quarta-feira, 16 de maio de 2018

1 Coríntios 14:34

1 Coríntios 14:34 - As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
AS VOSSAS. De repente, não mais do que de repente, o autor muda de assunto e traz dois versículos por demais polêmicos nesta sua carta aos coríntios. Na realidade estes dois versículos tem sido motivos de muitos debates e controvérsias no meio do povo de Deus, principalmente nestes últimos dias. Para as igrejas do primeiro século de nossa era cristã nem tanto, porque naquela época era assim que os homens tratavam as suas mulheres. Mas na atualidade e nas igrejas ocidentais a coisa é diferente.

MULHERES. Certamente, Paulo, neste aspecto aplica a mesma regra de que os judeus aplicavam nas sinagogas do judaísmo, em que as mulheres não tinham direito de pregar ou ensinar nas reuniões religiosas dos judeus. No cristianismo histórico, com o passar dos tempos, principalmente depois da reforma protestante, estes conceitos têm evoluído bastante, principalmente nas igrejas ocidentais que são mais democráticas. Verdade é que as denominações modernas tem abolido esta regra.

ESTEJAM CALADAS. Não há dúvida que isto foi efetivamente uma regra estabelecida por Paulo para as igrejas gentílicas fundadas por ele. Nas igrejas ligadas às lideranças de Jerusalém as regras, neste aspecto eram tão rígidas quando no mundo gentílico. Este tipo de amordaça foi mantida durante séculos como proibição solene, e como uma doutrina cristã. Hoje apenas pouquíssimas denominações mantem esta tradição.

NAS IGREJAS. Há quem diga que no tempo da igreja primitiva havia alguns tipos de trabalhos voltados diretamente para as mulheres, como temos hoje em muitas denominações o círculo de orações. Todavia, nos cultos e nas celebrações públicas das igrejas do primeiro século de nossa era cristã, não se permitia que as mulheres pregassem ou ensinassem nas igrejas. Não se sabe até quando isso prevaleceu.

PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR. Talvez o fato de que o Senhor Jesus tenha escolhido somente homens para compor seu ministério, isso tenha influenciado essa demanda no tempo dos apóstolos. A prova disto é que não houveram consagrações de mulheres para o ministério. É provável que neste mesmo tempo, o ministério da palavra e do ensina só fosse exercido pelos ministros, sendo vetado para as mulheres. Este falar pode estar ligado diretamente ao ministério da pregação da palavra.

MAS ESTEJAM SUJEITAS. Esta sujeição das mulheres podem se referir aos próprios líderes das igrejas locais, bem como aos seus próprios maridos, bem como as regras estabelecidas por Paulo. O que o escritor tenta passar para seus leitores é que as mulheres fossem submissas às autoridades da igreja, como eram aos seus próprios maridos. Em linhas gerais houve avanços, mas os homens ainda dominam nas igrejas.

COMO TAMBÉM ORDENA A LEI. Não se sabe ao certo se Paulo está se referido a lei de Moisés, e se assim o é, certamente ele se refere ao que está escrito em (Números 30:12-13). Mas, pode ser que o apóstolo dos gentios esteja se referindo a esta regra estabelecida por ele ou ainda por alguma lei tradicional que prevalecia na cidade de Corinto. O que fica bem claro é que não era permitido as mulheres pregar ou ensinar.

terça-feira, 15 de maio de 2018

1 Coríntios 14:32-33

1 Coríntios 14:32-33 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
E OS ESPÍRITOS. Conforme a palavra de Deus, existe o Espírito Santo de Deus, que sempre é posto no texto bíblico com letra inicial maiúscula. Existem os espíritos dos anjos de luz, que estão a serviço do reino de Deus. Existem os espíritos das trevas, que são o diabo com seus demônios e existe o espírito do homem. Cada ser humano tem o seu próprio espírito que é dado por Deus, que é eterno em sua existência, mesmo com a morte física ou biológica, mas este espírito sobrevive eternamente ou no paraíso ou no hades, também chamado de inferno.

DOS PROFETAS. O espírito dos profetas. Isso nos faz entender que o Espírito Santo dá o dom ao profeta, que por sua vez, pelo seu espírito transmite a mensagem de Deus para edificação da igreja de Cristo. É perfeitamente provável que haja a comunicação direta do Espírito de Deus com o espírito do profeta, em que Deus revela sua vontade por meio do dom profético. Percebe-se que neste elo, não pode haver interferência da carne, nem da sabedoria humana.

