quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:14-15

1 Timóteo 1:14-15 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
E A GRAÇA DE NOSSO SENHOR SUPERABUNDOU COM A FÉ. A nossa salvação é pela graça de Deus e de Cristo (Efésios 2:8). E esta graça representa um favor não merecido. O apóstolo anteriormente havia escrito sobre quem ele era alguém que não merecia a misericórdia de Deus, mas que este graça divina lhe alcançou. Sobre o Senhorio de Cristo, podemos encontrar em (Filipenses 2:11 e Romanos 1:4). Já sobre a fé, diz o evangelho em Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Nesta aliança de misericórdia divina e falhas humanas, entramos com a nossa fé, e o Senhor entra com sua superabundante graça, que supera os nossos pecados, e saímos ganhando em tudo.

E O AMOR QUE HÁ EM JESUS CRISTO. O que o apóstolo reconhece em sua chamada para o ministério e para a salvação é que foi o amor de Cristo que o atraiu. Este amor de Cristo pelos pecadores perdidos é inconfundível, e o testemunho de cada um de nós que fazemos parte do reino de Cristo é a prova maior disto. Sabendo Paulo quem era antes de se converter e o que praticou contra a igreja do Senhor Jesus, ele mais que qualquer outro tinha mais que razão para mencionar este tão grande amor de Cristo, em resgatá-lo dos seus caminhos errados, e o trazer para a luz do evangelho. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o ungido e enviado de Deus Pai.

ESTA É UMA PALAVRA FIEL, E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO. Os Judeus não deram crédito à mensagem do evangelho anunciada por Cristo, nem aceitavam as boas novas pregadas pelo apóstolo Paulo. Todavia, como a nova aliança de Deus com a humanidade era universal, as demais nações do mundo, ou seja, os gentios estavam de bom grado recebendo a palavra de Deus. E Paulo, como sendo o apóstolo dos gentios, por onde passava dava testemunho desta tão grande salvação conquistada pelo Cristo de Deus, por meio do seu sacrifício expiatório em nosso lugar. A lei de Moisés era coisa do passado, a filosofia dos gnósticos era mitológica, mas a mensagem genuína das boas novas do evangelho glorioso de Cristo era digna de toda aceitação.

QUE CRISTO VEIO AO MUNDO PARA SALVAR. Desde o primeiro livro do velho testamento, na lei, nos salmos e nos profetas haviam promessas feitas por Deus de enviar o Messias para salvar a humanidade. E o nascimento, vida e morte de Jesus de Nazaré, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi a concretização destas promessas feitas pelo Criador. João 3:17 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

OS PECADORES, DOS QUAIS EU SOU O PRINCIPAL. Cristo veio salvar os “pecadores”. E estes pecadores que são beneficiados com a salvação do Cristo de Deus são justamente os que reconhecem que são fracos e falhos e que precisam do perdão de Cristo. São os que se arrependem dos seus pedados e se convertem dos seus maus caminhos para se tornarem em uma nova criatura. Paulo se achava o pior deles.

1 Timóteo 1:13

1 Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
A MIM, QUE ANTES FOI BLASFEMO. A mim, era admirável até para o próprio Paulo a forma como foi alcançado pelo reino de Deus. Ele que era uma pessoa zelosa pela sua antiga religião, ao ponto de se empenhar pessoalmente para tentar destruir o cristianismo recém-estabelecido por Cristo. Confessa que blasfemava de Jesus, confessando ser ele um herege que veio para destruir o judaísmo. O apóstolo também blasfemava dos apóstolos, confessando de que eles estavam loucos. Blasfemava contra a igreja de Cristo e os seus discípulos. Suas palavras eram degradantes quando se reportava sobre o reino de Deus e de Cristo.

E PERSEGUIDOR. O Dr. Lucas se reporta sobre este Saulo perseguidor em Atos 9:1-4 - E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Percebe-se nisto o poder transformador do evangelho de Cristo Jesus.

E INJURIOSO. Esta palavra fala sobre o indivíduo que emprega violência para atingir seus maus intentos. Também descreve aqueles que usam de ameaças e até de tortura para humilhar suas vítimas. Em suas campanhas de combate contra os cristãos, Saulo empregava da força de coação para intimidar os seguidores de Cristo e os fazer negarem a sua nova fé, em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido de Deus, e Cristo. Ele tratava com a maior ignorância possível os recém-convertidos ao cristianismo, lançando lhes impropérios e vergonha pública. Colocou-se a serviço dos sacerdotes judeus para perseguir, prender e matar os cristãos.

