quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:17-18

Colossenses 1:17-18 - E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
E ELE É ANTES DE TODAS AS COISAS. Cristo é o Logos de Deus. João 1:1-3,10 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Ele é chamado de Alfa, porque todas as coisas tiveram sua origem nele e por ele. Falando em termos humanos ele é eterno no passado e o será no futuro. Todos os mundos foram criados por ele, por isso que ele é antes de todas as coisas.

E TODAS AS COISAS SUBSISTEM POR ELE. Cristo não somente criou os mundos, mas é o sustentador de todas as coisas. Todo poder lhe foi dado no céu e na terra, e o reino foi entregue pelo Pai sob o seu comando. Não se ver com os olhos físicos nem se percebe com a limitada sabedoria humana. Porem, Cristo está no comando de todas as coisas. Erram aqueles que pensam de que Cristo criou o mundo e o abandonou a sua própria sorte para ser governado pela natureza. Pela fé entendemos que ele é o governante universal, e tem o domínio sobre todas as coisas (Daniel 7:14).

E ELE É A CABEÇA DO CORPO. Cristo é a cabeça do seu corpo que é a igreja. A igreja de Cristo é o seu corpo que ainda estar na terra. E assim como um corpo tem vários membros assim é a igreja de Cristo, exercendo várias funções do corpo de Cristo. Um líder cristão por mais influente que seja não passa de mais um membro do corpo de Cristo, com a mesma importância dos demais. Correm sérios riscos aqueles que ocupam posições hierárquicas nas denominações e o poder ao subir a sua cabeça chegam a agirem como se fossem cabeça da igreja, querendo tomar o lugar de Cristo.

DA IGREJA. Quem é a igreja de Cristo? A igreja de Cristo não é um templo feito de tijolos cimento e madeira ou qualquer outro material. A igreja de Cristo também não é uma denominações ou organização eclesiástica. A igreja de Cristo, sãos pessoas que foram compradas e remidas pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja de Cristo são pessoas que nasceram de novo pela regeneração do Espírito Santo, por terem recebido a Cristo como Senhor e Salvador.

É O PRINCÍPIO E O PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. Cristo é o princípio e o primogênito. O próprio texto é alto explicativo ao afirmar em Colossenses 1:17 - E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Quando se fala que ele é o primogênito, isto se refere a toda à criação. Como também ele é o primogênito, como Filho de Deus (João 3:16). Com isso entende-se que Deus tem outros filhos por adoção que somos nós. Além do mais ele foi o primogênito de Maria, esposa de José. Primogênito dentre os mortos, porque ele é a ressurreição e a vida João (11:25).

PARA QUE EM TUDO TENHA A PROEMINÊNCIA. Nada e nem ninguém dentre toda a criação está acima de Cristo. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Colossenses 1:16

Colossenses 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
PORQUE NELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS. Porque em Cristo foram criadas todas as coisas. Ele é a fonte mesmo de tudo, e tudo subsiste por ele e para ele, porque ele é antes de todas as coisas. Razão porque ele é chamado de Alfa, porque nele todas as coisas criadas encontram sua origem. Nada do que existe tem autonomia em si mesmo no tocante a eminência. Qualquer coisa seja grande ou pequena, importante ou insignificante, tudo provem dos atos criativos do Cristo de Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1:3). Ele criou o mundo, e é quem sustenta o mesmo (Hebreus 1:2-3)

QUE HÁ NOS CÉUS. Em Cristo foram criadas todas as coisas que há nos céus. Geralmente quando a palavra “céus” vem no plural, se refere a todos os níveis dos mundos visíveis e invisíveis. Certamente se trada dos céus atmosférico ou céu visível, com sol, lua, estrelas, nuvens, astros, cometas, satélites, galáxias e etc. Como também se refere aos céus invisíveis. A crença dos hebreus fala sobre seis níveis de céus invisíveis onde habitam os seres espirituais. Além do “céu” no seu mais alto nível, que é a morada do altíssimo, também chamado de céu dos céus.

