terça-feira, 30 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:14

1 Coríntios 7:14 - Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
PORQUE O MARIDO DESCRENTE. Paulo esta expondo seus conselhos para os casos em que um dos conjugues não faz parte da igreja de Cristo. E neste caso em foco, ele fala da mulher que serve a Cristo, mas o marido ainda não. No entendimento do autor, o marido que não se entregou a Cristo, mas que tem sua mulher orando por ele, entregando sua vida e dos filhos nas mãos de Deus, esse marido é beneficiado com os favores de Deus, isso por intermédio da sua esposa, que é uma serva de Deus.

É SANTIFICADO. Neste caso, não se trata da transmissão automática da santidade de vida, da mulher para seu marido, em se tratando da pureza da alma e do espírito. O que o apóstolo esta fazendo é uma comparação do que é possível no cristianismo, comparando com o judaísmo. Porque no judaísmo, não era permitido em hipótese alguma à união do incrédulo com uma mulher judia, seguidora do tradicional judaísmo.

PELA MULHER. Já no cristianismo, dependendo do caso, Paulo deixa bem claro que é possível a vida conjugal entre a mulher que serve a Deus e o seu marido que ainda não é convertido. Principalmente naqueles casos em que a mulher aceita a Cristo como Senhor e Salvador, mas seu marido não aceitou ainda. Nestes casos e outros, a mulher não precisa deixar seu esposo, porque ele ainda não se converteu para Cristo.

E A MULHER DESCRENTE. Agora, Paulo faz o caminho inverso, em que o marido aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador, mas a sua esposa ainda não se decidiu em caminhar com ele nos caminhos do evangelho. A palavra descrente fala da pessoa que é incrédula, que ainda não tomou a feliz decisão de viver para Cristo e com Cristo. Neste caso, o escritor esta falando sobre a esposa do irmão que ainda é descrente.

É SANTIFICADA PELO MARIDO. Só repetindo, esta santificação não se trata da santidade da alma e do espírito, mas se trata da aceitação de uma situação, em que é melhor aceitar, do que haver a separação do casal, porque o marido é um servo de Deus e sua esposa ainda não aceitou seguir ao evangelho da libertação. Paulo dá sua opinião que é tolerável estas situações para o bem e a construção da família.

DE OUTRA SORTE OS VOSSOS FILHOS SERIAM IMUNDOS. Que culpa tem uma criança, pelo fato de seus pais pertencerem a religiões diferentes? Portanto, desejando o bem estar da família, e a manutenção do casamento, é que Paulo permitia, de conformidade com o cristianismo, a união de pessoas da igreja com pessoas descrente. Até porque, com a dissolução do casamento os filhos quem mais sofriam.

MAS AGORA SÃO SANTOS. Não é que os filhos dos crentes sejam crentinhos automaticamente, até porque no cristianismo a salvação é individual. Mas, o escritor esta falando em termos de aceitação de tais situações, em que um dos conjugues é casado com uma mulher descrente. Paulo tem uma percepção que, aquele marido que serve a Deus, vai de alguma maneira influenciar sua esposa, como também seus filhos a que mais sedo ou mais tarde, ambos terão a oportunidade de aceitarem a Cristo.

1 Coríntios 7:12-13

1 Coríntios 7:12-13 - Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
MAS AOS OUTROS DIGO EU. Mais uma vez dentro do capítulo sete desta carta, o autor passa a informação que está transmitindo sua opinião pessoal, sobre determinados assuntos que foram abordados pelos líderes da igreja cristã de Corinto, como pode ser vista no versículo seis, e um pouco mais a frente, já no versículo vinte e cinco. Com isso, Paulo deixa transparecer que não tinha revelação da parte de Cristo sobre tais assuntos, mas que tinha permissão para opinar, como apóstolo que era.

NÃO O SENHOR. Aprendemos sobre a sinceridade do escritor em falar a verdade sobre o que estava tratando nesta sua carta. Paulo quis dizer que Cristo não havia deixado nenhum ensino concernente a tais assuntos, nem tão pouco havia lhe revelado alguma coisa para ele sobre tais temas. O fato de Paulo ser transparente nestes pontos de sua carta nos dá a ideia que seus demais escritos foram conforme a revelação de Cristo.

SE ALGUM IRMÃO TEM MULHER DESCRENTE. Não se sabe ao certo, se no tempo da igreja primitiva, era permitido que o seguidor do Senhor se casasse com uma mulher descrente, que não fazia parte da igreja, o que se pode chamar de julgo desigual. Ou se este problema era somente casos isolados na igreja de Corinto, o que era mais provável. Mas pode ser que o marido se converteu e sua esposa ainda não.