ESTÃO SUJEITOS AOS PROFETAS. Com isso, o autor deixa bem claro que, o profeta não perde o controle de suas ações, nem muito menos de suas palavras. Não há dúvida que na igreja cristã de Corinto estava havendo movimentos ou modismos em que determinadas pessoas faziam seus exibicionismos, supostamente em êxtase, para então proferir descontroladamente suas inumeráveis profetadas, o que não poderia ser, fugindo assim da ordem nos cultos públicos.

PORQUE DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO. Verdadeiras bagunças estavam sucedendo na hora dos cultos na comunidade cristã de Corinto, porque se não fosse assim, não seria necessário Paulo escrever sobre estas coisas. A partir do momento em que se perde o controle da situação, podemos julgar, conforme a palavra, que Deus não está no negócio, mas que entra em sena o emocionalismo humano, e com alguns casos em que pode até haver interferências de espíritos malignos, que tem a função de enganar as pessoas, se possível até os escolhidos.

SENÃO DE PAZ. Quando o culto tem o comando do Espírito de Deus, o que prevalece é a ordem e a decência. Um dos principais objetivos pelo qual Deus dá os dons espirituais e ministeriais, pelo Espírito Santo é para que a igreja seja edificada, exortada e consolada. Neste sentido, sempre no termino de cada trabalho, podemos concluir que a celebração foi realizada para glória de Deus, e não para a ostentação de quem quer que seja, nem mesmos dos líderes.

COMO EM TODAS AS IGREJAS. O apóstolo dos gentios já havia fundado muitas igrejas no mundo gentílico, e em todas elas haviam regras, tais como ele está expondo nesta carta, para o bom andamento da obra de Deus. Os indicativos nas fazem compreender que, somente nesta igreja de Corinto é que a coisa estava fora do padrão do cristianismo e das doutrinas cristãs, isso no que tange ao uso do dom de línguas desconhecidas, bem como do dom de profecia.

DOS SANTOS. Como em todas as igrejas dos santos. Não é difícil de se notar quando uma organização religiosa se faz uma seita herética, ao distorcer tudo aquilo que está escrito nas Sagradas Escrituras. Estes santos, sobre os quais fala Paulo, não dizem respeito aos mortos canonizados por uma instituição religiosa, mas dizem respeito aos irmãos vivos, que faziam parte das igrejas do primeiro século de nossa era cristã. Santo quer dizer separado do mundo.

sábado, 12 de maio de 2018

1 Coríntios 14:31

1 Coríntios 14:31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
PORQUE TODOS. Grande parte deste capítulo, Paulo utilizou para organizar a igreja cristã de Corinto sobre o falar em línguas nos cultos públicos, principalmente, quando nas reuniões de celebração da igreja haviam pessoas ainda não convertidas ao cristianismo. Porem, uma outra preocupação do apóstolo era também quanto ao falar em profecia, para que os dirigentes dos cultos tivessem controle sobre o que estava sucedendo nas celebrações da comunidade cristã, e o culto não virasse bagunça.

PODEREIS. Nem havia proibição da parte de Paulo de alguém falar em línguas desconhecida, nem muito menos de profetizar, desde que, se fizesse tudo isso com ordem e decência. A vontade do apóstolo dos gentios era de que todos os irmãos fossem na realidade usados pelo Espírito Santo com os dons espirituais e ministeriais, e não que houvesse uma algazarra total, sem que a igreja de Cristo fosse edificada.

PROFETIZAR. Tudo indica que as notícias negativas, neste aspecto sobre a igreja de Corinto estavam se espalhando pelas demais comunidades cristãs daquela época, e a prova disto é que o fundador daquela igreja teve a preocupação de escrever todo este conteúdo a este respeito. É bom que fique bem claro que Paulo não está restringindo o dom de profecia, nem muito menos o de línguas, apenas orientando os irmãos.

UM DEPOIS. As mesmas regras estabelecidas quanto ao controle sobre o dom de línguas estranhas na igreja, são também colocadas quanto ao dom de profecia. Isso porque, as mesmas coisas que estavam acontecendo com o dom de línguas, também não era diferente quanto ao dom de profecia. Parece que uns viviam atropelando aos outros, como se não houvesse respeito uns pelos outros na igreja de Corinto. Mesmo com todas estas recomendações ainda tem denominações parecidas com Corinto.

DO OUTRO. Não é difícil de notar que na igreja cristã de Corinto estava prevalecendo o emocionalismo, bem como o sensacionalismo de alguns, em torno dos dons espirituais. Neste aspecto, a comunidade cristã de Corinto não estava agindo diferente das seitas heréticas do paganismo, em que davam muito favor ao êxtase emocional, em detrimento ao que se poderia chamar de racional. Na igreja não pode ser assim.

