terça-feira, 16 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:1

1 Coríntios 6:1 - Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
OUSA. Grande parte dos comentaristas do Novo Testamento afirmam que, os capítulos cinco a sete desta carta, Paulo escreveu em resposta a uma suposta carta enviada pelos seus filhos na fé em Corinto, no sentido de orientar sobre tomadas de decisões quanto a assuntos locais e pontuais que estavam ocorrendo naquela comunidade cristã. Como fundador que era daquela igreja, mesmo estando ausente no momento, mas o apóstolo queria dar sua opinião pessoal sobre tais assuntos.

ALGUM DE VÓS. O tema abordado por Paulo nesta secção de sua carta, não era uma questão generalizada, mas que se não resolvido o problema, poderia mais tarde ser uma epidemia que viesse a fugir de controle no seio da comunidade cristã de Corinto. Alguns de vós, fala a respeito de membros da igreja de Corinto que não estavam respeitando as lideranças locais como pessoas que resolvessem tais casos.

TENDO ALGUM NEGÓCIO. O que o escritor está tratando nesta sua Escritura, não diz respeito apenas a assuntos de ordem religiosa, mas abrange todas as áreas comuns da vida dos irmãos daquela igreja. Há quem diga que estes negócios se tratavam de acordos quebrados, dívidas não pagas por alguns irmãos, palavras sem comprimento, e outras tantas demandas que estavam provocando escândalos na igreja local.

CONTRA OUTRO. A convivência dos seguidores de Cristo uns com os outros termina criando laços de amizades e irmandade entre os servos de Deus. Porem, nem todos seguem a risca os ensinos e as doutrinas cristãs. No caso de Corinto, aqueles irmãos que tinham pouco temor a Deus, por fim, enganavam os bem intencionados em seus negócios, e aqueles que se sentiam injustiças procuravam a justiça dos homens. Ao tomar conhecimento sobre estes fatos, Paulo queria estabelecer regras sobre isso.

IR A JUÍZO. Como nos dias de hoje existem os tribunais de justiça, naquela época não era diferente, e quem se sentia injustiça ou lesado em negócios financeiros procuravam tais tribunais. Em se tratando dos casos de um irmão da igreja contra o outro, o que Paulo recomendava era de que as lideranças locais fizessem uma reunião democrática, e eles mesmos buscassem resolver as demandas dos irmãos.

PERANTE OS INJUSTOS. Não que Paulo estivesse dizendo que os julgamentos dos tribunais de justiça humana fossem injustos em seus julgamentos. O que o escritor tenta dizer nesta sua colocação é que os irmãos, invés de julgarem tais casos com as lideranças da igreja, que era o correto, procuravam os homens sem Deus para julgarem coisas mínimas, que poderiam ser fáceis de resolver na paz e na harmonia.

E NÃO PERANTE OS SANTOS. Como resolver estas causas? Primeiro as lideranças da igreja ouviriam os dois lados da questão, buscando um acordo de paz entre as partes. Se não fosse resolvido pelos líderes, então a igreja seria convocada em assembleia administrativa, o caso seria exposto para toda a igreja, e a própria igreja julgaria quem estava com a razão. Esse seria um tribunal eclesiástico com autoridade para resolver tais demandas. Era isso que acontecia no caso dos membros do judaísmo.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:12-13

1 Coríntios 5:12-13 - Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
PORQUE, QUE TENHO EU EM JULGAR TAMBÉM. Os opositores de Paulo em Corinto viviam lhe acusando, de ser o apóstolo dos gentios, muito complacente com os incrédulos, com suas mensagens sobre a graça de Deus, a misericórdia e o amor do Senhor. Porque na realidade, o evangelho é de boas novas, e assim sendo, os pregadores do evangelho devem transmitir uma mensagem atrativa para aqueles que ainda não nasceram de novo, a fim de despertar interesse pelo reino de Cristo.

OS QUE ESTÃO DE FORA? Uma das metas prioritárias do ministério e chamada de Paulo era pregar o evangelho das boas novas de Cristo para aquelas pessoas que ainda não conheciam o Cristo de Deus. Em seus trabalhos missionários, o apóstolo não vivia condenando as pessoas nem julgando as mesmas, mas em sua mensagem Cristocêntrica, o apóstolo dos gentios buscava mostrar a salvação em Cristo Jesus.

