quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:12

3 João 1:12 - Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.
TODOS DÃO TESTEMUNHO. Agora, o autor faz um contrates entre o testemunho de Diótrefes, o ditador, com o bom testemunho que estava se espalhando a respeito de um outro ministro do evangelho, chamado Demétrio. Enquanto Diótrefes, como carrasco, não aceitava a obra missionária e, portanto, não recebia de bom grado os evangelistas itinerantes, além de não aceitar as cartas de recomendação do ancião João. Do outro lado, Demétrio se destacava como um bom ministro do evangelho de Cristo, dando a devida hospitalidade aos missionários, além de dar o devido apoio as suas atividades evangelísticas na cidade que ele era responsável pela igreja.

DE DEMÉTRIO. O nome Demétrio significa “terra mãe”. É provável que este homem fosse um grego, que nasceu em uma família pagã, isso pelo fato de que quando nasceu foi consagrado a uma deusa da mitologia grega, conhecida como “seres”. Essa deusa era considerada pelos seus adeptos como protetora da agricultura, a quem se atribuía a fecundidade, e patrona do matrimônio. Tudo isso de acordo com a mitologia dos antepassados de Demétrio, mas agora ele era um convertido ao cristianismo e adorava somente a Deus único e verdadeiro. Agora, Demétrio era seguidor de Jesus de Nazaré e tinha o privilégio de ser um propalador do evangelho.

ATÉ A MESMA VERDADE. Provavelmente, Diótrefes, que também era um pastor da Ásia Menor, havia espalhado pela região mensagens depreciativa a respeito de Demétrio, razão porque o apóstolo ver a necessidade de também recomenda-lo ao seu amigo e companheiro de ministério Gaio. Há quem sustente também de que Demétrio era um dos auxiliares de João na igreja de Éfeso e que foi enviado pelo apóstolo para acompanhar os pregadores itinerantes em suas viagens missionárias pela Ásia Menor, e como representante direto do apóstolo João precisava de boas recomendações. O certo é que Demétrio tinha bom testemunho de todos.

E TAMBÉM NÓS TESTEMUNHAMOS. Dizer que todos davam bom testemunho de Demétrio é a mesma coisa que afirmar que sua história de vida estava sendo escrita não somente pelo seu testemunho pessoal, mas que toda a igreja da Ásia Menor tinha conhecimento de como realmente se converteu ao cristianismo. E o próprio João, como um dos remanescentes do grupo apostólico também se interpunha em favor do testemunho de Demétrio assegurando verdadeiramente de que ele era fiel.

E VÓS BEM SABEIS. Gaio conhecia pessoalmente o ancião João, o grande apóstolo de Cristo e seu amigo, ao ponto de dar toda credibilidade ao que ele estava escrevendo sobre Demétrio. Ele sabia de que o testemunho que o apóstolo dava de Demétrio tinha força o suficiente para desfazer qualquer mensagem negativa que a seu respeito tinha sido espalhada por Diótrefes e seus discípulos.

QUE O NOSSO TESTEMUNHO É VERDADEIRO. Nesta expressão do autor ele coloca em evidência toda a sua autoridade apostólica em defesa de um companheiro de ministério. Certamente o apóstolo conhecia Demétrio o suficiente para afirmar de que agora ele era um novo homem em Cristo Jesus, a quem dedicava toda sua vida.

3 João 1:11

3 João 1:11 - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
AMADO. Este amado a quem o autor se refere diz respeito à Gaio. João era dentre todos os apóstolos o mais amoroso, e é chamado de apóstolo amado, porque era amado de Cristo e pelos demais apóstolos, e era um líder que amava profundamente os seus liderados. Alias, o amor fraternal deve ser uma das principais características do cristão verdadeiro, porque é o segundo mandamento da lei de Cristo. O primeiro é amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende toda a lei de Cristo. Uma das características deste escritor é o seu tratamento afetuoso.

NÃO SIGAS O MAL. Se dirigindo agora ao seu amigo e companheiro de ministério, Gaio, o apóstolo registra o seu conselho, no sentido de orientar bem este líder exemplar da Ásia Menor. Nesta sua advertência, o autor certamente tinha em mente o mau exemplo que vinha dando Diótrefes, e aproveita para solicitar ao amado Gaio que não siga o mau testemunho que vinha dando para o ministério, o pastor chamado Diótrefes. Não seguir o mal é rechaçar toda forma de erro na maneira de viver e de se conduzir, principalmente como líder de uma igreja e seguidor de Cristo.

