domingo, 31 de maio de 2015

Colossenses 4:8

Colossenses 4:8 - O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os vossos corações.
O QUAL. O apóstolo está se referindo a Tíquico, seu conservo, seu auxiliar, seu cooperador, seu amigo e seu companheiro de ministério. Tíquico era um servo de Jesus Cristo que estava a serviço do reino de Deus e de Cristo, mas que também estava a serviço do ministério de Paulo, principalmente neste momento em que o apóstolo se encontrava preso. Ele era de fato uma pessoa de confiança de Paulo, por isso que era um dos seus cooperadores na obra de Cristo, além de ser seu amigo.

VOS ENVIEI. Não se sabe ao certo onde o apóstolo se encontrava preso neste momento de seu ministério, se em Éfeso, ou na capital do império, Roma. O certo é que o autor desta carta se encontrava encarcerado e não podia, portanto, realizar pessoalmente suas viagens missionárias e ministeriais para visitar as igrejas. O apóstolo ainda não era conhecido de vista dos irmãos de Colossos, mas, há quem diga que seu planejamento era visitar aquela igreja, como não podia agora, enviou Tíquico.

PARA O MESMO FIM. A viagem de Tíquico para representar o apóstolo na igreja que estava na cidade de Colossos tinha seus objetivos bem definidos. Como enviado, e portanto, representando Paulo, Tíquico resolveria em nome de Paulo os mesmos problemas como se fosse o próprio apóstolo em pessoa. Tíquico tinha carta branca da parte de Paulo para tomar as decisões que lhe bem entendesse tomar, até porque ele estava investido da autoridade de apóstolo, porque era comissionado de Paulo.

PARA QUE SAIBA. Nesta frase, o autor nos dá a entender que Tíquico, como um enviado da parte de Paulo e, portanto, como um supervisor no lugar do apóstolo levava consigo a missão de fazer um monitoramento e trazer de volta um relatório de como as coisas estavam se dando na igreja de Colossos. Tíquico seria de fato, os olhos de Paulo naquela missão, no sentido de manter o apóstolo bem infirmado.

DO VOSSO ESTADO. O teor desta carta já nos dá a entender de que boa parte do que estava acontecendo na igreja de Colossos já era do conhecimento do apóstolo, no entanto, o escritor quer saber mais de tudo que estava se dando naquela comunidade cristã, principalmente os últimos fatos. Ele queria saber de tudo.
E CONSOLE. Além do monitoramento que Tíquico devia fazer dos novos fatos que se dava na igreja de Colossos, ele também levava consigo a missão de consolar a igreja de Cristo naquele lugar com as boas novas de Cristo, e o que ele estava realizando. Como também o apóstolo deseja levar ao conhecimento de todos que ele estava bem.

OS VOSSOS CORAÇÕES. Não somente a igreja de Cristo na cidade de Colossos, mas todas as igrejas já fundadas neste tempo estavam passando por momentos de tribulações, perseguições e muitos dos cristãos sendo presos e mortos por causa do evangelho. A mensagem de conforto levada por Tíquico certamente seria um balsamo para o coração dos leitores de Paulo.

sábado, 30 de maio de 2015

Colossenses 4:7

Colossenses 4:7 - Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no SENHOR, vos fará saber o meu estado.
TÍQUICO. Este nome tem alguns significados, entre eles: Aquele que nasceu por sorte, e neste caso, pode ser que o seu nascimento teve lá suas complicações, razão porque os seus pais lhe colocaram esse nome, porque ele nasceu por um milagre. Mas este nome também pode significar “afortunado” ou alguém de muita sorte, e se assim o é, deve-se ao fato de que ele teve muita sorte mesmo em sua vida por ter tido um encontro com Cristo. Por fim, esse nome também pode significar “fortuito” ou alguém que chega de mansinho como quem não quer, mas querendo.

IRMÃO AMADO. Apesar de Paulo neste tempo ser um grande e importante líder da igreja primitiva no mundo gentílico, ele não se considerava superior aos seus amigos e cooperadores de ministério, quando em seus escritos os chama de irmãos. Todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador são classificados de Filhos de Deus (João 1:12), e portanto, irmãos uns dos outros, por pertencerem a família de Deus. Quanto ao fato de o apóstolo chamar Tíquico de “amado”, isso lhe era peculiar, pela forma amorosa em que o apóstolo tratava seus amigos de ministério.