MAS ALCANCEI MISERICÓRDIA. Reconhece publicamente que não mereciam nada de bom da parte de Deus. Por ter sido alguém que fez tantos males contra a igreja de Cristo. Mas, a misericórdia de Deus é maior do que os nossos pecados e ultrapassa em muito a nossa ignorância quanto ao que não conhecemos. O exemplo de Saulo nos deixa o ensino de que precisamos olhar com cautela para com aquelas pessoas que se levantam contra nós por sermos representantes do reino de Deus. Hoje a pessoa pode estar do outro lado e mais tarde ser transformada pelo poder do evangelho de Cristo e passar a ser útil para o serviço de Cristo e do seu reino.

PORQUE O FIZ IGNORANTEMENTE NA INCREDULIDADE. A ignorância citada pelo apóstolo diz respeito à falta de conhecimento da realidade quanto às coisas de Deus. E a incredulidade fala da falta de conceitos corretos sobre a vontade de Deus. As pessoas que ainda não nasceram para uma nova vida em Cristo Jesus, não compreendem as coisas espirituais. E aquelas pessoas que ainda não foram transformadas pelo evangelho libertador, não tem como exercerem legitimamente a fé cristã, por não ter recebido este dom maravilho

1 Timóteo 1:11-12

1 Timóteo 1:11-12 - Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado. E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério.
CONFORME O EVANGELHO DA GLÓRIA DE DEUS. Paulo era bem conhecido e contava com a confiança dos cristãos de Éfeso. Por isso que ele usa de tais argumentos para rechaçar os que estavam ensinando heresias naquela igreja e defender o seu ministério apostólico. As pregações e os ensinos transmitidos pelo apóstolo e pelos seus cooperadores eram conforme o evangelho de Deus e não baseados nas interpretações alegóricas da legislação mosaica nem nas filosofias mitológicas dos gnósticos. Quando se fala no evangelho da glória de Deus, se refere às boas novas que revelam quem realmente Deus é o que ele pretende com a nova aliança.

BEM-AVENTURADO, QUE ME FOI CONFIADO. Diz o apóstolo: O meu trabalho em prol do reino de Cristo é conforme o evangelho bem-aventura da glória de Deus que me foi confiado. O chamado de Paulo para o apostolado foi diferente dos demais apóstolos, uma vez que o chamado grupo apostólico ficou mais concentrado em suas atividades ministeriais em Jerusalém, e nas igrejas já estabelecidas. Enquanto que Paulo foi por Cristo chamado, ungido e enviado aos gentios. Com isso ele exerceu o seu ministério apostólico em campos missionários transculturais. Levando as boas novas do evangelho da glória de Deus bem-aventurado onde Cristo não era ainda conhecido.

E DOU GRAÇAS AO QUE ME TEM CONFORTADO. Enquanto os batalhões de opositores se levantavam contra o apóstolo na tentativa de desqualificarem o seu ministério. Ele contava com o apoio direto de Deus e de seu Filho Jesus, que o chamou diretamente para exercer o seu ministério. Contra os ensinos do apóstolo se levantaram os judaizantes legalistas, os gnósticos misticistas, as autoridades romanas e os líderes cristãos que se achavam mais importantes e mais qualificados do que ele. Paulo teve um encontro com Cristo na estrada de Damasco, em que o Senhor o chamou para o apostolado, porem, o grupo apostólico não o reconheceu como tal.

A CRISTO JESUS NOSSO SENHOR. O apóstolo invoca o título completo do fundador do cristianismo para dar autoridade ao seu ministério apostólico. A palavra Cristo quer dizer: Ungido de Deus com o Espírito santo e com poder. Como também fala sobre o enviado de Deus para estabelecer a nova aliança de Deus com a humanidade. Jesus que dizer: o salvador da humanidade. Já o Senhorio de Cristo é testemunhado em todo o novo testamento, com destaque em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

PORQUE ME TEVE POR FIEL, PONDO-ME NO MINISTÉRIO. Não foi o grupo apostólico que por delegação consagrou Paulo ao ministério. Mas foi o próprio Cristo Jesus, que é Senhor de toda a igreja, quem o chamou e confirmou neste ministério apostólico que ele exerceu com muita honra. Com a partida de Cristo para se assentar a destra de Deus, as consagrações passaram a ser por terceiros, no entanto, com Paulo foi diferente, uma vez que Cristo lhe apareceu, e o pôs no ministério por acha-lo digno.