MAS O BEM. Neste ponto, o autor deve estar com o pensamento fixo naqueles que até o momento na história do cristianismo vinham dando um bom testemunho como representante do reino de Deus e como ministro do evangelho de Cristo Jesus. Seguir o bem é em linhas gerais optar por tudo aquilo que é correto e honesto em toda forma de viver. João, aconselhava seu companheiro de ministério de que para ser um líder espiritual, a pessoa deve tomar como lema de vida, sempre praticar o bem a todos, sem olhar a quem, mas principalmente aos domésticos da fé.

QUEM FAZ O BEM. É provável que este bem a que se refere neste caso o escritor, diz respeito ao atendimento de Gaio aos missionários que ele estava lhe enviando com carta de recomendação. Gaio estava para receber os evangelistas itinerantes na igreja que ele era responsável, e lhes fazer o bem, era lhes ofertar toda assistência e hospitalidade devida. Estes missionários estavam em campanha evangelística naquela região e precisavam do apoio dos responsáveis por cada igreja. Os missionários deixaram tudo para saírem em busca de vidas para o reino de Deus, portanto, na realização de suas atividades evangelizadoras precisavam de apoio.

É DE DEUS. Diótrefes não estava dando para o apóstolo João provas de que fosse um homem de Deus e isso por não acolher os missionários, nem receber as cartas de recomendação enviadas pelo apóstolo. Mas, João esperava que Gaio agisse diferente, no sentido de agilizar os trabalhos missionários dos evangelistas itinerantes. Quem não apoio àqueles que buscam resgatar vidas para o reino de Deus, longe estar de ser uma pessoa de Deus, principalmente quem diz ser um líder do cristianismo.

MAS QUEM FAZ O MAL NÃO TEM VISTO A DEUS. Esta frase; “visto a Deus”, deve ser entendida como; “conhece a Deus assim como ele é”. Deus é invisível, mas se dar a conhecer a todos aqueles que praticam o bem, mas se afasta dos malfeitores da terra.

3 João 1:10

3 João 1:10 - Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
POR ISSO, SE EU FOR. Ao que tudo indica o apóstolo João estava planejando fazer mais uma viagem de supervisão por aquela região da Ásia Menor, e faz entender de que iria fazer uma visita a este tal de Diótrefes, quem sabe para tentar corrigir os seus erros, nos quais estava envolvido. Era natural, sempre que necessário, o apóstolo como supervisor das igreja na Ásia Menor fazer estas viagens de supervisão dos trabalhos ou em viagens missionárias para também pregar o evangelho em outras cidades além da cidade de Éfeso, onde era o líder principal daquela igreja. Pode ser que neste caso, esta provável viagem, fosse para resolver este problema com Diótrefes.

TRAREI À MEMÓRIA AS OBRAS QUE ELE FAZ. Se esta viagem que estava na mente do apóstolo fosse uma viagem de supervisão da obra de Cristo nas igrejas, certamente o apóstolo por onde passasse iria conversar com os dirigentes das igrejas a respeito do que Diótrefes estava fazendo de errado. Mas, se fosse uma viagem direcionada diretamente para resolver com Diótrefes estes problemas, ele confessa que vai soltar o verbo, cara a cara com ele, e dizer tudo que esta sabendo a seu respeito. Já que as cartas por João enviadas, Diótrefes não estava dando a menor importância.

PROFERINDO CONTRA NÓS PALAVRAS MALICIOSAS. Já era do conhecimento do apóstolo, e portanto, do ministério de que este homem, estava em posição de desobediência a ética ministerial, não respeitando os seus superiores na hierarquia ministerial. Quando o autor escreve no plural; “nós”, é certo afirmar de que Diótrefes estava caluniando não somente a apóstolo João, mas a todos que faziam parte da liderança da igreja primitiva desta época. Não se sabe ao certo o que ele estava dizendo em contrário contra o ministério, mas é dado por certo de que ele estava fazendo sérias acusações contra os seus superiores e contra o ministério.

E NÃO CONTENTE COM ISSO, NÃO RECEBE OS IRMÃOS. Eram fortes as palavras contrárias que Diótrefes estava falando contra o ministério da igreja primitiva. Suas palavras maliciosas de depreciação contra os ministros do evangelho estavam se espalhando por todas as igrejas, até chegar à igreja cede de Éfeso, e portanto, ao supervisor regional, João. Além disto, os missionários que foram enviados e recomendados pelo apóstolo estavam sendo mau tratados por aquele pastor.

