sábado, 28 de julho de 2018

Romanos 1:3

Romanos 1:3 - Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.
ACERCA DE SEU FILHO. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias messiânicas classificava o Cristo como Filho de Deus. E a forma como Ele foi gerado no ventre de Maria, sua mãe, comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. Ele é Deus. Ele estava no princípio com Deus e se manifestou como o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.

QUE NASCEU. O nascimento de Cristo. Foi predito e profetizado pelo profeta Isaías que escreveu a seu respeito: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6). E aconteceu na prática, quando o anjo do senhor apareceu a Maria conforme Mateus 1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

DA DESCENDÊNCIA. Mateus 1:1 - Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 12:23 - E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? Mateus 15:22 - E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mateus 21:9 - E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! Promessa de Deus a Davi em 2 Samuel 7:12.

Como é que Jesus poderia ser o filho de Davi se Davi viveu cerca de 1000 anos antes de Jesus? A resposta é que Cristo (o Messias) foi o cumprimento da profecia da descendência de Davi (2 Samuel 7:14-16). Jesus era o Messias prometido, o que significa que Ele era da descendência de Davi. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

DE DAVI. O nome Davi tem o significado de: Amado. O segundo rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 1010 a 970 a.C. Tomou Jerusalém e a tornou a capital religiosa do reino. Levou a arca para lá (2 Samuel 6) e organizou os serviços de adoração (1 Crônicas 15-16). Ampliou o reino (2 Samuel 8; 10; 12) e ajuntou materiais para a construção do templo (1 Crônicas 22). Foi governador, guerreiro, músico e poeta. E foi um dos antepassados de Jesus (Mateus 1:1). Apesar de seus fracassos espirituais era um homem segundo o coração de Deus. Davi é um exemplo de que Deus pode tirar alguém do nada e o exaltar e honrar. Deus exalta a quem Ele quer pelo seu poder.

SEGUNDO A CARNE. Conforme a esperança messiânicas o Cristo de Deus, o Ungido de Deus Pai, o Enviado do Deus de Israel devia vir da descendência de Davi, segundo a carne. O nascimento segundo a carne, também é chamado de segundo a vontade do homem, conforme a predisposição do sangue ou ainda de conformidade com a vontade da carne. Deus prometeu a Davi que o Emanuel seria de sua descendência.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Romanos 1:2


Romanos 1:2 - O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras.
O QUAL. O qual se refere a Deus. O Senhor faz tudo há seu tempo, porem, fala o que há de acontecer antes mesmo de se cumprir. A vinda do Messias já estava programada desde a eternidade, isso porque o Deus Onisciente é organizado em seus projetos, ainda que os homens não entendam isto. Dentro da organização do seu reino Deus planeja e executa os seus propósitos conforme o seu beneplácito. No cronograma das realizações de Deus não tem nada por acaso, tudo é projetado inteligentemente segundo o seu querer. Deus é a sabedoria em essência e a manifestação absoluta da inteligência. Nada esta fora do alcance do seu saber nem passa despercebido sem que ele tome conhecimento. O governo e o domínio de Deus podem ser vistos em tudo.

ANTES. As coisas que aconteceram com a vinda de Cristo, já haviam sido profetizadas pelo Senhor. As boas novas do evangelho de Cristo não era uma invenção dos escritores do Novo Testamento, elas já estavam incorporadas nos escritos de Moisés, nos Salmos e nos demais profetas também. O escritor aos Hebreus deixou registrado: Deus falou antigamente aos pais pelos profetas. Muitos são os autores messiânicos que foram inspirados pelo Espírito de Deus para narrar os fatos que ainda iam acontecer na vinda do Filho de Deus, Cristo Jesus. Tudo estava programado no coração de Deus, que com sabedoria e inteligência faz acontecer o que lhe apraz.

