terça-feira, 2 de abril de 2019

Romanos 7:2

Romanos 7:2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
PORQUE A MULHER. Paulo usa então, mais uma de suas metáforas para ilustrar verdades espirituais dentro da defesa de suas teses, o que é recorrente dentro dos seus escritos, como artifício literário. Não há dúvida que o apóstolo se baseia na cultura machista do povo hebreu, que discriminava redondamente o sexo feminino, principalmente no aspecto do matrimônio, em que a mulher, em muitos casos, não passava de um objeto de uso do seu marido. O cristianismo melhorou muito nisto.

ESTÁ SUJEITA. O que Paulo chama de sujeição dentro da nova dispensação, ou submissão, na cultura dos judeus podia se chamar de escravidão. Dentro da estrutura familiar a mulher não usufruía quase que de nenhum direito, senão apenas do próprio alimento, com a responsabilidade da procriação. Em muitos casos, o regime que determinava o estado de escravidão não era diferente do das mulheres judias.

AO MARIDO. No que concerne à mulher dentro da estrutura familiar e de acordo com o julgamento dos costumes da cultura judaica, elas não tinham direito, em hipótese alguma, de pedir o divórcio. Já os maridos, eles podiam despedir carta de divórcio contra suas esposas por qualquer motivo, e isso era algo normal para a sociedade daquela época. As civilizações antigas não eram diferentes da judaica e às vezes piores.

ENQUANTO ELE VIVER. Havia uma desigualdade gritante de direitos entre a mulher e o seu marido, porque em muitos casos, e em diversas culturas, o contrato de casamento, para o marido, se constituía em um contrato de pose, em que a mulher se tornava sua propriedade, enquanto aquele marido fosse vivo. Desta forma, o adultério por parte da mulher era algo inaceitável gerando motivo de morte para a mulher que traísse seu esposo. Por outro lado, os homens trocavam de mulher como se troca de roupa.

ESTÁ-LHE LIGADA PELA LEI. Certamente, o apóstolo dos gentios está se referindo ao que determinava a legislação de Moisés quanto aos contratos de casamentos celebrados entre os judeus e suas respectivas esposas. Conforme as confirmações histórias das demais civilizações, a coisa não era diferente do que acontecia com os costumes vigentes entre os hebreus, em que as leis dos homens eram bem parecidas.

MAS, MORTO O MARIDO. No entanto, estas próprias leis determinavam de que a partir do momento em que tais mulheres se tornavam viúvas, elas estavam livres para adquirirem outro casamento. É bem provável que Paulo, em termos de ilustração tivesse a intenção de falar sobre o novo regime que passou a vigorar a partir do momento em que por Cristo foi implantada a nova dispensação da graça de Deus.

ESTÁ LIVRE DA LEI DO MARIDO. No que diz respeito à metáfora usada por Paulo, com verdades espirituais, com a implantação da nova dispensação da graça de Deus, ninguém mais estava obrigado a guardar o antigo regime da lei de Moisés, porque uma nova ordem de coisas estava em vigor. Todo aquele que está em Cristo Jesus, não mais é obrigado a guardar as exigências da legislação de Moisés, isso porque Cristo cumpriu pelos seus remidos todas as exigências, determinações e estatutos da lei de Moisés.

Romanos 7:1

Romanos 7:1 - Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
NÃO SABEIS VÓS. Há que diga que Paulo volta a falar no começo deste capítulo diretamente com os judeus que faziam parte ou frequentavam as reuniões da igreja cristã na cidade de Roma. O fato revelado é que os leitores de Paulo tinham conhecimento do assunto que ele passa a abordar a partir deste momento. Verdade é que no começo do cristianismo, os líderes da igreja cristã ainda não tinham um Novo Testamento pronto, e, portanto, se utilizavam muito das escrituras dos hebreus.

IRMÃOS. Sempre que o nosso escritor iria abordar um assunto mais forte para seus leitores, ele os chamava de irmãos, no sentido de amenizar suas exortações mais severas. Por outro lado, podemos conjecturar que desde os começos da nova dispensação da graça de Deus, que os cristãos acostumaram a se considerarem irmãos uns dos outros. Por fim, essa era uma maneira humilde de Paulo tratar os outros.