E IMPEDE OS QUE QUEREM RECEBER. Além de não receber os evangelistas itinerantes que estavam com suas campanhas missionárias naquela região, Diótrefes saia de casa em casa, nos lares dos cristãos onde estavam sob sua jurisdição ameaçando os irmãos de que ninguém receberem em seus lares aqueles missionários cristãos. Esse pastor era realmente absolutamente contrário a obra missionárias.

E OS LANÇA FORA DA IGREJA. Se qualquer família, desse hospitalidade aos missionários, ou pelo menos recebesse os evangelistas itinerantes em seus lares para pregar a palavra de Deus, Diótrefes, como pastor, não somente disciplinava os irmãos, mas até expulsava os mesmos e suas respectivas famílias da igreja local.

3 João 1:9

3 João 1:9 - Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
TENHO ESCRITO. Assim como o autor estava enviando os missionários com carta de recomendação a seu amigo e companheiro de ministério Gaio, da mesma forma o apóstolo João também enviara os mesmos missionários para outras igrejas na Ásia Menor, onde ele era supervisor. Certamente as demais igrejas por onde passaram os missionários ou evangelistas itinerantes acolheram de bom grado a carta de recomendação que o apóstolo lhes enviara, recomendando os missionários, menos a que era dirigida por um certo pastor chamado Diótrefes. É provável que isto tenha causado um impacto para o grande líder João, que estava apoiando os missionários.

À IGREJA. João, ao direcionar os missionários a determinadas igrejas, com eles escrevia uma carta lhes recomendando, e certamente solicitando aos seus responsáveis, que dessem hospitalidade e apoio aos evangelistas itinerantes, que estava naquela região em campanha missionária. Quando o autor escreve neste texto “à igreja” ele quer dizer; a comunidade cristã local, e não a um templo religioso. Até porque nesta época, não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo. Somente depois de 312 D.C. é que foi permitido, com o casamento entre a igreja e o Estado, o que foi muito ruim para o cristianismo.

MAS DIÓTREFES. Este nome significa; “Aquele que é nutrido por Deus”, só que neste caso e nas circunstâncias desta carta de João, ao que tudo indica ele fazia questão de ser contrário ao que seu nome indicava, porque ele estava era nutrindo-se a si mesmo de um autoritarismo desmedido. Ele era um pastor que tomava conta de uma igreja local e de alguns outros lugares de reunião da igreja. Ao que tudo indica não gostava da obra missionária nem dos trabalhos evangelísticos, razão porque se oponha a campanha missionária dos evangelistas itinerantes enviados por João.

QUE PROCURA. Não é que Diótrefes fosse a maior autoridade da igreja onde era o responsável, mas ele procurava ser. Porque na realidade, em termos de autoridades eclesiásticas, as igrejas sempre tiveram sua hierarquia, e na igreja primitiva, enquanto vivos eram os apóstolos, dos quais João era um deles, e um dos mais bem conceituado. De forma que Diótrefes apenas procurava ter o principado dentre os demais. No entanto, procurar ser, não é a mesma coisa que “ser” de fato.

TER ENTRE ELES O PRIMADO. O apóstolo João era o supervisor das igrejas na Ásia Menor, no entanto, existiam os líderes locais delegados ou consagrados ao ministério pela autoridade eclesiástica superior. E até mesmo em uma comunidade cristã haviam vários líderes, dentre estes Diótrefes procurava ser o mais importante, ao ponto de não querer se submeter a autoridade do supervisor de área, João.

NÃO NOS RECEBE. Não é que João tivesse acompanhado os evangelistas itinerantes em suas campanhas missionárias pela Ásia Menor. Mas, é que os missionários com carta de recomendação do apóstolo se faziam representar por ele. O fato é que quando os missionários chegaram à cidade onde Diótrefes era o líder, não foram bem recebidos, mesmo tendo eles carta de recomendação do grande apóstolo João.

3 João 1:7-8

3 João 1:7-8 - Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.
PORQUE PELO SEU NOME SAÍRAM. O Nome, que dizer: o nome de Cristo Jesus, conforme se ver em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Era no nome de Cristo Jesus que os missionários e evangelistas itinerantes pregavam o evangelho da salvação nos campos missionários. Eles não estavam em nome de nenhuma organização religiosa, mas sim, serviam ao reino de Deus em nome do Senhor Jesus Cristo para quem eles faziam missões no mundo.