PARA QUE TODOS APRENDAM. O dom profético é algo excelente para o bem coletivo do corpo de Cristo, que é a sua igreja. O uso racional deste dom pode de maneira abundante edificar o povo de Deus, isso porque, o Espírito Santo, como agente divino na terra, deseja de maneira permanente preparar a igreja do Senhor Jesus para a vida eterna. O dom profético também tem sempre a função pedagógica na igreja.

E TODOS SEJAM CONSOLADOS. Além da instrução que o dom de profecia pode incrementar no meio do povo de Deus, o Espírito Santo que conhece a necessidade de cada um dos servos de Cristo, pode muito bem usar os irmãos com uma mensagem de conforto. A igreja primitiva vivia sob pressão e perseguição dos inimigos do cristianismo, de forma que, todos precisavam de encorajamento para não desistir dos caminhos do evangelho. O dom profético era uma fonte de consolo para a igreja.

terça-feira, 8 de maio de 2018

1 Coríntios 14:30

1 Coríntios 14:30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
MAS. Percebe-se que uma das principais preocupações do apóstolo Paulo é a ordem do culto, porque ao que tudo indica os líderes locais não estavam tendo controle, nem os irmãos daquela igreja estavam sabendo como líder com tais situações. Aquela comunidade cristã era bastante abençoada com vários dons e manifestações espirituais, porem, mais para o exibicionismo de quem a possuía, e não para glória de Deus, nem para edificação uns dos outros, como manda o evangelho da graça.

SE A OUTRO. O autor está falando sobre o dom de profecia, que assim como o dom de línguas desconhecida estava sendo usado em larga escala, gerando confusão e não harmonia como convêm. Quando o Espírito do Senhor estivesse usando a alguém, mas de repente desejasse usar a outro irmão, o primeiro deveria permitir a manifestação do dom profético em outro, para que todos fossem usados por Deus com este dom..

QUE ESTIVER ASSENTADO. Desde os começos do cristianismo que as comunidades cristãs realizam os cultos, com todos assentados no ambiente de celebração. No dia de pentecoste, estavam todos assentados, quando de repente foram cheios do Espírito Santo. Somente quem estivesse ministrando é que deveria ficar de pé, inclusive quem fosse usado com o dom profético para que todos respeitassem ao que falava.

FOR REVELADA. É, pois, notório que o dom profético vem por divina revelação do Espírito Santo ao que é devidamente usado por este dom. A bíblia nos ensina que, Deus não faz nada, sem que antes revele seus mistérios ou segredos aos seus servos, os profetas. Se os homens permitirem a direção de Deus no andamento e desenvolvimento da igreja de Cristo, tudo transcorrerá dentro da vontade de Deus, isso porque o Senhor cuidará em revelar seus planos mais importantes para seu povo.

ALGUMA COISA. Como os dons espirituais e ministeriais são dados aos servos de Deus para a edificação e crescimento do corpo de Cristo, que é a sua igreja amada, então o Senhor faz saber aos seus servos seus desígnios, a fim de fazer valer a sua soberana vontade. É lamentável dizer que, nestes últimos dias, as revelações de Deus têm sido suprimidas, quando na realidade os homens querem manda mais do que Deus.

CALE-SE. A mesma recomendação dada quanto ao dom de línguas estranhas, que fale um de cada vez, para que não haja desordem no culto, é a mesma recomendação dada também quanto ao dom de profecia. Se alguém estiver falando para a igreja, porque o dom profético tem esta finalidade, mas de repente outro recebe uma revelação mais urgente e mais importante, então o primeiro se cala e fala o segundo a revelação.

O PRIMEIRO. Não que o primeiro seja menor que o segundo, o que o apóstolo dos gentios deseja aconselhar é que haja respeito a todos, e que muitos dos irmãos sejam usados pelo Espírito de Deus, pelo dom profético, porem, um de cada vez, e não muitos falando ao mesmo tempo. Parece-nos que determinadas personagens naquela igreja se achavam acima dos outros e quando ele estava profetizando se achava o tal, ao ponto de manipular o ambiente, porque achava que somente ele era profeta.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

1 Coríntios 14:28-29

1 Coríntios 14:28-29 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
MAS, SE NÃO HOUVER INTÉRPRETE. No versículo anterior, Paulo havia dito que, se alguém falar em línguas desconhecidas na igreja, que seja dois ou quando muitos três, e isso se houver intérprete. Agora ele diz que, se não houver intérprete, então o correto é que não se fale línguas para toda a igreja ouvir, mas que o tal irmão fale em línguas de forma baixinha, como se estivesse conversando consigo mesmo e com Deus. Até porque se falar em línguas, sem intérprete, vai atrapalhar a ordem do culto.

