sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:24

Atos 18:24 - E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.
E CHEGOU A ÉFESO. A bem pouco tempo atrás, o apóstolo Paulo esteve nesta cidade e percebeu que a comunidade judaica de Éfeso estava sedenta para ouvir o evangelho da circuncisão. Porem, naquele momento, não foi possível Paulo permanecer nesta cidade, porque estava com um compromisso na cidade de Jerusalém. Todavia, como havia um grande interesse da parte de Deus que os judeus ouvissem o evangelho das boas novas de Cristo, o Senhor mandou um servo seu a Éfeso para fazer a sua obra. UM CERTO JUDEU. Neste momento da história do cristianismo este judeu não era nem de longe conhecido pela comunidade cristã do primeiro século, e a prova disto é que Lucas o trata como um “certo judeu”. Já no que diz respeito a história do povo hebreu, por conta dos cativeiros assírio e babilônicos, eles estavam espalhados por todas as partes do mundo, não porque quisessem, mais por conta das circunstâncias. CHAMADO APOLO. O nome Apolo é derivado do nome de Apolônio, ou seja, essa era uma abreviatura do nome de Apolônio. É provável que Apolo tenha chegado na cidade de Éfeso por volta do ano cinquenta e dois de nossa era cristã, vindo de Alexandria no Egito, de onde era natural. Apesar de aparecer pela primeira vez no Novo Testamento na cidade de Éfeso, mas foi em Corinto que ele se destacou mais como mestre cristão. NATURAL DE ALEXANDRIA. Podemos dizer que esta cidade capital era a mais importante do Egito, tendo sido fundada as margens do rio Nilo por Alexandre o grande a quem dedicou ao seu próprio nome. Alexandria era uma cidade marítima que foi construída pelos de acordo com um planejamento feito pelos melhores engenheiros do exército de Alexandre, o Grande. Alexandria era voltada para a cultura, tendo nela uma das maiores bibliotecas daquela época, onde Apolo aprendeu muito. HOMEM ELOQUENTE. Não temos como saber se Apolo já era convertido ao cristianismo ha muito tempo, mais ficamos sabendo que ele era apenas conhecedor do assunto, sobre a nova religião, por meio de um dos discípulos de João Batista (Atos 18:25). Apolo tinha um dom da parte de Deus que fazia dele um eloquente expositor das Sagradas Escrituras dos hebreus, porque neste tempo não havia Novo Testamento. E PODEROSO. Foi na cidade de Alexandria, no Egito, que foi feita a transliteração do Velho Testamento para o grego, o que chamam de septuaginta. Certamente Apolo se apropriou de um exemplar da versão do Velho Testamento vertido para o grego a fim de se tornar um poderoso expositor das literaturas religiosas do seu povo. O que é dito neste versículo sobre Apolo se tem extrapolado seus limites nos dias de hoje no mundo acadêmico, em que muitos têm imitado o que aconteceu na cidade de Corinto. NAS ESCRITURAS. Os escribas e fariseus, seguidores do tradicional judaísmo, faziam vista grossa quanto às profecias do Velho Testamento que apontavam como sendo Jesus o Messias prometido por Deus. Mas, no caso de Apolo, bem como de Paulo também, eles se utilizavam dos conhecimentos que tinha das Escrituras dos hebreus para provarem que Jesus era o Messias de Deus. Apolo era um forte defensor disto.

