sábado, 25 de julho de 2015

2 Timóteo 4:5

2 Timóteo 4:5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
MAS TU. No texto anterior, o autor vinha escrevendo sobre aqueles que se desviam da verdade, quando não dão ouvidos as boas doutrinas do evangelho de Cristo Jesus, porque preferem ouvir pregações e ensinos de conformidade com suas vontades e não de acordo com as verdades da palavra de Deus. Agora, o apóstolo se dirige ao seu filho na fé e jovem ministro do evangelho para lhe aconselhar de como ele deve de fato exercer seu ministério, como um evangelista e pregador das boas novas.

SÊ SÓBRIO EM TUDO. Neste ponto, o escritor escreve sobre como deve ser o temperamento de Timóteo, em meio às tempestades, tribulações e perseguições que ele vinha passando, sem falar nas pressões de todos os lados que sobrevinham sobre este jovem ministro na cidade de Éfeso. Ser sóbrio neste caso é acima de tudo agir pela razão em todas as atividades e ações e não pelas emoções. Como ministro do reino de Cristo, Timóteo devia agir com sabedoria, inteligência e prudência em tudo.

SOFRE AS AFLIÇÕES. Estas aflições sobre as quais o apóstolo se refere dizem respeito às perseguições que o jovem ministro do evangelho e líder da igreja de Cristo na cidade de Éfeso vinha passando e enfrentando. Estas aflições vinham dos judaizantes, dos falsos mestres gnósticos, dos líderes das seitas heréticas das religiões pagãs e também de alguns dos líderes da igreja de Jerusalém, que estavam se chagando aquela igreja com o intuito de tomarem o lugar de Timóteo naquela comunidade cristã.

FAZE A OBRA. No entanto, o apóstolo encoraja seu filho na fé Timóteo, que ele permanecesse firme e inabalável naquilo que ele já vinha realizando em prol do reino de Cristo, por meio do evangelismo, e da igreja de Cristo naquela cidade como líder local. Ao que tudo indica, conforme é pensamento de alguns comentaristas bíblicos do Novo Testamento, Timóteo estava como que recuando de suas atividades como ministro do evangelho, por conta das perseguições e pressões que eram chagadas.

DE UM EVANGELISTA. Na realidade, Timóteo aprendeu com o grande apóstolo dos gentios, Paulo, que era o tempo de pregar o evangelho das boas novas para aqueles que ainda não conheciam a Cristo Jesus, o Messias enviado de Deus Pai. Timóteo, juntamente com o seu pai na fé, havia sido muito importante nos trabalhos de evangelismo em Éfeso e em muitas outras partes do mundo civilizado da época.

CUMPRE. Aquele jovem ministro já havia feito o possível para executar uma grande obra pelo reino de Deus. No entanto, pelas perseguições e pressões que ele estava enfrentando, certamente pensava em recuar de suas atividades em prol da igreja de Cristo em Éfeso e do evangelismo que ele fazia fora da comunidade cristã. É possível que alguém das autoridades eclesiástica de Jerusalém estivesse procurando tomar o lugar de Timóteo na igreja de Éfeso, alegando de que era mais importante do que ele.

O TEU MINISTÉRIO. Presbítero, diácono e outras funções são “consagradas”, mas evangelista e pastor são ministérios “ordenados”, conforme o que deixa transparecer o evangelho da graça. Duas funções eram importantes nas igrejas do mundo gentílico, e que se destacam das demais, o presbítero e o evangelista. O presbítero era o obreiro local, e o evangelista era quem cuidava de evangelizar quem ainda não era cristão.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

2 Timóteo 4:3-4

2 Timóteo 4:3-4 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
PORQUE VIRÁ TEMPO. No início do capítulo anterior, o apóstolo escreve sobre tempos trabalhosos, pelas qualidades éticas e morais dos homens que surgirão nos últimos dias, e é grande a lista de vícios enumerados pelo escritor (2 Timóteo 3:1-5). Da mesma forma, neste ponto, o escritor aponta novamente para um tempo escatológico em que mostra as gerações futuras, os tipos de ouvintes e espectadores tanto do evangelho quanto das heresias pregadas e ensinadas pelos falsos mestres.

EM QUE NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA. É evidente que o apóstolo se dirige aos ouvintes e espectadores do evangelho, como também aos seguidores das falsas heresias transmitidas pelos judaizantes, dos falsos mestres gnósticos, dos líderes das seitas heréticas das religiões pagãs, como também dos falsos pregadores destes últimos dias. A grande maioria das pessoas não querem dar ouvidos as boas novas do evangelho de Cristo nem aos bons ensinos das doutrinas cristã que edificam.