E NA TERRA. Tudo que há na terra foi criado por Cristo. A nossa morada, chamada “terra” é um planeta incrível. E o bom disto tudo é saber que tudo que nela há foi criado pelo Senhor Jesus para nos beneficiar. A natureza com sua mais variada biodiversidade, tudo fez o Senhor para nos favorecer. Todo o potencial de riquezas naturais disponível na terra tem a sua origem criativa no Filho de Deus. E para completar ele fez os seres humanos para governar sobre a terra em uma gestão delegada, mas que torna este planeta mais interessante ainda.

VISÍVEIS E INVISÍVEIS. Quando se fala sobre as coisas visíveis deste planeta terra, está se falando das coisas materiais e palpáveis. Em tudo aquilo que está disponível aos nossos sentidos. A própria terra com sua composição das mais variáveis de componentes minerais, recursos renováveis ou não. No entanto, a terra não se ressume apenas as coisas visíveis. Nela há outras coisas em operação que não podemos ver com os nossos olhos físicos, tais como o bem e o mal, anjos e demônios.

SEJAM TRONOS, SEJAM DOMINAÇÕES. Nisto se percebe a influencia de Cristo na administração política e social do planeta terra. Aqueles que ocupam cargos importantes ou não no mundo são constituídos pela permissão de Cristo. Seria um verdadeiro caos este mundo se não houvesse as instituições governamentais nos seus mais variados níveis. As instituições político-administrativas são um mal necessário, porque pelo menos tenta organizar a humanidade para viver em sociedade. Todavia, tudo isso passa pela gerencia de Cristo que a tudo domina.

SEJAM PRINCIPADOS, SEJAM POTESTADES. TODO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE. Neste ponto o escritor escreve sobre as forças invisíveis que operam neste mundo por meio dos homens e da natureza também. Trata-se do Diabo e seu demônios, que foram criados para o bem e a luz, mas que depois se rebelaram para o mal e as trevas.

Colossenses 1:15

Colossenses 1:15 - O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
O QUAL. Este texto começa em conexão com o que o escritor vinha falando do filho amado de Deus, Jesus Cristo. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. O Cristo de Deus que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mediante o seu sacrifício expiatório em nosso lugar. Conforme fica explícito em Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O que vai ser dito em seguida é sobre Cristo Jesus.

É A IMAGEM. Esta expressão usada por Paulo neste ponto de sua carta, aponta diretamente para a divindade de Cristo. E essa palavra imagem fala sobre semelhança de qualidades e atributos, assim como de natureza e essência. Com isso concorda João 10:30 – Eu e o Pai somos um. Foi o próprio Jesus quem fez esta afirmativa. Nesta mesma carta de Colossenses 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Se refere à divindade de Cristo. Antes mesmo de sua vinda, o Cristo de Deus foi chamado de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.

DO DEUS. Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível. Todas as coisas que as Escrituras atribuem ao Deus Criador de todas as coisas podem ser ditas a respeito de Cristo. Um exame detalhado sobre a vida do Filho de Deus e o que as Escrituras falam sobre ele, nos ensinam de que ele era possuidor dos mesmos atributos de Deus. Ele é o Logos eterno de Deus, João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Sendo em forma de Deus (Filipenses 2:6)

INVISÍVEL. O Deus invisível. Este é o Deus que não se manifesta diretamente, porque o ser humano no estado em que se encontra não tem condições de compreendê-lo, mas que se manifestou por intermédio do Logos eterno, Cristo Jesus, que é o seu representante direto e exato. Cristo foi a epifania de Deus da forma que os seres humanos pudessem compreender aquilo que foi permitido ver sobre a divindade. Ele veio para que os homens tomassem conhecimento dos bons planos do Criador para com suas criaturas. Nenhum ser humano pode ver Deus, mas Cristo o manifestou.

O PRIMOGÊNITO. De acordo com o pensamento cristão esta expressão aponta para a divindade do Logos em comparação com o Pai. E se refere a sua forma divina em contraste com sua humanidade. Como também destaca a igualdade entre o Filho e o Pai como sendo da mesma essência. As Escrituras falam sobre Cristo como primogênito como também como unigênito, o colocando estrategicamente em diferença do resto da criação. Por isto que todas as coisas existem por ele e para ele.