E ELA CONSENTE EM HABITAR COM ELE. Sempre existiu este problema nas igrejas de todos os tempos, em que o marido era servo de Cristo, mas sua mulher não servia ao reino de Deus, neste caso, se a mulher descrente for compreensiva, e por amor a seu esposa, e para o bem da família, permitir habitar com seu esposo, que haja bom senso do marido e não deixe sua mulher, mesmo que ela não confesse a mesma fé cristã.

NÃO A DEIXE. No caso do judaísmo, não era permitido que os judeus se casassem com o que eles chamavam de mulheres estranhas, por não confessarem a fé judaica. Já no cristianismo do mundo gentílico, Paulo aconselhava que, se o homem já era casado com uma mulher descrente, quando se converteu, ou se a mulher se desviar do evangelho, mas ela consente em viver com seu marido, que o irmão não a deixe.

E SE ALGUMA MULHER TEM MARIDO DESCRENTE. Agora, o escritor trata do outro lado da mesma questão, só que neste caso, é a irmã que segue o caminho de Cristo e o seu marido ainda não é cristão verdadeiro, ou que se desviou dos caminhos do evangelho. Estes casos são o que mais tem nas igrejas, e as irmãs sofrem bastante, porque os maridos descrentes humilham as servas de Deus em várias situações.

E ELE CONSENTE EM HABITAR COM ELA, NÃO O DEIXE. A exortação de Paulo é para a preservação da estrutura familiar. Não é nada fácil para uma mulher que é casada com um incrédulo se manter firme nos caminhos do evangelho, até porque as trevas não se unem com a luz. Mas se é para o bem da família, o conselho do apóstolo dos gentios é que a irmã que confessa a fé cristã, não deixe seu marido, simplesmente pelo fato de que ele não faz parte da igreja de Cristo, isso se ele consente em viver em paz com ela.

1 Coríntios 7:10-11

1 Coríntios 7:10-11 - Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
TODAVIA, AOS CASADOS, MANDO. Dentro deste capítulo sete de sua carta, Paulo deixa transparecer por três vezes que estava dando sua opinião pessoal, sobre os temas que os irmãos de Corinto mandaram lhe perguntar. Porem, nestes dois versículos, ele diz que o caso era diferente, e que ele transmitia tais recomendações como mandamento para os cristãos. Por isso que o autor diz aos que são casados que efetivamente mandava, para em seguida ele justificar porque estava ordenando.

NÃO EU MAS O SENHOR. Para o próprio bem faz famílias cristãs, Paulo afirma que este mandamento para os que faziam parte da igreja de Corinto, vinha não de sua opinião pessoal, mas que estava de acordo com o que Jesus havia ensinado, quando ainda estava com os seus apóstolos. É provável que o escritor faça uso das tradições orais que iam sendo passadas sobre os ensinos de Jesus, e não dos quatros evangelhos.

QUE A MULHER NÃO SE APARTE DO MARIDO. De acordo com o judaísmo, não era permitido que as mulheres se apartassem dos seus esposos, mesmo que eles viessem a lhes trair. O cristianismo também recomenda que as mulheres sejam submissas aos seus esposos, porem, em caso de traição por parte do seu esposo, abre-se a exceção para que a mulher escolha, se quer se separar ou não do marido.

SE, POREM, SE APARTAR. Paulo está falando para as mulheres cristãs, que se elas resolverem se apartar do marido, que elas fiquem sem se casar novamente. O mandamento é que não se aparte do marido, mas se não deu certo o casamento, ninguém é obrigado a viver com quem não quer. Porem, o conselho é que a mulher fique sem marido, que se dedique completamente as coisas de Deus e da igreja.

QUE FIQUE SEM CASAR. De acordo com as leis e os costumes sociais que prevaleciam na cidade de Corinto, as mulheres estavam trocando de maridos como se trocavam de roupas. No entanto, isso não poderia acontecer no seio da igreja cristã, por isso que Paulo faz tais recomendações, não permitindo que o mesmo que acontecia na sociedade viesse a acontecer dentro da igreja. A mulher cristã tinha que ser diferente.