1 Timóteo 1:10

1 Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina.
PARA OS DEVASSOS. O escritor continua enumerando a lista dos transgressores para quem foi feita a lei. Estes devassos aos quais Paulo fala dizem respeito aos impuros no tocante aos pecados sexuais. São aqueles que valorizam mais os prazeres sexuais desregrados do que os mandamentos de Deus, que falam sobre como viver o sexo de forma pura e correta. Certamente o escritor estava denunciando a prostituição, que é o sexo fora do casamento. O adultério que é o sexo entre duas pessoas casadas, mas não entre o marido e mulher, legalmente casados. A prevaricação que é o sexo entre uma pessoa casada e outra solteira. E a fornicação que é o sexo entre duas pessoas solteiras, sem serem casadas, conforme manda a lei do matrimônio.

PARA OS SODOMITAS. Conforme as Sagradas Escrituras, este tipo de pecado sexual, diz respeito ao homossexualismo. De acordo com a bíblia esta palavra trata do ato sexual entre dois homens ou duas mulheres, coisa que é reprovada pelas Sagradas Escrituras e por consequente por Deus, porque as Sagradas Escrituras expressão a vontade de Deus. Em (Romanos 1:26-27) o apóstolo ataca de forma radical o homossexualismo masculino, como também o feminino. Esta expressão aparece nesta lista de vícios para indicar um desvio sexual irracional e maligno referindo-se a um uso extremamente depravado do impulso sexual. Sodomita, também se refere ao que ocorreu com a cidade de Sodoma que foi destruída por causa do homossexualismo.

PARA OS ROUBADORES DE HOMENS. Em uma interpretação mais simplista, poderíamos dizer: Para os que roubam os homens. Tanto na época em que foi escrito este conteúdo da epístola pastoral de Paulo a Timóteo, como nos tempos mais remotos da história da humanidade, era comum a prática da venda de escravos. Felizmente este mal foi extirpado das civilizações modernas. Mas, o escritor se refere aos que capturavam seres humanos para serem vendidos como se fosse uma mercadoria qualquer. Nos tempos das guerras antigas, nações inteiras eram deportadas para os países saqueadores, e os deportados eram transformados em escravos.

PARA OS MENTIROSOS. A lei foi escrita para combater os mentirosos. A mentira é vista pelas Sagradas Escrituras como algo maligno e associada ao Diabo, que é o pai da mentira (João 8:44). A pessoa que é dominada por essa falha grave em sua conduta se torna alguém absolutamente desprovido de credibilidade. A pessoa mentirosa, até mesmo quando fala uma verdade, os outros custam a acreditar em suas palavras. Já se diz que a mentira é amiga gemia da falsidade. A mentira também tem tudo a ver com o falso testemunho, isso quando se inventa algo que não aconteceu só para prejudicar a alguém. Mas, como se diz um ditado popular: A mentira tem pernas curtas, ela só prevalece ate quando a verdade não aparece. Só se vence a mentira com a verdade.

PARA OS PERJUROS, E PARA OS QUE FOREM CONTRÁRIOS À SÃ DOUTRINA. A lei foi feita contra os perjuros, ou seja, para aqueles que fazem juramentos falsos para prejudicarem suas vítimas. E para os que são contrários a sã doutrina. O escritor não se refere a um código de ética cristã, mas as boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

1 Timóteo 1:9

1 Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas.
SABENDO ISTO, QUE A LEI NÃO FOI FEITA PARA O JUSTO. Os justos no tempo da nova dispensação da graça, dizem respeito àqueles que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Justo, não porque é bom ou perfeito, mas porque é justificado por Cristo perante a justiça divina. Então, a lei, seja ela a de Moisés ou dos homens, não foi feita para os remidos de Cristo, porque aquele que vive piamente para o reino de Deus, não vive transgredindo nem as leis religiosas nem as leis governamentais. Quem é verdadeiramente convertido faz sempre o que for possível para viver corretamente honrando seu nome e o de Deus.

