sábado, 24 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:11

2 Pedro 2:11 - Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
ENQUANTO OS ANJOS. Estes anjos sobre os quais o autor se refere dizem respeito aos anjos de Deus, que estão a serviço do reino de Cristo, e que são anjos de luz. Assim como também estão a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14). No entanto, neste ponto desta carta, estes anjos, se destacam como sendo aqueles que foram enviados por Deus para salvar a Ló, da destruição de Sodoma e Gomorra. No capítulo dezanove de Gênesis narra essa história em que o Senhor enviou dois anjos para livrar a Ló da destruição de Sodoma e Gomorra, e que eles destruíram aquelas cidades conforme as determinações do Deus que é juiz dos vivos e dos mortos.

SENDO MAIORES EM FORÇA. O apóstolo faz uma comparação entre os anjos de Deus e os moradores de Sodoma e Gomorra, e de forma categórica afirma de que, os anjos tinham mais força do que os homens daquelas cidades. Sabendo os moradores de Sodoma e Gomorra que Ló havia recebido os anjos de Deus em sua casa, foram até lá para lutarem contra Ló e contra os anjos do Senhor, Porem, lá chagando, quiseram arrombar a porta do justo Ló, pelo que os anjos de Deus com a sua força impediram que aqueles homens violentos de Sodoma e Gomorra entrassem na casa de Ló para fazerem mal, aquela família. Além do mais puseram cegueira em todos eles.

E PODER. Os anjos de Deus além de terem muita força, eles também tinham poder, que é a determinação de executar algo além do natural. Esse poder dos anjos de Deus é um poder outorgado, que vem do Deus Onipotente, Criador dos céus e da terra. E este poder exercido por aqueles anjos do Senhor foi demonstrado, quando eles prevaleceram sobre os homens de Sodoma e Gomorra, além é claro de executarem suas missões determinada por Deus, de trazer o castigo e o juízo sobre os moradores daquelas cidades prevaricadoras. Os anjos destruíram Sodoma e Gomorra com poder.

NÃO PRONUNCIARAM CONTRA ELES. Mesmo revestidos de força e poder, quem vinha de Deus, os anjos do Senhor não usam de tal autoridade para pronunciar palavras acusativas contra quem quer que seja. Eles não acusam nem os anjos das trevas, nem muito menos os homens. A carta de Judas 1:9, nos fala de um dos arcanjos de Deus que é forte e poderoso, mas que quando discutia com o diabo acerca do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra satanás, mas simplesmente disse: O Senhor te repreenda. Nós precisamos refletir sobre isso.

JUÍZOS BLASFEMOS. Porque precisamos refletir sobre isso? Porque tem muitos cristãos que em atos sucessivos de exaltação, ficam falando e acusando os seres espirituais, em forma de insultos. Quem tem o nome de acusador é o próprio diabo, que vive a nos acusar perante o Senhor, e não nós que somos servos de Deus. Tem muitos pregadores que em seus discursos falam mais no diabo com os seus demônios do que no nome de Cristo. Não devemos blasfemar contra ninguém.

PERANTE O SENHOR. Os anjos de Deus não tem a função de acusar ninguém diante da face de Deus, nem ao diabo com os seus demônios, nem muito menos os seres humanos, que é a imagem e semelhança do Criador. O diabo sim, esse é o acusador. Portanto, se os fortes e poderosos anjos de Deus não acusam ao diabo com os seus demônios, quem é o ser humano para assim o fazer? Todo cuidado é pouco e precisamos ser cautelosos neste particular.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:10

2 Pedro 2:10 - Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades.
MAS PRINCIPALMENTE AQUELES. Na segunda parte do texto anterior o autor estava descrevendo sobre aqueles que são injustos sobre os quais está reservado o dia do juízo para serem castigados. Como Deus criou o homem com livre arbítrio, nesta vida ele pode fazer o que bem entender que deve praticar, pode andar nos seus próprios caminhos e falar coisas arrogantes pela sua prepotência e ignorância. Todavia, um dia todos irão prestar contas dos seus feitos e de suas obras perante o Criador, porque comparecerão diante do trono branco e serão punidos pela apostasia.

