segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:12

1 Coríntios 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
TODAS AS COISAS. Neste texto, o autor fala da liberdade cristã proporcionada por Cristo Jesus, que nos libertou do cerimonialismo, do ritualismo e do sacramentalismo judaico. Ao mesmo tempo, Paulo focaliza a atenção dos seus leitores sobre o livre arbítrio humano, em que Deus criou o ser humano com livre vontade para fazer o que bem entender com sua vida. Deus não criou robores automáticos que obedecem sistematicamente seus comandos, mas ele deu ao homem Inteligência e sabedoria.

ME SÃO LÍCITAS. Todas as coisas me são lícitas. Com estas palavras, o escritor quis dizer aos seus filhos na fé, na igreja cristã de Corinto, que eles tinham plena liberdade para fazer tudo àquilo que bem quisessem. Mesmo alguém se convertendo ao cristianismo, e passando a ser discípulo de Cristo, todavia, nem assim, Cristo interfere em sua vida, como se esta pessoa fosse manipulada com um controle remoto.

MAS NEM TODAS AS COISAS. No entanto, a partir do momento em que alguém se converte ao cristianismo, se desponta diante de se a responsabilidade de cumprir as regras das doutrinas cristãs. A cidade de Corinto era conhecida como tendo a cultura da libertinagem, porem, com a igreja de Cristo, tinha que haver um diferencial. Paulo faz com que os seus leitores entendam que eles agora eram discípulos de Cristo Jesus.

CONVÊM. Mas nem todas as coisas convêm. Quem fazia parte do judaísmo vivia em um julgo insuportável, da mesma forma, quem fazia parte de uma seita herética naquela época tinha que se submeter aos caprichos dos seus líderes religiosos. Com o cristianismo, não era diferente, quem desejasse fazer parte da igreja de Cristo tinha que ter seus limites quanto a determinadas prática, do paganismo e do mundanismo. É como se o apóstolo dos gentios dissesse: Alto lá, vocês têm que ter autocontrole.

TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS. Uma das acusações que os oponentes de Paulo lhes faziam era de que o sistema da graça, pregado por Paulo, em muitos casos gerava a libertinagem, o que não era verdade. Na realidade, Paulo pregava a liberdade da legislação de Moisés, das forças do império das trevas, da condenação eterna, das concupiscências da carne, do mundanismo e da soberba desta vida terrena.

MAS NÃO ME DEIXAREI DOMINAR. O cristão verdadeiro exerce de fato o seu livre arbítrio, porque ele tem o controle das suas ações, renunciado as coisas que desagradam a Deus e buscando conciliar com seus sonhos a vontade do Pai. O problema dos incrédulos é que se deixam dominar pelas forças das trevas, pelos vícios degradantes da sociedade, pelos desejos da carne, e pela soberba da vida e do mundo.

POR NENHUMA DELAS. Quem se deixa dominar pelas coisas profanas deste mundo enganador, se transforma em um escravo da pecaminosidade. A prática deliberada do pecado leva o ser humano a se tornar escravo das consequências negativas da vida e a condenação eterna. O diabo com os seus demônios se utilizam das mais diversas estratégias para que possam se apossar da vida das pessoas. Portanto, Quem serve a Deus em fidelidade, não pode se deixar dominar pelo pecado recorrente e enganador.

domingo, 21 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:11

1 Coríntios 6:11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito Santo do nosso Deus.
E É OS QUE ALGUNS TÊM SIDO. Paulo lança sua crítica contundente contra a alguns que faziam parte da igreja cristã de Corinto, mas que ainda não tinha se enquadrado nos padrões estabelecidos pelas doutrinas cristãs. O que determina se alguém realmente é um cristão verdadeiro é efetivamente a mudança de vida que tal pessoa apresenta, depois de ter aceito a Cristo como Senhor e Salvador. Alguns daquela comunidade cristã de Corinto estavam vivendo na igreja, como viviam lá no mundo.

MAIS HAVEIS SIDO LAVADOS. É provável que o autor se refira aos preparativos iniciais que os seus filhos na fé tenham participado, quando ainda da fundação daquela igreja. Paulo pregou o evangelho, eles creram nas boas novas de Cristo, aceitaram ao Senhor Jesus, chegaram a participar do batismo em água. No entanto, aquele batismo não teve uma realidade profunda, no sentido de representar a mudança de vida.

MAIS HAVEIS SIDO SANTIFICADOS. Além de ganhar para Cristo os seus leitores, o apóstolo dos gentios passou aproximadamente um ano e meio aplicando o verdadeiro e eficaz discipulado, preparando os novos convertidos para a caminhada cristã. Além de que Apolo foi deixado por Paulo naquela igreja para regar as plantinhas recém convertidos ao reino de Cristo. Mas nem isso era suficiente para eles.

