quinta-feira, 25 de julho de 2019

Apocalipse 21:21-22

Apocalipse 21:21-22 - E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E AS DOZE PORTAS. João já havia falado sobre estas doze portas em Apocalipse 21:12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Percebe-se que a nova Jerusalém será uma cidade bem organizada, em que não entrará nela de qualquer maneira, nem todo tipo de pessoa, mas somente aqueles que são escolhidos por Deus, e os anjos poderosos de Deus estarão guardando a cidade santa.

ERAM DOZE PÉROLAS, CADA UMA DAS PORTAS ERA UMA PÉROLA. Quando se fala, neste texto de “pérolas” o livro está ensinando sobre pedras preciosíssimas, de uma valor incalculável, que provavelmente terão composições diferentes umas das outras, conforme os fundamentos do muro da cidade, que são compostos de pedras preciosas diferentes uma das outras. E cada porta será uma joia preciosíssima de grande valor.

E A PRAÇA DA CIDADE ERA DE OURO, COMO VIDRO TRANSPARENTE. Certamente o escritor fala de um ambiente em volta da nova Jerusalém, entre a cidade propriamente dita e o muro da cidade de Deus com o seu povo. Imagine o valor desta linda cidade, em que a praça será de ouro puro. Nenhuma cidade do mundo tem uma praça feita toda de ouro. Este ouro descrito por João é um tipo de ouro diferente do ouro terreno.

E NELA NÃO VI TEMPLO. De acordo com a cultura e crenças dos judeus, eles imaginavam que as coisas terrenas são uma cópia ou miniatura das coisas celestiais. De forma que, eles criam que, a Jerusalém celestial será uma cidade parecida com a Jerusalém terreno. Mas, João diz que não, porque a Jerusalém terrena tinha seu templo no centro, porem, a nova Jerusalém celestial não terá um tempo religioso.

PORQUE O SEU TEMPLO É O SENHOR DEUS. No caso dos templos de Jerusalém, que também eram chamados de casas de Deus, os filhos de Israel acreditavam que o ressinto do templo era o lugar em que Deus vinha se encontrar com o seu povo. Já no caso da Jerusalém celestial, a presença de Deus não será em um templo, mas sim, na própria Nova Jerusalém, que será a habitação de Deus com os justos e remidos.

TODO-PODEROSO. Encontramos esta expressão na bíblia por mais ou menos cinquenta vezes, com um maior predomínio no livro de Já, sendo que o livro de Apocalipse é o segundo que mais fala de Deus como sendo o Todo-poderoso. Quando os escritores se referem a Deus como sendo o Todo-poderoso, isso que dizer que o Criador de todas as coisas, é o Deus Onipotente, que faz tudo que lhe apraz.

E O CORDEIRO. Historicamente, Cristo Jesus ficou sendo conhecido pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme João Batista se expressou a respeito do Filho de Deus, em João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Como o Senhor Jesus é o Príncipe de Deus, E Rei dos reis e Senhor dos senhores, isso quer dizer que hoje e sempre, o Cordeiro de Deus há de governar juntamente com o Pai para todo o sempre.


Apocalipse 21:20

Apocalipse 21:20 - O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
O QUINTO, SARDÔNICA. João continua com sua lista de nomes, das pedras preciosas, em que compõe a construção do muro da nova Jerusalém, a cidade santa, em que nela Deus está presente com seu povo. A sardônica é uma pedra preciosa, rara e muito bela, em que nos tempos mais remotos era também chamada de ônix ou sardônico, dependendo de sua cor. O ônix, mais para o branco, sardônico, camadas salpicada.

O SEXTO, SÁRDIO. Esta preciosa pedra era bastante conhecida no mundo bíblico sendo citada por algumas vezes dentro das Sagradas Escrituras, como sendo uma pedra de um vermelho reluzente. Esse mineral é bastante parecido com o calcedônio, com uma cor mais puxada para o castanho avermelhado, tendo algumas variedades um tanto mais para o translúcido. O sárdio tem uma cor parecida com carne de gado.

O SÉTIMO, CRISÓLITO. Nos tempos mais antigos e era também conhecido como o topázio, que é um quartzo rajado. Mas nos tempos mais modernos é também conhecida como sendo o peridoto, que é encontrado nas minas de San Carlos, próximas ao rio Gila, no Arizona, Estados Unidos, são atualmente o principal produtor de peridoto. Antigamente na pequena ilha de Zabargad, situada no Mar Vermelho.