ESTEJA CALADO NA IGREJA. Já está bem claro que não se trata de uma reunião pessoal do servo de Deus em sua própria casa sozinha ou com seus familiares, mas que Paulo está tratando de um culto público. Neste caso, a igreja, não é um templo feito de tijolos e cimentos e de outros materiais, mas o apóstolo está falando do coletivo do povo de Deus, de quando se reúnem para cultuar ao Deus Todo-poderoso.

E FALE CONSIGO MESMO. O apóstolo dos gentios não está falando da pregação que alguém possa fazer para si mesmo, nem das ações de graças que eram feitas de público na igreja, nem tão pouco dos louvores que faziam parte da liturgia dos cultos, porem, ele se refere à oração em que alguém faz de forma secreta consigo mesmo, em que mais ninguém ouve. Esse deve ser o modo ideal de se fazer oração.

E COM DEUS. Paulo fala daquela oração em línguas, onde o que ora, assim o faz em línguas, mas bem baixinho, ao ponto dos que estiverem por perto não venham a escutar. Além de que, esta oração feita em línguas, sem que haja intérprete, o que ora com seu espírito, tem contato direto com o Espírito Santo de Deus. Este tipo de oração é aquela em que Paulo fala que o Espírito de Deus intercede por nós com gemidos inexprimíveis, mas que chega como uma carta aberta na presença de Deus. Aleluias.

E FALEM DOIS. As mesmas regras quanto aos que falam em línguas, de dois falando, quando houver intérprete, fica estabelecida também para os que profetizam. Apesar de Paulo já ter demostrado que ele dava mais prioridade ao dom de profecia, em vez do dom de línguas desconhecidas. Mas como seu objetivo era organizar as reuniões da igreja em Corinto, então ele não permite que muitos profetizem ao mesmo tempo.

OU TRÊS PROFETAS. O mesmo que o escritor falou quanto às línguas estranhas, ele repete quanto aos que profetizam. Parece que uma verdadeira confusão se estabelecia na hora dos cultos ou reuniões na comunidade cristã de Corinto. Tudo indica que os irmãos eram mesmo exagerados em tudo, quando estavam falando em línguas era um monte de gente, o que não era diferente quando profetizavam também.

E OS OUTROS JULGUEM. As línguas desconhecidas não tinham como ser julgada, principalmente quando não havia intérpretes. Já quando alguém era usado pelo dom profético, todos poderiam compreender e desta forma, tanto os líderes da igreja podiam submeter à profecia a prova, quanto toda a igreja também. Não se sabe ao certo que tipo de parâmetro era usado para julgar a profecia, certamente isso poderia ser feito pela palavra de Deus, ou pelas doutrinas cristãs já estabelecidas.

1 Coríntios 14:27

1 Coríntios 14:27 - E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
E, SE ALGUÉM FALAR. Continua o autor instruindo aos seus leitores, em como por em ordem as coisas nos cultos realizados pelos líderes da igreja cristã em Corinto. Pelo que já foi exposto anteriormente, estes que falavam assim, faziam nas orações, nos louvores, na ministração e até nas ações de graças. E isso faziam em línguas estranhas, o que gerava uma certa confusão, porque os demais não entendiam nada, e portanto, não havia a edificação da igreja, e com isso havia uma disfunção do dom espiritual.

EM LÍNGUAS DESCONHECIDAS. Estas línguas sobre as quais fala o escritor, dizem respeito a uma comunicação direta de Deus com a pessoa que tem tal dom, o dom de línguas desconhecida. Mas estas mesmas línguas também poderiam ser muito importante para a igreja em sua edificação, exortação e consolo, quando em paralelo a isso, havesse também alguém no ambiente com o dom de interpretar as línguas.

FAÇA-SE ISSO. Não se sabe ao certo se Paulo já havia instruído os irmãos de Corinto sobre estes assuntos, quando da fundação daquela comunidade cristã. Há quem diga que este modismo surgiu justamente com a ausência de Paulo naquela igreja. Porem, tendo o apóstolo conhecimento dos fatos, agora não era tarde, para que seus ensinos fossem recebidos pelos seus filhos na fé, tentando organizar os cultos naquela igreja.

POR DOIS. Não há dúvida que a desorganização era o que prevalecia naquela igreja, em que quase todos falavam em línguas desconhecidas ao mesmo tempo, sendo os cultos marcados como uma verdadeira baderna. Parece que, este número estabelecido por Paulo seria para cada culto, e não duas pessoas falando ao mesmo tempo, além de que, se não houvesse intérprete, era melhor que ninguém falasse. Uma das preocupações de Paulo era justamente com os visitantes que se escandalizavam.

