segunda-feira, 18 de junho de 2018

1 Coríntios 15:40-41

1 Coríntios 15:40-41 - E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
E HÁ CORPOS CELESTES. Parece que uma das teses defendidas pelos inimigos do evangelho era de que este corpo terrestre dos filhos dos homens chega ao seu término na sepultura. Enquanto isso, Paulo defende a ressurreição do nosso corpo, afirmado que, existem corpos que são adequados para as moradas celestiais. O corpo ressurrecto é composto de elementos diferentes do corpo orgânico e terreno. O corpo terrestre é pó, até a transformação em um corpo incorruptível pela ressurreição.

E CORPOS TERRESTRES. Na realidade, este corpo que temos, nesta dimensão da existência é orgânico, de material adequado para esta esfera material da vida. Conforme a bíblia, feito do pó, e que com a morte física volta ao pó. Porem, este corpo, que fica plantado na terra, há de ressuscitar, seja na vinda de Cristo, para participar do arrebatamento, seja no dia do juízo final, isso com relação aos ímpios.

MAS UMA É A GLÓRIA DOS CELESTES E OUTRA A DOS TERRESTRES. Não há dúvida que o escritor está falando do valor, bem como da composição dos corpos, celestes e terrenos. A glória do nosso corpo terreno é fraca, débil e quase que apagada. Mas, a glória do nosso corpo celeste, o corpo que os remidos de Cristo irmão herdar será forte, permanente e fulgurante. E ninguém será igual ao outro nas mansões celestiais.

UMA É A GLÓRIA DO SOL. O versículo quarenta e um explica justamente a diferença que haverá do corpo de um servo de Cristo para o outro. Haverão aqueles servos de Cristo que lá nas mansões celestiais receberão de Deus muita glória, brilho e fulgor, como o brilho do sol está muito além dos demais astros que são vistos a olhos nus pelos moradores da terra. Isso depende da obra de cada pelo reino de Deus na terra.

E OUTRA A GLÓRIA DA LUA. A lua, por ser um satélite da terra, e que reflete a luz do sol, tem um fulgor infinitamente menor do que o grande astro, chamado sol, que está, conforme a ciência no centro de nossa Galácia. O que Paulo quer dizer com isso é que, na vida celeste dos remidos de Cristo, seus corpos serão deferentes em glória uns dos outros. Aqueles que fizeram menos pelo reino de Deus terão menos glória ou luz.

E OUTRA A GLÓRIA DAS ESTRELAS. Já as estrelas tem um brilho muito menor do que a do sol, e ainda menos do que o brilho ou luz da lua. Como Paulo está falando dos corpos celestes, há quem diga que ele fala do sol representando a luz de Deus, de Cristo e do Espírito Santo. A lua o brilho dos anjos de Deus e as estrelas sobre o brilho e a glória dos salvos em Cristo Jesus. A lógica no pensamento, mas são conjecturas.

E UMA ESTRELA DIFERE EM GLÓRIA DE OUTRA ESTRELA. Por isso é que há lógica na tese que escrevemos no parágrafo anterior, quando nesta colocação feita por Paulo ele fala exatamente da diferença que há de uma estrela da outra. Isso confirma que, cada um dos salvos em Cristo terão um grau de glória diferente um do outro, e isso em recompensa pelo que cada um tiver feito em prol do reino de Cristo. A salvação é comum, mas os galardões e as coroas de glórias serão diferentes de um para o outro.

domingo, 17 de junho de 2018

1 Coríntios 15:39

1 Coríntios 15:39 - Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
NEM TODA A CARNE. Tendo então falado sobre a diferença entre a semente que se coloca debaixo da terra e a própria planta que há de ser gerada daquela pequena semente. Agora, o autor fala a respeito dos diferentes tipos de carnes que existe na natureza. Depois Paulo ainda fala sobre os astros com suas diferenças também. Mas todas estas ilustrações são postas, justamente para ensinar que há diferença entre o corpo físico, que morre, e o corpo espiritual que há de ressuscitar no futuro.

É UMA MESMA CARNE. Assim como há diferença entre a estrutura das arvores, e isso por espécies vegetais, da mesma sorte, há também diferenças nos tipos de carnes que existe no reino animal. Até então, Paulo vinha falando a respeito dos “corpos”, mas agora, ele troca corpo por carne. Essa diferença que o escritor faz de um tipo de carne para outra, nos ensina sobre a diferença dos corpos espirituais ressurrectos.