OU QUE SE RECONCILIE COM O MARIDO. Certamente Paulo fala daqueles casos em que a separação do casal partia da mulher e não do homem. E neste caso, se a mulher percebesse que fez uma grande besteira em deixar seu marido, que buscasse se reconciliar com ele, em vez de buscar contrair um novo casamento. Cada caso é um caso, porem, que estes conselhos do apóstolo dos gentios servissem de base.

E QUE O MARIDO NÃO DEIXE A MULHER. Percebe-se que o escritor não diz para com o homem, tudo que ele recomendou para as mulheres. Como judeu que era, certamente Paulo ainda tinha alguns conceitos de sua crença anterior, o judaísmo, quanto ao que a lei de Moisés determinava sobre estes casos. Seja como for, mas o escritor deixa o seu recado, que os maridos não deixassem suas esposas, mas que buscassem viver com elas, quebrando assim as regras do judaísmo e da sociedade.

1 Coríntios 7:8-9

1 Coríntios 7:8-9 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
DIGO, POREM, AOS SOLTEIROS. Agora, Paulo se dirige a mais dois grupos de pessoas que faziam parte da igreja cristã de Corinto, dando resposta às indagações que lhe enviaram por carta. Os solteiros, são aqueles que se enquadram no grupo daqueles que ainda não se casaram, ou também para a época, eram aqueles que já foram casados, mas que por motivos diversos, não tinham mais esposas, conforme as leis dos homens, ou por separação ou por divórcio. Solteiro é aquele que não tem mulher.

E AS VIÚVAS. Neste mesmo tempo, era grande a quantidades de mulheres que se tornavam viúvas por conta das guerras entre os povos, bem como pela própria maldade dos filhos dos homens. E tais viúvas por ficarem desamparadas, muitas delas se voltavam para Deus, se convertendo. Paulo recomenda que elas em vez de se casarem novamente, que se dedicassem as coisas de Deus, que seria melhor para elas.

QUE LHES É BOM SE FICAREM COMO EU. No caso de Paulo, ele optou por não se casar, mas ficar solteiro para se dedicar inteiramente ao reino de Deus e as coisas que envolviam sua missão. Ao que se percebe na leitura do Novo Testamento, essa também foi à posição de quase todas as lideranças principais da igreja primitiva. Quem é casado, cuida das coisas desta vida para dar conta de suas responsabilidades.

MAS SE NÃO PODEM CONTER-SE. Por isso que um pouco antes, neste mesmo capítulo, o escritor diz que ficar solteiro é um dom de Deus, e podemos dizer que é uma chamada para tanto, no sentido de se dedicar mais para o reino de Deus. Mas, tem pessoas que não tem como se conter, no sentido de renunciar suas atividades sexuais. Portanto, para estes é melhor se casar do que viver se prostituindo.

CASEM-SE. Não existe nenhum pecado em se casar, pelo contrário, de acordo com as Sagradas Escrituras, a vontade de Deus é que o homem e a mulher formem uma família, isso no Senhor. O que se recomenda é que, quem se casar saiba de suas responsabilidades, em que, o homem deve ser o provedor de sua família e a mulher um bom exemplo de esposa, mãe de família e boa administradora do seu próprio lar.

PORQUE É MELHOR CASAR. Apesar de ser solteiro, ou não ter esposa, mas Paulo era consciente de que, é melhor se casar do que viver se metendo em aventuras sexuais por meio da prostituição. Tanto o homem quanto a mulher tem suas necessidades sexuais a flor da pele, com isso, aqueles ou aquelas que não têm seus parceiros ou parceiras, neste sentido, estão mais propícios a se desviarem para a carnalidade.

DO QUE ABRASAR-SE. Provavelmente, o apóstolo Paulo fala daqueles que vivem sendo tentados de várias maneiras pelos seus desejos sexuais mais fortes, mesmo tentando viver como celibatário. O escritor quis dizer que, se a pessoa não suporta a renúncia dos seus apetites sexuais, para não cair na prostituição, é melhor que se case. No tocante a nossa cultura, essa colocação feita por Paulo, pode ter o significado de fornicação, em que os namorados e noivos praticam antes do casamento.

1 Coríntios 7:6-7

1 Coríntios 7:6-7 - Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
DIGO, POREM, ISTO. Quem conhece bem os escritos de Paulo expostos como cartas do Novo Testamento sabe que, o apóstolo dos gentios recebia revelações da parte de Deus para transmitir para as igrejas gentílicas os ensinos adequados para a edificação do povo de Deus. Por isso que ele diz em sua Segunda epístola aos Coríntios, que foi arrebatado ao terceiro céu, e ouviu palavras inefáveis, que aos homens não eram nem lícito falar, porque o homem natural não era capaz de entender tais revelações.

