sábado, 17 de julho de 2021

Atos 21:28

Atos 21:28 - Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar.
CLAMANDO: HOMENS ISRAELITAS, ACUDI. Os judeus que em outras ocasiões e em outros lugares, mais precisamente na Ásia, procuram perseguir a Paulo, agora estavam com a oportunidade de externarem todo o ódio que sentiam contra o apóstolo dos gentios. Começaram a gritar para que todos ouvissem, com o objetivo claro de prejudicarem a Paulo, não somente diante do povo comum, mais também diante das autoridades do templo e do judaísmo, e isto era muito grave o que tentavam fazer. ESTE É O HOMEM QUE POR TODAS AS PARTES. Se em Jerusalém, Paulo já não era mais nem conhecido pelos que tomavam contra do templo, até porque ele estava a muito tempo fora de Israel fazendo missões. Mas, no mundo gentílico, ou seja, em outras nações do mundo antigo, o apóstolo já era, por demais conhecido de todos. O que se percebe neste ponto é que o judaísmo tinha suas ramificações no mundo. ENSINA A TODOS CONTRA O POVO. Este povo a quem se referem os opositores de Paulo, diz respeito ao povo judeu. Esta era uma acusação falsa que os inimigos de Paulo lhe faziam, uma vez que, o apóstolo não incentiva a ninguém a ser contra os judeus, até porque ele mesmo era um judeu de sangue, da tribo de Benjamim. O que os judeus não entendiam é que Deus por meio de Cristo criou um só povo, a igreja. E CONTRA A LEI. Da mesma forma, os judeus não compreendiam que Deus enviou o seu filho Jesus para estabelecer uma nova aliança. Os próprios filhos de Israel cuidaram em não cumprir a legislação de Moisés, ao ponto de Deus ver a necessidade de estabelecer um novo pacto, não somente com os judeus, mais com todas as nações do mundo, que são os gentios. Paulo estava certo quando pregava que para a igreja de Cristo, não era mais necessário guardar a lei, Cristo cumpriu toda a lei em nosso lugar. CONTRA ESTE LUGAR. Certamente, Paulo pregava o que Cristo também pregou sobre o templo de Jerusalém. Mateus 23:1-2 - E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. Esta palavra se cumpriu no ano 70 d.C. E, DEMAIS DISTO, INTRODUZIU NO TEMPLO OS GREGOS. Na verdade, de acordo com os costumes religiosos dos judeus, não era permitido que os gentios, a quem chamam neste ponto de gregos, entrarem no templo de Jerusalém para participarem das celebrações como se fossem judeus. Como os judeus da Ásia não conheciam os quatro homens que estavam com Paulo, então eles acharam que seriam estrangeiros, gregos. E PROFANOU ESTE SANTO LUGAR. O povo judeu é uma das gentes do mundo, que mais abomina a questão da idolatria. Porém, como prova de que estavam desviados da vontade do Deus único e verdadeiro, é que estavam idolatrando o templo de Jerusalém. A religiosidade é tão insana, que leva o ser humano a valorizar mais o objeto inanimado do que o seu próximo, que é feito a imagem e semelhança de Deus.

