quinta-feira, 25 de julho de 2019

Apocalipse 21:24-25

Apocalipse 21:24-25 - E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
E AS NAÇÕES. Assim como haverá uma nova Jerusalém, também haverá uma nova terra, Apocalipse 21:1 - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Esta nova terra será amplamente habitada por pessoas que fazem parte do reino de Deus. Os que foram condenados diante do juízo final, não poderão habitar nesta nova terra, porque foram lançados no lago de fogo e enxofre, o que é a segunda morte, ou ainda condenação eterna.

DOS SALVOS. Este versículo trás revelações importantíssimas quanto ao futuro dos justos e daqueles que foram remidos por Cristo Jesus. Portanto, está comprovado que somente os salvos serão os habitantes da nova terra, em que os condenados não terão direito a uma nova chance, uma vez reprovados diante do juízo final, não resta possibilidade de restauração. Quem partir desta vida salvo por Cristo terá vida eterna.

ANDARÃO NA SUA LUZ. Certamente o escritor se refere ao que ele escreveu no versículo anterior, onde está escrito: Apocalipse 31:23 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Esta “luz” pode se referir a própria iluminação da nova Jerusalém, a glória pujante do grande Deus e Cristo que é a sua lâmpada ou luz.

E OS REIS DA TERRA. Assim como a terra de nossos dias está dividida em nações, povos e tribos, a nova terra não será diferente, uma vez que ela também estará dividida em nações, e cada nação terá seus governantes. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Quem for fiel a Cristo Jesus haverá de governar com Ele.

TRARÃO PARA ELA A SUA GLÓRIA E HONRA. Teremos na nova terra nações ricas e poderosas que farão parte do reino de Deus e de Cristo. A terra neste mesmo tempo da eternidade será absolutamente abençoada, diferente da primeira terra, que se tornou amaldiçoada por causa do pecado da humanidade. Assim sendo, os reis da nova terra, que serão os servos de Cristo, trarão riquezas e honra e glória a Jerusalém.

E AS SUAS PORTAS NÃO FECHARÃO DE DIA. O escritor do livro do apocalipse nos faz saber que os salvos e remidos terão para todo o sempre acesso a nova Jerusalém, como sendo a própria presença do Deus Todo-poderoso. Neste caso, a referência a dia, diz respeito a claridade que será permanente na nova terra, uma vez que, a luz da nova Jerusalém fornecerá a luz de Deus e de Cristo para todas as nações da terra.

PORQUE ALI NÃO HAVERÁ NOITE. A vida eterna com Deus e com Cristo Jesus será de plena luz, vida, santidade e glória para todo o sempre. Na nova terra que será criada por Deus, o Criador de todas as coisas, não haverá nenhum resquício de trevas ou escuridão, uma vez que, o peado, a desobediência nem a rebelião farão parte do dicionário celestial. Tudo que representa as trevas serão banidos da nova terra.


Apocalipse 21:23

Apocalipse 21:23 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
E A CIDADE. O vidente João fala a respeito da nova Jerusalém, a cidade santa de Deus, que será o tabernáculo eterno de Deus com os seus filhos. Apocalipse 21:10-11 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. Esta cidade representa a própria presença do Deus Todo-poderoso.

NÃO NECESSITA DE SOL. Nesta era presente em que o mundo está contaminado pelo pecado da humanidade, a terra precisa do sol, que se encontra longe do planeta terra para iluminar o nosso planeta. No entanto, na nova Jerusalém que descerá de Deus para uma nova terra, a terra eterna de Deus, não necessitará de sol. Não temos como saber se na nova terra haverá sol, mas sabemos que na nova Jerusalém não precisa.

NEM DE LUA. A lua, juntamente com as estrelas, exerce um papel fundamental, principalmente durante a noite, neste mundo material, até para que as trevas não tomem conta do planeta terra, haja vista que, a lua é um satélite da terra. Como a nova Jerusalém terá luz própria, que é o Deus Todo-poderoso e o sei Filho Jesus, então, então nesta nova cidade iluminada não precisará da luz do sol, nem da luz.

