quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:10

1 Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina.
PARA OS DEVASSOS. O escritor continua enumerando a lista dos transgressores para quem foi feita a lei. Estes devassos aos quais Paulo fala dizem respeito aos impuros no tocante aos pecados sexuais. São aqueles que valorizam mais os prazeres sexuais desregrados do que os mandamentos de Deus, que falam sobre como viver o sexo de forma pura e correta. Certamente o escritor estava denunciando a prostituição, que é o sexo fora do casamento. O adultério que é o sexo entre duas pessoas casadas, mas não entre o marido e mulher, legalmente casados. A prevaricação que é o sexo entre uma pessoa casada e outra solteira. E a fornicação que é o sexo entre duas pessoas solteiras, sem serem casadas, conforme manda a lei do matrimônio.

PARA OS SODOMITAS. Conforme as Sagradas Escrituras, este tipo de pecado sexual, diz respeito ao homossexualismo. De acordo com a bíblia esta palavra trata do ato sexual entre dois homens ou duas mulheres, coisa que é reprovada pelas Sagradas Escrituras e por consequente por Deus, porque as Sagradas Escrituras expressão a vontade de Deus. Em (Romanos 1:26-27) o apóstolo ataca de forma radical o homossexualismo masculino, como também o feminino. Esta expressão aparece nesta lista de vícios para indicar um desvio sexual irracional e maligno referindo-se a um uso extremamente depravado do impulso sexual. Sodomita, também se refere ao que ocorreu com a cidade de Sodoma que foi destruída por causa do homossexualismo.

PARA OS ROUBADORES DE HOMENS. Em uma interpretação mais simplista, poderíamos dizer: Para os que roubam os homens. Tanto na época em que foi escrito este conteúdo da epístola pastoral de Paulo a Timóteo, como nos tempos mais remotos da história da humanidade, era comum a prática da venda de escravos. Felizmente este mal foi extirpado das civilizações modernas. Mas, o escritor se refere aos que capturavam seres humanos para serem vendidos como se fosse uma mercadoria qualquer. Nos tempos das guerras antigas, nações inteiras eram deportadas para os países saqueadores, e os deportados eram transformados em escravos.

PARA OS MENTIROSOS. A lei foi escrita para combater os mentirosos. A mentira é vista pelas Sagradas Escrituras como algo maligno e associada ao Diabo, que é o pai da mentira (João 8:44). A pessoa que é dominada por essa falha grave em sua conduta se torna alguém absolutamente desprovido de credibilidade. A pessoa mentirosa, até mesmo quando fala uma verdade, os outros custam a acreditar em suas palavras. Já se diz que a mentira é amiga gemia da falsidade. A mentira também tem tudo a ver com o falso testemunho, isso quando se inventa algo que não aconteceu só para prejudicar a alguém. Mas, como se diz um ditado popular: A mentira tem pernas curtas, ela só prevalece ate quando a verdade não aparece. Só se vence a mentira com a verdade.

PARA OS PERJUROS, E PARA OS QUE FOREM CONTRÁRIOS À SÃ DOUTRINA. A lei foi feita contra os perjuros, ou seja, para aqueles que fazem juramentos falsos para prejudicarem suas vítimas. E para os que são contrários a sã doutrina. O escritor não se refere a um código de ética cristã, mas as boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

1 Timóteo 1:9

1 Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas.
SABENDO ISTO, QUE A LEI NÃO FOI FEITA PARA O JUSTO. Os justos no tempo da nova dispensação da graça, dizem respeito àqueles que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Justo, não porque é bom ou perfeito, mas porque é justificado por Cristo perante a justiça divina. Então, a lei, seja ela a de Moisés ou dos homens, não foi feita para os remidos de Cristo, porque aquele que vive piamente para o reino de Deus, não vive transgredindo nem as leis religiosas nem as leis governamentais. Quem é verdadeiramente convertido faz sempre o que for possível para viver corretamente honrando seu nome e o de Deus.

