terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Tiago. 4:17

Tiago. 4:17 – Portanto, aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
PORTANTO, AQUELE, POIS. Não se sabe ao certo se o apóstolo tinha em mente, um líder específico ou ele esta se referindo ao modo genérico de se expressar. É mais provável que ele esteja direcionando sua exortação, pensando em algum líder das sinagogas judaicas ou até mesmo um ministro do evangelho, de sua época. A expressão “portanto” usada neste texto pelo autor, é um indicativo de que ele tenta separar este pequeno versículo da secção a que vinha escrevendo, no entanto, não pode desvincular dos assuntos que ele vinha abordando em sua polêmica epístola.

QUE SABE FAZER. Tiago não pode estar se referindo aos seguidores comuns do judaísmo nem tão pouco aos gentios leigos, convertidos do paganismo ao cristianismo. Mas, podemos conjecturar que ele se dirige aqueles que estavam em posição de destaque perante a comunidade religiosa. Os líderes das religiões são conhecedores das verdades escriturísticas, de tal modo que são instruídos pelas Santas Escrituras a praticarem coisas certas e corretas em suas vidas. O conhecimento da palavra de Deus é um caminho bom para quem quer agir corretamente em todos os seus atos e obras.

O BEM. Fazer o bem ou agir corretamente neste caso é resistir às tentações do inimigo, é guardar a palavra de Deus, em vez de ser apenas um ouvinte, é não fazer acepção de pessoas, é provar que tem fé pela prática de boas ações, é não usar sua faculdade da fala para o que é mau e vão, é agir pela sabedoria que vem do alto, é resistir às peixões carnais, é por fim, depender de Deus em tudo que faz e não nas vaidades humanas. Saber fazer o bem, neste caso, é deixar de fazer a própria vontade e querer pessoal para fazer a vontade de Deus e andar nos seus caminhos.

E NÃO O FAZ. Seja quem for, mas principalmente os líderes religiosos, que não praticam o que é certo e correto em seus procedimentos são reprovados por Deus, porque deixam de ser observadores da palavra do Senhor. Simplesmente ter conhecimento do que é bom, mas agir contrário ao bom censo é como alguém que conhece as verdades das Santas Escrituras, mas que não põe em prática o que sabe, é como alguém que tem conhecimento teórico da palavra de Deus, porem, na prática mais parece um hipócrita religioso. O que Deus quer é a essência e não a aparência.

COMETE. As ações de uma pessoa são quem dizem quem de fato é essa tal pessoa, e não simplesmente sua aparência ou intensões distorcidas. Agir com dupla personalidade só vai provar que uma pessoa é dúbia em sua religiosidade, e não que realmente é sincera perante Deus e as pessoas. Errar e falhar faz parte da natureza humana, mas permanecer no erro, mesmo sabendo que está errado, é a isso que o evangelho chama de apostasia. Quando uma pessoa erra por falta de conhecimento é pura ignorância, mas quem conhece a verdade e persiste no erro, isso é rebeldia.

PECADO. Pecar neste caso, do texto em foco, é saber fazer o bem e terminar praticando o que é mal, quando a intenção é essa mesmo. O autor esta se referindo ao pecado da omissão, onde alguém sabe que tem a obrigação de fazer o que é certo, mas termina fazendo o que é errado para atender aos seus interesses pessoais.

Tiago 4:15-16

Tiago 4:15-16 - Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
EM LUGAR DO QUE DEVEIS DIZER. Agora, o autor mostra a verdade de como deveriam agir os seres humanos de um modo geral, com relação à vontade do Criador de todas as coisas, ele que é o único legislador universal. O homem natural, faz e acontece conforme as suas próprias vontades, se aproveitando do seu livre arbítrio, constrói os seus próprios planos e projetos, que no final das contas dá tudo errado, porque confia em si mesmo e não em Deus, que governa sobre tudo e sobre todos.

SE O SENHOR QUISER. O conselho do escritor é que os seus leitores se submetam a vontade e o querer do Senhor que fez os céu e a terra, ele que é o governante de todos os eventos importantes ou não da vida dos seres humanos. Os nossos sonhos só se realizarão se estiverem de acordo com a vontade de Deus, bem como os nossos planos só se concretizarão se reconhecermos que o Senhor é quem nos faz alcançar os nossos objetivos de vida. Precisamos ser dependentes de Deus em tudo que fizermos.

