domingo, 20 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 2:19-20

1 Tessalonicenses 2:19-20 - Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.
PORQUE, QUAL É A NOSSA ESPERANÇA. A nova dispensação esta recheada de grandes e preciosas promessas, que se solidificam na esperança futura de inumeráveis bênçãos, na vida de todos aqueles que depositam sua fé e confiança em Cristo. A esperança e expectação dos remidos do Senhor Jesus é justamente de que estamos aguardando a volta gloriosa do Salvador da humanidade para entrarmos nas dimensões celestiais para a vida eterna e desfrutarmos da salvação em Cristo Jesus.

OU GOZO. Apesar de ter que enfrentar as perseguições dos judaizantes, as oposições dos falsos mestres gnósticos, a pressão dos líderes das seitas heréticas do paganismo e as forças contrárias do império romano, nada disto tirava da alma do apóstolo, dos seus amigos de ministério e dos remidos de Cristo, a alegria. Até porque, se nesta vida o cristão passa por tantas dificuldades, por pertencer à luz do reino de Cristo, por outro lado, a grande esperança é de que ao herdar a salvação, só haverá alegria eterna.

OU COROA DE GLÓRIA? Essa expressão bíblica se reporta as recompensas de todos aqueles que trabalham por amor em prol do reino de Cristo na terra, principalmente para aqueles que são chamados para executarem importantes missões em prol da igreja de Cristo, pregando o evangelho, louvando o nome do Senhor dignamente e que procuram de todas as formas estabelecer plena comunhão com Cristo. O evangelho promete grandes e importantes galardões para quem renuncia o mundo, sua própria vontade, por meio da renúncia, para fazer a vontade de Cristo Jesus.

PORVENTURA NÃO O SOIS VÓS TAMBÉM. Quando a escritor diz: “vós também”, certamente ele está também pensando nos trabalhos que já realizou em outras partes do mundo, no que concerte as suas atividades em prol do reino de Cristo, e muitas outras missões que ele ainda iria realizar no mundo gentílico pelo evangelho. Mas, não podia deixar de fazer lembrar que, apesar de ainda não ter feito o que era seu deseja de fazer na cidade de Tessalônica, mas já havia feito alguma coisa em prol do povo de Deus naquele lugar.

DIANTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O apóstolo escreve sobre o momento em que ele esperava que se apresentaria diante de Cristo para mostrar os frutos do seu trabalho perante o Senhor da igreja de Tessalônica. Ao mesmo tempo, ele fala sobre o Senhorio de Cristo, coisa que é sustentada em toda a extensão do Novo Testamento. Depois ele fala sobre o nome próprio do Filho de Deus, “Jesus”, destacando em seguida o Cristo de Deus como Redentor da humanidade, por fazer a reconciliação do homem com Deus.

EM SUA VINDA? Desde os tempos primitivos da igreja remida, que a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja é algo de suma importância para todos os remidos do Senhor. E para o apóstolo este dia representa o momento de apresentar os seguidores do reino dos céus, como coroa de glória perante o Salvador da humanidade.

NA VERDADE VÓS SOIS A NOSSA GLÓRIA E GOZO. Certamente pensando e lembrando dos rostos e das fisionomias de cada um dos servos de Cristo que faziam parte da igreja do Senhor naquela cidade é que o escritor se alegra por saber que todos eles representam os frutos do seu trabalho e de seus companheiros de ministério. A coroa de glória dos ministros do evangelho são as vidas salvas pelos seus trabalhos no reino de Cristo.

1 Tessalonicenses 2:18

1 Tessalonicenses 2:18 - Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.
POR ISSO. As preocupações do escritor são claramente demostradas em forma de cuidados com os novos convertidos ao cristianismo, até porque era um momento delicado para a comunidade cristã em qualquer parte do mundo, onde houvesse judaizantes, religiões pagas, e a força do império romano. E isso foi evidenciado pelos fatos históricos que ficaram registrados nas tradições cristãs. Se Paulo foi expulso de Tessalônica por pregar o evangelho, imagine os novos convertidos, que passaram a ser alvos dos ataques de todos aqueles que faziam oposição ao Cristianismo.

