quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:5

Judas 1:5 - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram.
MAS QUERO LEMBRAR-VOS. Certamente o autor está com seu pensamento ligado em Números (14:28-30) que trata do resultado da incredulidade dos filhos de Israel sobre o que ele haveria de fazer. É provável que o escritor estivesse direcionando esta mensagem aos leitores que conheciam as narrativas bíblicas que tratam das trajetórias do povo Judeu do Egito a terra prometida de Canaã. Como eles já conheciam estes eventos, o autor apenas lhes chama a atenção para as consequências do agir com incredulidade para com o Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, ele que é um Deus de amor e misericórdia, mas que também é um fogo consumidor para com aqueles que tentam zombar de sua grandeza e poder.

COMO A QUEM JÁ UMA VEZ SOUBE ISTO. Assim como o cristianismo neste mesmo tempo estava se expandindo de forma geral na Ásia Menor, com o judaísmo também não era diferente. A igreja primitiva buscava levar as boas novas de Cristo a todas as pessoas daquela região e do mundo civilizado de então, e o judaísmo com a mesmo força, do outro lado buscava fixar raízes em todas as cidades, até em uma tentativa de buscar barrar o crescimento da igreja de Cristo na terra. E os mestres do judaísmo transitavam por todas as partes, buscando tornar conhecida a história de Israel e a forma como Deus tratou o seu povo, resgatando-os da terra do Egito. De forma que o milagre da libertação de Israel do Egito era conhecido por todos.

QUE, HAVENDO O SENHOR SALVO UM POVO. Esta frase se reporta exclusivamente sobre a saída dos filhos de Israel do Egito, a casa da servidão para a terra da promessa que era Canaã, terra que manava leite e mel. O indicativo neste caso para salvação não deve ser entendido como vida eterna, que é uma das mensagens central do novo testamento. A salvação nos primórdios da história dos israelitas é compreendida como uma ação de livramento da parte de Deus para o seu povo ou na vida individual de alguém. Com isto, se entende que a retirada dos filhos de Israel do Egito é vista como uma salvação das mãos dos inimigos do povo de Deus. Na nova dispensação a salvação é mais vista como vida eterna, em que o Salvador e Cristo Jesus, nosso redentor.

TIRANDO-O DA TERRA DO EGITO. Desde os tempos mais remotos dos mais ilustres antepassados dos Judeus, Jacó, Isaque e Abraão, que Deus havia feito promessas para os seus descendentes de que eles herdariam a terra de Canaã. E chegado o tempo do cumprimento destas promessas, o Senhor entrou em ação para resgatar o seu povo da escravidão do Egito e os fazer entra na terra prometida.

DESTRUIU DEPOIS OS QUE NÃO CRERAM. Este texto assim como muitos outros dentro das sagradas escritoras reforça a tese dos que defendem o livre arbítrio humano em paradoxo com a predestinação. Abrindo assim a possibilidade de queda.

Judas 1:4

Judas 1:4 - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
PORQUE SE INTRODUZIRAM ALGUNS. Um dos objetivos desta carta é justamente para combater o gnosticismo no seio da igreja cristã. Os falsos mestres gnósticos se introduziam sorrateiramente no meio dos cristãos para distorcerem a mensagem do evangelho de Cristo Jesus. Eram falsos mestres porque procuravam transtornar a mensagem das boas novas com suas fábulas enganosas para tentarem desviar os seguidores de Cristo dos caminhos da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, único mediador entre Deus e os homens, o Salvador.

QUE JÁ ANTES ESTAVAM ESCRITOS PARA ESTE MESMO JUÍZO. Não se sabe ao certo qual referência o autor está citando neste texto, senão ao livro apócrifo de (Enoque 81:8; 106:19 e 108:7) que faz referência a um estado de apostasia em algumas lideranças da igreja, mesmo que isto dependa de interpretações. A citação ao juízo sobre estes falsos líderes que estavam semeando apostasia dentro do cristianismo fala sobre a reprovação dos tais, pela verdade de Deus e do evangelho das boas novas de Cristo. Deus não deixará impune tais hereges que pervertem a verdade.

