sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tito 3:14

Tito 3:14 - E os nossos aprendam também a aplicarem-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.
E OS NOSSOS. Certamente o autor se refere a todos os convertidos ao cristianismo que faziam parte da igreja de cristo na cidade de Creta, onde Tito era o ministro do evangelho de Cristo. Com isso, ele separa os irmãos dos não convertidos, e com isto, concorda aquela palavra que diz: E outra vez vereis a diferença, dos que servem a Deus e dos que não servem (Malaquias 3:18). Não que Paulo se achasse dono da igreja de Creta, mas quando ele chama os irmãos de “nossos” é porque ele também se considerava participante do nascimento, crescimento e desenvolvimento da comunidade cristã de Creta. Como também, ele se faz participante daquele povo que pertence ao reino de Deus, e como tal, se incluía entre os irmãos, em Cristo.

APRENDAM TAMBÉM. A vida cristã é na realidade uma caminhada de aprendizado sempre. Por isso que, somos chamados de discípulos de Cristo, e o discípulo é aquele que sempre está disponível a seguir os ensinos do seu mestre. O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, portanto, ao se converter pelo poder do evangelho de Cristo, é como se começasse da estaca zero e tem pela frente uma longa caminhada nas pegadas da perfeição, que não tem estagnação. A cada dia na jornada cristã aprendemos novas lições de vida e somos na realidade um eterno aprendiz com o Espírito de Deus. A recomendação é ser sempre aluno e não mestre.

A APLICAREM-SE AS BOAS OBRAS. Há facilidade é uma tendência do homem natural em fazer o que é errado e mau. O caminho do mundo é largo e a todo o momento o ser humano é tentado a se extraviar pelo caminho da vida. Mas, para se praticar o que é bom e certo, se faz necessário um certo esforço e dedicação, por isso que o apóstolo aconselha que haja aplicação na prática do bem, sem olhar a quem. Há vários conselhos deste mesmo autor nesta sua carta, na direção de que os cristãos devem se dedicar a prática de boas ações para com o seu próximo. E assim deve ser, porque os seguidores de Cristo devem ser exemplo de tudo o que há de mais justo dentro da sociedade. Foi isso que Cristo ensinou e é assim que deve ser.

NAS COISAS NECESSÁRIAS. Mas, tudo de maneira equilibrada e com bom censo, uma vez que, existem muitos exploradores da boa vontade dos bons. Ninguém é o salvador da pátria para poder resolver o problema de todo mundo, sem falar que se alguém tentar ajudar em tudo a todos que precisam da sua ajuda, esse tal, logo, logo, vai também está na mesma situação dos carentes. Quando o autor recomenda que os cristãos devem se aplicar as boas obras, as coisas necessárias, isso quer dizer que, se faz necessário analisar cada situação e ajudar somente naquilo que você puder. De que adianta cobrir um santo e descobrir outro? (Ditado popular).

PARA QUE NÃO SEJAM INFRUTÍFEROS. Agora, como seguidores do evangelho das boas novas, o cristão precisa dar bom exemplo de solidariedade, principalmente nos momentos mais difíceis que a sociedade atravessa. Nos momentos de catástrofes naturais, Por exemplo, é um instante em que a igreja deve se mobilizar como fazendo parte da sociedade local, para socorrer e ajudar aos que mais precisam. Na época em que esta carta foi escrita, não existiam os programas sociais do governo, como nos dias de hoje.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Tito 3:13

Tito 3:13 - Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.
ACOMPANHA. No tempo em que Paulo escreveu esta carta a seu amigo e companheiro de ministério Tito, ele já se encontrava muito ocupado em suas atividades evangelísticas, além de tomar muito do seu tempo em visitas de assistência às igrejas por ele fundadas. Como não podia dar conta das necessidades de todas as comunidades cristãs, ele contava com um corpo de auxiliares para lhe representar em algumas missões e tarefas em prol das igrejas de Cristo. Paulo estava enviando dois de seus cooperadores e esperava que Tito pudesse acompanhar de perto estes missionários e pregadores.

COM MUITO CUIDADO. Paulo solicita a seu amigo Tito, que com todo empenho possível procure dar assistência à visita de Zenas e de Apolo para que não lhes faltasse nada do que precisam para realizar suas missões naquele lugar. Estes missionários precisavam de estadia, de alimentação e acima de tudo de apoio para cumprirem suas tarefas missionárias aonde pregavam o evangelho de Cristo. Como eles estavam sendo recomendados pelo grande líder, Paulo, deveriam ser bem recebidos e apoiados pelo líder local Tito, e os demais líderes locais da igreja de Cristo que estava em Creta.

