sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:8

2 João 1:8 - Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
OLHAI. O autor nos deixa escapar ainda que indiretamente a sua intenção de exortar os seus leitores sobre um tema um tanto polêmico. Na realidade existem pessoas e não são poucas, que gostam mesmo é de olhar para a vida dos outros. São aquelas pessoas que vivem de fazerem fofoca das vidas alheias. São aqueles que têm olhos de borracha para só verem os defeitos dos outros, mas se esquecem dos seus. O escritor recomenda que estes se convertam e passem a olhar para si mesmos. Ninguém foi constituído por Deus como juiz da vida de ninguém, o único que foi constituído como juiz dos vivos e dos mortos, foi Cristo Jesus, ele que nunca pecou e nem falhou.

POR VÓS MESMOS. Quando usamos da curiosidade em olhar para o nosso testemunho de vida pessoal, no sentido de nos corrigirmos a cada dia, no final da trajetória teremos alcançados grandes vitórias. Precisamos sim, dedicar tempo e cuidado para não vivermos ao bel prazer, mas procurando de todas as formas fazer a vontade do nosso Deus, porque assim sendo, tomaremos posse de todas as suas promessas para as nossas vidas. Usando sempre o colírio da santificação e da pureza, a fim de progredirmos no desenvolvimento espiritual, rumo às mansões celestiais.

PARA QUE NÃO PERCAMOS. O mesmo escritor nos traz uma recomendação importante em Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Com isto, entende-se que existe a possibilidade de se perder muitas coisas espirituais. São textos como este que os defensores do livre arbítrio se apegam para atacarem as ideias teológicas defendidas pelos calvinistas. No entanto, em um debate racional e sem extremos, pode-se encontrar dentro das próprias escrituras argumentos para a defesa de ambas as ideias, Tanto arminiana, quanto calvinista. São os casos denominados de paradoxos da teologia moderna.

O QUE TEMOS GANHO. Não se pode e nem se deve estabelecer uma regra geral para todos neste caso, porque cada um individualmente é que julga saber o que têm ganho da parte de Deus e do seu reino. A verdade é que pouco ou muito, todos que são remidos por Cristo Jesus tem recebido alguma coisa do espírito santo de Deus. Com relação a salvação, ela é comum a todos os que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus. Já com respeito a diversidade de dons, são diferentes.

ANTES RECEBEMOS O INTEIRO. A missão do Cristo de Deus foi justamente para efetivar a vitória completa dos seus remidos. As suas promessas são propostas para todos os que fazem a sua vontade do Deus Criador. Cabe a cada um de nós nos esforçarmos para tomarmos posse de todas as bênçãos que nos esperam no porvir.

GALARDÃO. A bíblia nos afirma de que todos iremos comparecer perante o tribunal de Cristo para recebermos o nosso galardão (2 Coríntio 5:10). As sagradas escrituras nos falam sobre muitas coroas que os salvos em Cristo irão receberem e etc. e tal.

2 João 1:7

2 João 1:7 - Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
PORQUE JÁ MUITOS ENGANADORES. Este é um dos textos que serve de alerta para a igreja de Cristo em termos de profecia escatológica em que teve sua validade em todos os tempos, e muito mais nos dias de hoje. Quando Jesus apareceu no senário mundial, veio combatendo o engano religioso dos sacerdotes, escribas e fariseus, isso porque eles na época monopolizavam para si a pessoa de Deus, como donos da verdade. Os apóstolos procuraram com empenho e dedicação atribuir toda a glória a Cristo Jesus, o Nazareno, como o Senhor e Salvador da igreja. Mas eles sabiam da infiltração dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos, que cercavam o arraial dos santos com seus ensinos enganadores e suas falsidades ideológicas maléficas.

ENTRARAM NO MUNDO. O cristianismo fundado por Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus surgiu para substituir o judaísmo, e todas as demais religiões do mundo, como sendo a nova aliança de Deus com a humanidade. Os chefes do judaísmo e das demais religiões falsas do mundo não aceitando esta realidade, sempre procuraram se infiltrar no seio da igreja para por meio do engano tentar confundir a fé dos cristãos. Por isso que o escritor fala que eles entraram no mundo, e tem seus objetivos, que é lutarem para combater o crescimento e o desenvolvimento do cristianismo.

