segunda-feira, 25 de junho de 2018

1 Coríntios 15:51

1 Coríntios 15:51 - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados.
EIS AQUI VOS DIGO. Desde o início deste capítulo que Paulo vem abordando o tema da ressurreição dos mortos e da questão da imortalidade da alma. Mas a partir deste ponto ele traz a tona o lema do arrebatamento da igreja, principalmente o que vai acontecer neste instante da parousia, tanto com os que já morreram em cristo, como e principalmente com os que estiverem vivos neste momento tão esperado pela igreja do Senhor Jesus Cristo. Assim como a primeira vinda de Cristo mudou a história da humanidade, sua segunda vinda (em duas etapas) não será diferente.

UM MISTÉRIO. O assunto que o apóstolo vai destacar a partir de então, ele classifica de “mistério”. Mas, por que a vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja é um mistério? Porque ninguém sabe o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir (Mateus 25:13). A vinda de Cristo em sua parousia é um mistério porque somente a igreja tem esta esperança, o mundo nem sabe sobre que Cristo vai voltar e nem estar o esperando. É um mistério porque é um segredo secreto de Deus com os remidos pelo precioso sangue de Cristo. É um mistério porque conhecemos apenas em parte.

NA VERDADE, NEM TODOS. Desde que os seres humanos se tornaram sociedade, que ela é dividida em partes. Já deste o primeiro casal na terra, que houve Abel e Caim, um era terreno e outro estava voltado para Deus. No tempo da volta de Cristo não se sabe quantos seres humanos haverá sobre a terra. Uma parte da humanidade será beneficiada com o arrebatamento e outra ficará na terra para passar por grandes tribulações e provações. A frase: “Nem todos”, se referem aos que serão beneficiados.

DORMIREMOS. Nem todos dormiremos. Quando Cristo vier arrebatar a sua igreja, gentes sem número farão parte da família de Deus na terra. A morte é dada por certa na mente de todos os seres humanos. No entanto, o arrebatamento da igreja vai quebrar a regra, isto porque, nem todos passarão pela sina da morte. Os que estiverem vivos na vinda de Cristo e forem dignos de participarem da parousia, não serão atingidos pelo último inimigos dos seres vivos, a morte. Nem todos passarão pela morte, porque os que foram comprados por Cristo serão transformados.

MAS TODOS SEREMOS. O apóstolo se inclui entre os que serão beneficiados pelo arrebatamento, porque a igreja primitiva tinha a esperança do retorno de Cristo já naquela época, assim como nós hoje temos esta mesma esperança de que Cristo vai voltar a qualquer momento para nos arrebatar. E quanto isso acontecer, todos os que buscam o reino de Deus e de Cristo em primeiro lugar, serão transformados.

TRANSFORMADOS. Todos, seremos transformados. Este corpo que é mortal se revestira da imortalidade, sem ter que passar pelo processo da morte física. O nosso corpo que é corruptível se revestira da incorruptibilidade pela transformação espiritual. Por isto que o arrebatamento da igreja é chamado de um grande mistério.

domingo, 24 de junho de 2018

1 Coríntios 15:50

1 Coríntios 15:50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
E AGORA DIGO ISTO. A partir do próximo versículo o escritor passa a falar sobre o dia do arrebatamento da igreja de Cristo, em que se dará a ressurreição dos que dormem em Cristo e da transformação dos que estiverem vivos. Até o momento, neste capítulo quinze, o autor vem tratando exclusivamente sobre a ressurreição, primeiro, da de Cristo, e depois da ressurreição dos que dormem em Cristo, que são os escolhidos de Deus, bem como dos mortos, que hão de ressuscitar no último dia, no juízo final.

IRMÃOS. Esse tratamento dado por Paulo aos seus leitores é recorrente em seus escritos, porque desde os começos do cristianismo que este era um costume entre os servos de Cristo. E isso também é uma demonstração de humildade da parte de Paulo, porque apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, mas considerava a todos como seus irmãos em Cristo Jesus. Todos que aceitam a Cristo são irmãos uns dos outros.

QUE A CARNE E O SANGUE. Essa é uma expressão usada por Paulo para representar o homem natural. Quando se fala de carne, está se tratando do homem com desejos maculados para as paixões desta vida. Mas quando se fala de sangue, então, o escritor esta se referindo ao ser humano em sua essência, como ele vive neste esfera de sua existência. A composição do organismo humano é feita para esta vida presente.

