segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Tiago 5:8

Tiago 5:8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
SEDE VÓS TAMBÉM. No texto anterior o escritor pede que os irmãos observem o exemplo do agricultor que segue as etapas desde a preparação do terreno, a espera pela chuva temporã, a plantação, a limpeza das ervas daninhas, a espera da chuva serôdia e por fim a colheita e o armazenamento dos frutos do seu trabalho. Da mesma forma devem os irmãos ter a mesma paciência diante das provações a fim de aguardarem o retorno de Cristo Jesus, ele que prometeu vir buscar os remidos.

PACIENTES. Nos tempos da igreja primitiva, não era nada fácil servir a Cristo e ao seu reino, porque em muitos casos, era motivo de ter os bens confiscados pelo governo, ser duramente perseguido, ser levado aos tribunais civis e religiosos, e em grande parte perder a própria vida por amor a Cristo e seguir o evangelho das boas novas. Eis a razão porque o escritor pede que os irmãos fossem pacientes diante dos acontecimentos para não negarem o nome de Cristo e com isso perderem a salvação.

FORTALECEI. Os prejuízos financeiros e sociais causados, naquela época, por ser um seguidor do Senhor Jesus, diante das perseguições feitas pelos inimigos do evangelho, muitas vezes causavam um desânimo exponencial em grande parte dos cristãos. Mas, tudo isso, não devia ser motivo de desistir da caminhada, pelo contrário, essa era uma prova de que, o discípulo estava seguindo as pisadas do Mestre. Até porque muito mais sofreu o Senhor Jesus, quando esteve na terra para remir a sua igreja amada.

OS VOSSOS CORAÇÕES. Isso fala do homem interior e do “ser” essencial do ser humano, que neste caso, vinha sofrendo muitas reações negativas, por conta das perseguições que a igreja de Cristo vinha passando naquele tempo. O Senhor Jesus quando esteve cumprindo o seu ministério entre os seus apóstolos fez grandes e preciosas promessas, que deviam servir de âncora, a fim de fortalecer seus seguidores, apontando para uma vida melhor, na Nova Jerusalém, morada futura dos remidos.

PORQUE JÁ A VINDA. Mesmo que os filhos de Deus tivessem que enfrentar os ataques dos judaizantes, confrontar os falsos ensinos dos gnósticos e dos líderes das seitas heréticas, mesmo que fossem perseguidos, presos e até mortos pelo império romano, deviam manter seus corações fortalecidos e a fé firme, porque a vinda de Cristo para buscar a sua igreja era dada por certa, porque essa foi a sua promessa.

DO SENHOR. O Messias de Deus trazia consigo o direito de ser “Senhor” de tudo e de todos, até porque ele era o filho de Davi, e como tal era Rei de Israel. O profeta Daniel 7:14 já vaticinava a respeito do governo e do domínio que o Cristo de Deus exerceria sobre todo o mundo. E o Novo Testamento esta repleto de referências bíblicas descrevendo sobre o Senhorio de Cristo e de como ele se tornou “o Senhor”.

ESTÁ PRÓXIMA. A vinda de Cristo, o Senhor, está próxima. Os escritores do Novo Testamento (e acredita-se que este era o pensamento da época) não cogitavam sobre o hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e a sua vinda para arrebatar a sua igreja. Nos dias de hoje, esta frase está dentro da realidade do tempo e das profecias escatológicas.

Tiago 5:7

Tiago 5:7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
SEDE POIS, IRMÃOS, PACIENTES. O autor começa uma nova secção de sua epístola falando sobre o modo paciente com que os irmãos devem aguardar a volta de Cristo Jesus para buscar a sua igreja, que ele comprou e remiu com o seu sacrifício de amor. Ser paciente é ter a calma serena da alma para esperar as coisas acontecerem no tempo determinado por Deus. Somos todos irmãos em Adão e Eva, os judeus em Abraão Isaque e Jacó, e os cristãos em Cristo Jesus, conforme João 1:11-12 nos ensina.

ATÉ A VINDA DO SENHOR. A igreja primitiva não fazia distinção de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, até porque os seguidores do Senhor Jesus do primeiro século da era cristã pensavam que Cristo viria já naquele mesmo tempo, eles não imaginavam de que haveria um hiato de tempo, como já tem acontecido desde que Jesus subiu ao céu. A preocupação do escritor era para que os irmãos não se desviassem do evangelho, mas esperassem a volta de Cristo para o arrebatamento.

