quinta-feira, 21 de junho de 2018

1 Coríntios 15:46-47

1 Coríntios 15:46-47 - Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
MAS NÃO É PRIMEIRO O ESPIRITUAL. Era mais que necessário que o autor abordasse a questão da vida espiritual. Depois de tantos argumentos em prol da ressurreição dos mortos, Paulo não poderia terminar este tema sem falar na continuidade essencial do ser humano, na vida eterna, porem, em uma nova modalidade de vida. A vida natural é uma experiência que Deus dá ao ser humano, mas o fim é a eternidade. Bom seria que todos os seres humanos acreditassem nesta realidade de uma existência eterna.

SENÃO O NATURAL. O homem natural é transitório, no sentido de que, nossa passagem pela terra é muito rápida, comparada com a eternidade que nos espera. Esse argumento, em tese, desfaz o conceito de alguns de que, o homem já existia antes dele vir a terra. Primeiro, vem o homem natural, para depois, ser a manifestação do homem espiritual, isso será comprovado após a ressurreição dos que dormem.

DEPOIS O ESPIRITUAL. O apóstolo dos gentios fala do processo natural, em que o ser humano nasce sobre a terra, cumpre sua missão neste mundo, parte para a outra vida, os que dormem em Cristo vão para o paraíso e os que partem sem Cristo para o hades. Mas haverá a ressurreição de ambos, cada um por sua vez, os de Cristo primeiro na sua vinda para arrebatar a sua igreja amada, e os outros para o dia do juízo final.

O PRIMEIRO HOMEM, DA TERRA. Não sabemos se de fato o escritor estar se reportando ao homem chamado Adão, ou na realidade ele esteja escrevendo sobre o tipo de homem que nasce na terra, isso em linhas gerais. Tanto uma como outra destas hipóteses estão corretas, porque Adão era de fato uma representação de toda a raça humana, por isso que as consequências impostas em Adão chegam a todos.

É TERRENO. Essa afirmativa feita pelo apóstolo Paulo é bastante profunda e representa uma verdade indiscutível, no sentido de que, o homem natural, vem a este mundo com características comuns, e praticamente todos imaginam de que suas existências se ressumem apenas a esta vida terrena. Como seres humanos, somos todos iguais, a diferença de um para o outro se dá quando Cristo está no homem.

O SEGUNDO HOMEM, O SENHOR. De Adão até a manifestação do Emanuel de Deus, todos os homens tinham a mesma essência. Depois da vida do Cristo de Deus, tudo mudou, porque o homem, Jesus de Nazaré era o Deus-homem. Cristo viveu a experiência do homem, mas ele também tinha em se mesma a essência da divindade. Quem vive com Cristo e para Cristo está caminhando na mesma direção de Cristo.

É DO CÉU. Quando alguém conhece profundamente quem era o Cristo de Deus pode vislumbrar a ilimitada diferença que ele demostrou aos filhos dos homens, como sendo o Emanuel de Deus. Cristo não era terreno, mas era o tipo de homem celestial. E os remidos de Cristo também não são deste mundo, mas são peregrinos e forasteiros nesta esfera terrena. Desde sua ressurreição e ascensão que Cristo vive a plena espiritualidade servindo de modelo para os que o aceita como Senhor e Salvador.

terça-feira, 19 de junho de 2018

1 Coríntios 15:45

1 Coríntios 15:45 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
ASSIM ESTÁ TAMBÉM ESCRITO. O autor se reporta ao ato de criação do homem que está registrado em Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Por que Paulo cita, dentro deste tema o homem chamado Adão? Porque foi por meio de Adão que a morte entrou na raça humana, não somente Adão teve que provar a morte, mas toda a humanidade.

O PRIMEIRO ADÃO. Em se tratando do casal, Adão foi criado primeiro que a sua mulher, é tanto que a mulher foi criada a partir da composição do homem, enquanto que o homem, Adão foi formado da terra. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. Gênesis 2:22 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Adão foi o primeiro da humanidade.

FOI FEITO. Já esta colocação feita por Paulo se refere ao que está escrito em Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Neste momento, o escritor de Gênesis afirma sobre o ato de criação da vida no homem. O Senhor criou o homem do pó da terra, mas ele estava como que inanimado. Porem, Deus lhe deu a vida.

EM ALMA VIVENTE. Sobre esta expressão usado por Paulo nesta sua carta, ”alma vivente”, os hebreus, até a época anterior dos profetas, tinham uma compreensão diferente do que hoje se pode dizer sobre o que está registrado. A palavra “alma” para eles era apenas o que chamavam de vida do corpo físico. Mas, uma compreensão mais avançada nos diz que esta “alma vivente” é a Alma imortal. Porque o corpo morre, mas a alma do ser humano como unidade espiritual não morre, porque ela é eterna.