MAIS HAVEIS SIDO JUSTIFICADOS. Paulo era especialista em demostrar aos seus ouvintes e filhos na fé da eficácia da obra de redenção realizada por Cristo para justificar a todos que o aceitavam como Senhor e Salvador. E na realidade, os efeitos benéficos da morte expiatória do Cordeiro de Deus estavam disponíveis para todos os leitores desta carta. Todavia, alguns daquela igreja desprezavam a morte de Cristo.

EM NOME DO SENHOR JESUS. Paulo se sentia decepcionado com alguns daquela comunidade cristã, porque eles estavam menosprezando o poder que há no nome de Cristo. De fato, tinham confessado de princípio o nome do Senhor Jesus Cristo, mas com a ausência de Paulo, estavam negando o nome do Senhor Jesus. Tudo que Paulo fez e executou para o bem daquela igreja tinha sido no nome poderoso de Cristo.

E PELO ESPÍRITO SANTO. Desde os primeiros momentos, quando da fundação daquela comunidade cristã, que era marcante e poderosa a presença do Espírito de Deus entre os que aceitavam a Cristo. A prova disto é que eram abundantes as manifestações dos dons espirituais entre os da igreja de Corinto. Porem, nem isso tinha importância para alguns que resistiam em não ser guiado pelo Paráclito, o Espírito Santo de Deus.

DO NOSSO DEUS. O Espírito Santo é de Deus porque vem diretamente do Pai aos seus filhos. Ainda no tempo da velha dispensação, Deus prometeu o derramamento do seu Espírito Santo sobre a sua família na terra. Quando Jesus exerceu seu ministério, ele confirmou tal promessa aos seus seguidores. E a partir do dia de pentecostes, o Espírito de Deus veio para ficar com a igreja remida de Cristo na terra, até o arrebatamento da mesma. Alguns de Corinto estavam desprezando o Espírito de Deus.

sábado, 20 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:10

1 Coríntios 6:10 - Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
NEM OS LADRÕES. No capítulo anterior, o autor desta carta já havia alertado aos seus filhos na fé que não se associassem com aqueles que se dizendo irmãos fossem praticantes desta lista de vícios que ele enumera neste versículo. Há quem diga que esta palavra “ladrão” citada por Paulo se refere à exploração financeira que os profissionais do evangelho viviam fazendo contra a igreja de Cristo, o que se pode chamar de comércio da fé, por parte dos que vendem a palavra de Deus ou o louvor.

NEM OS AVARENTOS. Esta avareza sobre a qual fala o escritor diz respeito à ganância financeira de alguns ou de muitos que vendem até a sua alma ao adversário por amor excessivo ao dinheiro. Essa mesma ganância já havia dominado a muitos líderes religiosos que buscavam tirar proveito financeiro da igreja de Cristo, vendendo seus supostos serviços prestados ao povo de Deus, o que é a venda de indulgência.

NEM OS BÊBADOS. A questão do alcoolismo é antiga, e a título de hoje é um dos vícios mais comuns no meio da sociedade. Desde os tempos da igreja primitiva que os verdadeiros líderes do cristianismo buscavam combater esta chaga social, porque a bebedice tem provocado prejuízos irreparáveis no meio da sociedade, das famílias e na vida pessoal de muitas pessoas. Não tem lugar na igreja para quem tem esse vício.

NEM OS MALDIZENTES. Esse é o tipo de pessoa que vive reclamando por tudo, para ela ninguém está certo, porque somente ela está com a razão. Os maldizentes também são murmuradores, isso porque este tipo de gente vive insatisfeito com sua própria qualidade de vida, não aceita a opinião nem o conselho de ninguém, e geralmente os maldizentes são ao mesmo tempo falastrão, porque blasfemam de tudo e de todos.

NEM OS ROUBADORES. Neste texto, a palavra “roubadores” é vista um pouco diferente de ladrões, porque os ladrões muitas vezes usam do engano para tomarem posse do que não é seu. Já os roubadores são aqueles que tomam por assalto aquilo que pertence aos outros. Neste caso, roubadores usam de meios violentos para saquear os bens que não lhe pertencem. Em muitos casos, este tipo de crime também é chamado de latrocínio, que é o roubo seguido de morte das suas vítimas.

HERDARÃO. Os injustos, os devassos, os idólatras, os adúlteros, os efeminados, os sodomitas, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os maldizentes, e nem os roubadores herdarão o reino de Deus. Se os praticantes destes pecados não se arrependerem ainda com vida e deixarem estes vícios, quando partirem desta vida para a outra, o evangelho está dizendo que tais pessoas não terão direito a salvação.

