terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:10

1 Tessalonicenses 4:10 - Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais.
PORQUE TAMBÉM JÁ ASSIM O FAZEIS. O apóstolo confirma de que ele próprio é testemunha de como os irmãos da igreja de Tessalônica eram na realidade praticantes do amor fraternal. A visita de Timóteo, que foi enviado pelo apóstolo, também deu testemunho em seu relatório da forma amorosa em que os irmãos tratavam uns aos outros. Eles todos estavam muito unidos e se preocupavam uns com os outros, e isso não somente entre eles, mas também se compadeciam com as demais igrejas, que estavam espalhadas por toda aquela região, que estavam em dificuldades.

PARA COM TODOS. Não somente com a igreja de Cristo nesta cidade, mas todas as demais que estavam passando por momentos difíceis, por conta de terem os seus membros se convertido ao cristianismo. Os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs e o império romano, principalmente, investiam pesado nas perseguições contra os cristãos, onde chegavam a prende-los, confiscar os seus bens e matarem também a muitos, se esses continuassem confessando a Cristo.

OS IRMÃOS. Em Adão e Eva toda a raça humana pode ser considerada em grau de irmandade por ter a mesma raiz na arvore genealógica daquele nobre casal. Já os judeus se consideravam todos irmãos, por pertencerem aos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No escopo do cristianismo, todos se consideram irmãos, pelo fato de que o evangelho declara que, todos os que recebem a Cristo como Senhor e Salvador passam a serem chamados filhos de Deus, e se todos são chamados filhos de Deus, é porque todos são irmãos.

QUE ESTÃO POR TODA A MACEDÔNIA. A Macedônia neste caso, tanto pode ser uma capital desta região, bem como pode ser uma região maior composta por Filipos, Neápolis e Beréia, como cidades importantes e estratégicas para a evangelização. A cidade chamada de Macedônia por exemplo era por demais importante naquela região porque era uma capital portuária em que por ele circulavam muitas pessoa e que exercia muitas atividades comerciais, com algumas indústrias e o manuseio da pesca.

EXORTAMO-VOS, POREM. A palavra “exortar” no original grego do Novo Testamento não tem a mesma conotação da nossa língua portuguesa, porque engloba sentidos mais flexíveis tais como: Aconselhar ou simplesmente conversar a respeito de algo. Neste caso, o escritor esta transmitindo o seu conselho em forma de ensino ou teoria, sabendo que os seus leitores não desprezariam suas palavras doces e boas.

A QUE AINDA NISTO AUMENTEIS. Nisto o que? Na prática do amor fraternal e nas campanhas de solidariedade para com os que se tornaram vítimas das autoridades romanas e perderam seus bens, através do confisco governamental. Tanto os irmãos de Tessalônica quanto os demais de Filipos, Neápolis e Bereia precisavam de ajuda.

CADA VEZ MAIS. Provavelmente o autor percebe que as perseguições dos opositores do evangelho poderiam aumentar cada vez mais, e com isso, os cristãos precisavam se unirem também de forma mais fraternal para prestarem socorro a todos os carentes, principalmente aqueles que tiveram seus bens confiscados pelos estado e ficaram sem nada.

1 Tessalonicenses 4:9

1 Tessalonicenses 4:9 - Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.
QUANTO, POREM, AO AMOR FRATERNAL. Desde os tempos do judaísmo, que os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó eram praticantes do amor fraternal. A vida e o ministério do Senhor Jesus foi demarcado pela prática no dia a dia deste amor para com os seus e para com todos. A própria lei de Cristo está baseada no amor, primeiro para com Deus e depois para com o próximo. Uma das provas de que alguém efetivamente se tornou um discípulo de Cristo é quanto este pratica o amor fraternal.

NÃO NECESSITAIS DE QUE VOS ESCREVA. O apóstolo teve o privilégio de conviver o tempo suficiente com a igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica para perceber o quanto os irmãos eram bondosos uns para com os outros, e isso na prática do amor fraternal ensinado pelo grande Mestre, Jesus de Nazaré. Por isso que o escritor não viu a necessidade de escrever muito a respeito deste tema. Apenas ele usa essas poucas linhas para fazer lembrar que este era um dever do cristão.

VISTO QUE VÓS MESMOS. Certamente se passa pela mente do apóstolo os atos de bondade de uns para com os outros, entre todos os que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade. Ele próprio teve bons e inesquecíveis momentos de acolhimento quando esteve com o povo de Deus naquele lugar. A chegada de Timóteo com o relatório do que acontecia na comunidade cristã de Tessalônica era uma prova que os seguidores de Cristo continuavam sendo amorosos como sempre.