MAS UMA É A CARNE. Desde o primeiro livro da bíblia, quando do ato da criação, que as Escrituras fazem esta divisão do reino animal em Homens, animais terrestres, peixes, e aves. Agora, em termos de cada espécie, as carnes são idênticas, não sabemos dizer em que Paulo se refere, se em termos de valor em essência, como no caso da carne humana, que não deve ter valor nutricional, porque o homem é especial.

DOS HOMENS. A carne dos seres humanos tem outros valores quando em comparação a carne dos animais que vivem sobre a terra, bem como dos peixes e por fim das aves. Como Paulo fala da carne como representante do corpo, então, a carne do homem é um veículo especial da alma e do espírito. Não se come a carne de gente, a não ser naquelas culturas mais rudimentares, sem explicação plausível ou social para isso.

E OUTRA A CARNE DOS ANIMAIS. Certamente, o escritor fala a respeito dos animais que se movem ou mesmo que se arrastam sobre a terra, como os bois, as ovelhas, os animais silvestres que são comestíveis e etc. Neste caso, pode ser que Paulo fale do valor nutricional da carne destes animais. Mas no fundo no fundo, o que o autor deseja mesmo é destacar a diferença da composição de um corpo para o outro. O que no futuro vai representar a diferença do corpo humano para o corpo ressurrecto.

E OUTRA A DOS PEIXES. A carne dos peixes assumem valores que são diferenciados de todas as carnes citadas neste texto, não porque seja mais importante do que as demais. Porem, pelo ambiente em que ele se adaptou a sobrevivência. Os homens, os animais e as aves o ambiente externo é parecido, mas os peixes vivem em um ambiente totalmente diferente, porque vivem inversos dentro da água, e não morrem.

E OUTRA A DAS AVES. Não temos como saber se há algum tipo de particularidade no pensamento do escritor, quanto à ordem dos tipos de carnes citadas pelo apóstolo dos gentios, o que sabemos é que há diferença entre um tipo de carne e outra, conforme a espécie. A lição que se tira destes argumentos expostos por Paulo é que ele aponta na direção da realidade da ressurreição dos mortos, e que já podemos ter uma noção da diferença de glória que haverá de um ser espiritual para outro na eternidade futura.

sábado, 16 de junho de 2018

1 Coríntios 15:37-38

1 Coríntios 15:37-38 - E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
E, QUANDO SEMEIA. Este argumento utilizado por Paulo, em forma de uma metáfora da agricultura era bem conhecido dos seus leitores, porque nos tempos mais antigos da história da humanidade, as atividades agrícolas eram bastante exploradas pelas sociedades. E o autor começa falando de quando o agricultor fazia sua plantação no campo, provavelmente no começo do inverno, esperança o nascer de cada planta.

NÃO SEMEIA O CORPO. Neste caso, o escritor fala do tipo de lavoura em que se planta justamente a semente, que conforme o versículo anterior, primeiro esta mesma semente já havia secado completamente, e, portanto, morrido. Na ressurreição dos que dormem e dos mortos, também semeia na terra, como que uma semente que já morreu, porem, haverá de ressuscitar um corpo diferente, de fato incorruptível.

QUE HÁ DE NASCER. Agora, Paulo fala, não da simples semente que foi lançada no solo, completamente ressecada de um ano para outro ou com mais de um ano, onde alguém que não tem experiência com isso, certamente duvidaria que aquela semente germinaria. A planta que há de nascer é totalmente diferente do simples grão que foi plantado. Assim será na ressurreição dos que dormem em Cristo e dos mortos.

MAS O SIMPLES GRÃO, COMO DE TRIGO. O apóstolo dos gentios exemplifica sua metáfora com uma das espécies de planta mais conhecida de sua época e pelos moradores daquela região, que era o trigo. Da mesma sorte, qualquer pessoa sabe de como se procede com a morte de um ser humano, que naturalmente é enterrado na terra. Assim como a semente, da mesma forma, o corpo dos filhos dos homens, agora, a ressurreição, não vai ser de um corpo em estado de putrefação, mas vivificado.

OU DE OUTRA QUALQUER SEMENTE. Mas digamos que alguém não conhecesse o trigo, citado por Paulo na colocação anterior, então, que os seus leitores ficassem livre para pensarem em qualquer outro tipo de semente que era lançada ao solo, do mesmo jeito que aconteceu com o trigo, da mesma maneira seria com o feijão, com o arroz, ou qualquer outro tipo de lavoura. A arvore não será nunca igual à semente.

MAS DEUS DÁ-LHE O CORPO COMO QUER. Depois de lançar seu argumento, bem conhecido por todos, e, portanto, difícil de ser refutado, agora, Paulo mostra quem é que faz a metamorfose da simples semente em uma grande arvore. Deus é quem vai colocar seu poder em operação para fazer ressuscitar os corpos dos seus servos de uma outra composição. Bem como a todos aqueles que viveram e morreram na terra.