MAS TENDO COMICHÃO NOS OUVIDOS. Esta é uma expressão que alude ao tipo de pessoas que apenas gostam de ouvir algum tipo de mensagem, mas que não praticam os ensinos contidos no conteúdo da palavra ouvida. A voz dos que falam não passam dos tímpanos, sendo impedidas de chegarem à alma e o espírito dos ouvintes. Este tipo de espectador é daqueles que apenas gosta de ouvir mensagens que satisfaçam seu ego e lhe proporcione um certo conforto mental e intelectual.

AMONTOARÃO PARA SI DOUTORES. Os que são apenas ouvintes e não praticantes dos ensinos transmitidos pelos seus mestres gostam mesmo é de apenas colecionarem seus melhores preletores ou pregadores para se satisfizerem com seus discursos carregados de palavras emocionais. São apena ouvintes e não praticantes.

CONFORME AS SUAS PRÓPRIAS CONCUPISCÊNCIAS. Como são apenas ouvintes da palavra e não praticantes da mesma, simplesmente colecionam seus preletores preferidos ou que tipo de mensagem aceita ou não. Este tipo de ouvinte não está interessado em seguir o seu mestre., mas sim, em mensagens de conforto emocional.

E DESVIARÃO OS OUVIDOS DA VERDADE. Os prosélitos dos hereges e de todos aqueles que usam o evangelho para os seus interesses pessoais e não para glória de Cristo desviam seus ouvidos das verdades da palavra de Deus. Os seguidores dos falsos mestres e pregadores agem assim porque se acostumarão com o engano e com a mentira, a tal ponto de não querer mais ouvir a verdade da palavra de Deus.

VOLTANDO AS FÁBULAS. Estas fábulas eram empregadas pelos judaizantes para tentarem manipular as profecias messiânicas, procurando distorcerem as verdades das Sagradas Escrituras com o objetivo de combaterem o crescimento do cristianismo e a aceitação de Jesus como sendo o Messias.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

2 Timóteo 4:2

2 Timóteo 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e ensino.
QUE PREGUES. Timóteo era um profundo conhecedor da palavra de Deus, até porque desde muito pequeno, que ele tinha contato com as Sagradas Escrituras, quando recebeu lições importantes de sua mãe Eunice e também de sua avó Loide, depois se converteu por meio das pregações de Paulo e passou a ser seu auxiliar direto. Com isso tudo, ele aprendeu também a pregar a palavra de Deus, e agora, como líder da igreja local da grande cidade de Éfeso era considerado um bom pregador do evangelho.

A PALAVRA. Neste tempo, a palavra de Deus eram justamente os três Cânons judaicos, que eram o dos Saduceus, o dos judeus da Palestina e o dos judeus da dispersão. No que diz respeito ao evangelho havia as pregações orais do Senhor Jesus, e boa parte do que hoje conhecemos como Novo Testamento, incluindo parte das cartas de Paulo. Todavia, essa palavra de Deus a que se refere o autor diz respeito ao evangelho das boas novas de Cristo e as doutrinas cristas pregadas nas igrejas de Cristo Jesus.

INSTA. Há quem diga que Timóteo não mais estava pregando a palavra de Deus naquela cidade e nem tão pouco na igreja local de Éfeso, e isso por conta das perseguições e pressões que ele estava possivelmente sofrendo naquele lugar. Como também alguns conjecturam de que um dos líderes de Jerusalém chegou neste tempo em Éfeso e procurou atropelar o ministério de Timóteo, usando o argumento de que fazia parte do grupo dos doze e que devia ser o líder da igreja de Éfeso.

A TEMPO E FORA DE TEMPO. Essa é uma expressão que representa a qualquer momento, sejam as coisas favoráveis ou não. A realidade é que naquele tempo, a igreja primitiva vivia sob grande pressão dos inimigos do evangelho e sendo proibida de pregar a palavra de Deus, pelas autoridades romanas. É como se não houvesse mais tempo para brincar de ser ministro do evangelho, porque a morte era eminente a qualquer momento e para todos aqueles que viviam buscando o reino dos céus.

REDARGUAS, REPREENDAS. A primeira dessas palavras tem o sentido de corrigir os pecadores dos seus erros pelo evangelho da verdade. Verdade é que, dependendo do texto que se ler, se faz necessário pregar o evangelho com punho forte, demonstrando aos pecadores de que estão caídos e que precisam se arrepender. Já a palavra repreender usada neste ponto pelo autor diz respeito a apontar de forma contundente aos seres humanos de seus pecados, vícios e rebelião, pela apostasia.