Atos 21:27

Atos 21:27 - E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele.
E QUANDO OS SETE DIAS. Uma semana era o tempo estipulado pelos líderes religiosos do judaísmo para que se tivesse cumprimento os rituais do voto de nazireu, dentro do ressinto do templo em Jerusalém. Existem algumas opiniões que divergem sobre estes sete dias, em que alguns pensam que se refere apenas ao tempo em que o financiador (no caso o apóstolo Paulo) dos quatro homens que fizeram votos ficava no ressinto sagrado, mas que os que fizeram votos poderiam ficar até trinta dias seguidos. ESTAVAM QUASE A TERMINAR. Ainda não tinha terminado o tempo em que Paulo poderia ficar acompanhando os quatro irmãos que estavam sendo financiados pelo apóstolo. Certamente, o apóstolo dos gentios já começava a agradecer a Deus pelo privilégio de poder participar daquelas festividades. O que restava eram apenas algumas normas para que o desejo de Paulo se cumprisse e ele saísse em plena paz. OS JUDEUS DA ÁSIA. Quanto aos judeus de Jerusalém, de Israel e da Palestina, Paulo teria tirado de letra e nada de contrário teria acontecido, até porque, o apóstolo dos gentios não havia atuado naquela região com seu ministério. Agora, na Ásia e em outras partes do mundo gentílico, Paulo andava de cidade em cidade anunciado o evangelho da incircuncisão e pregando que os gentios não precisavam guardar a lei de Moisés. Portanto, ele teve muitos problemas com os judeus em toda a Ásia Menor. VENDO-O NO TEMPLO. Apesar de estar com a cabeça raspada, e cumprindo fielmente com os requisitos dos rituais judaicos, mesmo assim, os judeus da Ásia reconheceram a Paulo, quando i viram no templo em Jerusalém. Esta colocação feita por Lucas nos faz compreender que onde estiver um servo de Deus, ele será sempre reconhecido por todos, uma vez que, quem é luz do mundo, resplendece em todo lugar onde estiver. ALVOROÇARAM. As profecias teriam que se cumprir. Deus falou várias vezes para o apóstolo dos gentios que o esperavam aflições, tribulações e prisões em Jerusalém, e quando Deus fala, tal profecia tem que ter o seu fiel cumprimento. É até difícil de imaginar que tipo de movimento os judeus começaram a fazer, no sentido de chamar a atenção dos que estava presentes no ressinto do templo sagrado de Jerusalém. TODO O POVO. Os judeus poderiam simplesmente chamar os guardas do templo e comunicar que Paulo estava presente naquele lugar, e as autoridades do templo tomariam as devidas providências, conforme o regimento interno do templo. Mas, como os judeus tinham muito ódio do apóstolo dos gentios, acharam por bem promover um tumulto, a fim de que os guardas do templo de imediato o prendessem. E LANÇARAM MÃO DELE. A confusão estava feita e os judeus tomaram a atitude que deveria ser feita pelos guardas do templo, eles que eram responsáveis pela ordem do ressinto sagrado. Não lançaram mãos dos quatro irmãos que estava com Paulo, mas apenas do apóstolo dos gentios, para que a palavra de Deus se cumprisse na vida de Paulo. Na realidade, os judeus não queriam, neste momento, matarem a Paulo, porque dentro do templo, eles não poderiam fazer isto, porém, desejavam prendê-lo.

Atos 21:26

Atos 21:26 - Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
ENTÃO PAULO. Não há dúvida que Paulo tinha a algum tempo feito voto ao Senhor para que este dia se cumprisse em sua vida, sem no entanto, relatar o propósito de tal voto. O fato de Paulo já ser conhecido dos judeus como alguém que pregava contra a lei de Moisés, não tinha como ele chegar até o templo de Jerusalém, sem ser perseguido pelos seguidores do judaísmo. A proposta de Tiago veio de bom tamanho, porque desta forma, o apóstolo Paulo tinha como chegar dentro do templo sagrado. TOMANDO CONSIGO AQUELES HOMENS. Este foi o melhor conselho dado por Tiago um pouco antes, em Atos 21:23-24 - Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. ENTROU NO DIA SEGUINTE NO TEMPLO. Esta atitude tomada por Paulo nos fala de seu desejo cumprido em comemorar o dia de Pentecostes dentro do templo de Jerusalém, porque este era o seu grande desejo. Agindo desta forma, conforme o conselho que Tiago lhe deu, Paulo também estava mostrando para os cristãos judeus que não desprezava as tradições e os costumes mais antigos do seu povo, e com isso, apaziguava os ânimos dos judeus e dos que já eram seguidores do real cristianismo. JÁ SANTIFICADO COM ELES. Os mais críticos chegam a pensar que Paulo havia retrocedido de suas convicções quanto ao evangelho da incircuncisão pregado por ele no mundo gentílico. Mas, podemos sair em defesa do apóstolo dos gentios, em dizer o que ele declarava que, se fazia de gentio para ganhar os gentios e se fazia de judeus para ganhar os judeus para Cristo Jesus, o que o fazia de um homem muito sábio. ANUNCIANDO SEREM JÁ CUMPRIDOS OS DIAS DA SANTIFICAÇÃO. Neste caso, Paulo estava sendo o fiador ou financiador do voto de nazireu para os quatro homens que ele estava acompanhando. Porque, conforme o costume dos hebreus, alguém que tinha condições financeiras poderia pagar os sacrifícios e oblações para alguém que era pobre. E o que pagava todas as despesas, tinha o direito de acompanhar os pobres. E FICOU ALI. Como acompanhante dos quatro judeus que eram pobres e que estavam sendo financiados por Paulo, o apóstolo dos gentios cumpria seu plano de comemorar o dia de Pentecostes dentro do templo de Jerusalém, o que era o seu grande desejo, até porque Paulo tinha consciência de que não mais voltaria a cidade de Jerusalém, uma vez que, preso e deportado para Roma, serviria ao Senhor em Roma. ATÉ SE OFERECER POR CADA UM DELES A OFERTA. Geralmente, este ritual judaico demorava em torno de uma semana, tempo o suficiente para que os ofertantes fizessem suas orações e comemorações no templo em Jerusalém. Tudo transcorria dentro da normalidade, sem que os judeus percebessem que o apóstolo dos gentios estava presente no ressinto sagrado, que era o templo religioso do povo de Israel.