ZENAS. Essa é a forma diminutiva do nome grego Zenodoro, que significa “dado por Zeus”. Esse homem é mencionado exclusivamente aqui, em todo o Novo Testamento. Nada sabemos a seu respeito, exceto aquilo que se pode inferir desta referência isolada. Ele era cooperador de Paulo e viajou em companhia de Apoio. Foi enviado em missão, por parte de Paulo, evidentemente em companhia de Apolo, tendo sido o portador da epístola de Paulo a Tito. As tradições fazem dele bispo de Dióspolis e autor do livro apócrifo Atos de Tito, como também um dos setenta e dois discípulos especiais do décimo capítulo do evangelho de Lucas. Zenas era um missionário cristão, cooperador do ministério de Paulo.

DOUTOR DA LEI. A tradução mais clara é aquela que diz: “Interprete da lei”. Essa designação referida a Zenas era para distingui-lo de outras pessoas que se chamavam pelo mesmo nome. Como também se pode conjecturar de que ele, antes de se converter ao cristianismo era um Judeu zeloso da legislação mosaica. Mas, também podemos presumir que ele era perito na lei de Moisés, no sentido de identificar as passagens escriturísticas em que vaticinavam a vinda do Messias com a nova aliança.

E APOLO. Presumivelmente se trata do famoso Apolo, referido em outras passagens do Novo Testamento, o qual, depois dos apóstolos, incluindo Paulo, foi um dos mais poderosos líderes cristãos do primeiro século de nossa era. Atos 18:24-25 diz que ele era homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, ensinava diligentemente as coisas do Senhor e pregava o evangelho com sabedoria.

PARA QUE NADA LHES FALTE. O que Paulo recomendava a Tito era de que ele desse assistência completa a estes dois missionários, que estavam sendo enviados por ele para cumprirem missões importantes na cidade de Creta e região. Para que nada lhes falte, como eram envidados por Paulo, deveriam ser recebidos como se fosse o próprio apóstolo dos gentios.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tito 3:12

Tito 3:12 - Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
QUANDO TE ENVIAR. Neste mesmo tempo, o grande apóstolo Paulo já estava sobrecarregado de tantas atividades em prol das igrejas de Cristo por ele fundadas. Já não podia pessoalmente dar conta, como gostava que fosse das visitas a todas as comunidades cristãs que ele teve o privilégio de ser o seu fundador. O missionário aos gentios contava com o auxílio de vários cooperadores para lhe darem assistência neste particular, o representando nas viagens que se faziam necessário fazer de igreja em igreja, para darem assistência aos trabalhos. De forma que, ou pessoalmente ou por meio dos seus auxiliares, o grande apóstolo gostava de acompanhar as igrejas e saber do seu estado espiritual e de como estava sendo administrada pelos seus ministros locais.

ÁRTEMAS. Esta é a única menção deste nome nas páginas do Novo Testamento. E o que se sabe sobre este auxiliar de Paulo é justamente o que é dito sobre ele neste ponto. Porem, alguns comentaristas bíblicos asseguram de que ele era o líder substituto de Tito na igreja de Creta, mas que no momento estava a serviço do ministério de Paulo. Por isso que o apóstolo afirma de que quando ele chegasse a Creta, Tito procurasse vir ter com ele em Nicópolis. Já a tradição cristã afirma que este Ártemas seria um dos setenta e dois discípulos citados no evangelho de Lucas e que ele era o bispo de Listra. O certo era de que ele estava a serviço da igreja de Cristo, cooperando com o ministério de Paulo.

OU TÍQUICO. Já este segundo citado por Paulo tem nas páginas do Novo Testamento algumas referencias ao seu nome, tais como: (Atos 20:4; Efésios 6:21; Colossenses 4:7;2 Timóteo 4:12 e Tito 3:12). Conforme ficamos sabendo sobre Tíquico, ele foi muito importante para o ministério do apóstolo Paulo, e ao que tudo indica, já no final do ministério do grande apóstolo, Tíquico continua sendo útil ainda ao missionário aos gentios. Agora havia a possibilidade de se tornar o líder da igreja em Creta.

PROCURA VIR TER COMIGO. Tito era na realidade uma pessoa de confiança do apóstolo Paulo, além de ser seu amigo pessoal. É provável que Paulo estivesse cogitando a possibilidade de requisitar Tito da Igreja de Creta, para ser um supervisor na cidade de Nicópolis e região. Ou quem sabe, o apóstolo estava pensando em ter junto a si para auxiliar pessoalmente em seu ministério o seu amigo Tito. Por certo, Paulo estava precisando dos trabalhos de Tito e de sua cooperação.