OS QUAIS NÃO CONFESSAM QUE JESUS CRISTO. No que diz respeito aos judaizantes, eles negaram a Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido por Deus Pai. João 1:10-11 - Estava no mundo (Jesus), e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Já com relação aos gnósticos, que eram na época os representantes das religiões naturais ou falsas religiões do mundo, eles tentavam confundir os cristãos afirmando de que Jesus era mais um dos muitos anjos de Deus que havia se manifestado na terra.

VEIO EM CARNE. O problema central era negar a humanidade do Cristo de Deus. Com isso tentavam derrubar por terra a verdade de que Jesus de Nazaré era a perfeita manifestação do Messias de Deus, ou seja, do Emanuel, Deus conosco. Os Judeus lutaram, perseguiram e mataram a Jesus de Nazaré, por não aceitarem de que ele era Deus. E os gnósticos, desenvolveram uma tese enganosa de que Jesus não era humano, mas sim, apenas um ser espiritual, como um anjo de Deus, ou manifestação de um ser celestial dentre muitos outros. Mas a bíblia defende de que Jesus era Deus, porem, como o Messias devia ser um homem, ele se fez homem.

ESTE TAL É O ENGANADOR E O ANTICRISTO. No início do texto se fala em muitos e o próprio Jesus alertou sobre o aparecimento destes muitos falsos cristos, que o evangelho chama de anticristos. Anticristo quer dizer: aquele que luta contra Cristo ou que tenta tomar o lugar de Cristo. Jesus falou em Mateus 24:5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. O anticristo vai ser dentre as “grandes lideranças” que se dizem cristãs. E as suas várias manifestações tem se dado entre aqueles que se dizem representar a Cristo, porque estes tem procurado ocupar o lugar de Cristo para com a igreja, tentando serem cabeças da igreja. São estes que o escritor tem chamado de muitos enganadores.

2 João 1:6

2 João 1:6 - E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.
E O AMOR É ESTE. O autor se refere ao amor fraternal que deve haver entre todos os que fazem parte do reino de Cristo. A legislação mosaica determinava uma infinitude de regras e mandamentos para quem seguiam as suas leis. Na nova dispensação ou nova aliança de Deus com a humanidade por Cristo, o novo legislador, Cristo Jesus, resumiu a lei em dois mandamentos principais. O primeiro é amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas, e o segundo, semelhante a este é: E ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende a lei de Cristo. Quem não é praticante do amor fraternal, não pode dar testemunho de que vive o evangelho.

QUE ANDEMOS. Em muitas partes do evangelho encontramos passagens que abordam a questão do andar cristão. Todas as legislações religiosas do mundo têm suas leis que ditam as normas para quem deseja fazer parte de suas comunidades. O judaísmo tem a legislação mosaica, e o cristianismo, como não podia ser diferente tem o evangelho das boas novas de Cristo, que contem os mandamentos de como se deve seguir ao Senhor Jesus, conforme o evangelho da verdade. E a recomendação é de que se alguém diz que está em Cristo, este tal deve andar como ele andou. Esta é uma citação do mesmo escritor desta carta, e nós encontramos em (1 João 2:6).

SEGUNDO OS SEUS MANDAMENTOS. Além dos dois mandamentos principais, de amar a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo, encontramos muitos outros ensinos deixados pelo Senhor Jesus, de forma oral, que foram copilados pelos escritores dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Além é claro dos muitos ensinos transmitidos pelos seus apóstolos em forma de pregação e dos seus escritos, que chegaram até nós. Quem conhece o evangelho do Senhor Jesus assim como ele está registrado no novo testamento, pode dizer que tem condições de seguir a Cristo, conforme a vontade superior do Deus Pai e Criador.

ESTE É O MANDAMENTO. No caso em foco, a que se refere nesta frase o escritor, ele destaca o mandamento do amor fraternal. É provável que João estivesse ciente de alguma divisão dentre os membros da família daquela senhora eleita, para quem ele endereçou a sua epístola. Ou quem sabe ele tinha conhecimento das contendas pela falta de amor fraternal entre os membros da igreja de Cristo que se reunia na casa daquela Senhora. Uma das tarefas comuns do império das trevas é semear a discórdia entre o povo de Deus. Mas o escritor alertava a igreja sobre este perigo.