HOMENS ÍMPIOS. Os falsos mestres do gnosticismo que tentavam transtornar o evangelho de Cristo eram homens ímpios, camuflados de cristãos, que se infiltravam no meio da igreja para perverterem as boas novas de Cristo e tentarem desviar os seguidores do Senhor Jesus do evangelho da nova aliança. É preciso se ter cuidado com estes homens ímpios que se infiltram na igreja com outras intenções, e não para servirem de verdade ao reino de Deus e de Cristo. Muitas vezes estes hereges são pregadores, são cantores, e falsos pastores, que tiram proveito do povo de Deus.

QUE CONVERTE EM DISSOLUÇÕES A GRAÇA DE DEUS. Já neste ponto, o escritor ataca não somente os falsos mestres gnósticos, como também os judaizantes. Isto porque os defensores da legislação mosaica e do judaísmo, por não terem aceitado a Jesus de Nazaré como sendo o Messias enviado por Deus, continuavam semeando os ensinos de que era necessário guardar a lei de Moisés. Enquanto que os falsos mestres gnósticos pregavam de que para serem aceitos diante de Deus as pessoas tinham que seguirem suas inumeráveis regras de asceticismo. Tudo isso para tentarem anular a salvação pela graça de Deus em Cristo Jesus (Efésios 2:8).

E NEGAM A DEUS, ÚNICO DOMINADOR E SENHOR JESUS CRISTO. Tantos os judaizantes que estavam a serviço do judaísmo, quanto os falsos mestres gnósticos negavam a Deus com suas pregações heréticas. O autor foi enfático ao escrever de forma direta sobre a divindade de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Em uma reorganização da frase, teríamos o seguinte; “E negam o único dominador e Deus, o Senhor Jesus Cristo”. Cristo é Deus e negar isto é uma perigosa heresia.

Judas 1:3

Judas 1:3 - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
AMADOS, PROCURANDO EU ESCREVER-VOS. Quem sabe para amortecer um pouco o impacto de sua forte mensagem, o autor começa sua exortação de forma carinhosa chamando os seus leitores de “amados”. Desta forma ele deixa transparecer de que suas palavras não são negativas, mas positivas, no sentido de mostrar a cura para o problema, mesmo que o medicamento seja amargo para se ingerir. Não se sabe o grau de dificuldade que o escritor teve para deixar esta carta por escrito, mas o certo é que ele demonstra um grande esforço para assim o faze-lo. Há quem diga que sua leitura fosse pouca e não contasse com um amanuense para lhe auxiliar neste feito.

COM TODA DILIGÊNCIA. Talvez o autor desta carta fosse um novo convertido ao cristianismo, e que não conhecesse em profundidade os elementos da nova aliança de Deus por meio de Cristo para a humanidade. Pelo que se sabe, os irmãos de Jesus só passaram a acreditar que ele era realmente o Messias prometido, um pouco mais tarde, no decorrer do desenvolvimento da igreja primitiva. No entanto, o autor estava empregando toda a sua diligência e o pouco que conheciam da nova dispensação para deixar para as gerações futuras esta obra literária de cunho religioso importante.

ACERCA DA SALVAÇÃO COMUM. Provavelmente o autor conhecia muito bem a legislação mosaica e suas regras complicadas para se achar graça diante de Deus. Até porque a antiga aliança de Deus com Israel, não continha as mesmas promessas de salvação, em termos de vida eterna, como a nova dispensação da graça. Quando o autor chama de “salvação comum” é que Jesus descomplicou o aceso a posse de todas as bênçãos de Deus para a humanidade. E de acordo com a nova aliança da graça, qualquer ser humano que receber a Cristo em sua vida tem a promessa de salvação. A antiga aliança era exclusiva com uma não, já a nova é com todos os povos do mundo.

TIVE POR NECESSIDADE ESCREVER-VOS E EXORTAR-VOS. Se neste ponto, o pensamento do ator estiver direcionado para os seus leitores compatriotas israelenses, ele bem focaliza seu objetivo em uma necessidade urgente de todos se converterem do judaísmo para o cristianismo, seguindo as normas estabelecidas pelo evangelho das boas novas, escrito por ele e pelos demais autores do novo testamento. A palavra “exortar-vos” vem no sentido de aconselhamento e não como uma regra fixa que seja obrigada a ser cumprida a qualquer custo, como a lei.