NADA TOMANDO DOS GENTIOS. Como os evangelistas itinerantes e missionários eram enviados a pregarem o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido e onde ainda não havia igreja local, eles eram levados pelo Espírito de Deus para o mundo gentílico, para alcançarem os incrédulos para Cristo, e dos não cristãos eles não podiam receber qualquer ajuda financeira, para que o evangelho não fosse escandalizados e eles fossem taxados de aproveitadores. Hoje, o conceito do mundo com respeito aos líderes religiosos é de que são todos ladrões, dada a comercialização da palavra de Deus por parte dos que dizem representar as denominações. O autor não queria que isso acontecesse com os missionários cristãos.

PORTANTO, AOS TAIS DEVEMOS RECEBER. A recomendação do apóstolo ao seu amigo e companheiro de ministério Gaio era de que as igrejas deviam apoiar estes verdadeiros missionários do reino de Cristo, lhes dando toda hospitalidade possível, seus sustentos e condições para que realizassem a obra missionária. Os missionários da igreja primitiva não tiravam proveito do evangelho para ganharem dinheiro com a pregação da palavra de Deus, o que eles precisavam mesmo era de hospitalidade dos lideres das igrejas, seus sustentos e apoio espiritual para realizarem suas atividades evangelísticas. Diferente dos dias de hoje, onde existe uma leva grande de profissionais do evangelho, que ganham muito dinheiro para pregarem a palavra.

PARA QUE SEJAMOS COOPERADORES. O autor se inclui juntamente com Gaio e os demais que apoiavam os missionários em cumprirem suas missões em levarem o evangelho de Cristo aos povos ainda não alcançados. O escritor tinha como privilégio em poder cooperar com a obra de Deus em apoiar os trabalhos dos missionários e pregadores do evangelho itinerantes. Por ser um líder muito ocupado em cuidar das coisas ministeriais e das atividades da igreja local, o apóstolo não podia se dedicar as atividades missionárias, de forma que ele via a oportunidade de fazer a obra missionária, mesmo que indiretamente, enviando e ajudando aos missionários.

DA VERDADE. João afirmava para seu companheiro de ministério, Gaio, de que uma forma de estar na verdade do evangelho seria cooperar com a obra missionária, dando todo apoio necessário para que os missionários cumprissem suas respectivas missões. Existem três maneiras de se fazer missões, indo ao campo missionário, apoiando financeiramente a obra missionária e dando apoio espiritual aos missionários.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3 João 1:6

3 João 1:6 - Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás.
QUE EM PRESENÇA DA IGREJA. Os missionários que saíram de Gaio e estavam em Éfeso com João tiveram oportunidade na igreja e ali deram bom testemunho a respeito do amigo e companheiro de ministério do apóstolo. É provável que o apóstolo tenha feito uma grande reunião para que a igreja ouvisse das maravilhas de Deus, realizadas por intermédio dos missionários. E quando eles tiveram oportunidade para pregarem para a igreja de Cristo, não se esqueceram de agradecerem a Deus diante de todos, pelo apoio que tiveram, quando de passagem pela igreja que era cuidada por Gaio. E isso chamou a atenção do apóstolo João, ele que quando esteve com seu amigo, lhe recomendou que tratasse bem os missionários do reino de Deus e de Cristo.

TESTIFICARAM DO TEU AMOR. Antes de estarem na cidade de Éfeso com o apóstolo João, os missionários estiveram com Gaio e na igreja que ele era o responsável. E quando lá estiveram foram bem cuidados e apoiados pelo servo de Deus. Ao que tudo indica Gaio tinha sido um discípulo de João, o apóstolo do amor, com isso ele aprendeu com o apóstolo que a prática do amor fraternal é uma das grandes e importantes virtudes cristãs. Na presença de João e da igreja de Éfeso os missionários testificaram da bondade de Gaio para com eles e de como os tratou de forma amorosa e os apoiou da melhor forma possível. O testemunho dos missionários foi tão comovente e gracioso ao ponto de João fazer lembra nesta carta.