BEM QUISEMOS. Conforme deixou bem claro no texto anterior, o apóstolo empreendeu várias diligências para poder retornar a cidade de Tessalônica e por fim poder ajudar a nova comunidade Cristã, que estava em seus começos, e que precisava muito de um líder, tal como Paulo. Como até o momento não havia sido possível a chegada ou retorno do apóstolo aquele lugar, pelo menos em seus desejos isso era uma realidade que ele procurava mentalizar mesmo que fosse na imaginação.

UMA E OUTRA VEZ. Isso nos fala das inúmeras vezes em que o apóstolo dos gentios procurou e com diligência buscou empreender viagem de volta à cidade de Tessalônica para dar continuidade as suas atividades evangelísticas e seu trabalho de discipulado dos novos convertidos ao cristianismo naquela cidade. O autor deixa transparecer aos seus leitores seu empenho em se mobilizar para pelo menos visitar aquela igreja, mesmo que fosse de forma oculta, dos opositores do evangelho ali.

IR TER CONVOSCO. A saudade era muito grande, juntando-se a isso as preocupações com aqueles que eram seus filhos na fé, e que estavam dando seus primeiros passos no caminho do reino dos céus, sem falar no desejo de ganhar mais vidas para o reino de Cristo naquela cidade. Certamente o escritor tinha em mente a feição e os rostos de todos aqueles que ele havia evangelizado e que vieram a se converter pelo poder transformador do evangelho. O seu maior desejo era ir ter com seus filhos na fé.

PELO MENOS EU, PAULO. Neste ponto, o apóstolo demonstra sua prontidão em enfrentar perseguições, prisões e até a morte se fosse necessário para dar assistência espiritual à igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica. Provavelmente, existia alguém dos amigos de Paulo que não tinha a mesma disposição para retornar aquela cidade, porque sabia do quanto foi difícil ter que sair às presas para não morrer. Todavia, para o apóstolo, o morrer era para Cristo e o viver era ganho.

MAS SATANÁS. Esta personagem é conhecida também dentro das Sagradas Escrituras como o diabo ou lúcifer. De princípio ele vivia na presença de Deus e era chamado até de anjo de luz, porem se rebelou contra o criador de todas as coisas, vindo a ser precipitado dos céus para o mundo das trevas. Recebeu o nome de satanás ou diabo pelo seu ato contínuo de rebelião juntamente com os seus demônios. Satanás é o inimigo de Deus e quem influencia os homens a alienação.

NO-LO IMPEDIU. Com isso entende-se que existem forças operantes do mal contra o reino de Cristo, procurando atrapalhar a obra de Deus e buscando impedir que os agentes do bem e da luz possam executar a vontade do Pai. Satanás usa todos aqueles sobre quem ele tem influencia para fazerem oposição a igreja de Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 2:17

1 Tessalonicenses 2:17 - Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto.
NÓS POREM, IRMÃS. A partir de então, até o fim desde presente capítulo, o escritor expressa seu grande desejo de retornar a cidade de Tessalônica para rever os irmãos, que ele e seus companheiros de ministério haviam conquistado para o reino de Cristo. E neste ponto, o apóstolo descreve sobre seus anseios mais íntimos juntamente com seus amigos de ter o privilégio de voltar a desfrutar da companhia dos seus filhos na fé naquela cidade. Ao mesmo tempo em que expressa seu sentimento de igualdade para com todos eles, ao classifica-los de irmãos, o que passou a ser uma tradição cristã.

SENDO PRIVADO DE VÓS. No começo de suas viagens missionárias, o apostolo tendo chegado à cidade de Filipos, e após ganhar algumas vidas para o cristianismo, não demorou muito até que os judaizantes fizessem um movimento contra ele, o que o levou a sair fugido daquela cidade, coisa que não foi diferente na cidade de Tessalônica. Logo surgiram as perseguições naquele lugar e para não ser preso e até morto pelos opositores do evangelho, o apóstolo teve que sair às pressas de lá.

