sexta-feira, 23 de julho de 2021

Atos 23.9

Atos 23.9 - E originou-se um grande clamor; e, levantando-se os escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e, se algum espírito ou anjo lhe falou, não lutemos contra Deus.
E ORIGINOU-SE UM GRANDE CLAMOR. Este tipo de alvoroço era próprio dos judeus, eles que estavam com os nervos à flor da pele, isso por conta do domínio dos romanos, de forma que, por qualquer motivo se posicionavam em gritaria, no sentido de chamar a atenção. Neste caso tal gritaria se dava tanto contra como a favor de Paulo, uma vez que os presentes no sinédrio estavam divididos, e com isso a confusão estava instalada, o que em certo sentido poderia favorecer ao apóstolo dos gentios. E LEVANTANDO-SE OS ESCRIBAS. Existiam em Israel, neste mesmo tempo, os escribas oficiais, que atuavam nos mais diversos setores da sociedade, mas neste caso, estes escribas atuavam no campo religioso, registrando tudo que acontecia entre o povo. De acordo com o Novo Testamento, os escribas estavam mais ligados aos fariseus do que aos saduceus, por isso que Jesus em muitos casos os cita juntos, escribas e fariseus. DA PARTE DOS FARISEUS. Existia uma vasta literatura apócrifa em Israel que fora escrita pelos escribas e fariseus, eles que eram os mais zelosos pelas tradições religiosa dos judeus. Além de se colocarem como escrivãs em Israel, os escribas, que também eram fariseus, se achavam no direito de interpretarem a legislação de Moisés, trazendo assim luzes sobre os mais diversos assuntos no tocante a religião judaica. CONTENDIAM, DIZENDO. Provavelmente, os saduceus procuravam de todas as formas acusarem a Paulo de algum tipo de crime, em se tratando dos costumes e tradições dos judeus. Enquanto que, do outro lado, os escribas e fariseus faziam-lhes oposição, mostrando pela lei de Moisés que o apóstolo não transgrediu nenhum mandamento da legislação de Moisés, e isso era bom no tocante a defesa do apóstolo Paulo. NENHUM MAL ACHAMOS NESTE HOMEM. Os saduceus estavam mais ligados a política do que aos assuntos religiosos dos filhos de Israel, e a prova disto é que muitos deles eram mais indicados ao conselho pelas autoridades romanas do que pelos judeus. Já os escribas e fariseus eram praticantes zelosos do judaísmo, e com isso, eles conheciam profundamente tudo que estava escrito na legislação de Moisés. E SE ALGUM ESPÍRITO OU ANJO LHE FALOU. Provavelmente, os escribas se reportavam ao que Paulo falou em Atos 22:17-18 - E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. Lembrando que, os escribas e fariseus acreditavam na existência de espíritos e de anjos, mais os saduceus não acreditavam que existiam. NÃO LUTEMOS CONTRA DEUS. Temos o caso do próprio Paulo, que ao perseguir aos cristãos, Jesus falou que Saulo estava perseguindo a ele, quando investia contra os seus seguidores. Com esta interpretação feita pelos escribas e fariseus, o apóstolo dos gentios passou a ser defendido por uma grande parte dos membros do sinédrio, porque eles compreenderam que tudo que Paulo dizia tinha a intervenção de Deus.