AOS QUAIS, SE CONDUZIRES COMO É DIGNO. Depois da estadia com o apóstolo João na cidade de Éfeso, e tendo ali cumprido suas respectivas missões naquele lugar, os missionários deviam retornar ao lugar onde Gaio morava e se reunia com a igreja de Cristo que estava sob os seus cuidados. E João tendo dado todo apoio aos tais missionários agora os enviava de volta com a devida recomendação ao seu amigo Gaio. Certamente os missionários eram os condutores desta carta na qual o apóstolo lhes recomendava muito bem. O autor solicitava que como da outra vez, Gaio tratasse de forma digna estes servos de Deus, que andavam pregando o evangelho.

PARA COM DEUS. O tratamento digno que o apóstolo recomendava para os missionários era porque eles eram representantes de Deus, e como tal deviam ser bem cuidados por onde passassem. Os missionários do reino de Cristo viviam pela fé pregando o evangelho do Senhor Jesus. Trabalhavam com as próprias mãos para se manterem no campo missionário, como é o exemplo do apóstolo Paulo, mas não rejeitavam a ajuda da igreja quando lhes eram favoráveis por meio de ofertas voluntárias. Certamente João lhes ajudado com a igreja e esperava o mesmo de Gaio.

BEM FARÁS. O escritor aconselhava ao seu amigo e companheiro ministerial Gaio: Olha amigo, quando os missionários chegaram por ai, lhes ofereçam todo apoio, hospitalidade e não se esqueça de reunir a igreja, e dentro as possibilidades lhes ajudarem com aquela oferta missionária como é de costume nas igreja de Cristo.

3 João 1:5

3 João 1:5 - Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos.
AMADO. João era dentre todos os apóstolos o mais amoroso, e é chamado de apóstolo amado, porque era amado de Cristo e pelos demais apóstolos, e era um líder que amava profundamente os seus liderados. Alias, o amor fraternal deve ser uma das principais características do cristão verdadeiro, porque é o segundo mandamento da lei de Cristo. O primeiro é amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende toda a lei de Cristo. É certo afirmar de que aquele que diz ser um seguidor de Cristo Jesus, mas não ama ao seu próximo, tem negado a fé. O próprio Jesus deu o exemplo maior, quando se deu por amor a todos.

PROCEDES FIELMENTE. A forma de viva em que leva um servo de Deus é quem testifica do quanto de comunhão ele tem com o Senhor Jesus e com a igreja de Cristo. Quando o autor se refere aos procedimentos do seu amigo Gaio, ele está escrevendo sobre os seus atos do dia a dia e da forma como ele se conduz para com a comunidade cristã e também no meio da sociedade. O conselho do apóstolo era de que seu irmão e companheiro de ministério fosse fiel em suas ações e tratamentos com os demais irmãos e com os não cristãos, com quem ele convivia e mantinha contatos. Não se sabe se o escritor estava tentando corrigir ou não seu amigo Gaio.

EM TUDO QUE FAZES. Tem pessoas que possuem dupla personalidade, na igreja é uma coisa e na vida familiar e social é outra totalmente contrária, dando mau testemunho como servo de Deus. O cristão não é representante do reino de Deus somente durante os cultos em que participa, a nossa comunhão e fidelidade a Cristo deve ser durante todos os momentos de nossa vida e por onde passarmos. Tem muitos que na igreja parecem anjos, mas nos negócios se transformam em demônios pelas falcatruas que praticam, e isso não convêm a um servo de Cristo. Principalmente para quem diz ser um ministro do evangelho de Cristo Jesus. Esse sim é que deve dar bons exemplos, que sirvam de espelho para os demais.

PARA COM OS IRMÃOS. Esta forma de tratamento veio do judaísmo e foi implantado no cristianismo. Os Judeus se consideravam irmãos por pertencerem aos seus ilustres antepassados, Jacó, Isaque e Abraão. No cristianismo, esse tratamento se dava pela conscientização de que pertencemos à mesma família divina. Quando chamamos alguém de irmão, estamos lembrando de que Deus é o Pai de todo cristão verdadeiro. É porque sabemos que Cristo é o nosso irmão mais velho e que todos aqueles que o recebem em suas vidas se tornam filhos de Deus (João 1:11). Somos irmãos porque nascemos de novo pelo mesmo Espírito Santo (João 3:5).

E PARA COM OS ESTRANHOS. Estes estranhos a quem se refere o escritor, diz respeito aos incrédulos, aos ímpios ou aqueles que não são seguidores do verdadeiro cristianismo. O autor aconselhava a Gaio de que ele fosse honesto em seus procedimentos para com os que não faziam parte da igreja de Cristo Jesus, o Salvador.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...