domingo, 22 de março de 2015

Filipenses 3:6-7

Filipenses 3:6-7 - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
SEGUNDO O ZELO. Conforme os costumes e as tradições do judaísmo, todo aquele que era um Judeu guardador da legislação mosaica, devia com todo empenho defender a religião de Israel com zelo e devoção irrestrita. No caso de Paulo, que pertencia à classe dos fariseus e que estava a serviço dos líderes do judaísmo, ele tinha o dever de combater qualquer outra religião ou conjunto de crenças, que se tornasse uma ameaça ao judaísmo. Desde a vinda do Messias e com a fundação da nova religião, que o clero religioso de Israel, se posicionou em combater o cristianismo de forma dura e cruel.

PERSEGUIDOR DA IGREJA. Os líderes religiosos do judaísmo por inveja condenaram a morte o Senhor Jesus Cristo, porque eles perceberam de que, o Messias estava representando uma ameaça a eles próprios e aos princípios da legislação de Moisés. Não satisfeitos por terem matado o Cristo de Deus, agora, tentavam barrar a qualquer custo, o crescimento e expansão do cristianismo em tudo o mundo. Paulo tinha carta branca da parte dos sacerdotes do judaísmo para perseguir, prender e até mandar matar os seguidores de Cristo. Por isso ele diz ter sido um dos perseguidores da igreja.

SEGUNDO A JUSTIÇA QUE HÁ NA LEI. Na nova dispensação da graça, seguir a justiça do evangelho é crer de forma absoluta na obra perfeita, realizada por Cristo Jesus para redimir a humanidade. Já na antiga aliança de Deus com Israel, seguir a justiça da lei era guardar todos os mandamentos, estatutos e juízos da legislação mosaica. E Paulo se encaixava neste perfil, por ser um seguidor padrão da lei de Moisés. Conforme a antiga aliança, o homem estabelecia a sua própria justiça, baseada na legislação de Moisés, porque disto dependia sua fidelidade ao que estava escrito na lei.

IRREPREENSÍVEL. Essa é uma expressão que descreve um seguidor da lei de Moisés, que guardava com zelo total tudo que determinavas as regras estabelecias na lei. Com isso, o autor afirma que era um legítimo seguidor do judaísmo, porque havia sido circuncidado, conforme a lei, era da linhagem de Israel, hebreu de hebreu, segundo a tradição religiosa do seu país, era fariseu, instruído nos estatutos da lei de Moisés e nas tradições e costumes dos Judeus. Ninguém encontrava motivos na vida de Paulo para acusá-lo de transgressor de tudo aquilo que determinava sua religião.

MAS O QUE PARA MIM ERA GANHO. Na realidade, Paulo era um homem de elevada posição entre os seus pares, quando ainda pertencia ao judaísmo. Por ser um fariseu, ele ocupava lugar na elite religiosa do seu país e contava com o apoio direto e exclusivo dos sacerdotes para usufruir de todos os privilégios religiosos. Tinha uma dedicação irrefutável em conhecer e praticar a sua religião, vindo a superar a muitos de sua época em profundidade no tocante a ser zeloso com os mandamentos da lei.

REPUTEI-O PERDA POR CRISTO. No entanto, ao ter um encontro com Cristo Jesus, no caminho de Damasco, ele, Paulo, rompeu definitivamente com o judaísmo para seguir as regras do cristianismo, fundado pelo Cristo de Deus. Depois de sua conversão ao cristianismo, não mais interessava para Paulo, as posições, os cargos e os privilégios que ele desfrutava perante as autoridades religiosas do judaísmo.

sábado, 21 de março de 2015

Filipenses 3:4-5

Filipenses 3:4-5 - Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu.
AINDA QUE TAMBÉM PODIA CONFIAR NA CARNE. Paulo se refere não as obras da carne nem as concupiscências da carne, mas sim, ele esta tratando de sua genealogia, como pertencente ao povo Judeu. No texto anterior ele se refere à circuncisão como motivo de orgulho e gabação dos Judeus, ao pertencerem a linhagem de Israel. Os Israelitas por serem Judeus, se achavam melhores do que as demais pessoas do mundo, coisa que na igreja de Cristo não deve ser assim.