E FIEL MINISTRO. Desde o início do cristianismo que muitos se portaram pelo sentimento de traição e infidelidade dentro do ministério do cristianismo, como foi o caso de Judas Iscariotes com Cristo. No caso dos apóstolos também não foi diferente, e certamente com Paulo não poderia ser. No entanto, Paulo teve o privilégio de encontrar um fiel amigo e companheiro de ministério, que foi Tíquico, ele que era uma pessoa de confiança do apóstolo, companheiro de viagens e por muitas vezes cumpriu missões importantes de visitas as igrejas enviado por Paulo.

CONSERVO. Esta palavra pode ser melhor compreendida como sendo “auxiliar” ou alguém que está a disposição de outrem para o representar de forma oficial. Neste caso, Tíquico era um dos cooperadores de Paulo quando este não podia visitar as igrejas por ele fundadas ou supervisionadas, de forma que como seu auxiliar de confiança o representava nas missões por Paulo determinadas. Neste caso do texto hora a que estamos comentando, o apóstolo estava preso e não podia viajar para visitar a igreja de Cristo que estava em Colossos, portanto, estava enviando Tíquico.

DO SENHOR. Além de ser cooperador e auxiliar de Paulo, o grande missionário dos gentios, Tíquico era acima de tudo, um fiel ministro e servo de Cristo Jesus, o Senhor de Paulo, da igreja e também de Tíquico, que era conservo de Paulo e servo de Cristo.

VOS FARÁ SABER O MEU ESTADO. Apesar de se encontrar preso por pregar o evangelho das boas novas de Cristo, o apóstolo se importava de fato com tudo que acontecia com as igrejas de Cristo no mundo gentílico. De forma que ele procurava saber o estado de cada igreja e também lhes infirmava a sua situação de momento, como neste caso, estava enviando alguém para falar sobre o que ele estava passando neste instante.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Colossenses 4:6

Colossenses 4:6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
A VOSSA PALAVRA. Em textos anteriores o autor havia escrito sobre o comportamento de cada um daqueles que seguem o verdadeiro cristianismo, por meio dos seus atos, ações e obras. Agora, ele começa este versículo escrevendo sobre o modo de falar dos representantes do reino de Cristo, e que faziam parte da igreja do Deus vivo em colossos. Certamente, o escritor tinha em mente especificamente todos aqueles que eram pregadores do evangelho do Senhor Jesus, como embaixadores de Deus.

SEJA SEMPRE AGRADÁVEL. Essa frase nos remete a escrever de que muitos dos que se dizem pregadores do evangelho nos dias de hoje precisam aprender com o significado desta expressão da palavra de Deus. Isto porque, verdadeiros campos de batalhas têm se travado nas atividades evangelísticas das igrejas, no sentido de, atacarem com palavras agressivas os ouvintes do evangelho de Cristo. Quando se diz que o evangelho da graça significa “boas novas” é porque ele deve ser agradável para ser ouvido.

TEMPERADA COM SAL. Essa é uma metáfora usada pelo autor para representar uma linguagem simbólica com alguns significados importantes. O sal é o melhor tempero de um alimento, sem ele, quase todas as comidas perdem o seu sabor. A mensagem do evangelho transmitida pelos pregadores tem que ter efeito na vida daqueles que são ouvintes das boas novas do evangelho. E o conteúdo transmitido pelos mensageiros do reino de Deus deve causar mudança no perfil daqueles que ouvem a palavra de Deus.

PARA QUE SAIBAIS. O que o escritor tenciona escrever para os seus leitores é de que eles precisam agir com sabedoria em todos os momentos em que transmitem o evangelho para que possam ter a certeza de que estão semeando as boas novas da nova aliança pela sabedoria que vem do alto, e não meramente com a sabedoria humana. O pregador do evangelho tem que ter consciência do que está transmitindo.

COMO CONVÉM. Não adiante pregar, simplesmente por pregar, e é justamente o que o apóstolo tenta alertar para os irmãos da igreja de Colossos. A pregação consciente é aquela que o mensageiro se prepara por meio de oração, consagração, meditação e estudo da palavra de Deus. Quem não se prepara para pregar o evangelho da graça, termina por improviso sendo agressor dos seus ouvintes.

RESPONDER. Como já dizem os pensadores da teologia, os seguidores de Cristo são a bíblia daqueles que ainda não se converteram ao verdadeiro cristianismo. Os incrédulos, por não darem crédito à palavra de Deus, eles não buscam crescer no conhecimento do Senhor, por não lerem a bíblia. Mas quando se sentem curiosos sobre as coisas de Deus procuram os cristãos para tirarem suas dúvidas.

