segunda-feira, 26 de março de 2018

1 Coríntios 11:34

1 Coríntios 11:34 - Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando eu for.
MAS, SE ALGUM TIVER FOME. Finaliza então este assunto, o apóstolo Paulo, dando uma última recomendação muito importante, em termos de por em ordem as coisas na igreja cristã de Corinto. O autor nos faz pensar que a ceia do Senhor não era um momento de se praticar a gula, mas sim, um momento em que todos tivessem a oportunidade de participarem do pão e do cálice com absoluta moderação. Mas tinham alguns que estavam participando desta ordenança para pecarem com a gula.

COMA EM CASA. Então, se alguém era dominado pelo pecado da gula, que esse tal matasse a sua fome em casa, e não fazer da ceia do Senhor um instrumento para saciar seu apetite desordenado pela comida e pela bebida. Ao que tudo indica, tinha naquela comunidade cristã, alguns que comiam demais, enquanto isso, outros que ficavam por último, terminavam sem comer nada, essa injustiça tinha que acabar.

PARA QUE NÃO VOS AJUNTEIS. Esse ajuntamento sobre o qual fala o escritor, diz respeito à convocação geral que era feita, pelos líderes locais da igreja cristã de Corinto, para que todos os membros do corpo de Cristo tivessem o privilégio de participarem desta tão importante ordenança para a igreja, que era a celebração da ceia do Senhor. Como nesta época o povo era mais fervoroso, todo mundo estava lá.

PARA CONDENAÇÃO. A forma como estavam celebrando a ceia do Senhor, não era para melhor, senão para pior, isso porque, não estavam os leitores de Paulo celebrando a ceia do Senhor para glória de Deus, mas o que estava reinando era uma verdadeira baderna. Do jeito que estava, alguns não tinham como crescer espiritualmente, pois estavam se prejudicando, porque estava agindo errado. Paulo pedia que os seus leitores levassem a sério este tão importante evento da igreja.

QUANTO AS DEMAIS COISAS. Verdade é que Paulo ocupou um bom espaço desta sua carta para tratar destes assuntos com a comunidade cristã de Corinto. No entanto, ele pensa que ainda não foi o suficiente para tentar resolver todos os problemas relacionados à celebração da santa seia do Senhor na igreja cristã de Corinto. Por isso é que ele deixa transparecer de que ainda restavam mais coisas a tratar com eles.

ORDENÁ-LAS-EI. Paulo buscou tratar destes assuntos por carta, como se fosse apenas seus conselhos de pai para filhos, e isso ele tratava de forma cordial, apenas alertando, porque na realidade era apenas tinta e papel. Todavia, quando ele chegasse pessoalmente na igreja de Corinto, então a coisa seria tratada com mais rigidez, porque ele iria baixar resoluções mais severas para solucionar os problemas.

QUANDO EU FOR. Em sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo dos gentios nos faz saber que ele efetivamente fez uma segunda visita a igreja de Corinto, apontando ainda que faria no futuro uma terceira visita àquela igreja. A conclusão deste tema é que Paulo deixa bem claro que brevemente chegaria mais uma vez na igreja de Corinto para dar continuidade aos seus ensinos sobre as doutrinas cristãs que ele procurava por em prática em todas as igrejas por ele fundadas no mundo gentílico.

1 Coríntios 11:32-33

1 Coríntios 11:32-33 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
MAS, QUANDO SOMOS JULGADOS. O escritor fala daqueles casos em que a pessoa não fez um exame de consciência, e mesmo que tenha feito, mas não deu importância ao aviso de que não estava digno de participar da ceia do Senhor. Com isso, tal pessoa entra na faze de disciplina, e por isso, vêm às consequências. Quanto mais grave for o erro do que é julgado pelo Senhor, mais dura será aplicada a prova ou a correção.

SOMOS REPREENDIDOS PELO SENHOR. Hebreus 12:5-7 - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Uma boa pergunta.

PARA NÃO SERMOS CONDENADOS. Para que Deus corrige a seus filhos? Para que não sejam condenados com o mundo! Aprendemos neste texto bíblico que a correção de Deus, nunca é para o nosso mal, nem muito menos para o nosso prejuízo, mas sempre o Senhor nos corrige para o nosso próprio bem. O bom é que não seja necessário sermos disciplinados pelo Senhor, nem por ele corrigidos, mas se acontecer aceitemos.