OU QUANDO MUITO TRÊS. Percebendo Paulo que os irmãos de Corinto gostavam mesmo de colocarem em prática este dom de línguas desconhecida, então, ele repensa e diz que, se alguém acha que dois é pouco, então, que não mais do que três fosse permitido falar em línguas estranhas, isso em cada culto, e não três pessoas falando em línguas ao mesmo tempo. Repetindo, se houver quem faça a interpretação.

E POR SUA VEZ. Esta frase é a chave do assunto exposto neste versículo, porque colocava ordem nas coisas. Neste caso, fica bem claro então que, não eram os dois ou três falando ao mesmo tempo, mas sim, um de cada vez, para que todos pudessem ouvir e serem edificados, exortados ou consolados. Não se sabe se os irmãos tomaram os conselhos de Paulo, mas o que se nota é que eles estavam precisando desta ordem.

E HAJA INTÉRPRETE. Outro ponto importante deste versículo é o que o apóstolo dos gentios diz neste final do texto. Se não houver intérprete no ambiente do culto, então o que fala em língua desconhecida, assim o faça baixinho, consigo mesmo e Deus, para que seu próprio espírito seja edificado, por isso que Paulo não proíbe de alguém falar em línguas desconhecida. Agora, se a mensagem é para edificação de toda a igreja, se faz necessário que haja intérprete, se não, não haverá edificação da igreja.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

1 Coríntios 14:26

1 Coríntios 14:26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
QUE FAREIS, POIS, IRMÃOS? O apóstolo começa uma nova secção de sua carta falando sobre a necessidade de ordem nas celebrações da igreja. Uma pergunta que os líderes da igreja de Corinto deveriam fazer ao fundador daquela comunidade cristã, Paulo que faz a eles: Que fareis, pois, irmãos? Ao mesmo tempo, Paulo suaviza o texto, chamando seus leitores de irmãos. Esse era um tratamento de igual para igual.

QUANDO VOS AJUNTAIS. Paulo fala do momento de culto ou reunião do povo de Deus, de como eles deveriam proceder, no sentido de edificar uns aos outros, principalmente no que concerne ao uso dos dons espirituais. A celebração do culto para a igreja de Cristo é um momento solene e que merece toda reverência possível, porque quando tudo está de acordo com a vontade de Deus, o Senhor se faz presente.

CADA UM DE VÓS. Tudo indica que, nos cultos celebrados pela igreja de Corinto, as coisas não estavam de conformidade como Paulo havia ensinado, quando da fundação daquela comunidade cristã, nem muito menos como deveria ser. O correto é que haja ordem no culto, sem tumulto, nem uns atropelando os outros, mas que cada um por sua vez, de forma organizada fosse útil para o bem de todos. Com isso o autor deixa transparecer que cada um fosse usado por vez, para o culto não virar uma bagunça.

TEM SALMOS. É provável que no tempo da igreja primitiva, no tocante a participação dos louvores na igreja, às coisas transcorriam como no tempo do judaísmo, em que os Salmos era o saltério de Israel. Mas outras referências bíblicas nos faz saber que também eram entoados outros tipos de louvores, quem sabe compostos pelas lideranças da igreja, que engrandeciam a Cristo e as coisas do novo cristianismo.

TEM REVELAÇÃO. As revelações se enquadram em uma variedade de formas em que Deus se utilizava dos seus servos para edificação da igreja. Podemos falar a respeito da palavra de sabedoria, da palavra do conhecimento, das visões, do próprio dom de línguas acompanhado de interpretação, e o dom de profecia, tão defendido por Paulo, porque por meio deste dom, Deus se utilizava dos profetas para falar a verdade.

TEM LÍNGUAS, TEM INTERPRETAÇÃO. Veja-se que o apóstolo dos gentios não descarta o dom de línguas desconhecidas, o que de fato Paulo tenta explicar aos irmãos é que o dom de línguas não pode servir como único sinal de espiritualidade. Além de que, o dom de língua é importante para quem fala, porque se comunica diretamente com Deus, e com o dom de interpretação edifica todo o povo de Deus.

FAÇA-SE TUDO PARA EDIFICAÇÃO. Esta colocação feita por Paulo se traduz como o foco principal do uso dos dons e serviços na igreja de Cristo. Paulo afirma que, os dons dados pelo Espírito Santo visa primordialmente à edificação do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida. Os dons espirituais e ministeriais não são dados a quem quer que seja para autopromoção pessoal de ninguém. Infelizmente, existem muitos até vendendo os dons que Deus lhe deu, fazendo do seu ministério uma profissão.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...