COMO QUE POR PERMISSÃO. No entanto, neste capítulo sete, Paulo estava dando resposta a carta que os coríntios lhes enviara, querendo tirar dúvidas. Em três versículos deste mesmo capítulo, o escritor deixa bem claro que, sobre os temas abordados, ele não tinha mandamentos da parte de Deus sobre tais assuntos, mas tinha sua opinião pessoal. Isso pode ser visto em (1 Coríntios 7:6,12,25). Basta ler.

E NÃO POR MANDAMENTO. Primeiro, não havia resolução na legislação de Moisés sobre tais assuntos, depois, as leis romanas também se calavam sobre tais temas, e por fim, Deus não havia revelado a Paulo nenhum mandamento sobre tais respostas que ele tinha que dar aos seus filhos na fé. Mas como ele era o apóstolo dos gentios, responsável pelas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico, deu então sua opinião.

PORQUE QUERERIA QUE TODOS OS HOMENS. Dá então prosseguimento aos seus conselhos, no que diz respeito ao que ele próprio achava sobre tais assuntos, que não eram nada fáceis. Quanto aos homens que confessavam o nome de Cristo como Senhor e Salvador, o que Paulo recomendava? Ele expressa sua exortação, querendo que os irmãos vivessem tranquilos, sem maiores dificuldades e responsabilidades.

FOSSEM COMO EU MESMO. Paulo, assim como João Batista, o próprio Senhor Jesus e a maioria dos líderes da igreja primitiva, optaram pelo celibato, ou seja, Paulo não tinha esposa. Pelo que fica claro no Novo Testamento, é possível que somente Pedro era casado dos apóstolos, quando o evangelho fala de sua sogra, sem, no entanto, falar de quem realmente era sua esposa. Portanto, Paulo não tinha esposa.

MAS CADA UM TEM DE DEUS O SEU PRÓPRIO DOM. O apóstolo deixa bem claro que, essa questão de não viver com uma esposa, tem o seu lado positivo, como sendo um dom de Deus. Por isso que alguns defendem que, aqueles que desejam se dedicar completamente a obra de Deus, é melhor não constituir uma família, porque aquele que é casado cuida das coisas do mundo em como há de agradar a sua mulher.

UM DE UMA MANEIRA E OUTRO DE OUTRA. Qualquer um que fizer uma lista das principais lideranças da igreja primitiva vai ver que quase todas elas, não têm como provar que eram casadas. Jesus como fundador do cristianismo não era casado, Paulo que foi uma das maiores lideranças no mundo gentio, não era casado, mas nem por isso, foi impedido de fazer uma grande obra em prol do reino de Cristo. Porem, não deve ser regra somente fazer parte do ministério quem pratica o celibato.

1 Coríntios 7:5

1 Coríntios 7:5 - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
NÃO VOS PRIVEIS UM AO OUTRO. Em textos anteriores o apóstolo afirmou que o marido pague a mulher a devida benevolência, e a mulher da mesma forma ao seu marido. Além de explicar que a mulher não tem domínio sobre o seu corpo, mas que o marido possa se beneficiar sexualmente da sua mulher, da mesma forma a regra serve também para os maridos. Em termos sexuais, nem um, nem o outro pode se negar a suprir as necessidades um do outro, esse é o conselho de Paulo neste tema.

SENÃO POR CONSENTIMENTO MÚTUO. Agora, se o casal serve a Cristo, porque são pessoas que confessam a Cristo como Senhor e Salvador, ai sim, com os mesmos objetivos devem sentar e conversar sobre a possibilidade de abstinência de sexo por um determinado tempo. Neste caso, o diálogo é fundamental para se chegar a um concenso, no sentido de que, uma campanha intencional do casal tenha resultados.

POR ALGUM TEMPO. Paulo não fala sobre quanto tempo deve ser estabelecido entre um casal sobre tal abstinência de sexo entre o marido e sua esposa. Como as necessidades são constantes, aconselhasse que esse período não seja prolongado, mas apenas um tempo suficiente para que o casal faça com objetividade uma campanha de jejum e oração, que também pode ser com outras finalidades boas e puras.

PARA VOS APLICARDES AO JEJUM E A ORAÇÕ. Ver-se a seriedade da prática do jejum e da oração na nossa vida cristã, que o escritor aconselha que, quando um casal for fazer uma campanha de jejum e oração, por consentimento mútuo se deve abster-se da prática do sexo. Quando se afirma que o evangelho é completo é porque nele encontramos ensinos bons para todas as áreas da vida cristã, até para os mais íntimos.