O OITAVO, BERILO. Essa pedra preciosa também é chamada por alguns de esmeralda, porem, variando de cores, que pode ser vermelha, amarela, branca e etc. com a cor verde sendo predominante, é tanto que em tempos mais antigos eram conhecida como da cor da mar. O berilo pode ser encontrado em nosso país, em Minas Gerais, na Bahia e no Espírito Santo. É usado em programas nucleares e aeroespaciais.

O NONO, TOPÁZIO. O topázio também é considerado como uma pedra preciosa, muito utilizada na fabricação de joias valiosíssimas. Suas cores variam de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado. Em nosso país é encontrado em várias regiões.

O DÉCIMO, CRISÓPRASO. Também chamado pelos estudiosos do assunto de crisoprásio, da família do quartzo, e quase idêntico ao berilo. Uma pedra de grande valor e preciosidade. Antigamente era chamado de olho de ouro. É uma pedra verde.

O UNDÉCIMO, JACINTO. Em se tratando de um minério, o jacinto é da família berilo, bem como da safira, com um azul brilhante, mas também existem aquelas pedras água marinha. Existe o jacinto vermelho-escuro, que tem muita resistência (apocalipse 9:7).

O DUODÉCIMO, AMETISTA. Esta é um tipo de pedra bastante bonita, e muito utilizada como joia pela alta sociedade da burguesia antiga. De sua maior variedade tem cor violeta com brilho intenso, o que chama a atenção. Em nosso país, esse mineral já foi encontrado nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas gerais, como também em Ametista do sul, no estado do Rio grande do Sul.


Apocalipse 21:19

Apocalipse 21:19 - E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda.
E OS FUNDAMENTOS DO MURO. O escritor já havia mencionado os fundamentos do muro desta importante cidade em Apocalipse 21:14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. De fato, a citação dos doze apóstolos nos ensina sobre a representatividade da igreja remida de Cristo Jesus, por meio dos seus apóstolos. Quando se fala de fundamentos o escritor se reporta a várias partes da composição e matérias que será usado na construção do muro.

DA CIDADE ESTAVA ADORNADO. Quando se fala a respeito de adorno, é porque o escritor se refere ao enfeite de uma noiva ou esposa para o seu noivo ou marido. Como o livro do Apocalipse trata de muitos assuntos de forma simbólica, assim sendo, conjecturamos que o vidente João esteja se referindo a esposa que se adorna para seu esposa com as mais preciosas pedras de grande valor, como acontecia em seu tempo.

DE TODA A PEDRA PRECIOSA. De acordo com os interpretes espirituais, isso fala dos tipos de glória que os servos e servas de Cristo serão recompensados pelo que fizeram em prol do reino de Deus nesta terra. Já para os interpretes literais, eles veem algo real, o que não deixa de ser verdade, quanto a composição do muro da nova Jerusalém, como sendo uma cidade fortaleza, a morada de Deus com seus filhos.

E O PRIMEIRO FUNDAMENTO ERA JASPE. Não se sabe ao certo, se o escritor começa sua descrição de cima para baixo, o que é mais provável, ou de baixo para cima. João fala que a cidade de Jerusalém celestial tem o aspecto do jaspe (Apocalipse 21:11). Em uma síntese ele diz que o muro da cidade é de jaspe, Apocalipse 21:18 - E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

E O SEGUNDO, SAFIRA. A safira é uma pedra preciosíssima, do minério chamado coríndon, encontrado na natureza em formato monocristalino de óxido de alumínio. Cada gema de safira, custa a título de hoje, em torno de U$ 100 milhões, dada a sua raridade em todo o mundo. Esta pedra preciosa tem uma cor mais azul anil, com um brilho reluzente encantador. A safira, como pedra preciosa tem uma grande beleza.

O TERCEIRO, CALCEDÔNIA. Esta é uma pedra preciosa, encontrada provavelmente em Calcedônia, de onde procede seu próprio nome. Os comentaristas afirmam que esta pedra era encontrada nas escavações das minas de cobre em Calcedônia. Quanto a sua cor, pode ser semitransparente ou translúcida e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, às vezes quase preta e etc.