EXORTA. Essa palavra em grande parte do Novo Testamento tem um sentido mais suave do que entendemos em nossa língua portuguesa, porque em boa parte de suas ocorrências significa consolar. Neste caso, entende-se que o apóstolo depois de alertar a Timóteo de que ele precisava corrigir e repreender os pecadores, também deveria ser compassivo com eles, no sentido de compreender-lhes a situação. O homem sem o Espírito de Deus é totalmente carnal, e vive cheio de concupiscências.

COM TODA LONGANIMIDADE E ENSINO. Realmente em muitos casos e de forma recorrente os pregadores da palavra de Deus não tem muita paciência com os seus ouvintes, e desejam que se convertam da primeira vez que ouvem o evangelho. O apóstolo pede que Timóteo tenha paciência o tempo que for necessário, a fim de esperar que os seus ouvintes venham a compreender suas mensagens e pregações.

2 Timóteo 4:1

2 Timóteo 4:1 – Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino.
CONJURO-TE, POIS. Esta expressão utilizada pelo autor é a mesma coisa que: exorto-te, aconselho-te, solicito-te, peço-te e espero que você reaja positivamente às recomendações que estou te dando, porque assim procedendo, você cumprirá com sucesso o seu ministério. O apóstolo não podia está presente na igreja de Cristo na cidade de Éfeso neste momento, porque se encontrava preso. No entanto, se preocupava com a obra de Deus naquele lugar que estava sob os cuidados de Timóteo.

DIANTE DE DEUS. Ao que tudo indica, o jovem ministro do evangelho estava com sua mente fixa nas pressões internas e externas que estavam acontecendo contra a igreja do Senhor Jesus em Éfeso e contra seu ministério. Mas, o escritor, e seu pai na fé, o faz pensar na direção de Deus, ele que o havia chamado e ordenado para o ministério naquele lugar, razão porque, Paulo solicita que Timóteo não ficasse impressionado com as pressões, mas sim, com a providência divina em sua vida.

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Percebe-se que a nova dispensação de Deus para com a humanidade tem o Criador como fonte originária e o Senhor Jesus Cristo como Mediador do novo pacto ou aliança, assim como a antiga aliança de Deus com Israel tinha Moisés como legislador. O cristianismo tem o Cristo de Deus como Senhor, aquele mesmo que é o Salvador da humanidade, porque é o Cordeiro de Deus que estabeleceu a paz de Deus com os homens pela reconciliação universal e cósmica.

QUE HÁ DE JULGAR. O ofício de Cristo como Juiz (Atos 17:31, Romanos 2:16 e 1 Coríntios 4:5) aparece dentro do Novo Testamento como algo que o apresenta como sendo Senhor dos vivos e dos mortos, e esta em consonância com sua autoridade suprema sobre tudo e sobre todos (Mateus 28:11). Tudo que o homem pensar, fizer ou praticar de errado ou de certo, há de prestar contas diante de Cristo Jesus, ele que é o Senhor e Juiz dos vivos e dos mortos, de qualquer tempo da história da humanidade.

OS VIVOS E OS MORTOS. Ele há de julgar os vivos (2 Coríntios 5:10) que são os remidos por ele. A igreja de Cristo e todos aqueles que forem dignos da salvação que há em Cristo Jesus irão no tempo de Deus se apresentarem perante o Senhor para receberem os galardões prometidos pelo Redentor da humanidade. E ele também haverá de julgar os mortos (Apocalipse 21:12-14). Todos comparecerão perante ele.

NA SUA VINDA. A vinda de Cristo em sua primeira etapa se dará para arrebatar os remidos do Senhor e os tirar desta terra, a fim de escaparem dos momentos terríveis que a humanidade haverá de passar, provavelmente no tempo da grande tribulação.

E NO SEU REINO. Certamente o autor se refere ao período entre a primeira etapa de sua vinda e a segunda manifestação dele para julgar os mortos de todos os tempos da história da humanidade. Cristo haverá de reinar na terra durante mil anos.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

2 Timóteo 3:17

2 Timóteo 3:17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
PARA QUE. Este texto traz uma explicação e dá continuidade ao que o escritor vinha expondo no versículo anterior, em que ele transmitia ao seu amigo e filho na fé Timóteo a fonte originária da palavra de Deus. Seguindo a direção indicada pela revelação divina das Sagradas Escrituras, todo ser humano vive dignamente na presença de Deus, principalmente o ministro do evangelho que deve usar a palavra do Senhor para instruir ao povo de Deus e corrigir os pecadores dos seus erros.