O REINO DE DEUS. O reino de Deus também é chamado de reino dos céus ou reino de Cristo. Esta expressão pode ser vista em dois tempos: O primeiro em se tratando dos dias de hoje, que representa o governo de Deus ou de Cristo sobre a vida e o coração das pessoas nesta dimensão da existência humana. E o segundo diz respeito à vida eterna ou eternidade futura com Deus e com Cristo nas mansões celestiais. Não ter direito a participar do reino eterno de Deus é ser condenado perante a justiça divina.

1 Coríntios 6:9

1 Coríntios 6:9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.
NÃO SABEIS QUE OS INJUSTOS. Certamente o escritor desta carta já havia ensinado naquela igreja de Corinto sobre o que ele passa a lhes advertirem nesta passagem do Novo Testamento. Estes injustos sobre os quais Paulo se refere dizem respeito aos homens sem Deus, o que o evangelho chama de incrédulos, são os ímpios, os ateus confessos ou não. Uma observação mais acurada nos faz ver que o autor faz separação entre aqueles que faziam parte da igreja, dos homens profanos do mundo.

NÃO HÃO DE HERDAR. O apóstolo dos gentios fala de Salvação, de vida eterna, de repouso eterno com Cristo, que os injustos não terão participação quando partirem desta vida para a outra. Aqueles que nesta dimensão da vida dão as costas para o evangelho da libertação, não aceitando a Cristo como Senhor e Salvador, quando forem tragados pela morte, serão recolhidos pelas trevas para um lugar de sofrimento.

O REINO DE DEUS? O reino de Deus também é chamado de reino dos céus, que já nesta vida na terra representa o domínio de Deus sobre a vida e sobre o coração das pessoas. O reino de Deus, quanto à vida futura, diz respeito a entrada nas mansões celestiais dos salvos e remidos de Cristo Jesus. De forma que, os que não fazem a vontade de Deus nesta terra, não terão participação da vida eterna em Cristo Jesus.

NÃO ERREIS: NEM OS DEVASSOS. O conselho de Paulo aos seus filhos na fé, que também serve para nós que vivemos nestes últimos dias é: Não erreis. Quem tem a chamado de Cristo para fazer parte do reino de Deus e executar a sua vontade, não pode viver ao bel prazer. Os devassos são todos aqueles que vivem conforme os padrões do mondo, sendo dominado pelos desejos da carne e a soberba da vida.

NEM OS IDÓLATRAS. Em termos religiosos, os idólatras são todos aqueles que vivem adorando e venerando os ídolos e as imagens de esculturas. O ser humano idolatra adora e venera os ídolos que procuram substituir o lugar devido a Deus. O ser humano foi criado por Deus para amar ao Senhor mais do que qualquer coisa, bem como servi-lo durante todo a sua vida, e ainda adorar somente ao Criador de todas as coisas.

NEM OS ADÚLTEROS. Neste texto, esta palavra representa todas as formas de relações sexuais ilícitas. Seja o próprio adultério, que é a relação sexual ilícita entre duas pessoas casadas com conjugues diferentes. Seja a prevaricação, que é o sexo entre uma pessoa casada e outra solteira, ou ainda a fornicação que é o sexo entre duas pessoas solteiras. A cidade de Corinto era conhecida como uma prostituta.

NEM OS EFEMINADOS, NEM OS SODOMITAS. Os efeminados são os homens que se deixam levar pelo homossexualismo, e que faz sexo com outro homem. Já a sodomia caracteriza o homossexualismo tanto masculino quanto feminino. Paulo escrevendo aos (Romanos 1:22-23) ele deixa bem claro que Deus é contra o homossexualismo de um modo geral. Que fique bem claro neste texto que, os praticantes do homossexualismo não herdarão o reino de Deus, nem terão direito a vida eterna.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:7-8

1 Coríntios 6:7-8 - Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
NA VERDADE É JÁ REALMENTE UMA FALTA ENTRE VÓS. Uma igreja rica em termos econômicos, que continha em suas fileiras pessoas que se achavam as mais sábias do mundo, que acumulava para se mesma os melhores pregadores e mestres humanos. Mas que estava cheia de defeitos crassos, que não havia de verdade apreendido com o apóstolo dos gentios, que na fundação daquela comunidade cristã gastou tempo e se gastou a se mesmo para fazer um bom discipulado e ensinar as doutrinas cristãs.