A CADA UM. Não existe resposta pronta, nem passe de mágica para as perguntas feitas pelos curiosos da palavra de Deus. Cada pessoa e cada pergunta que são feitas merecem uma resposta diferente, até porque de todos que buscam suas respostas, cada um precisa de uma palavra que satisfaça sua curiosidade pessoal. Por isso que os seguidores de Cristo tem que estarem preparados para darem a resposta certa.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Colossenses 4:4-5

Colossenses 4:4-5 - Para que o manifeste como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.
PARA QUE. Nos textos anteriores o escritor sugere que os irmãos da igreja de Colossos perseverem em oração, e ao mesmo tempo solicita que eles se ponham de joelhos e exerçam o ministério de intercessão em seu favor para que Deus abra a porta da palavra. Para isso é que Paulo foi chamado por Cristo quando teve o seu encontro pessoal com o Cristo de Deus no caminho de Damasco, justamente para ser um anunciador do evangelho das boas novas de Cristo no mundo gentílico.

O MANIFESTE. Um estudo criterioso da vida e obra feita pelo grande apóstolo dos gentios nos faz ver que Paulo dedicou suas atividades em pregar o evangelho da nova aliança para aqueles que ainda não conheciam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, bem como se empenhou efetivamente em ensinar nas igrejas por ele fundadas e por onde passava sobre a nova dispensação da graça implantada por Cristo, como sendo a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo.

COMO ME CONVÉM FALAR. O missionário não desejava expor simplesmente sua sabedoria humana na divulgação das boas novas do evangelho de Cristo, mas o seu desejo era justamente executar o plano de Deus falando apenas e tão somente aquilo que era da vontade do Senhor seu Deus mediante a direção e orientação do Espírito Santo. Tanto as autoridades romanas como os líderes religiosos das demais religiões viviam a observar o apóstolo no que ele pregava para ter do que o acusar.

ANDAI. Neste ponto, o autor usa de uma metáfora para ensinar aos cristãos de Colossos de como deviam se portar perante a sociedade como representantes do reino de Deus e seguidores do Senhor Jesus. Este “andar” sobre o qual o escritor se refere, diz respeito a maneira em como deve o seguidor do verdadeiro cristianismo viver diante dos seus familiares, amigos e conhecidos, bem como eles devem se comportar quando forem pregar o evangelho de Cristo, seja por meio da pregação ou do testemunho.

COM SABEDORIA. Aquele que prega as boas novas do evangelho simples do Senhor Jesus, não deve se vangloriar da sabedoria humana de que possui, mas deve sim buscar se encher da sabedoria que vem do alto, pela presença e manifestação do Espírito Santo em sua vida na pregação ou ensino. Quem convence o pecador de suas culpas perante a justiça divina, não é um discurso bem elaborado nem uma retórica com palavras eloquentes, mas sim o poder do Espírito Santo na vida de quem prega.

PARA COM OS QUE ESTÃO DE FORA. Uma coisa é ensinar sobre as coisas do reino dos céus para a igreja do Senhor Jesus, e outra é pregar as boas novas do evangelho da graça para aquelas pessoas que ainda não são convertidas ou regeneradas. Portanto, faz-se necessário que os evangelistas natos se monitorem sobre o que hão de pregar para os não convertidos, a fim de pregarem apenas o evangelho de Cristo.

REMINDO O TEMPO. Essa frase pode ser interpretada de várias maneiras, primeiro podes ser que o autor esteja recomendando que os seus leitores preguem sobre que os tempos já estão no fim, ou que eles preguem apena o essencial para os incrédulos.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colossenses 4:2-3

Colossenses 4:2-3 - Perseverai em oração, velando nela com ação de graças. Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso.
PERSEVERAI EM ORAÇÃO. A oração do povo de Deus era um costume antigo, que começou em forma de adoração com o povo de Israel, por meio de Abraão, Isaque e Jacó e que teve seu procedimento por meio daqueles que permaneceram fieis ao Deus de Israel, como seguidores do judaísmo. Com a igreja de Cristo não foi diferente, os seguidores de Cristo deram continuidade a esta prática, por meio da adoração a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A igreja de Cristo deveria perseverar em oração a Deus.

VELANDO NELA COM AÇÃO DE GRAÇAS. Uma outra prática que a igreja de Cristo herdou do judaísmo como algo justo e bom foi justamente as ações de graças, também como forma de adoração por meio das orações e de celebrações específicas para tais finalidades. As orações da igreja de Cristo, que estava na cidade de Colossos deveriam ser acompanhadas de ações de graças, dirigidas a Deus pelos benefícios recebidos e pelas bênçãos alcançadas, da parte do Deus de bondade e beneficência.