A NICÓPOLIS. Posto que havia diversas cidades com esse nome, que significa Cidade da Vitória, no mundo antigo, não há certeza sobre a sua identificação; porém, a maioria dos intérpretes supõe que se trate da Actia Nicópolis, no Épiro (noroeste da Grécia), às margens do Mar Adriático. Essa cidade se tornou colônia romana nos tempos de Augusto, em 31 a.C., em comemoração à sua vitória sobre Antônio e Cleópatra, em Ãcio. Tendo sido erguida no local exato onde o seu exército acampara antes da batalha decisiva. A cidade era muito importante como capital do Épiro.

PORQUE DELIBEREI INVERNAR ALI. Paulo já havia decidido passar o inverno naquela cidade, onde podia se ocupar em atividades evangelísticas. É bem provável que ele tenha sido preso em Nicópolis, de onde teria sido transportado para Roma, o que não passa de conjectura, mas que muitos sustentam esta tese. O que podemos dizer é que Nicópolis estava na visão de paulo como um campo missionário para executar evangelização.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tito 3:10-11

Tito 3:10-11 - Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
AO HOMEM HEREGE. Este homem herege se refere a todos aqueles que conhecendo a verdade prefere o engano e a mentira. São todos aqueles que mesmo conhecendo o evangelho preferem defender as heresias do engano religioso por interesses pessoas ou de uma organização religiosa. A mensagem do evangelho genuíno é Cristocêntrica, mas a pregação dos hereges é em defesa do sistema religioso do qual faz parte. Os hereges quando falam do evangelho, assim o fazem de forma deturpada por interesses pessoais.

DEPOIS DE UMA E OUTRA ADMOESTAÇÃO. Paulo aconselha a seu amigo Tito, que não desista destes hereges simplesmente por perceber que assim o são. Mas ele recomenda de que Tito chegue a adverti-los algumas vezes com a verdade do evangelho, até porque não se sabe de início quem tem a chamada de Cristo para a salvação. Como no caso de Paulo, que de princípio resistiu, porem mais tarde se converteu e se tornou um grande missionário cristão a serviço do reino de Cristo.

EVITA-O. No entanto, depois de exortá-los várias vezes e chegando a conclusão de que não tem jeito de se converterem, então, procura evita-los. O que o autor estava tentando explicar para Tito era de que, não perdesse mais seu precioso tempo, tentando convencer aos hereges de que eles estavam errados. E na realidade não devemos discutir com ninguém a cerca do evangelho. O nosso dever é pregar e não brigar ou discutir com as pessoas a cerca das coisas do evangelho de Cristo Jesus.

SABENDO QUE ESTE TAL. Quem é este tal? São aqueles que resistem de forma impertinente aos mensageiros do evangelho da verdade. São aqueles que seguem um sistema religioso e não ao verdadeiro cristianismo. São aqueles que estão a serviço de uma religião e não do reino de Cristo. São os hereges que não se convertem.

ESTÁ PERVERTIDO. O herege está contaminado com o vírus da rebelião e da apostasia. Ele acha que está correto nas suas ideologias e não pretende ser transformado pela mensagem do evangelho das boas novas. O herege é um religioso e não um cristão verdadeiro, isso porque ele defende a sua religião e não o evangelho. Ele briga e até ofende ao seu próximo em nome de seu sistema religioso.

E PECA. O herege peca, porque não faz a vontade de Deus conforme a sua palavra, uma vez que, ele não se importa com as coisas do reino de Cristo, mas sim, com os interesses de sua religião ou crenças pessoais. O herege peca, porque vive dominado pela rebelião e apostasia contra o evangelho de Cristo. Ele peca contra Deus e contra o seu próximo, porque coloca a sua religião acima das coisas do evangelho de Cristo.

ESTANDO JÁ EM SI MESMO CONDENADO. O herege é um tipo de pessoa que não tem lugar para a transformação de vida. Ele acha que suas crenças e ideologias estão mais corretas do que a verdade do evangelho do Senhor Jesus. Ele não têm lugar em sua alma para que o Espírito de Deus possa lhe transformar em uma nova criatura. É um cego que só enxerga as regras de sua religião, e não tem visão para ver as maravilhas da graça de Cristo. Sua reprovação se deve por não crer no evangelho da libertação.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Tito 3:9

Tito 3:9 - Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
MAS NÃO ENTRES. Nos textos anteriores o autor vinha tratando dos ensinamentos em como se deveriam comportar os servos de Deus diante da igreja e da sociedade. Paulo aconselhava a seu amigo Tito, que ensine a igreja de Creta, que todos aqueles que serviam a Cristo fossem pessoas melhores que os cidadãos comuns daquela cidade, como praticantes de boas obras. Agora, o apóstolo se dirige a Tito e lhe escreve sobre como ele pudesse ser como ministro do evangelho de Cristo. Tito tinha que ser diferente dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos de sua época.