Atos 23.7-8

Atos 23.7-8 - E, havendo dito isto, houve dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
E, HAVENDO DITO ISTO. Paulo estava ponto em pratos limpos uma verdade profundamente importante em favor da humanidade, ao declarar que há esperança sim para os justos, e que a morte física não é o fim da alma de todos os seres humanos, mas que um dia todos hão de ressuscitar, uns para a vida a vida eterna e outros para a morte eterna. A negação desta realidade recai sobre o fato que os homens materialistas querem que a existência do ser humana se resuma a esta vida. HOUVE DISSENSÃO ENTRE OS FARISEUS E SADUCEUS. É difícil de se chegar a conclusão se foi intencional a abordagem destes temas por Paulo, pelo fato de que ele sabia que os dois grupos não concordavam entre tais assuntos. Se de fato o apóstolo teve a intenção de promover um debate hostil entre os saduceus e os fariseus, o combustível já estava derramado, e o ambiente estava realmente pegando fogo. E A MULTIDÃO SE DIVIDIU. O escritor não nos passa a informação de quantos membros faziam parte do conselho de anciãos neste momento, nem também se esta multidão se refere apenas aos membros do sinédrio. É possível que sempre que haviam estas audiências também participassem os acusadores dos que eram réus, bem como aqueles que eram testemunhas de defesa dos que eram julgados no sinédrio. PORQUE OS SADUCEUS DIZEM. Os saduceus eram representantes da elite religiosa do templo de Jerusalém, contando com o apoio do sumo sacerdote e as lideranças religiosas do judaísmo, além de representar também os mais ricos da sociedade judaica, tendo ainda o suporta de manipular as ações políticas dos filhos de Israel. Já os fariseus representavam a sociedade civil, que apenas tinha o apoio do povo comum. QUE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO. Por serem completamente materialistas e terrenos, os saduceus não acreditavam que os que já haviam partido, um dia haveriam de ressuscitar, nem os justos, nem tão pouco os ímpios, mais que para eles, a morte biológica era o fim da existência humana. O assunto levantado por Paulo era o oposto do que pensavam os fariseus, razão porque eles pariram para cima do apóstolo. NEM ANJO, NEM ESPÍRITO. Percebe-se que as principais lideranças do judaísmo, incluindo os saduceus e parte dos sacerdotes estavam longe de acreditarem nas realidades espirituais, a beira mesmo de negarem a existência do próprio Deus, uma vez que as Escrituras afirmam que Deus é Espírito. Além de que, o Velho Testamento está cheio de citações que comprovam a existências dos inumeráveis anjos de Deus. MAS OS FARISEUS RECONHECEM UMA E OUTRA COISA. Por conta dos diferentes pontos de vista entre os saduceus e os fariseus é que a confusão passou a reinar dentro do sinédrio, em que os fariseus passaram a defender a tese levantada por Paulo, enquanto os saduceus raivosos tentavam agredir com palavras de baixo calão o réu. O apóstolo dos gentios tinha plena certeza que naquele ambiente, ele não tinha chance nem mesmo de se explicar, muito menos de se defender dos seus opositores.

Atos 23.6

Atos 23.6 - E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado.
E PAULO, SABENDO QUE. A vida pregressa de Paulo contou neste momento para que ele tomasse uma decisão quanto aos membros do sinédrio judaico. Percebendo que os seus opositores estavam reunidos para lhe prejudicar, o apóstolo resolveu provocar uma divisão entre os próprios membros do conselho, com o objetivo de obter apoio de alguns. A experiência de vida acumulada, bem como o conhecimento deste ambiente hostil do sinédrio fez com que o apóstolo agisse rapidamente em sua própria defesa. UMA PARTE ERA DE SADUCEUS. Este era um partido político/religioso, com mais tendência política do que religiosa. Neste caso do nosso texto em foco e sua real interpretação, os saduceus eram igualmente materialistas, negando absolutamente as realidades espirituais como seres completamente terrenos. Os mais estudiosos da legislação de Moisés chegam a conclusão que a aliança mosaica era mais materialista. E OUTRA DE FARISEUS. Já o grupo dos fariseus era um partido religioso/político voltado mais para o campo da religiosidade do que para a seara política. Há quem diga que os saduceus adotavam apenas a lei de Moisés como escritura, mas que os fariseus, além da lei de Moisés, eles também adotavam os profetas como literaturas religiosas aceitáveis, por isso que estavam muito mais avançados em termos de espiritualidade. CLAMOU AO CONSELHO: HOMENS IRMÃOS. Neste momento, Paulo levanta a sua voz com um argumento forte, que sabia ele, teria como um dos objetivos desviar o foco dele para o próprio conselho. O fato do apóstolo chamar os membros do sinédrio de irmãos, isso fazia com que o próprio Paulo se colocasse em pé de igualdade com todos eles, uma vez que Paulo também era descendente de Abraão, Isaque e de Jacó. EU SOU FARISEU, FILHO DE FARISEU. Sobre esta declaração de Paulo podemos ver também em Atos 26:5 - Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. E ainda Filipenses 3:5 - Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu. Provavelmente o pai de Paulo era fariseu também. NO TOCANTE À ESPERANÇA E RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. Agora, Paulo fala sobre dois assuntos que provocaria divisão em todo o conselho, até porque estes eram pontos de divergências entre os saduceus e os fariseus. Ao falar sobre a esperança Paulo leva em conta sobre aqueles que já haviam partido dentre os judeus, já quanto à ressurreição, o apóstolo, ainda que indiretamente, tencionava falar sobre Cristo Jesus. SOU JULGADO. A ressureição de Cristo era uma das bases mais fortes do cristianismo primitivo, motivo de tantas controvérsias entre judeus e cristãos. O que Paulo tentava afirmar para os membros do conselho era de que o motivo porque ele estava sendo julgado neste momento era porque defendia que Jesus de Nazaré havia ressuscitado dentre os mortos e que ele, Paulo, andava por todas as partes do mundo justamente pregando e ensinando sobre que Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia da morte.