NÃO PODEM HERDAR. O apóstolo dos gentios fala neste ponto de sua carta do que podemos chamar de transição desta vida presente para a vida futura, ou vida eterna. Os componentes do organismo humano, como estar nesta esfera terrena, não comportam o ambiente da vida totalmente espiritual. Assim sendo, os que dormem precisam ressuscitar de entre os mortos, bem como os que estiverem vivos na vinda de Cristo precisam passar pela transformação do corpo para uma nova composição.

O REINO DE DEUS. Essa colocação feita por Paulo é também o equivalente a reino dos céus, no sentido de nova dimensão da existência dos filhos de Deus nas mansões celestiais. Cristo garantiu que foi nos preparar lugar e quando assim fizer, voltará para nos levar para si mesmo. Já o livro do Apocalipse nos fala sobre a Nova Jerusalém já preparara e pronta, onde iremos morar eternamente com o nosso Deus.

NEM A CORRUPÇÃO HERDAR. Desde a queda da raça humana por meio de Adão e Eva, ainda no Jardim do Éden, que se tornou deplorável a situação dos seres humanos. Isso porque a morte passou a reinar, e com ela vieram também todas as consequências negativas do pecado. Durante toda a existência terrena, que o ser humano vai se desgastando, até culminar com a morte, que é o fim da vida terrena.

A INCORRUPÇÃO. Finaliza então o apóstolo falando sobre a composição do novo corpo espiritualizado dos que dormem em Cristo, bem como dos que forem transformados em corpos gloriosos na vinda de Cristo. O novo corpo, que será revestido da incorruptibilidade e também da imortalidade, não será vulnerável ao tempo, nem passível de desgaste. A vinda de Cristo cuidará de fazer esta transição entre o que é terreno, na vida dos remidos, para o que será totalmente espiritual e glorioso.

1 Coríntios 15:48-49

1 Coríntios 15:48-49 - Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
QUAL O TERRENO. O autor fala a respeito de Adão, que foi uma representação de toda a raça humana, como o primeiro homem terreno. O homem Adão, feito do pó da terra, não demorou muito em demostrar suas fraquezas, quando na tentação caiu juntamente com sua mulher, em transgressão contra o mandamento de Deus. Ainda no Jardim do Éden, o primeiro homem já tipificava o quanto o homem natural é débil.

TAIS SÃO OS TERRESTRES. Depois de Adão, não demorou muito, e temos nas Sagradas Escrituras o mau exemplo do seu filho Caim, que matou o seu próprio irmão Abel, e assim sucessivamente, não foi diferente com os homens antediluvianos, ao ponto de Deus ter que destruir o primeiro mundo. O resto da história da humanidade conta os fracassos sucessivos e recorrentes de todos. Porque os demais eram como Adão.

E QUAL O CELESTIAL. Agora, Paulo fala de Cristo Jesus, que foi diferente de Adão, bem como de todos os demais homens que já nasceram sobre a terra, porque Cristo é o tipo de homem celestial. A ressurreição de Cristo quebrou o círculo de fracassos de toda a humanidade, uma vez que, todos nasceram viveram, e morreram. Mas o Cristo de Deus nasceu, viveu, morreu, mas ressuscitou para nunca mais morrer eternamente.

TAIS TAMBÉM OS CELESTIAIS. Com a ressurreição de Cristo tudo mudou, quanto ao que vinha acontecendo antes. O Cristo de Deus tem prometido, conforme o seu evangelho que, aqueles que o aceitarem como Senhor e Salvador, também irão ressuscitar de entre os mortos. Na vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja, todos aqueles que dormem no Senhor serão ressuscitados, se reunião ao mesmo Senhor que os ressuscitou nos ares, e serão absorvidos pela imortalidade com o novo corpo.

E ASSIM COMO TROUXEMOS A IMAGEM DO TERRENO. O apóstolo dos gentios pensa nas características físicas e comuns de todos os seres humanos, que são semelhantes ao primeiro homem da terra, Adão. Além de que é possível que o escritor também esteja se referindo ao homem sem moral e ética que passou a ser depois da queda da raça humana. A síndrome do pecado e da desobediência passou a dominar geral.

ASSIM TAMBÉM TRAREMOS A IMAGEM. 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. A ressurreição dos que dormem e a transformação dos vivos será o grande passo em direção desta transformação na imagem de Cristo Jesus. Hoje, somos parecidos, mas seremos iguais.