MAS PARA OS INJUSTOS E OBSTINADOS. Conforme as Escrituras, os injustos são todos aqueles que vivem no paganismo, sem Deus na vida, vivendo sem limites nem regras. Biblicamente falando, os injustos são aqueles que vivem como se Deus não existisse para eles, são os ateus confessos ou práticos. São os incrédulos que vivem para o mundo conforme suas próprias vontades, pensando que não haverão de prestar contas perante o Criador. Já os obstinados, sobre os quais o escritor se refere, dizem respeito aos que se mantem conscientemente no sentimento de rebelião contra Deus. São os alienados das coisas do reino de Deus e das coisas que são de cima.

PARA OS ÍMPIOS E PECADORES. Conforme os mandamentos e estatutos de Deus, os ímpios são todos aqueles que são dominados pelo mau e pelos prazeres nas coisas erradas da vida. Os ímpios são todos aqueles que vivem continuamente em busca de oportunidades para prejudicar ao seu próximo. São os que tem prazer em fazer o mal aos outros só para tirarem proveito de todas as situações. Os pecadores que Paulo cita neste texto, são aqueles que não têm sentimento de erro em suas ações maléficas. Estes nunca se arrependem dos seus atos malignos praticados contra o seu semelhante. Estes são chamados de pecadores obstinados, porque erram por prazer.

PARA OS PROFANOS E IRRELIGIOSOS. Estes profanos dos quais fala o apóstolo são aquelas pessoas que vivem longe de Deus, voltados completamente para as coisas do mundo, para a devassidão dos vícios e os prazeres da carne. Os irreligiosos são aqueles que desprezam as Sagradas Escrituras, e nunca se volta para o verdadeiro cristianismo. Ignoram os mandamentos de Deus e não se preocupam em como agradar ao criador. A religião não salva, mas tem ajudado as pessoas a serem melhores.

PARA OS PARRICIDAS E MATRICIDAS, PARA OS HOMICIDAS. A lei é feita na tentativa de coibir os erros dos injustos e obstinados, dos ímpios e dos prevaricados, dos profanos e dos que não dão importância às coisas de Deus, dos que tiram a vida dos seus próprios progenitores e tem prazer em derramar o sangue do seu próximo, tirando-lhe a vida. Se não fossem as leis, este mundo seria um verdadeiro caos.

1 Timóteo 1:7-8

1 Timóteo 1:7-8 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente.
QUERENDO SER MESTRES DA LEI. Esta é uma citação direta do apóstolo contra os judaizantes penetras na igreja de Éfeso. É provável que Paulo já tinha todas as informações sobre a situação que estava ocorrendo naquela igreja. Onde os Judeus que faziam parte da comunidade cristã tentavam implantar a legislação mosaica na igreja, quando na realidade o evangelho não é a mesma coisa que a lei de Moisés. Certamente os escribas e fariseus estavam infiltrados naquela igreja para confundir e gerar confusão, nos menos avisados. Uma das primeiras resistências que o cristianismo teve que enfrentar, enquanto religião foi justamente o judaísmo. E isso começou ainda com João Batista e com o próprio Jesus, que foram perseguidos e mortos.

E NÃO ENTENDENDO. Os judeus, nem mesmo os mais conhecedores da legislação mosaica compreenderam que a vinda do Messias prometido foi de conformidade com as Sagradas Escrituras. A prova disto é que um dos fortes motivos da morte injusta que praticaram contra Jesus de Nazaré foi justamente por questões religiosas. O Messias veio para cumprir a lei, e assim o fez, e libertar os que estavam debaixo da lei. Implantando uma nova aliança com a humanidade por meio do evangelho da graça de Deus. Os seguidores do judaísmo, que de fato não se converteram ao cristianismo, até os dias de hoje, ainda não entenderam, nem receberam a Cristo, como Senhor e salvador do mundo. Por isso a porta da graça se abriu para os gentios.

NEM O QUE DIZEM NEM O QUE AFIRMAM. Assim como Paulo e outros dos apóstolos, como também muitos cristãos verdadeiros saíram mundo a fora pregando o verdadeiro evangelho de Cristo, não era diferente com os defensores do judaísmo. E como a luta era contra o cristianismo, o campo de ataque seria justamente as igrejas onde faziam parte os seguidores de Cristo. Com isso, tentavam desfazer o que os pregadores do evangelho ensinavam, pregando e afirmando que mesmo sendo cristãos, precisavam guardar a lei de Moisés. Procuravam distorcer a mensagem da nova aliança, com interpretações distorcidas da lei.