QUE SEGUNDO A CARNE. O castigo já está previsto sobre todos aqueles que vivem segundo a carne e não pelo Espírito de Deus. Paulo escrevendo aos cristãos de Roma ele adverte: Romanos 8:5-8 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

ANDAM EM CONCUPISCÊNCIAS DE IMUNDÍCIA. Desde a queda da raça humana, que ocorreu lá no Jardim do Éden, que o ser humano passou a ser controlado e dominado pelas concupiscências da carne. Os desejos imundos da carne escravizam a mente dos seres humanos ao ponto de não deixar que o homem cumpra integralmente os projetos para os quais foi criado por Deus. As concupiscências da carne levam os seres humanos a viverem desagradando a Deus, ao ponto de não se submeterem a vontade do Criador, pelo contrário, vivem em plena alienação e apostasia.

DESPREZAM AS AUTORIDADES. Quem é a maior autoridade do mundo? É claro que é Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, depois os seus anjos, que estão ao serviço do reino de Cristo. Os seres humanos que não fazem a vontade de Deus desprezam ao Criador, não aceitam a obra redentora do Cristo Salvador, nem são guiados pelo Espírito Santo de Deus. E no caso dos moradores de Sodoma e Gomorra, Eles não respeitaram os anjos de Deus, que ali estavam representando o Deus eterno.

ATREVIDOS, OBSTINADOS. Os homens que vivem alienados do seu Criador e dominados pelo sentimento de apostasia, são atrevidos e obstinados em seus intentos e ideologias de pensamentos. Basta conversar com um ateu confesso, que logo se percebe o seu atrevimento em negar a existência do Criador supremo, que fez o mundo e tudo que nele há. São obstinados porque suas mentes estão cauterizadas para negarem a verdade de que existe um arquiteto do universo.

NÃO RECEIAM BLASFEMAR DAS DIGNIDADES. São coisas horríveis que os incrédulos falam de Deus. Com suas palavras inflamadas blasfemam conscientemente do Senhor. Os incrédulos vivem como se Deus não existisse para eles, além do mais desprezam as palavras de Deus, afirmando de que não irão prestarem conta dos seus feitos perante o juiz dos vivos e dos mortos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:9

2 Pedro 2:9 - Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados.
ASSIM SABE O SENHOR LIVRAR. Este texto traz um ressumo das três advertências que o autor vinha dando aos seus leitores, principalmente para aqueles que se debandam para o caminho da heresia e da rebeldia, contra a vontade de Deus. No caso do castigo dos moradores de Sodoma e Gomorra, que foi o último exemplo dado pelo escritor, ele mostrou que Deus deu livramento a Ló e a sua família, porque ele era justo aos seus olhos. Deus livra o justo do perigo e das provações. O Senhor acampa o seu anjo ao redor dos que o temem e os livra (Salmos 34:7). Essa é a promessa de Deus.

DA TENTAÇÃO. Neste caso, esta palavra significa dizer: Provação, teste, perigo, castigo, juízo e etc. No caso de Ló, Deus estava a todo o momento ajudando a ele, no sentido de livrá-lo de incorrer nos mesmos erros dos moradores daqueles cidades. No meio de uma sociedade corrompida, ninguém consegue ser fiel aos mandamentos do Senhor, se não vier ajuda da parte do Espírito de Deus. Como também está claro de que foi Deus quem livrou ao ser servo Ló do castigo imposto contras os moradores daqueles cidades.

OS PIEDOSOS. Neste caso, piedosos não quer dizer, alguém que dá esmolas aos pobres e aos necessitados. Mas, dentro deste texto, esta palavra que dizer: alguém que serve fielmente a Deus e executa a sua vontade. Piedoso neste caso também não quer dizer alguém que é devoto de sua religião, mas sim, alguém que busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima como prioridade. Piedoso neste caso é alguém que aos olhos de Deus é justo e temente ao Criador.

E RESERVA OS INJUSTOS. No entanto, ao contrário dos justos, Deus reserva os injustos para o castigo e para o juízo. Os injustos dentro da mensagem do evangelho quer dizer, todos aqueles que vivem alienados do seu Criador, vivendo para si mesmo e para o mundanismo. Os injustos são aqueles que se mantêm na incredulidade e na rebelião contra Deus e os seus mandamentos. Os injustos neste caso, são todos aqueles que mesmo conhecendo a verdade, procuram se debandarem para a apostasia, e que seguem as heresias das mentes cauterizadas para o mau e as trevas.

