de caminho a Trôade. Lucas nos diz que no dia de Pentecostes haviam pessoas da Frígia que ouviram a palavra (Atos 2:10). E PELA PROVÍNCIA DA GALÁCIA. Quando se fala da Galácia como província é porque esta era uma região estratégica para o império romano, tanto em termos econômicos bem como em importância militar. A Galácia era uma grande região formada por comunidades e aldeias rurais, em que Paulo fez um grande trabalho de evangelização, que por sua vez, vieram a surgir muitas igrejas, para as quais ele escreveu uma de suas primeiras epístolas, preocupado com a vida espiritual dos irmãos e com a apostasia. FORAM IMPEDIDOS PELO ESPÍRITO SANTO. Esta colocação feita pelo escritor deste livro histórico do Novo Testamento é importante, mas também bastante curiosa, porque em primeiro lugar nos faz ver o controle do Espírito Santo nas atividades dos missionários de Cristo, mas que em segundo lugar, nos faz perceber que às vezes é o mesmo Espírito Santo que nos fecha a porta para que não preguemos o evangelho. DE ANUNCIAR A PALAVRA NA ÁSIA. Biblicamente falando, a Ásia nos fala da conhecida de Ásia Menor, porem, esta Ásia a que se refere o texto que estamos comentando, conforme os estudiosos do Novo Testamento era um distrito da grande região da Ásia Menor. Pela rota que Paulo pretendia percorrer, este distrito corresponde às cidades de Éfeso, Esmirna e Pérgamo, citadas no livro do Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...