quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:12

Apocalipse 21:12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
E TINHA. Foi mostrado ao vidente João os detalhes desta linda e preciosa cidade, o que aponta para a organização do reino de Deus, Ele que com maestria absoluta governa para todo o sempre. Os judeus tinham tanto amor pela cidade de Jerusalém, também conhecida por cidade de Davi ou cidade santa, que nos seus imaginários havia uma cidade celestial, em que a terrena seria apenas uma cópia pálida da Jerusalém celestial, o que fica comprovado que a crença do povo de Israel tinha razão de ser.

UM GRANDE E ALTO MURO. Nos tempos mais antigos da história da humanidade, as cidades fortalezas tinham enormes e grandes muralhas, que protegiam os reis e seus mais elevados oficiais. Esta nova Jerusalém será na verdade uma fortaleza poderosíssima, porque quem vai estar nela é o Deus Todo-poderoso e o seu Príncipe, Jesus Cristo, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, será uma cidade fortificada.

COM DOZE PORTAS. Estas portas tem um significado muito importante, porque fala da liberdade dos seus moradores, bem como do acesso restrito dos seus visitantes. Nas fortalezas antigas, estas portas assumiam papeis importantes, porque nelas eram feitas o controle de quem tinha acesso à cidade do rei. Por meio desta expressão, o escritor deixa bem claro que os filhos de Israel, terão acesso direto ao seu Deus.

E NAS PORTAS DOZE ANJOS. Ainda com relação as cidade fortalezas dos reinos e impérios antigos, eram postos nas portas das cidades fortalezas os soldados mais fortes, para protegerem a cidade do rei. Muito mais vai ser com a nova Jerusalém, em que anjos poderosíssimos estarão em suas portas, com o intuito de guardarem sua entrada. Além de ter grande e alto muro, esta cidade será protegida por anjos de Deus.

E NOMES ESCRETOS SOBRE ELAS. Quando Israel conquistou a terra de Canaã, então, a terra da promessa foi dividida por tribos, de forma bem organizada, de conformidade com o que Moisés, servo de Deus prescreveu. Haverá uma nova terra, e haverá uma nova Jerusalém como capital mundial da nova terra, em que o novo Israel de forma organizada vai ter acesso a nova Jerusalém por suas devidas portas de acesso ao Rei.

QUE SÃO OS NOMES DAS DOZE TRIBOS. Em (Apocalipse 7:5-8) faz um relato detalhado destas doze tribos dos filhos de Israel, com os nomes de Judá, Rúben, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Esta é uma questão de organização tanto da terra de Canaã, quando foi conquistada pelos judeus, em tempos passados, mas também da organização da nova terra eterna de Deus.

DOS FILHOS DE ISRAEL. Desde o tempo do patriarca Abraão, que os seus descendentes passaram a ter uma importância significativa para o coração de Deus, porque os filhos de Israel se mantiveram no monoteísmo, adorando, venerando e servindo ao Deus único e verdadeiro, criador dos céus e da terra. Por causa da rejeição ao seu Messias, Jesus Cristo, os judeus estão pagando um alto preço, porem, já está previsto que no futuro, depois do arrebatamento da igreja, o povo de Israel, se voltará para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...