EM QUESTÕES LOUCAS. Os judaizantes andavam de casa em casa somente para tentarem confundir os cristãos sobre o que seguir se ao cristianismo fundado por Cristo ou ao judaísmo, conforme a legislação mosaica. Já os falsos mestres gnósticos também eram pregadores das filosofias sofistas, que estavam a serviço das religiões pagãs, que do mesmo modo buscavam confundirem os cristãos, com seus discursos filosóficos em favor do misticismo religioso e não do cristianismo verdadeiro. Estes dois grupos se envolviam sempre que possível que discussões sobre religião.

GENEALOGIAS. Os Judeus se gastavam em suas intermináveis comprovações genealógicas para demostrarem de que pertenciam as mais importantes linhagens familiares. Usando instrumentos legalistas da antiga aliança é que se ufanavam de pertencerem às tribos das personagens que se destacaram na história de Israel. Já os gnósticos se utilizavam das árvores genealógicas para batizarem seus filhos em nome dos heróis históricos de suas nações. Na atualidade os mórmons são praticantes destes rituais, é tanto que em Salt Lake, nos Estados Unidos, possuem os mais completos registros genealógicos do mundo e que pertencem aos mórmons.

E CONTENDAS. Tanto os judaizantes, quanto os falsos mestres gnósticos eram missionários religiosos enviados por suas respectivas religiões, com o objetivo de transtornarem o evangelho de Cristo. E andavam a procura dos convertidos ao cristianismo para por meios de suas fábulas e filosofias tentarem os convencerem de que a religião fundada por Cristo era falsa, e que os cristãos deviam voltar para o judaísmo ou para suas religiões pagãs, as quais pertenciam anteriormente. Com isso, verdadeiras contendas eram estabelecidas entre eles.

E NOS DEBATES ACERCA DA LEI. Essa lei a qual se refere o autor, tanto pode dizer respeito à lei de Moisés, quanto às leis das antigas religiões de cada país e de cada cidade onde existia já o cristianismo estabelecido. Em se tratando da lei de Moisés, os judaizantes procuravam confundir os cristãos usando a legislação mosaica como base, tentando provarem de que Jesus de Nazaré não era o Messias prometido nas sagradas escrituras. Já os cristãos diziam que Jesus era de fato o Cristo de Deus, o Emanuel.

PORQUE SÃO COISAS INÚTEIS E VÃS. Primeiro, o autor chama de "questões loucas" este tipo de contenda estabelecida pelos opositores do evangelho de Cristo e agora ele diz que, são "coisas inúteis e vãs" que não levam a nada. Os interesses dos inimigos do evangelho era justamente tentarem interromper o crescimento do cristianismo e a marcha da igreja de Cristo.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Tito 3:8

Tito 3:8 - Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
FIEL É A PALAVRA. O que o autor estava transmitindo por meio de sua carta a Tito e por consequente a igreja de Cristo que estava na cidade de Creta era na verdade uma palavra fiel da parte de Cristo para o seu povo. Certamente Paulo estava se referindo não somente a esta sua epístola, mas também, a todos os escritos e ensinamentos transmitidos pelo Senhor Jesus e os seus representantes posteriores, apóstolos e discípulos que ficam responsáveis pela transmissão da mensagem do evangelho das boas novas, que trata da nova legislação da nova aliança de Deus com a humanidade.

E ISTO QUERO QUE DEVERAS AFIRMES. O conselho de Paulo ao seu companheiro de ministério era de que ele se ocupasse de ensinar e pregar sobre suas recomendações, quer por carta ou quando de suas pregações quando esteve pessoalmente presente com Tito e com a igreja de Cristo em Creta. O autor recomenda a Tito que ele confirme perante a igreja do Senhor Jesus que estava sob seus cuidados que esta carta do grande apóstolo era a verdade de Cristo. Cristo se revelou para Paulo de forma especial depois de sua ascensão aos céus, talvez mais do que aos outros apóstolos.

