quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Apocalipse 1:10

Apocalipse 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.
EU. O que o autor deste livro passa a relatar não foi coisa de ouvir falar de terceiros. Ele próprio foi o visionário dos relatos e visões que passa a expor. Este João é o mesmo que escreveu o evangelho de João, bem como as três epístolas pastorais além deste livro do Apocalipse. Ele próprio se denomina de servo de Jesus Cristo no início desta obra escatológica, como também diz ser irmão de todos aqueles que servem ao reino de Deus e de Cristo, sendo testemunha do Senhor Jesus de Nazaré.

FUI ARREBATADO. O escritor deste livro afirma que foi arrebatado. Esta é uma experiência que poucos seres humanos já passaram por ela, e diz respeito a ser tomado pelos sentidos para uma outra dimensão da existência humana. São experiências espirituais que somente aqueles que são designados por Deus é que tem o privilégio de passarem. Certamente o vidente João saiu do seu corpo físico em sua unidade espiritual para um estágio ou estado de ser avançado, além da esfera material, porem, com plena consciência do que estava vendo e ouvindo.

NO ESPÍRITO. A palavra Espírito dentro do texto a que o autor faz esta citação é usada à primeira letra maiúscula para designar o Espírito de Deus. É correto se dizer que o Espírito Santo foi quem arrebatou o ser espiritual de João para mostrar as revelações que ele passa a ter do Filho de Deus, Jesus Cristo, e de tudo que haverá de acontecer nos tempos do fim, a que se reporta de forma escatológica este livro. Alguns dos profetas do Antigo Testamento tiveram esta mesma experiência. Um exemplo deles foi o profeta Ezequiel, que mais usou esta declaração.

NO DIA DO SENHOR. Este dia do Senhor do qual escreve o apóstolo João, pode se referir ao domingo, que foi o dia da ressurreição de Cristo, e que ficou sendo chamado pelos cristãos primitivos como sendo o dia do Senhor. Como também pode ser o dia do arrebatamento da igreja de Cristo Jesus, e ainda pode ser o dia conhecido como o período da grande tribulação, que também é conhecido como o dia do julgamento de Deus. É mais provável que este dia do Senhor se refira especificamente ao domingo, pois, este era o dia de reunião e adoração da igreja.

E OUVI DETRÁS DE MIM UMA GRANDE VOZ. Certamente o apóstolo se encontrava em estado de êxtase neste momento. Com isso, é bem provável que se encontrasse de olhos fechados e em profunda adoração ao Senhor. Quando de repente foi quebrado o silêncio e ele ouviu uma grande voz. A voz foi ouvida detrás do apóstolo porque tudo foi inesperado e de súbito. Nisto é que está envolvido o mistério de Deus.

COMO DE TROMBETA. Esta é uma figura de linguagem que tem algo a nos ensinar sobre fatos que estarão a serem revelados. O toque da trombeta nos fala sobre o anuncio de algo importante que está para acontecer, como também serve de sinal para que os que há ouvem possam estar de prontidão para novas incumbências.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Apocalipse 1:9

Apocalipse 1:9 - Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
EU, JOÃO, QUE TAMBÉM SOU VOSSO IRMÃO. O apóstolo faz questão de se identificar para os seus leitores como sendo alguém que também fazia parte da família de Deus na terra, que é a igreja, como irmão daqueles para quem estava escrevendo seu livro profético. Neste mesmo livro, João também se identifica como alguém que era servo de Jesus Cristo. Este João, que escreveu o livro das revelações, chamado de Apocalipse é o apóstolo João que também é o autor do evangelho segundo João, além das três epístolas pastorais. Ele é o apóstolo do amor, que tinha grande comunhão com Cristo.

E COMPANHEIRO NA AFLIÇÃO. Como apóstolo de Jesus de Nazaré, acompanhou todas as perseguições que o Cristo de Deus teve que enfrentar. Participou pessoalmente dos muitos momentos de aflições e tribulações que o Cordeiro de Deus teve que suportar para servir de sacrifício de redenção pela sua igreja. Como fazia parte do grupo dos doze, ele teve que passar por duras perseguições tanto dos Judeus, quanto do império romano, que depois de matarem a Cristo, procuravam destruir o cristianismo. João tinha pleno conhecimento das aflições que a igreja de Cristo vinha enfrentando para sobreviver em meio a tantas perseguições e aflições.