COM O MUNDO. É claro que o apóstolo dos gentios não está falando do mundo “cosmos”, mas sim, do mundo dos ímpios, dos ateus, dos incrédulos, dos desobedientes, dos rebeldes e de todos aqueles que apostatam da verdadeira fé. Lamentavelmente, todos aqueles que rejeitam a obra de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, diz a verdade que serão condenados. Mas os que são filhos de Deus, se necessário for, o Senhor lhes corrigem para o bem.

PORTANTO, MEUS IRMÃOS. Percebendo Paulo que esta mensagem era bastante forte, porem, realista, ele dá uma aliviada, ao se dirigir aos seus leitores como irmãos. Desde os primórdios do cristianismo, que todos os seguidores de Cristo se consideram irmãos uns dos outros, porque o evangelho confirma que, todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornam filhos de Deus, quem crer no nome de Cristo.

QUANDO VOS AJUNTAIS PARA COMER. Mais uma confirmação de que no tempo da igreja primitiva, quando o rebanho não era muito grande, a ceia do Senhor, em muitas igrejas locais era de fato uma refeição completa, com todos os seus membros participando do pão e do cálice do Senhor. A celebração da ceia do Senhor era um evento específico, quem sabe uma vez por semana, com objetivos bem definidos.

ESPERAI UNS PELOS OUTROS. Outra vez, Paulo faz uma advertência aos mais ricos e influentes da comunidade cristã de Corinto, de que quando eles se reunissem para participar da ceia do Senhor, estes não se antecipassem aos mais simples e pobres da igreja, mais que esperassem por todos, até porque todos eram membros do corpo de Cristo. Este é mais um indicativo de que haviam os privilegiados e mais favorecidos naquela comunidade Cristã, destacando mais uma vez o partidarismo em Corinto.

1 Coríntios 11:30-31

1 Coríntios 11:30-31 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
POR CAUSA DISTO. Por causa de quê? De tudo que Paulo vem expondo quanto as irregularidades que haviam naquela igreja. Enquanto o fundador daquela comunidade cristã estava entre eles, a coisas até certo ponto andavam bem, mas foi só Paulo se ausentar, por conta de suas atividades missionárias, que muitos andavam desordenadamente, e pior, desprezando as coisas mais sérias da igreja, no que concerne a santa ceia do Senhor, porque participavam dela de forma indignas.

HÁ ENTRE VÓS. Apesar de se encontrar ausente da igreja cristã de Corinto, mas o escritor conhecia os irmãos de perto, porque eles eram seus filhos na fé, bem como Paulo estava bem informado do que estava acontecendo naquela igreja. Por isso que ele afirma categoricamente, “há entre vós”, pessoas com sérios problemas de ordem espiritual. Pessoas que poderiam estar bem socialmente, mas não espiritualmente.

MUITOS FRACOS. Na igreja de Corinto, o que mais havia eram pessoas debilitadas na fé, infantes espirituais, que não conseguiam desenvolver espiritualmente, por conta de não levarem a sério as coisas de Deus. Hoje em dia, o que mais se ver são igrejas cheias de gente, porem, pessoas vazia de Deus, porque levam uma vida religiosa fantasiosa. Quando na verdade, Deus quer compromisso de fidelidade com ele e o seu evangelho.

E DOENTES. Neste caso, podemos falar de doenças orgânicas, mas principalmente de doenças espirituais. Nem todo caso de enfermidade física pode ser por causa de nossas falhas, mas há muitos doentes, porque Deus está o disciplinando ou corrigindo. No entanto, em termos espirituais, muitos estão enfermos, e isso é demostrado por meio das manifestações de contendas, desavenças e muitos problemas internos nas denominações. São variadas as formas destas doenças no meio do povo de Deus.

E MUITOS QUE DORMEM. Paulo não está falando do sono necessário para o descanso do corpo e da mente. Mas certamente, ele se reporta sobre o sono como insensibilidade espiritual daqueles que ficam com a consciência morta, ao ponto de acharem que são blindados, e que seus pecados não lhes afetam. Além do mais, pode-se falar da morte espiritual, porque muitos pensam estarem vivos, mas estão mortos.

PORQUE, SE NÓS NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS. Vejamos o que escreveu Paulo no versículo vinte e oito deste mesmo capítulo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. No caso da participação da ceia do Senhor, ninguém pode julgar a ninguém, mas a própria pessoa é que deve fazer uma avaliação pessoa de sua situação, e ver se ela está digna ou não de participar.