O QUARTO, ESMERALDA. Este tipo de minério é raríssimo em todo o mundo, e tem cor verde, com brilho intenso diante da claridade. Por ser uma gema de minério muito preciosa, seu valor excede a de muitas outras pedras preciosas. As principais jazidas de esmeraldas são Colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil, na Serra da Carnaíba, Bahia, Campos Verdes, Goiás, na Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes.


Apocalipse 21:17-18

Apocalipse 21:17-18 - E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo. E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro transparente.
E MEDIU O MORO. Mais uma vez, o vidente João fala a respeito do muro da nova Jerusalém, como um equipamento que tem muita importância para este lugar tão especial, que é a habitação de Deus com os remidos e justos. As cidades fortalezas do tempos antigos, onde ficavam os reis e seus oficiais de altas patentes era todas fortificadas com altas e largas muralhas, como símbolo de segurança e autoridade. Não será diferente com a cidade do grande Rei eterno, e seu Príncipe, o Filho de Deus.

DE CENTO E QUARENTA E QUATRO CÔVADOS. Essa medida estipulado pelo escritor deste livro se chega à medida de sessenta e cinco metros. O que não fica claro neste texto é se esta medida de sessenta e cinco metros diz respeito à largura do muro ou que seria a sua altura. É mais provável que esta medida se refira à altura, e não a largura, uma vez que, o muro da nova Jerusalém tem vários fundamentos.

CONFORME A MEDIDA DE HOMEM. Neste caso, também fica difícil de se saber sobre o que João fala, se sobre a altura do muro ou se ele se reporta sobre a medida do côvado. Podemos apenas conjecturar que o escritor fale sobre a medida do côvado, que era de mais ou menos 44,5cm, conforme era utilizado pelos judeus, que por sua vez herdaram dos egípcios. Essa medição, comumente era do cotovelo ao dedo médio.

QUE É A DE UM ANJO. Mais uma vez João cita o nome dos seres celestiais, conhecidos como anjos, em que aparece mais de cinquenta vezes somente no livro do Apocalipse. Uma coisa interessante neste texto é que o escritor fala a respeito do aspecto de um anjo, em comparação aos filhos dos homens, que é a mesma estatura. Há na Bíblia Sagrada muitas referências a anjos, e em alguns casos com aspectos de homens.

E A CONSTRUÇÃO DO SEU MURO. Nos tempos mais antigos, os muros das cidades fortalezas variavam de tipos de materiais que eram utilizados pelos governantes de cada nação, em que alguns usavam tijolos batidos e outros, pedras lavradas e etc. Talvez o leitor comum deste livro nem atente para a importância destes detalhes, porem, para o escritor isso tinha um significado muito grande, e ele explica isso agora.

ERA DE JASPE. No versículo de número onze deste mesmo capítulo, o escritor fala a respeito da luz da nova Jerusalém, que tinha o aspecto da preciosa pedra de jaspe. Agora, o vidente João afirma que na construção do muro da cidade de Deus, tinha a presença de uma das pedras preciosas mais raras do mundo. O jaspe tanto fala do valor da nova Jerusalém, como também de sua segurança eterna e firmeza de sempre.

E A CIDADE DE OURO PURO, SEMELHANTE A VIDRO TRANSPARENTE. Porem, muito mais precioso do que o muro da nova Jerusalém era a própria cidade santa de Deus, uma vez que ela será construída de ouro puro. O ouro é um dos minerais mais cobiçados pelos seres humanos, dado o seu valor, bem como pela sua beleza. Quando se fala a respeito de ouro semelhante a vidro transparente, certamente o escritor não está se referindo a outro terreno, mais sim, de um ouro celestial e eterno.


Apocalipse 21:15-16

Apocalipse 21:15-16 - E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E AQUELE QUE FALAVA COMIGO. Quem era que falava com o escritor do livro do apocalipse? Apocalipse 21:9 - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. É perceptível o envolvimento dos seres celestiais nos eventos escatológicos do livro das revelações de Jesus Cristo para os últimos dias.

TINHA UMA CANA DE OURO. Nos dias de hoje, existem muitas formas de se medir a distância de um ponto para outro, tais como: milímetro, centímetro, metro, braça, quilômetro, milha, ano luz e etc. Mas, de acordo com a cultura judaica, uma das medidas bastante utilizada era justamente a cana, que tinha 3 metros de cumprimento. A referência à cana de outro, nos ensina do valor do que se escreve.