PARA QUE NELA RESPLANDEÇAM. No mundo de hoje, o sol é indispensável para iluminar a nossa terra, que só possui vida, por conta dos raios solares, e isso, é lei da parte do Criador de todas as coisas. Já a lua reflete a luz do sol, que se encontra do outro lado da terra. Todavia, nem o sol, nem muito menos a lua, não exercerão nenhuma influência sobre a nova Jerusalém, nele que prevalecerá a luz maior de Deus.

PORQUE A GLÓRIA DE DEUS A TEM ILUMINADO. Todas as cidades que existem neste presente mundo precisam da luz do sol, da luz, das estrelas e da iluminação artificial que os homens produzem. Porem, a cidade eterna de Deus com os seus filhos, a nova Jerusalém não precisará de nenhuma luz externa, porque o próprio Deus habitará nele e como a luz maior e perfeita, proverá a iluminação do tabernáculo de Deus.

E O CORDEIRO. São dezenas de vezes que o livro do Apocalipse se refere ao filho de Deus, Jesus Cristo, como sendo o Cordeiro de Deus. João Batista, como precursor do Messias de Deus, foi quem chamou Jesus Cristo de Cordeiro de Deus, em João 1: 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. E esta colocação nos fala da expiação feita por Cristo.

É A SUA LÂMPADA. Cristo Jesus é a luz do mundo, conforme João 1:4-9 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. O texto apresenta Cristo como a verdadeira luz.


Apocalipse 21:21-22

Apocalipse 21:21-22 - E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E AS DOZE PORTAS. João já havia falado sobre estas doze portas em Apocalipse 21:12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Percebe-se que a nova Jerusalém será uma cidade bem organizada, em que não entrará nela de qualquer maneira, nem todo tipo de pessoa, mas somente aqueles que são escolhidos por Deus, e os anjos poderosos de Deus estarão guardando a cidade santa.

ERAM DOZE PÉROLAS, CADA UMA DAS PORTAS ERA UMA PÉROLA. Quando se fala, neste texto de “pérolas” o livro está ensinando sobre pedras preciosíssimas, de uma valor incalculável, que provavelmente terão composições diferentes umas das outras, conforme os fundamentos do muro da cidade, que são compostos de pedras preciosas diferentes uma das outras. E cada porta será uma joia preciosíssima de grande valor.

E A PRAÇA DA CIDADE ERA DE OURO, COMO VIDRO TRANSPARENTE. Certamente o escritor fala de um ambiente em volta da nova Jerusalém, entre a cidade propriamente dita e o muro da cidade de Deus com o seu povo. Imagine o valor desta linda cidade, em que a praça será de ouro puro. Nenhuma cidade do mundo tem uma praça feita toda de ouro. Este ouro descrito por João é um tipo de ouro diferente do ouro terreno.

E NELA NÃO VI TEMPLO. De acordo com a cultura e crenças dos judeus, eles imaginavam que as coisas terrenas são uma cópia ou miniatura das coisas celestiais. De forma que, eles criam que, a Jerusalém celestial será uma cidade parecida com a Jerusalém terreno. Mas, João diz que não, porque a Jerusalém terrena tinha seu templo no centro, porem, a nova Jerusalém celestial não terá um tempo religioso.

PORQUE O SEU TEMPLO É O SENHOR DEUS. No caso dos templos de Jerusalém, que também eram chamados de casas de Deus, os filhos de Israel acreditavam que o ressinto do templo era o lugar em que Deus vinha se encontrar com o seu povo. Já no caso da Jerusalém celestial, a presença de Deus não será em um templo, mas sim, na própria Nova Jerusalém, que será a habitação de Deus com os justos e remidos.

TODO-PODEROSO. Encontramos esta expressão na bíblia por mais ou menos cinquenta vezes, com um maior predomínio no livro de Já, sendo que o livro de Apocalipse é o segundo que mais fala de Deus como sendo o Todo-poderoso. Quando os escritores se referem a Deus como sendo o Todo-poderoso, isso que dizer que o Criador de todas as coisas, é o Deus Onipotente, que faz tudo que lhe apraz.