O ÚLTIMO ADÃO. Neste caso, o apóstolo dos gentios está se referindo a Cristo, o homem perfeito. Não que Cristo seja igual a Adão, pelo contrário, o que Paulo deseja mesmo é defender o contraste. Por que Cristo é uma tipologia do último Adão? Porque Cristo representa a posição final do homem ressurrecto, vivificado, forte, completo e eterno em plenitude. Cristo na verdade é o Ômega da humanidade do homem.

EM ESPÍRITO. Falar em “espírito” para um hebreu antes da era dos profetas era algo que eles só podiam pensar no Espírito de Deus ou nos anjos do Senhor, sobre os quais falam as Escrituras, ou mesmo no diabo com os seus demônios. O homem como espírito, eles não concebiam. No entanto, Cristo se tornou o homem espiritual em essência, porque viveu a verdadeira espiritualidade e ressuscitou em Espírito.

VIVIFICANTE. O corpo ressurrecto do Senhor Jesus ressurgiu totalmente espiritualizado, e é justamente isso que Paulo tenta explicar para seus leitores. Como Ele era a ressurreição e a vida, seu ser espiritual não poderia permanecer absolvido pela morte. O exemplo de Cristo será o modelo mesmo da ressurreição dos escolhidos de Deus. A ressurreição de Cristo de entre os mortos, também é a garantia e a esperança de que os salvos também haverão de serem vivificados para a vida eterna.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

1 Coríntios 15:43-44

1 Coríntios 15:43-44 - Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
SEMEIA-SE EM IGNOMINIA. É provável que o escritor esteja falando justamente do lado moral e ético do ser humano, que vai juntamente com seu corpo a sepultura, o que alguns comentaristas acham que, o ser humano, mesmo sendo convertido ao evangelho das boas novas, mas ele tem tendências naturais a seguir sua alma manchada pelas consequências do pecado universal, que começou deste Adão e Eva.

RESSUCITARÁ EM GLÓRIA. Certamente que Paulo se refere aos escolhidos de Cristo e de como eles haverão de ressuscitarem no dia do arrebatamento para desfrutarem da salvação e vida eterna. Não se pode pensar que os homens que morrerem sem Cristo haverão de ressuscitar em glória, apesar de que eles haverão de ressuscitar com uma outra estrutura corporal, mas longe de serem iguais aos remidos de Cristo.

SEMEIA-SE EM FRAQUEZA. Já nesta parte, o autor fala da própria estrutura orgânica dos corpos dos filhos dos homens, sujeitas aos desgastes do tempo, das doenças e enfermidades, bem como dos acidentes em geral que destrói o organismo dos seres humanos. No que diz respeito à forma física dos servos de Cristo, não é deferente da dos homens naturais. Todos morrem igualmente e são sepultados dentre os mortos.

RESSUSCITARÁ COM VIGOR. Agora, a ressurreição dos salvos em Cristo será totalmente diferente dos que partirem desta vida sem Cristo e sem salvação. Primeiro, porque os remidos de Cristo ressuscitarão bem antes dos ímpios, e isso se dará na volta gloriosa de Cristo para arrebatar a sua igreja. Este “vigor” sobre o que escreveu o apóstolo dos gentios, diz respeito à glória que há de acompanhar o novo corpo do remidos do Senhor Jesus, Ele que vai ressuscitar os seus escolhidos com grande poder.

SEMEIA-SE CORPO NATURAL. O corpo natural é este mesmo que o ser humano tem de carne, ossos, pele e outras composições naturais do organismo humano. Enquanto vivo, o corpo humano, como veículo da alma e do espírito, detém a essência da vida e da sobrevivência. No entanto, a partir do ato da morte física, orgânica ou morte clínica, a unidade espiritual se separa do corpo, que se degrada rapidamente.

RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. Paulo vem mostrando o estado em debilitações do ser humano com Cristo, mas que termina tudo bem, porque há de ressuscitar com plenitude. Agora, o corpo espiritual, tanto dos salvos quanto dos perdidos ressuscitarão, com uma infinita desigualdade em favor dos escolhidos de Deus. Os que morrerem sem Cristo receberão corpos espirituais inferiores aos corpos dos salvos.