PARA MEDIR A CIDADE, E AS PORTAS, E O SEU MURO. Esta cidade, sobre a qual se refere o escritor, fala sobre a nova Jerusalém, que representará o tabernáculo de Deus com os homens. As portas da nova Jerusalém nos ensina sobre o acesso dos salvos a presença de Deus, para adorá-lo na beleza da sua santidade. Já no tocante ao muro da nova Jerusalém, o livro destaca sobre a proteção e segurança da cidade santa.

E A CIDADE ESTAVA SITUADA EM QUADRADO. No tabernáculo construído por Moisés, como sendo a casa de Deus, da peregrinação no deserto dos filhos de Israel, havia o lugar santíssimo, também chamado de santo dos santos, em que Deus se fazia presente, tinha estas mesmas dimensões. A nova Jerusalém, que representa a presença de Deus com os seus escolhidos, será um cubo, com três medidas iguais.

E O SEU COMPRIMENTO ERA TANTO COMO A SUA LARGURA. Neste caso, João fala-nos de duas de suas dimensões, olhando o aspecto de sua base, e para tanto ele fala sobre o cumprimento da nova Jerusalém, que chamou sua atenção, como algo que deveria ser destacado. No que diz respeito à largura da cidade de Deus, não era diferente de seu cumprimento. Estas medidas têm significados bastante relevantes.

E MEDIU A CIDADE COM A CANA ATÉ DOZE MIL ESTÁDIOS. Agora, o vidente João é mais preciso no tocante as medidas da Nova Jerusalém, esta cidade que representará a própria presença de Deus para com os homens remidos e justos. Um estádio, para a época em que este livro foi escrito, correspondia a cento e oitenta e cinco metros, então, João afirma que a cidade terá dois mil e duzentos quilômetros de largura.

E O SEU COMPRIMENTE, LARGURA E ALTURA ERAM IGUAIS. Por fim, o escritor do livro do Apocalipse nos faz saber que a nova Jerusalém representa um cubo de dimensões iguais entre si, com três medidas semelhantes. Boa parte dos comentaristas bíblicos veem nestas medidas da nova Jerusalém, significados interessantes, e falam a respeito da trindade divina, com o Pai, o Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo, presentes na cidade de Deus, que é o lugar de Deus com os homens justos e remidos.


Apocalipse 21:13-14

Apocalipse 21:13-14 - Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
DO LADO DO LEVANTE, TRÊS PORTAS. O escritor segue sua descrição do muro da nova Jerusalém, em que há doze portas, e em cada lado três portas, que dá entrada e saída a esta cidade maravilhosa. Como esta cidade será de um quadrado perfeito, então, teremos quatro lados do muro, em cada lado três portas. Este lado do levante sobre o qual fala o escritor, se fosse nos dias de hoje, seria chamado de nascente.

DO LADO DO NORTE, TRÊS PORTAS. É bom lembrar que o vidente João está falando a respeito da capital da nova terra, que é a nova Jerusalém, e não da nova terra, em que certamente haverão nações e povos habitando sobre a nova terra. Assim sendo, estas portas estarão abertas para os que forem salvos em Cristo Jesus, tanto judeus quanto gentios, que fizerem parte da igreja de Cristo, que este livro chama de esposa.

DO LADO DO SUL, TRÊS PORTAS. Tanto o lado do norte, quanto o lado do sul da nova Jerusalém são lados opostos, em que haverão habitantes em toda a nova terra, e que os remidos de Cristo e escolhidos de Deus se chegarão para a nova Jerusalém, a fim de se chegar ao governo central da nova terra. A descrição feita por João aponta em direção da organização do governo eterno do Deus Todo-poderoso e de Cristo Jesus.

DO LADO DO POENTE, TRÊS PORTAS. Verdade é que não haverá sol nem lua para iluminar a nova Jerusalém, porem, o texto nos faz compreender que haverá polaridades na nova terra, em que o escritor fala a respeito de quatro deles. Se há o lado do levante, a quem nos dias de hoje se chama nascente, também tem o lado do poente. Não há dúvida que o escritor tenta usar uma linguagem compreensível.

E O MURO DA CIDADE. Novamente o vidente João torna a falar a respeito do muro da fortaleza, chamada nova Jerusalém, como algo que separa a nova terra, deste lugar tão especial, como sendo a morada de Deus com os salvos e remidos de Cristo Jesus.