PROMETEU. Examinando cuidadosamente o conteúdo messiânico do Velho Testamento, descobrimos que Cristo realmente é o enviado de Deus, prometido nas Sagradas Escrituras. Quando na queda da raça humana por meio de Adão e Eva, o Senhor já antecipava a derrota do inimigo de Deus, quando o Senhor prometeu um redentor da descendência da Mulher (Gênesis 3:15). Usando o profeta Isaías Deus confirma a promessa ao afirmar: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

PELOS PROFETAS. Vários profetas foram instrumentos do Espírito de Deus para escreverem sobre a vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo. Moisés como profeta do Senhor escreveu de que o Messias viria como profeta enviado e ungido do Deus de Israel (Deuteronômio 18:15,18). Davi também profetizou que ele, o Cristo, viria como sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:4) Isaías usado como profeta do Senhor escreveu sobre Cristo como o Servo sofredor (Isaías 53:1-7).

NAS SANTAS ESCRITURAS. Precisamos ter esta consciência de que as Escrituras Sagradas são santas, com a ressalva de não sermos praticantes da bibliolatria, ou seja, a Escritura nunca pode estar acima de Deus. Elas são santas porque contem a palavra de Deus e por conter a palavra de Deus, tudo que provem de Deus é a mais pura verdade. Paulo está explicando aos seus leitores de que as promessas de Deus sobre a história de Cristo Jesus já estava registradas nas Sagradas Escrituras mais antigas. As Escrituras foram inspiradas pelo Espírito Santo de Deus e reveladas aos seus servos.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Romanos 1:1


Romanos 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
PAULO. O significado do seu nome é: “Pequeno”. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios. Mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem nos Atos dos Apóstolos e nas suas epístolas. Nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11 - 21.39 - 22.3).

SERVO. Por esta palavra se traduzem duas outras palavras hebraicas, que ocorrem frequentemente no Antigo Testamento, e que significa pessoa de serviço, ou um escravo. A palavra é, algumas vezes, empregada a respeito de pessoas humildes (Gênesis 32.18,20). Uma terceira palavra implica aquele que está às ordens de alguém para ajudá-lo (Êxodo 33.11). Mas, na maior parte das vezes, no Antigo Testamento trata-se de um escravo. Essa mesma palavra Paulo aplicava a si mesmo.

DE JESUS CRISTO. Paulo teve uma importância muito grande na formação da igreja primitiva. No entanto, ele não se considerava a si mesmo tão importante assim, ao ponto de se considerar um servo, ou serviçal, e ainda um escravo. Porem, não de um patrão rico financeiramente, nem de um fazendeiro, mas de Jesus Cristo. A combinação do nome próprio com um nome qualificativo, no caso de Jesus Cristo, significa que Jesus de Nazaré era o mesmo Messias, ou ungido de Deus, enviado.

CHAMADO. A chamada de Saulo de Tarso, que depois ficou sendo conhecido por Paulo, foi feita diretamente pelo Senhor Jesus na estrada de damasco. E há quem diga que os onze apóstolos originais foram precipitados quando escolheram Matias para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes. Grande parte dos comentaristas bíblicos concordam de que, se eles estivessem esperado um pouco mais, seria Paulo e não Matias o que ocuparia o ministério apostólico, juntamente com os onze apóstolos.

PARA APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

SEPARADO. Esta palavra dentro do texto e em consonância com o contexto bíblico se refere à eleição direta de Cristo na vida de Paulo para um ministério específico aos gentios. Foi um dos líderes pioneiros de maior destaque na implantação de comunidades cristãs por onde passou. Superou até mesmo os demais apóstolos.

EVANGELHO DE DEUS. Esta expressão é a mesma coisa que evangelho de Cristo. Paulo foi chamado e separado por Deus para pregar o evangelho das boas novas de Cristo, principalmente no mundo gentílico. Suas epístolas escritas a várias localidades no entorno da palestina e até na Europa demonstram a sua vasta missão evangelística.

sábado, 21 de julho de 2018

1 Coríntios 16:23-24

1 Coríntios 16:23-24 - A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém.
A GRAÇA. Paulo conhecia a todos que faziam parte daquela comunidade cristã, que estava na cidade de Corinto, e com isso, se percebe que até o momento aquela igreja era composta de grande maioria de gentios convertidos ao cristianismo. Uma vez que, a graça como saudação era usada nas igrejas gregas. A palavra “graça”, neste caso, nos fala sobre o favor não merecido da parte de Deus, para com aqueles que antes nunca fizeram parte das alianças de Deus com o seu povo, no caso o povo Israel.