SE ALGUM OUTRO CUIDA QUE PODE CONFIAR NA CARNE, AINDA MAIS EU. A igreja de Filipos ficava nas dimensões do mundo gentílico, porem, alguns dos apóstolos originais, nesta mesma época, já circulavam pelo mundo, visitando as igrejas fundadas por Paulo. E alguns destes apóstolos do grupo dos doze, se aproveitavam da posição que ocupavam para se acharem melhores do que os ministros do evangelho, que não eram pertencentes à nação de Israel, no sangue e na carne.

CIRCUNCIDADO AO OITAVO DIA. No entanto, com Paulo era diferente, porque ele além de ser um verdadeiro Israelita, também carregava consigo a marca da circuncisão, que era um sinal de um verdadeiro Judeu de sangue. Seguindo o pacto abraâmico, um puro Judeu de sangue e carne devia ser circuncidado no seu oitavo dia de vida. Já os prosélitos do judaísmo podia ser circuncidado a qualquer tempo, desde que se convertessem ao judaísmo e passasse a guardar a lei de Moisés.

DA LINHAGEM DE ISRAEL. Essa era na época uma expressão que representava um verdadeiro Israelita de sangue e de carne. No caso de Paulo, ele era descendente de Jacó, e não somente de Abraão e Isaque. Existiam os ismaelitas e os edomitas que eram descendentes de Abraão e Isaque, mas não eram descendentes de Jacó ou Israel. Ser descendente de Jacó ou Israel tinha um significado especial, porque eles se consideravam o verdadeiro povo de Deus. Paulo era desta linhagem de Israel.

DA TRIBO DE BENJAMIM. Pertencer à tribo de Benjamim era motivo de orgulho para quem pertencia a esta tribo, porque este patriarca era o filho da esposa favorita de Jacó, conhecida por Raquel. Foi desta mesma tribo que surgiu o primeiro monarca de Israel, chamado Saul, nome do qual se derivou o nome de Saulo, que depois veio a ser Paulo. Depois do cativeiro Babilônico e sua volta a terra prometida, essa tribo veio a ser o núcleo do povo de Israel na palestina, por isso sua grande importância.

HEBREU DE HEBREU. Essa era uma frase usada por um verdadeiro israelita para dizer que podia ser feita uma pesquisa em sua arvore genealógica nos registros dos Hebreus, que os seus ancestrais eram puros de sangue e de língua, o hebraico.

SEGUNDO A LEI, FUI FARISEU. Com isso Paulo quis escrever de que, ele pertencia a elite religiosa do judaísmo, e, portanto, antes de se converter ao cristianismo fazia parte da nata social e religiosa de Israel. Os fariseus, na época da igreja primitiva, ocupavam posições de destaque entre os seguidores do judaísmo e da lei de Moisés.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Filipenses 3:2-3

Filipenses 3:2-3 - Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão. Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
GUARDA-VOS DOS CÃES. O autor está se referindo aos judaizantes, aos falsos mestres gnósticos, aos líderes das seitas heréticas e chefes das religiões pagãs e naturais, além é claro das autoridades romanas que faziam oposição à nova religião de Cristo. Todos eles viviam em pé de guerra contra os seguidores de Cristo, buscando motivos para lhes perseguirem, prenderem e mata-los. Desde a morte de Jesus de Nazaré, em sacrifício expiatório em prol da humanidade, que os inimigos de Deus e do evangelho buscavam ocasião para tentarem barrar o cristianismo.

GUARDAI-VOS DOS MAUS OBREIROS. Além dos opositores externos, dos quais escrevemos no parágrafo anterior, existiam dentro da própria comunidade cristã, aqueles que em vez de contribuírem para o crescimento do cristianismo, atrapalhavam seus avanços pelo mondo dos gentios. Estes maus obreiros são aqueles que se infiltram no meio do povo de Deus, com segundas intenções, para tirarem proveito dos cargos que ocupam e das posições que alcançam.