TERDES DEMANDAS UM CONTRA O OUTRO. Para o autor era mais que natural ter demandas dos não convertidos contra os servos de Deus, porque desde os começos do cristianismo que os incrédulos investiram contra os filhos de Deus. Todavia, Paulo não esperava que os irmãos se levantassem uns contra os outros dentro daquela igreja. Os cristãos de Corinto gostavam das disputas acirradas que geravam contendas.

PORQUE NÃO SOFREIS ANTES A INJUSTIÇA? A vida do Senhor Jesus foi um exemplo de como suportar as injustiças dos infiéis, ele, o Senhor Jesus, que só fez o bem a todos, mas que foi duramente injustiçado pelos seus oponentes. O próprio Paulo também já havia passado por muitas injustiças, até mesmo na igreja de Corinto. Assim sendo, ele tinha autoridade para pedir aos irmãos que suportassem as injustiças.

PORQUE NÃO SOFREIS ANTES O DANO? Este dano, sobre o qual fala o escritor pode ser material ou de outra ordem também. Em se tratando de prejuízos materiais, o cristão verdadeiro é ensinado de que as coisas deste mundo não devem ter domínio sobre sua vida, porque o mais importante é ter a promessa de vida eterna. Já em se tratando de danos morais e sentimentais, isso faz parte das injustiças deste mundo.

MAS VÓS MESMOS FAZEIS A INJUSTIÇA. Percebe-se que muitos dos que faziam parte da igreja cristã de Corinto, já não andavam mais conforme foram ensinados pelo próprio Paulo, razão porque, o apóstolo dos gentios teve que escrever duas grandes cartas para esta comunidade cristã, na tentativa de corrigir muitas distorções entre os irmãos. Os membros daquela igreja estavam agindo como se fossem incrédulos.

E FAZEIS O DANO. O materialismo tinha ganhado a batalha contra os filhos na fé de Paulo em Corinto, ao ponto dos irmãos valorizarem muito mais o dinheiro, do que a comunhão uns com os outros. Isso porque, uns estavam trapaceando aos outros em seus negócios e contratos. Por outro lado, haviam aqueles que buscavam denegrir a imagem do seu irmão, quem sabe levantando falsos testemunhos e mentido.

E ISTO AOS IRMÃOS. Em Corinto, verdadeiras batalhas internas eram feitas entre os que faziam parte daquela comunidade cristã. Não cessavam os rachas entre os irmãos, e isso era demostrado por meio do partidarismo. Contendas, divisões e facções era o que não faltava. E tudo isso só mostrava ao apóstolo Paulo o quanto os seus filhos na fé se tornaram carnais. As exortações do escritor eram no sentido de que os irmãos se unissem, buscando o bem uns dos outros e praticando ajustiça mútua entre todos.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:5-6

1 Coríntios 6:5-6 - Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
PARA VOS ENVERGONHAR O DIGO. As recorrentes interrogações feitas pelo autor nos faz compreender o sentimento de crítica de Paulo aos seus leitores, no sentido de despertá-los para uma realidade que eles mesmos não percebiam. Paulo conhecia bem os seus filhos na fé, que faziam parte da igreja cristã de Corinto, e com isso ele tinha certeza que poderia com seus argumentos estimulá-los a que tomassem atitudes corretas, no sentido de resolverem estas questões de forma interna na igreja.

NÃO HÁ, POIS, ENTRE VÓS SÁBIOS? Os líderes da igreja local de Corinto eram sábios o suficiente para que pudessem criar uma comissão eclesiástica, no sentido de revolverem estas querelas entre os próprios irmãos da comunidade cristã. O que estava efetivamente faltando era se organizarem, além de se unirem com o mesmo objetivo, para que uma comissão administrativa tentasse resolver os problemas.

NEM MESMO UM. Não se sabe ao certo quem de fato era neste momento o líder local da igreja cristã na cidade de Corinto. Há quem diga que, Paulo havia deixado naquela comunidade cristã Apolo, que esteve por um bom tempo envolvido com as atividades eclesiásticas naquela igreja. Todavia, não se sabe por que o apóstolo dos gentios não se dirige diretamente a Apolo para que ele tomasse a frente neste negócio.

QUE POSSA JULGAR. O judaísmo tinha, portanto, um ou mais tribunais voltados para jugar questões entre os próprios judeus, que alguns apontam em direção ao Sinédrio. Na igreja cristã ligada as lideranças de Jerusalém também já tinham as comissões que julgavam as questões entre os irmãos. Já nas igrejas gentílicas, Paulo estava organizando as administrações locais para que também tivessem estas comissões.