MAS PARA OS INJUSTOS E OBSTINADOS. Conforme as Escrituras, os injustos são todos aqueles que vivem no paganismo, sem Deus na vida, vivendo sem limites nem regras. Biblicamente falando, os injustos são aqueles que vivem como se Deus não existisse para eles, são os ateus confessos ou práticos. São os incrédulos que vivem para o mundo conforme suas próprias vontades, pensando que não haverão de prestar contas perante o Criador. Já os obstinados, sobre os quais o escritor se refere, dizem respeito aos que se mantem conscientemente no sentimento de rebelião contra Deus. São os alienados das coisas do reino de Deus e das coisas que são de cima.

PARA OS ÍMPIOS E PECADORES. Conforme os mandamentos e estatutos de Deus, os ímpios são todos aqueles que são dominados pelo mau e pelos prazeres nas coisas erradas da vida. Os ímpios são todos aqueles que vivem continuamente em busca de oportunidades para prejudicar ao seu próximo. São os que tem prazer em fazer o mal aos outros só para tirarem proveito de todas as situações. Os pecadores que Paulo cita neste texto, são aqueles que não têm sentimento de erro em suas ações maléficas. Estes nunca se arrependem dos seus atos malignos praticados contra o seu semelhante. Estes são chamados de pecadores obstinados, porque erram por prazer.

PARA OS PROFANOS E IRRELIGIOSOS. Estes profanos dos quais fala o apóstolo são aquelas pessoas que vivem longe de Deus, voltados completamente para as coisas do mundo, para a devassidão dos vícios e os prazeres da carne. Os irreligiosos são aqueles que desprezam as Sagradas Escrituras, e nunca se volta para o verdadeiro cristianismo. Ignoram os mandamentos de Deus e não se preocupam em como agradar ao criador. A religião não salva, mas tem ajudado as pessoas a serem melhores.

PARA OS PARRICIDAS E MATRICIDAS, PARA OS HOMICIDAS. A lei é feita na tentativa de coibir os erros dos injustos e obstinados, dos ímpios e dos prevaricados, dos profanos e dos que não dão importância às coisas de Deus, dos que tiram a vida dos seus próprios progenitores e tem prazer em derramar o sangue do seu próximo, tirando-lhe a vida. Se não fossem as leis, este mundo seria um verdadeiro caos.

1 Timóteo 1:7-8

1 Timóteo 1:7-8 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente.
QUERENDO SER MESTRES DA LEI. Esta é uma citação direta do apóstolo contra os judaizantes penetras na igreja de Éfeso. É provável que Paulo já tinha todas as informações sobre a situação que estava ocorrendo naquela igreja. Onde os Judeus que faziam parte da comunidade cristã tentavam implantar a legislação mosaica na igreja, quando na realidade o evangelho não é a mesma coisa que a lei de Moisés. Certamente os escribas e fariseus estavam infiltrados naquela igreja para confundir e gerar confusão, nos menos avisados. Uma das primeiras resistências que o cristianismo teve que enfrentar, enquanto religião foi justamente o judaísmo. E isso começou ainda com João Batista e com o próprio Jesus, que foram perseguidos e mortos.

E NÃO ENTENDENDO. Os judeus, nem mesmo os mais conhecedores da legislação mosaica compreenderam que a vinda do Messias prometido foi de conformidade com as Sagradas Escrituras. A prova disto é que um dos fortes motivos da morte injusta que praticaram contra Jesus de Nazaré foi justamente por questões religiosas. O Messias veio para cumprir a lei, e assim o fez, e libertar os que estavam debaixo da lei. Implantando uma nova aliança com a humanidade por meio do evangelho da graça de Deus. Os seguidores do judaísmo, que de fato não se converteram ao cristianismo, até os dias de hoje, ainda não entenderam, nem receberam a Cristo, como Senhor e salvador do mundo. Por isso a porta da graça se abriu para os gentios.

NEM O QUE DIZEM NEM O QUE AFIRMAM. Assim como Paulo e outros dos apóstolos, como também muitos cristãos verdadeiros saíram mundo a fora pregando o verdadeiro evangelho de Cristo, não era diferente com os defensores do judaísmo. E como a luta era contra o cristianismo, o campo de ataque seria justamente as igrejas onde faziam parte os seguidores de Cristo. Com isso, tentavam desfazer o que os pregadores do evangelho ensinavam, pregando e afirmando que mesmo sendo cristãos, precisavam guardar a lei de Moisés. Procuravam distorcer a mensagem da nova aliança, com interpretações distorcidas da lei.