GUARDAI-VOS DA CIRCUNCISÃO. Os judaizantes, que eram aqueles enviados pelos líderes do judaísmo para se infiltrarem no seio da comunidade cristã, tinham como objetivo combater o cristianismo buscando fazer com que os Judeus convertidos a religião de Cristo voltassem a sua antiga religião. Além de alguns dos líderes do próprio cristianismo, que vieram do judaísmo, pregavam de que mesmo a pessoa se convertendo ao cristianismo precisava ser circuncidada e guardar a lei de Moisés.

PORQUE A CIRCUNCISÃO SOMOS NÓS. Com a implantação da nova dispensação ou aliança da graça de Deus, por Cristo Jesus, mediante o evangelho das boas novas, não se faz mais necessário alguém ser circuncidado, como acontecia com o povo do antigo pacto ou aliança de Deus com Israel, pela legislação mosaica. Depois da vinda do Messias de Deus, a circuncisão não é feita na carne, como acontecia com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, porque a nova aliança é espiritual.

QUE SERVIMOS A DEUS EM ESPÍRITO. Quando a legislação mosaica foi escrita, como sendo a aliança de Deus com Israel, e os parâmetros estabelecidos daquele pacto, era uma aliança com previsões para esta vida, e não para a vida eterna, como acontece com a nova aliança da graça. A nova aliança é um conserto espiritual e não carnal, material e terreno.

E NOS GLORIAMOS EM JESUS CRISTO. Até os dias de hoje, os seguidores do judaísmo tem Moisés como o grande líder de Israel. Mas para nós que fazemos parte do verdadeiro cristianismo, temos a Cristo Jesus, como nosso grande líder espiritual, nosso Rei, nosso Profeta e nosso Sacerdote Eterno, único Mediador de uma nova aliança.

E NÃO CONFIAMOS NA CARNE. Os judaizantes confiavam de que, ser circuncidado de acordo com a legislação de Moisés era que dava direito a qualquer pessoa ganhar as promessas de Deus. Os Judeus sempre se gabaram de pertencerem à família dos antigos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, e com isso se achavam mais importantes do que as demais nações do mundo.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Filipenses 3:1

Filipenses 3:1 - Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
RESTA, IRMÃOS MEUS. O autor está a fazer várias recomendações, para a igreja de Cristo na cidade de Filipos, mas antes ele tenta recompor o ânimo dos irmãos daquela igreja, lembrando-lhes que, Epafrodito já estava curado, e portanto fora do risco de morte, o que seria motivo de muita alegria para aquela igreja. Ao mesmo tempo em que chama os remidos de Cristo de seus irmãos por vários motivos. O apóstolo considerava aquela igreja como uma família, em que ele dela fazia parte, por ser um dos seus principais fundadores. Depois, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de um mesmo Pai celeste, e irmãos de Cristo Jesus.

QUE VOS REGOZIJEIS. Boa parte do capítulo anterior, tratou de um assunto muito importante para a igreja de Cristo em Filipos, que foi justamente a questão da enfermidade mortal que acometeu Epafrodito, e por fim sua total restauração da saúde. Se antes, aquela igreja tinha motivos para estar triste pela preocupação de ter que perder o seu líder espiritual, Epafrodito, com a chegada desta carta, e da própria pessoa de epafrodito, já era motivo suficiente para que, agora, se alegrassem no Senhor Jesus, por ele trabalhar pela felicidade daquela igreja querida.

NO SENHOR. Quem estuda de forma criteriosa, os escritos do apóstolo Paulo, não tem nenhuma dificuldade para identificar o quanto ele tem o cuidado, de render toda glória e honra ao Senhor Jesus Cristo, porque tudo é para ele e por ele. O senhorio de Cristo é amplamente demonstrado em todo o Novo Testamento, bem como nas profecias messiânicas sobre ele no Velho Testamento. O humilde Jesus de Nazaré se tornou o Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque ele veio como Messias de Deus e cumpriu com sucesso sua missão redentora da humanidade com a nova aliança da graça.