ESTAIS INSTRUÍDOS. O próprio apóstolo, juntamente com os seus companheiros de missão deram exemplo prático de como os novos convertidos deveriam se portar uns para com os outros na prática de atos de bondade uns para com os outros. Como também fazia parte da personalidade e do caráter de todos os irmãos serem benevolentes com os que eram mais carentes, com os que mais precisavam e com os que eram perseguidos por confessarem o nome de Cristo e serem cristãos.

POR DEUS. Anteriormente, o escritor havia dito para seus leitores de que ele e seus companheiros de ministério eram legítimos representantes de Deus e que suas mensagens estavam de conformidade com o pensamento do Senhor. Agora, ele confirma que, o próprio Deus se encarregava de impregnar no coração dos que faziam parte daquela igreja os seus ensinos, e não há nada de errado em confirmar que Deus usa seus servos como seus instrumentos para semear a sua palavra.

QUE VOS AMEIS. A legislação mosaica era baseada em mandamentos e mais mandamentos, que tinham a força da lei como engrenagem para cobrar dos seguidores do judaísmo obediência irrestrita a letra. O Messias de Deus, prometido conforme as profecias messiânicas veio para implantar uma nova dispensação da graça, em que seu lado forte é o amor para com Deus e o amor fraternal para com o próximo.

UNS AOS OUTROS. Dentro da comunidade cristã, dos remidos em Cristo, a prática deste amor fraternal de uns para com os outros é a prova efetiva de que realmente alguém se converteu de verdade pelo poder do evangelho libertador. Todos os cristãos estavam passando por perseguições e precisavam se apoiarem mutuamente uns aos outros. E isso só era possível, por meio do amor fraternal.

1 Tessalonicenses 4:7-8

1 Tessalonicenses 4:7-8 - Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
PORQUE NÃO NOS CHAMOU DEUS. Fomos chamados por Deus e por seu Filho Jesus para pertencermos ao seu reino. João 15:16 – Disse Jesus: não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei. Salmos 100:3 – Foi o Senhor quem vos fez povo seu, e ovelhas do seu pasto. Romanos 8:30 – E aos que predestinou, a estes também chamou, e aos que chamou, a estes também justificou, e os que justificou a estes também glorificou. Efésios 1:5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

PARA A IMUNDÍCIA. Deus não nos chamou para a imundícia. As religiões pagãs dos tempos mais antigos tinham suas prostitutas espirituais, em que a serviço das suas respectivas religiões e seitas usavam o sexo como meio de ganhar dinheiro para sustentarem a elite religiosa. Na cidade de Tessalônica, o adultério, a prevaricação e a fornicação eram práticas comuns entre os cidadãos que não faziam parte da igreja de Cristo. Como nos dias atuais, tais práticas são aceitas e estimuladas pela sociedade.

MAS PARA A SANTIFICAÇÃO. Deus nos chamou para a santificação, e isso significa dizer que precisamos renunciar tudo que o mundo oferece (que humanamente falando é bom para os prazeres da carne) mas que nos prejudica diante do nosso Deus, ele que é Santo e que exige santidade dos seus servos. A prostituição praticada em larga escala pela sociedade de Tessalônica não podia ser aceita pela igreja de Cristo naquela cidade como algo normal, tinha que ser rechaçada e combatida.

PORTANTO, QUEM DESPREZA ISSO. O tempo em que o apóstolo juntamente com seus amigos missionários ficaram naquela cidade foi o suficiente para terem uma visão panorâmica do quanto os pecados sexuais eram incentivados em suas práticas desde os mais jovens até os mais velhos. E certamente eles usaram da palavra para combaterem tais costumes no seio da comunidade cristã. Agora esperavam que eles não desprezassem os seus ensinos recebidos, mas que considerassem tais palavras.

NÃO DESPREZA AO HOMEM. O escritor e seus amigos de ministério tiveram o cuidado de transmitirem os ensinos adequados para a igreja de Cristo em Tessalônica, no sentido de que todos os seguidores do Senhor Jesus se livrassem dos pecados da prostituição. Mas, se eles porventura não seguissem as palavras pregadas pelos missionários, não estavam desprezando a eles, mas sim a Deus.