E O CORDEIRO. Historicamente, Cristo Jesus ficou sendo conhecido pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme João Batista se expressou a respeito do Filho de Deus, em João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Como o Senhor Jesus é o Príncipe de Deus, E Rei dos reis e Senhor dos senhores, isso quer dizer que hoje e sempre, o Cordeiro de Deus há de governar juntamente com o Pai para todo o sempre.


Apocalipse 21:20

Apocalipse 21:20 - O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
O QUINTO, SARDÔNICA. João continua com sua lista de nomes, das pedras preciosas, em que compõe a construção do muro da nova Jerusalém, a cidade santa, em que nela Deus está presente com seu povo. A sardônica é uma pedra preciosa, rara e muito bela, em que nos tempos mais remotos era também chamada de ônix ou sardônico, dependendo de sua cor. O ônix, mais para o branco, sardônico, camadas salpicada.

O SEXTO, SÁRDIO. Esta preciosa pedra era bastante conhecida no mundo bíblico sendo citada por algumas vezes dentro das Sagradas Escrituras, como sendo uma pedra de um vermelho reluzente. Esse mineral é bastante parecido com o calcedônio, com uma cor mais puxada para o castanho avermelhado, tendo algumas variedades um tanto mais para o translúcido. O sárdio tem uma cor parecida com carne de gado.

O SÉTIMO, CRISÓLITO. Nos tempos mais antigos e era também conhecido como o topázio, que é um quartzo rajado. Mas nos tempos mais modernos é também conhecida como sendo o peridoto, que é encontrado nas minas de San Carlos, próximas ao rio Gila, no Arizona, Estados Unidos, são atualmente o principal produtor de peridoto. Antigamente na pequena ilha de Zabargad, situada no Mar Vermelho.

O OITAVO, BERILO. Essa pedra preciosa também é chamada por alguns de esmeralda, porem, variando de cores, que pode ser vermelha, amarela, branca e etc. com a cor verde sendo predominante, é tanto que em tempos mais antigos eram conhecida como da cor da mar. O berilo pode ser encontrado em nosso país, em Minas Gerais, na Bahia e no Espírito Santo. É usado em programas nucleares e aeroespaciais.

O NONO, TOPÁZIO. O topázio também é considerado como uma pedra preciosa, muito utilizada na fabricação de joias valiosíssimas. Suas cores variam de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado. Em nosso país é encontrado em várias regiões.

O DÉCIMO, CRISÓPRASO. Também chamado pelos estudiosos do assunto de crisoprásio, da família do quartzo, e quase idêntico ao berilo. Uma pedra de grande valor e preciosidade. Antigamente era chamado de olho de ouro. É uma pedra verde.

O UNDÉCIMO, JACINTO. Em se tratando de um minério, o jacinto é da família berilo, bem como da safira, com um azul brilhante, mas também existem aquelas pedras água marinha. Existe o jacinto vermelho-escuro, que tem muita resistência (apocalipse 9:7).

O DUODÉCIMO, AMETISTA. Esta é um tipo de pedra bastante bonita, e muito utilizada como joia pela alta sociedade da burguesia antiga. De sua maior variedade tem cor violeta com brilho intenso, o que chama a atenção. Em nosso país, esse mineral já foi encontrado nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas gerais, como também em Ametista do sul, no estado do Rio grande do Sul.


Apocalipse 21:19

Apocalipse 21:19 - E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda.
E OS FUNDAMENTOS DO MURO. O escritor já havia mencionado os fundamentos do muro desta importante cidade em Apocalipse 21:14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. De fato, a citação dos doze apóstolos nos ensina sobre a representatividade da igreja remida de Cristo Jesus, por meio dos seus apóstolos. Quando se fala de fundamentos o escritor se reporta a várias partes da composição e matérias que será usado na construção do muro.

DA CIDADE ESTAVA ADORNADO. Quando se fala a respeito de adorno, é porque o escritor se refere ao enfeite de uma noiva ou esposa para o seu noivo ou marido. Como o livro do Apocalipse trata de muitos assuntos de forma simbólica, assim sendo, conjecturamos que o vidente João esteja se referindo a esposa que se adorna para seu esposa com as mais preciosas pedras de grande valor, como acontecia em seu tempo.