EIS QUE O LAVRADOR. Em si tratando de uma linguagem bem comum ao homem do campo, neste caso, “lavrador” é aquele que vive das atividades agrícolas, o homem da roça, que prepara o terreno, espera dar as primeiras chuvas, faz a plantação, limpa às ervas daninhas, cuida do legume e das plantações, depois faz a colheita e armazena os frutos colhidos. No entanto, em João 15:1, Deus é que é o lavrador, que só está esperando o tempo certo para colher os frutos da terra por meio do arrebatamento.

ESPERA O PRECIOSO FRUTO. O lavrador sabe que tem que cumprir todas as etapas de uma plantação, desde a preparação do terreno, até ter em seus celeiros todos os frutos colhidos de suas plantações, e para tanto, ele tem que esperar o tempo certo para começar a colher o resultado do seu trabalho. Muito mais, o Deus Onisciente, ele que sabe de todas as coisas, vem acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da igreja de Cristo, por isso que, Cristo só voltará no tempo de Deus.

DA TERRA. Quando se diz que o fruto da terra era precioso para o lavrador é porque nos tempos mais antigos, a agricultura era o principal meio de vida da sociedade. Até nos dias de hoje, as populações das grandes metrópoles dependem do que é produzido no campo. No caso do precioso fruto da terra para Deus, diz respeito aos salvos e remidos de Cristo, que participarão do arrebatamento da igreja comprada.

AGUARDANDO-O COM PACIÊNCIA. O lavrador não tem como colher os frutos da sua lavoura sem cumprir com as etapas determinadas, para tanto ele usa a paciência. No caso de Deus e a igreja, o evangelho nos fala que tem que completar o número dos salvos para que o Senhor volte e venha a arrebatar o povo que ele remiu na expiação.

ATÉ QUE RECEBA A CHUVA TEMPORÃ E SERÔDIA. Mesmo que o lavrador ou agricultor tenha preparado o terreno, ele precisa esperar a chegada da chuva que vem na estação própria, além das chuvas que continuam regando as terras, também chamada de chuva serôdia. O Espírito santo esta preparando a igreja para o arrebatamento.

sábado, 2 de janeiro de 2016

Tiago 5:5-6

Tiago 5:5-6 - Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
DELICIOSAMENTE VIVESTES. O versículo cinco dá continuidade ao tópico de exortações contra os ricos opressores, que para enriquecerem de forma ilícita e injusta, exploravam os pobres trabalhadores em suas grandes fazendas, seja como jornaleiros ou como escravos. E para que os ricos opressores exploravam os pobres trabalhadores? Para viverem regaladamente todos os dias de suas vidas. Os mais afortunados economicamente vivem se banqueteando a custa de suas vítimas.

SOBRE A TERRA. Os trabalhadores e os mais pobres da sociedade não tem uma vida nada fácil, porque precisam matar um leão todos os dias para sobreviverem. Mas, aqueles que têm grandes lucros com suas atividades econômicas, e com isso se tornam ricos, tem uma vida abastarda e de regalias, sem dificuldades financeiras e tudo que precisam tem dinheiro para comprar. A sociedade esta dividida em dois grupos distintos, os pobres trabalhadores e os ricos que buscam explorar o proletariado.

E VOS DELEITASTES. Por conta da abundância de recursos financeiros e pelas facilidades que o dinheiro proporciona, os ricos vivem no seu deleite de cada dia, usufruindo dos banquetes e das festas que lhes são favoráveis. A bebedeira é o que não falta, com festas regadas dos manjares mais apetitosos que se possam imaginar. Sem falar nos casos recorrentes de promiscuidades pela prática desordenada da sexualidade e da prostituição. Os prazeres carnais e o pecado é o que predomina.

CEVASTES OS VOSSOS CORAÇÕES, COMO NO DIA DE MATANÇA. O autor usa uma figura de linguagem para descrever o quanto os ricos opressores dão valor aos seus banquetes e festividades profanas. As festas dos fazendeiros e latifundiários eram antecedidas pela matança de bois cevados, porcos gordos, cabritos e ovelhas e outros tipos de animais, muitas aves como galinhas, patos, gansos e etc. Com isso, o apóstolo acusa também os ricos fazendeiros do pecado desenfreado da gula e da comilança.

CONDENASTES E MATASTES. O apóstolo termina esta secção de exortações severas contra os ricos opressores, lhes fazendo mais acusações graves, como o assassinato dos inocentes, as injustiças praticadas e o seu ódio contra os justos da terra. Quem tinha dinheiro também tinha poder para subornar os tribunais e condenar os pobres e trabalhadores. Em geral, a condenação dos mais pobres tinha como pena, a morte.