MAIS SIM A DEUS. O autor desta tão importante carta faz lembrar aos seus leitores que ele era de fato e na realidade um mensageiro e representante de Deus na terra. As mensagens e os ensinos que ele transmitiu a igreja de Cristo que estava em Tessalônica eram na verdade a palavra de Deus e a mensagem do Espírito de Deus.

QUE NOS DEU TAMBÉM O SEU ESPÍRITO SANTO. O apóstolo era apenas um instrumento de Deus, usado pelo Espírito Santo para transmitir o evangelho das boas novas e as doutrinas cristãs. Sua mensagem era a verdade de Deus pelo seu Espírito.

1 Tessalonicenses 4:6

1 Tessalonicenses 4:6 - Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
NINGUÉM OPRIMA. Desde os tempos mais remotos da humanidade que a sociedade e civilizações foram divididas em classes sociais em que os mais abastados exerceram domínio sobre os mais pobres da sociedade. Todavia, na igreja de Cristo e entre os que confessavam a mesma fé no Senhor Jesus, não devia prevalecer este sentimento do domínio, como entre os gentios e incrédulos da sociedade. Os irmãos e líderes da comunidade cristã de Tessalônica não podiam oprimir os menos favorecidos pelo fato de possuírem mais posses econômicas ou poder e influencia sobre a igreja.

OU ENGANE A SEU IRMÃO. De princípio esta carta estava sendo enviada para todos os que faziam parte da igreja do Senhor Jesus naquela cidade, se bem que com o passar do tempo se espalhou pelas demais igrejas já fundadas até chegar até nós. De forma que a recomendação do escritor recai sobre os mais bem sucedidos da igreja bem como os que exerciam influencia sobre os menos favorecidos. Usar o poder econômico para oprimir ou enganar os pequeninos de Cristo, isso não podia nem pode.

EM NEGÓCIO ALGUM. O ser humano natural e principalmente os que são dominados pela força do capitalismo opressor procuram tirar proveito em todas as situações, mesmo que para tanto tenham que passar a perna nos outros. Mas, o mesmo não pode acontecer com os que se dizem cristãos, até porque para o evangelho de Cristo, o ser humano está acima em valor do que os bens materiais. Quem confessa a Cristo como Senhor e Salvador deve se comportar em par de igualdade com os outros.

PORQUE O SENHOR É VINGADOR. O apóstolo estava sendo e exercendo o papel de bom conselheiro para os seus filhos na fé, os exortando sobre o perigo que estavam correndo aqueles que não estavam praticando o amor fraternal, dentro da comunidade cristã. Deus estava vendo tudo e tomaria as devidas providências contra aqueles que oprimissem ou enganasse seu irmão na fé, isso porque Deus é justiça. A mesma bíblia que diz que o Senhor é amor e misericórdia, diz que ele é vingador.

DE TODAS AS COISAS. Nada passa despercebido diante da Onipresença e Onisciência do Deus Criador. De forma que, se alguém oprimir ou enganar o seu próximo, e principalmente os domésticos da fé, vai prestar contas diante do Deus de Justiça. Alguém pode até tentar enganar ao seu semelhante de alguma forma, mas não a Deus. Quando diz que Deus é vingador, é porque ele vai pedir conta das obras de todos.

COMO ANTES VO-LO DISSEMOS. Além de usar o tempo em que esteve na cidade de Tessalônica para evangelizar, o apóstolo e seus amigos de ministério também se dedicaram no ensino das doutrinas cristãs aos novos convertidos, o que chamamos de discipulado cristão. O autor instruiu bem os seus filhos na fé sobre estes assuntos.

E TESTIFICAMOS. Certamente o escritor juntamente com seus companheiros de missão, além de pregar para os novos convertidos sobre a honestidade e o amor fraternal entre eles, também mostrava exemplos práticos de como isso acontece.

1 Tessalonicenses 4:4-5

1 Tessalonicenses 4:4-5 - Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra. Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
CADA UM DE VÓS. Verdade é que esta carta estava sendo enviada para a igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica bem como para todos os que naquele lugar confessavam o nome de Cristo como Senhor e Salvador, por agora fazerem parte do cristianismo. Mas, o escritor aponta também na direção de cada um dos cristãos daquela comunidade cristã e se dirige individualmente a cada um, certamente por lembra dos seus rostos e também dos seus nomes. É como se o escritor desta carta se assentasse com cada um dos seus filhos na fé para lhes transmitir instruções certas.