DO SENHOR. Geralmente, a Saudação tipicamente judaica era: A paz de Deus, se referindo ao Deus de Abraão, Isaque e Israel. E essa saudação perdurou por muito tempo entre as igrejas que estavam ligadas diretamente as lideranças da igreja matriz de Jerusalém. Já nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, o que prevalecia era: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, isso como saudação grega.

JESUS CRISTO. O nome Jesus, quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que também é conhecido como Jesus de Nazaré. Já o sobrenome Cristo, nos fala do Messias de Deus, que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os filhos dos homens, e o adjetivo Cristo quer dizer, ungido ou enviado de Deus para cumprir a missão de redentor.

SEJA CONVOSCO. O desejo mais profundo do apóstolo dos gentios era de que a bondade, a misericórdia de Deus e o seu infinito amor estivesse abundantemente derramado sobre a vida dos seus filhos na fé na comunidade cristã de Corinto. Diante de tudo que vinha acontecendo na igreja cristã de Corinto, somente a graça de Cristo, como favor não merecido era que poderia ser suficiente para reverter o quadro. Juntando-se todas as exortações feitas pelo escritor desta carta se tem noção do caso.

O MEU AMOR. No entanto, aquele que se gastava pelas almas dos homens, como fundador daquela igreja cristã em Corinto, não poderia terminar sua correspondência sem expressar o seu imenso amor pelos seus leitores. No momento, o apóstolo dos gentios se encontrava ausente por conta de ser um missionário transcultural, mas no fundo, no fundo, seu coração estava voltado para aquela igreja tão querido por ele.

SEJA COM TODOS VÓS. Essa expressão usada pelo escritor é como se ele enviasse juntamente com sua carta o seu próprio coração para seus filhos na fé. As duas cartas grandes em conteúdo, importancia e assuntos demostra o cuidado e o zelo que Paulo tinha pelo povo de Cristo na cidade de Corinto. Afeto, carinho e consideração era o que Paulo efetivamente desejava que chegasse a todos os seus leitores queridos.

EM CRISTO JESUS. AMÉM. E já nas últimas palavras de sua carta, o grande apóstolo dos gentios demostra também o seu grande apego a pessoa bendita de Cristo Jesus. Quem conhece bem o conteúdo dos escritos de Paulo pode testemunhar sua completa dependência de Cristo Jesus, ele que era também o Senhor da igreja remida. Por fim, como em quase todas as suas missivas, o autor desta carta assina sua correspondência com um dos títulos de Cristo Jesus, que é o “Amém” de Deus Pai Todo-poderoso.

1 Coríntios 16:21-22

1 Coríntios 16:21-22 - Saudação da minha própria mão, de Paulo. Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!
SAUDAÇÃO. A saudação judaica geralmente era: A paz de Deus. A saudação cristã nas igrejas cristã, composta de judeus e gentios convertidos ao cristianismo era: A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo. A saudação entre os povos sempre foi um bom costume como sinal de bem-vindo ou de despedida entre amigos e parentes. Esta mesma saudação pode ser representada por um simples aperto de mãos, um abraça fraternal, e nos países orientais, entre alguns grupos religiosos tem o ósculo santo ou beijo facial.

DA MINHA PRÓPRIA MÃO. No caso das correspondências, a saudação era usada na introdução, e isso é recorrente nas cartas de Paulo, mas principalmente no final com a citação de nomes dos supostos leitores das cartas, e também os nomes das pessoas que estavam com o autor ou escritor da carta. Neste momento, Paulo deixa de ser o citador e passa a ser o escritor desta saudação final de sua carta ou correspondência.

DE PAULO. Na maioria de suas cartas, Paulo endereçadas às igrejas ou a seus amigos de ministério, geralmente, o apóstolo dos gentios se utilizava de um escrivão, o que a teologia chama de amanuense. No entanto, em quase todas elas, já na saudação final, Paulo tomava a pena do seu escrivão e escrevia com letras grandes suas saudações, e certamente fazia a sua própria assinatura, selando assim a sua carta ou missiva.