POIS QUE FALO. Apesar de os judeus não estarem guardando a lei de Moisés como era o dever de todos eles, mas continuavam lendo a legislação de Moisés como desde o princípio de quando foram introduzidos na terra de Canaã. Quando Paulo se converteu ao cristianismo, ele até tentou se juntar aos apóstolos de Jerusalém, mas Deus tinha uma missão muito mais abrangente para ele, que era a evangelização dos gentios.

AOS QUE SABEM A LEI. Mas nem por isso, ele se recusava a levar o evangelho das boas novas de Cristo aos seus conterrâneos hebreus. Mesmo sabendo que a evangelização dos judeus ficou a cargo dos apóstolos da igreja matriz de Jerusalém e mais especificamente de Pedro, porem, nos campos missionários dos gentios, sempre que Paulo tinha oportunidade ele também procurava evangelizar os judeus. Nos seus escritos, o apóstolo dos gentios diz que os gentios são devedores aos hebreus.

QUE A LEI. Se Paulo estiver se referindo a lei de Moisés, ele está plenamente correto em fazer tal afirmativa, porque a legislação de Moisés foi dada aos filhos de Israel para que eles guardassem seus mandamentos para todo o sempre. Na verdade a lei de Moisés era a melhor possível para a época da velha dispensação, e se Israel tivesse cumprido seus estatutos teria realizado efetivamente a vontade de Deus em tudo.

TEM DOMÍNIO SOBRE O HOMEM. A partir do momento em que o menino judeu era circuncidado, conforme a lei de Moisés, seus pais passavam a ter a responsabilidade de ensinarem aquela criança todos os mandamentos da legislação de Moisés. Portanto, tudo que estava na lei de Moisés servia para governar a nação por inteira, bem como a vida individual dos hebreus. A vida nacional de Israel era regida pela lei.

POR TODO O TEMPO QUE VIVE. Depois de feita a circuncisão, o judeu não tinha mais como quebrar seu pacto de fidelidade com a lei de Moisés. E se porventura alguém se desviasse dos seus mandamentos, estatutos e juízos, era penalizado em muitos casos com a morte por apedrejamento. Por isso que Cristo foi perseguido a todo o momento, porque que se desobedecesse à lei seria morto. O mesmo aconteceu com Paulo, os judeus procuravam ocasião para prendê-lo e mata-lo conforme a lei também.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Romanos 6:23

Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
PORQUE O SALÁRIO. O salário fala da recompensa que o trabalhador recebe por praticar suas funções na empresa em que serve. Está é mais uma de suas metáforas que Paulo usa para falar de verdades espirituais, no sentido de que seus leitores tenham uma melhor compreensão do que ele pretende ensinar. Desde Adão que o Criador tinha alertado aos filhos dos homens que a desobediência a sua vontade teria como recompensa a morte. Essa realidade só Cristo Jesus é quem pode reverter.

DO PECADO. Em uma linguagem bem fácil de se compreender, o que se chama de pecado significa a desobediência dos mandamentos de Deus, ou seja, o ser humano peca contra o Criador, quando deixa de fazer a vontade soberana do Deus Todo-poderoso. No caso de Adão, Deus disse: Não comerás do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, então Adão desobedeceu a ordem de Deus e pecou.

É A MORTE. Portanto, depois que Adão pecou contra o mandamento de Deus, todos os seus descendentes já nasceram como escravos do pecado, por isso que, todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus. Desde o nascimento do ser humano que ele já começa a morrer, porque tudo que lhe acontece de negativo vai lhe roubando a vitalidade da vida, até culminar com a morte, física ou espiritual.

MAS O DOM GRATUITO DE DEUS. Mas como Deus não criou os seres humanos para a morte, então, o Criador de todas as coisas precisava agir em favor dos filhos dos homens. Deus nunca perde a batalha e seus planos terão o seu fiel cumprimento, ainda que não seja como os seres humanos compreendem. Este dom gratuito de Deus foi providencial, no sentido de vencer a morte, e o diabo com os seus demônios, que influenciaram Adão a pecar, bem como os seus descendentes depois dele também.

É A VIDA ETERNA. A morte tinha que ser vencida pela vida, vida esta que está em Deus, que é a fonte de toda a vida e existência de todas as coisas criadas. No caso da morte física, seria o fim desta dimensão da existência humana, e no caso da morte espiritual é de fato a separação eterna de Deus, que é a vida. A morte física vai ser vencida pelos remidos, porque todos haverão de ressuscitar para a vida eterna.