COMO JÁ DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. Com a ascensão de Cristo, e para a continuidade da igreja na terra, uma das coisas muito importante na vida dos cristãos era a unidade. E os apóstolos andavam de lugar em lugar onde havia comunidade cristã, arrebanhando pela união o povo de Cristo. E o amor fraternal de forma sincera entre todos os seguidores de Cristo representava a sobrevivência do cristianismo.

QUE ANDEIS NELE. Que andeis em que? No amor fraternal! As pregações dos apóstolos e a confirmação pelos seus escritos eram a mesma coisa que eles anunciavam desde o principio. A prática do amor fraternal, não podia faltar na igreja.

2 João 1:5

2 João 1:5 - E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
E AGORA. Ao que tudo indica, o autor aponta em direção de uma nova situação para aquela senhora e sua família. Não sabemos ao certo a que religião ela pertencia antes de se converter ao cristianismo. Há quem diga de que ela era uma Judia da dispersão, que antes de ter um encontro com Cristo seguia o judaísmo helenísticos e com isso procurava guardar os mandamentos da legislação mosaica. Por outro lado há quem defenda de que esta irmã, antes de ser alcançada pelo evangelho das boas novas seguia as religiões pagas de sua cidade, coisa que era comum no mundo antigo. Mas agora, que fora liberta por Cristo, precisava desfrutar uma nova experiência de vida.

SENHORA. Este tratamento dado pelo apóstolo a esta irmão, fala do seu respeito e consideração que tinha por ela e por sua família. No início desta carta o autor a classifica de senhora eleito, com isto, entende-se que João já havia percebido que ela realmente era uma pessoa especial para Cristo e eleita para fazer coisas importantes pelo reino de Deus. Há alguns comentaristas que afirmam ser esta senhora uma diaconisa da igreja de Cristo e que apoiava as reuniões da igreja em sua residência. Isto porque nesta época não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo, somente depois de 312 D.C. é que isto mudou.

ROGO-TE. O que o apóstolo tinha para recomendar aquela irmã e a igreja que se reunia em sua residência assim ele o estava fazendo de forma solene, ao ponto de impetrar uma súplica em forma de rogos para que ao ser lida, não fosse recebida como uma simples informação, mas como sendo um mandamento da parte de Cristo. Esta forma de se dirigir a alguém era comum na cultura cristã primitiva, até mesmo das autoridades mais importantes para as menos destacadas. O importante neste caso não era o remetente da recomendação, mas sim, o que se estava sendo solicitado do receptor da petição. Mas, isso também fala da importância desta senhora irmã, eleita.

NÃO COMO SE ESCREVENDO UM NOVO MANDAMENTO. É provável que o apóstolo em outras oportunidades já tivesse ensinando as coisas do reino de Deus para aquela senhora e sua família, quem sabe, com a igreja que se reunia em sua casa. Ao que tudo indica, uma nova situação estava se modulando com aquela senhora e sua família, ao ponto de serem lembradas as mesmas coisas, agora, no entanto, de forma escrita. Não havia nada de novo com relação aos ensinos da nova dispensação.

MAS AQUELES MESMO QUE DESDE O PRINCÍPIO TIVEMOS. Jesus não escreveu pessoalmente nenhuma obra literária, no entanto, depois de sua ascensão, orientou aos seus apóstolos de que ensinassem e escrevessem seus ensinamentos para a igreja que estava se formando. Certamente João se refere a estes ensinos de Cristo.

QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS. A prova disto é que o apóstolo cita um dos mandamentos muito importantes da lei de Cristo, que é o amor fraternal da igreja. O primeiro é: Amar a Deus sobre todas as coisas, e o segundo é amar ao próximo como a si mesmo, nisto é que consiste a nova dispensação de Deus em Cristo Jesus.