Atos 23.4-5

Atos 23.4-5 - E os que ali estavam disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus? E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
E OS QUE ALÍ ESTAVAM DISSERAM. Quando ouviram as palavras de Paulo, entrou em cena o corporativismo para de forma enérgica defender a principal autoridade do sinédrio, que era o sumo sacerdote. Não é de hoje que os grupos organizados se mancunam para defenderem os seus próprios interesses, sem falar que em todo lugar existem os bajuladores, que a qualquer custo se postam a defenderem os indefensáveis. Mesmo que fosse o sacerdote, não tinha o direito de agredir a Paulo. INJURIAS O SUMO SACERDOTE DE DEUS? Na realidade, grande parte dos sumos sacerdotes de Israel, principalmente logo depois que os judeus conquistaram a terra de Canaã, eram homens de Deus, que serviam ao Senhor conforme a lei de Moisés. No entanto, neste mesmo tempo em que este fato se deu, já não mais se nomeavam sumos sacerdotes de acordo com a vontade de Deus, mas eram mais homens políticos. E PAULO DISSE; NÃO SABIA IRMÃOS. O apóstolo dos gentios já estava a muitos anos em seus campos missionários fazendo a obra do reino de Deus, e, portanto, pregando o evangelho da incircuncisão longe de Israel. Por este motivo, Paulo não conhecia pessoalmente o sumo sacerdote que estava exercendo seu ministério neste momento da vida religiosa dos filhos de Israel, razão porque Paulo diz não saber desta realidade. QUE ERA O SUMO SACERDOTE. No caso da participação do sumo sacerdote nesta reunião do conselho de anciãos se deu porque esta era uma questão de cunho religioso, e que tudo teve o seu começo ainda dentro do templo de Jerusalém. Como o sumo sacerdote era o líder principal do judaísmo, então, era do seu maior interesse em dirigir esta tão importante reunião, principalmente para acusar ao apóstolo Paulo. PORQUE ESTÁ ESCRITO. Paulo se utiliza de uma citação da lei de Moisés em demonstração de que ele tinha pleno conhecimento das tradições dos judeus. Desta forma, o apóstolo declara enfaticamente que não tinha conhecimento que aquele que dirigia a reunião, que lhe julgava, era o sumo sacerdote. Com isso, deve ter pairado sobre a mente do apóstolo que sua situação ficava difícil para se defender de todos. NÃO DIRÁS MAL. A citação feita pelo apóstolo se encontra em Êxodo 22:28 - A Deus não amaldiçoarás, e o príncipe dentre o teu povo não maldirás. De acordo com esta ordenança dos filhos de Israel, quem falasse mal do sumo sacerdote, também estaria falando mal do próprio Deus dos hebreus. Os judeus levavam tão a risca esta ordenança da legislação de Moisés, que mesmo o sumo sacerdote errado, mas ninguém tinha o direito de falar qualquer palavra negativa a respeito do líder religioso. DO PRÍNCIPE DO SEU POVO. Na época em que Moisés escreveu este mandamento sobre o sumo sacerdote, os filhos de Israel ainda não tinham nenhuma autoridade política para governar o povo, e assim sendo, o sumo sacerdote era a principal liderança para o povo hebreu. Não era a intensão de Paulo ofender ao sumo sacerdote, e podemos afirmar que ele manifesta o seu respeito pelo príncipe do povo.