TINHA DOZE FUNDAMENTOS. As cidades fortalezas mais antigas tinham altas muralhas com vários fundamentos, começando na parte mais baixa com um fundamento muito mais largo, o segundo mais estreito e assim sucessivamente. Não temos como saber se estes fundamentos da nova Jerusalém têm as mesmas espessuras ou se são todos iguais. Estes fundamentos tem uma simbologia da igreja.

E NELES OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS. O Senhor Jesus quando esteve exercendo seu ministério entre os filhos dos homens, teve doze homens que o serviu como apóstolos. Um deles, Judas Iscariotes, foi substituído por Ananias, mas há quem diga que o lugar era de fato do grande Apóstolo Paulo, dada sua missão no reino de Cristo.

DO CORDEIRO. É perceptível a presença marcante de judeus e gentios. Quando João fala das portas com os nomes das doze tribos de Israel, e dos doze fundamentos do muro da nova Jerusalém com os nomes dos apóstolos de Cristo. Quando se fala a respeito do Cordeiro, é claro que se refere a Cristo como sendo o Cordeiro de Deus.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:12

Apocalipse 21:12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
E TINHA. Foi mostrado ao vidente João os detalhes desta linda e preciosa cidade, o que aponta para a organização do reino de Deus, Ele que com maestria absoluta governa para todo o sempre. Os judeus tinham tanto amor pela cidade de Jerusalém, também conhecida por cidade de Davi ou cidade santa, que nos seus imaginários havia uma cidade celestial, em que a terrena seria apenas uma cópia pálida da Jerusalém celestial, o que fica comprovado que a crença do povo de Israel tinha razão de ser.

UM GRANDE E ALTO MURO. Nos tempos mais antigos da história da humanidade, as cidades fortalezas tinham enormes e grandes muralhas, que protegiam os reis e seus mais elevados oficiais. Esta nova Jerusalém será na verdade uma fortaleza poderosíssima, porque quem vai estar nela é o Deus Todo-poderoso e o seu Príncipe, Jesus Cristo, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, será uma cidade fortificada.

COM DOZE PORTAS. Estas portas tem um significado muito importante, porque fala da liberdade dos seus moradores, bem como do acesso restrito dos seus visitantes. Nas fortalezas antigas, estas portas assumiam papeis importantes, porque nelas eram feitas o controle de quem tinha acesso à cidade do rei. Por meio desta expressão, o escritor deixa bem claro que os filhos de Israel, terão acesso direto ao seu Deus.

E NAS PORTAS DOZE ANJOS. Ainda com relação as cidade fortalezas dos reinos e impérios antigos, eram postos nas portas das cidades fortalezas os soldados mais fortes, para protegerem a cidade do rei. Muito mais vai ser com a nova Jerusalém, em que anjos poderosíssimos estarão em suas portas, com o intuito de guardarem sua entrada. Além de ter grande e alto muro, esta cidade será protegida por anjos de Deus.

E NOMES ESCRETOS SOBRE ELAS. Quando Israel conquistou a terra de Canaã, então, a terra da promessa foi dividida por tribos, de forma bem organizada, de conformidade com o que Moisés, servo de Deus prescreveu. Haverá uma nova terra, e haverá uma nova Jerusalém como capital mundial da nova terra, em que o novo Israel de forma organizada vai ter acesso a nova Jerusalém por suas devidas portas de acesso ao Rei.

QUE SÃO OS NOMES DAS DOZE TRIBOS. Em (Apocalipse 7:5-8) faz um relato detalhado destas doze tribos dos filhos de Israel, com os nomes de Judá, Rúben, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Esta é uma questão de organização tanto da terra de Canaã, quando foi conquistada pelos judeus, em tempos passados, mas também da organização da nova terra eterna de Deus.

DOS FILHOS DE ISRAEL. Desde o tempo do patriarca Abraão, que os seus descendentes passaram a ter uma importância significativa para o coração de Deus, porque os filhos de Israel se mantiveram no monoteísmo, adorando, venerando e servindo ao Deus único e verdadeiro, criador dos céus e da terra. Por causa da rejeição ao seu Messias, Jesus Cristo, os judeus estão pagando um alto preço, porem, já está previsto que no futuro, depois do arrebatamento da igreja, o povo de Israel, se voltará para Cristo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...