E NO REINO, E PACIÊNCIA DE JESUS CRISTO. Mas também, o apóstolo carregava consigo a esperança de que fazia parte do reino de Deus e de Cristo, por isso que tinha a confiança de ser na eternidade participante do governo do Senhor Jesus. Reino de Cristo este, que ele conquistou a duras penas, e com muita paciência e perseverança Deus o fez Senhor e Cristo. Jesus, como Filho de Deus e príncipe, não precisava passar por tudo que teve que enfrentar. Mas, como um guerreiro do reino de Deus, desejava ser merecedor do reino e do domínio que passou a governar.

ESTAVA NA ILHA DE PATMOS. Nesta época, Patmos era um conjunto de ilhas vulcânicas do mar Egeu, ao sudoeste de Samos, ao sul de Mileto. Atualmente também é chamada de palmosa e fica cerca de oitenta quilômetros de Éfeso. Essa ilha tem dezesseis quilômetros de comprimento e dez de largura. É uma ilha totalmente estéril e rochosa em quase sua totalidade. No tempo do imperador Domiciano essa ilha era usada no confinamento de presos do Estado romano. Não somente o apóstolo João, mas também muitos cristão ficaram presos em Patmos.

POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS. O apóstolo João, bem como os demais do grupo dos dozes e também os pregadores itinerantes do evangelho neste mesmo período viviam em torno da propagação das boas novas do reino de Deus e de Cristo. E por conta disto, eram perseguidos, presos e mortos por causa da palavra de Deus e do evangelho que pregavam. João estava preso em Patmos por causa de suas pregações.

E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. Os Judeus juntamente com o império romano e os pecadores mataram a Jesus de Nazaré por não aceitarem de que ele era o Messias de Deus. Mas, nem por isso, os pregadores do evangelho deixaram de anunciarem e provarem pelas escrituras e pela vida de Jesus, que ele era o Emanuel de Deus.

Apocalipse 1:8

Apocalipse 1:8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
EU SOU. Esta é uma afirmativa diretiva ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, mas que também pode ser atribuída a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Quando Deus chamou a Moisés para tirar os filhos de Israel do Egito, Moisés disse ao Senhor: Êxodo 3:13-14 - Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. O ser humano, comparado a Deus não é nada, mas o Senhor é tudo em todos, hoje e sempre.

O ALFA E O ÔMEGA. O alfa é a primeira letra do alfabeto grego e fala sobre o princípio da sabedoria e do conhecimento. Em se tratando de Deus como Alfa, o evangelho nos ensina de que o Senhor é a fonte primária de todas as coisas, e que neles mesmo não dependeu de ninguém, porque ele é alto-existente e existe por si mesma. Já o Ômega é a última letra do alfabeto grego e descreve que todas as coisas desta vida dependem da sabedoria e do conhecimento. Mas, em se tratando de Deus como ômega, o evangelho nos transmite a lição que todas as coisas que existem ou possa existir termina em Deus, porque dele é a última palavra em todas as coisas.

O PRINCÍPIO E O FIM. Com isto concorda Isaías 44:6 - Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Quando se diz que Deus é o princípio é que nele todas as coisas tem sua origem. Nada do que existe tem em si mesmo a sua fonte originária, porque tudo provem de Deus. E quando se diz que Deus é o fim é que o livro do Apocalipse é um livro profético, com temas escatológicos para os tempos do fim, com isso, aprendemos que o Senhor estará participando ativamente dos últimos eventos, da história da humanidade na terra e efetuando o último capítulo desta dispensação.

DIZ O SENHOR. Deus é o Senhor absoluto em todos os aspectos e atributos. Ele tem o domínio completo em todas as esferas da existência dos mundos e do cosmo. O seu governo é de ponta a ponto em todo o universo e nada foge do controle de suas ações. O ser humano por mais influente que possa parecer que é diante do nosso Deus é nada e não passa de nada. Porque o poder do homem é limitado no tempo e no espaço, porem o poder de Deus é ilimitado e eterno, no passado e no futuro. A autoridade máxima esta nas mãos do Deus majestoso Criador dos céus e da terra.