SE HÁ CORPO NATURAL, HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL. Todos estes argumentos defendidos por Paulo, certamente deve ter derribado por terra as falsas heresias pregadas pelos inimigos do evangelho em Corinto. Assim como temos o nosso corpo para esta dimensão de vida, não há dúvida que teremos um novo corpo espiritual ressurrecto para desfrutarmos das valiosas promessas do evangelho. Toda esta defesa de Paulo foi para reascender a tocha da esperança dos irmãos sobre a vida eterna.

1 Coríntios 15:42

1 Coríntios 15:42 - Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
ASSIM TAMBÉM. Tendo pois, explicados nos últimos dois versículos a diferença que há entre o corpo terreno e o corpo celeste, ou seja, o corpo que compõe sua estrutura para esta dimensão da existência na terra, e o novo corpo ressurrecto, que há de seguir a eternidade nos céus. Agora, Paulo fala sobre o fim do corpo terreno, mas aponta em direção a um novo começo, quando cada um receberá uma nova estrutura corporal para se adaptar a sua nova morada nas mansões celestiais com Cristo.

A RESSURREIÇÃO. Este fato real é o tema principal que o escritor vem desenvolvendo em todo este capítulo quinze de sua carta, com destaque, na ressurreição dos mortos, tanto dos salvos, bem como dos não remidos por Cristo. A Base de tudo isso, e o exemplo maior foi a ressurreição de Cristo de entre os mortos. Com isso, a igreja tem a grande esperança de que os escolhidos de Cristo também ressuscitarão.

DENTRE OS MORTOS. Como Cristo é as primícias dos que dormem, podemos olhar para o seu caso, e aprendemos que ele próprio passou três dias no seio da terra, dentre os mortos, mas ressuscitou para glória de Deus. Não será diferente com os que ele comprou com seu sacrifício expiatório, que também ressuscitarão dentre os mortos. Além disto, todos que viveram sobre a terra, também haverão de ressuscitar.

SEMEIA-SE. Mas uma vez Paulo se utiliza de uma expressão metafórica para explicar verdades espirituais interessantes. Neste caso, o autor fala do ato comum e natural de se enterrar os mortos sobre a terra, cumprindo assim o que está registrado na palavra de Deus que diz: E o pó, volte ao pó. Neste tempo em que Paulo escreveu esta sua carta já estava consolidada a cultura de enterrar os mortos na terra. A carne humana em seu estado de putrefação exala um mau cheiro insuportável, tem que enterrar.

O CORPO. Agora, o apóstolo dos gentios não está falando do corpo dos vegetais, nem do corpo dos animais, nem muito menos dos corpos celestiais, como o sol, a lua e as estrelas, mas ele se refere ao corpo do ser humano, que foi feito do pó da terra, e que na morte física deve voltar para sua origem de onde veio, que é a terra. Somente o corpo de Cristo é que não permaneceu na terra, porque ele ressuscitou incorruptível.

EM CORRUPÇÃO. Semeia-se o corpo em corrupção. Enquanto vivo, o ser humano pela sua alma e espírito preserva sua carne e o seu corpo da decomposição. Mas quando a alma e o espírito se separam do corpo físico, o que a ciência chama de morte clínica, então, imediatamente o corpo orgânico entre em estado de desintegração total e absoluta. Este é o estado de degeneração do corpo humano, da qual fala Paulo.

RESSUSCITARÁ EM INCORRUPÇÃO. A ressurreição de entre os mortos pelo poder de Cristo, seja os escolhidos, seja dos que serão condenados, é um ato de vivificação, em que os que dormem, bem como os mortos voltarão da terra, com corpos transformados em uma nova estrutura, que serão adaptados a sua nova dimensão da existência. Paulo fala da nova composição corporal que os ressurrectos receberão para viverem eternamente ou com Cristo nos céus, ou no inferno, quem for condenado.

1 Coríntios 15:40-41

1 Coríntios 15:40-41 - E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
E HÁ CORPOS CELESTES. Parece que uma das teses defendidas pelos inimigos do evangelho era de que este corpo terrestre dos filhos dos homens chega ao seu término na sepultura. Enquanto isso, Paulo defende a ressurreição do nosso corpo, afirmado que, existem corpos que são adequados para as moradas celestiais. O corpo ressurrecto é composto de elementos diferentes do corpo orgânico e terreno. O corpo terrestre é pó, até a transformação em um corpo incorruptível pela ressurreição.

E CORPOS TERRESTRES. Na realidade, este corpo que temos, nesta dimensão da existência é orgânico, de material adequado para esta esfera material da vida. Conforme a bíblia, feito do pó, e que com a morte física volta ao pó. Porem, este corpo, que fica plantado na terra, há de ressuscitar, seja na vinda de Cristo, para participar do arrebatamento, seja no dia do juízo final, isso com relação aos ímpios.