E A CADA SEMENTE O SEU PRÓPRIO CORPO. Nunca vai existir uma planta de uma espécie, semelhante à planta de uma outra espécie. Temos no Novo Testamento o exemplo do trigo e do joio, que são parecidos, mas nunca iguais em essência. Nem mesmo as plantas de mesma espécie são iguais uma das outras. O escritor pode estar falando de uma mudança do parecer de cada um daqueles que viveram sobre a terra, no seu aspecto de quando ressuscitarem de entre os mortos, e isso envolve mistério.

1 Coríntios 15:35-36

1 Coríntios 15:35-36 - Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
MAS ALGUÉM DIRÁ: COMO RESSUSCITARÃO. Novamente o autor retoma seu principal tema de esclarecimento, que é justamente a ressurreição dos mortos, tanto dos que partiram com Cristo, os que dormem no Senhor, como também a ressurreição dos mortos, aqueles em que seus corpos jazem no pó da terra e suas almas estão no hades. Para os que creem no evangelho ver este tema como uma grande esperança, mas para o homem natural, a ressurreição simplesmente não existe, porque não crê.

OS MORTOS? Paulo vem falando para os que dormem no Senhor, mas também vem escrevendo sobre os mortos, como aqueles que participaram da morte física, mas que partiram desta vida para a outra sem direito a salvação. Mas neste texto, é provável que ele se refira a ambos, os que dormem e os mortos. Essa não é uma pergunta feita pelos que conhecem a Cristo, mas sim, pelos que não vivem o evangelho da verdade.

E COM QUE CORPO VIRÁ? Naturalmente, o ser humano terreno e materialista, ele tem a crença de que, quando o homem morre, seu corpo é enterrado e tudo termina na sepultura. Diante do que acontece com o corpo físico, seu estado de putrefação e deterioração, o homem natural imagina que tudo acabou. Porem, as escrituras afirmam que somos eternos. O nosso corpo vai ressuscitar de forma incorruptível.

INSENSATO. Há quem diga, que Paulo usa este termo, não contra os seus leitores, mas sim, contra os hereges, aqueles mesmos que estavam transtornando o evangelho de Cristo na igreja de Corinto. O apóstolo dos gentios estava dizendo que os falsos mestres que defendiam que os mortos não ressuscitam, estavam agindo com estupidez, como pessoas que agiam sem razão de ser, loucos e irracionais. Um insensato é alguém que perdeu a sensibilidade para a verdade e para o que é certo.

O QUE TU SEMEIA. Paulo era hebreu de hebreu, e os judeus eram especialistas em criarem suas próprias metáforas para explicarem suas ideias. Temos os muitos exemplos de Jesus que ensinou de várias maneiras com suas lindas parábolas. E Paulo usa mais uma de suas ilustrações para explicar verdades espirituais profundas. Neste caso ele fala sobra às atividades agrícolas de quando da plantação de uma semente.

NÃO É VIVIFICADO. Nenhum agricultor experiente vai fazer uma plantação com sementes ainda verdes, geralmente, o bom agricultor guarda sua melhor semente para o ano seguinte, ou até por mais de um ano, para então fazer sua plantação. Se plantar uma semente ainda verde, ela vai apodrecer, mas se deixar primeiro ela morrer, então plantando, com certeza tal semente vai germinar, nascer e dá frutos.

SE PRIMEIRO NÃO MORRER. O ensino da metáfora aplicada por Paulo é que, primeiro vem à morte física, depois vem à ressurreição. Os que dormem em Cristo, ao participarem da morte física ou biológica, seus corpos voltam ao pó, mas suas unidades espirituais (alma e espírito) estão repousando no paraíso. Já os que morrem sem Cristo, seus corpos voltam ao pó, e suas unidades espirituais vão para o hades. Mas tanto uns como os outros, haverão de ressuscitar, corpo, alma e espírito.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

1 Coríntios 15:33-34

1 Coríntios 15:33-34 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
NÃO VOS ENGANEIS. O alerta de Paulo era pertinente, uma vez que, o perigo rondava a comunidade cristã de Corinto. E como o apóstolo amava aquela igreja, porque foi ele o seu fundador, então, seus cuidados por aquela gente era redobrado, no sentido de vê-los crescendo na fé, e não entrando por caminhos diferentes do evangelho da verdade de Cristo. Todo cuidado seria pouco para não se deixarem enganar.

