quinta-feira, 30 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:15-16

1 Coríntios 1:15-16 - Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
PARA QUE NINGUÉM DIGA. Continuam as controvérsias sobre o combate do apóstolo Paulo, no que diz respeito ao status cool que estavam dando ao serem batizados pelos principais líderes da igreja em Corinto. O contexto nos deixa transparecer de que, o partido que mais se fortalecia dentro da comunidade cristã de Corinto era justamente o do apóstolo Paulo. Porem, como o fundador daquela igreja Paulo sabia do perigo que isto representava, dentro dos parâmetros do cristianismo, procurava então, veementemente apagar o foco da idolatria aos líderes cristãos daquela época.

QUE FOSTES BATIZADO. Nem mesmo aqueles mais fervorosos defensores do implantador da igreja em Corinto podiam usar o combustível da prova razoável, em afirmarem de que foram batizados pelo grande apóstolo dos gentios. O combate era inevitável, e Paulo usava desta epístola para atenuar o que estavam dando tanto valor, que era a supervalorização dos batizadores e não do batismo em si, e em nome de quem eram os cristãos batizados, no caso, em nome do Senhor Jesus. Se Paulo era o grande líder, ou Pedro que representava o grupo dos apóstolos originais e a igreja mãe de Jerusalém, e ou ainda Apolo o pregador eloquente que ovacionava as multidões com suas pregações profundas e emocionantes. Isso tudo era de menos valor.

EM MEU NOME. A cultura pagã da mitologia religiosa dos tempos mais antigos batizavam os membros de suas seitas em nome das personagens mais importantes da sociedade, até mesmo dos supostos heróis que já haviam morrido. Sorrateiramente depois da saída de Paulo em viagem missionária, as facções que estavam se formando na igreja em Corinto tentavam trazer este costume do paganismo para dentro do cristianismo. Razão do combate de Paulo nesta carta, a tais tradições e costumes.

E BATIZEI TAMBÉM. Não se sabe ao certo, se o próprio Paulo teve um raio de luz na lembrança de que tinha batizado alguns poucos seguidores de Cristo. Ou se o seu amanuense (quem escrevia por Paulo) o lembrou, quem sabe o próprio Estéfanas que estava por perto. Em texto anterior ele falou que tinha batizado a família de Cloé o seu amigo que lhe hospedava quando estava em Corinto. Mas neste momento, ele cita mais uma família que fora por ele batizada, todavia, não em seu nome.

A FAMÍLIA DE ESTÉFANAS. Mas uma família completa, que se converteu do paganismo ao cristianismo e foram todos batizados pelo apóstolo Paulo. Estéfanas quer dizer aquele que usa coroa, porque é príncipe. Este era mais um daqueles que apoiava o ministério do apóstolo Paulo tanto na cidade de Corinto quanto em Éfeso.

ALÉM DESTES. Neste momento Paulo faz uma pausa e coloca sua memória em atividade buscando localizar em seu banco de dados memorial se mais alguém além dos já citados ele tinha batizado ainda. Ao que tudo indica mais ninguém. E completa.

NÃO SEI SE BATIZEI ALGUM OUTRO. Fazendo um alto exame de sua consciência não encontrou nenhum dado registrado, de mais nomes ou grupos familiares que tenha efetuado a ordenança do batismo, em nome do Senhor Jesus, e não em seu nome.

1 Coríntios 1:13-14

1 Coríntios 1:13-14 - Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio.
ESTÁ CRISTO DIVIDIDO? A resposta a esta pergunta é não. A operação chamada divisão por menor que seja tem como resultado a diminuição do objeto dividido. Com isso Paulo especula dos líderes da igreja que estava na cidade de Corinto se eles não percebiam que o partidarismo não seria uma forma de diminuir a Cristo? Cristo é Deus e Deus não divide sua glória com ninguém. O fato de ser direcionada uma reverência exacerbada a Cefas, Apolo ou a Paulo isso era uma forma de idolatria cristã, coisa que não é permitida no cristianismo. Só quem é digno de toda adoração ou veneração é o fundador do Cristianismo, Cristo Jesus nosso Senhor e único salvador.

