sexta-feira, 21 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:12

1 Timóteo 6:12 - Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
MILITA A BOA MILÍCIA. O autor usa uma linguagem militar para representar as batalhas enfrentadas pela igreja de Cristo rumo as mansões celestiais. De fato é uma luta em que todos os dias precisamos vencer vários inimigos para continuar sendo soldados do exército de Cristo. A milícia é boa, porque vale a pena servir ao Rei Jesus Cristo, até porque o resultado será o cumprimento de suas promessas na vida de todos aqueles que forem fieis. O escritor estimula seus leitores a continuarem lutando pela salvação.

DA FÉ. De acordo com a legislação de Moisés, ou a dispensação da lei, se fazia necessário e obrigatório a obediência as regras estabelecidas por Moisés. Já na dispensação da graça, ou nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, o justo viverá pela fé. Esta fé está baseada nas boas novas do evangelho e deve ser depositada em Cristo Jesus e sua obra perfeita e poderosa de redenção pela propiciação e reconciliação. O exercício desta fé é o primeiro passo da salvação, seguido pelo arrependimento e transformação de vida.

TOMA POSSE. O escritor ver a entrada na vida eterna como á conquista de uma cidade pelo exército vencedor. O Novo Testamento nos ensina sobre a Nova Jerusalém, uma cidade celestial, onde os salvos em Cristo Jesus irão morar eternamente. O desafio é permanente, no sentido de lutar como soldado de Cristo para conquistar a vida eterna. Quem tiver o privilégio de ir morar na Jerusalém celestial, será mais que vencedor.

DA VIDA ETERNA. Foi para isso que o Messias de Deus se manifestou por meio da pessoa bendita de Cristo Jesus, para prodigalizar a propiciação e realizar a reconciliação de Deus com a humanidade. Essa vida eterna é sinônimo de Salvação, em que os remidos de Cristo serão contemplados com uma nova modalidade de vida espiritual, onde não haverá mais sofrimentos, mas sim, felicidade permanente e abundante nas mansões celestiais.

PARA A QUAL FOSTES CHAMADO. Neste sentido, encontramos várias expressões nas páginas da palavra de Deus ensinando como essa chamada para a salvação se dá. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu escolhi a vós, e vos nomeie (João 15:16). Essa chamada é explicada por Paulo em (Romanos 8:29-30). Sobre a predestinação cristã pode ser lido em (Efésios 1:5-6). Ser chamado para a salvação é segurança e vida.

TENDA JÁ FEITO BOA CONFISSÃO. Paulo dá testemunho a respeito do seu companheiro de ministério, ao declarar que, Timóteo já deu provas suficientes de boa confissão cristã. Ser um comum seguidor do reino de Deus é uma coisa, mais ser um aprovado ministro do evangelho é uma tarefa que exige um bom testemunho de quem deseja cumprir a sua missão. Para Paulo, o seu amigo de ministério já estava aprovado.

DIANTE DE MUITAS TESTEMUNHAS. A vida de Timóteo era uma carta aberta diante de toda a igreja de Cristo, não somente perante a comunidade cristã de Éfeso, mas em muitas partes do mundo, até porque Timóteo já havia feito muitas viagens missionárias com o grande apóstolo Paulo. Ao que tudo indica, é bem provável que o ministério de Timóteo estava sendo posto a prova, porem, Paulo sai em sua defesa, falando bem dele.

1 Timóteo 6:11

1 Timóteo 6:11 - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
MAS TU, Ó HOMEM DE DEUS. O apóstolo se dirige diretamente ao seu amigo de fé, seu filho na fé, Timóteo para lhe dar o seu conselho pessoal. Como o escritor conhecia bem ao seu companheiro de ministério, o chama de homem de Deus, certamente baseado no testemunho que Timóteo sempre deu, de alguém que tinha compromisso com Deus. Não é a toa que Paulo escreve duas de suas cartas ao seu amigo Timóteo, e isso expresso seu cuidado e zelo pelo ministério de seu filho na fé.

FOGE DESTAS COISAS. Tomando a posição de pai na fé, e como alguém que consagrou a Timóteo para o ministério, o apóstolo sente-se com liberdade para interferir na vida ministerial de seu amigo. Sabendo que o homem de Deus se prejudica quando coloca o amor ao dinheiro acima das coisas do reino de Deus é que Paulo recomenda a seu amigo que fuga das tentações de querer fazer as coisas para Deus com interesse financeiro. Timóteo já conhecia a opinião de Paulo em não aceitar dinheiro para fazer a obra.