NÃO ME ABORREÇO. Pelo contrário, o apóstolo tinha grande prazer em fazer as coisas para o reino dos céus em anunciar as boas novas da nova aliança de Deus, nesta nova dispensação da graça de Deus, por intermédio de Cristo Jesus. Ele foi autor da maioria das missivas e cartas do Novo Testamento, produzindo um conteúdo literário de enorme valor para a sustentabilidade e desenvolvimento do cristianismo, na história da nova era cristã. Além é claro, dos incansáveis discursos e pregações que fizera durante seu ministério, não somente na igreja de Filipos, mais também nos campos missionários.

DE ESCREVER-VOS AS MESMAS COISAS. Apesar de esta carta ter sido escrita, em um momento de muita tribulação na vida de Paulo, mas temos que concordar que esta é uma epístola da alegria e do contentamento. O apóstolo até certo ponto, parece ser repetitivo em seus conselhos de motivação, recomendando a igreja de Cristo em Filipos para que se animasse e de alegria se enchesse, apesar dos pesares.

E É SEGURANÇA PARA VÓS. Todas as recomendações e ensinos transmitidos por Paulo nesta carta, eram justamente para que os irmãos daquela igreja, se firmassem cada vez mais no evangelho de Cristo. O momento era difícil para o apóstolo, bem como para a própria igreja de Filipos, que estava passando por tribulações e perseguições, no entanto, para atravessar com vitória este instante difícil, somente com muita esperança e fé.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Filipenses 2:30


Filipenses 2:30 - Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço.
PORQUE PELA OBRA. O autor escreve a respeito da dedicação absoluta de epafrodito, em prol do reino de Cristo e o quanto ele se empenhou sem reserva para executar sua missão, como ministro do evangelho das boas novas. Essa obra a que se refere o apóstolo, diz respeito aos serviços que alguém presta ao reino de Cristo, e por consequente a igreja do Senhor Jesus Cristo na terra. Também diz respeito a todo empenha que o servo de Deus faz em buscar o reino de Deus e as coisas de cima.

DE CRISTO. O serviço que Epafrodito estava prestando a Paulo, não era diretamente a ele, mas sim a Cristo, porque o apóstolo estava também inteiramente ao serviço do reino de Cristo. É bem provável que epafrodito enquanto esteve na companhia de Paulo, ficou visitando as igrejas representando o apóstolo, e fazendo as mesmas viagens missionárias que Paulo teria feito, se estivesse fora da prisão. Epafrodito era enviado por Paulo a várias regiões para cuidar das igrejas por Paulo fundadas.

CHEGOU ATÉ BEM PRÓXIMO. Certamente o autor desta carta se refere aos vários perigos que Epafrodito teve que enfrentar, para poder fazer a obra de Cristo e o representar nas muitas viagens missionárias, que ele teve que fazer representando o apóstolo. Como em textos anteriores o escritor havia escrito sobre o sério problema de doença que seu amigo e cooperador vinha passado, agora, ele nos faz saber que ele quase que partia desta vida para a vida eterna, isso em consequência da enfermidade.

DA MORTE. Na realidade, epafrodito esteve bem à beira da morte, por conta de uma doença grave que lhe acometera. Paulo não se reporta que tipo de enfermidade havia se agravado na vida do seu amigo e auxiliar, verdade é que ele quase que não escapava daquele grave estado de saúde em que se encontrava, antes desta carta ser escrita. Agora, no entanto, já não mais estava em perigo de morte, porque o pior já havia passado. Inúmeros eram os perigos nesta época que os cristãos passavam para fazerem a obra de Deus.