ENTRE SEUS IRMÃOS? Dentro deste mesmo tema, vale a regra dos julgamentos propostos por Paulo no capítulo anterior, em que, aqueles casos mais simples de disciplina, as lideranças locais deveriam decidir entre eles. Já nos casos mais sérios de exclusão, a igreja local por completa deveria de forma democrática participar. Nestes julgamentos entre os irmãos, os líderes poderiam se valer estas mesmas regras.

MAS O IRMÃO VAI A JUÍZO COM O IRMÃO. Se na realidade Paulo havia estabelecido às regras de quando ele fundou aquela igreja, ou durante o período de discipulado, quando ele preparava as lideranças locais para administrarem as comunidades cristãs, o certo é que ainda não estava em vigor na igreja de Corinto. A prova disto é que, em vez dos problemas, desta ordem, serem resolvidos na igreja, iam perante os tribunais.

E ISTO PERANTE INFIÉIS. Na linguagem nossa do sertão, o apóstolo Paulo passou um verdadeiro carão, naqueles que se diziam tão sábios na igreja cristã de Corinto. Era como se o apóstolo tivesse dito: Que falta de vergonha da vossa parte, será que vocês não têm capacidade de revolver coisas tão simples? Estes infiéis sobre os quais fala o escritor dizem respeito aos juízes incrédulos que faziam parte dos tribunais civis do estado. Certamente o que Paulo estabelece aqui ficou como regra nas igrejas cristãs.

1 Coríntios 6:3-4

1 Coríntios 6:3-4 - Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais às coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?
NÃO SABEIS VÓS QUE HAVEMOS DE JULGAR. Estas coisas que o autor expõe em seus argumentos já eram do conhecimento dos seus filhos na fé da igreja cristã na cidade de Corinto. Quando o apóstolo dos gentios esteve fundando aquela comunidade cristã, certamente ensinou aos líderes locais sobre como resolverem as questões mais importantes ou não da comunidade cristã. Portanto, Paulo estabeleceu a forma democrática com a igreja para que os problemas fossem resolvidos na própria igreja.

OS ANJOS? O fato que os remidos em Cristo Jesus hão de julgar os anjos, não está muito claro dentro das Sagradas Escrituras, porem, está patente na mensagem do Novo Testamento que os salvos em Cristo chegarão a um alto padrão de perfeição, acima até mesmo dos anjos. Já nesta esfera da existência humana, os anjos estão a serviço daqueles que hão de herdar a salvação e isso fala do valor dos remidos.

QUANTO MAIS ÀS COISAS PERTENCENTES A ESTA VIDA? Estes dois versículos estão cheios de interrogações, porque é perceptível o tom de crítica do escritor aos seus leitores, eles que se achavam tão sábios, tão eloquentes, tão entendidos, mas que não se achavam capazes de resolverem problemas tão triviais? Tudo indica que não queriam resolver os problemas locais para não saírem mal na foto com os culpados.

ENTÃO, SE TIVERDES NEGÓCIOS EM JUÍZO. Os casos de litígios entre os próprios irmãos da igreja, não deveriam ser levados perante as autoridades seculares deste mundo, ou seja, perante os tribunais humanos. Assim como os judeus tinham os seus tribunais de ordem religiosa, da mesma forma, a igreja cristã deveria jugar os casos de discórdias entre os irmãos, mas que fosso o juiz, a própria igreja, e não os incrédulos.

PERTENCENTES A ESTA VIDA. É natural que haja discórdias entre aqueles que fazem parte da igreja de Cristo, porque nem todos pensam de um mesmo modo sobre questões controvertidas. Como também é natural que haja negócios injustos no meio da comunidade cristã, porque a igreja é composta de seres humanos cheios de falas. Portanto, vez por outra vão surgirem demandas a serem resolvidas dentro da igreja.

PONDE PARA JULGÁ-LOS. Não há dúvida que estas mesmas recomendações já haviam sido feitas por Paulo, quando da fundação daquela igreja. Porque além de evangelizar, Paulo preparava as comunidades cristãs com o discipulado e com a preparação das lideranças locais para resolverem os problemas locais em reuniões administrativas com toda a comunidade cristã, de forma mais democrática e transparente possível.

OS QUE SÃO DE MENOS ESTIMA NA IGREJA? Finaliza então, o apóstolo dos gentios fazendo uma crítica sarcástica por demais. Era como se o escritor lhes dissesse: Se não há entre vós pessoas de capacidade e de sabedoria suficiente para julgar estas coisas tão triviais do dia a dia, então coloquem os irmãos mais simples da igreja para julgar tais coisas, porque eles saberão tratar dos casos com justiça e em verdade. Esta crítica de Paulo foi estarrecedora, para não dizer pesada, para quem se achavam sábios.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...