POR CRISTO JESUS. O evangelho é maravilhoso, porque nele recebemos as promessas de Deus por Cristo Jesus. E o apóstolo Paulo foi um instrumento do evangelho da revelação de Deus, porque ele tem sempre suas mensagens Cristocêntricas, ou seja, Cristo sempre estar no centro das mensagens do evangelho das boas novas. Por meio de Cristo Jesus, o grande Deus deu o golpe fatal na morte, bem como em seus efeitos.

NOSSO SENHOR. Cristo Jesus nosso Senhor é um dos títulos mais completos do nome do Filho de Deus, ele que antes mesmo de sua manifestação no planeta terra já era esperado como Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Quando Deus o Pai ressuscitou a seu Filho Jesus dentre os mortos, o exaltou soberanamente acima de qualquer outro e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus e na terra. Cristo Jesus é Senhor para glória de Deus.

Romanos 6:22

Romanos 6:22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
MAS AGORA. Pelo menos duas coisas passam na mente de Paulo ao se expressar desta forma, em que na primeira, ele se refere ao novo tempo em que Cristo inaugurou uma nova dispensação, a nova aliança da graça de Deus, em que os remidos de Cristo podem desfrutar uma nova forma de relacionamento com Deus. Depois, o escritor pode também estar se referindo a nova vida em que os escolhidos do Senhor Jesus vivem, não mais como velhas criaturas, mas como nascidos de Deus.

LIBERTADOS. Com esta palavra também podemos conjecturar sobre duas coisas importantes. Na primeira delas precisamos pensar na obra poderosa de resgate que Cristo fez na vida dos seus remidos, em que com sucesso absoluto nos comprou para si mesmo. Depois podemos pensar no que realmente aconteceu conosco, de quando aceitamos a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, e com isso fomos libertos do pecado.

DO PECADO. Não que os servos de Cristo não falhem em suas atitudes diárias, mas certamente Paulo fala sobre o fato de que os remidos do Senhor Jesus não se deixam dominar pelas práticas recorrentes da pecaminosidade, como fazem os homens naturais. Aqueles que vivem para Cristo e com Cristo quando sentem que fizeram qualquer coisa que desagrada a Deus, logo se arrependem, e se concertam do erro.

E FEITOS SERVOS DE DEUS. É justamente nisto que verdadeiramente se pode chamar de reino de Deus sobre a vida de Alguém, é quando tal pessoa se torna servo de Deus. Todos aqueles que são servos de Deus e de Cristo, não fazem mais as suas próprias vontades, mas dentro do possível buscam agradar em tudo a vontade de Deus. Para tanto, se faz necessário atos contínuo de renúncias de tudo que o mundo oferece para se executar a vontade do Pai, o que não é nada fácil, neste mundo de trevas.

TENDE O VOSSO FRUTO. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios pensa no fato de que os remidos do Senhor Jesus vivem de acordo com as influências do Espírito De Deus, produzindo assim os frutos do Espírito Santo. Gálatas 5:22-23 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Esta é a vida cristã em potencialidade.

PARA A SANTIFICAÇÃO. Ser santo é ser separado das coisas do mundo, que são boas para a carne, mas que ao praticá-las o homem desagrada a Deus. Do outro lado, seguir a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, é também se dedicar completamente a vontade de Deus. Paulo não fala sobre ativismo religioso, misturado com hipocrisia, mas ele se refere à vida que o salvo vive para Deus e o seu reino.

E POR FIM A VIDA TERNA. Este versículo mostra realmente o caminho, que quando seguido corretamente, tem como ponto final a vida eterna ou salvação em Cristo Jesus nosso Senhor. Enquanto o homem natural, que é escravo do pecado, recebe como resultado a morte eterna, os remidos de Cristo, que foram libertos do pecado e da morte, tem como destino futuro a vida eterna, que será uma vida feliz, vida abundante, em que não haverá mais sofrimentos, nem dor, nem pranto, nem morte.

Romanos 6:20-21

Romanos 6:20-21 - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
PORQUE, QUANDO ÉREIS SERVOS. Neste caso, o autor pode ter seu pensamento em duas situações. A primeira, de quando todos os seres humanos ainda estavam debaixo da velha dispensação, quando todos eram escravos do pecado como consequência da desobediência a vontade de Deus. Depois, o escritor pode também estar pensando na vida velha dos seus leitores, antes de se converterem para Cristo. Antes da vinda de Cristo ou antes de nascer de novo, todos eram escravos do pecado e da morte.