NÃO SERÍAMOS JULGADOS. Mas, quando o Senhor percebe que as pessoas não fazem uma séria avaliação de sua própria situação, e daí participam da ceia do Senhor de qualquer jeito, então, vem o julgamento da justiça de Deus. Por causa disto há entre vós, muitos fracos, e doentes e muitos que dormem. Deus é o Pai de todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo, e como Pai, ele busca corrigir os nossos erros por meio da disciplina espiritual, e essa disciplina às vezes é forte, dura e muito severa.

sábado, 24 de março de 2018

1 Coríntios 11:28-29

1 Coríntios 11:28-29 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
EXAMENE-SE, POIS, O HOMEM. A celebração da ceia do Senhor para a igreja de Cristo deve ser um momento de reflexão para os que dela participam ou não. O apóstolo pede aos seus leitores que eles antes de participarem do pão e do cálice, que eles fizessem um exame de consciência, a fim de descobrirem se estavam ou não dignos de participarem deste evento tão importante para o cristianismo. Quando se fala sobre “o homem”, isso não significa que, as mulheres não podiam participar da ceia do Senhor.

A SI MESMO. Paulo pressupõe então que, ninguém tem o direito de proibir quem quer que seja de participar da ceia do Senhor, mas que somente a própria pessoa é que deve fazer um autoexame de sua condição, e então, participar do pão e do cálice ou se recusar a participar deles. Existe dentro de algumas denominações muitos que mais parecem juízes em busca de réus, proibindo os irmãos de participarem da ceia.

E ASSIM COMO DESTE PÃO E BEBA DESTE CÁLICE. Neste caso, aquele irmão ou irmã que fizessem um autoexame e vendo que estavam dignos de participarem do pão e do cálice, então, não tem porque não participarem. A título de hoje, uma das condições para que alguém possa participar da ceia do Senhor é que este alguém seja membro efetivo de uma denominação, mas no começo será que era assim?

PORQUE O QUE COMO E BEBE. O escritor esta se referindo aqueles que de fato participavam da celebração da ceia do Senhor, comendo do pão que era servido para todos e bebendo do cálice que também era distribuído. Percebe-se que a celebração da ceia do Senhor e a participação do pão e do cálice, não é simplesmente um ato cerimonialista, mas que tem implicações positivas, mas também negativas para alguns.

INDIGNAMENTE. As duas cartas escritas por Paulo à igreja cristã de Corinto nos faz saber que esta comunidade cristã era cheia de problemas. Havia muitos dos que faziam parte daquela comunidade cristã, mas que viviam como se fossem mais do mundo do que da igreja de Cristo. O que se espera de alguém que confessa o nome de Cristo como Senhor e Salvador é que tal pessoa viva uma vida digna perante Deus.

COMO E BEBE PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO. Para Paulo, seria melhor que a pessoa não comesse do pão, nem provasse do cálice, se sua própria consciência lhe acusasse de algum pecado grave contra a dignidade de Deus e de Cristo. Por isso que o apóstolo dos gentios exorta que todos, antes de participarem da ceia do Senhor fizessem um exame de consciência, a fim de não se prejudicarem a si mesmo.

NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR. Alguns acham que Paulo está falando sobre a igreja de Deus, que é o corpo de Cristo, que não deixa de ser uma verdade. Porem, não é sobre isso que escreve Paulo, mas ele está realmente falando sobre o sacrifício de Cristo, que serviu de expiação e propiciação pela sua igreja. Portanto, participar de forma indigna da ceia do Senhor é uma falta de respeito para com o Cordeiro de Deus, ele que deu a sua vida pelo benefício dos seus queridos remidos.

1 Coríntios 11:27

1 Coríntios 11:27 - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
PORTANTO, QUALQUER. O que o escritor deseja mesmo é que seus leitores tomem consciência que, a celebração da ceia do Senhor é um ato de comunhão coletiva de todos que fazem parte da igreja de Cristo. Não importa a posição de destaque que alguém ocupa perante a comunidade cristã, o mais valioso é que todos de igual modo possam estar de forma digna participando deste ato solene e precioso. Até na celebração da ceia do Senhor na igreja de Corinto havia partidarismo e faccionismo.

QUE COMER ESTE PÃO. Conforme já demostramos em comentários anteriores, no tempo em que esta carta foi escrita, possivelmente nas igrejas gentílicas eram feitas refeições coletivas em que os cristãos tinham a oportunidade de demostrarem sua comunhão com Cristo, comendo do que era servido para todos. Assim sendo, quem participava do comer do pão, era em memória dos sofrimentos que Cristo passou.