DE TODA A CRIAÇÃO. Antes que todas as coisas viessem a existir ele já era e sempre o será. Por isto está escrito em Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. O mundo foi feito por Cristo (Hebreus 1:2). Tudo foi feito por ele. Cristo é o alfa de Deus.

Colossenses 1:13-14

Colossenses 1:13-14 - O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.
O QUAL. O qual diz respeito ao Pai. Aquele que nos criou e desde a queda da raça humana tem feito de tudo para trazer a humanidade de volta para os seus braços. Ele que vendo que por si só o homem não tem como rever o seu estado de alienação, enviou seu unigênito Filho, Jesus Cristo, o Filho do seu amor para resgatar o homem de volta para fazer parte da família de Deus. Isto fez o Senhor quando reconciliou o homem consigo mesmo pelo sacrifício vicário do Cristo de Deus e Salvador do mundo.

NOS TIROU DA POTESTADE DAS TREVAS. Com isso se entende que, todos estavam perdidos no mundo das trevas e pelo domínio do império do mal. A obra de reconciliação feita por Deus e executada por Cristo teve e tem um papel importantíssimo no resgate da humanidade para Deus. Esta obra perfeita do Filho de Deus em nosso favor foi para nos tirar das garras do inimigo, que é a potestade das trevas, do qual fala o escritor. A vinda do Messias de Deus foi um verdadeiro resgate, onde o homem sem Cristo é escravo do diabo, mas Cristo o comprou com seu sangue para si mesmo.

E NOS TRANSPORTOU. Lucas 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Esta mudança de status da raça humana só foi possível pela intervenção de Cristo na história da humanidade. Antes da vinda do Messias prometido o que prevalecia era a rebelião, apostasia e alienação de todos os seres humanos, por isto está escrito: Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. No entanto, o resgate feito por Cristo transportou os remidos das trevas para a luz, do mal para o bem, da condenação para a salvação.

PARA O REINO DO FILHO DO SEU AMOR. A grande mudança no estado de ser dos remidos por Cristo. Saíram do império das trevas para o reino da luz que é o reino de Cristo, o Filho amado de Deus. Receber a Cristo como Salvador e Senhor não é uma questão de religiosidade, mas sim uma mudança radical de vida e de destino. Porque para os que acreditam verdadeiramente em sua obra redentora, ganham a esperança de vida eterna, além de se livrarem da condenação nas densas trevas do império do mal, onde serão lançados o diabo e toda a sua corja, no lago de fogo ardente.

EM QUEM TEMOS A REDENÇÃO PELO SEU SANGUE. Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Pela sua obra redentora ele foi sacrificado em nosso lugar, e sobre isto já estava escrito em Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Quando se fala sobre o seu sangue, se refere a sua vida que ele deu voluntariamente para nos resgatar.

A SABER, A REMISSÃO DOS PECADOS. A vinda do Messias de Deus para buscar os que estavam perdidos não foi uma obra do mero acaso. Tudo estava programado desde a fundação do mundo. Porque já na queda da raça humana Deus fez promessa de que, da semente da mulher, viria um (O Messias) que resgataria a humanidade perdida da influencia da potestade das trevas. Isso pela remissão dos pecados, por meio da expiação realizada por Cristo.

Colossenses 1:11-12

Colossenses 1:11-12 - Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo. Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.
CORROBORADOS EM TODA A FORTALEZA. A oração de Paulo e Epafras pelos cristãos de Colossos era para que Deus ajudasse mesmo a eles todos e os fortalecessem na fé para viverem dignamente na presença do Senhor. Ser um seguidor do reino de Deus não é nada fácil, principalmente nos tempos primitivos da igreja de Cristo, onde os cristãos eram submetidos sempre à pressão do império romano para que abandonassem a sua fé em Cristo. Isto com perseguições, prisões e até a morte.

SEGUNDO A FORÇA DA SUA GLÓRIA. O desejo e a oração de Paulo pela igreja de Colossos eram para que Deus pela sua grande glória revestisse os cristãos daquele lugar. Porque com a prisão do supervisor daquela comunidade cristã, corria-se o risco dos irmãos não suportarem as pressões externas e as perseguições do império romano contra eles. O apóstolo apela que o Senhor derrame seu poder sobre a vida de todos eles para vencerem as oposições. Isto só era possível pela grandeza de Deus.