NÃO JULGAIS VÓS OS QUE ESTÃO DENTRO. Agora, caiu na rede é peixe, e depois de se converter ao cristianismo, o apóstolo procurava de todas as formas fazer um bom discipulado nos novos convertidos para que vivessem de conformidade com as doutrinas cristãs. E o escritor, Paulo, esperava que seus ensinos em Corinto fossem aplicados, no sentido de disciplinar e até excluir se necessário fosse, os insubmissos.

MAS DEUS JULGA. Paulo não queria ser juiz dos que ainda não conheciam as verdades do evangelho de Cristo. Deus como Criador de todas as coisas e juiz dos vivos e dos mortos é quem tem o direito de por no banco de réu a todos aqueles que não aceitam a mensagem do evangelho de Cristo, que tem chegado a todos os recantos do mundo. Paulo buscava transmitir uma mensagem atrativa, a quem ainda não era convertido.

OS QUE ESTÃO DE FORA. O autor fala a respeito daquelas pessoas que não conheciam o plano da salvação de Deus por meio de Cristo Jesus. O apóstolo dos gentios deixa bem claro que, os pregadores do evangelho não devem condenar as pessoas que ainda não conhecem o evangelho, e que somente o juiz dos vivos e dos mortos é quem vai fazer isso, no tempo próprio do grande trono branco, juízo final.

TIRAI, POIS, DENTRE VÓS. Mas, em se tratando daqueles que conhecem as verdades das doutrinas cristãs, os líderes locais das igrejas de Cristo deveriam aplicar a disciplina, naqueles que praticassem pecados mais leves. Porem, a exclusão da comunhão, aqueles que conhecendo a verdade, escandalizam o evangelho de Cristo, envergonhando a comunidade cristã, o que acontece muito, nas igrejas da atualidade.

A ESSE INÍQUO. Em se tratando do caso em que Paulo aborda no começo deste capítulo, aquele que forçou a ex-esposa do seu próprio pai, ou seja, sua madrasta, esse deveria ser de forma sumária excluído da comunhão da igreja, até para não incentivar os demais a viverem uma vida carregada de pecados graves. Não ficando de fora os devassos, os avarentos, os idolatras, os beberrões, os maldizentes, os roubadores e todos aqueles que transgredissem deliberadamente as doutrinas cristãs.

1 Coríntios 5:11

1 Coríntios 5:11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
MAS AGORA VOS ESCREVI. Percebe-se a preocupação de Paulo com o bem-estar espiritual da igreja de Cristo, que não poderia ser afetada com os pecados individuais de alguns que não queriam largar sua vida pecaminosa, mas que também queriam fazer parte da comunidade cristã, o que não podia. Não há dúvida nesta declaração do autor que ele se refere ao conteúdo próprio desta sua carta, e com todo empenho buscando resolver, mesmo a distância, problemas de pecados de estimação de alguns.

QUE NÃO VOS ASSOCIEIS. O escritor repete sua exortação, agora de maneira mais clara, que os líderes da igreja cristã de Corinto precisavam tomar atitudes mais fortes, no sentido de afastar da comunhão da igreja de Cristo, aqueles que estavam praticando seus pecados deliberadamente, provocando escândalos dentro da igreja cristã de Corinto. Nestes casos citados pelo autor, tinha que haver a exclusão mesmo.

COM AQUELES QUE, DIZENDO-SE IRMÃO. Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, se infiltravam no seio da igreja, muitos que se faziam de cristãos, mas no fundo, no fundo eram judaizantes. Como também muitos seguidores do gnosticismo se faziam de irmãos para transtornarem o evangelho de Cristo. Por fim, grande parte dos que se infiltrava na comunidade cristã, não haviam deixado o mundanismo.

FOR DEVASSO. OU AVARENTO. Estes mesmos que se infiltravam no seio da igreja de forma camuflada, ali estavam com intenções fraudulentas, porque desejavam mesmo era tirar proveito financeiro das igrejas de Cristo. Mas em suas vidas particulares não passavam de homens profanos, que as ocultas guardavam seus intentos malignos de explorarem o povo simples e humilde que serviam a Cristo Jesus na sua igreja.

OU IDÓLATRAS, OU MALDIZENTES. O partidarismo na igreja cristã de Corinto demonstra sua tendência religiosa à prática da idolatria. O respeito e a reverência exacerbada aos líderes cristãos, já descaminhava para a idolatria de algumas personagens do meio cristão. Além de serem avarentos, estes camaradas viviam reclamando por mão conseguirem sugar o leite, a lã e a carne das ovelhas de Cristo.

