sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:21

Atos 18:21 - Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
ANTES SE DESPEDIU DELES. Realmente não dá para saber se neste curto período de tempo que Paulo ficou em Éfeso, ele tenha conseguido convencer muitas pessoas a seguirem o evangelho de Cristo. O que temos de informação mais precisa é que ele voltou a pregar o evangelho da circuncisão aos judeus desta cidade, inclusive frequentando a sinagoga dos seus compatriotas judeus. Como o apóstolo dos gentios tinha feito um voto de ir até a cidade de Jerusalém, então, tomou a decisão de partir. DIZENDO: É-ME DE TODO PRECIOSO. O apóstolo Paulo tinha um zelo muito forte pelas coisas de Deus, e nesta sua colocação ele demonstra que estava com muita ansiedade por chegar à cidade de Jerusalém e cumprir o seu voto diante do Deus de Israel. O fato de Paulo ser um cristão autêntico, isso não quer dizer que ele tenha perdido totalmente o respeito às tradições dos judeus, que era o seu povo de sangue e raça. CELEBRAR A SOLENIDADE QUE VEM. Há quem diga que esta solenidade a que se refere o apóstolo dos gentios diz respeito à Páscoa dos judeus, que era uma das festas que o povo hebreu celebrava todos os anos. Comumente, os judeus da dispersão, que naquela época estavam espalhados por todas as partes do mundo voltavam a sua pátria mãe para renovar os seus votos de fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. EM JERUSALÉM. Além do mais, podemos dizer que Paulo era um missionário do reino de Cristo que tinha certo compromisso com os líderes cristão da igreja matriz de Jerusalém, e ele desejava muito rever os apóstolos da igreja matriz e matar a saudade dos irmãos. Todos os filhos de Israel tinham um amor muito grande por essa cidade que era chamada de cidade de Davi ou como muitos deles chamavam: Cidade de Deus. MAS QUERENDO DEUS. Essa frase utilizada por Paulo deve ser a principal finalidade de vida de todo aquele que diz que serve ao Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, o Deus único e verdadeiro. É verdade que Deus deu o livre arbítrio a todos os seres humanos, mas isso não quer dizer que devemos fazer tudo que vem na nossa mente realizar. Quem é na realidade, guiado pelo Espírito de Deus, faz a sua vontade. Um dos objetivos da regeneração espiritual é trazer o homem ao reino de Deus. OUTRA VEZ VOLTAREI A VÓZ. Esse era o grande desejo da parte de Paulo, que era retornar a cidade de Éfeso para dar continuidade ao seu trabalho de evangelização, até porque ele foi bem recebido pelos judeus. Depois, não demorou muito, voltou a Éfeso, Atos 19:1 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos. E PARTIU DE ÉFESO. A bíblia diz que, é melhor que não votes, do que votando não cumpras. Paulo havia feito o seu voto de passar a próxima Pascoa na cidade de Jerusalém por isso que se apressava em chegar ao seu destino. No entanto, o seu coração estava ficando ligado na cidade de Éfeso, para onde depois voltou, deu continuidade as suas campanhas evangelísticas, fundando nesta cidade uma igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...