MAS UMA É A GLÓRIA DOS CELESTES E OUTRA A DOS TERRESTRES. Não há dúvida que o escritor está falando do valor, bem como da composição dos corpos, celestes e terrenos. A glória do nosso corpo terreno é fraca, débil e quase que apagada. Mas, a glória do nosso corpo celeste, o corpo que os remidos de Cristo irmão herdar será forte, permanente e fulgurante. E ninguém será igual ao outro nas mansões celestiais.

UMA É A GLÓRIA DO SOL. O versículo quarenta e um explica justamente a diferença que haverá do corpo de um servo de Cristo para o outro. Haverão aqueles servos de Cristo que lá nas mansões celestiais receberão de Deus muita glória, brilho e fulgor, como o brilho do sol está muito além dos demais astros que são vistos a olhos nus pelos moradores da terra. Isso depende da obra de cada pelo reino de Deus na terra.

E OUTRA A GLÓRIA DA LUA. A lua, por ser um satélite da terra, e que reflete a luz do sol, tem um fulgor infinitamente menor do que o grande astro, chamado sol, que está, conforme a ciência no centro de nossa Galácia. O que Paulo quer dizer com isso é que, na vida celeste dos remidos de Cristo, seus corpos serão deferentes em glória uns dos outros. Aqueles que fizeram menos pelo reino de Deus terão menos glória ou luz.

E OUTRA A GLÓRIA DAS ESTRELAS. Já as estrelas tem um brilho muito menor do que a do sol, e ainda menos do que o brilho ou luz da lua. Como Paulo está falando dos corpos celestes, há quem diga que ele fala do sol representando a luz de Deus, de Cristo e do Espírito Santo. A lua o brilho dos anjos de Deus e as estrelas sobre o brilho e a glória dos salvos em Cristo Jesus. A lógica no pensamento, mas são conjecturas.

E UMA ESTRELA DIFERE EM GLÓRIA DE OUTRA ESTRELA. Por isso é que há lógica na tese que escrevemos no parágrafo anterior, quando nesta colocação feita por Paulo ele fala exatamente da diferença que há de uma estrela da outra. Isso confirma que, cada um dos salvos em Cristo terão um grau de glória diferente um do outro, e isso em recompensa pelo que cada um tiver feito em prol do reino de Cristo. A salvação é comum, mas os galardões e as coroas de glórias serão diferentes de um para o outro.

domingo, 17 de junho de 2018

1 Coríntios 15:39

1 Coríntios 15:39 - Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
NEM TODA A CARNE. Tendo então falado sobre a diferença entre a semente que se coloca debaixo da terra e a própria planta que há de ser gerada daquela pequena semente. Agora, o autor fala a respeito dos diferentes tipos de carnes que existe na natureza. Depois Paulo ainda fala sobre os astros com suas diferenças também. Mas todas estas ilustrações são postas, justamente para ensinar que há diferença entre o corpo físico, que morre, e o corpo espiritual que há de ressuscitar no futuro.

É UMA MESMA CARNE. Assim como há diferença entre a estrutura das arvores, e isso por espécies vegetais, da mesma sorte, há também diferenças nos tipos de carnes que existe no reino animal. Até então, Paulo vinha falando a respeito dos “corpos”, mas agora, ele troca corpo por carne. Essa diferença que o escritor faz de um tipo de carne para outra, nos ensina sobre a diferença dos corpos espirituais ressurrectos.

MAS UMA É A CARNE. Desde o primeiro livro da bíblia, quando do ato da criação, que as Escrituras fazem esta divisão do reino animal em Homens, animais terrestres, peixes, e aves. Agora, em termos de cada espécie, as carnes são idênticas, não sabemos dizer em que Paulo se refere, se em termos de valor em essência, como no caso da carne humana, que não deve ter valor nutricional, porque o homem é especial.

DOS HOMENS. A carne dos seres humanos tem outros valores quando em comparação a carne dos animais que vivem sobre a terra, bem como dos peixes e por fim das aves. Como Paulo fala da carne como representante do corpo, então, a carne do homem é um veículo especial da alma e do espírito. Não se come a carne de gente, a não ser naquelas culturas mais rudimentares, sem explicação plausível ou social para isso.