FOI PAULO CRUCIFICADO POR VÓS? A resposta a esta pergunta também é não. Porque na verdade foi o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo quem foi crucificado no alto do gólgota em prol da humanidade. O sacrifício do Cordeiro da expiação já estava previsto nas profecias messiânicas em Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

OU FOSTES VÓS BATIZADOS EM NOME DE PAULO? A resposta mais uma vez é não. O batismo cristão praticado na igreja de Cristo nos tempos primitivos era conforme o Senhor Jesus deixou como ordenança registrado por Mateus 28:18-19 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Em se tratando dos homens, o batismo cristão é em nome de Cristo. Atos 19:5 - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

DOU GRAÇAS A DEUS. Paulo rechaça a idolatria disfarçada dos líderes da igreja de Corinto com uma expressão irónica, ao mesmo tempo dá graças a Deus, porque não exerceu plenamente o ministério de batismo em Corinto. Ao que tudo indica a ordenança do batismo cristão mesmo sendo em nome de Cristo, estava havendo uma distorção no sentido de que o batizador tinha mais valor do que o batismo em si.

PORQUE A NENHUM DE VOS BATIZEI. O ministério de Paulo estava mais voltado ao evangelismo e a pregação das boas novas de Cristo Jesus. Assim como ao ensino cristão de uma conduta voltada para o reino de Deus e de Cristo.

SENÃO A CRISPO. Crispo significa pessoa de cabelo crespo. Ele era o chefe da sinagoga na cidade de Corinto. Ele se converteu ao cristianismo e trouxe muitos da cidade de Corinto ao Senhor Jesus. Era uma das lideranças daquela igreja.

E A GAIO. Boa parte dos comentaristas bíblicos concordam em afirmar de que este Gaio era quem hospedava a Paulo quando este chegava em Corinto de suas viagens. Como ele se tornou amigo pessoal do apóstolo Paulo solicitou que este o batizasse.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:12

1 Coríntios 1:12 - Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
QUERO DIZER COM ISTO. Esta frase do apóstolo Paulo nos remete ao que ele vinha escrevendo nos textos anteriores desta mesma epístola. Quando se refere ao comportamento dos líderes e da igreja no tocante as dissensões. Ao que tudo indica o racha estava estabelecido naquela comunidade cristã que ficava na cidade de Corinto. As contendas em torno dos ensinos e pregações era o que prevalecia e cada um que se achasse donos da verdade. Ou Paulo estava expressando de forma exagerada a sua preocupação com a obra da igreja em Corinto ou realmente aquela comunidade e principalmente os seus líderes estavam precisando se converter novamente. Estas mesmas coisas acontecem nas igrejas dos dias de hoje. Tudo isso é recorrente.

CADA UM DE VÓS DIZ. O partidarismo ideológico estava prevalecendo entre aqueles que ensinavam na igreja de Corinto e o fisiologismo pragmático dominava aqueles que pregavam para a igreja. Os líderes estavam como que voltando ao paganismo nos seus moldes de culto a personalidades. É a idolatria evangélica disfarçada dos nossos dias, onde supostos líderes religiosos são tão venerados quanto os ídolos e as imagens de esculturas das religiões ditas pagãs. Essa praga da hipocrisia religiosa tem se infiltrado de tal maneira nas igrejas atuais, ao ponto de Cristo ser substituído sorrateiramente por líderes, pregadores, cantores e oradores que se acham os reis da cocada preta.

EU SOU DE PAULO. Estavam formados quatro grupos distintos na igreja de Corinto, e o primeiro deles era o grupo de “Paulo”. Ensinam-nos os comentaristas bíblicos de que o apóstolo foi um dos mais importantes fundadores da igreja local da cidade de Corinto, como sendo o primeiro missionário a explorar a Grécia, portanto, Corinto. Antes de o evangelho chegar, os cidadãos daquele lugar viviam embrenhados na idolatria do paganismo adorando e venerando seus líderes vivos e mortos. Enquanto Paulo estava entre eles, isso não era permitido, foi só Paulo se afastar um pouco e eles começaram a voltar a esta prática que não é permitida jamais pelo cristianismo verdadeiro.