E SEGUE A JUSTIÇA, A PIEDADE. Fugindo dos interesses financeiros, sem cair na tentação de se tornar um profissional do evangelho, agora, Paulo mostra ao seu amigo de ministério o que ele deveria fazer. Seguir a justiça de Deus, e assim sendo, nada lhe faltaria. E por fim, se dedicar inteiramente a sua vida ministerial, fazendo e executando a obra de Deus por amor e de forma voluntária, sem pensar em recompensas financeiras.

A FÉ. As Sagradas Escrituras recomendam que, o justo viverá da sua fé. Esta fé a que se refere o autor diz respeito ao conjunto de normas estabelecidas pela nova aliança de Deus com a igreja remida de Cristo. Viver pela fé ou seguir a fé é acima de tudo confiar no trabalhar de Deus pelos seus servos e esperar as providências e as provisões do Todo-poderoso. Segui a fé é depender completamente das providências positivas de Deus.

O AMOR. Seguir o amor é cumprir integralmente a lei de Cristo. Jesus afirmou que devemos amar ao Pai de todo o nosso coração e com todas as nossas forças e acima de qualquer coisa. Além do mais, que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Assim sendo, estaremos cumprindo a lei e os profetas e fazendo a vontade de Cristo, conforme o evangelho das boas novas. É isso que o cristão verdadeiro deve seguir.

A PACIÊNCIA. Timóteo precisava de paciência para suportar os problemas causados pelo rebanho que estava sob seus cuidados. Ele também precisava de paciência para saber esperar o cumprimento das promessas feitas por Deus em sua vida e ministério. Seguir a paciências é ter a capacidade de suportar as contrariedades, tendo a consciência de que tudo se cumprirá no tempo determinado por Deus, e não de acordo com o nosso querer.

A MANSIDÃO. Tomar conta de uma igreja, não é nada fácil, principalmente uma igreja grande, como era o caso da comunidade cristã da cidade de Éfeso, onde Timóteo era o líder principal, na ausência de Paulo. Por isso que o apóstolo recomenda seu amigo e companheiro de ministério que ele agisse sempre com mansidão. Seguir a mansidão é suportar com resignação as afrontas e as injustiças, mesmo sabendo que está com razão.

1 Timóteo 6:10

1 Timóteo 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
PORQUE O AMOR. As riquezas materiais eram para ser bênção na vida das pessoas, e assim o é, quando os seus donos as usam para glória de Deus. O autor não está dizendo que o dinheiro é uma maldição, mas sim que o amor descontrolado ao dinheiro é que causa prejuízo na vida das pessoas. A palavra de Deus diz que, devemos sim, amar a Deus acima de qualquer coisa. Porem, a maioria das pessoas amam mais as riquezas materiais do que a Deus. Essa troca de valores e que ocasiona prejuízo aos homens.

AO DINHEIRO. A bíblia declara que, a bênção do Senhor é quem enriquece e não acrescenta dor. Quando uma pessoa sabe administrar bem seus recursos e seus bens, isso não o prejudica em nada. Todavia, aqueles que colocam sua confiança e amor nas coisas materiais desta vida, em detrimento do Criador de todas as coisas e do reino de Cristo, neste caso, é onde esta o problema. O dinheiro deve ser utilizado para o nosso bem estar, e não para ocupar o centro de nossas vidas e passar a ser mais importante do que Deus.

É A RAIZ DE TODA ESPÉCIE DE MALES. Por causa das riquezas materiais é que a maioria dos seres humanos vivem distantes de Deus e dos seus planos. Por causa dos bens materiais é que a maioria das pessoas passam por cima do seu próximo, descumprindo assim o segundo mandamento da lei de Cristo, que é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Por causa do dinheiro é que muitos se prejudicam a si mesmos e a sua alma.

E NESSA COBIÇA. Quando o ser humano se deixa dominar pelo amor excessivo as coisas materiais deste mundo é porque está completamente obcecado pela cobiça. É nessa cobiça, que a medida do ter, na vida dos ímpios, nunca enche. Quanto mais o homem natural acumula para si riquezas, mais ele quer ter mais e mais. É um abismo que via chamando outro abismo, até levar os seres humanos a perdição e a ruína da própria vida.

ALGUNS SE DESVIARAM DA VERDADE. As pessoas não percebem, mas as coisas materiais são quem mais desviam crentes do evangelho da verdade. Isso porque, a cobiça pelo dinheiro tira as pessoas da presença de Deus, sem tais pessoas nem perceberem, quando menos se espera, o cristão já está distante das coisas de Deus. De forma que, a força do capitalismo tem arrastado muita gente para a perdição eterna.