O JUSTO. Este “justo”, sobre o qual o autor se refere, não diz respeito a um termo religioso tal qual era denominado pela lei de Moisés ou pelo evangelho. Mas diz respeito aos inocentes, que eram condenados injustamente nos tribunais, e que pagavam com a própria vida, mesmo sendo inocentes, onde a justiça era injusta.

ELE NÃO VOS RESISTIU. Não se sabe se o escritor tinha em mente algum caso específico quando escreveu esta frase. O que podemos dizer é que a justiça deixa de ser imparcial, quando de um lado tem um homem pobre e do outro tem um homem rico e poderoso. A Escritura afirma que, aqui na terra, o dinheiro por tudo responde.

Tiago 5:4

Tiago 5:4 - Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
EIS QUE O SALÁRIO DOS TRABALHADORES. Como esta epístola estava sendo enviada para os judeus da dispersão, eles sabiam muito bem os estatutos estabelecidos por Moisés em sua legislação sobre a paga das diárias dos trabalhadores. A ordem era de que ao final de cada dia de trabalho, os diaristas recebessem o pagamento pelo seu serviço prestado. Os costumes da época eram diferentes dos dias de hoje, porque a lei da sobrevivência era difícil, e os mais pobres precisavam do pão de cada dia.

QUE CEIFAM. Naquele tempo, a maior parte das atividades econômicas se concentrava nos trabalhos rurais da agricultura e no campo. A palavra “ceifar” neste contexto, resume todas as atividades agrícolas do homem do campo com os seus trabalhadores. De forma que, para que os grandes latifundiários pudessem executar suas atividades lucrativas com a agricultura, eles contavam com a mão de obra dos trabalhadores diaristas, que eram aqueles contratados pela jornada de um dia apenas.

AS VOSSAS TERRAS. O autor termina por revelar nesta frase quem eram os ricos opressores que ele vinha atacando nas seções anteriores de sua epístola, que eram justamente os grandes donos de propriedades rurais, o que nos dias de hoje, são chamados de grande latifundiários ou fazendeiros. Naquele tempo, a produção agrícola tinha uma importância fundamental na sobrevivência da população e era dela que as famílias tiravam seu sustento, com a mão de obra dos seus chefes de família.

E QUE POR VÓS FOI DIMINUÍDO. O capitalismo gera nas pessoas o sentimento da ganância, que por sua vez, conduz suas vítimas a um vazio onde suas medidas do ter nunca enchem. Os ricos proprietários de terra para obterem mais lucros com os seus negócios injustos, diminuíam os salários dos trabalhadores para ganharem mais dinheiro. Sem falar no trabalho escravo, que nesta mesma época era coisa comum, em que os servos trabalhavam apenas pela comida e dormida nas grandes fazendas.

CLAMA, E OS CLAMORES DOS QUE CEIFAM. Este tipo de injustiça praticada pelos latifundiários contra os trabalhadores se transformava em um tipo de eco ou clamor em forma de gemidos da alma pelo sofrimento dos mais pobres. Certamente, os trabalhos forçados e a exploração da mão de obra, pelos ricos opressores, era algo que fazia com que os pobres assalariados chorassem e lamentassem pelos esforços não recompensados de forma justa. O autor estava combatendo o trabalho escravo.

ENTRARAM NOS OUVIDOS. Nada do que se passa na terra fica fora do alcance do conhecimento do Todo-poderoso, e por meio da sua Onipresença e Onisciência, ele esta acompanhando de perto todas as injustiças praticadas pelos homens.

DO SENHOR DOS EXÉRCITOS. Deus é Senhor tanto dos ricos quanto dos pobres trabalhadores. E a palavra de Deus nos ensina de que o Senhor é o defensor dos injustiçados. A expressão “Senhor dos Exércitos” se refere a Deus como o comandante das miríades celestiais, isso porque os seus anjos são incontáveis.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tiago 5:3

Tiago 5:3 - O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
O VOSSO OURO. Certamente, o autor está se dirigindo aos mais ricos e poderosos da sociedade, a todos aqueles que adquirem suas possessões matérias de forma injusta, por meio do engano, do roubo e da barganha. Na época, quem juntava ou comercializava com este tipo de minério eram os mais ricos da sociedade, tais como: Os fazendeiros e latifundiários, as altas autoridades do governo, grandes comerciantes, e todos aqueles que faziam parte da elite da alta sociedade e da burguesia.