SABENDO, POREM, QUE A LEI É BOA. Nem Jesus, nem Paulo e nem os cristãos verdadeiros tem nada contra a lei de Moisés, a prova disto é que as Sagradas Escrituras seguidas pelos cristãos de todos os tempos, também contem todas as legítimas literaturas religiosas dos judeus. Quem se orientar pelas coisas escritas na legislação mosaica só tem a ganhar com isso, porque ela só ensina coisas boas. Os seguidores do judaísmo até os dias de hoje procuram viverem de conformidade com os mandamentos e preceitos escritos por Moisés, principalmente os judeus que não aceitaram a nova aliança como válida para eles. Agora, o certo é que os cristãos não estão na obrigação de guardarem a lei, porque Cristo já cumpriu a mesma por nós.

SE ALGUÉM DELA USA LEGITIMAMENTE. O que Paulo quis dizer é que ninguém está proibido de seguir os ensinos da legislação mosaica, desde que faça isso de forma legítima. Por exemplo: Quem não aceita a nova aliança de Cristo, em vez de seguir o paganismo ou o ateísmo é melhor seguir o judaísmo, cumprindo a lei de Moisés.

1 Timóteo 1:5-6

1 Timóteo 1:5-6 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.
ORA, O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO. Certamente os judaizantes ou legalistas da legislação mosaica estavam infiltrados na igreja de Éfeso com suas tentativas de atrapalharem o entendimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Os escribas e fariseus deste período codificaram a lei de Moisés em mandamentos e mais mandamentos, obrigando os seguidores do judaísmo a viverem sobre regras e mais regras. Todavia, o cristianismo se ressume no amor de um coração sincero. Amor a Deus acima de qualquer coisa, com todo entendimento e alma e força. E amor ao próximo como a si mesmo. É nisto que consiste a nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor.

E DE UMA BOA CONSCIÊNCIA. Ninguém é constituído como juiz de quem quer que seja, no sentido de julgá-la, se esta pessoa ou aquela tem, ou não tem boa comunhão com Deus. A prática religiosa de cada um se mede pela própria consciência pessoal e individual. O cristianismo é uma religião em que os seus seguidores devem satisfação dos seus atos perante Deus e consigo mesmo. Isto porque é a lei do Espírito que prevalece e não um código da letra. Quem vive pelo Espírito de Deus, sabe exatamente quando está errado ou não. Se a nossa consciência não nos condena naquilo que praticamos é um bom sinal de que estamos agradando a Deus. Porque do contrário, o Espírito do Senhor nos avisaria da necessidade do arrependimento.

E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA. É admirável como o apóstolo fala de temas tão profundos neste texto bíblico. Isto porque nos dias atuais, estamos vivenciado um emaranhado de falsa religiosidade, como nunca se viu na história da humanidade. A maioria das pessoas estão brincando de religião, e isso se percebe, quando se ver o artificialismo predominando nas liturgias de cultos. As pessoas estão brincando de cristianismo como se Jesus fosse uma marionete que se manipula como bem se quer. A mentira tem se tornado comum, dizendo-se que Deus fez isso ou aquilo, quando na verdade o Senhor não fez nada e as pessoas continuam do mesmo jeito. É a isto que o escritor chama de fé fingida. Porque a fé não fingida é uma fé baseada na realidade.

DO QUE, DESVIANDO-SE ALGUNS. Para que as pessoas estejam desviadas das verdades do evangelho, necessariamente, não é porque esteja afastada desta ou daquela denominação. Se desviar do cristianismo é trocar o que ensina o evangelho de Cristo, por modismos, tradições religiosas ou filosofias simplesmente denominacionais. Uma denominação pode se tornar uma seita herética, a partir do momento que em sua liturgia, troca o que estar no evangelho, por modismo humano ou tradições.

SE ENTREGARAM A VÃS CONTENDAS. Quem segue o evangelho de Cristo com um coração cheio de amor puro e verdadeiro, sendo guiado por uma boa consciência, não vive discutindo com ninguém por questões meramente religiosas. Mas, observa-se nos que se deixam levar simplesmente por religiosidade, que a sua vida é julgar e condenar os outros, por coisas que nem mesmo o evangelho reprova. Somos chamados para pregar com amor o evangelho para os outros e não contender por isso ou aquilo.