NÃO FAZENDO CASO DA VIDA. Essa expressão descreve sobre que, o próprio Epafrodito estava consciente de que, se partisse naquele momento, era causa de ganho. Por outro lado, isso que dizer que, ele estava disposto a enfrentar a própria morte, se fosse necessário, em prol da obra de Deus, se assim o Senhor quisesse.

PARA SUPRIR PARA COMIGO. Epafrodito havia sido justamente enviado pela igreja de Cristo em Filipos, para ajudar a Paulo neste momento de aprisionamento. Os comentaristas do Novo Testamento afirmam de que, epafrodito ao chegar em Roma onde estava Paulo, passou a exercer papeis importante no ministério do apóstolo, porque foi enviado por Paulo em várias viagens missionárias e ministeriais.

A FALTA DO VOSSO SERVIÇO. Como também, ele, epafrodito, passou a servir a Paulo ali na prisão como seu auxiliar, que cuidava dos negócios do apóstolo. Paulo necessitava de cuidados pessoas, bem como de representantes que cuidasse do seu processo de soltura diante das autoridades romanas. Com isso, Epafrodito, Timóteo e outros tantos amigos do apóstolo tiveram importância fundamentais neste momento.

terça-feira, 17 de março de 2015

Filipenses 2:28-29

Filipenses 2:28-29 - Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no SENHOR com todo o gozo, e tende-o em honra.
POR ISSO VO-LO ENVIEI MAIS DEPRESSA. Paulo sabia da tristeza pela qual passava a igreja de Filipos, pelo fato de eles saberem de que um dos seus principais líderes estava ausente, e além do mais muito doente, era a notícia que eles estavam tendo. Essa carta porem, com a própria presença de Epafrodito desfazia todos estes fatos angustiantes, para os seguidores de Cristo naquele lugar. Vendo o apóstolo, que Epafrodito já estava bem melhor ou curado de sua enfermidade, logo cuidou de enviá-lo de volta para Filipos, a fim de produzir alegria naquela igreja, e cuidar dos interesses do reino de Deus naquele lugar. Paulo se apressou em fazer isso, enviar de volta a Epafrodito.

PARA QUE, VENDO-O OUTRA VEZ. A ausência de Epafrodito na Igreja em Filipos, causava uma série de prejuízos, porque ao que tudo indica, neste momento da história daquela igreja, ele era seu principal líder e administrador, é claro, na ausência de Paulo, o seu fundador e grande apóstolo do evangelho de Cristo. Pelas notícias que circulavam naquela igreja, e pela gravidade da doença que acometeu epafrodito, havia a preocupação de que eles não mais viriam com vida, o servo de Deus. Mas se ele retornasse salvo daquela enfermidade seria causa de grande alegria para todos eles.

VOS REGOZIJEIS. Paulo sabia do amor e consideração que a igreja de Filipos devotava pela pessoa amada de Epafrodito, bem como conhecia o quanto ele era útil naquela igreja. De forma que, a tristeza é demasiada nos corações de todos os seguidores de Cristo em Filipos, pelo fato de que ele estivesse muito doente, sem contar com a preocupação de que ele viesse a falecer. A angústia abatia a alma daqueles que realmente amavam aquele importante cooperador da obra de Deus naquele lugar. Portanto, nada melhor do que vê-lo de volta, e bem, para novamente se alegrarem.

E EU TENHA MENOS TRISTEZA. As notícias que circulavam na igreja de Filipos, não eram nada boas sobre o estado de saúde de epafrodito, e isso servia de peso e angustia no coração do apostolo Paulo, ele que até certo ponto se sentia responsável pela viagem de Epafrodito, ao seu encontro para cuidar dos seus negócios e dos interesses da igreja. Enviando-o de volta, e agora, bem de saúde, isso aliviava um pouco a tristeza de Paulo. Quando ele afirma que teria menos tristeza, ele quis dizer que, continuaria triste, não mas pela doença de Epafrodito, mas porque estava preso.