POR UM MOMENTO DE TEMPO. A grande esperança do apóstolo era de que passados alguns dias ou meses, ele poderia retornar a cidade de Tessalônica para dar continuidade as suas campanhas evangelísticas em ganhar vidas para o reino dos céus. No primeiro instante, a situação era crítica por conta da ciumeira que foi gerada entre os seguidores do judaísmo, bem como das demais religiões pagãs que haviam na cidade de Tessalônica, até porque muitos estavam se convertendo ao cristianismo.

DE VISTA. O autor estava privado de vista de ver pessoalmente os seguidores de Cristo, que eram seus filhos na fé na cidade de Tessalônica, e certamente isso gerava em sua alma saudades e ao mesmo tempo preocupação com o estado espiritual deles. Há quem diga que já se passara seis meses desde que o apóstolo teve que fugir da cidade de Tessalônica. Normalmente o tempo às vezes provoca a amnésia nas pessoas, o que não foi o caso de Paulo, ele sentia muito desejo de vê-los pessoalmente outras tantas vezes.

MAS NÃO DO CORAÇÃO. O escritor não podia no momento contemplar os rostos dos seus filhos na fé, todos aqueles que faziam parte da igreja cristã de Tessalônica, mas todos eles habitavam no seu coração. O autor usa uma expressão que representa o sentimento de quem se sente órfão dos seus parentes, e isso nos ensina do quanto o apóstolo se importava com o bem espiritual dos seguidores de Cristo naquela cidade. Assim deve agir todo verdadeiro líder espiritual, no tocante aos seus filhos na fé cristã.

TANTO MAIS PROCURAMOS COM GRANDE DESEJO. Havia do fundo do coração do apóstolo um profundo desejo de estar com os irmãos novos convertidos daquela igreja, e isso efetivamente dominava seus pensamentos, ao ponto de ele com grande esforço procurar diligentemente um meio de poder retornar aquela cidade.

VER O VOSSO ROSTO. Como foi ele quem começou as atividades evangelísticas em Tessalônica, e não fazia muito tempo que havia deixado àquela cidade, o apóstolo se lembrava dos rostos e das feições de cada um daqueles que faziam parte da igreja cristã daquela cidade. E isso demonstra o quanto o apóstolo era amoroso com todos, principalmente com seus filhos na fé.

1 Tessalonicenses 2:16

1 Tessalonicenses 2:16 - E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.
E NOS IMPEDEM. Desde a entrada de Israel na terra de Canaã, que o judaísmo havia sido implantado naquela nação como única religião correta para os judeus, de forma que, os descendentes de Abraão defendiam a sua religião com unhas e dentes, ao ponto de matarem ou morrerem pela legislação mosaica. Mataram o Senhor Jesus em defesa do judaísmo e desde então estavam enfurecidos contra todos aqueles que se propusessem propagar as boas novas do evangelho, como sendo a nova dispensação da graça de Deus, o que o evangelho chama de cristianismo, fundado por Cristo.

DE PREGAR AOS GENTIOS. Os apóstolos originais de Cristo, bem como os seus discípulos convertidos do judaísmo para o cristianismo na Palestina, sofreram tremendamente nas mãos dos judeus. No entanto, para expandir o evangelho no mundo gentílico, fora da Palestina, Deus chamou e capacitou a Paulo, como sendo o apóstolo dos gentios, o que sem perca de tempo, ele passou a executar o seu grande plano de levar o evangelho nos campos transculturais, além de Israel e da Palestina.

AS PALAVRAS DA SALVAÇÃO. Essa expressão representa tudo aquilo que envolve a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade e mais especificamente com a igreja remido do Cristo vivo. O autor foi justamente designado pelo Deus de Israel para ser o propagador das boas novas de Cristo as demais nações do mundo, chamados de os gentios. Razão porque depois de um certo período curto de preparação no deserto da Arábia e em Damasco, o apóstolo em seguida começou sua importante missão de propagar o evangelho das boas novas, na Ásia, Europa, e em outras parte do mundo.