PARA O DIA DO JUÍZO. Este dia do juízo tem vários significado, porque se aplica de forma diferente para cada caso. Quando aplicado ao diabo e os seus demônios, se deu quando da precipitação das regiões celestes e no juízo final. No caso do tempo de Noé, descreve sobre o dilúvio. E em se tratando dos moradores de Sodoma e Gomorra, fala sobre o dia em que aquelas cidades foram destruídas pelo Senhor.

PARA SEREM CASTIGADOS. Em cada caso citado nos exemplos dados pelo escritor, percebe-se que houve penalidades para os que se rebelaram contra a vontade de Deus. Da mesma forma, serão castigados, tanto nesta vida, quanto e principalmente na futura, todos aqueles que se desviarem da verdade do evangelho para as heresias pela rebelião.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:8

2 Pedro 2:8 - (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas).
PORQUE ESTE JUSTO. Ló é chamado de justo, não porque ele era perfeito, mas porque ele viviam pela fé no Deus que fez céus e a terra. Era um homem diferente dos demais cidadãos daquelas cidades, porque ele procurava de todas as formas fazer a vontade de Deus e se esforçava para agradar ao Criador. Era um homem que temia a Deus, uma vez que era consciente de que tinha responsabilidades com o Deus Onisciente que sabe de tudo, sobre todos. Seus caminhos eram retos diante de Deus, suas palavras eram edificantes e seus pensamentos justos perante a face de Deus.

HABITAVA ENTRE ELES. É bem provável que Ló já havia se arrependido de ter escolhido este lugar para morar, porque via que os seus habitantes se tornaram abomináveis diante de Deus. Ele morava naquele lugar, mas seu desejo era não participar de nada do que os moradores de Sodoma e Gomorra praticavam. Ele se sentia como um peixe fora d´água, até porque, não concordava com nada, do que os moradores daquele lugar viviam fazendo. Morar ali era uma situação constrangedora para ele.

AFLIGIA TODOS OS DIAS. Essa frase descreve sobre as angustias porque passava a alma do justo Ló naquela cidade. Sua alma se sentia muito triste por não poder mudar aquela situação, vendo e ouvindo coisas horríveis dos seus conhecidos, dos seus vizinhos e quem sabe até dos amigos, mas ele se sentia impotente, porque os moradores daquele lugar estavam dominados pela carnalidade e devassidão da vida. Certamente Ló fazia sacrifícios de jejum e orações por aquele povo para que se convertessem.

A SUA ALMA JUSTA. Quando se fala sobre “alma”, muitas vezes dentro do conteúdo das Sagradas Escrituras está se escrevendo sobre a vida. Ló tinha uma vida de piedade e dedicação às coisas de Deus. Defendia as coisas corretas e lutava para que o seu próximo buscasse a Deus. Seu testemunho era o exemplo de alguém que renuncia as coisas do mundo buscando agradar ao Criador. Sua espiritualidade era de quem buscava desenvolver seus dons no trato com a vontade de Deus. Ter uma alma justa é não fazer o que quer, mas procurar dentro do possível agradar a Deus.

VENDO E OUVINDO. Não tinha como Ló fechar os olhos para tudo que acontecia em Sodoma e Gomorra, até porque por todas as partes daquelas cidades prevaleciam as aberrações e as imoralidades morais. Certamente as palavras dos moradores daquelas cidades eram de blasfêmias contra as dignidades celestiais, contra os bons costumes e também contra tudo que representa ter uma boa reputação e ética.

SOBRE AS SUAS OBRAS INJUSTAS. Estas obras injustas a que se refere o autor, dizem respeito ao modo de vida a que se submetiam prazeirosamente os moradores daquele lugar. Eram injustos consigo mesmo, porque suas obras prejudicavam suas próprias almas, eram injustos em seus comportamentos com o próximo e principalmente com Deus.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:7

2 Pedro 2:7 - E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis.
E LIVROU. O livramento sobre o qual o autor descreve se encontra em Gênesis 19:15-17 - E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. Deus deu livramento a Ló e a sua família com ele.