E SE VIVERMOS. O homem natural, faz seus planejamentos, se esforça ao máximo para idealizar seus empreendimentos, mas muitos ou todos os seus sonhos chegam ao fim, quando são alcançados de surpresa pela morte. O homem na sua soberba acha que a sua vida biológica nunca vai chegar ao fim, por isso que se gastam em suas atividades materiais em busca de riquezas, porem, tudo termina em nada, porque assim como nasceu um dia, também chegará o seu fim, com a morte física.

FAREMOS ISTO OU AQUILO. Para que o ser humano possa concretizar os seus objetivos, realizar seus sonhos e tornar realidade seus planos, ele depende de duas coisas importantes. Primeira, se faz necessário que os seus planejamentos estejam de acordo com a vontade de Deus, porque se não tiver, nada feito. Depois, não adianta sonhar e planejar grandes projetos para o futuro, se a morte chega de repente e põe fim tudo que o homem desejou que acontecesse. Tudo é vaidade.

MAS AGORA VOS GLORIAIS. Os ímpios fazem questão de contrariar a vontade de Deus se vangloriando de nada, porque toda glória humana, não passa de pura vaidade. Por mais que o homem alcance grandes riquezas em seus empreendimentos financeiros, ainda que o ser humano se torne poderoso e influente, ao ponto de governar uma nação ou se torne famoso, como um ídolo das massas populares, termina em nada, porque sua vida é como um vapor que aparece de repente, mas que logo passa.

EM VOSSAS PRESUNÇÕES. O autor se refere às formas com que os ímpios se gabam de suas arrogâncias. Eles são soberbos e prepotentes, ao ponto de acharem que são alguma coisa, por ocuparem posições de destaques perante a sociedade e as pessoas.

TODA GLÓRIA COMO ESTA É MALIGNA. O escritor termina por mostrar a fonte de toda a arrogância humana, que é justamente o diabo com os seus demônios. O império das trevas se rebelou contra “o Criador, o Deus único e verdadeiro”, e tem também buscado influenciar o ser humano a tomar o mesmo caminho da rebelião.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Tiago 4:14

Tiago 4:14 - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
DIGO-VOS QUE VÓS NÃO SABEIS. O escritor se dispõe a ser realista em expor seus pontos de vista sobre os assuntos que nesta secção de sua epístola ele se propõe a escrever, mesmo sabendo que estava contrariando os conceitos dos seus leitores. Ao mesmo tempo, ele taxa de ignorantes os seus leitores por não saberem das realidades futuras sobre o dia de amanhã de cada um deles. Eis a razão porque a melhor coisa a ser feita é o homem ser dependente de Deus quanto ao seu futuro e destino.

O QUE ACONTECERÁ. Os seres humanos são limitados em seus conhecimentos, porque conhece muito pouco sobre o que já se passou, não tem como ter conhecimento sobre tudo que acontece, nem mesmo ao seu redor, nem muito menos tem conhecimento sobre o que há de acontecer depois. Mas, quem vive com Deus e para Deus, seu futuro é claro como uma luz, porque o Senhor não fará nada sem que venha a revelar seus segredos aos seus servos, isso garante a palavra de Deus.

AMANHÃ. Nenhum homem sabe de absolutamente nada sobre o seu futuro, nem na vida pessoal, nem sobre seus empreendimentos econômicos. O dia de amanhã é escuro e incerto para todos os homens. Todavia, para quem busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, a palavra de Cristo é: Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Isso porque, os servos de Cristo são guiados por caminhos aplainados, e Deus, o Senhor cuida dos seus e supre as suas necessidades.

PORQUE, QUE É A VOSSA VIDA. A arrogância dos incrédulos não deixa com que eles percebam o quanto são limitados e insignificantes. A vida do homem materialista é muito rápida aqui na terra, e por não darem importância a eternidade da alma, suas vidas se tornam ainda mais sem valor, porque acham de que ao morrerem, tudo se acabou. A vida dos seres humanos nesta terra é muito rápida, comparada à eternidade de Deus e de Cristo. Essa vida só tem sentido se for absorvida pela salvação eterna.

É UM VAPOR. Essa é uma metáfora alegórica para representar a brevidade da vida dos seres humanos sobre a terra. O vapor, são pequenas partículas de água, mas tão pequena que se torna quase invisível ao olho humano. A vida dos homens sobre a terra é tão rápida, comparada à eternidade de Deus, que não representa nada diante do Criador. Por mais que o ser humano dure e alcance seus cem anos, logo passa.