Atos 18:22-23

Atos 18:22-23 - E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.
E CHEGANDO A CESARÉIA. Existem duas Cesaréias que são mencionadas nas páginas do Novo Testamento, que são elas: Cesaréia da Palestina, e a outra é Cesaréia de Filipos. Certamente esta Cesaréia citada por Lucas, o escritor de Atos do Apóstolo era a Cesaréia da Palestina, porque logo de Imediato diz o texto que Paulo subiu para Jerusalém. Como Paulo partiu de Éfeso para Cesaréia, e esta Cesaréia da Palestina era uma cidade marítima, as margens do mar Mediterrâneo, então é esta Cesaréia citada. SUBIU A JERUSALÉM. Já no país de Israel, Jerusalém ficava em uma posição geográfica muito alta, por isso que se diz sempre: Subiu a Jerusalém. Por outro lado, havia entre os hebreus um conceito em que nas esferas espirituais, sempre que alguém ia para a cidade de Jerusalém, tal pessoa estava subindo, isso por conta do nível espiritual altíssima desta cidade em comparação com outras. Esta é chamada a cidade de Deus. E, SAUDANDO A IGREJA. O motivo da viagem de Paulo a Jerusalém ficou explícito em textos anteriores que seria um voto do grande apóstolo dos gentios em estar na Pascoa em Jerusalém para servir ao Senhor no templo. Todavia, como Paulo era um discípulo de Cristo e missionário do cristianismo, ele não poderia de forma alguma deixar de congregar com a igreja de Cristo em Jerusalém e ver dos demais apóstolos. DESCEU A ANTIOQUIA. Cumprida a sua agenda na cidade de Jerusalém, certamente fazendo um relatório de suas atividades evangelísticas no mundo gentílico, era o momento de Paulo retornar a igreja que lhe enviou para fazer missões na Europa, que foi justamente a igreja de Antioquia da Síria. Foi efetivamente desta cidade que Paulo e Barnabé foram enviados como missionários para pregar nos campos transculturais. E, ESTANDO ALI ALGUM TEMPO. Na realidade, foi Barnabé o maior desbravador da igreja que estava na cidade de Antioquia da Síria, mas que Paulo, quando esteve naquele lugar também fez suas campanhas evangelísticas. Portanto, nesta cidade onde ficava o núcleo principal das igrejas gentílicas, Paulo era muito querido pelos irmãos. Não temos como saber quanto tempo Paulo ficou em Antioquia da Síria com a igreja. PARTIU, PASSANDO SUCESSIVAMENTE PELA PROVÍNCIA DA GALÁCIA E DA FRÍGIA. No que diz respeito à província da Galácia o apóstolo tinha feito um trabalho naquela localidade em sua primeiro viagem missionária, bem como na segunda, porem nesta última, foi como que impedido de trabalhar mais, por conta de sua missão na Europa. Quanto a Frígia, já existia uma igreja cristã nesta província, citada em (Atos 2:10). CONFIRMANDO A TODOS OS DISCÍPULOS. O retorno de Paulo as cidades por ele evangelizada anteriormente tinha mais o intuito de confirmar a fé dos seus filhos espirituais, bem como o fortalecimento e o apoio as lideranças locais das igrejas. Como o principal líder das igrejas gentílicas, o apóstolo Paulo tinha um zelo muito grande para com a edificação do rebanho de Cristo. Agora, o apóstolo foi às igrejas não para evangelizar, mas para transmitir os ensinos cristãos e as doutrinas do evangelho.

Atos 18:21

Atos 18:21 - Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
ANTES SE DESPEDIU DELES. Realmente não dá para saber se neste curto período de tempo que Paulo ficou em Éfeso, ele tenha conseguido convencer muitas pessoas a seguirem o evangelho de Cristo. O que temos de informação mais precisa é que ele voltou a pregar o evangelho da circuncisão aos judeus desta cidade, inclusive frequentando a sinagoga dos seus compatriotas judeus. Como o apóstolo dos gentios tinha feito um voto de ir até a cidade de Jerusalém, então, tomou a decisão de partir. DIZENDO: É-ME DE TODO PRECIOSO. O apóstolo Paulo tinha um zelo muito forte pelas coisas de Deus, e nesta sua colocação ele demonstra que estava com muita ansiedade por chegar à cidade de Jerusalém e cumprir o seu voto diante do Deus de Israel. O fato de Paulo ser um cristão autêntico, isso não quer dizer que ele tenha perdido totalmente o respeito às tradições dos judeus, que era o seu povo de sangue e raça. CELEBRAR A SOLENIDADE QUE VEM. Há quem diga que esta solenidade a que se refere o apóstolo dos gentios diz respeito à Páscoa dos judeus, que era uma das festas que o povo hebreu celebrava todos os anos. Comumente, os judeus da dispersão, que naquela época estavam espalhados por todas as partes do mundo voltavam a sua pátria mãe para renovar os seus votos de fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. EM JERUSALÉM. Além do mais, podemos dizer que Paulo era um missionário do reino de Cristo que tinha certo compromisso com os líderes cristão da igreja matriz de Jerusalém, e ele desejava muito rever os apóstolos da igreja matriz e matar a saudade dos irmãos. Todos os filhos de Israel tinham um amor muito grande por essa cidade que era chamada de cidade de Davi ou como muitos deles chamavam: Cidade de Deus. MAS QUERENDO DEUS. Essa frase utilizada por Paulo deve ser a principal finalidade de vida de todo aquele que diz que serve ao Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, o Deus único e verdadeiro. É verdade que Deus deu o livre arbítrio a todos os seres humanos, mas isso não quer dizer que devemos fazer tudo que vem na nossa mente realizar. Quem é na realidade, guiado pelo Espírito de Deus, faz a sua vontade. Um dos objetivos da regeneração espiritual é trazer o homem ao reino de Deus. OUTRA VEZ VOLTAREI A VÓZ. Esse era o grande desejo da parte de Paulo, que era retornar a cidade de Éfeso para dar continuidade ao seu trabalho de evangelização, até porque ele foi bem recebido pelos judeus. Depois, não demorou muito, voltou a Éfeso, Atos 19:1 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos. E PARTIU DE ÉFESO. A bíblia diz que, é melhor que não votes, do que votando não cumpras. Paulo havia feito o seu voto de passar a próxima Pascoa na cidade de Jerusalém por isso que se apressava em chegar ao seu destino. No entanto, o seu coração estava ficando ligado na cidade de Éfeso, para onde depois voltou, deu continuidade as suas campanhas evangelísticas, fundando nesta cidade uma igreja.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Atos 18:19-20

Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.
E CHEGANDO A ÉFESO. Não há como prevê se antes desta passagem de Paulo pela cidade de Éfeso já havia uma comunidade cristã naquele lugar. Como o apóstolo dos gentios teve que procurar uma sinagoga judaica para pregar a palavra de Deus, é mais conveniente dizermos que esta rápida passagem por Éfeso foi o começo das atividades do evangelho neste lugar. Porem, o que sabemos é que mais tarde Paulo volta a esta cidade para pregar as boas novas de Cristo e fundar uma grande igreja em Éfeso. E DEIXOU-OS ALI. No versículo anterior Lucas fala a respeito de Áquila e Priscila sua esposa que saíram de Corinto e vieram de viagem com Paulo, Atos 18:18 - E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. Agora, Paulo deixava o nobre casal nesta cidade até que viesse a capital de Jerusalém. MAS ELE, ENTRANDO NA SINAGOGA. Porem, antes de tomar o caminho para Jerusalém, o missionário sentiu em seu coração em pregar o evangelho da circuncisão para os judeus. Ainda na cidade de Corinto, o apóstolo dos gentios havia dito que não mais pregava pra os judeus, porque sempre que chegava a um novo campo missionário encontrava a oposição dos seus compatriotas aos seus trabalhos. DISPUTAVA COM OS JUDEUS. Há quem diga que a resolução tomada por Paulo na cidade de Corinto, dizia respeito apenas aos judeus daquela cidade e não ao seu ministério ou ao restante de sua vida. Essa disputa de Paulo com os seguidores do judaísmo era no tocante as provas que o apóstolo apresentava para os judeus, dentro das Escrituras do Velho Testamento, que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus. E, ROGANDO-LHE ELES. Neste caso, da cidade de Éfeso, pelo menos neste momento, não houve perseguição da parte dos judeus contra o apóstolo dos gentios, pelo contrário, eles foram cordiais e hospitaleiros para com o servo de Cristo. Pelo menos uma lição os judeus de Éfeso deixaram para a história do cristianismo, que é possível se conviver de forma harmoniosa, mesmo que se faça parte de religiões diferentes. QUE FICASSE POR MAIS ALGUM TEMPO. Essa forma harmoniosa de convivência entre o líder do cristianismo na cidade de Éfeso e os judeus foi que teve como resultado a formação de uma grande comunidade cristã naquela cidade. Uma das coisas que mais escandaliza o povo de Deus e a sociedade de todos os lugares é quando se percebe a desavença entre aqueles que se dizem povo de Deus, mas que vivem fazendo guerras uns contra os outros. Em Éfeso se estabeleceu a verdadeira paz entre os diferentes. NÃO CONVEIO NISSO. Não que Paulo não estivesse gostando daquela harmonia que estava acontecendo dos judeus para com ele. Pelo contrário, este fato era uma providência de Deus, mostrando ao apóstolo Paulo que ele deveria continuar pregando o evangelho da circuncisão. O fato é que o missionário tinha um compromisso consigo mesmo de passar à próxima pascoa na cidade de Jerusalém.