RECEBEI-O, POIS, NO SENHOR COM TODO O GOZO. Esta carta, que certamente Timóteo e Epafrodito levariam em mãos, era não somente uma carta para tratar dos assuntos de interesse da igreja de Filipos, mas neste ponto, também seria uma carta de recomendação da parte de Paulo, recomendando seus companheiros de ministério. Era comum na igreja primitiva, os líderes recomendarem uns aos outros.

E TENDE-O EM HONRA. A recomendação e a ordem do apóstolo Paulo quanto a Epafrodito, para o ministério e a igreja de Filipos, era de que eles recebessem de volta a Epafrodito como dantes, em plena honra ao seu ministério. Era justo que ele fosse recebido como uma autoridade eclesiástica daquela igreja pelos serviços ali prestados.

Filipenses 2:27

Filipenses 2:27 - E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
E DE FATO ESTEVE DOENTE. Epafrodito era de fato um servo de Deus e que estava à disposição do reino dos céus, porem, ficou muito doente. Qualquer pessoa, seja ela servo de Deus ou não, está sujeita a ser acometida pelas enfermidades. E isso contraria a tese dos fariseus e santarrões da atualidade, que chegam a acusar de pratica de pecados, aqueles que ficam doentes. Paulo também é um outro exemplo a ser dado dentro deste assunto, porque ele mesmo confessa que tinha uma enfermidade que lhe crucificava, orou algumas vezes ao Senhor, porem, não foi curado.

E QUASE À MORTE. Essa expressão usada pelo escritor, nos fala a respeito do quanto era grave a enfermidade que acometeu epafrodito. Nos tempos modernos, as ciências médicas tem se evoluído ao ponto de ter especialidade para cada tipo de enfermidades ou estudos para cada parte do corpo humano. No entanto, na época em que esta carta foi escrita, as coisas eram tão difíceis na área da medicina, que até mesmo doenças mais simples podiam se agravar de tal maneira, e levar qualquer pessoa a beira da morte ou ao falecimento. Epafrodito quase vestia o palito de madeira, e por pouco não desceu a sepultura, dada a gravidade de sua saúde.

MAS DEUS SE APIEDOU DELE. Como a medicina era escassa, e os meios para alcança-la muito difíceis, só um milagre de Deus podia livrar aquele homem da morte física. E na verdade era esse o método mais usado pela igreja primitiva, para resolver os problemas de enfermidades, entre aqueles que faziam parte da igreja do Senhor Jesus, o prodígio realizado do Deus. O texto não nos esclarece como este milagre aconteceu, porem, boa parte dos comentaristas concordam de que, o fato aconteceu de forma natural, ou seja, aos poucos, Epafrodito foi melhorando até ficar curado.

E NÃO SOMENTE DELE. Deus se apiedou não somente de epafrodito. Certamente Paulo está pensando na igreja de Filipos, para quem aquele homem de Deus tinha uma importância fundamental, dados os serviços que ele prestava aquela igreja. O escritor reconhece que a misericórdia de Deus alcançou não somente a vida de Epafrodito, mas que também essa bondade do Senhor chegara à igreja de Filipos de forma indireta, porque aquele servo de Deus exercia trabalhos relevantes naquela comunidade. Com isso aprendemos que um servo de Deus é bastante importante para a igreja de Cristo.

MAS TAMBÉM DE MIM. A piedade de Deus em fazer um milagre na vida de Epafrodito, também produziu frutos benéficos na vida do grande apóstolo Paulo. Epafrodito havia sido enviado pela igreja de Filipos para visitar ao apóstolo, e se de repente aquele homem chegasse a morrer na companhia de Paulo seria muito triste.

PARA QUE EU NÃO TIVESSE TRISTEZA SOBRE TRISTEZA. O fato de Paulo se encontrar preso e não poder fazer a obra de Deus, era motivo de grande tristeza para ele. Agora, um dos seus companheiros e cooperadores se encontrava doente, o que agravou ainda mais sua angustia. Imagine se este mesmo seu auxiliar viesse a morrer? Então seria tristeza e mais tristeza na via de quem já estava em um momento difícil de suportar.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...