QUE APARECE UM POUCO. Quando se coloca uma vasilha com água sobre o fogo, e se alcança determinada temperatura, se percebe que a água começa a subir em forma de vapor, que se ver por um pouco de tempo, mas que logo se dissolve na atmosfera. Assim é a vida do homem sobre a terra, ele nasce, cresce e depois logo desaparece de entre os viventes, porque vem à morte, e não é mais, já era, passou, desapareceu.

E DEPOIS SE DESVANECE. Boa parte das nuvens é composta por pequenas partículas de vapores que sobem das águas da terra. Estas nuvens que aparecem nos ares, também logo desaparecem, porque, ou caiem em forma de chuva ou são levadas pelo vento. Por mais importante que seja o homem, a morte o faz apagar-se, desaparecer.

Tiago 4:13

Tiago 4:13 - Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
EIA AGORA VÓS QUE DIZEIS. O autor começa neste ponto, mais uma secção de sua epístola, desta vez escrevendo sobre a falibilidade dos projetos humanos. Em secções anteriores, o mesmo autor faz severas exortações sobre o uso da fala para fins arrogantes da parte do ser humano, nesta secção, ele também de forma indireta, e por muitos até imperceptível, ele volta a atacar a forma intolerante com que os seus leitores agem na maneira de se expressar com suas palavras de tom prepotente.

HOJE. O homem natural, acha que é dono do seu próprio nariz, e com isso ignora o governo e a intervenção de Deus na sua vida. Os seguidores do deísmo acham que Deus criou o mundo e que entregou o governo das coisas criadas as lei da natureza, nesta crença, eles defendem de que Deus abandonou o mundo a própria sorte. Já os teístas, acreditam que Deus criou todas as coisas e que está em plena atividade para cuidar até mesmo dos mais pequenos detalhes de toda á imensidão de sua criação.

OU AMANHÃ. Os incrédulos, os ímpios e os ateus pensam que pode de forma independentes designarem seus próprios destinos e escreverem suas próprias histórias futuras. Por isso que, o homem materialista e carnal procura trilhar seu próprio caminho de vida, buscando de todas as formas se dá bem em seus negócios, mesmo que para isso tenha que passar por cima de muitas outras pessoas. Infelizmente esta é a mentalidade da maioria das pessoas que não vivem para Deus.

IREMOS A TAL CIDADE. Não há nada de errado em as pessoas usarem do seu livre arbítrio, e com isso fazerem suas próprias escolhas, até porque Deus criou o homem livre para fazer suas próprias vontades. No entanto, o uso desordenado deste livre arbítrio para contrariar a vontade e o plano de Deus, pode trazer e produzir consequências desastrosas na vida das pessoas. O autor escreve sobre os projetos meramente humanos, sem a direção de Deus, o que tem grande chance de dar errado.

E LÁ PASSAREMOS UM ANO. Como se percebe, estes são os planejamentos de quem realmente são materialistas, daqueles que só pensam nas coisas da terra e desta vida, são os empreendimentos feitos pelos homens naturais. Os que vivem para as coisas de baixo fazem tudo bem pensado e planejado, com planilhas e projetos bem ordenados, porque gastam suas vidas e atividades calculando seus lucros e vantagens.

E CONTRATAREMOS. Antes mesmo de partirem em suas excursões empreendedoras já tem tudo bem planejado de como haverão de realizarem seus projetos e investimentos. Organizam de forma antecipada tudo sobre os contratos a serem fechados, quais as áreas mais seguras e rentáveis para seus investimentos, fazem suas projeções geográficas de alcances em suas atividades econômicas. As compras e as vendas já estão dentro do cronograma dos investimentos e dos lucros a serem obtidos.

E GANHAREMOS. Os projetos e objetivos de vida, de um homem natural e materialista é a visão capitalista de lucros e vantagens em seus empreendimentos. Para as coisas desta vida, não há nada de errado nisto, porem, a crítica do autor é a forma com que os homens carnais deixam Deus fora de seus projetos, por confiarem na sorte, em si mesmo, e simplesmente em seus esforços pessoas, e não no Deus que é o abençoador.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tiago 4:12

Tiago 4:12 - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
HÁ UM SÓ LEGISLADOR. O autor conclui esta secção de sua carta mostrando quem de fato tem o poder e o direito de ser o juiz de todos os habitantes da terra, seja dos incrédulos, dos judeus ou dos cristãos. Quem governa sobre o mundo e a vida de todas as pessoas é o Deus Todo-poderoso, quem domina sobre os fenômenos da natureza é o Criador de todas as coisas, quem reina sobre os seres humanos, sobre os seres espirituais e até mesmo sobre o diabo com os seus demônios é o grande Deus.