SE ALGUÉM NÃO AMA AO SENHOR. Como esta importante carta teve como um dos relevantes objetivos o combate contra os inimigos do evangelho em Corinto, o escritor não poderia terminar esta sua correspondência sem dar uma alfinetada nos seus adversários. Certamente este era um dedo apontado em direção daqueles que estavam infiltrados na igreja de Corinto com segundas intenções e não por amor a Cristo. A igreja precisa ficar alerta sobre as verdadeiras intenções dos seus líderes.

JESUS CRISTO. O Senhor Jesus Cristo é o título mais completo que se pode atribuir ao Filho de Deus, porque estes nomes falam tudo sobre o Messias de Deus e a sua missão. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, mas também nos ensina sobre o seu título como Salvador da humanidade. O sobrenome Cristo, que também pode ser visto como um adjetivo, nos fala sobre a missão do Messias de Deus ou Emanuel de Deus.

SEJA ANÁTEMA. A palavra “anátema” era entendida na cultura religiosa dos judeus como uma maldição lançada sobre os que se rebelavam contra a legislação de Moisés, bem como uma maldição também impetrada contra os inimigos do povo de Deus. Neste texto, o escritor usa esta palavra querendo dizer que: Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, tal pessoa seja considerada como inimiga de Cristo Jesus.

MARANATA. Já esta palavra utilizada pelo apóstolo quer dizer: Ora vem Senhor Jesus, ou ainda Cristo está voltando. A volta de Cristo para arrebatar a sua igreja sempre foi a grande esperança dos remidos de Cristo, e a igreja primitiva, vivia esta expectativa como se Cristo fosse voltar ainda nos seus próprios dias, sem, no entanto, ter noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e a sua volta para buscar os seus escolhidos. Esta mesma esperança está presenta na igreja dos dias de hoje.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

1 Coríntios 16:19-20

1 Coríntios 16:19-20 - As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
AS IGREJAS. Como em suas demais cartas enviadas às igrejas por ele fundadas, Paulo termina sua correspondência enviado saudações dele próprio, bem como daqueles, que no memento, se encontram com eles. Estas igrejas sobre as quais Paulo se refere, não dizem respeito a templos feitos de telhas, tijolos e cimento, como temos nos dias de hoje, mas o escritor fala sobre as pessoas que faziam parte do reino de Cristo.

DA ÁSIA VOS SAÚDAM. Certamente o autor se reporta sobre a Ásia menor, onde ele se encontrava neste momento, cumprindo sua missão de levar as boas novas do evangelho aonde Cristo ainda não era conhecido. Duas cidades muito importantes desta região eram Corinto e Éfeso, esta última era provavelmente o lugar em que Paulo se encontrava quando escreveu esta sua carta, onde ficou por mais de três anos.

SAÚDAM-VOS AFETUOSAMENTE NO SENHOR. Desde tempos remotos da humanidade que os seres humanos se cumprimentam uns aos outros, seja na chegada ou na despedida de alguém. A saudação judaica era: A paz de Deus, já a saudação cristã mais comum era: A paz do Senhor. Porem, nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico se podia acrescentar a palavra graça, misericórdia e outras na saudação entre os servos de Deus. O que vale é a comunhão e não as formas de saudações.

AQUILA E PRECISA. É provável que este casal tenha aceito o cristianismo na capital do império romano, mas que por perseguição do governo, tiveram que vir para a Ásia Menor, primeiro para Corinto, onde conheceram o apóstolo Paulo, mas depois foram morar em Éfeso. Já em Éfeso, eles foram os mestres de Apolo, que era um judeu de Alexandrina, mas que aceitou a Cristo como sendo o Messias de Deus e Salvador.

COM A IGREJA QUE ESTÁ EM SUA CASA. Essa declaração da parte de Paulo nos fala de como se davam as reuniões com os cristãos de sua época. Neste mesmo tempo, não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo, isso só foi possível depois do ano trezentos e doze de nossa era cristã, quando houve o casamento entre o cristianismo e o Estado romano.