SABENDO, POREM, QUE A LEI É BOA. Nem Jesus, nem Paulo e nem os cristãos verdadeiros tem nada contra a lei de Moisés, a prova disto é que as Sagradas Escrituras seguidas pelos cristãos de todos os tempos, também contem todas as legítimas literaturas religiosas dos judeus. Quem se orientar pelas coisas escritas na legislação mosaica só tem a ganhar com isso, porque ela só ensina coisas boas. Os seguidores do judaísmo até os dias de hoje procuram viverem de conformidade com os mandamentos e preceitos escritos por Moisés, principalmente os judeus que não aceitaram a nova aliança como válida para eles. Agora, o certo é que os cristãos não estão na obrigação de guardarem a lei, porque Cristo já cumpriu a mesma por nós.

SE ALGUÉM DELA USA LEGITIMAMENTE. O que Paulo quis dizer é que ninguém está proibido de seguir os ensinos da legislação mosaica, desde que faça isso de forma legítima. Por exemplo: Quem não aceita a nova aliança de Cristo, em vez de seguir o paganismo ou o ateísmo é melhor seguir o judaísmo, cumprindo a lei de Moisés.

1 Timóteo 1:5-6

1 Timóteo 1:5-6 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.
ORA, O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO. Certamente os judaizantes ou legalistas da legislação mosaica estavam infiltrados na igreja de Éfeso com suas tentativas de atrapalharem o entendimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Os escribas e fariseus deste período codificaram a lei de Moisés em mandamentos e mais mandamentos, obrigando os seguidores do judaísmo a viverem sobre regras e mais regras. Todavia, o cristianismo se ressume no amor de um coração sincero. Amor a Deus acima de qualquer coisa, com todo entendimento e alma e força. E amor ao próximo como a si mesmo. É nisto que consiste a nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor.

E DE UMA BOA CONSCIÊNCIA. Ninguém é constituído como juiz de quem quer que seja, no sentido de julgá-la, se esta pessoa ou aquela tem, ou não tem boa comunhão com Deus. A prática religiosa de cada um se mede pela própria consciência pessoal e individual. O cristianismo é uma religião em que os seus seguidores devem satisfação dos seus atos perante Deus e consigo mesmo. Isto porque é a lei do Espírito que prevalece e não um código da letra. Quem vive pelo Espírito de Deus, sabe exatamente quando está errado ou não. Se a nossa consciência não nos condena naquilo que praticamos é um bom sinal de que estamos agradando a Deus. Porque do contrário, o Espírito do Senhor nos avisaria da necessidade do arrependimento.

E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA. É admirável como o apóstolo fala de temas tão profundos neste texto bíblico. Isto porque nos dias atuais, estamos vivenciado um emaranhado de falsa religiosidade, como nunca se viu na história da humanidade. A maioria das pessoas estão brincando de religião, e isso se percebe, quando se ver o artificialismo predominando nas liturgias de cultos. As pessoas estão brincando de cristianismo como se Jesus fosse uma marionete que se manipula como bem se quer. A mentira tem se tornado comum, dizendo-se que Deus fez isso ou aquilo, quando na verdade o Senhor não fez nada e as pessoas continuam do mesmo jeito. É a isto que o escritor chama de fé fingida. Porque a fé não fingida é uma fé baseada na realidade.

DO QUE, DESVIANDO-SE ALGUNS. Para que as pessoas estejam desviadas das verdades do evangelho, necessariamente, não é porque esteja afastada desta ou daquela denominação. Se desviar do cristianismo é trocar o que ensina o evangelho de Cristo, por modismos, tradições religiosas ou filosofias simplesmente denominacionais. Uma denominação pode se tornar uma seita herética, a partir do momento que em sua liturgia, troca o que estar no evangelho, por modismo humano ou tradições.

SE ENTREGARAM A VÃS CONTENDAS. Quem segue o evangelho de Cristo com um coração cheio de amor puro e verdadeiro, sendo guiado por uma boa consciência, não vive discutindo com ninguém por questões meramente religiosas. Mas, observa-se nos que se deixam levar simplesmente por religiosidade, que a sua vida é julgar e condenar os outros, por coisas que nem mesmo o evangelho reprova. Somos chamados para pregar com amor o evangelho para os outros e não contender por isso ou aquilo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...