OU BEBERRÃO, OU ROUBADOR. Estes homens devassos queriam manter seus vícios degradantes, mesmo fazendo parte da igreja cristã de Corinto. Paulo não permitia que aqueles que faziam parte da igreja do Senhor Jesus vivessem participando da bebedice, porque este vício sempre foi causa de grande miséria na vida das pessoas. Outros eram roubadores, que enganavam com falácia seus ouvintes no comercio da fé.

COM O TAL NEM AINDA COMAIS. Não é que um mesmo individuo fosse praticante de todos estes pecados, mas o escritor fala de modo genérico, porque algum poderia ser praticante de apenas um destes vícios. E quem se enquadrasse nesta lista de pecados, deveria ser excluído da comunhão da igreja, principalmente da Santa Ceia do Senhor. As refeições coletivas e em família era um ato de comunhão também, e neste caso, Paulo exorta que os irmãos não tenham comunhão com os praticantes destes pecados.

1 Coríntios 5:10

1 Coríntios 5:10 - Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
ISSO NÃO QUE DIZER ABSOLUTAMENTE. Este versículo é uma continuação do texto anterior em que o escritor faz uma recomendação muito séria, aconselhando aos servos de Cristo que não se associassem com aqueles que se dizendo irmãos fossem pessoas de mau testemunho, tanto no mundo, e principalmente no seio da igreja. Mas no tocante aqueles que ainda não eram pessoas convertidas, que houvesse compreensão da parte dos irmãos, porque era necessário conviver com elas.

COM OS DEVASSOS. Estes são todos aqueles que são programados pela sociedade sem Deus a praticarem tudo aquilo que vem na mente, porque são dominados pelas concupiscências da carne e pela soberba da vida. O homem natural se deixa levar pelos vícios degradantes de uma sociedade corrompida, ao ponto de achar que o ser humano só existe para esta dimensão da sua existência, negando a sua eternidade.

DESTE MUNDO. O escritor fala sobre o sistema terreno de viver a existência nesta vida presente, bem como de tudo aquilo que serve de engano, no sentido de entrelaçar os filhos dos homens na degradação moral e ética. A terra esta cheia de homens profanos, que só acreditam nas coisas materiais, ou seja, naquilo que se pode ver, ouvir, tocar e ter acesso por meio dos sentidos físicos, o materialismo prático.

OU COM OS AVARENTOS, OU ROUBADORES. O avarento é aquele tipo de ser humano que coloca como seu deus os bens materiais, ele mata e faz qualquer coisa para adquirir riquezas. E os roubadores são aqueles que tomam dos outros, aquilo que não lhe pertence. Geralmente os ladrões são ao mesmo tempo avarentos, porque colocam a vida dos outros e a sua própria em risco pela ganância financeira do dinheiro.

OU COM OS IDÓLATRAS. A idolatria religiosa é aquela em que os politeístas deixam de adorar e confiar no verdadeiro Deus, para adorar ou venerar os ídolos e as imagens de escultura, um dos mais terríveis pecados contra Deus. Já a idolatria social diz respeito ao ser humano deixar de ter Deus em primeiro lugar, para ser dominado pelos ídolos diversos. A pessoa pode ter como ídolo a si mesmo, o dinheiro, outro homem e etc.

PORQUE ENTÃO SERIA NECESSÁRIO. Há uma necessidade da nossa convivência em sociedade, foi para isso que nascemos neste tão vasto planeta terra, para viver em sociedade e desfrutarmos das experiências com o nosso próximo. Temos os nossos familiares que ainda não se converteram, temos os nossos amigos do dia a dia, colegas de trabalho ou de estudos, além dos nossos conhecidos, com quem lidamos.

SAIR DO MUNDO. Não tem como viver nesta terra sem o contato com as pessoas, sejam elas da denominação da qual fazemos parte, ou da sociedade de um modo geral. Não ter contato com as pessoas é impossível. Nesta terra, a maioria das pessoas são incrédulas, de forma que, para vivermos a nossa experiência como ser humano, precisamos conviver em sociedade. Caso contrário, seria necessário sair deste mundo. Somente nas mansões celestiais é que, somente haverá pessoas do reino de Deus.

domingo, 14 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:8-9

1 Coríntios 5:8-9 - Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem.
POR ISSO FAÇAMOS A FESTA. O autor esta falando nesta frase sobre a comemoração de um novo tempo, em que Deus estava tratando com a humanidade de maneira favorável. A igreja de Cristo tinha mais que motivo de fazer festa de alegria, porque o tempo da graça de Deus foi derramado sobre todos, e a igreja de Corinto era um testemunho de que Deus não faz acepção de pessoas. Os leitores de Paulo, antes de se converterem eram pessoas terríveis, como todos os moradores de Corinto também.