O HOMEM. No caso em foco, este “homem” a que se refere o apóstolo, não diz respeito a qualquer um, porque esta palavra exposta por ele tem um destino certo, que seria o homem de Deus, que são todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo. E conforme o texto nos deixa transparecer, certamente o escritor se dirige ao próprio Timóteo, bem como aos seus companheiros de ministério, e todos aqueles que se dispõe a fazerem a obra de Deus e que se tornam ministros do evangelho de Cristo.

DE DEUS. Por que o escritor chama de “homem de Deus”? Porque estes não vivem mais para si mesmo, não pertencem a este mundo enganador, como também não são mais influenciados pelo império das trevas e do mau. O próprio Paulo escreveu: Estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo, vivo a na fé do Filho de Deus (Gálatas 2:20). Todos aqueles que se dispõe a fazerem a obra de Deus devem ter esta consciência de que pertencem de Deus.

SEJA PERFEITO. A aplicabilidade da palavra de Deus na vida de qualquer pessoa, produz uma vida de tal maneira que o mundo veja Cristo em nós. Ser perfeito neste caso, não significa dizer que o homem de Deus seja imune às falhas como ser humano, mas diz respeito a buscar renunciar ao pecado, em direção do desenvolvimento espiritual ideal, isso porque estamos sendo transformados na imagem de Cristo, ele que era perfeito, e que se tornou o pioneiro neste caminho, o caminho da santidade.

E PERFEITAMENTE INSTRUÍDO. Nem todos os seguidores do cristianismo conseguem ser preparados na palavra para transmitirem as boas novas de Cristo e ensinarem as doutrinas cristãs, conforme a nova legislação de Cristo. No entanto, o homem de Deus que é um ministro do evangelho deve buscar com empenho total estar preparado para ser um mensageiro da palavra do Senhor. E isso implica em devoção pessoal intensa, no sentido de ler, estudar e pregar ou ensinar a palavra de Deus.

PARA TODA BOA OBRA. O homem de Deus deve não somente estar preparado para exercer o ministério da palavra, mas também precisa estar modulado na educação cristã, para ser não somente um conhecedor teórico do evangelho, porem, um praticante da palavra por meio de seus atos diários. É bem provável que o apóstolo tenha em mente, neste caso, todos aqueles que exercem funções diversas na obra de Deus, seja evangelizando, ensinando, louvando ou praticando o bem a todos.

domingo, 19 de julho de 2015

2 Timóteo 3:16

2 Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.
TODA A ESCRITURA. Não se sabe ao certo, a que conteúdo de cunho religioso se refere o autor, até porque no início do cristianismo, no tocante a literaturas religiosas dos judeus, podemos falar sobre as aceitas pelos saduceus, que eram os cinco primeiros livros da bíblia, escritos por Moisés. As que eram defendidas pelos fariseus da Palestina, que são os sessenta e seis livros do cânon protestante. E tinha também o cânon dos judeus da dispersão, que incluíam quatorze livros apócrifos, dos quais doze deles foram incluídos no cânon católico romano, como sendo escritura.

É DIVINAMENTE INSPIRADA. O que o apóstolo quer nos ensinar neste particular é de que, as Sagradas Escrituras contem a palavra de Deus, porque elas são inspiradas divinamente pelo Deus de sabedoria ilimitada. Os autores e escritores do Cânon bíblico, não agiram por impulso próprio, nem expressaram suas próprias ideologias para comporem a coleção de livros que revelam e expressam a vontade de Deus para com os homens. O Espírito de Deus quem inspirou os autores sobre seus escritos.

E PROVEITOSA. O que anteriormente foi escrito, foi escrito para o nosso ensino para que pela consolação das escrituras tenhamos esperança (1 Coríntios 15:4). O escritor desta carta pastoral tinha uma visão ampla das literaturas religiosas dos judeus, bem como era um estudioso e conhecedor de tudo que já estava disponível para a igreja, como doutrinas a serem aceitas e seguidas pelo novo Israel. O que dentro das Sagradas Escrituras não servir para minha vida pessoal, porem, serve para outras pessoas.

PARA ENSINAR. Neste tempo, o Cânon do Novo Testamento, ainda estava em formação e, portanto, os líderes da igreja primitiva não contavam com o conjunto de mandamentos e doutrinas cristãs, como temos nos dias de hoje. De forma que, eles utilizavam porções das Sagradas Escrituras do Velho Testamento como comprovação de que a nova dispensação da graça de Deus estava de acordo com as profecias escatológicas sobre o novo tempo, principalmente no tocante a vinda e manifestação do Messias de Deus no planeta terra.