A BATALHAR PELA FÉ. Esta fé a que se refere o autor diz respeito à fé de conformidade com o evangelho de Cristo, não mais pela fé judaica nem pela fé natural das religiões pagãs. Em toda a extensão do novo testamento se destaca a importância da fé no poderoso nome de Cristo para a salvação. A parte do ser humano em uma aliança com Deus é justamente a sua fé e da parte de Deus a graça.

QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS. Os que cumpriam os mandamentos da lei eram chamados de justos, já na nova aliança, quem guarda o evangelho de Cristo é chamado de santo. Isto é, santo vivo e não morto ou canonizado por uma religião.

Judas 1:2

Judas 1:2 - Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
MISERICÓRDIA. Incluir a palavra misericórdia na saudação da igreja era uma demonstração do derramar abundante da bondade de Deus para com os gentios que foram alcançados pelo grande e infinito amor de Deus Pai em Cristo. A nova aliança de Deus com a humanidade foi a chegada desta misericórdia de Deus, enviando o seu Messias prometido para realizar a obra de expiação em prol de todos. Com isso concorda o texto que afirma que as misericórdias do Senhor são tudo para nós. Lamentações 3:21-22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A igreja de Cristo foi alcançada por essa misericórdia.

E PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

E AMOR. Incluir a palavra amor na saudação era uma forma de expressar o amor fraternal que deve haver entre todos aqueles que fazem parte do reino de Deus e de Cristo. Além do mais, representa o verdadeiro amor de Deus em Cristo Jesus para redimir a humanidade perdida. Na realidade a vinda do Messias de Deus para resgatar as vidas perdidas da condenação eterna foi a mais eficaz manifestação do amor de Deus pela humanidade, e neste amor foi que Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo. Um dos mais lindos textos da bíblia nos fala justamente deste amor de Deus pelo mundo, João 3:16 – Porque Deus amor o mundo de uma tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. É este amor de Deus que tem alcançado o mundo.

VOS SEJAM. O desejo ardoroso do autor é de que as misericórdias do Deus eterno alcance toda a humanidade, porque assim sendo a vitória final será da igreja de Cristo e dos redimidos pelo seu sacrifício expiatório. O escritor também espera que a paz de Deus em Cristo Jesus pelo ato de reconciliação seja abrangente em todas as partes da terra, chegando até aos confins do mundo. Em fim, que o grande e infinito amor de Deus venha a atingir toda a humanidade que ainda não foi alcançada pela salvação do Filho de Deus, Jesus Cristo, ele que veio para salvar os pecadores desgarrados.

MULTIPLICADOS. A multiplicação da misericórdia de Deus, da paz pela reconciliação e do seu imenso amor, tem como resultado o crescimento do cristianismo na terra. O autor viveu em um período de intensas perseguições a igreja de Cristo, onde quem não tinha uma visão escatológica do futuro do cristianismo podia chegar a pensar de que ela não sobrevivesse aos ataques constantes do judaísmo, e do império romano.

Judas 1:1

Judas 1:1 - Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo.
JUDAS. Existem várias personagens com este nome nas páginas das sagradas escrituras, principalmente no Novo Testamento, até porque este nome se tornara comum entre os Judeus. Entre os próprios discípulos de Jesus havia dois homens com este nome, que eram Judas Iscariotes e Judas filho de Tiago (Lucas 6:16). Tinha também um que era meio irmão de Jesus, porque era filho de Maria e José, e é provável que seja o Judas que é autor desta carta chamada universal. Ainda nas páginas do Novo Testamento se ler sobre Judas, o Galileu, Judas Damasceno, Judas chamado Barsabas. Já na história dos Hebreus teve um homem muito importante pós-exílio chamado de Judas Macabeu. Judas é nome derivado de Judeu que veio de Judá.