1 Timóteo 1:4

1 Timóteo 1:4 - Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
NEM SE DEEM A FÁBULAS. Paulo quis dizer que a igreja em Éfeso não se preocupasse com estas coisas fúteis, sobre as quais ele fala em seguida. Que os irmãos não gastassem seu tempo nem perdessem seu tempo com algo que não traz nenhum proveito. Que não desperdiçassem suas energias com futilidades. Em Tito 1:14 se fala sobre “fábulas judaicas” e isso nos remete a dizer que os judeus penetras na comunidade cristã de Éfeso, tentavam implantar na igreja de Cristo elementos mitológicos do judaísmo. Porque os elementos da lei que diziam respeito ao Messias de Deus se cumpriram na pessoa bendita de Jesus de Nazaré. Mas, eles se utilizavam do artifício de criarem lendas religiosas e fantasias legalistas como doutrinas.

OU A GENEALOGIAS INTERMINÁVEIS. Os Judeus se gastavam em suas intermináveis comprovações genealógicas para demostrarem de que pertenciam as mais importantes linhagens familiares. Usando instrumentos legalistas da antiga aliança é que se ufanavam de pertencerem às tribos das personagens que se destacaram na história de Israel. Já os gnósticos se utilizavam das árvores genealógicas para batizarem seus filhos em nome dos heróis históricos de suas nações. Na atualidade os mórmons são praticantes destes rituais, é tanto que em Salt Lake, nos Estados Unidos, possuem os mais completos registros genealógicos do mundo e que pertencem aos mórmons. Tudo isso o apóstolo refuta como descartáveis comparados ao evangelho de Cristo.

QUE MAIS PRODUZEM QUESTÕES. Coisas mais importantes do que as fábulas judaicas e as intermináveis genealogias era se voltar para as coisas que pertencem ao evangelho de Cristo. O religioso se ocupa de coisas pequenas que não levam a nada, enquanto que o cristão verdadeiro se aplica as coisas que produzem edificação espiritual. As escrituras falam sobre mandamentos de homens que são regras religiosas dos líderes tentando dominar os outros com suas intermináveis filosofias e ideologias pessoas. O evangelho é simples e qualquer pessoa que tem o Espírito de Deus tem condições de entender sua mensagem principal. A principal função do gnosticismo dentro das igrejas era para deturpar o evangelho de Cristo.

DO QUE EDIFICAÇÃO DE DEUS. O evangelho genuíno, esse sim produz na vida da igreja a benéfica edificação espiritual. A tentativa de implantar no cristianismo os elementos confusos da antiga aliança de Deus com Israel, só trazia confusão e divisão dentro da comunidade cristã. Assim como a bagagem mitológica do gnosticismo, nada de bom acrescentava no bem estar da igreja. Pelo contrário, estes chamados mistérios ocultos produzidos por mentes diabólicas, mas trazem confusão e destruição do que edificação da igreja de Cristo. Nem tudo que há nas igrejas vem da parte de Deus.

QUE CONSISTE NA FÉ, ASSIM O FAÇO AGORA. O evangelho de Cristo tem um fator primordial no crescimento de nossa fé, e na esperança que temos segundo nos promete a nova aliança de Deus com a humanidade. Tendo feito muitas atividades missionárias, agora, Paulo se ocupava na edificação das igrejas por ele fundadas. Transmitindo os ensinos do reino de Deus e provando que Cristo era o Messias prometido.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:3

1 Timóteo 1:3 - Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina.
COMO TE ROGUEI. Paulo era de fato o pai na fé de Timóteo. Por isso ele usou de tal influencia sobre seu auxiliar. O verbo usado pelo escritor neste caso “roguei” tem o sentido de exortar, aconselhar, advertir. Com isso podemos dizer que o apóstolo insistiu com Timóteo para que ele permanecesse naquela região, porque ele tinha uma missão importante na cidade de Éfeso. Os comentaristas bíblicos seguem a sugestão de que Timóteo desejava mesmo era acompanhar o apóstolo rumo a Macedônia. Todavia, sabendo Paulo que as coisas não estavam bem com alguns líderes na igreja de Éfeso, achou por bem recomendar que ele ficasse naquela cidade.