QUE PODE SALVAR. A bíblia assegura que Deus é o Salvador de todos os homens, e de acordo com a nova dispensação, por meio de seu Filho Jesus Cristo, que também é chamado de Salvador. Porque aquilo que o Velho Testamento atribui a Deus Pai, o Novo Testamento atribui também a Deus Filho. Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas, para que o mundo fosse salvo por ele (João 3:17). A obra de redenção realizada por Cristo foi à obra de reconciliação feita por Deus.

E DESTRUIR. A mesma bíblia que diz que Deus é amor, bondade e misericórdia, é a mesma bíblia que afirma que o Senhor é um fogo consumidor e que ele toma vingança dos seus adversários. Cristo disse: Não temei ao homem, que mata o corpo, e depois nada mais pode fazer, mas, temei aquele que mata o corpo e depois tem poder de lançar a alma no inferno, a esse temei. O mesmo Deus que no texto anterior tem poder de salvar, é o mesmo Deus que neste texto, tem poder de condenar também.

TU, POREM, Ao que tudo indica, o autor neste ponto tem um alvo a ser apontado, seja um líder do judaísmo, um líder cristão ou quem sabe uma autoridade romana, que estava a serviço do mal para levar seus opositores aos tribunais civis ou religiosos. É certo dizer que neste tempo, inflamadas batalhas eram travadas pelos líderes religiosos, que defendiam suas teses teológicas com mão de ferro, contra quem quer que se levantasse em oposição as suas ideologias religiosas, seja judeus ou não.

QUEM ÉS. Seja quem for, a quem se dirige o escritor, ninguém tem o direito de julgar a vida de quem quer que seja, porque só há um juiz dos vivos e dos mortos, o Deus único e verdadeiro, único legislador. O ser humano, por mais que busca a perfeição, não passa de um pecador, que carece da misericórdia do Senhor para estar de pé. Até porque o homem é falho em seus atos, peca por meio de suas palavras e erra por meio dos seus pensamentos e imaginações. Portanto, ninguém é juiz, mas sim réu.

QUE JULGAS. Os julgamentos civis muitas vezes são mais pontuais do que os julgamentos de ondem religioso, isso porque o julgamento civil depende dos fatos e das provas, mas os julgamentos religiosos na maioria dos casos são injustos, porque depende da interpretação do acusador e não da defesa do réu. É sempre assim.

A OUTREM. Os judaizantes acusavam os cristãos de descumprirem as ordenanças da legislação mosaica, os cristãos acusavam os judeus de serem radicais quanto às coisas do reino de Deus, e os tribunais civis terminavam por condenarem pessoas inocentes, por não entenderem nem uma coisa nem outra. Sem falar nas intolerâncias religiosas.

Tiago 4:11

Tiago 4:11 - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
IRMÃOS, NÃO FALEIS MAL. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros por encontrarem um troco comum na arvore genealógica dos homens em Adão e Eva. No que diz respeito aos judeus, eles se consideravam irmãos uns dos outros, porque se orgulhavam de serem descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Já os cristãos, se consideram irmãos uns dos outros porque em Cristo Jesus todos fazem parte da família de Deus (João 1:11-13).

UNS DOS OUTROS. Ninguém tem o direito de falar mal de ninguém, porque todos os seres humanos são iguais como criaturas de Deus. Todos falham em seus atos, pecam em suas palavras e terminam transgredindo contra a verdade por meio de seus pensamentos. A diferença entre o servo de Deus e um incrédulo é que os que servem a Deus buscam com grande esforço renunciarem as coisas que desagradam ao coração do Pai, enquanto que os incrédulos, não temem a Deus e, portanto, lhe desobedecem.

QUEM FALA MAL DE UM IRMÃO. Os incrédulos não podem falar mal uns dos outros, porque todos são iguais entre si, e vivem todos da mesma maneira para o mundo. Os seguidores do judaísmo também não deviam falar mal uns dos outros porque estavam todos em atos contínuos de desobediência aos mandamentos da legislação mosaica. Por fim, os cristãos não deviam falar mal duns dos outros, porque todos são alvos da misericórdia de Deus, e só eram dignos do perdão do Senhor por pura graça de Deus.