O JUSTO. Na antiga dispensação era diferente o conceito de Justo em comparação com o tempo da nova aliança da graça de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, único mediador entre Deus e os homens. Na nova dispensação é justo todo aquele que aceita a redenção em Cristo Jesus e passa a ser justificado diante da justiça divina, mediante a expiação já realizada de forma perfeita pelo Filho de Deus. Já na antiga dispensação ser justo era de fato viver de conformidade com os mandamentos de Deus e ter aliança com o Deus Criador. Ló vivia completamente diferente dos homens ímpios de Sodoma e Gomorra, isso porque ele era um homem correto e bom em seus procedimentos para com Deus e para com os homens.

LÓ. O que se sabe sobre este homem é que, ele viveu por volta de mil e novecentos anos antes de Cristo, e que era filho do irmão mais jovem de Abraão chamado Harã, portanto, ele era sobrinho do patriarca Abraão, mas que também podia ser chamado de filho de criação, a quem o patriarca devotava grande amor e consideração. A tradição judaica afirma de que ele nasceu em Ur dos caldeus, mas posteriormente sua família migrou para a terra de Canaã, passando a viver mais ao oeste de onde procediam seus antepassados. Ao que tudo indica Harã veio a falecer ainda bem jovem e Ló ficou órfão de Pai. Como Abraão ainda não tinha filhos, então Ló passou a ser cuido e protegido pelo seu tio Abraão, que era como um pai para ele.

ENFADADO DA VIDA DISSOLUTA. Por conta de uma certa discórdia entre Abraão e seu sobrinho Ló, os dois tiveram que se separarem mais tarde, em que o jovem Ló escolheu migrar para as bandas das planícies do Jordão, que era uma terra boa (Gênesis 13:7-12). No entanto, depois de se estabelecer naquelas cercanias viu Ló que os moradores daquele lugar eram homens ímpios e repugnantes. Gênesis 13:13 - Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. Com isso o justo Ló, que era diferente dos moradores daquele lugar, se sentia angustiado por ver o modo de vida depravado em que viviam os moradores daquele lugar.

DOS HOMENS ABOMINÁVEIS. O texto que já citamos, nos diz que os moradores de Sodoma e Gomorra eram maus e pecadores contra o Senhor. O que prevalecia naquelas cidades, que eram ao todo cinco, era a maldade, a desobediência contra Deus e a rebelião obstinada contra o Criador. O homossexualismo era algo aceitável como normal e incentivado a ser praticado como virtude, coisa que as Santas Escrituras, que representam a vontade de Deus, reprovam como algo repugnante.

domingo, 18 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:6

2 Pedro 2:6 - E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente.
E CONDENOU À DESTRUIÇÃO. O autor continua com suas advertências severas em forma de avisos a todos aqueles que se debandam para o caminho da heresia e da rebelião contra Deus. Temos então, o terceiro exemplo dado pelo apóstolo, usando e citando casos dentro da literatura judaica, de como há prejuízos para todos aqueles que rejeitam os planos e a vontade soberana do Criador. As cidades citadas pelo autor desta epístola foram de fato condenadas a destruição, conforme o castigo merecido e determinado, pelo Deus que é o juiz dos vivos e dos mortos e que é um fogo consumidor. Esse relato pode ser visto em (Gênesis 19:24-29).

AS CIDADES DE SODOMA. Sodoma, O significado do nome Sodoma é incerto, mas provavelmente deriva do Vale de Sidim, que em hitita quer dizer sal. O nome fala das planícies de sal e das covas de betume de um vale que ficava próximo ao mar Morto, onde se situava Sodoma. Uma das cinco cidades do vale de Sidim, destruídas por causa de sua pecaminosidade (Gênesis 13:10; e 14; 18:16-33; 19:1-9). O local é mencionado mais de 50 vezes na Bíblia, na maioria dos quais relacionados à incomum natureza pecaminosa pela qual foi punida. Quando o Autor escreve sobre “cidades”, ele cita as duas principais, mas na realidade eram 5 cidades no vale de Sidim.