ORANDO TAMBÉM JUNTAMENTE POR NÓS. Neste ponto, o apóstolo faz uma solicitação a igreja de Colossos para que todos exercessem o ministério de interseção por ele e os seus companheiros de ministério. Na realidade era um tempo muito difícil para toda a igreja, e principalmente para os missionários cristãos que pregavam o evangelho das boas novas no mundo gentílico. E Paulo foi um dos líderes do cristianismo neste tempo, mais perseguido por anunciar a salvação em Cristo Jesus.

PARA QUE DEUS NOS ABRA. Percebe-se que o autor desta carta é consciente de que foi chamado por Cristo para pregar o evangelho das boas novas aonde Cristo ainda não era bem conhecido. Ele também sabia de que era o Deus Todo-poderoso quem abria a porta da palavra para que ele pudesse exercer com ousadia o seu ministério de pregar as boas novas por onde passasse. Nem todas as cidades aceitavam os missionários cristãos como bem vindos, daí a dificuldade para se pregar o evangelho.

A PORTA DA PALAVRA. Por meio da cidade de Filipos e depois por outras cidades, o evangelho estava penetrando em toda a Europa, e o apóstolo via isso como uma boa oportunidade para difundir as boas novas de Cristo naquele continente. No entanto, as autoridades romanas e das demais nações daquele continente antigo, por se sentirem ameaçados com o crescimento do cristianismo, tentavam sufocar a mensagem do evangelho por meio das perseguições, prisões e morte dos missionários cristãos.

A FIM DE FALARMOS DO MISTÉRIO DE CRISTO. Nenhum dos outros apóstolos recebeu tamanha revelação sobre este “mistério de Cristo” o quanto o apóstolo Paulo, que ficou incumbido de levar as boas novas do evangelho aos gentios, enquanto Pedro e os demais se dedicaram principalmente no início do cristianismo ao povo de Israel.

PELO QUAL ESTOU TAMBÉM PRESO. Esta é mais uma das cartas da prisão de Paulo. Não se sabe ao certo em que cidade o apóstolo se encontrava aprisionado, se em Éfeso ou em Roma ou em qualquer outro lugar. Esse era o preço que o apóstolo dos gentios tinha que pagar por pregar o evangelho das boas novas de Cristo.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Colossenses 4:1

Colossenses 4:1 - VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e equidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.
VÓS SENHORES. Este primeiro versículo do capítulo quatro, poderia fazer parte do capítulo anterior porque está dentro do mesmo assunto que o autor vinha tratando, entre servos e senhores. Neste caso, o apóstolo não está em regra geral se dirigindo aos donos de escravos que faziam parte da alta sociedade de Colossos, mas sim aos seguidores de Cristo, que faziam parte da igreja do Senhor naquele lugar e que também tinham servos a seu serviço, seja como donos de escravos ou patrões.

FAZEI. O verbo nos chama a atenção para o que os senhores ou patrões de escravos faziam de certo ou de mal contra os seus servos, e isso em especial os cristãos que tinham a sua disposição escravos, servos ou filhos de criação. O autor chama a atenção deles no sentido de praticarem o que é justo e correto para com aqueles que lhes serviam em seus empreendimentos, fazendas ou em casa. Que o comportamento deles para com seus servos fossem de servos de Cristo e do próximo.

O QUE FOR DE JUSTIÇA. Como o escritor se dirigia aos cristãos que faziam parte da igreja de Cristo em Colossos e que tinham a sua disposição, escravos, servos, empregados ou filhos de criação, ele esperava que os irmãos fossem justos para com seus empregados, lhes pagando os seus direitos e cumprindo fielmente com o que determinavam as leis da época e os bons costumes cristãos. Todo cristão verdadeiro é convidado pelo evangelho da graça a ser praticante da justiça social.

E EQUIDADE. Além de praticarem a justiça social, trabalhista e humanitária, os senhores de escravos para quem o autor estava escrevendo deveriam ser também cheios de equidade para com os seus servos ou empregados. E isso se traduz por atos de bondade, por ações de benevolência e práticas humanitárias, até porque a lei de Cristo tem como uma de suas fortes vertentes a prática do amor fraternal para com o próximo. De forma que os senhores cristãos deveriam ser cheios de compaixão.