Atos 21:25

Atos 21:25 - Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.
TODAVIA, QUANTO AOS QUE CRÊEM DOS GENTIOS. Havia consenso também no tocante as lideranças de Jerusalém, que os gentios que se convertessem ao cristianismo deveriam ser tratados de maneira diferenciada, no que diz respeito à lei. Muito mais para o apóstolo Paulo, ele que por onde passava pregando o evangelho da incircuncisão, defendendo com todas as suas forças, que os gentios que aceitassem a Cristo como Senhor e Salvador estavam livres dos mandamentos da lei de Moisés. JÁ NÓS HAVEMOS ESCRITO. Tiago se reporta ao que está escrito em Atos 15:20-21 - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. Este foi o consenso geral que se chegou no primeiro Concílio de Jerusalém para os cristãos gentílicos. E ACHADO POR BEM, QUE NADA DISTO OBSERVEM. Provavelmente, Tiago pensa em Atos 15:28-29 - Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Este tratado exposto por Tiago, não era apenas a sua opinião, mas ele revelava que tinha o apoio dos demais apóstolos de Jerusalém e dos anciãos, (Atos 15:22). MAS QUE SÓ SE GUARDEM. A lei de Moisés era um grande tratado, que foi escrito para os filhos de Israel com exclusividade, porem, nem mesmo o povo da aliança tinha condições de guardar todas as exigências da legislação de Moisés. No caso dos gentios, eles jamais teriam condições de se submeterem as mesmas exigências feitas aos hebreus, por isso que as lideranças de Jerusalém fizeram apenas um resumo mínimo. DO QUE SE SACRIFICA AOS ÍDOLOS. Esta prática, sempre foi um dos pecados mais abomináveis dos povos pagãos em suas mais diversas formas de praticarem suas religiões detestáveis. Uma das coisas que mais aborrece ao Deus único e verdadeiro, é justamente a idolatria, com a adoração e veneração dos ídolos e das imagens de esculturas, portanto, todos aqueles que se convertem a Cristo não podem ser idólatra. E DO SANGUE E DO SUFOCADO. Havia na legislação de Moisés mandamentos que proibiam os filhos de Israel a beberem o sangue de animais, porque se compreendia que a vida está no sangue. Já no que diz respeito à carne sufocada, também não se permitia, porque esta era a forma com que os pagãos matavam os animais dos seus sacrifícios da forma mais cruel que se possa imaginar, então os judeus não podiam. E DA PROSTITUIÇÃO. A palavra “prostituição” é colocada neste texto, como representando todas as formas ilícitas de sexo entre os seres humanos. Desta forma, ficava proíbo para o cristão que ele não poderia adulterar, que é a traição de pessoas casadas, como também a prevaricação, que é a prática sexual entre um casado e um solteiro, bem como a fornicação, que é a prática ilícita do sexo entre pessoas solteiras.