AS MÁS CONVERSAÇÕES. O povo de Deus não pode se deixar levar por conversas que sejam contrárias ao evangelho de Cristo. Paulo tinha com muito esforço e dedicação ensinado as verdadeiras doutrinas cristãs aos seus filhos na fé, quando durante um ano e meio ficou com eles, na fundação daquela igreja. Ao partir para novos campos missionários, deixou seu amigo de ministério Apolo que estava ensinando a palavra.

CORROMPEM OS BONS COSTUMES. O que Paulo tenta explicar para seus filhos na fé é que conversar com um herege, não traz nenhum proveito espiritual. Portanto, quem mantem amizade com um herege corre o risco de cair na lábia do tal. Com isso, a melhor coisa é não dar ouvido a quem vêm com conversas contrárias à palavra de Deus. Estes bons costumes que Paulo se refere, dizem respeito aos nos ensinos que ele havia transmitido para seus leitores. Os hereges transtornavam o evangelho de Cristo.

VIGIAI JUNTAMENTE E NÃO PEQUEIS. Fiquem em alerta, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, buscando a quem possa tragar. O diabo com os seus demônios estavam usando os hereges infiltrados na igreja de Corinto para que estes pregassem uma mensagem, que os mortos não haverão de ressuscitar. Porem, para Paulo, se os irmãos se deixassem levar por tal ensino falso, terminariam pecando.

PORQUE ALGUNS AINDA NÃO TÊM. Aqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto eram hábeis nas coisas desta vida, se interessavam até demais pela sabedoria terrena, mas tudo indica que eram devagar quanto às coisas espirituais. Apesar de terem tido o privilégio de ouvirem Paulo, um dos homens mais profundo nas revelações do evangelho, e ter Apolo como mestre, mas ainda não tinham crescido.

O CONHECIENTO DE DEUS. Como todos sabem, Corinto era um dos mais avançados centros da cultura grega, e os irmãos daquela igreja tinham os melhores mestres das ciências do saber daquela época. No entanto, suas mentes estavam como que embotadas para não receberem o verdadeiro conhecimento sobre os planos de Deus. Estavam dando ouvidos as filosofias dos gnósticos, mas pouco valor a palavra de Deus.

DIGO-O PARA VERGONHA VOSSA. O apóstolo dos gentios percebe um contra senso no caso dos seus leitores em Corinto. Os irmãos eram para estarem em um grau de desenvolvimento espiritual além do comum, porque foram bem instruídos nas verdades de Deus, porem, em vez disto, eles estavam querendo retroceder, dando ouvidos a heresias de perdição. Paulo, como fundador daquela comunidade cristã se sentia envergonhado, por ver que seus ensinos não tinham tido o efeito esperado.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

1 Coríntios 15:32

1 Coríntios 15:32 - Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.
SE, COMO HOMEM. Continua então o escritor justificando sua crença fundamental na ressurreição dos mortos, mostrando seu próprio exemplo de lutas permanentes em prol do reino dos céus, com a maior e melhor esperança na vida eterna. É bom lembrar que antes de se converter ao cristianismo, Paulo tinha uma vida social cheia de privilégios, porque contava com o apoio das lideranças do judaísmo, uma vez que ele era um fariseu, e como tal, fazia parte da nata e da elite religiosa de Israel.

COMBATI EM ÉFESO. Éfeso era uma cidade estratégica de entrada para a Ásia, assim como Filipos era para a Europa. Certamente Paulo estava escrevendo esta sua carta de Éfeso, o que o fazia lembrar dos seus combates contra os inimigos do evangelho. No capítulo dezanove de Atos fala de Paulo evangelizando em Éfeso, mas é no capítulo onze de segundo Coríntios que Paulo faz uma síntese de suas batalhas.

CONTRA AS FERAS. Há na realidade duas versões sobre esta colocação feita por Paulo, neste ponto de sua carta. A primeira delas é que os prisioneiros do império romano eram obrigados a lutarem contras as feras nos teatros públicos. A segunda é que Paulo deve estar comparando seus algozes inimigos a verdadeiras feras, até porque havia um ódio hostil dos adversários de Cristo contra os líderes do verdadeiro cristianismo.

QUE ME APROVEITA ISSO. Seria da parte de Paulo um contra senso, bem como loucura mental, enfrentar tantas perseguições, tribulações e perigos de morte, se não houvesse em sua alma a esperança de que, mesmo morrendo por amor ao evangelho, um dia no futuro, na volta de Cristo, não ressuscitasse de entre os mortos. A sociedade dos homens naturais não entende porque os servos de Cristo passam tantas provações e fazem tantas renúncias, por causa das preciosas promessas do evangelho.