A VOSSOS SERVOS. Estes servos a quem se refere o autor dizem respeito aos escravos, empregados, ou filhos de criação, que faziam parte da estrutura de mão de obra dos mais abastados da elite social da época. O fato de alguém ser livre em Cristo por fazer parte do cristianismo, não lhe dá o direito de não cumprir com os seus deveres para com seus senhores, seja como escravo, como empregado ou como filho adotivo. Ser livre em Cristo, reforça ainda mais, o dever de ser um bom cidadão.

SABENDO QUE TAMBÉM TENDES UM SENHOR. O apóstolo chama a responsabilidade dos irmãos da igreja de Cristo em Colossos que tinham a sua disposição escravos, servos ou filhos de criação, que eles eram senhores aqui na terra, mas que acima de tudo não se esquecessem de que também eles tinham um superior, Cristo Jesus.

NOS CÉUS. Essa frase nos remete a entender a superioridade de Cristo sobre todos os seres humanos, até mesmo sobre os que na terra se acham importantes e que ocupam posições de poder sobre os demais. Cristo ao ressuscitar de entre os mortos, ele subiu ao céus para se assentar a destra de Deus, ocupando posição muito elevada acima de todos e de tudo.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Colossenses 3:25

Colossenses 3:25 - Mas quem fizer injustiça receberá a injustiça que fizer; pois não há acepção de pessoas.
MAS QUEM FIZER. E continua o autor desta carta a igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos em advertir aos seus leitores, neste caso, aos servos ou escravos, mesmo sendo cristãos, para que se portassem condignamente para com seus patrões, dando o bom exemplo como servos de Cristo também. Que eles atentassem para o que estavam fazendo ou para o que estavam pensando em fazer de contrário aos seus patrões, porque tudo isso poderia trazer sérias consequências para suas vidas, além é claro de trazer problemas de perseguição contra a igreja e para o ministério.

INJUSTIÇA. Neste caso das injustiças praticadas pelos servos ou escravos contra seus patrões ou senhores seria agirem de má fé em seus comportamentos dúbios, quando no texto anterior o apóstolo lhes recomenda de que sejam sinceros, simples e comprometidos em cumprirem suas tarefas para com seus patrões como se estivessem agindo para com Cristo, o Senhor de todos. Tudo indica que o escritor estivesse sendo informado de que houvesse algum tipo de motim planejado pelos irmãos da igreja de Colossos que eram escravos contra os seus patrões ou senhores.

RECEBERÁ. Certamente o autor está se reportando a lei da colheita segundo a semeadura. Mesmo sendo injustiçados pelos seus senhores, os irmãos não poderiam revidar agindo da mesma forma que os incrédulos, até porque, quem vive conforme o evangelho da verdade sabe de que, aquilo que se planta é justamente o que se colhe, de forma que os seguidores de Cristo para quem o apóstolo estava transmitindo seus conselhos deveriam ser cautelosos em seus atos. Os irmãos não deveriam se envolver nas revoltas e motins praticados pelos escravos contra seus senhores.

A INJUSTIÇA QUE FIZER. Os mais antigos aconselhavam as crianças de que não atirassem pedras para o alto, porque esta mesma pedra poderia cair na cabeça de quem atirou. O agricultor que prepara o seu rosado e com muito trabalho fizer a plantação de milho somente, não pode esperar colher uvas, porque aquilo que ele plantou é justamente o que haverá de colher. Toda ação gera uma reação, e neste caso a corda sempre quebra do lado do mais fraco, que neste contexto, seriam os servos e não os seus senhores. Não adianta o fraco querer medir força com o forte.

POIS NÃO HÁ ACEPÇÃO. Podemos conjecturar de que os cristãos que eram escravos ou servos pensavam de que por serem pertencentes à igreja livre de Cristo, deveriam se tornar livres também em termos sociais. No entanto, o evangelho ensina aos seguidores do reino de Cristo, que como cidadãos comuns devemos nos submeter às leis dos países, dos quais fazemos parte ou moramos. Em termos de dever social, o cristão não está imune de cumprir com suas obrigações para com o seu país.

DE PESSOAS. Primeiro, pelo fato de servirem a Cristo e ao seu reino, não os tornavam livres das consequências pelos seus atos praticados de forma negativa, se cremos que Deus é justo e pratica justiça, ele recompensará a cada um segundo a sua obra. Do outro lado, os cristãos precisavam ser conscientes de que as leis do seu país não lhes fornecem privilégios por serem pessoas convertidas ao cristianismo, pelo contrário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...