SERVO DE JESUS CRISTO. Este autor começa sua epístola com humildade ao se destacar como servo de Jesus Cristo. Como irmão do Senhor, poderia usar esta ligação familiar com o fundador do cristianismo para impor autoridade a sua missiva, no entanto não usou de tal artifício. Ao que tudo indica, posteriormente a ressurreição do Senhor Jesus, seus irmãos e irmãs passaram a crer que ele era o Messias de Deus enviado ao mundo como salvador da humanidade. E neste caso Judas que era irmão de Jesus passou a servir fielmente ao grande Mestre Jesus de Nazaré. Com isso ele passou a dedicar sua vida e todas as suas atividades ao evangelho de Cristo Jesus.

E IRMÃO DE TIAGO. Tanto Judas quanto este Tiago citado neste texto eram meio irmãos de Jesus, afirma-se meio irmãos, porque Jesus não teve um pai biológico, uma vez que ele foi gerado pelo Espírito de Deus, de forma que Judas e Tiago eram seus irmãos apenas por parte de Maria. Quanto aos nomes dos irmãos de Jesus, incluindo Judas e Tiago, basta ler Mateus 13:55 - Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? Com destaque que cita o nome de Maria que era a mãe de ambos. Há quem diga que Judas destacou o fato de ser irmão de Tiago porque este Tiago era a principal autoridade eclesiástica da igreja em Jerusalém. E como tal merecia este destaque.

AOS CHAMADOS SANTIFICADOS EM DEUS PAI. Aos chamados. A bíblia fala sobre que muitos são chamados, isso nos faz entender de que esta carta de Judas estava endereçada e tinha o seu destino aos que em qualquer lugar do mundo, sente que é uma pessoa chamada por Deus para pertencer ao seu reino. A expressão “santificada em Deus Pai” se dar pelo fato de que foi Deus quem tomou a iniciativa de remissão da igreja de Cristo, mediante o enviou do seu Messias para justificar a todos quanto fazem parte do seu reino. Deus enviou seu Filho como Salvador do mundo.

E CONSERVADOS POR JESUS CRISTO. Cristo Jesus em sua perfeita e eficaz obra de redenção deu ao mundo a chance de continuar existindo e com isso abre a possibilidade do ser humano se reconciliar com Deus. Por mais que se escreva a respeito, mas ninguém tem condições de expressar o devido valor do sacrifício de Cristo pela humanidade e principalmente pela sua igreja que ele resgatou.

3 João 1:15

3 João 1:15 - Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.
PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

SEJA CONTIGO. O autor deseja ao seu amigo e companheiro de ministério, Gaio que a paz que procede de Deus esteja sobre a sua vida, com o desfrutar de plena tranquilidade no seu dia a dia. Que o sossego seja o resultado de uma vida de bem-estar em todos os momentos que ele tiver que passar. Com absoluta saúde em seu organismo, assim como bem estava a sua alma, recebendo as vitaminas celestiais para se fortalecer cada vez mais. Esta paz que o ancião deseja a Gaio, neste tempo da igreja primitiva, era o que os cristão mais precisavam por conta das perseguições.

OS AMIGOS. Não se sabe ao certo quem são estes amigos aos quais o escritor se refere, porque em vez de amigos ele poderia ter escrito, “os irmãos”. Neste sentido, alguns comentaristas defendem de que Gaio era muito conhecido na cidade de Éfeso por pessoas que faziam parte da sociedade daquela cidade. No entanto, é mais real se pensar que o autor se refere aos seus amigos e irmãos que faziam parte da igreja de Éfeso. Até porque existem no maio do povo de Deus aqueles que são irmãos no cristianismo, mas não são amigos pessoais. É provável que Gaio tenha feito muitas amizades com os irmãos da igreja de Éfeso e um deles é o próprio apóstolo João.

TE SAÚDAM. Os amigos saúdam-te. Neste ponto, a saudação pode incluir todos que faziam parte da igreja de Éfeso, onde João era o seu líder principal, pode também se referir apenas aos irmãos e amigos mais chegados de Gaio na cidade de Éfeso que faziam parte daquela igreja, podiam ser também os missionários e pregadores itinerantes que conduziam esta missiva do ancião. O fato é que todos estavam conduzindo paz e comunhão para Gaio e podemos acrescentar a igreja da qual ele era o responsável pela administração eclesiástica. O que mais Gaio estava precisando neste momento era de paz e sossego, neste momento de perseguição aos cristãos.

