quinta-feira, 25 de julho de 2019

Apocalipse 21:21-22

Apocalipse 21:21-22 - E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E AS DOZE PORTAS. João já havia falado sobre estas doze portas em Apocalipse 21:12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Percebe-se que a nova Jerusalém será uma cidade bem organizada, em que não entrará nela de qualquer maneira, nem todo tipo de pessoa, mas somente aqueles que são escolhidos por Deus, e os anjos poderosos de Deus estarão guardando a cidade santa.

ERAM DOZE PÉROLAS, CADA UMA DAS PORTAS ERA UMA PÉROLA. Quando se fala, neste texto de “pérolas” o livro está ensinando sobre pedras preciosíssimas, de uma valor incalculável, que provavelmente terão composições diferentes umas das outras, conforme os fundamentos do muro da cidade, que são compostos de pedras preciosas diferentes uma das outras. E cada porta será uma joia preciosíssima de grande valor.

E A PRAÇA DA CIDADE ERA DE OURO, COMO VIDRO TRANSPARENTE. Certamente o escritor fala de um ambiente em volta da nova Jerusalém, entre a cidade propriamente dita e o muro da cidade de Deus com o seu povo. Imagine o valor desta linda cidade, em que a praça será de ouro puro. Nenhuma cidade do mundo tem uma praça feita toda de ouro. Este ouro descrito por João é um tipo de ouro diferente do ouro terreno.

E NELA NÃO VI TEMPLO. De acordo com a cultura e crenças dos judeus, eles imaginavam que as coisas terrenas são uma cópia ou miniatura das coisas celestiais. De forma que, eles criam que, a Jerusalém celestial será uma cidade parecida com a Jerusalém terreno. Mas, João diz que não, porque a Jerusalém terrena tinha seu templo no centro, porem, a nova Jerusalém celestial não terá um tempo religioso.

PORQUE O SEU TEMPLO É O SENHOR DEUS. No caso dos templos de Jerusalém, que também eram chamados de casas de Deus, os filhos de Israel acreditavam que o ressinto do templo era o lugar em que Deus vinha se encontrar com o seu povo. Já no caso da Jerusalém celestial, a presença de Deus não será em um templo, mas sim, na própria Nova Jerusalém, que será a habitação de Deus com os justos e remidos.

TODO-PODEROSO. Encontramos esta expressão na bíblia por mais ou menos cinquenta vezes, com um maior predomínio no livro de Já, sendo que o livro de Apocalipse é o segundo que mais fala de Deus como sendo o Todo-poderoso. Quando os escritores se referem a Deus como sendo o Todo-poderoso, isso que dizer que o Criador de todas as coisas, é o Deus Onipotente, que faz tudo que lhe apraz.

E O CORDEIRO. Historicamente, Cristo Jesus ficou sendo conhecido pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme João Batista se expressou a respeito do Filho de Deus, em João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Como o Senhor Jesus é o Príncipe de Deus, E Rei dos reis e Senhor dos senhores, isso quer dizer que hoje e sempre, o Cordeiro de Deus há de governar juntamente com o Pai para todo o sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...