2 João 1:4

2 João 1:4 - Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.
MUITO ME ALEGRO. Todos aqueles que foram alcançados pela graça de Cristo e cumprem o ide imperativo de Cristo Jesus em pregar o evangelho das boas novas, tem um grande prazer em ver que as pessoas se convertem dos seus maus caminhos para seguirem e andarem conforme a reino de Deus, buscando as coisas que são de cima. O apóstolo João que foi um desbravador na Ásia Menor, principalmente em Éfeso e circunvizinhança, se sentia feliz por ver que mais e mais pessoas se converterem do paganismo para seguirem ao cristianismo. Na bíblia está escrito que há alegria nos céus quando um pecador se arrepende, e não deve ser diferente entre os que fazem parte da igreja de Cristo. Não há quem não se emocione ao ver alguém se rendendo ao Senhorio de Cristo de forma chorosa e arrependido verdadeiramente.

POR ACHAR QUE ALGUNS. O autor começou esta sua carta reconhecendo a importância da senhora eleita, e de sua família para a igreja de Cristo, que certamente se reunia em sua residência. Mesmo sabendo de que nem todos da sua casa serviam a Cristo. Em todos os tempos encontramos famílias assim, em que nem todos do mesmo lar são cristãos verdadeiros. O escritor quando usa o verbo “achar” ele não está duvidando de que alguns é que servem a Cristo, mas certamente ele quis dizer, por ver que alguns de teus filhos andam na verdade. É provável de que o autor estivesse muitas vezes no meio desta família, e assim afirmamos porque é isto que ele nos deixa transparecer, pelo reconhecimento da importância deles para a igreja de Cristo.

DOS TEUS FILHOS ANDAM NA VERDADE. Alguns dos teus filhos andam na verdade. A alegria do apóstolo era de ver que a senhora eleita, não estava sozinha na caminhada do reino de Deus. Seus filhos, certamente apoiavam suas labutas em prol da igreja de Cristo Jesus, e podemos dizer que até mesmo os que não eram verdadeiramente convertidos. Mas aqueles que andavam juntamente com sua mãe nos caminhos do Senhor muito mais em dar as mãos para que a igreja do Senhor Jesus fosse bem servida em sua casa. Andar na verdade é seguir o evangelho das boas novas de Cristo Jesus, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Esta verdade a que se refere o autor, diz respeito ao evangelho.

ASSIM COMO TEMOS RECEBIDO. Da mesma forma que o apóstolo andava na verdade do evangelho, do mesmo modo os filhos da senhora eleita, também se esforçavam para andarem nas pisadas do Mestre, seguindo o exemplo de João, como conselheiro do reino de Deus. Com isto entendemos que o apóstolo foi um dos mestres dos mandamentos de Cristo àquela família. Seu cuidado com as coisas do reino o levava não somente a evangelizar, mas também discipular os convertidos. É muito importante semear o evangelho, tanto quanto acompanhar os novos convertidos.

O MANDAMENTO DO PAI. Este mandamento do Pai a que se refere o escritor diz respeito a tudo que contem as coisas do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Uma vez que o Pai enviou seu Filho Jesus para estabelecer uma nova aliança, não conforme a legislação mosaica, mas com uma nova dispensação da graça. O mandamento do Pai é que venhamos a crer em seu Filho Jesus, como único salvador da humanidade.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

2 João 1:3

2 João 1:3 - Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor.
GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança, foram todos alcançados pela graça de Cristo Jesus. A palavra graça quer dizer: favor não merecido, porque na realidade a nova aliança da graça de Deus recaiu sobre os gentios que não mereciam este favor divino.

MISERICÓRDIA. Incluir a palavra misericórdia na saudação da igreja era uma demonstração do derramar abundante da bondade de Deus para com os gentios que foram alcançados pelo grande e infinito amor de Deus Pai em Cristo. A nova aliança de Deus com a humanidade foi a chegada desta misericórdia de Deus, enviando o seu Messias prometido para realizar a obra de expiação em prol de todos. Com isso concorda o texto que afirma que as misericórdias do Senhor são tudo para nós. Lamentações 3:21-22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A igreja de Cristo foi alcançada por essa misericórdia.

PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

DA PARTE DE DEUS PAI. Tanto a graça que é um favor não merecido quanto à misericórdia que representa o amor de Deus pela igreja de Cristo e também à paz que representa a reconciliação do homem com o seu Criador provem de Deus que nos reconciliou consigo mesmo (2 Coríntios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação). A fonte mesmo de todos estes benefícios é o Deus Criador de tudo.