Atos 23.3

Atos 23.3 - Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada; tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, e contra a lei me mandas ferir?
ENTÃO PAULO LHE DISSE. Em sua vida como missionário Paulo já havia passado por inúmeras situações de perseguições e em várias delas até por perigo de bem perto da morte, agora, era como se ele não mais tivesse medo de partir desta vida para a outra, dada a segurança que ele tinha de em Cristo Jesus ganhar a vida eterna. Além do mais, o apóstolo tinha pela certeza que Deus estava no controle de tudo, e que as profecias já anunciadas a seu respeito tinham que ser cumpridas no tempo certo de Deus. DEUS TE FERIRÁ. A tapa que Paulo recebeu em sua boca lhe causou revolta, pois ele sabia que não tinha feito nada de errado, nem contra os romanos, nem contra os judeus, nem muito menos contra a ninguém que estava presente naquele momento dentro do sinédrio. O ato de humilhação que Paulo sofreu perante todo o conselho fez com que ele lançasse uma profecia contra quem mandou lhe agredir injustamente. PAREDE BRANQUEADA. Esta expressão utilizada por Paulo não era o nome de uma doença, mas sim, uma acusação de Paulo contra o sumo sacerdote. O apóstolo cita um proverbio conhecido daquela época, para designar aquelas pessoas hipócritas, que pareciam uma coisa, mas na verdade era outra pessoa. O que as pessoas esperam de um sumo sacerdote é que ele seja bom, e não um homem perverso e violento. TU ESTÁS AQUI ASSENTADO. Paulo não sabia que o seu agressor era o sumo sacerdote, por isso que ele fala em Atos 23:5 - E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo. Por não saber do nome daquela autoridade é que o apóstolo destaca a sua posição perante os demais, pois é possível que o sacerdote ficasse em uma posição elevada. PARA JULGAR-ME. Era fato que os presos, antes de serem submetidos ao julgamento do sinédrio judaico passavam por secções de castigos no tocante as investigações, mas isso era feito pelas autoridades romanas. No caso de Paulo, por ser um cidadão romano, ele não poderia sofrer nenhum tipo de agressão. Neste caso do sinédrio, Paulo estava ali para ser julgado, onde ele apresentaria sua defesa, e os seus opositores que apresentassem suas acusações, e não para ser agredido por ninguém. CONFORME A LEI. Em se tratando da lei de Moisés, não era permitido que se castigasse o réu, em julgamento pelo conselho dos anciãos, enquanto não terminasse o interrogatório, e por fim, o veredito de condenação. Já no que diz respeito às leis romanas, como Paulo era um cidadão romano, ele não poderia em hipótese alguma ser castigado, sem que fosse primeiro condenado pelos tribunais superiores de Roma. E CONTRA A LEI ME MANDAS FERIR? Paulo estava requerendo seus direitos, como cidadão judeu que era, mais também por usufruir de direitos inegáveis de cidadão romano. De acordo com as leis vigentes naquele momento, a reunião poderia ser dissolvida automaticamente, por quebra de decoro por parte de um membro do sinédrio, e até certo ponto, o sumo sacerdote ser penalizado por estar como transgressor da lei e não como guardião da mesma. O sumo sacerdote estava errado.

Atos 23.1-2

Atos 23.1-2 - E, fixando Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca.
E, FIXANDO PAULO OS OLHOS NO CONSELHO. Não temos como conjecturar o que se passava na mente de Paulo, quando ele fica olhando para todos os membros do sinédrio, o que podemos dizer é que isto causou certa admiração por todos. Este homem de Deus tinha uma coragem invejavam, e enfrentando de cabeça erguida seus opositores, queria aproveitar esta oportunidade para falhar-lhes do seu testemunho, e quem sabe pregar o evangelho para as lideranças do seu povo, seguidores de Moisés. DISSE: HOMENS IRMÃOS. Esse era o modo de se dirigir aos seus ouvintes, sabendo que não tinha como falar em paz, como de costume os judeus saudavam uns aos outros, porque na verdade, Paulo sabia que os membros do conselho não tinham paz para com ele. Uma coisa era certa é que o preso, que eles aceitassem ou não era também judeus, assim como a maioria eram, e que fazia parte da mesma linhagem. ATÉ O DIA DE HOJE TENHO ANDADO DIANTE DE DEUS. Como um bom judeus que era, Paulo tinha cuidado em cumprir muita coisa da legislação de Moises, mesmo fazendo parte do cristianismo. O apóstolo dos gentios ensinava que os gentios convertidos para Cristo não tinham obrigação de guardar a lei de Moisés, mas para quem era judeu de sangue, Paulo defendia que tivesse respeito e consideração à legislação de Moises. COM TODA A BOA CONSCIÊNCIA. O que Paulo pretendia dizer para todos neste momento é que ele tinha plena tranquilidade que não estava transgredindo os bons costumes e as mais antigas tradições dos judeus. A missão que o apóstolo vinha cumprindo era de fato a determinação de Deus sobre a sua vida, desta forma, não havia na mente de Paulo nenhum peso de consciência lhe reprovando diante de Deus. MAS O SUMO SACERDOTE, ANANIAS. De repente Paulo é interrompido em sua fala pela interferência de alguém que estava presenta no conselho, com o objetivo de intimidar o homem de Deus. O sumo sacerdote era de fato o dirigente da reunião, principalmente quando o assunto ou pauta principal da convocação era de cunho religioso. É provável que o apóstolo não conhecesse pessoalmente o sumo sacerdote. MANDOU AOS QUE ESTAVAM JUNTO DELE. O texto não nos faz saber se o sumo sacerdote deu ordens a alguns dos membros do sinédrio ou se havia neste memento alguns soldados romanos acompanhando a Paulo, por mandado do tribuno. Esta atitude violenta por parte do sumo sacerdote para com o apóstolo Paulo mostra o abuso de autoridade que os membros do conselho exerciam sobre os que eram julgados por eles, ao ponto de praticarem atos absurdos para humilhar os presos. QUE O FERISSEM NA BOCA. Não dá para entender o porquê, o sumo sacerdote mandou agredir a Paulo, até porque, o apóstolo não fez nada que desabonasse nenhum dos que estavam presente. Será que foi porque Paulo lhes chamou de irmãos? Ou foi simplesmente porque o apóstolo disse que era inocente, ao declarar que não tinha nenhuma acusação de sua própria consciência pelo que fazia e vivia?