E EU DE APOLO. O segundo grupo era o de “Apolo”. Que era um Judeu de Alexandria, muito eloquente, instruído na fé cristã por Áquila e Priscila. Tornou-se poderoso pregador do evangelho em Éfeso e em Corinto. Os veneradores de Apolo eram aqueles que colocavam o saber acima das revelações e da inspiração. Os que hoje acham de que não precisa estudar para pregar a palavra de Deus acusam os teólogos de serem do partido de Apolo. Já os estudiosos da teologia se defendem sustentando a tese de que a revelação e a inspiração foi um ministério exercido na igreja primitiva quando ainda não havia o Novo Testamento escrito nem a bíblia como temos nos dias de hoje.

E EU DE CEFAS. Este foi o nome aramaico que Jesus deu a Pedro (João 1:42). Era o terceiro grupo que veneravam a Pedro como rejeição ao nome de Paulo e de Apolo como sendo lideranças da igreja em Corinto. Esse grupo deu muito trabalho a Paulo.

E EU DE CRISTO. O quarto grupo eram daqueles que permaneciam nos ensinamentos de Paulo e de Apolo de que deviam adorar e venerar somente a Cristo Jesus como único e suficiente Salvador. Estes romperam definitivamente com a idolatria.

1 Coríntios 1:11

1 Coríntios 1:11 - Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
PORQUE A RESPEITO DE VÓS. Paulo era um missionário e pregador itinerante. Por onde passava pregava exaustivamente as boas novas do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Falando e anunciando de que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus, que é o Cristo, enviado e ungido de Deus como salvador da humanidade. Depois de implantada a igreja local, ele partia para um outro campo missionário. Porem, não abandonava as comunidades cristãs já fundadas e estabelecia. Ele ficava em contato direto e permanente com os líderes locais por meio dos seus informantes.

IRMÃOS MEUS. Apesar de Paulo ter se transformado no grande apóstolo Paulo e por consequente uma das maiores liderança da igreja primitiva no mundo gentílico, ele se considerava igual aos demais irmãos. Diferente de muitos líderes dos dias de hoje, que se consideram semideuses perante a igreja, ou são idolatrados pelos menos esclarecidos das verdades do evangelho. A maioria já perdeu esta identidade cristã tão importante, quando não são mais chamados de “meus irmãos”, mas por títulos que os põe acima dos demais membros da igreja de Jesus Cristo, o que não deveria acontecer.

ME FOI COMUNICADO. A igreja de Corinto tinha uma importância especial para Paulo. É tanto que o apóstolo lhes escreveu duas grandes epístolas, em termos de conteúdo. Estivesse onde estivesse e fazendo qualquer coisa, quando ele via qualquer um dos irmãos da igreja que estava na cidade de Corinto, ele buscava saber como estavam às coisas por lá. E encontrando uma família que fazia parte daquela comunidade cristã, logo cuidou em pedir um relatório completo de como andava a obra de Deus naquela cidade. Ele se encontrava em Éfeso, de onde escreveu esta epístola, mas, fazia os discípulos de Cristo em Corinto terem consciência de que ele estava sabendo de tudo.

PELOS DA FAMÍLIA DE CLOÉ. Cloé é um nome próprio feminino que quer dizer verde, no sentido de jovem, ou alguém inexperiente, e sem maturidade. Ao que tudo indica ante de se converter ao cristianismo pertencia ao paganismo, como uma pessoa que foi consagrada pelos seus pais a deusa Demétria (deusa da terra e da agricultura). Esta jovem ao que podemos conjecturar se não era de Corinto, mas conhecia muito bem o que se passava naquela igreja. Há quem diga de que ela era de Éfeso, mais que visitava constantemente a igreja de Corinto, ao ponto de fornecer as informações a Paulo.