DE TODA A PEDRA PRECIOSA. De acordo com os interpretes espirituais, isso fala dos tipos de glória que os servos e servas de Cristo serão recompensados pelo que fizeram em prol do reino de Deus nesta terra. Já para os interpretes literais, eles veem algo real, o que não deixa de ser verdade, quanto a composição do muro da nova Jerusalém, como sendo uma cidade fortaleza, a morada de Deus com seus filhos.

E O PRIMEIRO FUNDAMENTO ERA JASPE. Não se sabe ao certo, se o escritor começa sua descrição de cima para baixo, o que é mais provável, ou de baixo para cima. João fala que a cidade de Jerusalém celestial tem o aspecto do jaspe (Apocalipse 21:11). Em uma síntese ele diz que o muro da cidade é de jaspe, Apocalipse 21:18 - E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

E O SEGUNDO, SAFIRA. A safira é uma pedra preciosíssima, do minério chamado coríndon, encontrado na natureza em formato monocristalino de óxido de alumínio. Cada gema de safira, custa a título de hoje, em torno de U$ 100 milhões, dada a sua raridade em todo o mundo. Esta pedra preciosa tem uma cor mais azul anil, com um brilho reluzente encantador. A safira, como pedra preciosa tem uma grande beleza.

O TERCEIRO, CALCEDÔNIA. Esta é uma pedra preciosa, encontrada provavelmente em Calcedônia, de onde procede seu próprio nome. Os comentaristas afirmam que esta pedra era encontrada nas escavações das minas de cobre em Calcedônia. Quanto a sua cor, pode ser semitransparente ou translúcida e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, às vezes quase preta e etc.

O QUARTO, ESMERALDA. Este tipo de minério é raríssimo em todo o mundo, e tem cor verde, com brilho intenso diante da claridade. Por ser uma gema de minério muito preciosa, seu valor excede a de muitas outras pedras preciosas. As principais jazidas de esmeraldas são Colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil, na Serra da Carnaíba, Bahia, Campos Verdes, Goiás, na Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes.


Apocalipse 21:17-18

Apocalipse 21:17-18 - E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo. E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro transparente.
E MEDIU O MORO. Mais uma vez, o vidente João fala a respeito do muro da nova Jerusalém, como um equipamento que tem muita importância para este lugar tão especial, que é a habitação de Deus com os remidos e justos. As cidades fortalezas do tempos antigos, onde ficavam os reis e seus oficiais de altas patentes era todas fortificadas com altas e largas muralhas, como símbolo de segurança e autoridade. Não será diferente com a cidade do grande Rei eterno, e seu Príncipe, o Filho de Deus.

DE CENTO E QUARENTA E QUATRO CÔVADOS. Essa medida estipulado pelo escritor deste livro se chega à medida de sessenta e cinco metros. O que não fica claro neste texto é se esta medida de sessenta e cinco metros diz respeito à largura do muro ou que seria a sua altura. É mais provável que esta medida se refira à altura, e não a largura, uma vez que, o muro da nova Jerusalém tem vários fundamentos.

CONFORME A MEDIDA DE HOMEM. Neste caso, também fica difícil de se saber sobre o que João fala, se sobre a altura do muro ou se ele se reporta sobre a medida do côvado. Podemos apenas conjecturar que o escritor fale sobre a medida do côvado, que era de mais ou menos 44,5cm, conforme era utilizado pelos judeus, que por sua vez herdaram dos egípcios. Essa medição, comumente era do cotovelo ao dedo médio.

QUE É A DE UM ANJO. Mais uma vez João cita o nome dos seres celestiais, conhecidos como anjos, em que aparece mais de cinquenta vezes somente no livro do Apocalipse. Uma coisa interessante neste texto é que o escritor fala a respeito do aspecto de um anjo, em comparação aos filhos dos homens, que é a mesma estatura. Há na Bíblia Sagrada muitas referências a anjos, e em alguns casos com aspectos de homens.

E A CONSTRUÇÃO DO SEU MURO. Nos tempos mais antigos, os muros das cidades fortalezas variavam de tipos de materiais que eram utilizados pelos governantes de cada nação, em que alguns usavam tijolos batidos e outros, pedras lavradas e etc. Talvez o leitor comum deste livro nem atente para a importância destes detalhes, porem, para o escritor isso tinha um significado muito grande, e ele explica isso agora.