PARA REDARGUIR. “Redarguir” também quer dizer: Repreender os rebeldes, corrigir os desobedientes e também disciplinar os errados. Certamente o autor tem sua mente, neste momento, sobre os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs e todos aqueles que se faziam de pregadores e mestres do cristianismo, mas que não passavam de aproveitadores e enganadores.

PARA CORRIGIR. Já neste ponto, o escritor se refere em particular a todos aqueles que outrora eram pessoas que viviam, andavam e falavam de conformidade com o pensamento cristão, mas que por algum motivo se desviaram das verdades do evangelho, se deixando levar pela apostasia da sua fé genuína, errando o alvo. Por conta dos ataques constantes das heresias pagãs, muitos se desviaram do evangelho.

PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA. É bem provável e podemos conjecturar que o apóstolo se ferira nesta conclusão a educação cristã apropriada para quem deseja executar plenamente a vontade de Deus e a sua justiça. A palavra de Deus tem efeitos pedagógicos extraordinários na vida de todos aqueles que pela fé aceitam que à bíblia contêm a palavra de Deus revelada e inspirada pelo Espírito Santo.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

2 Timóteo 3:15

2 Timóteo 3:15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
E QUE DESDE A TUA MOCIDADE SABES. A tradição cristã aponta Timóteo como um jovem ministro muito bem instruído nas coisas de Deus e profundo conhecedor de todas as literaturas religiosas dos judeus, e muito mais sobre todos os documentos já escritos do Novo Testamento. Sua mãe Eunice e sua avó Loide foram fundamentais na preparação daquele moço para as coisas do reino de Deus, uma vez que, desde quando ainda bem pequeno, já vinha sendo preparado para ser quem ele era, um homem de Deus.

AS SAGRADAS ESCRITURAS. Como se sabe, a legislação mosaica é composta pelos cinco primeiros livros da bíblia, o que é aceito como legítima Escritura pelos judeus ortodoxos. Porem, como literaturas religiosas, existiam muitos outros livros apócrifos, o que gerou a necessidade de se identificar quais destes seriam inspirados por Deus ou não. A septuaginta é o Canôn do Antigo Testamento para os judeus da palestina, traduzido do hebraico para o grego, na cidade de Alexandrina, capital do Egito, duzentos anos a.C.

QUE PODEM. Dentre todas as literaturas religiosas dos judeus, existiam para os cristãos, partes delas especiais, que eram justamente as profecias messiânicas. Com a chegada do Messias, sua rejeição pelos judeus e fundação da igreja, estabeleceu-se uma guerra do judaísmo, contra o cristianismo. Os judaizantes usavam as suas literaturas religiosas para tentarem provar que Jesus não era o Messias, enquanto que os cristãos usavam as profecias messiânicas para confirmarem de que Cristo Jesus era efetivamente o Messias prometido por Deus, conforme as Sagradas Escrituras.

FAZER-TE SÁBIO. O que o autor está tentando explicar, ao seu filho na fé e jovem ministro do evangelho Timóteo, era de que se ele fizesse o uso adequado das Escrituras dos judeus, principalmente das referencias ou profecias Messiânicas, ele se tornaria uma fonte de sabedoria, em convencer tantos o judeus quanto os gentios, nas provas e sinais de que Jesus de Nazaré era o Messias prometido, bem como de que as doutrinas cristãs já tinham o apoio das literaturas religiosas dos judeus.

PARA A SALVAÇÃO. Certamente o escritor se refere à salvação do próprio Timóteo, mas principalmente a salvação da humanidade, uma vez que esta era a essência da mensagem do evangelho das boas novas de Cristo e sobre a nova dispensação da graça de Deus. Esta salvação diz respeito à esperança de vida eterna de todos os remidos em Cristo Jesus, o Salvador.

PELA FÉ QUE HÁ. A nova dispensação de Deus para a humanidade em Cristo, entende-se como um pacto ou uma aliança entre Deus e os homens. A proposta de Deus em Cristo é a salvação dos seres humanos, porem, em contra partida o Criador espera que o homem entre com a sua fé em Cristo e em sua perfeita obra de redenção, como parte deste contrato ou aliança.

EM CRISTO JESUS. Moisés foi o mediador da velha aliança de Deus com Israel e Cristo é o Mediador do novo pacto entre Deus e a igreja remida. Deus prometeu o Messias e o enviou para implantar a nova dispensação da graça. Estabelecendo assim, a paz entre o Criador e suas criaturas, por meio da reconciliação efetuada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Cristo, Jesus de Nazaré, o Salvador.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...