Atos 18:18

Atos 18:18 - E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.
E PAULO. Diferente do que aconteceu na cidade de Atenas, em Corinto, o apóstolo dos gentios ficou apaixonado pelas suas campanhas evangelísticas, ao ponto de fazer um trabalho muito robusto nesta cidade. Em Atenas, Paulo ficou mais preocupado em suas atividades profissionais, para ganhar recursos para trazer a sua companhia seus amigos de ministério Silas e Timóteo. Já em Corinto, que ele contava com a companhia deles, se dedicou mais a pregação do evangelho e ao ensino do discipulado cristão. FICANDO AINDA ALI MUITOS DIAS. Um pouco antes, segundo nos faz saber o escritor Lucas, Paulo esteve em Corinto durante um ano e meio, conforme Atos 18:11 - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. Este foi o tempo suficiente para que o apóstolo dos gentios fizesse um grande trabalho em prol do reino de Cristo. Neste tempo, Paulo preparou a igreja de Cristo Jesus como ele gostava. DESPEDIU-SE DOS IRMÃOS. Desta vez, o missionário não teve que sair como fugitivo, porque os judeus, depois do que aconteceu com o procônsul Gálio, não mais intentaram perseguição com o servo de Cristo. Percebendo o apóstolo que tudo estava no seu devido lugar, então, era hora de partir para novas atividades em outros lugares. Não há dúvida que houve um grande culto de despedida com a igreja de Cristo Jesus. E DALI NAVEGOU PARA A SÍRIA. A partir de então, o apóstolo Paulo buscava fazer o caminho inverso de sua segunda viagem missionária, porque no seu coração pairava o desejo de passar a próxima páscoa em Jerusalém. A Síria era uma grande região do mundo gentílico de onde havia partido o apóstolo dos gentios, rumo ao continente europeu. Podemos afirmar que era em Antioquia da Síria que ficava a maior igreja. E COM ELE PRICILA E ÁQUILA. Quando Paulo chegou na cidade de Corinto, encontrou este nobre casal que lhe deu todo o apoio necessário para que ele pudesse de início se estabelecer naquele lugar. Não sabemos por que motivo Áquila e sua esposa estavam saindo da cidade de Corinto, ou quem sabe eles estavam apenas acompanhando o apóstolo dos gentios, uma vez que este era um costume das igrejas enviar alguém acompanhado o missionário até o próximo porto ou até a próxima cidade ou parada. TENDO RASPADO A CABEÇA EM CENCRÉIA. Cencréia era uma cidade portuária, que ficava cerca de quatorze quilômetros da banda leste da cidade de Corinto. Sendo que mais perto de Corinto havia um outro porto, que ficava na localidade chamada de Laqueum, mais ou menos a dois quilómetros e meio, sendo no lado leste desta cidade. Paulo foi para Cencréia porque este era o destino de sua viagem a Síria e palestina. PORQUE TINHA VOTO. Que voto foi este feito pelo apóstolo Paulo? Os comentaristas concordam que este foi o voto do nazireado, que incluía a abstinência de vinho ou bebidas fortes, não ter qualquer contato com cadáver algum, ainda que fosse de um parente e o crescimento dos cabelos por um determinado tempo, ou em alguns casos para a vida toda. Essa era uma tradição antiga que prevalecia entre o povo hebreu.

Atos 18:17

Atos 18:17 - Então todos os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava.
ENTÃO TODOS OS GREGOS. É possível que os judeus estivessem construindo um exército de adversários, em que estes gregos citados por Lucas sejam as pessoas comuns da sociedade de Corinto, que só estavam esperando uma oportunidade para se levantarem contra os judeus. Os judeus se achavam melhores do que os gregos ou gentios, por isso que, em termos religiosos, onde quer que houvesse uma comunidade judaica, os demais cidadãos da localidade eram tratados com desdém e descriminação. AGARRARAM. Como diz um ditado popular, o tiro saiu pela culatra, porque os judeus pensavam que teriam sucesso contra Paulo, mas os efeitos de tal levante contra Paulo tiveram resultados contrários. Cristo tinha prometido ao apóstolo dos gentios que ninguém levantaria sua mão para prejudicá-lo, e a palavra do Senhor estava tendo o seu fiel cumprimento, em que Paulo estava sendo guardado e protegido por Deus. SÓSTENES. Este Sóstenes, não deve ser o amigo e companheiro de ministério de Paulo em que o apóstolo cita em sua carta a 1 Coríntios 1:1 - Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes. A não ser que o Sóstenes citado neste texto que estamos comentando tenha se convertido para Cristo, o que não está descartado, como aconteceu com Cristo, que creu em Cristo, e se converteu. PRINCIPAL DA SINAGOGA. Quando Paulo chegou à cidade de Corinto, o principal da sinagoga era Crispo, porem, com a pregação do servo de Cristo, Crispo se converteu e passou a ser aliado de Paulo, inclusive como pregador do evangelho. Provavelmente, Crispo foi substituído por Sóstenes como principal da sinagoga judaica. As sinagogas locais tinha um ministério composto pelo chefe, por anciãos e pelos demais auxiliares. No caso de principal da sinagoga, ele era o representante dos líderes de Jerusalém. E O FERIRAM DIANTE DO TRIBUNAL. Os judeus que fizeram a convocação do tribunal, mediante o juiz principal que era Gálio, o procônsul e também governador, sabiam que isso poderia acontecer, porque, quando o réu era inocentando, e representava parte da sociedade, os seus defensores se levantavam contra os acusadores. Como Sóstenes era o principal da sinagoga judaica, então os gregos foram para cima dele com furor. E GÁLIO. O juiz do tribunal poderia interferir neste caso, não permitindo que os cidadãos de Corinto partissem para a violência contra o principal da sinagoga judaica, até porque a maior autoridade do tribunal era o procônsul. Todavia, tudo indica que Gálio não estava nada satisfeito com os judeus, até porque, recentemente houve resolução em Roma, por meio do imperador Cláudio, contra o povo de Israel. NADA DESTAS COISAS O INCOMODAVA. Por outro lado, podemos conjecturar que Deus estava trabalhando no coração de Gálio, no sentido de que nada de mal acontecesse contra o apóstolo Paulo, isso em cumprimento ao que o Senhor tinha falado em visão com o seu servo. Enquanto os simpatizantes de Paulo davam uma surra em Sóstenes, o procônsul Gálio não estava nem ai, no sentido de socorrer o principal da sinagoga dos hebreus. Deus sempre está do lado dos seus filhos e servos.