SAIBA POSSUIR. O apóstolo, juntamente com seus cooperadores na missão de levar as boas novas do evangelho para quem ainda não conhecia o Senhor Jesus, procurou por meio da evangelização transmitir os conceitos básicos de como se arrepender dos pecados, se converter dos maus caminhos e ser uma nova criatura. Depois, com os novos convertidos passou a lhes instruírem de como deviam viver dignamente na presença de Deus, nesta nova modalidade de vida que escolheram como cristãos.

O SEU VASO EM SANTIFICAÇÃO. O escritor esta se referindo ao corpo, a alma e o espírito do servo de Cristo, dedicados inteiramente ao serviço do reino de Deus, bem como o ser por completo separado do mundo e das coisas desta vida, como os prazeres da carne e as coisas materiais que contribuem em muito para afastar as pessoas da plena comunhão com Deus. Somos vasos de Deus em Cristo Jesus, usados para glória do nome do Senhor, ora pregando, orando, louvando, meditando e etc.

E HONRA. O que o apóstolo recomenda aos seus leitores e filhos na fé, que fazem parte da comunidade cristã de Tessalônica é que todos vivam de tal maneira que possam servir de bom testemunho diante da sociedade daquela cidade e principalmente que vivam de forma digna perante o Deus que tudo conhece. Tudo que somos, representamos ou fazemos deve render honra e glória para o nosso Deus e o seu Filho Jesus, até porque esse deve ser o nosso objetivo primordial de vida.

NÃO NA PAIXÃO DA CONCUPISCÊNCIA. O tempo em que o apóstolo passou juntamente com seus amigos de ministério em Tessalônica foi o suficiente para doutrinar a igreja de Cristo naquele lugar em como fazer a vontade de Deus de acordo com as doutrinas do evangelho da nova dispensação. Bem como eles também aproveitaram este mesmo tempo para ensinar aquela igreja a renunciar as concupiscências da carne e a soberba da vida, a fim de agradarem a Deus.

COMO OS GENTIOS. Os leitores desta carta se converteram do paganismo ao cristianismo, portanto, a proposta do evangelho para eles era uma nova vida em Cristo Jesus. Eles nasceram de nova, eram novas criaturas, com uma nova vida em cena.

QUE NÃO CONHECEM A DEUS. Os incrédulos vivem ao bel-prazer, embrenhados na carnalidade e nos prazeres da vida, porque não conhecem a Deus nem buscam realizar a sua vontade. Os ateus não temem a Deus, porque não o conhece de verdade.

1 Tessalonicenses 4:2-3

1 Tessalonicenses 4:2-3 - Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.
PORQUE VÓS BEM SABEIS. O tempo em que o apóstolo, juntamente com seus companheiros de ministério estiveram na cidade de Tessalônica, primeiro foi pregando as boas novas do evangelho para que os cidadãos daquela cidade se convertessem ao cristianismo, e depois eles se dedicaram ao discipulado daqueles que nasceram de nova para uma nova vida em Cristo Jesus. De forma que, estas recomendações escritas pelo autor eram apenas para fazê-los lembrar dos mandamentos que eles já eram conhecedores quanto às renúncias, aos pecados sexuais, que eram comuns na época.

QUE MANDAMENTO. Certamente o apóstolo se refere aos ensinos transmitidos por ele e seus cooperadores na missão, em que eles tiveram os cuidados de ensinarem aos cristãos de Tessalônica as novas regras da dispensação da graça, em que o cristianismo tem em seu conteúdo. Em um estudo criterioso do evangelho de Cristo, percebe-se que existem bons conselhos para todas as áreas de nossas vidas, sejam as regras para a convivência em sociedade, na igreja, na família e principalmente com Deus.

VOS TEMOS DADO. A mente do apóstolo é iluminada com os muitos momentos em que ele e seus amigos de ministério se dedicaram ao ensino e discipulado dos novos convertidos em Cristo Jesus naquela cidade. Todo o esforço e dedicação do grupo de missionários para discipular os novos convertidos em Tessalônica era tido como presente da parte deles para os seguidores do evangelho naquele lugar, até porque o escritor tem como um privilégio poder ser participante da edificação daquela igreja.