DO CELESTIAL. Ainda que na terra tenha servido a humanidade como servo, porem, não mais é visto como dantes. A partir de sua ressurreição, Ele foi exaltado soberanamente por Deus, acima de tudo e de todos e se assentou como maior autoridade em cima no céu e em baixo na terra. Hoje e sempre, Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. A bíblia nos garante que iremos reinar com Cristo (Daniel 7:27). Ser um remido de Cristo é ser herdeiro de todas as promessas preciosas de Deus.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

1 Coríntios 15:46-47

1 Coríntios 15:46-47 - Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
MAS NÃO É PRIMEIRO O ESPIRITUAL. Era mais que necessário que o autor abordasse a questão da vida espiritual. Depois de tantos argumentos em prol da ressurreição dos mortos, Paulo não poderia terminar este tema sem falar na continuidade essencial do ser humano, na vida eterna, porem, em uma nova modalidade de vida. A vida natural é uma experiência que Deus dá ao ser humano, mas o fim é a eternidade. Bom seria que todos os seres humanos acreditassem nesta realidade de uma existência eterna.

SENÃO O NATURAL. O homem natural é transitório, no sentido de que, nossa passagem pela terra é muito rápida, comparada com a eternidade que nos espera. Esse argumento, em tese, desfaz o conceito de alguns de que, o homem já existia antes dele vir a terra. Primeiro, vem o homem natural, para depois, ser a manifestação do homem espiritual, isso será comprovado após a ressurreição dos que dormem.

DEPOIS O ESPIRITUAL. O apóstolo dos gentios fala do processo natural, em que o ser humano nasce sobre a terra, cumpre sua missão neste mundo, parte para a outra vida, os que dormem em Cristo vão para o paraíso e os que partem sem Cristo para o hades. Mas haverá a ressurreição de ambos, cada um por sua vez, os de Cristo primeiro na sua vinda para arrebatar a sua igreja amada, e os outros para o dia do juízo final.

O PRIMEIRO HOMEM, DA TERRA. Não sabemos se de fato o escritor estar se reportando ao homem chamado Adão, ou na realidade ele esteja escrevendo sobre o tipo de homem que nasce na terra, isso em linhas gerais. Tanto uma como outra destas hipóteses estão corretas, porque Adão era de fato uma representação de toda a raça humana, por isso que as consequências impostas em Adão chegam a todos.

É TERRENO. Essa afirmativa feita pelo apóstolo Paulo é bastante profunda e representa uma verdade indiscutível, no sentido de que, o homem natural, vem a este mundo com características comuns, e praticamente todos imaginam de que suas existências se ressumem apenas a esta vida terrena. Como seres humanos, somos todos iguais, a diferença de um para o outro se dá quando Cristo está no homem.

O SEGUNDO HOMEM, O SENHOR. De Adão até a manifestação do Emanuel de Deus, todos os homens tinham a mesma essência. Depois da vida do Cristo de Deus, tudo mudou, porque o homem, Jesus de Nazaré era o Deus-homem. Cristo viveu a experiência do homem, mas ele também tinha em se mesma a essência da divindade. Quem vive com Cristo e para Cristo está caminhando na mesma direção de Cristo.

É DO CÉU. Quando alguém conhece profundamente quem era o Cristo de Deus pode vislumbrar a ilimitada diferença que ele demostrou aos filhos dos homens, como sendo o Emanuel de Deus. Cristo não era terreno, mas era o tipo de homem celestial. E os remidos de Cristo também não são deste mundo, mas são peregrinos e forasteiros nesta esfera terrena. Desde sua ressurreição e ascensão que Cristo vive a plena espiritualidade servindo de modelo para os que o aceita como Senhor e Salvador.

terça-feira, 19 de junho de 2018

1 Coríntios 15:45

1 Coríntios 15:45 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
ASSIM ESTÁ TAMBÉM ESCRITO. O autor se reporta ao ato de criação do homem que está registrado em Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Por que Paulo cita, dentro deste tema o homem chamado Adão? Porque foi por meio de Adão que a morte entrou na raça humana, não somente Adão teve que provar a morte, mas toda a humanidade.

O PRIMEIRO ADÃO. Em se tratando do casal, Adão foi criado primeiro que a sua mulher, é tanto que a mulher foi criada a partir da composição do homem, enquanto que o homem, Adão foi formado da terra. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. Gênesis 2:22 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Adão foi o primeiro da humanidade.