A FIM DE ENCHEREM SEMPRE. O apóstolo neste instante tem uma visão metafórica do que seriam comparados aqueles judaizantes rebeldes que tinham prazer em desobedecerem aos planos de Deus, defendendo uma religião ultrapassada, o judaísmo. Eles eram vasos cheios de pecados e carregados de transgressões, desde que rejeitaram o seu próprio Messias, Cristo Jesus, o Salvador da humanidade. E davam continuidade a suas aberrações maléficas, ao continuarem perseguindo a igreja de Cristo.

A MEDIDA DOS SEUS PECADOS. A maior de todas as transgressões dos judeus, neste tempo da nova dispensação, foi justamente terem rejeitado o seu Messias, conforme João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Depois de terem matado o Senhor Jesus na cruz do Calvário, agora, tentavam de todas as formas combater o cristianismo, que na visão deles anulava o tradicional judaísmo.

MAIS A IRA DE DEUS. Essa ira de Deus sobre a qual o autor se refere, diz respeito à rejeição deles por parte de Deus no novo pacto, como nação. Assim como eles rejeitaram o seu Cristo, da mesma forma, a porta da graça se fechou para eles, como nação, para se abrir para os gentios, sobre os quais, vem sendo edificada a igreja.

CAIU SOBRE ELES ATÉ O FIM. Os judeus, desde a rejeição de que eles proporcionaram ao seu Cristo, vem pagando um alto preço, por conta de sua rebelião, e isso será assim até o tempo do fim, quando da implantação do reino milenial de Cristo sobre a terra, porque a segunda etapa da vinda de Cristo será já com a igreja remida para socorrer ao Israel de Deus.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:15

1 Tessalonicenses 2:15 - Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens.
OS QUAIS. O escritor se refere aos judeus, eles que em nome do judaísmo maltrataram os seus próprios profetas, que anunciavam a chegada de um novo tempo, com a manifestação do Messias de Deus e com a implantação de uma nova aliança de Deus com a igreja por meio do evangelho da graça. Os judeus puritanos e ortodoxos nunca aceitaram a possibilidade de Deus estabelecer um novo pacto com os homens, porque eles se achavam melhores do que todas as nações do mundo. Como Cristo é Mediador de uma nova aliança, por isso mataram o enviado de Deus, Jesus de Nazaré.

TAMBÉM MATARAM. A morte de Cristo foi uma injustiça praticada pelos judeus contra, o Messias prometido, e teve motivações política-religiosa, e por inveja e ciúmes crucificaram aquele que só fez o bem a todos. Como a elite religiosa de Israel ficou carregada de ciúmes pelos feitos de Cristo e dominada pela inveja, porque Jesus era querido do povo, incitaram as autoridades romanas, que por motivos políticos condenaram a morte o Filho de Deus. Isso porque Cristo Jesus era Sacerdote e Rei.

O SENHOR JESUS. Antes mesmo do nascimento de Jesus, o Cristo, Deus já havia prometido que o seus Messias seria Rei da descendência de Davi. Como também um dos profetas menores havia vaticinado que o Cristo teria um governo mundial com temporalidade eterna (Daniel 7:14). O Senhorio de Cristo é confirmado nas páginas do Novo Testamento de forma abundante (Filipenses 2:9-11). O nome “Jesus” quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

E OS SEUS PRÓPRIOS PROFETAS. Certamente, estes profetas sobre os quais se refere o escritor dizem respeito a todos os profetas que vieram antes do Messias, bem como aqueles que depois de Cristo foram mortos por pregarem sobre a nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, por meio do evangelho das boas novas. Provavelmente os profetas antigos foram aqueles que anunciaram a vinda do Messias e os novos foram aqueles que morreram por amor a Cristo e o evangelho.

E NOS TEM PERSEGUIDO. O apóstolo Paulo e todos os seus companheiros de ministério, sempre foram vítimas das perseguições dos judaizantes. O escritor por ser o apóstolo de Cristo enviado ao mundo gentílico, nunca foi aceito pelos judeus como um servo de Deus, e nem também foi apoiado pelos líderes do cristianismo de Jerusalém, o chamado grupo dos doze. O apóstolo sofreu perseguições dos judaizantes e também dos líderes do cristianismo que seguiam o legalismo da lei de Moisés.