Atos 21:24

Atos 21:24 - Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
TOMA ESTES CONTIGO. Certamente estes homens que foram indicados por Tiago eram conhecidos dos judeus, e que sempre agiam de conformidade com os costumes da legislação de Moisés, apesar de serem discípulos de Cristo Jesus. É bom lembrar mais uma vez que as igrejas ligadas ao ministério dos apóstolos de Jerusalém continuavam guardando muita coisa que faziam parte dos costumes dos judeus. Eles tomavam como exemplo o próprio Senhor Jesus que guardou toda a lei de Moisés. SANTIFICA-TE COM ELES. Essa expressão usada por Tiago diz respeito a cumprir todos os rituais da lei de Moisés para a santificação ou purificação dos que participavam das festas tradicionais dos judeus. O judaísmo, assim como todas as religiões tinha seus rituais para cada tipo de celebração, seguindo um cronograma de realizações que antecipavam a participação dos celebrantes, o que deveria ser cumprido por Paulo. E FAZE POR ELES OS GASTOS PARA QUE RASPEM A CABEÇA. O fato é que haviam despesas para se fazer um voto de nazireu, isso porque durante uma semana estes quatro homens ficariam no templo em Jerusalém, em que se faziam sacrifícios de animais, se ofereciam bolos asmos, além de especiarias untadas com óleos. Tudo isto teria que ser pago por Paulo, ele que praticava uma boa ação pelos quatro pobres. E TODOS FICARÃO SABENDO. Desta forma, Tiago estava mostrando uma saída para um problema que as desinformações tinham causado entre Paulo e os líderes do judaísmo em Jerusalém. Este ato público e religioso da parte de Paulo tirariam as dúvidas dos seus conterrâneos judeus, quanto ao que eles ouviram falar sobre o apóstolo dos gentios. Tiago estava dando o seu conselho para o bem de Paulo. QUE NADA HÁ DAQUILO DE QUE FORAM INFORMADOS. A verdade é que por onde Paulo passava, isso no mundo gentílico, ele realmente ensinava aos gentios convertidos ao cristianismo que não precisavam guardar a lei de Moisés. Agora, quanto aos judeus que se convertiam a Cristo Jesus, o apóstolo dos gentios não exigia que estes abandonassem a lei, mas que eles agissem de acordo com suas consciências. O que sabemos é que o próprio Paulo também guardava muitas coisas da lei. ACERCA DE TI. As informações que chegavam de todas as partes do mundo gentílico em Jerusalém eram de que Paulo andava fazendo missões em muitas partes do mundo, somente para pregar contra o judaísmo. Com isto, havia um movimento dos judeus para perseguirem a Paulo quando este chegasse na cidade de Jerusalém. E o livro de Atos, bem como nas cartas de Paulo vemos os judeus perseguindo o apóstolo. MAS QUE TAMBÉM TU MESMO ANDA GUARDANDO A LEI. Quem conhece a história de Paulo de Tarso sabe que antes de se converter ao cristianismo este homem era um ser humano que estava a serviço do judaísmo, e era uma autoridade a serviço dos sacerdotes judeus, como fariseu. Portanto, como judeu, Paulo não teria nenhuma dificuldade em seguir esta recomendação apaziguadora do líder cristão, Tiago.

Atos 21:22-23

Atos 21:22-23 - Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
QUE FAREMOS, POIS? Paulo desejava de fato participar da festa de Pentecostes realizada pelos judeus no templo em Jerusalém, certamente era um propósito de seu coração e um desejo profundo. Neste caso, os líderes da igreja matriz, por meio de Tiago também queriam que este propósito de Paulo tivesse efeito prático. Então, esta pergunta requeria uma solução para o problema, que até o momento se constituía em um impasse, mas que precisava de uma solução para esta dificuldade. EM TODO CASO É NECESSÁRIO. Tiago ver dois problemas que eram complicados naquele momento para Paulo. Em que no primeiro, o apóstolo seria percebido pelos judeus e então se levantariam contra o apóstolo dos gentios. No segundo, Tiago ver um problema com a igreja cristã de Jerusalém, principalmente com as lideranças, porque poderia gerar guerra dos judeus contra a igreja, por esta cooperar com Paulo. QUE A MULTIDÃO SE AJUNTE. A sugestão de Tiago era de que Paulo tinha que esperar o momento certo para entrar no templo sem ser percebido pelos guardas e pelos líderes do judaísmo. Misturado com a multidão de judeus, que tinham licença para participarem da festa, então, era possível que Paulo entrasse no templo, apenas como um visitante, o que lhe daria o direito de participar da festividade de Pentecostes. PORQUE TERÃO OUVIDO QUE JÁ ÉS VINDO. A preocupação de Tiago era sensata, no sentido de se evitar problemas mais graves com os judeus, bem como com os líderes do judaísmo. Como Tiago vivia na cidade de Jerusalém, ele tinha pleno conhecimento de que todos que chegavam a Jerusalém eram monitorados de perto pelas autoridades, até porque os judeus tinham dificuldade de aceitar o domínio romano. FAZEI POIS ISTO. A sugestão de Tiago era no sentido de evitar um tumulto antes que coisas mais sérias viessem a acontecer. Por isso que o líder da igreja em Jerusalém dava sugestões e buscava eliminar os pontos negativos para que a igreja não tivesse problema com os judeus. Não que Tiago quisesse ter domínio sobre as vontades de Paulo, mas ele estava efetivamente pacificar uma situação que poderia se agravar. O fato é que Paulo não era bem vindo entre os judeus, apesar de ser apoiado pela igreja. QUE TE DIZERMOS. Observamos neste ponto, que Tiago falava em nome das lideranças da igreja de Jerusalém, que estava reunida neste momento para receber a Paulo e sua equipe de missionários. A colocação feita por Tiago, nos faz entender que ele, como líder com colegiado de anciãos, consultava seus pares, a fim de tomar decisões colegiadas, o que demonstra a liderança consolidada de Tiago na igreja. TEMOS QUATRO HOMENS QUE FIZERAM VOTO. Não há dúvida que este voto ao qual se refere Tiago, diz respeito ao voto do nazireado, ou voto de nazireu. Por um lado, se ver que a igreja de Jerusalém continuava praticando as tradições que faziam parte da legislação de Moisés. E por outro lado, os judeus iriam perceber que Paulo não desprezava também os costumes dos hebreus, e com isso, não perseguiriam a Paulo.

