quinta-feira, 25 de julho de 2019

Apocalipse 21:15-16

Apocalipse 21:15-16 - E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E AQUELE QUE FALAVA COMIGO. Quem era que falava com o escritor do livro do apocalipse? Apocalipse 21:9 - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. É perceptível o envolvimento dos seres celestiais nos eventos escatológicos do livro das revelações de Jesus Cristo para os últimos dias.

TINHA UMA CANA DE OURO. Nos dias de hoje, existem muitas formas de se medir a distância de um ponto para outro, tais como: milímetro, centímetro, metro, braça, quilômetro, milha, ano luz e etc. Mas, de acordo com a cultura judaica, uma das medidas bastante utilizada era justamente a cana, que tinha 3 metros de cumprimento. A referência à cana de outro, nos ensina do valor do que se escreve.

PARA MEDIR A CIDADE, E AS PORTAS, E O SEU MURO. Esta cidade, sobre a qual se refere o escritor, fala sobre a nova Jerusalém, que representará o tabernáculo de Deus com os homens. As portas da nova Jerusalém nos ensina sobre o acesso dos salvos a presença de Deus, para adorá-lo na beleza da sua santidade. Já no tocante ao muro da nova Jerusalém, o livro destaca sobre a proteção e segurança da cidade santa.

E A CIDADE ESTAVA SITUADA EM QUADRADO. No tabernáculo construído por Moisés, como sendo a casa de Deus, da peregrinação no deserto dos filhos de Israel, havia o lugar santíssimo, também chamado de santo dos santos, em que Deus se fazia presente, tinha estas mesmas dimensões. A nova Jerusalém, que representa a presença de Deus com os seus escolhidos, será um cubo, com três medidas iguais.

E O SEU COMPRIMENTO ERA TANTO COMO A SUA LARGURA. Neste caso, João fala-nos de duas de suas dimensões, olhando o aspecto de sua base, e para tanto ele fala sobre o cumprimento da nova Jerusalém, que chamou sua atenção, como algo que deveria ser destacado. No que diz respeito à largura da cidade de Deus, não era diferente de seu cumprimento. Estas medidas têm significados bastante relevantes.

E MEDIU A CIDADE COM A CANA ATÉ DOZE MIL ESTÁDIOS. Agora, o vidente João é mais preciso no tocante as medidas da Nova Jerusalém, esta cidade que representará a própria presença de Deus para com os homens remidos e justos. Um estádio, para a época em que este livro foi escrito, correspondia a cento e oitenta e cinco metros, então, João afirma que a cidade terá dois mil e duzentos quilômetros de largura.

E O SEU COMPRIMENTE, LARGURA E ALTURA ERAM IGUAIS. Por fim, o escritor do livro do Apocalipse nos faz saber que a nova Jerusalém representa um cubo de dimensões iguais entre si, com três medidas semelhantes. Boa parte dos comentaristas bíblicos veem nestas medidas da nova Jerusalém, significados interessantes, e falam a respeito da trindade divina, com o Pai, o Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo, presentes na cidade de Deus, que é o lugar de Deus com os homens justos e remidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...