SE OS MORTOS NÃO RESSUSCITA? A negação da ressurreição dos mortos era uma heresia que desmanchava por terra todas as crenças de salvação e vida eterna do povo de Deus. Aqueles que estavam tentando semear esta heresia na igreja em Corinto queriam na verdade destruir todas as crenças fundamentais do cristianismo, por isso que Paulo dedica este grande capítulo quinze de sua carta, em defesa da fé cristã.

COMAMOS E BEBAMOS. O que Paulo quer dizer com isso? Se não há ressurreição de mortos, então não vale apena renunciar as coisas deste mundo, que são boas para os desejos da carne, mas que são contra a alma, porque são coisas reprovadas pela palavra de Deus. Comer e beber, fala da vida de farras, festas e tudo que representa a libertinagem para o cumprimento das concupiscências da carne e a soberba da vida.

QUE AMANHÃ MORREREMOS. Baseados na descrença de que um dia vão ressuscitar dos mortos para prestarem contas dos seus feitos e obras é que os ímpios vivem para o mundo e para os desejos mais promíscuos da carne. Os incrédulos acham que a vida é apenas nesta dimensão da existência terrena, mas a verdade defende de que todos, justos e ímpios, haverão de ressuscitar um dia de entre os mortos, que creiam ou nao.

1 Coríntios 15:30-31

1 Coríntios 15:30-31 - Por que estamos nós também a toda a hora em perigo? Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.
POR QUE. No versículo anterior, Paulo aponta sua artilharia contra aqueles que negavam a realidade da ressurreição dos mortos. Em princípio se pensa que as doutrinas dos saduceus haviam chegado na comunidade cristã de Corinto, porque essa era uma crença comum entre os saduceus. Mas, os historiadores também nos fazem saber que haviam várias seitas pagãs naquela cidade, que também defendia tais teses, porem, ao mesmo tempo viviam uma incoerência ao batizar em nome dos mortos.

ESTAMOS NÓS. No versículo anterior, o escritor critica “eles” que não acreditavam na ressurreição dos mortos, mas que batizavam seus adeptos em nome dos mortos, isso com relação aos falsos mestres de heresias espirituais. Agora, neste versículo, o autor fala em “nós”, porque ele muda o foco do que vinha falando no versículo anterior para sua própria pessoa, bem como para os seus filhos na fé da igreja cristã de Corinto.

A TODA HORA EM PERIGO? Esse é mais um argumento de Paulo, em defesa da ressurreição dos mortos. No caso do apóstolo dos gentios, um estudo neste sentido, em seus escritos, se verifica que nenhum outro dos apóstolos teve que passar tantas perseguições o quanto Paulo teve que enfrentar, por pregar o evangelho de Cristo. Certamente, os seus leitores também eram vítimas das investidas dos seus inimigos.

EU PROTESTO QUE CADA DIA. Quanto ao país de Israel, a morte de Cristo, até certo ponto, logo no começo fez cessar os embates contra os líderes de Jerusalém. Já no mundo gentílico, como Paulo era o responsável pela evangelização das demais nações de sua época, aonde o apóstolo chegava, os judeus, os líderes das falsas religiões mais antigas, e as autoridades romanas, não cessavam de persegui-lo permanentemente.

MORRO. Não que Paulo morresse na realidade todos os dias, essa é uma metáfora ou uma hipérbole que ele usa, para representar os perigos que ele tinha que enfrentar todos os dias de seu ministério. O que efetivamente o escritor quis afirmar na verdade é que, em todos os momentos de sua vida, ele enfrentava situações bem próximas da morte e que a cada dia, mais e mais se aproximava seu momento de partir.

GLORIANDO-ME EM VÓS, IRMÃOS. Paulo demostra para seus filhos na fé, que eles eram de fato e na verdade a coroa de seu ministério. As demais igrejas fundadas por Paulo tinham muitos problemas, tais como a comunidade cristã de Corinto. No entanto, suas duas grandes cartas enviadas a esta igreja, demostra o quanto o apóstolo tinha cuidado e amor pelos irmãos de Corinto, que eram especiais para ele.

POR CRISTO JESUS NOSSO SENHOR. É perceptível em seus escritos, que Paulo tinha o grande amor pelo Senhor Jesus Cristo. Nesta frase, o apóstolo mais uma vez cita o título mais completo ao se referir ao Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Messias de Deus e Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades, bem como de sua missão. Já sobre o senhorio de Cristo Jesus, ainda no Velho Testamento era previsto que ele seria Senhor para glória de Deus Pai, o que foi confirmado em sua vida e ministério na terra.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...