FOI FEITO. Já esta colocação feita por Paulo se refere ao que está escrito em Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Neste momento, o escritor de Gênesis afirma sobre o ato de criação da vida no homem. O Senhor criou o homem do pó da terra, mas ele estava como que inanimado. Porem, Deus lhe deu a vida.

EM ALMA VIVENTE. Sobre esta expressão usado por Paulo nesta sua carta, ”alma vivente”, os hebreus, até a época anterior dos profetas, tinham uma compreensão diferente do que hoje se pode dizer sobre o que está registrado. A palavra “alma” para eles era apenas o que chamavam de vida do corpo físico. Mas, uma compreensão mais avançada nos diz que esta “alma vivente” é a Alma imortal. Porque o corpo morre, mas a alma do ser humano como unidade espiritual não morre, porque ela é eterna.

O ÚLTIMO ADÃO. Neste caso, o apóstolo dos gentios está se referindo a Cristo, o homem perfeito. Não que Cristo seja igual a Adão, pelo contrário, o que Paulo deseja mesmo é defender o contraste. Por que Cristo é uma tipologia do último Adão? Porque Cristo representa a posição final do homem ressurrecto, vivificado, forte, completo e eterno em plenitude. Cristo na verdade é o Ômega da humanidade do homem.

EM ESPÍRITO. Falar em “espírito” para um hebreu antes da era dos profetas era algo que eles só podiam pensar no Espírito de Deus ou nos anjos do Senhor, sobre os quais falam as Escrituras, ou mesmo no diabo com os seus demônios. O homem como espírito, eles não concebiam. No entanto, Cristo se tornou o homem espiritual em essência, porque viveu a verdadeira espiritualidade e ressuscitou em Espírito.

VIVIFICANTE. O corpo ressurrecto do Senhor Jesus ressurgiu totalmente espiritualizado, e é justamente isso que Paulo tenta explicar para seus leitores. Como Ele era a ressurreição e a vida, seu ser espiritual não poderia permanecer absolvido pela morte. O exemplo de Cristo será o modelo mesmo da ressurreição dos escolhidos de Deus. A ressurreição de Cristo de entre os mortos, também é a garantia e a esperança de que os salvos também haverão de serem vivificados para a vida eterna.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

1 Coríntios 15:43-44

1 Coríntios 15:43-44 - Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
SEMEIA-SE EM IGNOMINIA. É provável que o escritor esteja falando justamente do lado moral e ético do ser humano, que vai juntamente com seu corpo a sepultura, o que alguns comentaristas acham que, o ser humano, mesmo sendo convertido ao evangelho das boas novas, mas ele tem tendências naturais a seguir sua alma manchada pelas consequências do pecado universal, que começou deste Adão e Eva.

RESSUCITARÁ EM GLÓRIA. Certamente que Paulo se refere aos escolhidos de Cristo e de como eles haverão de ressuscitarem no dia do arrebatamento para desfrutarem da salvação e vida eterna. Não se pode pensar que os homens que morrerem sem Cristo haverão de ressuscitar em glória, apesar de que eles haverão de ressuscitar com uma outra estrutura corporal, mas longe de serem iguais aos remidos de Cristo.

SEMEIA-SE EM FRAQUEZA. Já nesta parte, o autor fala da própria estrutura orgânica dos corpos dos filhos dos homens, sujeitas aos desgastes do tempo, das doenças e enfermidades, bem como dos acidentes em geral que destrói o organismo dos seres humanos. No que diz respeito à forma física dos servos de Cristo, não é deferente da dos homens naturais. Todos morrem igualmente e são sepultados dentre os mortos.

RESSUSCITARÁ COM VIGOR. Agora, a ressurreição dos salvos em Cristo será totalmente diferente dos que partirem desta vida sem Cristo e sem salvação. Primeiro, porque os remidos de Cristo ressuscitarão bem antes dos ímpios, e isso se dará na volta gloriosa de Cristo para arrebatar a sua igreja. Este “vigor” sobre o que escreveu o apóstolo dos gentios, diz respeito à glória que há de acompanhar o novo corpo do remidos do Senhor Jesus, Ele que vai ressuscitar os seus escolhidos com grande poder.

SEMEIA-SE CORPO NATURAL. O corpo natural é este mesmo que o ser humano tem de carne, ossos, pele e outras composições naturais do organismo humano. Enquanto vivo, o corpo humano, como veículo da alma e do espírito, detém a essência da vida e da sobrevivência. No entanto, a partir do ato da morte física, orgânica ou morte clínica, a unidade espiritual se separa do corpo, que se degrada rapidamente.

RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. Paulo vem mostrando o estado em debilitações do ser humano com Cristo, mas que termina tudo bem, porque há de ressuscitar com plenitude. Agora, o corpo espiritual, tanto dos salvos quanto dos perdidos ressuscitarão, com uma infinita desigualdade em favor dos escolhidos de Deus. Os que morrerem sem Cristo receberão corpos espirituais inferiores aos corpos dos salvos.

SE HÁ CORPO NATURAL, HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL. Todos estes argumentos defendidos por Paulo, certamente deve ter derribado por terra as falsas heresias pregadas pelos inimigos do evangelho em Corinto. Assim como temos o nosso corpo para esta dimensão de vida, não há dúvida que teremos um novo corpo espiritual ressurrecto para desfrutarmos das valiosas promessas do evangelho. Toda esta defesa de Paulo foi para reascender a tocha da esperança dos irmãos sobre a vida eterna.

1 Coríntios 15:42

1 Coríntios 15:42 - Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
ASSIM TAMBÉM. Tendo pois, explicados nos últimos dois versículos a diferença que há entre o corpo terreno e o corpo celeste, ou seja, o corpo que compõe sua estrutura para esta dimensão da existência na terra, e o novo corpo ressurrecto, que há de seguir a eternidade nos céus. Agora, Paulo fala sobre o fim do corpo terreno, mas aponta em direção a um novo começo, quando cada um receberá uma nova estrutura corporal para se adaptar a sua nova morada nas mansões celestiais com Cristo.

A RESSURREIÇÃO. Este fato real é o tema principal que o escritor vem desenvolvendo em todo este capítulo quinze de sua carta, com destaque, na ressurreição dos mortos, tanto dos salvos, bem como dos não remidos por Cristo. A Base de tudo isso, e o exemplo maior foi a ressurreição de Cristo de entre os mortos. Com isso, a igreja tem a grande esperança de que os escolhidos de Cristo também ressuscitarão.

DENTRE OS MORTOS. Como Cristo é as primícias dos que dormem, podemos olhar para o seu caso, e aprendemos que ele próprio passou três dias no seio da terra, dentre os mortos, mas ressuscitou para glória de Deus. Não será diferente com os que ele comprou com seu sacrifício expiatório, que também ressuscitarão dentre os mortos. Além disto, todos que viveram sobre a terra, também haverão de ressuscitar.

SEMEIA-SE. Mas uma vez Paulo se utiliza de uma expressão metafórica para explicar verdades espirituais interessantes. Neste caso, o autor fala do ato comum e natural de se enterrar os mortos sobre a terra, cumprindo assim o que está registrado na palavra de Deus que diz: E o pó, volte ao pó. Neste tempo em que Paulo escreveu esta sua carta já estava consolidada a cultura de enterrar os mortos na terra. A carne humana em seu estado de putrefação exala um mau cheiro insuportável, tem que enterrar.

O CORPO. Agora, o apóstolo dos gentios não está falando do corpo dos vegetais, nem do corpo dos animais, nem muito menos dos corpos celestiais, como o sol, a lua e as estrelas, mas ele se refere ao corpo do ser humano, que foi feito do pó da terra, e que na morte física deve voltar para sua origem de onde veio, que é a terra. Somente o corpo de Cristo é que não permaneceu na terra, porque ele ressuscitou incorruptível.

EM CORRUPÇÃO. Semeia-se o corpo em corrupção. Enquanto vivo, o ser humano pela sua alma e espírito preserva sua carne e o seu corpo da decomposição. Mas quando a alma e o espírito se separam do corpo físico, o que a ciência chama de morte clínica, então, imediatamente o corpo orgânico entre em estado de desintegração total e absoluta. Este é o estado de degeneração do corpo humano, da qual fala Paulo.

RESSUSCITARÁ EM INCORRUPÇÃO. A ressurreição de entre os mortos pelo poder de Cristo, seja os escolhidos, seja dos que serão condenados, é um ato de vivificação, em que os que dormem, bem como os mortos voltarão da terra, com corpos transformados em uma nova estrutura, que serão adaptados a sua nova dimensão da existência. Paulo fala da nova composição corporal que os ressurrectos receberão para viverem eternamente ou com Cristo nos céus, ou no inferno, quem for condenado.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...