E A VOSSA PRATA. Neste caso, é bem provável que o escritor se refira à classe média de sua época, que também eram pessoas importantes da sociedade e que também colocavam sua confiança nas riquezas materiais. Os mais ricos e os de classe media não eram diferentes, nem um nem outro eram melhores do que o outro, porque estavam todos em uma mesma condição perante os olhos de Deus. O Senhor criou o homem para buscar o seu reino, e não para ser enganado pelas coisas matérias desta vida.

SE ENFERRUJARAM. Percebe-se que o apóstolo era radicalmente contra o homem dar prioridade as riquezas matérias, é tanto que, ele usa boa parte do seu material para combater os ricos opressores e a confiança depositada nas coisas matérias. O autor usa de uma figura de linguagem típica de sua época para representar o quanto as coisas matérias deste mundo são vulneráveis diante dos olhos de Deus. O homem por mais rico que seja, diante de Deus, ele é igual ou pior do que qualquer outro.

E A SUA FERRUGEM DARÁ TESTEMUNHO CONTRA VÓS. Continua o escritor com sua metáfora alegórica para advertir os seus leitores sobre o perigo de se colocar as riquezas matérias acima das coisas do reino dos céus. A mensagem do evangelho afirma que o dinheiro é a raiz de todos os males, com isso, a mensagem é bem clara de que, por causa do amor ao dinheiro é que as pessoas na sua grande maioria desprezam as coisas de Deus em busca de coisas matérias que são passageiras e transitórias.

E COMERÁ COMO FOGO A VOSSA CARNE. O simbolismo usado pelo autor nos ensina sobre o juízo que cairá sobre aqueles que deixam de esperar em Deus e nas suas providências para confiarem nas riquezas matérias. A carne, neste caso, representa a própria pessoa em essência que sofrerá os danos da condenação eterna nas chamas do inferno, e isso porque fez das coisas matérias seu deus e não exerceu fé no Criador.

ENTESOURASTES. O homem natural e materialista gasta toda a sua vida e energias para um só objetivo que é ajuntar tesouros na terra, ou seja, se tornar bem de vida economicamente falando. No entanto, tudo que os ricos conseguem juntar, não lhes servirá para a vida futura na eternidade, senão para lhes prejudicarem perante Deus.

PARA OS ÚLTIMOS DIAS. Jesus deixou o seu bom conselho para todos: Mateus 6:19-20 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Tiago 5:1-2

Tiago 5:1-2 - Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
EIA, POIS, AGORA VÓS. O autor começa uma nova secção de sua epístola, desta vez para alertar aos que só dão valor as coisas matérias, sobre os seus futuros, e os resultados espirituais, em depositarem suas confianças nas riquezas. Quando na verdade o homem foi criado para depender de Deus e depositar sua confiança no seu trabalhar em prol dos seus filhos. Se alguém espera nas providências do Criador, então, o Senhor supre as suas necessidades e não lhe deixa faltar nada do que precisa.

RICOS. Estes são aqueles que acumulam bens materiais para si ou para os seus, em decorrência dos negócios que desenvolvem ou por herdarem dos seus antepassados. Também são ricos aqueles que por astúcias ocupam cargos importantes na administração pública e que usam tais posições para o enriquecimento ilícito, isso porque surrupiam os recursos públicos para transferir o que é do povo para seus patrimônios particulares. Também são ricos aqueles que se tornam ídolos das massas.

CHORAI E PRANTEAI. Ser rico para a sociedade é sinônimo de ser sortudo, de ser feliz, de ter tudo que deseja e quer. Porem, para Deus e o seu reino, as coisas matérias tem valor diferente do que os homens imaginam, porque para o Senhor, o que mais tem valor são as coisas eternas, e não as que são passageiras e transitórias. Portanto, os que se acham ricos das coisas materiais, em vez de viverem se vangloriando de possuírem riquezas, deviam mesmo era lamentarem-se por suas situações.

POR VOSSAS MISÉRIAS. O evangelho conclama de bem-aventurados os pobres, os humildes e mansos, porque deles é o reino dos céus. Do outro lado, as Escrituras reprovam os ricos opressores, os que se acham autossuficientes, os ateus e orgulhosos que zombam de Deus. Jesus pergunta: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. De forma que, Deus vê como lamentável a situação daqueles que só valorizam as coisas matérias em detrimento das espirituais.