QUE É, QUE ERA, E QUE HÁ DE VIR. Os homens a quem se atribuem autoridade e poder transitório teve início no seu nascimento e terá o seu fim quando vestir o palito de madeira e descer a sepultura. No entanto, o Deus único e verdadeiro é agora no presente, sempre foi na eternidade passada e nunca deixará de existir.

O TODO-PODEROSO. Quando as sagradas escrituras afirmam de que Deus é o Todo-poderoso é que o seu poder não tem limites nem fim. Ele tem todo poder e força nos céus e na terra. E por meio do seu poder é que ele governa e domina todo o cosmo.

Apocalipse 1:7

Apocalipse 1:7 - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
EIS QUE VEM. O Messias de Deus se manifestou na terra como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, e cumpriu com sucesso absoluto a sua missão redentora para salvar os pecadores. Depois de sua ressurreição houve a sua ascensão para se assentar a Destra da majestade celestial, mas prometeu que voltara em duas etapas futuras a terra. A primeira para arrebatar para si mesmo a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício de amor e a segunda para estabelecer o seu reino de mil anos sobre a terra. É justamente sobre esta segunda etapa de vinda de Cristo que o autor se reporta nesta referência bíblia. Com isto concorda o restante da mensagem deste mesmo texto exposto pelo vidente João escritor do Apocalipse.

COM AS NUVENS. Na sua ascensão para estar à destra de Deus nas maiores alturas também foi visto este evento com a participação deste fenômeno natural, a presença de nuvens (Atos 1:9-11). Na primeira etapa de sua vinda para arrebatar os remidos não será diferente. Já na segunda etapa de sua vinda, estas nuvens (além das nuvens atmosféricas) tem um sentido figurado para representar os milhares de anjos que estarão acompanhando o Rei dos reis e Senhor dos senhores na sua volta triunfal a terra para batalhar pelo seu povo. Como também esta nuvem nos fala dos salvos que também voltarão a terra para participarem do governo de Cristo. De forma que nesta etapa da vinda de Cristo milhares participarão deste evento glorioso.

E TODO OLHO O VERÁ. Na vinda do Messias prometido por Deus poucos tiveram o privilégio de contempla-lo com os seus olhos, até porque ele concentrou suas atividades em Israel. Já na sua vinda para arrebatar a sua igreja da terra, a maioria dos comentaristas bíblicos concordam de que somente os que forem dignos de participarem do arrebatamento é que poderão ver o Filho de Deus vindo sobre as nuvens dos céus. Mas, na segunda etapa de sua vinda para reinar sobre a terra, todas as pessoas que estiverem sobre a terra hão de contemplar a volta do Leão da Tribo de Judá, até porque ele virá para estabelecer seu reino milenial sobre Jerusalém e de lá reinará com a sua igreja sobre todo o planeta terra. Todo honra e glória ao Rei Jesus.

ATÉ MESMO OS QUE O TRANSPASSARAM. Principalmente o Israel de Deus verá a volta gloriosa do Filho de Davi vindo para ajudá-lo. Os Judeus que rejeitaram o seu Messias foram cordatos nesta dispensação dos privilégios que desfrutavam com o seu Deus para que Cristo estabelecesse a nova aliança da graça. Mas, este mesmo Israel voltara a ter novamente plena comunhão com o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus durante o reinado de Cristo na terra. Por ignorância e incredulidade crucificaram o seu Messias, mas no futuro e durante o período do governo milenial de Cristo sobre a terra, eles reconhecerão que aquele mesmo Jesus de Nazaré que crucificaram na cruz do Calvário, era de fato o Messias de Deus e Emanuel.

E TODA TRIBO DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE. SIM. AMÉM. Com a exaltação de Israel como nação, os demais povos da terra serão castigados, porque durante a grande tribulação as demais nações do mundo se renderão aos enganos do anti-cristo e farão batalha contra o povo de Deus. Mas Cristo virá para defender a Israel.