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Atos 22.30

Atos 22.30 - E no dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões, e mandou vir os principais dos sacerdotes, e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles.
E NO DIA SEGUINTE, QUERENDO SABER AO CERTO. O final do mesmo dia em que Paulo se revela como cidadão romano, juntando-se a este a noite deste mesmo dia, foi o suficiente para que o tribuno se articulasse, com o objetivo de no dia seguinte apresentar Paulo ao sinédrio judaico. Cláudio Lísias não desejava de fato a condenação do apóstolo Paulo, mais apenas ficar mais informado do que estava envolvendo seu prisioneiro, o apóstolo Paulo, e o ódio demasiado dos seus compatriotas, os judeus. A CAUSA POR QUE ERA ACUSADO PELOS JUDEUS. Provavelmente, o tribuno era um grego, com cidadania romana, e nesta condição, por não ser um judeu de sangue, não podia entrar no templo de Jerusalém para fazer parte das celebrações judaicas. Por isso que o tribuno não tinha conhecimento do que os judeus estavam acusando a Paulo. O que Lísias podia prever era que os fundamentos de tudo eram religiosos. SOLTOU-O DAS PRISÕES. Este caso da prisão de Paulo pelo tribuno teve uma repercussão muito grande, ao ponto do apóstolo ficar preso na fortaleza de Antônio, uma vez que, os presos comuns, geralmente ficavam detidos em cadeias comuns da cidade. Além do mais, já dentro da fortaleza, Paulo ainda ficou separado em uma cela segura, quem sabe o tribuno suspeitava que os judeus invadissem a própria fortaleza. E MANDOU VIR OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES. Tudo já estava programado para que o tribuno apresentasse a Paulo com o objetivo de fazer uma investigação e se descobrir o que fazer com o preso. De acordo com as tradições desta época, os judeus tinham o sumo sacerdote, que era a principal liderança do judaísmo, mas também tinha uma ordem de sacerdotes que compunha uma equipe de vinte e quatro outros. E TODO O CONSELHO. Este conselho era a mesma coisa que o sinédrio judaico, composto pelas principais lideranças religiosa dos filhos de Israel, juntamente com lideranças importantes da própria sociedade dos judeus, além das autoridades do império político de Roma. Este conselho era muito importante para os judeus, porque eles não tinham tribunais civis, pois, neste, eles resolviam suas muitas demandas. E TRAZENDO A PAULO. Havia um ritual de cerimônia para a abertura de cada secção do sinédrio, para então, no momento oportuno, trazer a tona as principais pautas da reunião. Como esta era uma secção extraordinária do conselho, provavelmente, os membros do sinédrio foram direto ao assunto, em que o tribuno, como representante do império político de Roma, apresenta a causa e o causador da reunião, Paulo. O APRESENTOU DIANTE DELES. Este era um momento importante, em que o acusado tinha a oportunidade de se defender perante o conselho, expondo suas rações, com o objetivo de se explicar. É dado por certo que todos os participantes do sinédrio já estavam cientes das acusações que os judeus apresentavam contra o apóstolo dos gentios, até porque, tudo começou ainda dentro do templo de Jerusalém, em pleno dia de celebração, e isso causou grande repercussão diante dos líderes e da sociedade.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...