E JULGA A SEU IRMÃO. Há momentos no seio da comunidade religiosa que a igreja mais parece um tribunal do que uma sociedade em que se deve prevalecer o amor fraternal. Aqueles que querem ser mais santos do que os demais, vivem a especular a vida de um e de outro, buscando defeitos na vida alheia para subir com a queda do outro. Ninguém tem o direito de julgar a vida de quem quer que seja, só há um juiz que é Deus, ele que julga conforme a verdade e não de conformidade com a aparência.

FALA MAL DA LEI E JULGA A LEI. No caso dos judaizantes que se diziam guardadores da legislação mosaica, eles não tinham o direito de julgar o seu irmão nem de condenar a ninguém, porque existiam os tribunais religiosos e civis para exercerem tais funções. Haviam aquelas tradições entre os judeus que, aquele que julgava o seu próximo, não era guardador da lei, mais juiz dela, e o tal devia receber penas duras.

E SE TU JULGAS A LEI. As leis não são criadas para se discutir sobre elas, mas sim para se cumprir. Os seguidores da legislação mosaica não deviam questionar os preceitos, mandamentos e estatutos da lei de Moisés, pelo contrário, eles deviam era ser guardadores e zelosos por tudo que na lei estava escrito.

JÁ NÃO ÉS OBSERVADOR DA LEI, MAS JUIZ. O sistema religioso do judaísmo tinha um organograma bem definido com suas funções determinadas e preestabelecida pelos escritos de Moisés. No caso dos seguidores da legislação mosaica, cabiam-lhes observarem os preceitos da lei. Somente os sacerdotes podiam ser juízes da lei.

Tiago 4:9-10

Tiago 4:9-10 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
SENTI AS VOSSAS MISÉRIAS. O autor apela para a sensibilidade e para o senso de consciência dos seus leitores, no sentido de reconhecerem o estado lamentável em que eles se encontravam naquele momento. A hipocrisia religiosa tem o objetivo de adormecer a consciência das pessoas para que não possam perceber os seus próprios erros, e com isso, os praticantes da religiosidade artificial, mesmo que estejam errados, mas acham que estão certos. E isso é chamado pela bíblia de morte espiritual.

LAMENTAI E CHORAI. Em vez de se ufanarei da sua religiosidade, os leitores de Tiago deviam mesmo era se vestirem de sacos de estopas e se jogarem na cinza, como faziam os antigos em ato de humilhação, pelo estado deplorável em que eles se encontravam. No texto anterior o escritor acusa seus leitores de dupla personalidade, o que em outras palavras ele quer dizer a mesma coisa neste texto presente. Estava de fato acontecendo uma inversão de valores, e não a realidade.

CONVERTA-SE O VOSSO RISO EM PRATO. Aparentemente estava tudo bem, quando na verdade estava tudo mal, com todos aqueles que se mostravam perfeitos, mas que de foto eram os mais errados da sociedade. O escritor chama os seus leitores a responsabilidade para que assumam cada um o seu perfil verdadeiro, até porque, certamente eram lideranças religiosas que precisavam dar bons exemplos para os seus liderados. Em vez de ficarem rindo a tua, deviam mesmo era chorar e prantear.

E O VOSSO GOZO EM TRISTEZA. Os destinatários desta epístola viviam enganando os outros, assumindo um status, que não representava a realidade nem a verdade, é o que o autor chama de duplo ânimo no texto anterior. Eles não tinham motivos para viverem mostrando os dentes para os outros em seus sorrisos mascarados de felicidade, quando deviam estar tomados de tristeza e amargura, pela situação deplorável em que viviam. Todos os dias, precisamos nos concertar diante de Deus.

HUMILHAI-VOS. O que Deus espera dos homens é o reconhecimento de que são todos falhos, que todos os dias pecam por atos, palavras e pensamentos, e que para manter comunhão com o Deus que é santo, eles precisam de um verdadeiro arrependimento. Se humilhar é confessar perante o Senhor as iniquidades e as transgressões praticadas todos os dias, porque assim sendo, receberão perdão.

PERANTE O SENHOR. Esse é o devido reconhecimento da grandeza do Deus Criador, pelo homem, que é a imagem e semelhança do Senhor. O homem deve se prostrar perante o Senhorio do Deus Todo-poderoso em reconhecimento ao seu governo universal e domínio sem limites. O Senhor Deus está acima de tudo e de todos.

E ELE VOS EXALTARÁ. Quando os filhos dos homens reconhecem o poderio de Deus e que a ele deve honra e glória, o Senhor exalta o homem com o perdão dos seus pecados, e o abençoa com toda sorte de bênção. O amor e a misericórdia do Senhor são capazes de levantar o mais vil pecador e o honrar com os dons espirituais.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...