TODOS OS IRMÃOS VOS SAÚDAM. Paulo não teria como colocar todos os nomes dos irmãos que faziam parte das igrejas fundas por ele na Ásia Menor, por isso que ele faz um resumo nesta simples frase. Quando Paulo fala em “irmãos” ele nos deixa transparecer que havia uma boa comunhão entre todas as igrejas por ele fundadas no mundo gentílico, e que uns visitavam aos outros, como acontece nos dias de hoje.

SAUDAI-VOS UNS AOS OUTROS COM ÓSCULO SANTO. Este era um costume comum entre os judeus, bem como entre os orientais. O ósculo santo era um beijo respeitoso em um dos lados do rosto, como sinal de comunhão e consideração. Na época da igreja primitiva esse tipo de saudação era feita sem censura, mesmo entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, nas igrejas ocidentais este costume foi praticamente banido, restando apenas em algumas denominações, com raríssimas inserções.

1 Coríntios 16:17-18

1 Coríntios 16:17-18 - Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais.
FOLGO, POREM. Paulo não poderia terminar sua correspondência de maneira melancólica, mórbida e fria, apesar dos muitos problemas e contrariedades que estava tendo que líder naquela comunidade cristã. Mesmo tomando conhecimento das controvérsias que estavam ocorrendo em Corinto, todavia, o escritor ver motivos para se alegrar. Com isso entendemos que nem tudo estava perdido, mas há também gozo.

COM A VINDA DE ESTÉFANAS. Por que Paulo se sentia feliz com a vinda de Estéfanas? Porque ele trouxe de Corinto as novidades que Paulo precisava saber, bem como deve ter falado pessoalmente dos amigos pessoas de Paulo naquela comunidade cristã. E podemos ainda reconhecer que Estéfanas era uma pessoa muito querida de Paulo, como sendo seu filho na fé e um amigo de ministério ordenado pelo apóstolo Paulo.

DE FORTUNATO E DE ACAICO. Fortunato quer dizer: aquele que tem boas posses. Já o nome de Acaico tem mais a ver com suas origens, Acaia. Estes dois homens, conforme nos chega ao conhecimento eram pessoas que serviam a Estéfanas, ou como auxiliares no ministério ou como funcionários do mesmo. Como Estéfanas era um provável bispo da região da Acaia, estes dois homens eram bem seus auxiliares, que o acompanhavam em suas viagens de supervisão das igrejas por onde visitava, como supervisor que era.

PORQUE ESTES SUPRIRAM. É claro que Paulo não está se referindo a ajudas financeiras da parte dos seus hospedes, até porque, o apóstolo dos gentios costumava não receber ajuda financeira nem das igrejas nem de quem quer que seja. Mesmo tendo que viajar de cidade em cidade e de país em país para pregar o evangelho aonde Cristo ainda não era conhecido, mas Paulo trabalhava com suas próprias mãos.

O QUE DA VOSSA PARTE FALTAVA. Como missionário transcultural, o apóstolo dos gentios não podia se dedicar somente a uma igreja local, por isso que ele se deslocava de lugar para outro cumprindo sua missão. No entanto, em cada igreja que ele fundava, deixava os seus informantes que o mantinha a par de tudo. Certamente Paulo fala das informações que estavam lhe faltando sobre as notícias daquela igreja.

PORQUE RECREIARAM O MEU ESPÍRITO E O VOSSO. Aparentemente na igreja cristã de Corinto só tinha problemas, mas não é bem assim. As cartas de Paulo é que contem conselhos e ensinos para solucionar os problemas, mas tudo indica que os irmãos que chegaram de Corinto trouxeram também as boas notícias que transcorriam naquela comunidade cristã. Na realidade Paulo amava os seus filhos na fé daquela igreja.

RECONHECEI, POIS, AOS TAIS. Não há dúvida que estas mesmas pessoas que trouxeram notícias da igreja cristã de Corinto seriam as mesmas que iriam conduzir esta belíssima carta do apóstolo Paulo aos seus leitores. Assim sendo, juntamente com esta carta, Paulo estava também enviando cartas de recomendação dos seus amigos de ministério. O pedido do fundador daquela igreja era de que os líderes locais da igreja em Corinto reconhecessem o devido valor destes grandes homens de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...