QUANDO PARTI. Paulo era um missionário nato e para isso foi chamado e escolhido pelo Senhor Jesus para pregar o evangelho das boas novas aos gentios, além-fronteiras de Israel. O livro de Atos dos apóstolos narra suas idas e vindas em viagens missionárias para propagar as boas novas da nova aliança aonde Cristo ainda não era conhecido. E suas cartas às igrejas e epístolas pastorais também complementam as informações das muitas igrejas fundadas por ele. Seguindo a direção do Espírito de Cristo ele estava sempre pronto a partir em busca de novas terras para evangelizar.

PARA A MACEDÔNIA. Seguindo a cronologia das narrativas do livro de Atos não temos como identificar tal viagem de Paulo citada neste texto. Mas é comum a opinião de que esta viagem se deu após o período do seu primeiro aprisionamento, quando foi liberto. Sobre a Macedônia, era uma província romana, que ficava limitada pelas terras altas Albanesas a oeste, pelos montes Shar ao norte pelas montanhas Rodope a leste e pelo mar Egeu ao sul. O antigo território da Macedônia desde 1913 tem sido dividido entre a Grécia, Iugoslávia, (Sérvia antes de 1918) e a Bulgária. É o que se sabe.

QUE FICASSES EM ÉFESO. O pedido de Paulo em forma de exortação ao seu filho na fé Timóteo era para que ele permanecesse em Éfeso. Esta cidade se tornara uma província romana de notável importância. Era um centro de grandes atividades religiosas, com o culto de adoração ao imperador, além de naquela cidade ser a sede da grande deusa chamada Artemisa ou Diana. Não menos do que se tornou um lugar de muita grandeza para o cristianismo. Assim como as demais religiões encontrou solo fértil naquela cidade, o cristianismo chegou com força total também. Portanto, era de fundamental importância à permanência de Timóteo naquele lugar.

PARA ADVERTIRES A ALGUNS, QUE NÃO ENSINEM OUTRA DOUTRINA. Eis a razão do pedido do apóstolo para que Timóteo ficasse em Éfeso. Além do paganismo que prevalecia na cidade, a igreja tinha que lidar com as heresias que surgiram no próprio seio da igreja. Os judeus que entravam na comunidade cristã insistiam de que os cristãos deviam guardar a legislação de Moisés. Mas o pior era a heresia do gnosticismo, que tentava deturpar a mensagem do evangelho de Cristo.

1 Timóteo 1:2

1 Timóteo 1:2 - A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
A TIMÓTEO. Eis aqui o destinatário desta carta enviada por Paulo. Timóteo era filha de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas Sagradas Escrituras dos Judeus desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmar. Ao se tornar um pouco mais maduro foi consagrado ao ministério por se notabilizar como pregador do evangelho. Além de ter o dom profético, ao que tudo indica se tornou uma das principais lideranças em Éfeso.

MEU VERDADEIRO FILHO NA FÉ. Certamente ele era um dos discípulos do reino de Deus que foi alcançado com o evangelho por meio da pregação do apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária. Há quem diga que Timóteo tinha seus treze anos quando foi encontrado por Paulo. Mas o apóstolo teve que se afastar desta região (Galácia) por um período de mais ou menos seis anos e quando voltou o jovem já tinha seus dezoito a vinte anos. Havia crescido na fé e no conhecimento de Cristo de tal maneira que se tornou um dos companheiros de ministério do apóstolo. Mais tarde, se tornou líder da igreja em Éfeso, e responsável por toda aquela região.

GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança foram todos alcançados pela graça de Deus e de Cristo Jesus.

MISERICÓRDIA E PAZ. A palavra misericórdia na saudação como acréscimo nos fala sobre a bondade de Deus para com a humanidade. E a palavra paz sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, alguns dos bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo. Até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Cristo. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11).

DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI, E DA DE CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR. A graça, a misericórdia e a paz vêm da parte de Deus e de Cristo. Um dos textos mais conhecidos do evangelho é aquele que diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. Deus derramou todas as bênçãos espirituais por meio do seu Filho Jesus Cristo. A missão salvadora do Messias de Deus produziu graça, misericórdia e paz no mundo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...