sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:24

Atos 18:24 - E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.
E CHEGOU A ÉFESO. A bem pouco tempo atrás, o apóstolo Paulo esteve nesta cidade e percebeu que a comunidade judaica de Éfeso estava sedenta para ouvir o evangelho da circuncisão. Porem, naquele momento, não foi possível Paulo permanecer nesta cidade, porque estava com um compromisso na cidade de Jerusalém. Todavia, como havia um grande interesse da parte de Deus que os judeus ouvissem o evangelho das boas novas de Cristo, o Senhor mandou um servo seu a Éfeso para fazer a sua obra. UM CERTO JUDEU. Neste momento da história do cristianismo este judeu não era nem de longe conhecido pela comunidade cristã do primeiro século, e a prova disto é que Lucas o trata como um “certo judeu”. Já no que diz respeito a história do povo hebreu, por conta dos cativeiros assírio e babilônicos, eles estavam espalhados por todas as partes do mundo, não porque quisessem, mais por conta das circunstâncias. CHAMADO APOLO. O nome Apolo é derivado do nome de Apolônio, ou seja, essa era uma abreviatura do nome de Apolônio. É provável que Apolo tenha chegado na cidade de Éfeso por volta do ano cinquenta e dois de nossa era cristã, vindo de Alexandria no Egito, de onde era natural. Apesar de aparecer pela primeira vez no Novo Testamento na cidade de Éfeso, mas foi em Corinto que ele se destacou mais como mestre cristão. NATURAL DE ALEXANDRIA. Podemos dizer que esta cidade capital era a mais importante do Egito, tendo sido fundada as margens do rio Nilo por Alexandre o grande a quem dedicou ao seu próprio nome. Alexandria era uma cidade marítima que foi construída pelos de acordo com um planejamento feito pelos melhores engenheiros do exército de Alexandre, o Grande. Alexandria era voltada para a cultura, tendo nela uma das maiores bibliotecas daquela época, onde Apolo aprendeu muito. HOMEM ELOQUENTE. Não temos como saber se Apolo já era convertido ao cristianismo ha muito tempo, mais ficamos sabendo que ele era apenas conhecedor do assunto, sobre a nova religião, por meio de um dos discípulos de João Batista (Atos 18:25). Apolo tinha um dom da parte de Deus que fazia dele um eloquente expositor das Sagradas Escrituras dos hebreus, porque neste tempo não havia Novo Testamento. E PODEROSO. Foi na cidade de Alexandria, no Egito, que foi feita a transliteração do Velho Testamento para o grego, o que chamam de septuaginta. Certamente Apolo se apropriou de um exemplar da versão do Velho Testamento vertido para o grego a fim de se tornar um poderoso expositor das literaturas religiosas do seu povo. O que é dito neste versículo sobre Apolo se tem extrapolado seus limites nos dias de hoje no mundo acadêmico, em que muitos têm imitado o que aconteceu na cidade de Corinto. NAS ESCRITURAS. Os escribas e fariseus, seguidores do tradicional judaísmo, faziam vista grossa quanto às profecias do Velho Testamento que apontavam como sendo Jesus o Messias prometido por Deus. Mas, no caso de Apolo, bem como de Paulo também, eles se utilizavam dos conhecimentos que tinha das Escrituras dos hebreus para provarem que Jesus era o Messias de Deus. Apolo era um forte defensor disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...