PARA QUE OS QUE CREEM EM DEUS. Esta mensagem tem endereço certo, que era a igreja de Cristo, todos aqueles que um dia se converteram ao cristianismo, pelo poder do evangelho libertador de Cristo Jesus. Neste tempo, a comunidade cristã estava sendo edificada e em estado de desenvolvimento, portanto, precisava das recomendações apropriadas das doutrinas cristãs para se firmar nos caminhos do evangelho das boas novas. Assim como Paulo tinha a missão em alcançar novos campos missionários, ele também se preocupava na firmeza dos já alcançados.

PROCURE APLICAR-SE AS BOAS OBRAS. O bom conselho do apóstolo era de que os seguidores de Cristo se qualificassem no meio da sociedade como pessoas que podiam ser vistas como cidadãos praticantes de boas ações. Não que a prática de boas obras seja o meio de salvação, mas que praticar boas obras é demonstrar ser um discípulo de Cristo, porque o próprio Senhor Jesus foi o melhor exemplo de boas obras. Porque ele ia por todas as partes, fazendo o bem a todos (Atos 10:38).

ESTAS COISAS SÃO BOAS. A vida de boas práticas como representantes do reino de Cristo é na realidade dar um bom testemunho perante a sociedade de que somos luz do mundo e sal da terra. Mesmo que alguém não seja um pregador do evangelho, mas se esta pessoa é praticante de boas obras, estará dando o mesmo exemplo Cristo.

E PROVEITOSAS AOS HOMENS. Não somente como seguidores do evangelho das boas novas de Cristo, mas a sociedade ver como bom exemplo de vida, todos aqueles que são praticantes do bem e do que é certo. Quanto mais se for um seguidor de Cristo.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Tito 3:6-7

Tito 3:6-7 - Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador. Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
QUE ABUNDANTEMENTE ELE DERRAMOU SOBRE NÓS. O que Cristo derramou abundantemente sobre nós? O Espírito Santo, que produz no homem a regeneração e a renovação. Quando ainda estava entre os seus apóstolos, Cristo falou sobre sua ascensão para se assentar a destra de Deus, ao mesmo tempo em que prometeu nos enviar o Espírito Santo de Deus como Consolador para trabalhar no desenvolvimento e crescimento de sua igreja e na preparação da mesma para o grande dia de sua volta para arrebatar os remidos. O Espírito Santo é derramado sobre a igreja de Cristo.

POR JESUS CRISTO. O Espírito Santo é derramado por Deus, mediante a intercessão de Jesus Cristo, nosso Salvador. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido dentro da mensagem do evangelho das boas novas como sendo Jesus de Nazaré. O nome Jesus significa: Salvador, conforme Mateus 1:21 – Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome designativo “Cristo”, nos fala da missão do Messias de Deus, que é o mesmo Emanuel, Deus conosco, prometido nas páginas do Velho Testamento. A palavra Cristo nos fala da redenção da humanidade, por meio da propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

NOSSO SALVADOR. Um pouco antes, o autor havia escrito sobre “Deus como Salvador”, mas neste ponto, como na maioria das referências do Novo Testamento, é Jesus Cristo que é o Salvador. Dentro das sagradas escrituras, tanto Deus Pai, quanto Cristo Jesus são descritos como “Salvador”. No entanto, dada à missão do Messias de Deus, como Salvador da humanidade, é Jesus Cristo, que o evangelho apresenta como nosso Salvador. E isso envolve a expiação que ele efetuou em prol dos pecadores.

PARA QUE, SENDO JUSTIFICADOS PELA SUA GRAÇA. A palavra “graça”, neste caso, significa “favor não merecido”, e engloba todo o arcabouço da obra redentora do Filho de Deus em benefício da humanidade perdida. Vale lembrar o que o mesmo autor escreveu em Efésios 2:8,9 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie. Se alguém vai ter o privilégio de ser salva é pela graça de Cristo e não por méritos pessoas.

SEJAMOS FEITOS HERDEIROS. Essa graça de Cristo nos dá o direito de sermos feitos filhos de Deus e, portanto, herdeiros de Deus. João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

SEGUNDO A ESPERANÇA DE VIDA ETERNA. Por que Paulo escreve sobre a vida eterna baseada na esperança? Porque a salvação tem seu fundamento na esperança, em se tratando do lado humano, na esperança de vida eterna. Qualquer um dos servos de Cristo, enquanto estiverem neste mundo, correm o risco de se desviarem dos caminhos do evangelho ou apostatarem da fé. Portanto, tomamos posse da vida eterna em esperança.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...