ERA DE JASPE. No versículo de número onze deste mesmo capítulo, o escritor fala a respeito da luz da nova Jerusalém, que tinha o aspecto da preciosa pedra de jaspe. Agora, o vidente João afirma que na construção do muro da cidade de Deus, tinha a presença de uma das pedras preciosas mais raras do mundo. O jaspe tanto fala do valor da nova Jerusalém, como também de sua segurança eterna e firmeza de sempre.

E A CIDADE DE OURO PURO, SEMELHANTE A VIDRO TRANSPARENTE. Porem, muito mais precioso do que o muro da nova Jerusalém era a própria cidade santa de Deus, uma vez que ela será construída de ouro puro. O ouro é um dos minerais mais cobiçados pelos seres humanos, dado o seu valor, bem como pela sua beleza. Quando se fala a respeito de ouro semelhante a vidro transparente, certamente o escritor não está se referindo a outro terreno, mais sim, de um ouro celestial e eterno.


Apocalipse 21:15-16

Apocalipse 21:15-16 - E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E AQUELE QUE FALAVA COMIGO. Quem era que falava com o escritor do livro do apocalipse? Apocalipse 21:9 - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. É perceptível o envolvimento dos seres celestiais nos eventos escatológicos do livro das revelações de Jesus Cristo para os últimos dias.

TINHA UMA CANA DE OURO. Nos dias de hoje, existem muitas formas de se medir a distância de um ponto para outro, tais como: milímetro, centímetro, metro, braça, quilômetro, milha, ano luz e etc. Mas, de acordo com a cultura judaica, uma das medidas bastante utilizada era justamente a cana, que tinha 3 metros de cumprimento. A referência à cana de outro, nos ensina do valor do que se escreve.

PARA MEDIR A CIDADE, E AS PORTAS, E O SEU MURO. Esta cidade, sobre a qual se refere o escritor, fala sobre a nova Jerusalém, que representará o tabernáculo de Deus com os homens. As portas da nova Jerusalém nos ensina sobre o acesso dos salvos a presença de Deus, para adorá-lo na beleza da sua santidade. Já no tocante ao muro da nova Jerusalém, o livro destaca sobre a proteção e segurança da cidade santa.

E A CIDADE ESTAVA SITUADA EM QUADRADO. No tabernáculo construído por Moisés, como sendo a casa de Deus, da peregrinação no deserto dos filhos de Israel, havia o lugar santíssimo, também chamado de santo dos santos, em que Deus se fazia presente, tinha estas mesmas dimensões. A nova Jerusalém, que representa a presença de Deus com os seus escolhidos, será um cubo, com três medidas iguais.

E O SEU COMPRIMENTO ERA TANTO COMO A SUA LARGURA. Neste caso, João fala-nos de duas de suas dimensões, olhando o aspecto de sua base, e para tanto ele fala sobre o cumprimento da nova Jerusalém, que chamou sua atenção, como algo que deveria ser destacado. No que diz respeito à largura da cidade de Deus, não era diferente de seu cumprimento. Estas medidas têm significados bastante relevantes.

E MEDIU A CIDADE COM A CANA ATÉ DOZE MIL ESTÁDIOS. Agora, o vidente João é mais preciso no tocante as medidas da Nova Jerusalém, esta cidade que representará a própria presença de Deus para com os homens remidos e justos. Um estádio, para a época em que este livro foi escrito, correspondia a cento e oitenta e cinco metros, então, João afirma que a cidade terá dois mil e duzentos quilômetros de largura.

E O SEU COMPRIMENTE, LARGURA E ALTURA ERAM IGUAIS. Por fim, o escritor do livro do Apocalipse nos faz saber que a nova Jerusalém representa um cubo de dimensões iguais entre si, com três medidas semelhantes. Boa parte dos comentaristas bíblicos veem nestas medidas da nova Jerusalém, significados interessantes, e falam a respeito da trindade divina, com o Pai, o Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo, presentes na cidade de Deus, que é o lugar de Deus com os homens justos e remidos.


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Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...