EM TODA A PACIÊNCIA. Além do revestimento da glória de Deus e do seu poder na vida de todos os cristãos de Colossos. Paulo também solicita que Deus desse a todos eles muita paciência. Isto porque a esperança do apóstolo era de que tudo isso passaria e com sua libertação da prisão ele estaria com eles para os defender. E a paciência lhes segurariam até que a tempestade viesse a passar. Sem esta paciência os cristãos de Colossos corriam o risco de abandonarem os caminhos do evangelho.

E LONGANIMIDADE COM GOZO. Esta longanimidade era indispensável na vida de todos os cristãos de Colossos. Porque a longanimidade é a paciência posta em teste o tempo que for necessário. Quem é longânimo suporta as provações até as últimas consequências, sem, no entanto ser abalado. E o apóstolo ora para que Deus faça um milagre, no sentido de que eles suportassem as dificuldades pacientemente com alegria, porque gozo quer dizer alegria. Era esperar demais, porem, Deus podia fazer isto. Não permitindo que a tristeza tomasse conta da vida deles naquele momento de muitas dificuldades.

DANDO GRAÇAS AO PAI. Além de ter que suportarem as provações a que estavam sendo submetidos os cristãos de Colossos, ainda deviam agradecer a Deus por estarem sendo testados em sua fé. São pensamentos como estes que sustentam a tese de que, no tempo da igreja primitiva era um privilégio ser perseguido pelo nome de Cristo, e mais ainda se tornar um mártir do cristianismo. O que ocorreu com muitos dos nossos irmãos lá nos começos do cristianismo, principalmente com as lideranças da nova fé. Começando com Cristo e com quase todos os apóstolos.

QUE NOS FEZ IDÔNEOS PARA PARTICIPARMOS DA HERANÇA DOS SANTOS NA LUZ. E o motivo deste agradecimento a Deus era por fazer parte do reino de Cristo e viver diferente do que vivem as pessoas naturais deste mundo. Carregando no peito a esperança e a fé de que vivendo dignamente na presença de Deus seremos participantes das heranças eternas dos santos na luz. O que se traduz por salvação e vida eterna em Cristo Jesus. Este é o objetivo principal de todo cristão verdadeiro.

Colossenses 1:10

Colossenses 1:10 - Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.
PARA QUE POSSAIS ANDAR DIGNAMENTE. Neste ponto do seu escrito, Paulo fala sobre a ética cristã em como devemos nos portar diante do nosso Deus. Para isso o escritor havia dito no texto anterior que os cristãos de Colossos precisavam estar cheios do conhecimento da vontade de Deus, juntando isso à sabedoria que vem do alto e a inteligência espiritual. Com esta bagagem, o servo de Cristo tem condições de andar dignamente diante de Deus, como um verdadeiro cidadão dos céus.

DIANTE DO SENHOR. Por que diante de Deus? Porque para o mundo, os cristãos podem estar corretos em tudo, mas serão sempre julgados pelos incrédulos como errados. Diante de Deus, porque em todos os momentos da vida devem andar de tal maneira que o Senhor possa ser glorificado por cada passo dado. O seguidor de Cristo deve deixar por onde passa rastros de luz, porque é um representante do reino de Deus. Diante de Deus, porque o Senhor o acompanha passo a passo em sua trajetória de vida.

AGRADANDO-LHE EM TUDO. Eis o objetivo maior da nossa existência como cristãos na terra. Viver de tal modo que possamos agradar ao Criador de todas as formas. Para tanto, é necessário um monitoramento permanente do que pensamos, falamos e fazemos em todos os momentos de nossas vidas. Razão porque precisamos renunciar as nossas vontades para executarmos em primeiro plano a vontade soberana do nosso Deus. Buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.

FRUTIFICANDO. Podemos conjecturar que, este “frutificar” ao qual Paulo se refere, diz respeito ao que fazemos em prol do reino de Deus e de Cristo. Vivendo permanentemente uma vida de oração ao Senhor. Louvando sempre que possível ao nosso Deus, pelos muitos benefícios que ele nos tem proporcionado. Pregando o evangelho das boas novas a tempo e fora de tempo, seja com a nossa vós ou por escrito e outros meios. Fazendo a obra de Deus conforme o chamado de cada um.

