quinta-feira, 25 de julho de 2019

Apocalipse 21:19

Apocalipse 21:19 - E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda.
E OS FUNDAMENTOS DO MURO. O escritor já havia mencionado os fundamentos do muro desta importante cidade em Apocalipse 21:14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. De fato, a citação dos doze apóstolos nos ensina sobre a representatividade da igreja remida de Cristo Jesus, por meio dos seus apóstolos. Quando se fala de fundamentos o escritor se reporta a várias partes da composição e matérias que será usado na construção do muro.

DA CIDADE ESTAVA ADORNADO. Quando se fala a respeito de adorno, é porque o escritor se refere ao enfeite de uma noiva ou esposa para o seu noivo ou marido. Como o livro do Apocalipse trata de muitos assuntos de forma simbólica, assim sendo, conjecturamos que o vidente João esteja se referindo a esposa que se adorna para seu esposa com as mais preciosas pedras de grande valor, como acontecia em seu tempo.

DE TODA A PEDRA PRECIOSA. De acordo com os interpretes espirituais, isso fala dos tipos de glória que os servos e servas de Cristo serão recompensados pelo que fizeram em prol do reino de Deus nesta terra. Já para os interpretes literais, eles veem algo real, o que não deixa de ser verdade, quanto a composição do muro da nova Jerusalém, como sendo uma cidade fortaleza, a morada de Deus com seus filhos.

E O PRIMEIRO FUNDAMENTO ERA JASPE. Não se sabe ao certo, se o escritor começa sua descrição de cima para baixo, o que é mais provável, ou de baixo para cima. João fala que a cidade de Jerusalém celestial tem o aspecto do jaspe (Apocalipse 21:11). Em uma síntese ele diz que o muro da cidade é de jaspe, Apocalipse 21:18 - E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

E O SEGUNDO, SAFIRA. A safira é uma pedra preciosíssima, do minério chamado coríndon, encontrado na natureza em formato monocristalino de óxido de alumínio. Cada gema de safira, custa a título de hoje, em torno de U$ 100 milhões, dada a sua raridade em todo o mundo. Esta pedra preciosa tem uma cor mais azul anil, com um brilho reluzente encantador. A safira, como pedra preciosa tem uma grande beleza.

O TERCEIRO, CALCEDÔNIA. Esta é uma pedra preciosa, encontrada provavelmente em Calcedônia, de onde procede seu próprio nome. Os comentaristas afirmam que esta pedra era encontrada nas escavações das minas de cobre em Calcedônia. Quanto a sua cor, pode ser semitransparente ou translúcida e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, às vezes quase preta e etc.

O QUARTO, ESMERALDA. Este tipo de minério é raríssimo em todo o mundo, e tem cor verde, com brilho intenso diante da claridade. Por ser uma gema de minério muito preciosa, seu valor excede a de muitas outras pedras preciosas. As principais jazidas de esmeraldas são Colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil, na Serra da Carnaíba, Bahia, Campos Verdes, Goiás, na Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...