DO PECADO. O pecado é a quebra da aliança de submissão a vontade de Deus. um exemplo bem claro disto aconteceu ainda no começo da raça humana, quando Deus disse a Adão que não comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal que estava no meio do Jardim do Éden. A título de hoje, temos o evangelho de Cristo que já se espalhou por todos os recantos do mundo, para que todos possam lhe obedecer.

ESTÁVEIS LIVRES. Com isso, Paulo deixa bem claro que, o homem tem que tomar a sua decisão e fazer uma escolha, ou viver a vida natural, da qual a grande maioria vive, porem sendo escravo do pecado, que tem como consequência a morte. Ou do outro lado se submeter ao senhorio de Cristo para desfrutar da vida. Quem não crer no evangelho das boas e por consequente rejeita a Cristo, está livre para pecar.

DA JUSTIÇA. Cristo Jesus e tudo que ele fez em prol dos filhos dos homens é que se compõe nesta justiça da qual fala o apóstolo dos gentios. Nestas justiça está inclusa a obra perfeita de redenção realizada pelo Filho de Deus, bem como o seu sacrifício de Expiação e propiciação que teve como resultado a reconciliação, que é a paz com Deus. Para que alguém possa desfrutar desta justiça, tem que romper com o pecado.

E QUE FRUTO TÍNHEIS DAS COISAS. Prejuízos em todos os aspectos, porque para toda causa existe um ou mais efeitos. Quando Deus disse a Adão que não comesse do fruto proibido, sistematicamente ele ditou a pena do pecado que era a morte. Esta morte citada ainda no começo, engloba todas as consequências advindas da prática do pecado, como sofrimentos, contrariedades, doenças e por fim a morte.

QUE AGORA VOS ENVERGONHAIS? Na verdade, para o homem natural, a prática deliberada do pecado é o seu prazer e contentamento, porque quem não é guiado pelo Espírito de Deus e de acordo com o evangelho da verdade, satisfaz seus desejos pelas concupiscências da carne. Mas os remidos de Cristo, ainda que venha a falhar, mas sente é tristeza quando é surpreendido pela prática do pecado e se arrepende.

PORQUE O FIM DELAS É A MORTE. Paulo fala do resultado da prática consciente do pecado praticado pelos seres humanos contra si mesmo e contra a vontade de Deus. Esta morte pode representar a morte física, ou morte clínica, que é a separação do espírito e da alma dom corpo físico. Mais acima de tudo, a morte espiritual, que é a separação de Deus e da vida. Por fim, a morte eterna, que é sinônimo de morte eterna ou condenação eterna. Os remidos já venceram a morte espiritual em Cristo Jesus.

Romanos 6:19

Romanos 6:19 - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
FALO COMO HOMEM, PELA FRAQUEZA DA VOSSA CARNE. Há quem diga que Paulo estava como que nervoso ao tratar deste assunto com seus leitores, ao afirmar, falo como homem. Certamente o escritor tinha conhecimento do que estava acontecendo na igreja cristã de Roma, em que os irmãos ainda estavam dando lugar as obras da carne, e não aos frutos do Espírito Santo, porque ainda eram carnais.

POIS QUE, ASSIM COMO APRESENTANTES VOSSOS MEMBROS. Não há dúvida que o autor fala dos seus leitores de quando eles ainda se comportavam como pessoas naturais, porque é assim que acontece com todos aqueles que vivem somente para esta dimensão da vida. O ser humano que ainda não é nascido de novo, entrega seu corpo totalmente para a prática de pecados graves contra si mesmo e com Deus.

PARA SERVIREM À IMUNDÍCIA. Esta expressão usada pelo apóstolo nos fala a respeito de todas as formas de pecados sexuais, o que na capital do império romano era permitido como coisa normal. Em termos sociais, não havia nenhuma lei que proibisse o adultério, que até certo ponto era bem aceito pela sociedade. Do mesmo modo, a prevaricação e a fornicação eram coisas elogiáveis, bem como o homossexualismo.

E A MALDADE PARA A MALDADE. Além dos pecados sexuais desenfreados, em Roma não se tinha limites para a prática da maldade de uns para com os outros. Fala-se que as autoridades romanas tinham o poder sobre a vida e sobre a morte de quem fazia parte do domínio romano, principalmente daqueles que pertenciam às classes sociais mais pobres. A história comprova isto, com fatos de crueldades praticadas por eles.