E DA DO SENHOR JESUS CRISTO, O FILHO DO PAI, SEJA CONVOSCO NA VERDADE E AMOR. Esta mesma graça, misericórdia e paz passam pelo Cristo de Deus porque ele foi o executor da reconciliação entre Deus e os homens. A missão do Cristo de Deus foi justamente para abrir a porta da graça para sua igreja, como um ato voluntário de pura misericórdia, porque os gentios não mereciam esta graça misericordiosa, e o resultado foi efetivamente estabelecer a verdadeira paz entre o Criador e suas criaturas. Sem a intervenção de Cristo, não seria possível todas estas bênçãos para a sua igreja. O Filho do Pai nos proporciona em verdade e amor tudo isso e muito mais.

2 João 1:1-2

2 João 1:1-2 - O Presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade. Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco.
O PRESBÍTERO À SENHORA ELEITA. A palavra “presbítero” pode significar para esta época em que foi escrito esta carta, um bispo, um supervisor ou um ancião. Na verdade João era apóstolo de Jesus Cristo, mas como não estava escrevendo para uma outra autoridade eclesiástica, ele preferiu usar de humildade para com a pessoa para a qual estava endereçando sua correspondência. Afirmamos assim, porque é unânime a autoria desta epístola universal ao mesmo evangelista que foi autor do quarto evangelho do novo testamento, chamado João, assim bem como o livro de Apocalipse. Não se sabe o motivo pela qual o autor não quis mencionar o nome desta senhora eleita, o que se pode conjecturar é de que ela era uma senhora de muita influência para a igreja de Cristo na Ásia Menor. É provável que a igreja se reunisse em sua casa.

AOS SEUS FILHOS, AOS QUAIS AMO NA VERDADE. João destacou a importância desta senhora, e o quanto ela representava para a igreja de Cristo em alguma cidade da Ásia Menor. Ao afirmar que ela era “eleita” é porque o apóstolo conhecia bem aquela senhora, que também poderia ser uma diaconisa da igreja de Cristo. É provável que João em suas viagens missionárias ou supervisionando as igrejas em toda a Ásia Menor se hospedasse ou se reunisse com a igreja na residência desta senhora. João conhecia bem seus filhos, ao ponto de destacar o amor que sentia por eles. Não se sabe se ela era uma viúva rica, que já não tinha mais marido, pelo fato de que o autor não o cita, mas apenas ela com os seus filhos, que João amava em verdade.

E NÃO SOMENTE EU, MAS TAMBÉM TODOS OS QUE TÊM CONHECIDO A VERDADE. O autor deixa transparecer nesta sua expressão de que por onde passava dava testemunho da importância desta senhora eleita, e do bem servir dos seus filhos a igreja de Cristo que se reunia em sua residência. E esta forma carinhosa de reconhecimento da parte do escritor para com esta senhora e sua família se espalhava por todas as igrejas em que João era supervisor ao ponto do mesmo amor fraternal que havia no coração do apóstolo, habitar também nos corações até mesmo dos que não conheciam esta senhora e seus filhos. Certamente, não somente o autor conhecia esta família, mas muitos outros líderes da igreja já havia se hospedado em sua casa, ou como ponto de reunião cristã, já havia pregado ali.

POR AMOR DA VERDADE QUE ESTÁ EM NÓS. O certo é que esta senhora juntamente com seus filhos, que davam o testemunho cristão digno de pessoas realmente convertidas, eles espalhavam amor em todas as direções. E quem os conheciam pessoalmente ou ouviam falar do que eles faziam pela igreja de Cristo e pela reino de Deus se enchiam de amor por eles. A prática de boas ações tem a eficácia de semear o amor fraternal, como regra áurea do verdadeiro cristianismo.

E PARA SEMPRE ESTARÁ CONOSCO. O amor que se espalhava nos corações de toda a igreja de Cristo por esta família não tinha lugar para engano ou falsidade, porque tinha como base a verdade de Deus e de Cristo. O autor autentica sua declaração por si e pela igreja, em reconhecimento eterno, e não em sentimento de emoção passageira.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...