SAÚDA OS AMIGOS. A saudação do apóstolo João e dos amigos de Gaio na cidade de Éfeso, também era extensiva a igreja da qual Gaio era responsável. Com isso, o autor desta epístola deixa transparecer de que as igrejas mantinham comunhão umas com as outras. Diferente das guerras denominacionais que há nos dias atuais, apenar de todos saberem de que somos um mesmo povo e pertencemos à igreja invisível e espiritual de Cristo, mesmo frequentando denominações diferentes.

PELO SEU NOME. As saudações feitas pela igreja primitiva eram em nome de Cristo, nome este sobre o qual o autor se refere. O nome de Cristo tinha uma importância expressiva para os seus seguidores é tanto que tudo que se fazia era em seu nome.

3 João 1:13-14

3 João 1:13-14 - Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.
TINHA MUITO QUE ESCREVER. Não se sabe ao certo se o autor se refere ao seu evangelho, que narra com detalhes a história de Cristo, Quem sabe o Apocalipse que é um livro profético e ao mesmo tempo escatológico, que trata dos últimos acontecimentos ou ainda as suas outras duas cartas, que fazem parte do Canon do novo testamento. Há quem diga que outros escritos que foram redigidos por este autor foram perdidos e não chegaram até nós. O que se sabe é que o apóstolo João, o mesmo autor desta epístola teve uma grande participação nos escritos do evangelho de Cristo Jesus. Todo o seu conteúdo literário é de grande importância para a igreja primitiva e principalmente para o crescimento do cristianismo no planeta terra.

MAS NÃO QUERO ESCREVER-TE COM TINTA E PENA. Já neste ponto, o apóstolo deixa claro de que está carta, por enquanto, era o suficiente para tratar dos temas mais necessários que ele desejava abordar. É mais provável que o autor já tivesse em mente o propósito de fazer mais uma viagem missionária pela Ásia Menor, com isso passaria pessoalmente na casa de seu amigo e companheiro de ministério, Gaio, para transmitir seus ensinos e conselhos pessoalmente a ele, e a igreja que tomava conta como um ministro do evangelho. Tinta e pena nos falam dos escritos quem foram redigidos pelo autor desta epístola. Os autores desta época não contavam com o aparato que nos temos hoje para redigir as suas cartas, mas assim o faziam com uma caneta de pena.

ESPERO POREM. Agora, o autor torna conhecido dos seus leitores e para seu amigo Gaio, o seu desejo mais profundo de visitar aquela região. O fato do autor se classificar de presbítero, nos faz entender de que ele era um dos supervisores do ministério cristão na Ásia Menor. E como tal, tinha a responsabilidade de se locomover de cidade em cidade para tomar conhecimento dos fatos que envolviam a igreja de Cristo naquela região. Conforme a história do cristianismo, João era o principal líder da igreja de Cristo da cidade de Éfeso, que era por consequente uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Além do mais, ele era um missionário também, que gostava e se gastava nas atividades evangelísticas para anunciar a Cristo e o seu evangelho.

VER-TE BREVEMENTE. O apóstolo João, como supervisor que era das igrejas cristãs em toda a Ásia Menor, sentia a necessidade urgente de fazer mais uma de suas viagens missionárias para tomar conhecimento em loco de como estava à obra de Cristo, no que diz respeito às igrejas naquela região. Havia a necessidade também de resolver questões de oposição levantada por Diótrefes ao ministério, ele que não mais aceitava nem mesmo as cartas de recomendação enviada pelo apóstolo para representar os missionários e os pregadores itinerantes que passavam pela igreja.

E FALAREMOS FACE A FACE. Ao que tudo indica tinham assuntos mais fortes que não poderiam ser tratados por carta. Razão porque o autor diz querer tratar pessoalmente com aquela senhora. Pode ser que o apóstolo cogitasse a hipótese de que sua carta não refletisse a mesma autoridade que lhe era atribuída, com a sua presença. Existem coisas que papel e tinta não resolve, mas, uma boa conversa olhando olho no olho, pode trazer melhores resultados.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...