ASSIM APRESENTAI AGORA. Os leitores de Paulo ao se converterem ao cristianismo, não perdiam suas cidadanias romanas, nem deixavam de ser cidadãos da capital do império mais poderoso daquela época. Mas, quem quisesse fazer parte da igreja de Cristo tinha que mudar de vida, isso porque não se admitia nas fileiras do cristianismo casos recorrentes de prostituição, nem muito menos pessoas perversas.

OS VOSSOS MEMBROS PARA SERVIREM A JUSTIÇA. Com estas palavras, o apóstolo dos gentios estava explicando para os irmãos da igreja de Cristo na cidade de Roma que, eles não poderiam continuar como na vida velha. Até porque, que se converte ao verdadeiro cristianismo tem a obrigação de dar um bom testemunho de alguém que é discípulo de Cristo e que segue fielmente os seus passos e exemplo de vida.

PARA A SANTIFICAÇÃO. Esta santificação nos fala a respeito da separação das coisas comuns desta vida, ou seja, do mundanismo. E ao mesmo tempo, a santificação de vida também requer renuncia dos próprios desejos e vontades pessoas para se dedicar completamente as coisas de Deus. Por isso que Cristo ensinou: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. Portanto, a vida cristã autêntica requer do discípulo de Cristo uma verdadeira santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Romanos 6:17-18

Romanos 6:17-18 - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
MAS GRAÇAS A DEUS QUE. Tudo provem de Deus que por ato contínuo de misericórdia fez tudo de bom para beneficiar as suas criaturas. O nosso escritor se achava o mais pecador de todos de sua época, porque antes de se converter ao verdadeiro cristianismo foi um terrível pecador contra a igreja amada do Senhor Jesus Cristo. Por isso que ele agradece muito a Deus, por ter manifestado sua graça salvadora para com todos os filhos dos homens, isso por meio de Cristo Jesus.

TENDO SIDO SERVOS DO PECADO. Desde Adão, passando por todas as gerações, nenhum homem teve condições de por méritos pessoais deixar de ser escravo do pecado, uma vez que, com a queda da raça humana, todos traziam consigo a síndrome do pecado cravada em sua alma. Nem mesmo os filhos de Israel, que receberam de Deus a legislação de Moisés, tiveram condições de se aperfeiçoarem pela própria lei.

OBEDECESTES DE CORAÇÃO. Porem, vindo a plenitude dos tempos, Deus por sua graça e misericórdia da humanidade enviou seu unigênito Filho como Redentor dos filhos dos homens. Por meio do evangelho das boas novas, depois da vinda do Messias de Deus, foi oferecida aos seres humanos a possibilidade de reconciliação, desde que o homem exerça sua fé genuína no nome de Cristo e em sua obra de redenção.

A FORMA DE DOUTRINA. Não mais conforme a legislação de Moisés, porque os filhos de Israel não tiveram capacidade de guardarem as recomendações contidas na lei, mas com a chegada de Cristo e da nova dispensação da graça de Deus, uma nova ordem de coisas estava estabelecida, não só com os judeus, mas principalmente com os gentios, de quem é constituída a igreja remida do Salvador da humanidade, Jesus Cristo.

A QUE FOSTES ENTREGUES. O apóstolo dos gentios fala sobre o evangelho das boas novas de Cristo, no qual contem a nova proposta de Deus para todas as nações do mundo. Este mesmo evangelho que Cristo ordenou aos seus seguidores que o levassem a todas as partes do mundo, como meio de revelar o plano da salvação a todos os filhos dos homens. Os remidos vivem com base nas promessas do evangelho.

E LIBERTADOS DO PECADO. João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. O evangelho tem a potencialidade de libertar o homem natural do domínio e da servidão do pecado. Por meio de Cristo Jesus e da nova aliança da graça de Deus, qualquer ser humano tem a chance de ser liberto do pecado e de suas terríveis consequências. Basta que o homem creia no evangelho e receba a Cristo, o Salvador.

FOSTES FEITO SERVO DA JUSTIÇA. Paulo repete esta frase, por tê-la escrito antes, dada a sua importância, dentro do arcabouço da nova aliança da graça de Deus. O resgate que Cristo fez dos seus remidos para a nova ordem mundial da graça de Deus, além de libertar os seus escolhidos, também os lançou em uma condição favorável diante da justiça de Deus, uma vez que, quem está em Cristo Jesus, agora é servo da justificação gratuita perante o trono da graça. Cristo é tudo de bom para sua igreja.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...