Apocalipse 1:6

Apocalipse 1:6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
E NOS FEZ. Tudo que somos ou venhamos a ser devemos a Cristo Jesus, pelo seu grande amor com que nos amou e nos resgatou para si mesmo. Com relação às coisas da terra e a esta vida, o homem pode adquirir pela sabedoria e inteligência que o Criador lhe proporcionou muita coisa. Mas, com respeito às coisas do reino de Deus, o homem não tem nada, porque tudo provem de Cristo em nossas vidas. Todo aquele que exerce algum ministério no reino de Cristo não é pela sua capacidade pessoal, mas sim, pelos dons que o Espírito Santo desenvolve na vida de cada um para o que for útil. É Cristo que nos faz ser alguma coisa e que faz tudo por nós.

REIS. No tocante as coisas do reino de Deus e a igreja de Cristo, somos participantes do governo do Senhor Jesus na terra. Antes mesmo da vinda do Messias para implantar o reino de Deus na vida das pessoas, já havia a promessa da participação dos remidos no reino de Cristo. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Principalmente no reino milenial de Cristo na terra, estaremos reinando com ele e na eternidade também.

E SACERDOTES. Este sacerdote a que se refere o autor do Apocalipse não diz respeito a figura de um líder religioso que se tem interpretado por interesses excursos. Mas, diz respeito ao serviço prestado ao reino de Deus por todos aqueles que se engajam em de alguma forma representar o reino de Cristo na terra. Na atual dispensação só há um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquizedeque, que é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Todos os demais são sacerdotes no sentido de prestadores de serviços voluntários e por amor ao reino do Senhor Jesus. Neste sentido, todos são sacerdotes.

PARA DEUS E SEU PAI. Na legislação mosaica estabelecia uma linhagem sacerdotal a partir da tribo de Levi e todos que ocupassem esta posição tinham que ser desta mesma clã familiar. Assim como também, os reis da monarquia israelita deveriam serem da tribo de Judá. Com a implantação feita por Cristo de uma nova ordem para a humanidade tudo mudou e agora todos podem participar do reino de Deus como reis e sacerdotes do reino espiritual do Cristo de Deus, a quem pertence o poder.

A ELE GLÓRIA E PODER. A Cristo é que devemos tributar toda glória e poder. A mente limitada dos seres humanos por mais iluminada que possa ser não tem como reconhecer e calcular o valor de Cristo em trazer infinitos benefícios a sua igreja que ele resgatou com o seu sacrifício de amor. Com sofrimentos imensuráveis o Cristo de Deus teve que suportar a humilhação por meio da qual foi exaltado soberanamente por Deus Pai. E tendo sido exaltado por Deus recebeu todo poder no céu e na terra. Ao assentar a destra de Deus Pai nas maiores alturas Cristo foi coroado de glória e poder.

PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. O homem por mais elevado que seja na sociedade, a sua glória é passageira e o seu poder limitado, porque mais cedo ou mais tarde há de passar. Mas o Cristo de Deus tem um domínio eterno e o seu poder jamais há de passar. Sua posição de proeminência perante toda a criação é para todo o sempre.

Apocalipse 1:5

Apocalipse 1:5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
E DA PARTE DE JESUS CRISTO. O autor continua em sua saudação aos seus leitores refletindo que a graça e a paz de Deus Pai para com os homens passam por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Até porque Cristo veio em sua missão messiânica para estabelecer a nova aliança da graça divina que veio por meio da paz que ele conquistou pela reconciliação das criaturas com o Criador. O homem, Jesus de Nazaré, que é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens cumpriu com sucesso absoluto a sua missão de redentor da humanidade pelo sacrifício de si mesmo.

QUE É A FIEL TESTEMUNHA. O escritor do Apocalipse quando fala sobre o testemunho de Jesus Cristo, ele trata de algo real e não empírico. Neste período, assim como hoje, a história verídica sobre tudo que aconteceu com Jesus de Nazaré já era conhecida por todos. O que os apóstolos e a igreja vinham testemunhando e os escritores do novo testamento escrevendo sobre o Cristo de Deus não era factoide, mas eram fatos verídicos sobre tudo que Deus havia prometido com relação ao seu Messias que havia de se manifestar na terra como o Emanuel, Deus conosco.

O PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. Era crença religiosa entre os Judeus a ressurreição de mortos e o velho testamento fala sobre isso. O ministério do Senhor Jesus deu veracidade real a esta verdade, quando ele próprio pelo seu grande poder ressuscitou pessoas dentre os mortos. No entanto, todos os casos de ressurreições, as pessoas voltaram a morrer novamente. Mas o Cristo de Deus, como primogênito dentre os mortos, ele ressuscitou e não tornou mais a morrer, subiu aos céus e está vivo para todo o sempre. Por isso que ele é o Senhor da vida e da ressurreição.

E O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA. Esta expressão usada pelo autor se refere à posição proeminente de Cristo sobre todos e sobre tudo. Na realidade o seu domínio e governo é sobre tudo e sobre todos. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Essa era uma profecia messiânica que já falava sobre o Cristo de Deus. A ele pertence o poder.

AQUELE QUE NOS AMOU. Deus pergunta: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Cristo responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (saias 6:8). O amor de Cristo pela humanidade foi o combustível motivador pelo qual ele se deu a si mesmo em resgate de muitos. Foi este amor que fez com que ele suportasse tantos sofrimentos por nós.

E EM SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS. O autor esta se reportando sobre o sacrifício voluntário do Filho de Deus em nosso lugar. É a isso que a palavra de Deus chama de redenção, porque pelo seu sacrifício ganhamos o perdão de Deus.

Apocalipse 1:4

Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.
JOÃO. Este é o João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No Apocalipse ele é tratado como servo de Jesus Cristo, já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra deu todas as provas de que realmente sérvia ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Fazia parte do grupo apostólico e era classificado como aquele que ere bem chegado ao Senhor Jesus, assim como Pedro também era. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião. Na realidade ele era a principal liderança da igreja de Cristo na Ásia Menor, e líder da igreja na cidade de Éfeso, com isso ele era reconhecido como supervisor da comunidade cristã na Ásia Menor.

AS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA. Estas sete igrejas sobre as quais o autor do livro do Apocalipse se refere diz respeito a: Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. Quando se fala somente sobre estas sete igrejas, não quer dizer que na Ásia Menor só houvesse sete comunidades cristas estabelecidas nesta época. No entanto, se refere as sete igrejas matrizes daquela região em que os seus líderes também eram responsáveis por uma área maior, além da comunidade local. O número sete tem vários significados dentro das sagradas escrituras e principalmente neste livro que é um livro que usa muita simbologia.

GRAÇA E PAZ SEJA CONVOSCO. Esta era e sempre foi à saudação usada nos tempos da igreja primitiva no mundo gentílico. Já na igreja mãe em Jerusalém, composta de Judeus convertidos ao cristianismo entre eles, manteve a tradição judaica de saudar uns aos outros apenas com a palavra paz. Em algumas comunidades só de gentios, às vezes eles usavam entre si apenas a palavra graça. Hoje, cada denominação tem sua própria maneira de saudação entre os seus membros e isso é de menos importância. O importante mesmo é que esta graça e esta paz representam a forma graciosa com que o Cristo de Deus estabeleceu a paz entre Deus e os homens pela reconciliação.

DA PARTE DAQUELE QUE É. O escritor aos Hebreus declara o seguinte: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. A ressurreição do Senhor Jesus é um dos pilares de sustentação do cristianismo, porque se ele não tivesse ressuscitado seria apenas mais um dentre tantos profetas que cumpriram o seu ministério, mas desapareceram e foram esquecidos da história da humanidade. Quando se diz que Jesus Cristo é, isso significa dizer que ele não foi extinto pela morte física, como um simples mortal, mas ele reviveu, ressuscitou e esta vivo e ativo hoje e sempre.

QUE ERA E QUE HÁ DE VIR E DA DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO DIANTE DO SEU TRONO. O autor fala sobre a eternidade passada do verbo de Deus, com isso ele nos ensina de que Jesus de Nazaré sempre existiu, mesmo antes do seu nascimento e manifestação na terra. O escritor também nos fala a respeito da vinda do Filho de Deus para arrebatar a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício. Na tradição judaica fala sobre sete arcanjos poderosos que estão na presença do trono de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...