NÃO COM O FERMENTO VELHO. Há quem diga que o grupo de Cefas na igreja cristã em Corinto estava querendo levar os seguidores do evangelho a cumprirem as exigências da legislação de Moisés, o que Paulo não aceitava. Mas este fermento velho tem mais a ver com a vida velha de quando os irmãos daquela igreja ainda não haviam se convertido do paganismo para o cristianismo. Essa é a tese mais defendida.

NEM COM O FERMENTO DA MALDADE E DA MALÍCIA. O homem natural é programado a defender seus interesses, custe o que custar, nem que para isso ele tenha que prejudicar o seu próximo. A malícia caracteriza, neste caso da cidade de Corinto, todos os pecados sexuais daqueles que não viviam para Cristo. De forma que, os cristãos são exortados a deixarem a maldade dos ímpios e a malicia da carne.

MAS COM OS ÁZIMOS DA SINCERIDADE E DA VERDADE. Ao falar sobre os ázimos, o escritor está pensando nos pães ázimos, sem fermento, que eram compartilhados no tempo da páscoa pelos judeus. A sinceridade que Paulo pede dos seus filhos na fé, é que eles vivessem uma vida cristã sem falsidade, nem engano, mas que buscassem a verdade do evangelho de Cristo. O cristão verdadeiro tem que ser diferente de todos.

JÁ POR CARTA VOS TENHO ESCRITO. Há várias hipóteses sobre esta colocação feita por Paulo, e algumas delas sem comprovação. Alguns comentaristas afirmam que o escritor se refere sobre o que ele já escreveu até este ponto de sua carta. Mas ele não fala sobre este assunto. Outros dizem que trata de uma carta que foi perdida. Já outros defendem que diz respeito à parte da segunda carta, mas não há provas disto.

QUE NÃO VOS ASSOCIEIS. O apóstolo dos gentios estava se referindo a comunhão cristã com aqueles que vivem escandalizando o evangelho de Cristo. De acordo com o que se sabe, existem aqueles casos mais toleráveis, em que se aplica a disciplina, e dá um tempo para que o infrator se arrependa e se volte para a comunhão da igreja. Mas há aqueles casos de exclusão, não têm volta, porque o escândalo foi terrível.

COM OS QUE SE PROSTITUEM. No começo deste capítulo, Paulo dá um exemplo deste tipo de prostituição, em que o elemento nocivo forçou a ex-mulher do seu próprio pai, que era sua madrasta. Porem, a prostituição envolvia o próprio ato de adultério, bem como a prevaricação como também a fornicação. A vida cristã não tem lugar para a prática do sexo ilícito. A cidade de Corinto era tomada de prostíbulos e contava até mesmo com as prostitutas religiosas, que se prostituíam nos templos pagãos.

sábado, 13 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:7

1 Coríntios 5:7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
LIMPAI-VOS, POIS. O autor insiste em conscientizar aos seus leitores sobre as medidas necessários que deveriam tomar quanto àquele que estava escandalizando a igreja de Cristo com seu pecado inaceitável. Não importava se esse individuou era influente ou não dentro daquela comunidade cristã, mas para Paulo, ele deveria ser excluído da comunhão cristã para que a igreja de Cristo ficasse limpa desta chaga. Se não houvesse essa exclusão, outros membros seriam contaminados do mesmo modo.

DO FERMENTO VELHO. O que estava acontecendo naquela igreja e com alguns membros da comunidade cristã de Corinto era coisa de incrédulo e não de pessoas que diziam confessar o nome de Cristo. Neste caso, o fermento velho fala sobre a vida pregressa daqueles que agora diziam serem discípulos de Cristo. Quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador não pode viver do mesmo jeito que vivem os ímpios.

PARA QUE SEJAIS. Assim como a legislação de Moisés exigia que os prosélitos do judaísmo se adaptassem as normas da lei de Moisés, com o cristianismo também era assim, quando alguém deixava o paganismo pelo cristianismo tinha que renunciar a tudo que o mundo oferece, para então viver para o reino dos céus. A vida cristã requer um novo estilo de procedimento, em que se busca fazer a vontade de Deus.

UMA NOVA MASSA. Quando se fala em uma nova vida em Cristo, é porque tal pessoa tem que passar pelo novo nascimento, ser transformado em uma nova criatura, passar pelo processo da regeneração espiritual, e a partir de então viver a santificação de vida. Essa santificação implica em renunciar as coisas deste mundo enganador, bem como em se dedicar de corpo, alma e espírito as coisas de Deus e da verdade.