E NÃO AGRADAM A DEUS. Desde a rejeição do Messias de Deus pelos seguidores do judaísmo que os judeus passaram a ser rejeitados por Deus e perderam a chance de reconciliação estabelecida pelo Cristo, Salvador. Deus enviou seu filho para o seu povo, porem, o povo da antiga aliança deram as costas para o seu próprio Messias, o rejeitando, e o condenando a morte e morte de Cruz, isso foi o cúmulo da injustiça.

E SÃO CONTRÁRIOS A TODOS OS HOMENS. Como a nova aliança de Cristo é com todos os homens, os judaizantes passaram a perseguir a todos que confessassem a Cristo como Mediador de uma nova aliança. Perseguiram a Cristo, e o mataram, depois passaram a perseguir os seguidores de Cristo em toda parte do mundo.

1 Tessalonicenses 2:14

1 Tessalonicenses 2:14 - Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles.
PORQUE VÓS, IRMÃOS. Como o escritor conhecia bem os seus leitores, mais uma vez se dirige diretamente a eles para lhes falar sobre seus problemas, que eles estavam enfrentando naquele momento. O fato de o apóstolo chamar os seguidores de Cristo de Tessalônica de irmãos segue uma tradição antiga do cristianismo. Já no judaísmo era uma tradição, porque os judeus se consideravam irmãos por meio dos patriarcas. No cristianismo, é que todos os convertidos em Cristo se consideravam irmãos, conforme o que está escrito em (João 1:12) e filhos de um mesmo Pai que é Deus.

HAVEIS SIDO FEITO IMITADORES. Nos dias de hoje é mais difícil se ter unanimidade de liturgia e igualdade de costumes entre todas as igrejas espalhadas em todo o mundo, porque é grande a quantidade de denominações com suas disparidades habituais. Porem, na época da igreja primitiva se podia ter um controle, no sentido de todas as comunidades cristãs serem imitadoras uma das outras, até porque o número de igrejas eram muito menores do que nos dias de hoje e daqui para frente.

DAS IGREJAS DE DEUS. Essa expressão usada pelo autor não está se referindo a várias denominações com suas ramificações locais, até porque neste tempo, em que esta carta foi escrita, as igrejas ou comunidades cristãs eram uma só. Há quem diga que as igrejas fundadas por Paulo eram diferentes das igrejas fundadas pelos demais apóstolos originais do Senhor Jesus, porem, se o eram em termos de doutrinas, não o eram em termos de sofrimentos e perseguições que tiveram de enfrentar por Cristo.

QUE NA JUDEIA ESTÃO EM CRISTO JESUS. Quem conhece bem a mensagem do Novo Testamento sabe que o ministério de Paulo tinha um direcionamento diferente dos demais apóstolos de Cristo. Isso porque o apóstolo Paulo foi chamado e enviado a fundar igrejas no mundo gentílico, enquanto que a maioria dos apóstolos concentraram suas atividades em Israel e na Palestina. Agora, tantos as igrejas fundadas por Paulo, quanto às fundadas pelo grupo dos doze eram igrejas de Deus.

PORQUANTO TAMBÉM PADECESTES. No tempo da igreja primitiva, alguém se converter ao cristianismo era sinônimo de problemas, porque assim como perseguiram, prenderam e mataram o fundador do cristianismo, Cristo Jesus, não era diferente com os seus seguidores. De forma que os Tessalonicenses que aceitaram a nova religião, o cristianismo, estavam tendo que enfrentar dificuldades naquela época.

DE VOSSOS PRÓPRIOS CONCIDADÃOS. Os judeus foram carrascos contra Jesus Cristo e contra os que deixavam o judaísmo pelo cristianismo. Da mesma forma, os cidadãos Tessalonicenses que deixavam suas antigas religiões pelo cristianismo passavam a serem perseguidos, tinham seus bens confiscados e eram presos e até mortos. As perseguições contra a igreja de Cristo se tornara generalizada por todas as partes.