QUE SOBRE VÓS HÃO DE VIR. O escritor esta se referindo ao destino futuro e a eternidade daqueles que só vivem para o mundo e para as coisas materiais. De que adianta a pessoa ser rica, poderosa economicamente ou famosa perante as massas e quando partir desta vida para a outra ser reprovada pela justiça divina e passar a eternidade no inferno, lugar de tormento, dor e sofrimentos? Ninguém se engane, porque esta será a realidade de todos aqueles que desprezam a Deus e o evangelho.

AS VOSSAS RIQUEZAS ESTÃO APODRECIDAS. Aqui na terra, o valor das pessoas é medido por aquilo que ela possui de bens materiais. Mas, aos olhos de Deus a regra é diferente, para o Senhor, as coisas materiais são podres, sem valor e só prejudica.

E AS VOSSAS VESTES ESTÃO COMIDAS DE TRAÇAS. Neste caso, as vestes representam o poder, a influência e a aparência de uma pessoa diante da sociedade. Nada disso tem valor diante de Deus, porque tudo isso há de passar. O que Deus quer das pessoas é a simplicidade, a humildade e o reconhecimento de que grande é só o Senhor Deus.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Tiago. 4:17

Tiago. 4:17 – Portanto, aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
PORTANTO, AQUELE, POIS. Não se sabe ao certo se o apóstolo tinha em mente, um líder específico ou ele esta se referindo ao modo genérico de se expressar. É mais provável que ele esteja direcionando sua exortação, pensando em algum líder das sinagogas judaicas ou até mesmo um ministro do evangelho, de sua época. A expressão “portanto” usada neste texto pelo autor, é um indicativo de que ele tenta separar este pequeno versículo da secção a que vinha escrevendo, no entanto, não pode desvincular dos assuntos que ele vinha abordando em sua polêmica epístola.

QUE SABE FAZER. Tiago não pode estar se referindo aos seguidores comuns do judaísmo nem tão pouco aos gentios leigos, convertidos do paganismo ao cristianismo. Mas, podemos conjecturar que ele se dirige aqueles que estavam em posição de destaque perante a comunidade religiosa. Os líderes das religiões são conhecedores das verdades escriturísticas, de tal modo que são instruídos pelas Santas Escrituras a praticarem coisas certas e corretas em suas vidas. O conhecimento da palavra de Deus é um caminho bom para quem quer agir corretamente em todos os seus atos e obras.

O BEM. Fazer o bem ou agir corretamente neste caso é resistir às tentações do inimigo, é guardar a palavra de Deus, em vez de ser apenas um ouvinte, é não fazer acepção de pessoas, é provar que tem fé pela prática de boas ações, é não usar sua faculdade da fala para o que é mau e vão, é agir pela sabedoria que vem do alto, é resistir às peixões carnais, é por fim, depender de Deus em tudo que faz e não nas vaidades humanas. Saber fazer o bem, neste caso, é deixar de fazer a própria vontade e querer pessoal para fazer a vontade de Deus e andar nos seus caminhos.

E NÃO O FAZ. Seja quem for, mas principalmente os líderes religiosos, que não praticam o que é certo e correto em seus procedimentos são reprovados por Deus, porque deixam de ser observadores da palavra do Senhor. Simplesmente ter conhecimento do que é bom, mas agir contrário ao bom censo é como alguém que conhece as verdades das Santas Escrituras, mas que não põe em prática o que sabe, é como alguém que tem conhecimento teórico da palavra de Deus, porem, na prática mais parece um hipócrita religioso. O que Deus quer é a essência e não a aparência.

COMETE. As ações de uma pessoa são quem dizem quem de fato é essa tal pessoa, e não simplesmente sua aparência ou intensões distorcidas. Agir com dupla personalidade só vai provar que uma pessoa é dúbia em sua religiosidade, e não que realmente é sincera perante Deus e as pessoas. Errar e falhar faz parte da natureza humana, mas permanecer no erro, mesmo sabendo que está errado, é a isso que o evangelho chama de apostasia. Quando uma pessoa erra por falta de conhecimento é pura ignorância, mas quem conhece a verdade e persiste no erro, isso é rebeldia.

PECADO. Pecar neste caso, do texto em foco, é saber fazer o bem e terminar praticando o que é mal, quando a intenção é essa mesmo. O autor esta se referindo ao pecado da omissão, onde alguém sabe que tem a obrigação de fazer o que é certo, mas termina fazendo o que é errado para atender aos seus interesses pessoais.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...