E DEPOIS AJUNTAI-VOS OUTRA VEZ. Terminada a campanha, seja de jejum e de oração, ou só de jejum, ou só de oração, então, o casal volta a viver normalmente como dantes, no que concerne a sua vida sexual. Paulo não está tratando da separação conjugal do casal, em que um tem que sair de casa, mas ele está se referindo a abstinência do sexo entre o casal, que por um dado momento renunciam.

PARA QUE SATANÁS NÃO VOS TENTE. Mesmo havendo um acordo entre o marido e sua mulher, no sentido de renunciarem a prática do sexo por um período, a fim de se aplicarem a pratica de jejum e oração, corre-se o risco de haver a interferência do inimigo, no sentido de desviar um dos dois, ou os dois, para o caminho da prostituição, o que, aquilo que tinha um bom propósito, pode se tornar em prejuízo para o casal.

PELA VOSSA INCONTINÊNCIA. Essa incontinência citada pelo apóstolo dos gentios, neste texto, fala sobre as constantes necessidades sexuais, tanto do homem, quanto da mulher. O casamento de um homem com sua mulher têm vários objetivos importantes, mais um destes significativos objetivos é para que um supra a necessidade sexual um do outro, principalmente quando os dois estão desfrutando de suas vidas sexuais ativas. O sexo para o casal além de ser necessário é saldável.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:4

1 Coríntios 7:4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
A MULHER NÃO TEM PODER. Observa-se que há uma ligação muito forte entre a mulher e seu marido, quando este matrimônio está de acordo com a palavra de Deus. Neste caso da mulher, o que prevalece é justamente o que já era determinado pela legislação de Moisés, que conforme a cultura judaica era um tato discriminatória para com as mulheres. Este também era o pensamento das leis romanas e dos costumes sociais da época em que Paulo escreveu esta sua carta, o que prevalecia em Corinto.

SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO. Aparentemente não mudou nada, quanto ao novo conceito do cristianismo, quanto às leis e tradições machistas dos tempos antigos. No entanto, Paulo não está falando em termos de imposição do homem sobre a mulher, mas sobre mistérios espirituais, em que a mulher estará sistematicamente voltada para seus deveres matrimoniais, e isso não é por força, mas por amor ao seu marido.

MAS TEM-NO O MARIDO. Existem coisas que só na eternidade vão ser explicadas, tal qual esta que o autor fala neste texto. O marido como autoridade da família, exerce uma influência dominadora, que não é necessário ser autoritário, isso é automático, quando todos na estrutura familiar reconhecem que ele é o cabeça do lar. Portanto, na cabeça da verdadeira mulher que é submissa ao marido, funciona desta forma.

E TAMBÉM DA MESMA MANEIRA. A partir de então, é que percebe-se o quanto o cristianismo avançou democraticamente, quanto aos direitos e deveres do marido e de sua mulher. Não é preciso forçar uma interpretação neste texto, para se verificar que a mulher foi de fato posta em par de igualdade para com seu marido, ao ponto de ter os mesmos direitos que ele, principalmente no seu lado sentimental e sexual também.

O MARIDO NÃO TEM PODER. O que foi dito com a mulher um pouco antes é justamente o que Paulo esta dizendo para com o marido nesta frase. Agora, a grande mudança é quanto ao que pensava e determinava o judaísmo, bem como as leis romanas e as tradições sociais daquela época. Neste caso, o marido é igual a sua mulher, no sentido de ser atraído por ela, quanto a vida conjugal e sexual do casal.

SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO. Com isso, o escritor passa a informação de que a mulher não precisa se humilhar diante do seu marido para que este supra as suas necessidades sexuais, porque existe também da parte do próprio marido suas necessidades pessoas que faz com que este sinta desejos para com sua mulher. Quando o casal vive de acordo com a vontade de Deus, ambos se completam mesmo.

MAS TEM-NO A MULHER. Paulo não está falando em termos de imposição, mas sim, em força de atração e necessidades mútuas, tanto da mulher quanto do marido. O marido precisa de sua esposa e vice-versa também, de maneira que, uma perfeita união se torna em bênção para ambas as partes. Quando se diz que a mulher tem poder sobre o corpo do seu marido é que o próprio marido se sente automaticamente atraído pela sua fiel esposa, o que não é diferente com a mulher.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...