O MESMO QUE OS JUDEUS FIZERAM A ELES. Desde a época de João Batista e do próprio Senhor Jesus, que os seguidores do judaísmo se levantaram contra tudo e contra todos que tentassem defender a nova dispensação da graça implantada pelo Messias de Deus. Até que culminou na destruição de Jerusalém no ano setenta, onde o foco principal era tentar acabar de uma vez por todas a igreja matriz em Israel.

1 Tessalonicenses 2:13

1 Tessalonicenses 2:13 - Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
POR ISSO TAMBÉM DAMOS GRAÇAS A DEUS. Era de fato motivo de muita alegria para o autor, a forma graciosa com que os seus leitores (que no início de seus trabalhos em Tessalônica eram seus ouvintes) haviam recebido a mensagem do evangelho das boas novas por ele transmitida naquela cidade. O apóstolo rende graças a Deus pelo fato de ter sido bem recebido naquele lugar, porque o Senhor Deus de misericórdia tinha colocado graça nos corações de todos pelo missionário. Com isso, facilitou os trabalhos de pregação que ele tinha que fazer naquela região.

POIS, HAVENDO RECEBIDO DE NÓS. Antes de chegar a Tessalônica, o apóstolo havia sido expulso da cidade de Filipos, por conta de representar uma ameaça para as seitas pagãs que haviam naquela cidade. Até porque a mensagem do evangelho estava agindo poderosamente na vida das pessoas e muitos estavam se convertendo ao verdadeiro cristianismo. Já com a chegada do apóstolo em Tessalônica foi diferente, porque ele e seus amigos foram bem recebidos naquele lugar, como servos de Deus e mensageiros das boas novas de Cristo, que representa a nova aliança de Deus com a igreja de Cristo.

A PALAVRA DA PREGAÇÃO DE DEUS. A forma como a mensagem pregada por Paulo e seus companheiros de ministério foi recebida pelos moradores de Tessalônica, teve um impacto muito forte na vida das pessoas, porque eles entenderam que a palavra transmitida por aqueles mensageiros era de fato a palavra de Deus. Os missionários estavam apenas sendo porta vozes de Deus, em que suas pregações chegavam aos corações dos ouvintes como uma comunicação direta do trono de Deus aos homens.

A RECEBESTES, NÃO COMO PALAVRA DE HOMEM. O escritor se recorda muito bem a maneira como as boas novas do evangelho de Cristo foram recebidas no coração dos seus ouvintes naquela cidade e como isso produziu mudanças positivas na vida daqueles que creram na palavra de Deus. Os que chegaram a se converter ao cristianismo entenderam de que a mensagem pregada pelos missionários não era uma comunicação meramente humana, mas sim, como sendo Deus falando com eles.

SEGUNDO É NA VERDADE, COMO PALAVRA DE DEUS. Cristo se manifestou como sendo o Messias de Deus e enviado do Senhor para transmitir à mensagem das boas novas de salvação a humanidade, e ele cumpriu com sucesso seu ministério de pregação. Porem, com a morte de Jesus de Nazaré, e sua ascensão para se assentar a Destra de Deus, ele escolheu e chamou a Paulo como seu mensageiro ao mundo gentílico. Portanto, a mensagem pregada pelo apóstolo era a mensagem de Deus.

A QUAL TAMBÉM OPERA EM VÓS. Primeiro, essa palavra da parte de Deus operou na vida de Paulo, quando ele se converteu ao verdadeiro cristianismo. Da mesma forma, esta mesma mensagem ou palavra de Deus estava operando na vida dos que nasceram de nova na cidade de Tessalônica, porque eles receberam de bom grado o evangelho da libertação.

OS QUE CRESTES. Estes representavam todos àqueles que foram transformados em uma nova criatura, porque se converteram ao cristianismo pelo poder impactante das boas novas de Cristo. Eram todos os seguidores da nova religião anunciada pelo evangelho, como fazendo parte da nova dispensação da graça de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...