E SE TRANSPASSARAM A SI MESMOS. Como o amor ao dinheiro e a cobiça palas coisas materiais vem de dentro para fora, neste sentido é a própria pessoa quem cava a sua cova na perdição, porque sua alma fica presa a força do ter mais e mais. Essa atração pela riqueza vai tomando a mente do ser humano, ao ponto dos pensamentos nas riquezas serem mais frequentes do que os pensamentos sobre Deus e seu reino.

COM MUITAS DORES. O resultado é uma alma enferma, triste e angustiada, isso porque o dinheiro não supre as necessidades da alma das pessoas, pelo contrário, a ganância faz é provocar ansiedades, desespero e enfermidades. Quando alguém substitui a presença de Deus pelo desejo de ficar fico, esse mecanismo destrói a sua alma, uma vez que, essa ação provoca a morte da alma, e com isso, vêm os prejuízos espirituais.

1 Timóteo 6:9

1 Timóteo 6:9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
MAS OS QUE QUEREM SER RICOS. No texto anterior, o apóstolo afirma que, se o homem tiver o pão de cada dia e roupas para se vestir, ou seja, as coisas necessárias, que esteja contente com isso. O que representa uma verdade, até porque, nada trouxemos para este mundo e nada dele haveremos de levar. Agora, ele justifica suas afirmativas, dizendo que: os que querem ser ricos trazem consigo perigos e prejuízos, que o homem natural não entende e pensa o contrário, mas a realidade prova que Paulo está com a razão.

CAEM EM TENTAÇÃO. A palavra de Deus exorta que, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e isso porque, a força do materialismo, termina por levar os filhos dos homens para fora dos planos benevolentes de Deus. Geralmente, os que querem ficar ricos, são tentados a não fazerem a vontade de Deus, porque a mente do homem materialista fica totalmente dominada pelas coisas desta vida. Querer ser rico é fazer de tudo, até mesmo coisas ilícitas, para possuir bens matérias, o que traz prejuízos espirituais para os homens.

E EM LAÇOS. Certamente, o pensamento do escritor percorre os vários caminhos tortuosos que o homem materialista percorre para por meio de fraudes alcançar seus objetivos. Estes laços, dizem respeitos ás armadilhas e as arapucas que a força do capitalismo exerce sobre os que desejam ficar ricos. E na maioria das vezes, os que só buscam riquezas materiais terminam se tornando prisioneiros das coisas terrenas.

E EM MUITAS CONCUPISCÊNCIAS. O desejo descontrolado por ter mais e mais bens materiais, leva o homem aos mais pitorescos abismos do pecado, uma vez que, o magnetismo do materialismo gera no ser humano muitas concupiscências. Essas concupiscências se traduzem por desejos incontroláveis da alma do homem, por tudo que é carnal e por tudo que contradiz os planos e a vontade de Deus na vida das pessoas.

LOUCAS E NOCIVAS. A loucura representa a perda da ração e de tudo aquilo que pode ser chamado de bom censo. Por isso que, o escritor declara que, os que querem ficar ricos, se submetem ao domínio do materialismo, ao ponto de agir descontroladamente em busca de bens materiais, nem que para isso, perca a própria vida. O desejo descomunal de ser rico é nocivo a medica em que, por causa do dinheiro, o homem perde a salvação.

QUE SUBMERGEM OS HOMENS NA PERDIÇÃO. São dois caminhos absolutamente diferentes um do outro. Quando o ser humano faz a opção pela obsessão pelas coisas materiais, em linhas gerais, ele despreza as coisas do reino espiritual de Deus. A força do materialismo domina o homem de tal maneira que, as pessoas não percebem que, as riquezas, muitas vezes afasta o homem de Deus, e com isso, vem á perdição eterna.

E NA RUÍNA. Percebe-se que aqueles que se deixam dominar pelo materialismo, em detrimento das coisas espirituais, terminam destruídos, seja nesta vida presente, e ou principalmente para a vida eterna. Quantos perdem a vida ainda muito novos em busca de bens materiais? Mas, esta ruína sobre a qual o apóstolo se reporta, diz respeito a segunda morte, ou condenação eterna, em que os homens serão lançados no inferno.

1 Timóteo 6:7-8

1 Timóteo 6:7-8 - Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso, contentes.
PORQUE NADA TROUXEMOS. O homem natural não entende nada do que está exposto neste texto bíblico, porque o ser humano materialista só se preocupa com as coisas desta vida. Quando o ser humano nasce sobre a terra ele vem nu e despido de qualquer valor material, nasce apenas com a possibilidade de sobreviver a tantas coisas que no mundo acontece. O homem ao nascer não traz consigo nenhuma riqueza material, não possui poder político ou social, nem vem com qualquer fama aparente diante da sociedade.