QUE HÁ CONTENDA. No relatório repassado pela jovem cloé ao apóstolo Paulo, o que mais chamou a atenção do fundador da igreja que estava em Corinto, foram justamente às disputas em forma de contendas que haviam. É provável que houvesse mais de uma liderança na igreja, que entre si, queriam ocupar a proeminência.

ENTRE VÓS. As contendas e as dissensões eram entre as lideranças que tomavam conta da igreja de Corinto. Eles estavam se digladiando entre si por questões ideológicas, porque haviam vários grupos, os de Paulo, Apolo, Cefas e de Cristo.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:10

1 Coríntios 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
ROGO-VOS, POREM, IRMÃOS. O apóstolo Paulo estava dando início a uma nova secção de seus escritos. Falando desta feita sobre as dissensões que haviam na comunidade cristã da cidade de Corinto. Como o escritor desta epístola se considerava o pai na fé dos irmãos da igreja de Corinto, ele tomava a liberdade de os exortarem a respeito de como deveriam se comportar uns com os outros. Mas para que não transparecesse de que ele estava usando da autoridade que lhe cabia, como fundador da igreja naquela comunidade. Humildemente lhes lançava rogos em forma de solicitação para que eles se unissem com os mesmos objetivos. Além de lhes chamar de irmãos numa atitude de igualar-se aos seus pares, no sentimento de humildade.

PELO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Percebe-se claramente o quanto Paulo em tudo buscava honrar o poderoso nome de Cristo Jesus. Por isso que ele escreveu em Colossenses 3:17 - E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Quanto ao Senhorio de Cristo, nos diz a palavra do Senhor em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Sobre “Jesus Cristo” Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala dos seus atributos e principalmente de sua missão como sendo o Messias de Deus. O nome de Jesus Cristo é o mais poderoso.

QUE DIGAIS TODOS UMA MESMA COISA. Uma das igrejas que Paulo implantou em suas viagens missionárias e que mais recebeu instruções sobre o conteúdo da nova aliança de Deus com os homens por meio de Cristo, foi justamente a igreja cristã na cidade de Corinto. Todavia, ao que tudo indica estava havendo confusão no repasse destes ensinos por parte dos que ficaram responsáveis pelo discipulado cristão naquele lugar. Ou alguns dos pregadores que por lá estavam passando estavam falando de um outro evangelho, do qual Paulo não havia pregado e ensinado.

E QUE NÃO HAJA ENTRE VÓS DISSENSÕES. Enquanto o apóstolo estava presente, a coisa ia muito bem entre os líderes daquela comunidade cristã. Mas como Paulo era um missionário que cumpria missões evangelizadoras no mundo gentílico. Ao sair começavam as contendas entre os líderes da igreja. O que prevalecia era o racha e as divisões entre aqueles que deveriam contribuir para a unidade da comunidade de Cristo. Cada um que pregava uma coisa e ensinavam doutrinas deferentes.

ANTES SEJAIS TODOS UNIDOS EM UM MESMO PENSAMENTO. Como neste período ainda não havia um Novo Testamento pronto como temos hoje. Geralmente se utilizavam dos elementos do antigo pacto que foram absorvidos pela nova aliança. Com isso dependiam das interpretações alegóricas que se davam das antigas Escrituras para os novos ensinos da nova dispensação implantada pelo Messias de Deus.

E EM UM MESMO PARECER. O que Paulo desejava realmente era de que os irmãos, os líderes que ensinavam e pregavam na igreja cristã que estava na cidade de Corinto se unissem nos discursos, nas ideias e nos conceitos. Sem dissensões nem contendas.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:9

1 Coríntios 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
FIEL É DEUS. As Escrituras nos ensinam a respeito da fidelidade de Deus. Deuteronômio 7:9 - Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. E a fidelidade de Deus é incondicional, 2 Timóteo 2:13 - Se formos infiéis, ele permanece fiel; Porque não pode negar-se a si mesmo. Podemos depositar toda a nossa confiança no Senhor porque jamais seremos decepcionados por ele.