ASSIM COMO ESTAIS SEM FERMENTO. O escritor fala de um novo tempo em que os seus leitores não mais vivem de acordo com a velha dispensação, porque Deus pela sua graça e misericórdia enviou seu Filho, Cristo Jesus, o Messias, para livrar o seu povo dos seus pecados. A igreja de Cristo foi liberta do mundo, das algemas da lei e da ira futura, por isso que a nova dispensação tem base em melhores promessas.

PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA. Cristo é o nosso Cordeiro pascal. Na instituição da páscoa, quando da saída do Egito, o sangue dos cordeiros era o sinal, em que o anjo da destruição passava por cima. Com Cristo, o Cordeiro de Deus, muito mais, porque ele prodigalizou para sua igreja uma redenção completa e perfeita. O sacrifício do Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo, porque sua propiciação fez a reconciliação.

FOI SACRIFICADO POR NÓS. Os sofrimentos, crucificação e morte de Cristo Jesus, representa o sacrifício do Cordeiro de Deus em nosso lugar. Quem merecia o castigo que recaiu sobre o Cristo de Deus éramos nós. Mas por amor a humanidade, Deus enviou seu Filho unigênito para morrer em nosso lugar. Por isso que o profeta Isaías escreveu que, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O sacrifício de Cristo foi em nosso lugar, por conta de nossa redenção.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:6

1 Coríntios 5:6 - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
NÃO É BOA. Além de conhecer bem a todos aqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, por ser ele o fundador daquela comunidade cristã, Paulo estava bem informado de tudo que vinha transcorrendo naquela igreja. E não eram boas as mensagens que já haviam chegado até o autor desta carta, sobre os seus filhos na fé na cidade de Corinto. O escritor esperava coisas melhores daquela gente, no entanto, se encontrava decepcionado com o comportamento dos líderes locais e de todos.

A VOSSA JACTÂNCIA. As principais personagens daquela igreja estavam se vangloriando de coisas, que ao contrário deveriam mesmo era se envergonharem, isso porque estavam permitindo que o mundo entrasse na igreja, por meio de pessoas que escandalizavam a comunidade cristã. Os coríntios estavam se orgulhando de coisas que não se devia nem se nomear no meio do povo de Deus e na igreja de Cristo.

NÃO SABEIS. Os discípulos de Cristo naquela cidade se achavam os mais sábios de todos, passavam por lá os mais eloquentes pregadores daquela época, os líderes locais se achavam os mais espertos de todos que faziam parte das igrejas daquela época também. Mas não tinham visão para o que era correto, ao ponto de permitirem que os membros daquela comunidade cristã se conformassem com as coisas doeste mundo.

QUE UM POUCO. Os chamados pecados menos graves podem levar uma igreja por inteira a se desviar da verdade do evangelho. E isso se dá quando os líderes locais deixam de aplicar a correta e justa disciplina nos membros que fazem os seus deslizes e ficam por isso mesmo. A título de hoje, está difícil de se aplicar até mesmo a mais moderada disciplina, quanto mais o que se pode chamar de exclusão da igreja.

DE FERMENTO. O fermento se tornou um provérbio no meio do povo de Deus, como sendo a essência da hipocrisia religiosa, das doutrinas heréticas e do artificialismo cristão. No caso da aplicação desta metáfora por Paulo, neste texto, ele alerta aos seus leitores que, os erros que estavam sendo aceitos naquela igreja, se não fossem sanados e resolvidos, com o passar do tempo, poderiam contaminar toda a igreja local de Cristo naquele lugar, e até chegar em outras igrejas cristãs no mundo gentílico.

FAZ LEVEDAR. Este levedar, neste texto, fala da multiplicação da essência da massa e da multiplicação do seu conteúdo. No tocante aos pecados aceitos na igreja cristã de Corinto, tem o significado de multiplicação de ações erradas, que deveriam ser cortadas pela raiz, porque se assim não fosse, não demoraria muito, até que as coisas comuns lá do mundo fossem completamente aceitas e até aprovadas na igreja.

TODA A MASSA? Os líderes locais das igrejas tem um papel muito importante no tocante ao combate ao pecado dentro da comunidade cristã. A palavra de Deus nos faz entender que, aqueles erros praticados pelos membros das comunidades cristãs de pequena gravidade devem ser aplicada a correta disciplina. Já aqueles pecados mais graves, que causam escândalos e afetam a imagem da igreja, devem os seus praticantes ser excluídos da comunhão da igreja, é assim que ensina a bíblia.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...