PARA ESTE MUNDO. Quando o autor se refere a este mundo, certamente ele está tratando desta vida terrena com seus sistemas e subsistemas mais diversos. Essa referência diz respeito ao planeta terra onde nascemos, moramos e de onde vamos partir para a eternidade. Todos nascem na terra desprovidos de todos os privilégios que a vida proporciona, incluindo as riquezas que alguns adquirem com as oportunidades da vida.

E MANIFESTO É QUE. Na mente do homem materialista, ele constrói seus castelos ilusórios de que, tudo aquilo que ele acumula durante a sua existência terrena, há de o acompanhar para sempre. Quando a realidade e as verdades espirituais manifestam de que ao partir desta vida, o homem deixa tudo para traz, por não poder traspor com as coisas materiais a nova dimensão de vida, na eternidade, com Deus ou sem Deus.

NADA PODEMOS LEVAR DELE. O homem por mais rico que seja não pode levar seus tesouros para além da vida biológica. O ser humano por mais poderoso que se possa imaginar, quando parte desta vida para a outra, não passa de um defunto, que logo se torna podre, tendo que ser enterrado em baixo da terra, porque fora dela, ninguém suportaria. De forma que, o mais importante não é o que o homem possui sobre a terra.

TENDO POREM, SUSTENTO. Certeza há de que o apóstolo tenta por meio desta mensagem confortar a igreja de Cristo, ela que vinha a anos suportando tantas perseguições. O apóstolo tenta confortar aos irmãos, que perderam seus bens, por conta do confisco do Estado, de que, neste momento, o mais importante era ter o pão de cada dia. Bastava o alimento para a sobrevivência e isso era o suficiente e o necessário.

E COM QUE NOS COBRIRMOS. As perseguições impetradas pelos opositores do cristianismo e o confisco levantado pelo Estado romano contra a igreja de Cristo, tornava os seguidores do reino de Deus pobres economicamente. Por isso que, o apóstolo busca confortar ao povo de Deus, que se contentassem com as coisas necessárias desta vida. O que mais importava para a igreja neste momento de sua existência era a volta de Cristo.

ESTEJAMOS COM ISSO, CONTENTES. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a salvação? O evangelho revela aos seguidores de Cristo que, as coisas desta vida são passageiras, e o que o mais importante é ter as promessas de Cristo. E estas promessas da parte de Cristo, o Salvador, e vida eterna, vida abundante, vida plena. Deus supre as necessidades do seu povo para que vivamos contentes e alegres com todo que temos.

1 Timóteo 6:5-6

1 Timóteo 6:5-6 - Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
CONTENDAS DE HOMENS. Nos textos anteriores, o autor contesta contra os inimigos do cristianismo, porque eles tudo faziam para tentar atrapalhar o crescimento da igreja, buscando confundir a mente dos fracos na fé, para que se desviassem dos caminhos do evangelho das boas novas. Mas, tais movimentos contrários, não passavam de contendas de homens carnais, que estavam sendo usados pelo diabo e os demônios, contra o reino de Cristo, contra a igreja do Deus vivo e contra o verdadeiro cristianismo.

CORRUPTOS DE ENTENDIMENTO. Todos aqueles que se infiltravam no meio da igreja para contender com os verdadeiros líderes da igreja eram pessoas que tinham seus entendimentos corrompidos pelo engano de satanás e pelas mentiras heréticas do paganismo. Quando alguém tem sua mente corrompida pelo engano e por interesses próprios, suas intenções são deturpadas, e seus objetivos na igreja passam a ser outros.

PRIVADOS DA VERDADE. Um coração corrompido e uma mente com más intenções leva a qualquer um a morte de sua consciência. Por isso que muitos começam bem na igreja, e chegam até ao ministério, porem, depois que a hipocrisia toma conta da sua alma, tal pessoa fica privada da verdade. Com isso, tal indivíduo entra pelo caminho do engano, tentando ludibriar ao seu próximo, enganando até mesmo a si próprio, menos a Deus.

CUIDANDO QUE A PIEDADE SEJA CAUSA DE GANHO. Os falsos líderes do cristianismo, que sempre existiram e que sempre haverá de existir, usam a vida religiosa com a intenção de ganharem dinheiro como profissionais do evangelho. Piedade neste caso é a vida religiosa e as atividades que se praticam em torna das coisas da igreja. Muitos se utilizam do ativismo religioso para praticar o comércio da fé, tirando proveito disto.