PELO QUAL FOSTES CHAMADOS. Com isto concorda a passagem bíblica de João 14:16 – Porque não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeie. Foi na verdade o próprio Deus quem nos resgatou do mundo das trevas e da rebelião universal. Por isto o salmista escreveu Salmos 100:5 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele e não nós que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Pela fidelidade do grande Deus podemos ter certeza de que os planos dele e os seus projetos para a humanidade terão o seu fiel cumprimento como lhe apraz. A nossa chamada é muito especial.

PARA A COMUNHÃO. Chamados para a comunhão com Cristo. Tudo partiu de Deus quando enviou o seu unigênito Filho para nos Salvar (João 3:16). E foi concretizado por Cristo quando ele serviu de expiação pelos nossos pecados (Romanos 2:24-26 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Esta comunhão se traduz por está em Cristo.

DE SEU FILHO. Jesus é filho de Deus. Já nas profecias Messiânicas classificava o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. Disse Jesus: Eu e o Pai somos um.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala dos seus atributos e principalmente de sua missão como o Messias de Deus. Porque Cristo quer dizer; o enviado ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus também quer dizer “Salvador”, nome que foi designado pelo próprio Deus, quando enviou o seu anjo a mãe do Salvador para por o nome do menino que havia de nascer para salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Dada a sua fidelidade para com o Pai em todo que executor em sua missão perfeita na terra, Deus o honrou de forma gloriosa. Cristo é Senhor de todos.

domingo, 26 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:8

1 Coríntios 1:8 - O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
O QUAL. “O qual” diz respeito a uma referência ao texto anterior. Que trata da manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquilo que conhecemos como parousia, ou segunda vinda de Cristo para buscar a sua igreja. Até este momento tão importante para a igreja do Deus vivo, Paulo esperava que todos os dons espirituais estivessem à disposição da comunidade Cristã na cidade de Corinto. O escritor desta epístola nos deixa transparecer que a vinda de Cristo é dada por certa, porem, enquanto isto não acontece à igreja precisava continuar crescendo nos dons espirituais em Cristo.

VOS CONFIRMARÁ TAMBÉM. O que Paulo tinha realizado em suas atividades missionárias em prol da igreja de Cristo na cidade de Corinto era a parte que lhe cabia. E ao que tudo indica como era ele um excelente discipulador, consequentemente tinha instruído corretamente aos servos de Cristo como seguir o evangelho das boas novas. No entanto, atribuía irrestritamente a Cristo Jesus nosso Senhor a tarefa de confirmar na fé a todos que se decidiram servir ao reino de Deus, como discípulos de Cristo.

ATÉ O FIM. Como implantador de comunidades cristãs no mundo gentílico, o apostolo fazia o que era possível e o que estava ao seu alcance, para antes de seguir para uma nova missão deixar os convertidos ao cristianismo firmes, nas convicções da nova aliança de Deus com os homens. Ao partir para outros campos missionários transculturais, carregava consigo a esperança de que todos perseverassem até o fim.

PARA SERDES IRREPREENSÍVEIS. A igreja primitiva não tinha noção do intervalo de longo prazo que ocorreria entre a ascensão de Cristo e a parousia. Os cristãos dos começos da era cristã viviam como se Cristo fosse voltar naquele mesmo tempo de perseguição que eles enfrentavam do império romano. Com isto, Paulo os exortava de que vivessem de tal forma a serem irrepreensíveis para a volta de Cristo Jesus.

NO DIA. O dia de nosso Senhor. Para a mentalidade judaica, o dia do Senhor é um dia de julgamento. Já para o pensamento cristão, o dia do Senhor pode ser compreendido como o domingo que era o primeiro dia da semana, isso de conformidade com a interpretação histórica ou textual, que foi o dia da ressurreição de Cristo. Como também em uma interpretação escatológica representa o dia da volta de Cristo, que se dará em duas etapas, uma para arrebatar a igreja e outra para estabelecer o governo milenial. No caso do nosso texto em foco seria o dia do arrebatamento da igreja.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo Jesus, também é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala dos seus atributos e principalmente de sua missão como o Messias de Deus. Porque Cristo quer dizer; o enviado ou ungido de Deus para executar o plano da salvação.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...