PELO SENHOR JESUS. O apóstolo tinha autoridade o suficiente para assinar as suas próprias correspondências, no entanto, ele evoca o nome do Senhor Jesus para autenticar sua mensagem. O que o autor pregava tinha o aval do grande Mestre e Rabi, porque era de fato um mensageiro do reino dos céus. Quando ele escreve sobre o Senhorio de Cristo é porque o apóstolo pretende dizer que é na realidade representante da maior autoridade do mundo, Jesus Cristo, Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS. O autor revela o essencial das suas mensagens e de tudo aquilo que ele procurava transmitir como doutrina cristã, que era justamente a vontade de Deus. A partir do momento em que alguém se converte para Cristo, deve renunciar a sua própria vontade para fazer e executar a vontade do Pai.

A VOSSA SANTIFICAÇÃO. Esta santificação da qual se reporta o autor não é simplesmente cara de santarrão, mas sim, a separação das coisas do mundo e das concupiscências da carne, para fazer a vontade de Deus e estar ao seu serviço e do seu reino, pregando as boas novas do evangelho, orando e cantando para o Senhor.

QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO. Em todos os tempos a prostituição sempre foi um mal que destrói a sociedade e é uma ofensa contra a estrutura familiar. O adultério era bem aceito, a prevaricação dominava e a fornicação era coisa comum na cidade de Tessalônica. Mas isso não podia predominar dentro da igreja de Cristo.

1 Tessalonicenses 4:1

1 Tessalonicenses 4:1 - Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
FINALMENTE, IRMÃOS, VOS ROGAMOS. Este finalmente usado pelo escritor, não significada dizer que ele esteja concluindo a sua carta, até porque temos a nossa frente o capítulo quatro por inteiro e também o capítulo cinco. Mas, o autor está concluindo suas recomendações aos seus leitores de como se deve viver dignamente na presença de Deus. O apóstolo tem por costume chamar os seus leitores de irmãos, destacando a sua igualdade com eles perante Deus. E acrescenta o seu desejo de ver os seguidores de Cristo em Tessalônica crescendo espiritualmente, e se desenvolvendo na fé cristã.

E EXORTAMOS NO SENHOR JESUS. A palavra “exortação” dentro da mensagem do evangelho não tem a mesma conotação impositiva como se percebe na tradução de nossa língua portuguesa, porque ela tem um significado mais brando. Na realidade, o escritor destaca apenas sua autoridade apostólica, para em forma de conselho emitir sua opinião sobre os assuntos que vem a seguir. Por fim, evoca o Senhor Jesus como autoridade maior que autentica suas declarações de cunho doutrinário na palavra.

QUE ASSIM COMO RECEBESTES DE NÓS. O autor faz recordar aos seus leitores dos velhos tempos em que começou a evangelizar os cidadãos de Tessalônica, pregando as boas novas de Cristo, e que eles movidos pelo poder da palavra de Deus se converteram ao cristianismo. Uma vez que corresponderam ao chamado do Senhor Jesus, crendo nas boas novas do evangelho, passaram a receber o discipulado e aprender dos ensinos cristão de como renunciar ao mundanismo pela fé cristã.

DE QUE MANEIRA CONVÉM ANDAR. O apóstolo se refere aos ensinos e as doutrinas transmitidas por ele e por seus companheiros de ministério, quando ainda estavam presentes na igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica. Além de ser chamado para fazer missões transculturais e levar as boas novas de Cristo aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido, o apóstolo também carregava consigo o privilégio de ser um ensinador das doutrinas cristãs e da palavra de Deus.

E AGRADAR A DEUS. Os prosélitos do judaísmo procuravam agradar aos sacerdotes, aos escribas e fariseus, da mesma forma, os seguidores das seitas heréticas das religiões pagãs também tudo faziam para agradarem aos seus líderes religiosos. Porem, o escritor desta carta se esforçava o máximo para ensinar aos seguidores do cristianismo de como viver dignamente na presença do Senhor, a fim de acharem graça diante do coração de Pai, vivendo conforme a nova aliança de Deus.

ASSIM ANDAI. Desde o primeiro momento que o homem assume o compromisso de viver para o reino dos céus, ele não mais faz a vontade do mundo, nem das concupiscências da carne, nem a sua própria vontade, mas sim a vontade de Deus.

PARA QUE POSSAIS PROGREDIR CADA VEZ MAIS. O Espírito de Deus passa a governar sobre as vontades de todos aqueles que nascem de novo e passam a ser uma nova criatura, mostrando o caminho do desenvolvimento espiritual. E esse progresso espiritual vem por meio da leitura e meditação na palavra de Deus, uma vida de oração e meditações, com uma dedicação sem reservas nas coisas do reino de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...