Atos 18:15-16

Atos 18:15-16 - Mas, se a questão é de palavras, e de nomes, e da lei que entre vós há, vede-o vós mesmos; porque eu não quero ser juiz dessas coisas. E expulsou-os do tribunal.
MAS, SE A QUESTÃO É DE PALAVRAS. O procônsul Gálio percebeu que Paulo não estava infligindo nenhum dos costumes e nem leis de Roma, e, portanto, não era culpado de nada perante o seu tribunal. Na verdade, a questão era de ordem religiosa, em que por inveja dos trabalhos com resultados positivos de Paulo, os judeus o estavam acusando. Sobre as palavras referidas pelo governador Gálio, dizia respeito ao que os judeus chamaram de doutrinas, que eram contra a legislação de Moisés. E DE NOMES. Sobre os nomes a que se reporta o procônsul, que também era uma das acusações dos judeus, dizia respeito ao nome do Messias de Deus e de Jesus, o Cristo, a quem Paulo ensinava , principalmente aos seguidores do judaísmo que eram as mesmas pessoas, ou seja, Paulo pregava que Jesus de Nazaré, que era o Cristo de Deus Pai, era o mesmo Messias ou Emanuel, sobre o qual falavam as Escrituras dos hebreus. E DA LEI. Esta lei, sobre a qual fala o texto, não dizia respeito à lei romana que prevalecia em toda a extensão do domínio romano, e que também deveria reger os costumes as tradições e a sociedade de Corinto. Mas esta lei sobre a qual se reporta Gálio, o juiz deste tribunal, dizia respeito à lei de Moisés, que os judeus acusavam a Paulo que ele era um transgressor e que dizia que ninguém era obrigado a guardar. QUE ENTRE VÓS HÁ. A realidade é que desde que Paulo havia se encontrado com Jesus na estrada de Damasco e que tinha se convertido ao cristianismo, rompendo assim com o tradicional judaísmo, por onde passava, o apóstolo dos gentios pregava o evangelho da circuncisão para os judeus, dizendo que, Jesus havia comprido a lei de Moisés em nosso lugar, e que os judeus deveriam aceitar que, Jesus era o Messias. VEDE-O VÓS MEMSOS. Gálio não deu tanta importância ao que os judeus estavam querendo que ele fizesse, que era condenar a Paulo pelo fato de que ele pregava sobre Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. Há quem diga que o procônsul tinha uma certa simpatia por Paulo ou pelo cristianismo, mas o certo é afirmarmos que ele dava mais importância as coisas mais relevantes de sua administração do que a religião. PORQUE EU NÃO QUERO SER JUIZ DESSAS COISAS. O procônsul lavou as suas mãos neste negócio, porque não queria, para satisfazer os desejos dos judeus, praticar uma injustiça contra alguém que era inocente. Gálio se recusou a julgar esta causa envolvendo questões de ordem religiosa, até porque ele era um homem público e não um líder religioso. Não há dúvida que os judeus ficaram decepcionados com Gálio. E EXULSOU-OS DO TRIBUNAL. Gálio era o juiz daquele tribunal, portanto, vendo ele que os judeus não tinham nenhuma razão para tê-lo levado a marcar uma audiência deste tipo, demostrou que estava irritado com os acusadores. Neste momento, o procônsul determinou uma ordem que todos os judeus, que estava de forma injusta acusando a um homem inocente, deveriam sair imediatamente do tribunal. Nisto tudo, vemos a providência de Deus agindo em favor de Paulo conforme o prometido.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...