E GOMORRA. A palavra hebraica para Gomorra parece significar submersão, porque ela foi destruída pelo fogo. Gomorra foi uma das cidades da planície que foi destruída juntamente com Sodoma por conta de suas perversões sexuais, contrário à natureza, e pode-se ver isso em (Gênesis 10:19; 13:10; 19:24,28). Esta cidade se tornou um proverbio de práticas da iniquidade na sua mais alta escala de degradação, como também tipifica a destruição pelos atos sexuais mais promíscuos. Os escritures do Novo Testamento se referem a esta cidade como sendo um exemplo prático do derramamento da ira de Deus, sobre aqueles que são pervertidos.

REDUZINDO-AS AS CINZAS. Não se sabe ao certo, como seria a arquitetura urbanística destas cidades antes da grande catástrofe aqui descrita pelo grande apóstolo Pedro. Mas tomamos conhecimento neste ponto desta carta, que toda a estrutura das casas e edifícios daquelas cidades se transformaram em montões de cinzas. Com isso podemos conjecturar que houve o uso do fogo como fenômeno natural, pelo que tudo foi queimado desde os materiais mais frágeis aos mais sólidos. Labaredas de fogo e enxofre foram lançadas sobre aquelas cidades e os seus moradores.

E PONDO-AS PARA EXEMPLO AOS QUE VIVESSEM IMPIAMENTE. O autor está focalizando estes exemplos e ao mesmo tempo demonstrando que, o mesmo pode acontecer com os que transtornam o evangelho de Cristo, para defenderem heresias e levar o povo de Deus para fora do caminho e das doutrinas do evangelho verdadeiro. Certamente este texto, na história do cristianismo serviu sempre de alerta para muitos.

sábado, 17 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:5

2 Pedro 2:5 - E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.
E NÃO PERDOOU O MUNDO ANTIGO. O autor continua mostrando aos seus leitores que, se os hereges não se converterem antes que seja tarde demais, incorrerão nas punições previstas na palavra de Deus, assim como aconteceu nos tempos antigos, em que o juízo caiu sobre os moradores da terra. O fato de Deus não ter perdoado a humanidade do tempo do dilúvio, significa que ele fez vir sobre os seres humanos o castigo, anunciado por ele e pregado pelo seu representante Noé. Com isso, o Senhor deixa claro que não perdoará aqueles que se manterem na apostasia e heresias.

MAS GUARDOU A NOÉ. A proteção de Deus é para aqueles que fazem a sua vontade e se submete aos planos do Criador. Quem anda nos caminhos do Senhor pode contar com a proteção de Deus e a segurança que vem do Senhor. Noé era em sua época, um homem justo aos olhos de Deus, assim como hoje o são todos aqueles que acreditam e aceitam a obra redentora realizada pelo Filho de Deus, Jesus Cristo. Como representante de Deus, Noé escapou do dilúvio, assim como aqueles que forem justificados pela expiação de Cristo estarão salvos da condenação eterna.

PREGOEIRO DA JUSTIÇA. Enquanto os ímpios do mundo antigo (mundo antigo quer dizer: o mundo antediluviano) continuavam na depravação e rebelião contra Deus, desviados dos propósitos para os quais foram criados. Noé se ocupava e se gastava em pregar sobre a justiça divina, avisando aos moradores da terra que, se não se convertesse dos seus maus caminhos seriam destruídos pela grande catástrofe do dilúvio. Noé tanto pregava com suas palavras, sobre o que estava para acontecer, como também por meio da construção da grande arca que o salvou com sua família.

COM MAIS SETE PESSOAS. Gênesis 7:1,5,7 - Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Nestes trechos da palavra de Deus aprendemos que o justo recebe o livramento e traz benefícios também para os seus.

AO TRAZER O DILÚVIO. O dilúvio dos tempos de Noé, faz separação entre o mundo antigo e o novo mundo, que permanece até os dias de hoje, como também descreve sobre o castigo de Deus sobre os ímpios que se mantem no caminho da desobediência. O dilúvio é uma tipologia da condenação dos que não se convertem para Cristo pelo poder libertador do evangelho.

SOBRE O MUNDO DOS ÍMPIOS. Este mundo dos ímpios, sobre o qual escreve o apóstolo Pedro, diz respeito ao sistema dos homens, em que prevalece a incredulidade, a rebeldia e a apostasia contra o Criador. Já os ímpios a quem se reporta o autor, descreve sobre os ateus confessos ou não, que não fazem a vontade de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...