Atos 21:21

Atos 21:21 - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
JÁ ACERCA DE TI. No versículo anterior, os líderes da igreja cristã de Jerusalém informaram a Paulo que eles não tinham problemas como os judeus, porque em Israel, os cristãos não criavam dificuldades com as lideranças do judaísmo. Agora, com relação ao apóstolo dos gentios, Tiago deixa bem claro, que Paulo teria muitas dificuldades, porque os judeus tinham conhecimento do quanto o apóstolo dos gentios procurava aplicar outros ensinos, no tocante às tradições do povo judeu. FORAM INFORMADOS DE QUE ENSINAS. Naquele mesmo tempo, o judaísmo estava espelhado por todas as partes, e havia uma só coordenação entre todos os que em qualquer parte do mundo faziam parte do mesmo. Jerusalém centralizava tudo o que os líderes do judaísmo tinham que fazer, seja em Israel ou no estrangeiro. Portanto, tudo que acontecia na Ásia, Europa e etc, as informações chegavam em Jerusalém. TODOS OS JUDEUS. Na verdade, Paulo ensinava que a velha aliança de Deus com Israel já havia perdido a validade, porque o Criador de todas as coisas estabeleceu uma nova aliança, por meio de Cristo Jesus, o Messias, não só com Israel, mas com todas as nações do mundo. Assim sendo, não era mais necessário que os cristãos, judeus ou gentios, cumprissem a legislação de Moisés. Para o apóstolo Paulo, o que deveria prevalecer era o evangelho das boas novas de Cristo e não a legislação de Moisés. QUE ESTÃO ENTRE OS GENTIOS. Desde que se converteu do judaísmo para o cristianismo que Paulo concentrou suas atividades evangelísticas e ministeriais entre os gentios e os judeus espalhados em todas as partes do mundo civilizado daquela época. Como os judeus da dispersão também estavam espalhados por outras partes do mundo, então, onde Paulo chegava pregava o evangelho também para os judeus. A APARTAREM-SE DE MOISÉS. Havia na realidade diferença entre o evangelho que Paulo pregava do evangelho pregado pelos apóstolos e lideranças de Jerusalém. No tocante aos líderes ligados a igreja matriz, eles pregavam o evangelho da circuncisão, em que os cristãos também deveriam guardar a lei de Moisés. Já quanto a Paulo e seus amigos de ministério, eles pregavam o evangelho da incircuncisão, em que os discípulos de Cristo não precisavam guardar a lei de Moisés, o que era uma realidade. DIZENDO QUE NÃO DEVEM CIRCUNCIDAR SEUS FILHOS. Se Cristo estabeleceu uma nova aliança de Deus com Israel e com toda a humanidade, então, para Paulo, não havia necessidade dos cristãos, judeus ou gentios, se submeterem ao ato religioso da circuncisão. Para o apóstolo dos gentios, quem já era circuncidado, não tinha problema, mas quem ainda não era circuncidado, não necessitava deste ato religioso. NEM ANDAR SEGUNDO O COSTUME DA LEI. As lideranças ligadas a igreja de Jerusalém, ou seja, que eram comandadas pelos apóstolos, viviam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Já no que diz respeito a Paulo, como apóstolo dos gentios, ele ensinava o evangelho da nova aliança como libertação da lei.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...