APARTA-TE DOS TAIS. O próprio Paulo dá o exemplo de um ministro do evangelho que trabalhava com as próprias mãos na fabricação de tendas para não explorar a igreja de Cristo em termos financeiro. Por isso que, ele acha sério o fato de que alguém por ser um suposto líder cristão, use tal função ou cargo para ganhar dinheiro. E o seu conselho é de que os verdadeiros servos de Cristo se aparte dos que usam do comercio da fé.

MAS É GRANDE GANHO A PIEDADE. Jesus falou que, quando alguém busca o reino de Deus em primeiro lugar a justiça divina, as demais coisas serão automaticamente acrescentadas. É justamente o que o escritor tenta dizer neste texto: Se alguém é um autêntico ministro do evangelho e faz por amor a obra de Deus e de forma voluntária, pode descansar no Senhor, porque o dono da obra lhe recompensará abundantemente.

COM CONTENTAMENTO. Basta fazer as coisas para o reino de Deus com contentamento e alegria que a recompensa vem da parte do Deus Provedor. As Santas Escrituras garantem: Portanto, não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa. Agora, se alguém faz a obra de Deus por interesse financeiro, já recebeu o seu galardão e por fim a reprovação de Cristo. Ser ministro não é uma profissão.

1 Timóteo 6:4

1 Timóteo 6:4 - É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.
É SOBERBO. Os opositores do evangelho de Cristo eram todos soberbos, porque faziam guerra contra os humildes cristãos, simplesmente para defenderem seus interesses religiosos e do Estado. Enquanto que, o próprio Cristo Jesus veio na plenitude dos tempos como um homem simples e humilde, pregando libertação para os pobres e oprimidos. Da mesma forma os líderes do cristianismo eram todos, pessoas comuns da sociedade, que mesmo perdendo seus bens não revidavam aos seus perseguidores.

E NADA SABE. Os judaizantes que defendiam até as ultimas consequências a legislação mosaica, os falsos mestres gnósticos e os líderes das seitas heréticas, estavam todos com máscaras nos olhos para não enxergarem de que estavam errados em defenderem suas heresias, lutando contra a verdade. O diabo havia segado o entendimento dos inimigos do evangelho, e com isso, eles de forma irracional, sem conhecerem a verdade, defendia suas mentiras e enganos, mesmo que para tanto, tivessem que matar inocentes.

MAS DELIRA ACERCA DE QUESTÕES. Os opositores do cristianismo, do evangelho e das doutrinas cristãs andavam de cidade em cidade e de casa em casa buscando e tentando convencer os novos convertidos de que o cristianismo não ia dar em nada. Para tanto, os inimigos do reino de Cristo, usavam suas filosofias religiosas para como se fossem verdadeiras, quando na realidade eram falsas. Eles deliravam acerca do que pregavam.

E CONTENDAS DE PALAVRAS. Os judaizantes usavam as leis de Moisés e os livros apócrifos dos judeus, na tentativa de confundirem os fracos na fé. Eles diziam que Jesus de Nazaré não era o Messias de Deus, e que as profecias messiânicas não se cumpriram na vida do Cristo de Deus. Como os seguidores de Cristo tinham certeza das verdades sobre o Filho de Deus Jesus Cristo. Então, verdadeiros embates eram travados sempre.

DAS QUAIS NASCERAM INVEJA. O movimento das demais religiões contra o cristianismo era algo motivado por pura inveja, até porque a igreja de Cristo crescia a cada dia de forma perceptível, e com uma velocidade assustadora para as demais religiões da época. Enquanto isso, o judaísmo e as seitas pagãs perdiam cada momento mais e mais membros, que se convertiam ao cristianismo, e isso gerava inveja nos inimigos da igreja.

PORFIAS, BLASFÊMIAS. As discussões em torno de questões ligadas a assuntos religiosos e a contendas de palavras, entre os que defendiam o evangelho da verdade e quem tentava semear discórdia no meio da sociedade, terminavam por contribuir para a porfia. Porque por um lado, os pregadores do evangelho não abriam mão das verdades sobre Cristo, e por outro lado, os inimigos do evangelho blasfemavam contra o Cristo de Deus.

RUIS SUSPEITAS. Os opositores do cristianismo não desistiam de perseguir a todos aqueles que se convertiam para Cristo, por isso que, sempre se levantavam os tumultos nas cidades e nas casas onde se reunião os cristãos. Enquanto isso, que estava de fora dos embates, temia que os grupos religiosos fossem se destruir uns aos outros. Porem, no final das contas, o cristianismo sobreviveu a tudo e a todos os movimentos contrários.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...