OU BEBER O CÁLICE. Assim como nas igrejas administradas pelos apóstolos de Jerusalém, onde o cálice era indispensável na celebração da santa ceia, porque até certo ponto era uma réplica da páscoa judaica. Nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, também tinha o cálice como elemento fundamental, até porque o cálice representava o sangue de Cristo que foi vertido em nosso lugar, expiação.

DO SENHOR. Tanto o pão como o cálice era do Senhor, porque estavam ligados diretamente a Jesus Cristo, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. O senhorio de Cristo já era previsto mesmo antes de sua manifestação na terra (Daniel 7:14) e nas páginas do Novo Testamento isso é confirmado em inúmeras referências bíblicas. (Filipenses 2:0-11) nos ensina de como Cristo se tornou Senhor de todos e de tudo.

INDIGNAMENTE. A partir de então, Paulo começa a mostrar aos seus leitores que existem formas indignas de alguém tentar participar da ceia do Senhor e isso aponta em direção a um verdadeiro arrependimento para que alguém possa se tornar digna de voltar a participar deste ato solene. Com isso, o escritor aponta de que nem todos podem participar da ceia do Senhor, por isso ele aconselha um autoexame.

SERÁ CULPADO. Participar da ceia do Senhor é também um momento de sinceridade de cada um, no sentido de verificar se a pessoa pode ou não estar digna de receber o pão e o cálice do Senhor. Neste caso, ser culpado do corpo e do sangue de Cristo é a pessoa se encontrar em uma situação de plena desobediência ao evangelho de Cristo, e assim mesmo querer participar da ceia do Senhor, o que não deve fazer. Os celebrantes deste ato não deve ser juiz neste caso, mas a própria pessoa se examine.

DO CORPO E DO SANGUÉ DO SENHOR. No versículo vinte e dois deste mesmo capítulo, Paulo fala sobre aqueles que desprezavam a igreja de Deus, certamente por não respeitarem as normas estabelecidas para a casa de Deus. Agora, o apóstolo dos gentios diz que participar da ceia do Senhor de forma indigna é ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. Com isso, Paulo quer dizer que era um desrespeito da parte de tal pessoa em não valorizar o sacrifício de Cristo e a sua vida que ele deu por todos.

sexta-feira, 23 de março de 2018

1 Coríntios 11:26

1 Coríntios 11:26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
PORQUE TODAS AS VEZES. Existe uma pergunta que sempre vem à mente dos leitores deste texto que é: Em quanto e quanto tempo se deve celebrar a ceia do Senhor? No caso da páscoa judaica era celebrada uma vez no ano. Certamente o Senhor Jesus não fez isso somente uma vez com os seus apóstolos. Porem, no caso de Cristo só está registrada uma vez, porque desta feita foi a substituição da páscoa pela santa ceia do Senhor. Muitas denominações comemoram uma vez no mês e outras uma vez no ano.

QUE COMERDES DESTE PÃO. É provável que no tempo da igreja primitiva se comemorasse a ceia do Senhor uma vez por semana, e com indicativo que isso seria no domingo, que era o dia do Senhor. Comer do pão era participar dos efeitos da redenção produzida por Cristo, de quando em uma obra perfeita ele pagou o alto preço em lugar dos seus remidos. O pão partido é símbolo do sacrifício de Cristo.

E BEBERDES DESTE CÁLICE. Já a participação no cálice na ceia do Senhor era uma comemoração tipológica em que o participante se declarava ser beneficiado pelo preço de sangue, que o Cordeiro de Deus teve que pagar para lhe remir. O Cristo de Deus deu tudo de si mesmo para nos comprar para si mesmo, porque ele deu a sua própria vida em nosso lugar, o seu precioso sangue foi derramado em nosso lugar.

ANUNCIAI. No tempo da igreja primitiva, notadamente nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, sempre que a ceia do Senhor era celebrada pelos líderes do cristianismo, era de costume anunciar o valor da morte do Cordeiro de Deus em lugar dos pecadores. Nos dias de hoje, quase não se ver mais esta tradição posta em prática, porque a liturgia dos cultos estão mais, recheados com outros modismos. O tempo e as inovações tem se encarregado de mudar muita coisa do que se fazia antigamente.

A MORTE. Geralmente, a humanidade ver a morte como algo negativo e destrutivo em si mesmo. Mas no caso da morte biológica de Cristo Jesus não se pode ver da mesma forma como veem os seres humanos. A morte expiatória de Jesus Cristo foi um ato de altruísmo, porque produziu efeitos benéficos incalculáveis para sua igreja e para toda a criação de Deus. Cristo morreu de fato, mas a morte não o matou para sempre.

