quinta-feira, 24 de junho de 2021

Atos 18:19-20

Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.
E CHEGANDO A ÉFESO. Não há como prevê se antes desta passagem de Paulo pela cidade de Éfeso já havia uma comunidade cristã naquele lugar. Como o apóstolo dos gentios teve que procurar uma sinagoga judaica para pregar a palavra de Deus, é mais conveniente dizermos que esta rápida passagem por Éfeso foi o começo das atividades do evangelho neste lugar. Porem, o que sabemos é que mais tarde Paulo volta a esta cidade para pregar as boas novas de Cristo e fundar uma grande igreja em Éfeso. E DEIXOU-OS ALI. No versículo anterior Lucas fala a respeito de Áquila e Priscila sua esposa que saíram de Corinto e vieram de viagem com Paulo, Atos 18:18 - E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. Agora, Paulo deixava o nobre casal nesta cidade até que viesse a capital de Jerusalém. MAS ELE, ENTRANDO NA SINAGOGA. Porem, antes de tomar o caminho para Jerusalém, o missionário sentiu em seu coração em pregar o evangelho da circuncisão para os judeus. Ainda na cidade de Corinto, o apóstolo dos gentios havia dito que não mais pregava pra os judeus, porque sempre que chegava a um novo campo missionário encontrava a oposição dos seus compatriotas aos seus trabalhos. DISPUTAVA COM OS JUDEUS. Há quem diga que a resolução tomada por Paulo na cidade de Corinto, dizia respeito apenas aos judeus daquela cidade e não ao seu ministério ou ao restante de sua vida. Essa disputa de Paulo com os seguidores do judaísmo era no tocante as provas que o apóstolo apresentava para os judeus, dentro das Escrituras do Velho Testamento, que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus. E, ROGANDO-LHE ELES. Neste caso, da cidade de Éfeso, pelo menos neste momento, não houve perseguição da parte dos judeus contra o apóstolo dos gentios, pelo contrário, eles foram cordiais e hospitaleiros para com o servo de Cristo. Pelo menos uma lição os judeus de Éfeso deixaram para a história do cristianismo, que é possível se conviver de forma harmoniosa, mesmo que se faça parte de religiões diferentes. QUE FICASSE POR MAIS ALGUM TEMPO. Essa forma harmoniosa de convivência entre o líder do cristianismo na cidade de Éfeso e os judeus foi que teve como resultado a formação de uma grande comunidade cristã naquela cidade. Uma das coisas que mais escandaliza o povo de Deus e a sociedade de todos os lugares é quando se percebe a desavença entre aqueles que se dizem povo de Deus, mas que vivem fazendo guerras uns contra os outros. Em Éfeso se estabeleceu a verdadeira paz entre os diferentes. NÃO CONVEIO NISSO. Não que Paulo não estivesse gostando daquela harmonia que estava acontecendo dos judeus para com ele. Pelo contrário, este fato era uma providência de Deus, mostrando ao apóstolo Paulo que ele deveria continuar pregando o evangelho da circuncisão. O fato é que o missionário tinha um compromisso consigo mesmo de passar à próxima pascoa na cidade de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...