E OUTRA A CARNE DOS ANIMAIS. Certamente, o escritor fala a respeito dos animais que se movem ou mesmo que se arrastam sobre a terra, como os bois, as ovelhas, os animais silvestres que são comestíveis e etc. Neste caso, pode ser que Paulo fale do valor nutricional da carne destes animais. Mas no fundo no fundo, o que o autor deseja mesmo é destacar a diferença da composição de um corpo para o outro. O que no futuro vai representar a diferença do corpo humano para o corpo ressurrecto.

E OUTRA A DOS PEIXES. A carne dos peixes assumem valores que são diferenciados de todas as carnes citadas neste texto, não porque seja mais importante do que as demais. Porem, pelo ambiente em que ele se adaptou a sobrevivência. Os homens, os animais e as aves o ambiente externo é parecido, mas os peixes vivem em um ambiente totalmente diferente, porque vivem inversos dentro da água, e não morrem.

E OUTRA A DAS AVES. Não temos como saber se há algum tipo de particularidade no pensamento do escritor, quanto à ordem dos tipos de carnes citadas pelo apóstolo dos gentios, o que sabemos é que há diferença entre um tipo de carne e outra, conforme a espécie. A lição que se tira destes argumentos expostos por Paulo é que ele aponta na direção da realidade da ressurreição dos mortos, e que já podemos ter uma noção da diferença de glória que haverá de um ser espiritual para outro na eternidade futura.

sábado, 16 de junho de 2018

1 Coríntios 15:37-38

1 Coríntios 15:37-38 - E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
E, QUANDO SEMEIA. Este argumento utilizado por Paulo, em forma de uma metáfora da agricultura era bem conhecido dos seus leitores, porque nos tempos mais antigos da história da humanidade, as atividades agrícolas eram bastante exploradas pelas sociedades. E o autor começa falando de quando o agricultor fazia sua plantação no campo, provavelmente no começo do inverno, esperança o nascer de cada planta.

NÃO SEMEIA O CORPO. Neste caso, o escritor fala do tipo de lavoura em que se planta justamente a semente, que conforme o versículo anterior, primeiro esta mesma semente já havia secado completamente, e, portanto, morrido. Na ressurreição dos que dormem e dos mortos, também semeia na terra, como que uma semente que já morreu, porem, haverá de ressuscitar um corpo diferente, de fato incorruptível.

QUE HÁ DE NASCER. Agora, Paulo fala, não da simples semente que foi lançada no solo, completamente ressecada de um ano para outro ou com mais de um ano, onde alguém que não tem experiência com isso, certamente duvidaria que aquela semente germinaria. A planta que há de nascer é totalmente diferente do simples grão que foi plantado. Assim será na ressurreição dos que dormem em Cristo e dos mortos.

MAS O SIMPLES GRÃO, COMO DE TRIGO. O apóstolo dos gentios exemplifica sua metáfora com uma das espécies de planta mais conhecida de sua época e pelos moradores daquela região, que era o trigo. Da mesma sorte, qualquer pessoa sabe de como se procede com a morte de um ser humano, que naturalmente é enterrado na terra. Assim como a semente, da mesma forma, o corpo dos filhos dos homens, agora, a ressurreição, não vai ser de um corpo em estado de putrefação, mas vivificado.

OU DE OUTRA QUALQUER SEMENTE. Mas digamos que alguém não conhecesse o trigo, citado por Paulo na colocação anterior, então, que os seus leitores ficassem livre para pensarem em qualquer outro tipo de semente que era lançada ao solo, do mesmo jeito que aconteceu com o trigo, da mesma maneira seria com o feijão, com o arroz, ou qualquer outro tipo de lavoura. A arvore não será nunca igual à semente.

MAS DEUS DÁ-LHE O CORPO COMO QUER. Depois de lançar seu argumento, bem conhecido por todos, e, portanto, difícil de ser refutado, agora, Paulo mostra quem é que faz a metamorfose da simples semente em uma grande arvore. Deus é quem vai colocar seu poder em operação para fazer ressuscitar os corpos dos seus servos de uma outra composição. Bem como a todos aqueles que viveram e morreram na terra.

E A CADA SEMENTE O SEU PRÓPRIO CORPO. Nunca vai existir uma planta de uma espécie, semelhante à planta de uma outra espécie. Temos no Novo Testamento o exemplo do trigo e do joio, que são parecidos, mas nunca iguais em essência. Nem mesmo as plantas de mesma espécie são iguais uma das outras. O escritor pode estar falando de uma mudança do parecer de cada um daqueles que viveram sobre a terra, no seu aspecto de quando ressuscitarem de entre os mortos, e isso envolve mistério.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...