DO SENHOR. A palavra “Senhor” neste texto, fala da autoridade de Cristo Jesus, o Messias de Deus. Os gnósticos defendiam a heresia de que Jesus havia morrido, mas o Cristo não havia morrido, porque eles afirmavam que o Senhor era Cristo e Cristo não poderia morrer. Mas Paulo afirma que o Senhor morreu, e ele era Cristo Jesus, de forma que, para o verdadeiro cristianismo falar de Cristo é falar de Jesus, o Senhor.

ATÉ QUE VENHA. A recomendação de Paulo é que a ceia do Senhor seja celebrada até a vinda de Cristo Jesus para arrebatar a sua igreja. Bem como se deve anunciar a morte de Cristo até que ele venha buscar os seus remidos. Há uma tese muito forte neste pensamento bíblico que, a ceia do Senhor só vai prevalecer na terra até a volta de Cristo, porque depois do arrebatamento da igreja, o que vai prevalecer é o judaísmo, e com isso, volta-se a celebração da antiga páscoa judaica na terra de Jerusalém.

1 Coríntios 11:25

1 Coríntios 11:25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
SEMELHANTEMENTE TAMBÉM, DEPOIS DE CEAR. Paulo esta repassando em memória o que lhe foi revelado no dia em que o Senhor Jesus celebrou a última páscoa com os seus apóstolos, substituindo então, a antiga páscoa judaica, pela ceia do Senhor, e isso foi o que passou a vigorar após a sua morte vicária em prol dos seus remidos. Cristo estava obedecendo aquilo que determinavam os costumes do seu povo, os judeus.

TOMOU O CÁLICE, DIZENDO. O primeiro ato foi justamente quando o Senhor tomou o pão, da graças por meio de uma oração de gratidão a Deus, parte o pão com os seus amigos, entregando a cada um deles uma parte. Feito isto, vem à segunda parte da celebração, no que diz respeito ao cálice. Naturalmente este cálice era o suco puro de uva, que era distribuído com os participantes como suplemento alimentar.

ESTE CÁLICE. Conforme a tradição judaica, este era o suco de uva, que era servido entre os membros das famílias. Já na comunidade cristã de Corinto, o suco de uva era distribuído para os membros mais simples da igreja, mas os mais importantes e influentes daquela comunidade cristã tomavam era os melhores vinhos do mercado. Nos dias atuais, a maioria das denominações servem o suco de uva, mas outras servem vinho, e existe supostos ramos do cristianismo, que somente o clero toma o vinho.

É O NOVO TESTAMENTO. Neste ponto, o apóstolo dos gentios dá uma explicação sobre o significado espiritual daquele cálice, que passaria a representar, após a morte de Cristo na cruz do Calvário, o novo pacto de Deus com a igreja de Cristo. No tempo da antiga dispensação Deus fez vários pactos com a humanidade, e com Israel fez uma aliança, por meio de Moisés. O Messias veio e fez uma nova aliança com a sua igreja.

NO MEU SANGUE. O cálice que é servido na ceia do Senhor é uma simbologia do sangue de Cristo que foi derramado no alto do Gólgota para servir de expiação em prol dos seus escolhidos. O sangue do Cordeiro de Deus que foi derramado na cruz do Calvário foi a sua vida que ele deu para resgatar almas para o reino de Deus. Não se pode afirmar que o cálice é a essência do sangue de Cristo, mas uma tipologia dele.

FAZEI ISTO, TODAS AS VEZES QUE BEBERDES. O que Paulo estava dizendo para seus leitores é que todas as vezes que eles participassem da ceia do Senhor, ao tomarem o cálice se lembrassem do ato perfeito de propiciação que Jesus realizou em favor dos seus remidos. E que aquele cálice representava seu sangue que foi vertido na cruz do calvário em lugar dos pecados, porque a redenção foi feita pela expiação de Cristo.

EM MEMÓRIA DE MIM. O mesmo que Cristo falou quanto ao pão, ele repete isso quanto ao cálice. A ceia do Senhor é um ato simbólico em memória da morte expiatória de Cristo em prol dos seus remidos, mas com efeitos espirituais, porque tem uma importância muito grande na comunhão da igreja com Cristo. A celebração da ceia do Senhor deve ser vista como algo que nos faz lembrar da obra perfeita de redenção que o Cristo de Deus realizou com sucesso absoluto em prol de sua igreja.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...