EM TODA BOA OBRA. Já neste ponto é destacado o valor do que fazemos de bom pelo nosso próximo. Não que sejamos salvos pelas boas obras, porque a salvação é pela graça. Efésios 2:8-10 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. As boas obras que devemos fazer pelo nosso semelhante é o cumprimento do segundo mandamento da legislação de Cristo, que é amarmos o nosso próximo como a nós mesmo. Quem ama o seu semelhante faz sempre o bem.

E CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS. Quanto mais buscarmos ao Senhor, mais ele vai se revelar para nós. E buscar conhecer a Deus é viver uma vida intensa de comunhão com ele. Quanto mais conhecemos ao Senhor nos leva a buscamos realizar a sua vontade. E este conhecimento de Deus está disponível na sua palavra. Crescer no conhecimento de Deus é possível pela leitura de sua palavra, pela oração, pela meditação nas coisas do reino do Pai e em tudo que envolve as coisas de Deus.

Colossenses 1:9

Colossenses 1:9 - Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.
POR ESTA RAZÃO, NÓS TAMBÉM. Com a supervisão de Paulo na igreja de Colossos era Epafras quem ficava responsável da administração eclesiástica da comunidade cristã ali existente. Ele que foi consagrado, certamente por Paulo, como ministro de Cristo. Com o reconhecimento é clara da igreja local, que vinha aprendendo muito com os ensinos transmitidos pelo líder daquela igreja. O próprio Epafras que foi bem instruído pelo apóstolo dos gentios nas coisas concernentes ao reino de Deus e de Cristo Jesus.

DESDE O DIA EM QUE O OUVIMOS. Epafras tendo conhecimento de que Paulo estava preso se articulou com a igreja de Colossos para de imediato ir visita-lo, até porque ele era muito devedor ao apóstolo. E tendo chegado onde Paulo estava, (não se sabe onde, se em Éfeso ou em Roma), tratou de lhe manter informado do estado em que se encontrava a igreja de Cristo em Colossos, que pelo contexto, estava bem. Há quem diga que Paulo mandou chama-lo para ajudá-lo por uns dias ali na prisão.

NÃO CESSAMOS DE ORAR POR VÓS. Mas uma vez o apóstolo destaca o fato de que estava orando por aquela igreja, com isso, desperta a curiosidade de que ela estivesse enfrentando algum tipo de perseguição. Como ele estava encarcerado, agora lhe sobrava tempo para orar em prol dos seguidores de Cristo Jesus. Como também é um indicativo de que ele era um homem de oração. E ele não estava só nesta campanha de oração, mas agora contava com a companhia de Epafras.

E DE PEDIR QUE SEJAIS CHEIOS DO CONHECIMENTO. Na oração sem cessar que Paulo e Epafras estavam realizando pela igreja de Cristo em Colossos era para que o Senhor enchesse de conhecimento os cristãos daquele lugar para combaterem as teorias heréticas do gnosticismo que começava a minar as igrejas cristãs daquela época. Quem examina criteriosamente as epístolas de Paulo, sabe que uma boa parte delas foram escritas para combater os falsos ensinos do gnosticismo dentro das igrejas.

DA SUA VONTADE. No entanto, cheios do conhecimento da vontade de Deus, os cristãos de Colossos não seriam presas fáceis dos ensinos heréticos dos que semeavam as ideias gnósticas. A dificuldade é que neste tempo, não havia uma bíblia, como temos hoje, com isso os seguidores de Cristo contavam com parte dos escritos do Novo Testamento e acima de tudo com a revelação da vontade de Deus.

EM TODA SABEDORIA E INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL. Os que defendiam as ideias gnósticas, de alguma maneira, faziam parte das igrejas cristãs, mesmo que fossem falsos cristãos. Mas, eram pessoas que distorciam as verdades do evangelho, o que Paulo chama em Gálatas de “outro evangelho”. Todavia, se os remidos de Cristo estivessem cheios do conhecimento de Deus, da sabedoria que vem do alto e da inteligência espiritual, não seriam enganados.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...